ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-05-2020 Quarta-Feira

-SENADO APROVA PROJETO QUE SUSPENDE COBRANÇAS DO FIES ATÉ 31 DE DEZEMBRO

-DEPUTADOS PROTOCOLAM PEDIDO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR DO ESTADO

-CONSUMO DE CARNE SUÍNA REDUZ NO MERCADO INTERNO, MAS ANO DEVE SER RECORDE NAS EXPORTAÇÕES

-VEREADOR COBRA AUXÍLIO PARA TRANSPORTADORES AFETADOS PELA PARALISAÇÃO

-HOSPITAL DE DESCANSO PROJETA NOVOS INVESTIMENTOS PARA ENFRENTAMENTO AO COVID-19

-SANTA HELENA ENCAMINHA LICITAÇÕES PARA OBRAS E AQUISIÇÕES COM RECURSOS DE EMENDAS

-ESTELIONATÁRIOS QUE APLICAM "GOLPE DO JUIZ" FAZEM VÍTIMA NA REGIÃO

-EXÉRCITO COM APOIO DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA REALIZA OPERAÇÃO COVID-19


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


O Reino Unido começa a flexibilizar nesta quarta-feira as regras de isolamento por causa do novo coronavírus após mais de sete semanas de restrições. As pessoas que não conseguem trabalhar em casa foram encorajadas ao ir ao trabalho se ele estiver aberto. No entanto, recomenda-se que não se utilize transporte público. Produção, construção e manufatura de alimentos estão entre os setores que podem ser abertos seguindo as novas orientações de segurança. O impacto econômico da pandemia provocou uma queda de dois por cento no Produto Interno Bruto do Reino Unido no primeiro trimestre de 2020.


A produção industrial da zona do euro sofreu em março a mais forte queda mensal já registrada uma vez que as medidas de contenção do coronavírus afetaram severamente a atividade na área, mostraram dados nesta quarta-feira. A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que a produção industrial nos 19 países que usam o euro caiu 11 vírgula três por cento em março sobre o mês anterior, declínio mais acentuado desde que os registros começaram em 1991, chegando a uma perda anual de 12 vírgula nove por cento. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda mensal de 12 por cento e recuo anual de 12 vírgula quatro por cento.


Nesta quarta-feira, a universidade Johns Hopkins atualizou os ranking dos países com mais casos de infecção pelo coronavírus. Atualmente, quatro milhões e 200 mil pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. Os países com mais casos são os Estados Unidos com um milhão e 300 mil casos e 83 mil e 300 mortes. A Rússia é o segundo pais com 242 mil infectados e duas mil e 200 mortes. A Espanha ocupa o terceiro lugar com 228 mil registros da doença e 26 mil e 900 óbitos. O Brasil ultrapassou a Alemanha na terça-feira no número de infecções e se tornou o sétimo país do mundo com mais casos. Ao todo, são 178 mil registros de Covid-19.


O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que suspende a cobrança das mensalidades do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior até 31 de dezembro em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, aprovado em sessão remota, recebeu 75 votos favoráveis e nenhum contrário. A proposta segue para a Câmara dos Deputados. A data de 31 de dezembro prevista no projeto é a mesma da vigência do estado de calamidade pública, cujo reconhecimento foi proposto pelo governo e aprovado pelo Congresso Nacional. Segundo a proposta, a suspensão vai valer para estudantes com as parcelas em dia, isto é, que não estiverem com parcelas em atraso, com exceção para a parcela acumulada de 180 dias devida até 20 de março.


O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO afirmou nesta terça-feira, em nota, que o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril "confirma o conteúdo" do depoimento dado por ele à Polícia Federal, no início do mês. De acordo com MORO, o vídeo confirma a interferência na Polícia Federal, motivo que levou o ex-juiz a deixar o governo. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto com a presença do presidente JAIR BOLSONARO, do vice HAMILTON MOURÃO e de diversos ministros. No depoimento, MORO disse ter sido pressionado por BOLSONARO neste encontro a substituir o então diretor-geral da Polícia Federal, MAURÍCIO VALEIXO, e o então superintendente da PF no Rio, RICARDO SAADI. Após receber esse depoimento, o ministro relator do caso, CELSO DE MELLO, determinou que o governo entregasse a gravação do encontro, o que ocorreu na última sexta.


O presidente JAIR BOLSONARO se manifestou na tarde desta terça-feira sobre a divulgação do vídeo que contém o registro da reunião do Conselho de Ministros, que ocorreu no Palácio do Planalto, no dia 22 de abril, dois dias antes do então ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO deixar o cargo. O presidente nega que houve interferência política e que esse vídeo agora é a última cartada midiática usando da falácia e mentira para tentar achar que houve ele tentou interferir na Polícia Federal.BOLSONARO afirmou que não existe no vídeo a palavra Polícia Federal nem superintendente. Ele reforçou que nunca esteve preocupado com a Polícia Federal e que ela nunca investigou alguém da família dele. Além disso, disse que sua preocupação era com a segurança da família, não com investigações.


A pesquisa conjunta realizada pelo Sebrae-SC, Federação do Comércio e Serviços e Federação das Indústrias, divulgada nesta quarta-feira, mostra que desde o início do isolamento até agora, o Estado perdeu 530 mil 264 postos de trabalho. Este é o terceiro levantamento para apurar desemprego e outros impactos da crise do coronavírus. Foram ouvidas duas mil 547 empresas de todas as regiões entre os dias 4 e 6 de maio. Na primeira pesquisa, no final de março, o problema já com o isolamento provocou 148 mil demissões. Cerca de 15 dias depois, em meados de abril, a pesquisa apurou 406 mil demissões e, agora, indica mais de 530 mil. As vendas também caíram. No primeiro levantamento, empresas apontaram perda da ordem de quatro bilhões, no segundo mais de nove bilhões e, agora, 16 bilhões e 200 milhões de reais.


A comissão especial da Assembleia Legislativa de SC que acompanha os gastos do governo de Santa Catarina durante a pandemia do novo coronavírus vai analisar 16 processos de compra em que o Estado pagou antecipadamente pelo fornecimento de produtos e serviços. O presidente da comissão, deputado MARCOS VIEIRA, informou na reunião desta terça-feira que no total, o Estado pagou 46 milhões e cem mil reais de forma antecipada desde o início da pandemia, distribuídos nesses 16 contratos que agora serão analisados. Nesse valor, a maior compra foi a de 33 milhões, pagos pelos 200 respiradores, sendo que somente o primeiro lote com 50 itens veio para o Brasil e deve chegar em SC na noite desta quarta. No entanto, incluem-se também outros contratos, como os de compra de equipamentos de proteção individual.


Foi protocolado nesta terça-feira, pelo deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK juntamente com a Deputada ANA CAMPAGNOLO, o pedido de impeachment do Governador do Estado de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA. O pedido é devido ao pagamento antecipado da compra de 200 respiradores - com indícios de superfaturamento - e as irregularidades referentes à contratação do hospital de campanha, em Itajaí. De acordo com ESKUDLARK, foi feito um trabalho técnico minucioso com advogados e autoridades, colhendo provas e declarações de servidores sobre a forma de contratação da empresa VeigaMed. Ele disse parece que se aproveitaram da pandemia para endireitar a vida de um monte de gente, menos a saúde do cidadão catarinense. O pedido será analisado pelo setor jurídico da Alesc e precisa de 27 votos para ser aprovado.


-CONSUMO DE CARNE SUÍNA REDUZ NO MERCADO INTERNO, MAS ANO DEVE SER RECORDE NAS EXPORTAÇÕES

-VEREADOR COBRA AUXÍLIO PARA TRANSPORTADORES AFETADOS PELA PARALISAÇÃO

-HOSPITAL DE DESCANSO PROJETA NOVOS INVESTIMENTOS PARA ENFRENTAMENTO AO COVID-19

-SANTA HELENA ENCAMINHA LICITAÇÕES PARA OBRAS E AQUISIÇÕES COM RECURSOS DE EMENDAS


Enfermeira fala sobre importância da profissão principalmente no momento de pandemia. O Dia do Enfermeiro é lembrado anualmente em 12 de maio. Segundo a enfermeira da secretaria de Saúde de São João do Oeste, MORGANA GRADE, neste momento de pandemia a atuação do profissional de enfermagem se torna ainda mais relevante. MORGANA é formada pela Unoesc de SMOeste, e há cinco anos atua em saúde pública. Durante três anos e meio trabalhou em Treze Tílias, e há cerca de um ano e meio assumiu a função em São João do Oeste. A enfermeira enfatiza que ao longo dos anos o profissional de enfermagem perdeu algumas atribuições, que acabaram sendo reconquistadas, pela importância de sua atuação na saúde pública. Ela lembra que o profissional está presente em todas as etapas da vida de uma pessoa, desde o nascimento. A formação acadêmica do enfermeiro é de cinco anos, entre estudo da teoria e o estágio.


Belmonte segue intensificando medidas de prevenção ao Covid-19. Conforme o secretário, VOLMIR GIUMBELLI, a confirmação de casos positivos em municípios próximos gera maior atenção e preocupação. Ele cita que como medida de prevenção está sendo feito o rodízio entre os profissionais da saúde, com escala de revezamento. GIUMBELLI comenta que foram distribuídas mais de sete mil máscaras a população, pelos agentes comunitários de saúde. Segundo o secretário, o município também está buscando reforçar a equipe com a contratação de mais uma médica, com lançamento do edital já pela terceira vez. Ele cita também a necessidade de contratar mais uma enfermeira. GIUMBELLI enfatiza ainda a preocupação com a visita de pessoas de outras cidades que vem ao município, e nesse sentido, também foram tomadas medidas para que estas pessoas procurem a unidade de saúde quando chegarem a Belmonte.


Descanso inicia entrega de sabão caseiro para auxiliar na prevenção ao coronavírus. A arrecadação da matéria prima iniciou no dia 20 de abril e já soma 300 kg de sebo e óleo de cozinha usado. No final da semana passada iniciou a entrega de sabão caseiro para famílias descansenses. Servidores públicos e voluntários fizeram a fabricação artesanal do sabão. Segundo a coordenadora da campanha, MARISE GIUMBELLI, com a ajuda da população foi possível produzir e entregar o produto para 140 famílias até o momento. O prefeito SADI BONAMIGO lembra que as ações de prevenção só irão funcionar se a população fizer a sua parte, usar máscaras, avisar a secretaria de Saúde quando parentes de fora vierem para a cidade e usar sabão ou álcool 70 para higienização. Quem quiser doar pode deixar o óleo na prefeitura, no parque de máquinas, Posto de Saúde de Itajubá, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CRAS ou nos postos de combustíveis.


Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realiza operação tapa-buracos nas ruas de Descanso. O serviço teve investimento de quatro mil 380 reais e ocorreu em trechos dos bairros Vila Real, Antônio Rech, Ouro Verde, da Avenida Santa Helena e centro de cidade. Foram utilizadas 10 toneladas de massa asfáltica quente. Conforme o secretário GIUVANI KARLINSKI, o serviço objetiva recuperar os pontos considerados mais críticos. Ele cita que nessa primeira etapa da operação foram feitos reparos em diversas ruas, atendendo também reivindicações de moradores. Além da operação tapa-buracos, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos está realizando reforma de calçamentos em alguns bairros para melhorar as condições de circulação de pedestres e veículos.


Mondaí inicia hoje novo roteiro de recolha de lixo reciclável no interior. Conforme a diretora do departamento de Agricultura do município, KATIANE DOS SANTOS, o novo roteiro de recolhe de lixo no interior, que teve início pela manhã, contempla as comunidades de Catres, Ervas, Bonito, Taipa Baixa, Três Pardos, Nova República, Mondaízinho, Alto Mondaizinho, Alta Tempestade, Pirapocú, Uruguai, Barra Escondida, Capivara, Capoeirinha e Linha Itá. A diretora destaca que os materiais devem estar devidamente embalados e deixados na beira da estrada geral para recolha por caminhão de empresa terceirizada. Não são recolhidos vidros, embalagens de agrotóxicos, isopor, pilhas, lâmpadas, roupas e calçados velhos, tecidos e embalagens de remédios, somente o lixo que pode ser reciclado. Na tarde de hoje também será feito o abastecimento de nitrogênio, a partir das 13 horas.


Após reforma, creche de Santa Helena passa por nova etapa de ampliação. De acordo com a secretária de Educação, ROSA FOLETTO, no final do ano passado o município iniciou as obras de reforma da creche, com investimento de mais de 137 mil reais. Este ano, a secretária cita que o prédio da creche está passando por uma ampliação com a construção de duas novas salas de aula, área de serviço e banheiros. O investimento é feito com emenda do deputado PADRE PEDRO, no valor de 130 mil, e contra partida do município de mais 55 mil reais. A secretária diz que a creche está localizada em um prédio do município, construído já há alguns anos, mas que ainda não havia recebido nenhuma melhoria. Anteriormente o espaço atendia os alunos da educação infantil, que estão sendo atendidos em outro local. Para as reformas, antes da paralisação das aulas os alunos da creche estavam sendo atendidos em outro prédio.


Estiagem causa falta de água e Tunápolis adota novas medidas. Caminhões tanques são usados para o transporte de água do Rio Macaco Branco. Já do rio Peperi-Guaçu a alternativa veio com nona adutora para o recalque até a estação de tratamento. Conforme o secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, JULINHO ZINHANI, nas últimas semanas o trabalho foi intenso para escavações para aterramento de três mil e 300 metros de canalização. A nova adutora vai substituir o atual sistema ampliando a capacidade de 15 mil litros água de água por hora, para 28 mil litros. O secretário explica que o trabalho de instalação dos canos já foi concluído desde a captação de água no Rio Peperi, na comunidade de Raigão Alto, até a estação de tratamento. A atividade no momento é de conclusão do sistema que vai permitir o bombeamento de água a partir desta quinta-feira.


Sistema de abastecimento de água exige novos investimentos em Tunápolis. O secretário de Obras, JULINHO ZINHANI lembra que o município realizou por dois meses o transporte de mais de 250 mil litros de água por dia de grandes reservatórios naturais. Com esta demanda os açudes tiveram uma redução drástica no volume permanecendo apenas água próximo ao lodo sem condições para o consumo humano. A solução encontrada foi de buscar água no Rio Macaco Branco. Agora é aguardado o comportamento da nova adutora para avaliar a necessidade de manter o transporte com caminhões tanque. O secretário releva ainda que seguem os pedidos de abertura de fontes de água e limpeza de açude. O período de aproximadamente seis meses de pouca chuva causa grande preocupação na cidade e interior e manter o abastecimento de água tem sido um trabalho continuo.


Família do interior de São João do Oeste pede ajuda no tratamento de criança. Os amigos da família de LUAN KEMPER de apenas dois anos, organizaram uma vaquinha para ajudar a custear o tratamento da criança. O menino que mora em linha Macuco, interior de São João do Oeste precisou realizar cirurgia para remoção de um coágulo na cabeça. O procedimento foi realizado no Hospital Regional em Chapecó. Apesar de toda assistência prestada pela equipe de saúde de São João do Oeste, os gastos são elevados para os pais que tiveram de deixar seu serviço para acompanhar o filho. O menino segue internado se recuperando no Hospital de Chapecó. A vaquinha objetiva ajudar em gastos como remédios, deslocamentos, pernoite e entre outras necessidades. O valor mínimo para doação nessa vaquinha virtual é de 25 reais. O link da vaquinha, para quem quiser ajudar, pode ser conferido em matéria publicada no Portal Peperi.


Deputada LUCIANE CARMINATTI defende adiamento do ENEM. Ela destaca que a pandemia cria um fenômeno mundial que afeta a todos. A parlamentar considera que no momento muitos estudantes estão ajudando nas tarefas da família, em casa sem condições adequadas de estudo. Cita ainda que falta trabalho em grupo e acesso a internet de qualidade. LUCIANE diz que é preciso dar condições mínimas para que os alunos possam fazer a prova de maneira igualitária. Destaca ainda a importância de cuidar da saúde e com isso o isolamento é fundamental. A deputada observa que passar o ENEM para o próximo ano não vai matar ninguém e vai permitir a realização das provas de forma mais justa. Segundo LUCIANE CARMINATTI, o governo deve se preocupar com a saúde mental dos professores e estudantes com diálogo mais claro e objetivo.


Consumo de carne suína reduz no mercado interno, mas ano deve ser recorde nas exportações. O presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI, destaca que o consumo da carne suína teve grande retração no mercado interno em função da pandemia, já a exportação tem aumentado devido à peste africana que afeta a China e inúmeros outros países. LORENZI cita que por mês são exportadas pelo Brasil cerca de 65 mil toneladas de carne suína. Hoje da produção total de Santa Catarina, 58% vai para a China, e no Brasil esse montante representa mais de 50%. Conforme o presidente da ACCS, as industrias do setor também tem aumentado as contratações para suprir a demanda daqueles profissionais que tiveram que se afastar por fazerem parte do grupo de risco da pandemia. Ele acredita que a economia vai voltar a girar, mas pelas previsões, não antes de setembro, considerando que o pico das demissões ainda deve ocorrer em julho.


Vereador cobra auxílio para transportadores afetados pela paralisação. Ainda no sábado representantes do setor de transporte coletivo e passageiros realizaram mobilização em Chapecó reivindicação um auxílio para a categoria, em função das atividades estarem paralisadas desde o mês de março, quando os decretos determinaram a suspensão destes serviços. Na sessão do legislativo desta semana o vereador, FERNANDO OTT apresentou uma indicação solicitando que seja prorrogado pelo município o contrato que vence no final do ano para o transporte escolar. O vereador explica que outras duas moções encaminhadas pedem ao Departamento de Infraestrutura e Transporte, Deter, que seja isentada dos transportadores a taxa mensal, o que já estava valendo por definição do governo do estado. Outro pedido foi a prorrogação da idade dos veículos usados no transporte escolar, que no estado é de 15 anos, mas no RSe em nível nacional é de 20 anos.


Além do que já foi sugerido pelo vereador, demais vereadores e empresas do setor de transporte se manifestaram solicitando uma linha de crédito com juro subsidiado para manter os veículos e funcionários. FERNANDO OTT enfatiza que a outra moção apresentada na sessão de segunda-feira pede a Agencia Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, que seja isentada a taxa de mil e 800 reais por veículo ao ano, também como forma a minimizar os prejuízos aos transportadores. O vereador considera que mesmo que o estado liberasse as atividades do setor de transporte, ainda haverá restrições nas viagens, considerando que a categoria já acumula prejuízos. Ainda na sessão desta semana, foi empossado o suplente de vereador SIRIO ASSMANN, que ocupa a vaga do vereador LAIRTON HAHN, vítima de acidente de trabalho. O legislativo também está com atendimento em turno único, das 12 às 18 horas.


Hospital de Descanso projeta novos investimentos para estruturar entidade no enfrentamento ao Covid-19. O diretor do hospital, PAULO BUSNELLO, enfatiza que assim como os demais pequenos hospitais da região a entidade trabalhou para deixar prontos os leitos, e a organização de um novo fluxo de atendimento, para atender possíveis casos de pacientes contaminados com coronavírus. Ele comenta que medidas de prevenção também foram reforçadas com o uso de equipamentos de proteção tanto pelos funcionários como pelos pacientes. BUSNELLO cita que no total são 38 leitos, destes 30 não sendo ocupados no momento, com possibilidade de ampliação. O diretor diz que a expectativa é que a estrutura não precise ser utilizada e que não ocorra o aumento de casos na região. Ele comenta que está sendo prestado normalmente o atendimento de consultas, mas evitando o máximo as internações.


Situações mais graves, caso sejam registradas, serão encaminhadas aos hospitais de referencia, que na nossa região é o hospital regional de SMOeste. Conforme o diretor do hospital de Descanso, havendo a necessidade de uma intervenção imediata a entidade disponibiliza de dois respiradores. PAULO BUSNELLO comenta que o hospital recebeu um recurso do judiciário para compra de um monitor multi-parâmetro, já adquirido, e também para compra de equipamentos de proteção e mais 20 mil reais para compra de um terceiro respirador. O diretor comenta que o hospital já havia definido a empresa que iria fornecer o respirador, mas devido aos equipamentos estarem sendo confiscados pelo governo federal, para a montagem das unidades de referencia, a compra do equipamento não foi possível.


Dessa forma, a direção do hospital justificou ao judiciário que não foi possível a compra do respirador, solicitando que o objeto de compra fosse substituído pela instalação da rede de oxigênio canalizado. PAULO BUSNELLO comenta que hoje o sistema de oxigenação é feito com uso de cilindro, equipamento que sempre é levado no leito ao paciente que tiver a necessidade. Conforme o diretor do hospital, a rede com 31 pontos de fornecimento de oxigênio nos quartos está orçada em 25 mil. Se o judiciário autorizar a compra, BUSNELLO cita que haverá contra partida do hospital de cinco mil reais. O sistema de cilindro atende entre quatro e cinco pacientes ao mesmo tempo, e com a rede canalizada, será possível atender simultaneamente 31 pacientes.


Santa Helena encaminha diversas licitações para obras e aquisições com recursos de emendas. Conforme o prefeito, LUIZ GLUITZ, apesar da situação da pandemia que causa vários transtornos na economia e na execução dos investimentos, o município está com obras em andamento na ampliação da creche e do posto de saúde. O prefeito cita que nesta quinta-feira também será aberta a licitação para reforma do ginásio municipal e dia 22 será lançada a licitação para compra de uma caixa de água com capacidade de 130 mil litros de água. O investimento nesta caixa de água está previsto em 101 mil 750 reais. GLUITZ lembra que hoje esta caixa está dentro do pátio de uma escola, e por oferecer risco aos alunos, o objetivo é fazer a instalação em outro local, em um terreno ao lado. O prefeito antecipa que até o final do mês de junho a meta do município é ter a aquisição da caixa finalizada. A atual caixa é de apenas 50 mil litros.


O prefeito de Santa Helena enfatiza que outras obras estão projetadas e que terão a licitação lançada em breve, a exemplo das faixas elevadas, lombadas e pintura das faixas nas ruas da cidade. LUIZ GLUITZ anuncia mais 100 mil reais do deputado ALTAIR SILVA, já na conta do município, para compra de lâmpadas LED com licitação pelo Conder. Outros 100 mil estão garantidos pelo senador JORGINHO MELLO, para o setor da saúde, mais 100 mil do deputado federal RODRIGO COELHO, também para a saúde, e mais 45 mil de emenda do deputado estadual VICENTE CAROPRESO. O prefeito comenta que todos estes valores já estão na conta do município, e ainda é aguardada a liberação de uma emenda do senador ESPIRIDIÃO AMIN para compra de uma escavadeira hidráulica, já licitada. O município também está com a licitação pronta para compra de um caminhão caçamba com recursos de emenda do senador JORGINHO MELLO.


Ainda em relação ao coronavírus, o qual Santa Helena registrou um caso positivo, o prefeito lamenta que nem todas as pessoas estão contribuindo com as medidas da prevenção. LUIZ GLUITZ recorda que quando do diagnóstico positivo, o município adotou novas medidas, como o fechamento do comércio por três dias para identificar pessoas que tiveram contato com o paciente, e o uso obrigatório de máscaras tanto em estabelecimentos públicos e privados como nas ruas. Ele lembra que a doença não teve avanços, mas cerca de 30% da população não está contribuindo. GLUITZ antecipa que não havendo a contribuição de todos os munícipes, novo decreto deverá ser publicado impondo multa para quem não fizer uso de máscara. No momento quem responde de forma interina pela secretaria de saúde é RICARDO BUCHE, devido ao afastamento do ex-secretário SÉRGIO BUCHE, respeitando os prazos eleitorais.


-ESTELIONATÁRIOS QUE APLICAM "GOLPE DO JUIZ" FAZEM VÍTIMA NA REGIÃO

-EXÉRCITO COM APOIO DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA REALIZA OPERAÇÃO COVID-19


Polícia Civil de Palma Sola cumpre mandado de prisão preventiva por descumprimento de medidas protetivas de urgência. Conforme o delegado da comarca, WESLEY COSTA, no início do mês de abril, o suspeito havia sido preso em flagrante por agredir a ex-companheira. Na época, foram emitidas em favor da vítima medidas protetivas de urgência, entre as quais a proibição do homem de se aproximar da vítima. Apesar disso, por duas vezes, ele descumpriu a ordem judicial e novamente agrediu a ex-namorada. A polícia representou pela prisão preventiva do investigado que foi detido ontem e trazido para Unidade Prisional de SJCedro.


Irmãos são socorridos após saída de pista na BR 282. No inicio da noite desta terça feira corpo de bombeiros atendeu na rodovia, nas proximidades ao antigo posto da PRF de Maravilha, uma saída de pista seguida de choque em árvore envolvendo um Gol, com placas de Pinhalzinho. O carro era conduzido por um homem de 40 anos, que tinha ainda de passageiro o irmão de 50 anos. Os dois foram encontrados fora do carro, sentados as margens da rodovia, com ferimentos leves. O condutor reclamava de dores na região cervical e o caroneiro apresentava cortes na cabeça. Eles foram atendidos no local e encaminhados para atendimento médico no pronto socorro do hospital São José de Maravilha.


Trabalhador fica ferido ao cair de andaime. Os bombeiros de São José do Cedro foram mobilizados no final da manhã desta terça-feira para atendimento de um acidente de trabalho na área industrial de Guarujá do Sul. A ocorrência foi por volta das 11 horas e 15 minutos. No local a guarnição atendeu um homem de 41 anos. Ele relatou que estava trabalhando sobre um andaime a aproximadamente quatro metros de altura quando sofreu a queda. Em avaliação foram constatados ferimentos nas pernas e braços. O trabalhador apresentava um uma fratura exposta no braço esquerdo e instabilidade pélvica. Após os primeiros socorros a vítima foi imobilizada e conduzida ao posto de saúde de Guarujá do Sul.


Exército com apoio de órgãos de segurança realiza Operação Covid-19 na região. Desde o dia nove de maio, o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado de São Miguel do Oeste intensificou ações e medidas sanitárias preventivas ao coronavírus e de patrulhamento e controle de estradas na faixa de fronteira entre Brasil e Argentina. O objetivo é apoiar os órgãos de saúde pública e de segurança, e também evitar possíveis crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas. Já na última semana o grupamento de militares se instalou em um ginásio do município de Palma Sola, e nesta segunda-feira as ações foram realizadas em frente ao posto 12 da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que é um dos órgãos que presta apoio na operação. A Operação Covid-19 se estende até este sábado.


Estelionatários que aplicam "golpe do juiz" fazem vítima em Campo Erê. Dois órgãos públicos da comarca de Campo Erê foram alvo do golpe que estelionatários estão aplicando em todo o Estado e que utiliza a figura do juiz como "isca" para ludibriar suas vítimas. Os criminosos usam nomes falsos para se apresentar como juízes que precisam de alguém de confiança para servir de motorista por alguns dias, em incursões pelo interior do Estado. O contato inicial ocorre junto a órgãos públicos, que repassam nomes de profissionais da região. Depois em nova ligação, direto para a pessoa indicada, o golpista alega que depositou quantia maior do que a combinada equivocadamente, e pede reembolso do valor extra. Uma pessoa indicada em Campo Erê chegou a depositar 700 reais como estorno ao estelionatário. Foi feito um boletim de ocorrência.


A Câmara de Vereadores do município também foi procurada, mas a presidente da Casa entrou em contato com o fórum para saber se havia realmente um magistrado com o nome utilizado e constatou que se tratava de um golpe. O mesmo aconteceu com a prefeitura de Santa Terezinha do Progresso, município pertencente à comarca de Campo Erê. A vítima só percebe que foi enganada quando comparece à unidade judiciária para ser ressarcida e percebe que o suposto magistrado não existe. O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de SC identificou, em setembro, a prática de um golpe envolvendo o Poder Judiciário, o que motivou a orientação a todas as comarcas sobre a prática. Adotadas tais medidas, por muito tempo não foram constatados novos casos. A orientação é que as vítimas registrem boletim de ocorrência e se possível encaminhem as informações para o Tribunal de Justiça de SC.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.