ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-06-2019 Quinta-feira

-RELATOR VAI PROPOR MUDANÇAS NO PROJETO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-VALORES PARA HOSPITAIS FILANTRÓPICOS COMEÇAM A SER PAGOS NESTE MÊS

-JUSTIÇA ELEITORAL DE MONDAÍ IRÁ AMPLIAR HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA REVISÃO ELEITORAL

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA SOBRE EXIGÊNCIA DE LICENÇA PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS

-CENTRO CIRÚRGICO DE TUNÁPOLIS AGUARDA LIBERAÇÃO DA VISA PARA INICIAR CIRURGIAS

-SECRETÁRIO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DAS REUNIÕES ADMINISTRATIVAS DE TUNÁPOLIS

-POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-DOIS ADOLESCENTES SÃO APRENDIDOS POR FURTO DE EQUIPAMENTOS ELETRONICOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


As autoridades sanitárias de Uganda anunciaram a morte de uma criança de cinco anos que teve o teste positivo para ebola. Além disso, foram confirmados mais dois casos da doença. De acordo com o governo, o país está preparado para dar uma resposta ao ebola desde que foi declarado este surto, que já é o segundo maior e letal do mundo. No país vizinho, a República Democrática do Congo, há um surto da doença provocada pelo vírus Ebola.


O presidente americano DONALD TRUMP disse nesta quarta-feira que vai se reunir no final do mês com o russo VLADIMIR PUTIN. O encontro deve ocorrer em paralelo à cúpula do G20 em Osaka, no Japão. Atualmente, Estados Unidos e Rússia divergem em vários assuntos da agenda internacional, desde a crise na Venezuela, passando pelos conflitos na Síria e na Ucrânia. TRUMP já havia afirmado no mês passado que planejava ter um encontro com PUTIN e agora confirmou a agenda.


O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, afirmou que o envio de tropas da Guarda Nacional do país à fronteira com a Guatemala começou nesta quarta-feira. A medida faz parte do acordo migratório firmado com os Estados Unidos na semana passada, e prevê que seis mil membros da guarda sejam mandados à fronteira sul do país para conter o fluxo de pessoas vindo da América Central. O acordo evitou a escalada das tarifas de importação de cinco por cento sobre os produtos mexicanos.



O relator da reforma da Previdência, deputado SAMUEL MOREIRA apresentará nesta quinta-feira à comissão especial da Câmara o parecer sobre a proposta. MOREIRA já informou que vai propor mudanças no texto enviado pelo governo de JAIR BOLSONARO. O relator já informou que deve retirar da reforma alguns pontos, entre os quais a mudanças na aposentadoria rural, as mudanças no Benefício de Prestação Continuada e a chamada "desconstitucionalização da Previdência", que permitiria alterações nas regras por projeto de lei, sem necessidade de PECs. Além disso, deve ficar de fora do relatório, o regime de capitalização proposto pelo governo.


Após um hacker se passar por um integrante do Conselho Nacional do Ministério Público, na noite de terça-feira, a força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, afirma que está confirmada a possibilidade de invasores fabricarem diálogos usando perfis de autoridades. O Ministério Público Federal divulgou uma nota no início da noite desta quarta-feira sobre o assunto. Segundo o comunicado, "diálogos inteiros podem ter sido forjados pelo hacker ao se passar por autoridades e seus interlocutores". Na avaliação do MPF, informações conseguidas por meio de invasões poderão culminar em divulgação de notícias falsas.


O site Intercept publicou na noite desta quarta-feira trechos completos de diálogos que tinha divulgado no domingo. Os diálogos se referem à reportagem cujo titulo é “Chats privados revelam colaboração proibida de SÉRGIO MORO com DELTAN DALLAGNOL na Lava Jato”, em que, segundo o site, seriam mostrados comportamentos proibidos e antiéticos entre o então juiz e o coordenador da Lava Jato. O site diz que tomou essa decisão em nome da transparência e esclarece que publica apenas a íntegra dos diálogos privados que eles consideram relevantes à reportagem. Em um dos trechos, MORO pergunta a DALLAGNOL o que ele pensa sobre uma decisão envolvendo um dos processos da Lava Jato.


Mais de 80 ações de fiscalização do trabalho infantil foram feitas em Santa Catarina em 2018, com apenas 10 autuações. De acordo com o chefe do Setor de Inspeção no Trabalho de Santa Catarina do Ministério da Economia, ALBERTO DE SOUZA, como na maioria dos casos as crianças e adolescentes trabalham com a família, a assistência social é acionada, sem sanção de infração. Ele disse que a repressão ao problema enfrenta uma questão cultural: crianças e adolescentes em negócios familiares no estado. As abordagens dos fiscais seguem um planejamento prévio de cobertura de regiões e também por denúncias.


O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, sancionou nesta quarta-feira o projeto de lei de reforma administrativa do governo do estado. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em maio. A Lei deve começar a vigorar a partir da publicação no Diário Oficial do Estado. A nova regra extingue 20 Agências de Desenvolvimento Regional, duas secretarias de estado, seis secretarias executivas, duas autarquias, uma sociedade de economia mista e cinco conselhos. O governo diz que as alterações diminuem um terço do total dos cargos em comissão e funções de confiança, com o fim de dois mil e 54 postos, e espera que as mudanças levem a uma economia de 500 milhões em quatro anos.


O governador CARLOS MOISÉS reiterou o compromisso de repassar 180 milhões para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina neste ano. A confirmação ocorreu em uma reunião com representantes das unidades de saúde na tarde desta quarta-feira. Os valores começarão a ser repassados ainda m junho e representam um aumento de 134 milhões em relação ao montante transferido no ano passado, que totalizou 46 milhões de reais. Ainda segundo o governador, a nova política hospital catarinense segue em elaboração e garantirá critérios técnicos para os repasses a partir de 2020. Já no próximo ano, a expectativa é que o total repassado às unidades filantrópicas seja de até 300 milhões de reais.


-JUSTIÇA ELEITORAL DE MONDAÍ IRÁ AMPLIAR HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA REVISÃO ELEITORAL

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA SOBRE EXIGÊNCIA DE LICENÇA PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS

-CENTRO CIRÚRGICO DE TUNÁPOLIS AGUARDA LIBERAÇÃO DA VISA PARA INICIAR CIRURGIAS

-SECRETÁRIO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DAS REUNIÕES ADMINISTRATIVAS DE TUNÁPOLIS


Diretor do movimento econômico de São João do Oeste é cauteloso para o crescimento em 2019. Acompanhamento mensal do Movimento Econômico permite projeções sobre o resultado final. A média de crescimento dos primeiros cinco meses do ano não permite empolgação para atingir índice elevado. De acordo com ROBERTO RAMBO, o cenário nacional de instabilidade na economia reflete nos municípios. Ele observa que Santa Catarina demorou para sentir os efeitos da crise financeira no Brasil e a região Extremo Oeste foi a última do estado a perceber os efeitos da falta de crescimento econômico. Salienta que a cada trimestre os economistas projetam menor evolução do Produto Interno Bruto brasileiro e isso tem consequências em todas as esferas administrativas.


São João do Oeste teve resultado expressivo no desenvolvimento econômico no ano passado. Segundo ROBERTO RAMBO, em 2019 não será possível atingir o crescimento de 2018 que registrou 9.8%. Destaca que ainda é cedo para uma projeção mais segura, pois o segundo semestre pode ter surpresas principalmente no preço de produtos agrícolas. Na situação atual o acréscimo está entre cinco e seis por cento. Para o diretor do movimento econômico, a prestação de contas das notas de produtor rural permite conclusões sobre o rendimento no agronegócio que enfrenta oscilações nas condições climáticas e preço pago ao produtor. Segundo RAMBO, os agricultores do município estão fazendo sua parte na emissão de notas fiscais e a prestação de contas no prazo máximo de 60 dias.


Indústria registra crescimento em São João do Oeste. O diretor do movimento econômico alerta que o comércio sente reflexo imediato do resultado da produção agrícola. Segundo ROBERTO RAMBO, um fator positivo é o turismo que compensa queda de recursos locais nas atividades de produção de leite, suínos e aves. Já a indústria tem situação mais estável, pois vende seus produtos para outros estados e registra índices positivos. ROBERTO RAMBO lembra que em 2018 a indústria de São João do Oeste já teve crescimento superior ao comércio com aumento nas vendas para outros municípios e estados.


Escola de Cristo Rei disponibiliza de laboratório para atividades práticas com os alunos. Conforme a diretora da escola de educação básica Cristo Rei, ANDREA HACKENHAAR, o laboratório de biologia está em funcionamento desde 2016, quando foi implantado o ensino médio inovador no educandário. Ela explica que o laboratório foi possível com o apoio da associação de pais e professores e do clube de mães. A profissional habilitada que atua no laboratório é disponibilizado pelo estado, com carga horária de 40 horas. A diretora enfatiza que o espaço é utilizado principalmente nas disciplinas de ciências, biologia e química. Ela comenta que por serem aulas práticas, as atividades tem tido boa aceitação dos estudantes. ANDREA cita que a escola também busca recursos para investir nos equipamentos que são disponibilizados no laboratório.


Belmonte está na lista dos municípios que pode deixar de existir se houver fusão de municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 105 podem deixar de existir. São cidades com menos de cinco mil habitantes, cuja administração é considerada inviável, de acordo com um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado. De acordo com o vice-prefeito, CLEOMAR PISONI, a justificativa da fusão é a redução de custos, mas por outro lado, ele afirma que é preciso considerar o quanto os pequenos municípios representam e os prejuízos que isso iria trazer a população. Ele cita como exemplo o afastamento da população dos atendimentos, que teriam que ser feitos em cidades maiores e mais distantes. PISONI ressalta que a ideia é que os pequenos municípios retornem para os municípios mãe, que no caso de Belmonte é Descanso. Nesta sexta-feira será realizada uma reunião em Cunha Porã, com 19 municípios, que serão afetados caso a medida seja aprovada.


Centro cirúrgico de Tunápolis aguarda liberação da VISA para iniciar cirurgias. O centro cirúrgico foi reinaugurado no final de março. O hospital atende pacientes de Tunápolis e Santa Helena, e é referencia regional no atendimento de saúde mental na ala de psiquiatria. Conforme o vice-prefeito e secretário de saúde, AQUILES BAMBERG, o centro cirúrgico recebeu a fiscalização final da vigilância sanitária estadual, e agora é aguardado o resultado e possíveis alterações que podem ser solicitadas. O secretário aponta pressa na liberação da licença, em função da grande demanda por pequenas cirurgias que serão realizadas no centro cirúrgico. Além de atender gratuitamente os pacientes com procedimentos no próprio município, BAMBERG enfatiza que quanto maior a produção do hospital maior o rendimento para a entidade. Ele acredita que as cirurgias também reduzem a demanda de pacientes na unidade de saúde.


Justiça eleitoral de Mondaí irá ampliar atendimento aos eleitores para revisão eleitoral. Com a aproximação do final do prazo para a revisão eleitoral em Riqueza e Mondaí, o atendimento no Posto da Justiça Eleitoral, no Fórum da Comarca em Mondaí, será ampliado a partir do dia 17 de junho. Segundo a chefe de cartório eleitoral de Palmitos, que atende a comarca de Mondaí, CLAIR PAGEL, do dia 17 até o dia 28 de junho, último dia para a realização da revisão, o horário de atendimento será das nove às 18 horas. Já no dia 20 de junho, feriado de Corpus Christi, e no sábado, dia 22, haverá plantão com atendimento das nove às 15 horas. A chefe de cartório eleitoral alerta que o prazo final para a revisão eleitoral será dia 28 de junho e não haverá prorrogação. Os documentos necessários são o título de eleitor, documento oficial com foto e comprovante de residência emitido nos últimos três meses. O eleitor que não fizer o recadastramento terá o título cancelado.


O Cartório Eleitoral de Itapiranga também fará atendimento de plantão neste sábado. O horário de atendimento será das nove ás 15 horas. O objetivo é atender os eleitores de São João do Oeste e Tunápolis, que devem fazer a revisão do eleitorado e a biometria até o dia 28 de junho. O cartório fica localizado na Rua São Bonifácio, no térreo no Edifício Peperi, centro de Itapiranga. O telefone para contato é o 3677 0207. Aproximadamente 75% do eleitorado já realizou a biometria nos dois municípios, restando, ainda, cerca de mil e 300 eleitores em São João do Oeste e 900 em Tunápolis. Os eleitores deverão comparecer ao cartório eleitoral munidos de um documento oficial com foto, um comprovante de residência e o título de eleitor. Não há necessidade de agendar o atendimento neste sábado.


Vigilância sanitária de Iporã do Oeste alerta sobre exigência de licença para transporte de produtos comercializados. De acordo com o agente fiscal sanitário, ANTONIO JAGUEZESKI, para o transporte de produtos de saneamento, cosméticos, perfumaria, agrotóxicos, e alimentos, é necessária uma licença para o veículo que fará o transporte. Ele cita como exemplo o transporte de leite e carne, panificados ou qualquer produto que passou por processamento e que vai ser comercializado. O agente fiscal sanitário lembra que a licença comprova que o veículo atende todas as condições para o transporte dos alimentos, mediante vistoria. Para solicitar a licença na vigilância sanitária, é necessário apresentar os documentos do veículo e o alvará sanitário da empresa. Essa licença irá acompanhar a carga, identificando a sua regularidade. Para empresas com alvará, a licença não tem custo, e MEI também é isento de taxa.


Para o transporte de gêneros alimentícios, o agente fiscal sanitário esclarece que é exigida a separação integral do local onde fica o motorista do compartimento de carga. Nesse caso carros de passeio não se adéquam as normas sanitárias. ANTONIO JAGUEZESKI cita que o compartimento também deve estar de acordo com a finalidade, a exemplo de produtos refrigerados, que devem estar em carga fechada protegidos das condições do tempo. O agente fiscal sanitário lembra que quem não estiver adequado não recebe a licença de transporte. Em caso de fiscalização em que o responsável não estiver de acordo, o produto será apreendido, além do proprietário responder por transporte ilegal, com possibilidade de multa e até interdição da empresa. JAGUEZESKI lembra que o objetivo principal é garantir a saúde do consumidor.


Secretário afirma que reuniões administrativas em Tunápolis têm atingido objetivos de aproximar governo da população. Conforme o secretário de administração, finanças e planejamento, DONATO LAUSCHNER, as reuniões administrativas, que estão em andamento nas comunidades, vem ao encontro da proposta de aproximar o governo municipal da população, sendo este um dos objetivos definidos quando assumiu a pasta em maio. Ele explica que os encontros servem para apresentar as ações, programas e políticas públicas de todas as secretarias municipais, com a presença dos secretários. LAUSCHNER cita que os encontros já foram realizados em São Jorge, Canaletas, Fátima, São Pedro, Raigão Baixo e Raigão Alto. Hoje o encontro está agendado na comunidade de Sete Tombos. O secretário avalia que a participação dos moradores está sendo expressiva nas reuniões, tanto em número como na manifestação de interesse pelo que é apresentado.


Além do relatório de ações já realizadas nestes dois anos e meio de administração, a equipe também apresenta novos programas que serão disponibilizados a população. O secretário de administração, finanças e planejamento cita o novo programa da secretaria da saúde, denominado de “Além do chá da vovó”, com o objetivo de incentivar o consumo de chás e reduzir o uso de químicos na prevenção ou tratamento de doenças. O programa será realizado em parceria com a pastoral da saúde, que atua há mais de 20 anos no município, e o acompanhamento dos médicos. DONATO LAUSCHNER afirma que o programa tem chamado atenção dos moradores. Na pauta das reuniões também está o repasse de recursos as entidades. O secretário aponta orçamento de 240 mil para repasse as comunidades e investimento nas suas estruturas, acessibilidade e adequações sanitárias em geral. O projeto que trata dos repasses deve ser enviado ao legislativo nos próximos dias.


O pré-projeto, prioritário da administração, para construção da nova creche, será apresentado hoje pela empresa contratada. DONATO LAUSCHNER ressalta que hoje os alunos da creche estão sendo atendidos em espaço adaptado. O projeto da nova obra está dividido em duas partes, com ampliação gradativa do número de salas para atender a demanda. O secretário de administração, finanças e planejamento cita a aquisição de um terreno de seis mil metros quadrados, próximo ao ginásio da escola Helga Follmann destinado para a obra. Ele afirma que o objetivo do governo municipal é iniciar a construção neste segundo semestre. O orçamento inicial é de 800 mil reais, na primeira etapa. LAUSCHNER lembra que o município assinou termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público em que assume o atendimento a toda demanda da creche.


O secretário esclarece ainda sobre o projeto que prevê investimentos em energia solar. O projeto foi aprovado na sessão do legislativo desta semana, por cinco votos favoráveis e quatro contrários. DONATO LAUSCHNER explica que Tunápolis foi habilitado pelo Badesc a conseguir recursos para instalação de sistema de geração de energia solar. O secretário diz que o financiamento de cerca de um milhão e 100 mil reais leva a uma concepção de que o município está se endividando, mas considera o investimento viável porque vai permitir a geração de 77% de toda energia solar nas 16 maiores unidades consumidoras. O prazo de pagamento do financiamento é de 36 meses. Como o sistema já irá gerar energia solar e consequentemente economizar em energia elétrica, nesse período de 36 meses, o município irá devolver ainda 40% do valor captado no Badesc. O atual governo projeta uma economia de dois milhões em cada administração futura.


-POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-DOIS ADOLESCENTES SÃO APRENDIDOS POR FURTO DE EQUIPAMENTOS ELETRONICOS


Carreta de Mondaí sai da pista e tomba na BR 282. O acidente ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira, na BR 282, no acesso a Chapecó. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista de uma carreta, emplacada em Mondaí, foi encaminhado ao Hospital Regional do Oeste, confuso e com escoriações pelo corpo. A Defesa Civil foi acionada devido ao vazamento de óleo diesel. O órgão utilizou material orgânico para absorção do óleo sobre a pista. Parte da carga de sacos de ráfia que eram transportados pelo caminhão ficou espalhada pelo local. O acidente causou lentidão na rodovia. A Polícia Rodoviária Federal também foi chamada para atender a ocorrência.


Dois veículos se envolvem em colisão lateral na SC 163 em São Miguel do Oeste. A colisão ocorreu por volta das oito horas da manhã desta quinta-feira, em frente ao Parque de Exposições Rineu Gransotto, na SC 163 em São Miguel do Oeste. A batida envolveu dois veículos Gol emplacados em Descanso e Tunápolis. Policiais militares e o Corpo de Bombeiros foram mobilizados para atender a ocorrência. Conforme a condutora do Gol de Descanso, ela seguia em direção a São Miguel do Oeste quando teve a lateral direita atingida pelo outro veículo que estaria parado no acostamento. A motorista do carro de Tunápolis não teria percebido a aproximação do automóvel e invadiu a pista, ocasionando a colisão.


Trabalhador perde quatro dedos em acidente de trabalho. Próximo as sete horas desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a um acidente de trabalho, na SC 305, bairro industrial, em Campo Erê. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com um homem de 38 anos, consciente e orientado que estava próximo ao portão de acesso ao silo de estocagem de grãos. A vítima teve amputação de quatro dedos da mão esquerda. O homem relatou aos socorristas que o acidente aconteceu quando ele operava um equipamento de moagem de trigo. Logo após o atendimento dos bombeiros o paciente foi conduzido ao hospital Santo Antônio.


Adolescente fica ferido em queda de bicicleta no interior de SMOeste. O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira, por volta das 16 horas na comunidade de 7 de setembro, interior de São Miguel do Oeste. A vítima, um adolescente de 15 anos, disse que descia com os amigos para o interior, porém sua bicicleta não tinha freio e ele se deparou com uma curva muito fechada e não conseguiu fazer, vindo a cair e colidir em algumas pedras. Ele teve apenas escoriações e sentia dor no braço esquerdo. O Corpo de Bombeiros conduziu a vítima ao Hospital Regional para a realização de exames.


Polícia Civil prende homens por tentativa de homicídio. Agentes da Polícia Civil de Maravilha e de Iraceminha prenderam na tarde de quarta-feira, dois homens, um de 29 e outro de 33 anos. Eles são acusados de envolvimento em uma tentativa de homicídio, ocorrida no município de Iraceminha, em janeiro deste ano. Na noite de quatro de janeiro, após uma discussão, ocorrida na área verde, no município de Iraceminha, os envolvidos, utilizando-se de faca e facão, provocaram lesões na vítima de 41 anos. Após a investigação da Polícia Civil, o procedimento policial com as provas do crime foi encaminhado ao fórum da Comarca o Judiciário determinou a prisão preventiva dos agressores. Ontem a Polícia Civil localizou e prendeu os acusados no interior de Iraceminha. Os dois foram encaminhados à Unidade Prisional.


PM recupera celular furtado de residência. Por volta das 22 horas de ontem a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto e recuperação de objeto furtado na rua Padre Aurélio Canzi, no bairro São Sebastião em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada após atender uma ocorrência de furto de celular, o qual estava no interior de uma residência e a proprietária estava nos fundos da casa no momento do furto. Foram recebidas informações do possível autor do fato, e em buscas foi recuperado o celular furtado. A guarnição pediu para a Central Regional de Emergência ligar para o número e ouviu o aparelho chamando em um terreno próximo a residência do suposto autor do fato. O celular foi devolvido a proprietária.


Menor é apreendido por furto de equipamento em loja de eletrônicos. Uma loja de eletrônicos, na Rua Almirante Tamandaré, centro de SMOeste, foi alvo de um furto na manhã de ontem. O suspeito é um adolescente que foi apreendido e conduzido à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. Informações obtidas pela reportagem apontam que o menor teria ido até a loja e pedido para testar um aparelho. Ele teria aproveitado o momento que a funcionária atendia um cliente para furtar o objeto em cima de um balcão. O rapaz saiu do estabelecimento correndo pela Rua Almirante Tamandaré em direção ao Sesc. O aparelho furtado, uma caixa de som, de 390 reais, foi recuperado com o possível autor. O suspeito possui diversas passagens policiais por crimes de ameaça, lesão corporal, violência doméstica, perturbação, furtos e posse de drogas e já esteve internado no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, CASEP.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.