ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 13/05/2020

GLOBO EM FOCO – 13/05/20

-SENADO APROVA PROJETO QUE SUSPENDE COBRANÇAS DO FIES ATÉ 31 DE DEZEMBRO

-DEPUTADOS PROTOCOLAM PEDIDO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR DO ESTADO

-ENFERMEIRA FALA SOBRE IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO

-ITAPIRANGA INICIA DISTRIBUIÇÃO DE CALCÁRIO AOS PRODUTORES RURAIS

-CONSUMO DE CARNE SUÍNA REDUZ NO MERCADO INTERNO

-ESTIAGEM CAUSA FALTA DE ÁGUA E TUNÁPOLIS ADOTA NOVAS MEDIDAS

-ESTELIONATÁRIOS QUE APLICAM GOLPE DO JUIZ FAZEM VÍTIMA NA REGIÃO

-EXÉRCITO REALIZA OPERAÇÃO COVID-19 NO EXTREMO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O Reino Unido começa a flexibilizar nesta quarta-feira as regras de isolamento por causa do novo coronavírus após mais de sete semanas de restrições. As pessoas que não conseguem trabalhar em casa foram encorajadas ao ir ao trabalho se ele estiver aberto. No entanto, recomenda-se que não se utilize transporte público. Produção, construção e manufatura de alimentos estão entre os setores que podem ser abertos seguindo as novas orientações de segurança. O impacto econômico da pandemia provocou uma queda de dois por cento no Produto Interno Bruto do Reino Unido no primeiro trimestre de 2020.

A produção industrial da zona do euro sofreu em março a mais forte queda mensal já registrada uma vez que as medidas de contenção do coronavírus afetaram severamente a atividade na área, mostraram dados nesta quarta-feira. A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que a produção industrial nos 19 países que usam o euro caiu 11 vírgula três por cento em março sobre o mês anterior, declínio mais acentuado desde que os registros começaram em 1991, chegando a uma perda anual de 12 vírgula nove por cento. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda mensal de 12 por cento e recuo anual de 12 vírgula quatro por cento.

Nesta quarta-feira, a universidade Johns Hopkins atualizou os ranking dos países com mais casos de infecção pelo coronavírus. Atualmente, quatro milhões e 200 mil pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. Os países com mais casos são os Estados Unidos com um milhão e 300 mil casos e 83 mil e 300 mortes. A Rússia é o segundo pais com 242 mil infectados e duas mil e 200 mortes. A Espanha ocupa o terceiro lugar com 228 mil registros da doença e 26 mil e 900 óbitos. O Brasil ultrapassou a Alemanha na terça-feira no número de infecções e se tornou o sétimo país do mundo com mais casos. Ao todo, são 178 mil registros de Covid-19.


O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que suspende a cobrança das mensalidades do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior até 31 de dezembro em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, aprovado em sessão remota, recebeu 75 votos favoráveis e nenhum contrário. A proposta segue para a Câmara dos Deputados. A data de 31 de dezembro prevista no projeto é a mesma da vigência do estado de calamidade pública, cujo reconhecimento foi proposto pelo governo e aprovado pelo Congresso Nacional. Segundo a proposta, a suspensão vai valer para estudantes com as parcelas em dia, isto é, que não estiverem com parcelas em atraso, com exceção para a parcela acumulada de 180 dias devida até 20 de março.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO afirmou nesta terça-feira, em nota, que o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril "confirma o conteúdo" do depoimento dado por ele à Polícia Federal, no início do mês. De acordo com MORO, o vídeo confirma a interferência na Polícia Federal, motivo que levou o ex-juiz a deixar o governo. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto com a presença do presidente JAIR BOLSONARO, do vice HAMILTON MOURÃO e de diversos ministros. No depoimento, MORO disse ter sido pressionado por BOLSONARO neste encontro a substituir o então diretor-geral da Polícia Federal, MAURÍCIO VALEIXO, e o então superintendente da PF no Rio, RICARDO SAADI. Após receber esse depoimento, o ministro relator do caso, CELSO DE MELLO, determinou que o governo entregasse a gravação do encontro, o que ocorreu na última sexta.

O presidente JAIR BOLSONARO se manifestou na tarde desta terça-feira sobre a divulgação do vídeo que contém o registro da reunião do Conselho de Ministros, que ocorreu no Palácio do Planalto, no dia 22 de abril, dois dias antes do então ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO deixar o cargo. O presidente nega que houve interferência política e que esse vídeo agora é a última cartada midiática usando da falácia e mentira para tentar achar que houve ele tentou interferir na Polícia Federal. BOLSONARO afirmou que não existe no vídeo a palavra Polícia Federal nem superintendente. Ele reforçou que nunca esteve preocupado com a Polícia Federal e que ela nunca investigou alguém da família dele. Além disso, disse que sua preocupação era com a segurança da família, não com investigações.

A pesquisa conjunta realizada pelo Sebrae-SC, Federação do Comércio e Serviços e Federação das Indústrias, divulgada nesta quarta-feira, mostra que desde o início do isolamento até agora, o Estado perdeu 530 mil 264 postos de trabalho. Este é o terceiro levantamento para apurar desemprego e outros impactos da crise do coronavírus. Foram ouvidas duas mil 547 empresas de todas as regiões entre os dias 4 e 6 de maio. Na primeira pesquisa, no final de março, o problema já com o isolamento provocou 148 mil demissões. Cerca de 15 dias depois, em meados de abril, a pesquisa apurou 406 mil demissões e, agora, indica mais de 530 mil. As vendas também caíram. No primeiro levantamento, empresas apontaram perda da ordem de quatro bilhões, no segundo mais de nove bilhões e, agora, 16 bilhões e 200 milhões de reais.

A comissão especial da Assembleia Legislativa de SC que acompanha os gastos do governo de Santa Catarina durante a pandemia do novo coronavírus vai analisar 16 processos de compra em que o Estado pagou antecipadamente pelo fornecimento de produtos e serviços. O presidente da comissão, deputado MARCOS VIEIRA, informou na reunião desta terça-feira que no total, o Estado pagou 46 milhões e cem mil reais de forma antecipada desde o início da pandemia, distribuídos nesses 16 contratos que agora serão analisados. Nesse valor, a maior compra foi a de 33 milhões, pagos pelos 200 respiradores, sendo que somente o primeiro lote com 50 itens veio para o Brasil e deve chegar em SC na noite desta quarta. No entanto, incluem-se também outros contratos, como os de compra de equipamentos de proteção individual.

Foi protocolado nesta terça-feira, pelo deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK juntamente com a Deputada ANA CAMPAGNOLO, o pedido de impeachment do Governador do Estado de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA. O pedido é devido ao pagamento antecipado da compra de 200 respiradores - com indícios de superfaturamento - e as irregularidades referentes à contratação do hospital de campanha, em Itajaí. De acordo com ESKUDLARK, foi feito um trabalho técnico minucioso com advogados e autoridades, colhendo provas e declarações de servidores sobre a forma de contratação da empresa VeigaMed. Ele disse parece que se aproveitaram da pandemia para endireitar a vida de um monte de gente, menos a saúde do cidadão catarinense. O pedido será analisado pelo setor jurídico da Alesc e precisa de 27 votos para ser aprovado.

Família do interior de São João do Oeste precisa de ajuda no tratamento de criança. Os amigos da família de LUAN KEMPER de apenas dois anos, organizaram uma vaquinha para ajudar a custear o tratamento da criança. O menino que mora em Linha Macuco, interior de São João do Oeste precisou realizar cirurgia para remoção de um coágulo na cabeça. O procedimento foi realizado no Hospital Regional em Chapecó. Apesar de toda assistência prestada pela equipe de saúde de São João do Oeste, os gastos são elevados para os pais que tiveram de deixar seu serviço para acompanhar o filho. O menino segue internado se recuperando no Hospital de Chapecó. A vaquinha visa ajudar em gastos como remédios, deslocamentos, pernoite e entre outras necessidades. O valor mínimo para doação nessa vaquinha virtual é de 25 reais. As doações já somam mais de sete mil e 500 reais.

Deputada LUCIANE CARMINATTI defende adiamento do ENEM. Ela destaca que a pandemia provocada pela Covid-19 cria um fenômeno mundial que afeta a todos. A parlamentar considera que no momento muitos estudantes estão ajudando nas tarefas da família, em casa sem condições adequadas de estudo. Cita ainda que falta trabalho em grupo e acesso a internet de qualidade. LUCIANE diz que é preciso dar condições mínimas para que os alunos possam fazer a prova de maneira igualitária. Destaca ainda a importância de cuidar da saúde e com isso o isolamento é fundamental. A deputada observa que passar o ENEM para o próximo não vai matar ninguém e vai permitir a realização das provas de forma mais justa. Segundo LUCIANE CARMINATTI, o governo deve se preocupar com a saúde mental dos professores e estudantes com diálogo mais claro e objetivo.

Itapiranga inicia distribuição de calcário aos produtores rurais. O município registrou grande demanda pelo produto para a correção do solo. Os encaminhamentos iniciam no escritório da Epagri e dezenas de produtores rurais se inscreveram no Programa Estadual de Calcário. Entrega ocorre com a parceria entre secretaria municipal da Agricultura, Epagri e Cooper A1. A cota inicia para Itapiranga é de três mil toneladas de calcário. Conforme o secretário de agricultura, HERWALD TREBIEN, a contribuição do município ocorre com as Secretarias de Agricultura e dos Transportes, responsáveis pela logística de entrega nas propriedades. No sábado, caçambas do município começaram o trabalho com a entrega inicial de 100 toneladas.

Correção do solo contribui na produção agrícola. Programa de Calcário é considerado acessível e de vários benefícios. A distribuição será de forma gradativa. Somando o montante entregue no ano passado, o programa vai disponibilizar mais de seis mil toneladas de calcário para produtores do município nesses dois anos. De acordo com o secretário de Agricultura de Itapiranga, HERWALD TREBIEN, devido o uso intensivo do solo na produção de cereais e pastagens, a correção da acidez no se faz necessária, e o uso do calcário é uma prática que traz bons resultados para o produtor. O secretário ressalta que a grande procura mostra o interesse do produtor rural em fazer a correção do solo e gerar condições de maior produção na próxima safra.

Consumo de carne suína reduz no mercado interno, mas ano deve ser recorde nas exportações. O presidente da ACCS, LOSIVANIO DE LORENZI, destaca que o consumo da carne suína teve grande retração no mercado interno em função da pandemia, já a exportação tem aumentado devido à peste africana que afeta a China e inúmeros outros países. LORENZI cita que por mês são exportadas pelo Brasil cerca de 65 mil toneladas de carne suína. Hoje da produção total de Santa Catarina, 58% vai para a China, e no Brasil esse montante representa mais de 50%. Conforme o presidente da ACCS, as industrias do setor também tem aumentado as contratações para suprir a demanda daqueles profissionais que tiveram que se afastar por fazerem parte do grupo de risco da pandemia. Ele acredita que a economia vai voltar a girar, mas pelas previsões, não antes de setembro, considerando que o pico das demissões ainda deve ocorrer em julho.

Anchieta confirma o primeiro caso de Coronavírus. Foi confirmado ontem, o primeiro caso de Covid 19 em Anchieta em uma jovem de 19 anos. Conforme a secretaria da saúde, a paciente teve sintomas leves da doença e está em isolamento domiciliar. A jovem, assim como familiares, estão sendo monitorados e acompanhado pelo setor. A secretaria reforçou a importância dos cuidados e medidas que previnem a doença. Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste seguem sem alteração nos registros. Itapiranga e Tunápolis com um caso confirmado e São João do Oeste mantém entre os municípios sem registro do novo coronavírus.

Estiagem causa falta de água e Tunápolis adota novas medidas. Com reservatórios naturais esgotados, município tem opções de dois rios para abastecimento de água na cidade. Caminhões tanques são usados para o transporte de água do Rio Macaco Branco. Já do rio Peperi-Guaçu a alternativa veio com nona adutora para o recalque até a estação de tratamento. Conforme o secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, JULINHO ZINHANI, nas últimas semanas o trabalho foi intenso para escavações para aterramento de três mil e 300 metros de canalização. A nova adutora vai substituir o atual sistema ampliando a capacidade de 15 mil litros água de água por hora, para 28 mil litros. O secretário explica que o trabalho de instalação dos canos já foi concluído deste a captação de água no Rio Peperi, na comunidade de Raigão Alto, até a estação de tratamento. A atividade no momento é de conclusão do sistema que vai permitir o bombeamento de água a partir desta quinta-feira.

Sistema de abastecimento de água exige novos investimentos em Tunápolis. O secretário de Obras, JULINHO ZINHANI lembra que o município realizou por dois meses o transporte de mais de 250 mil litros de água por dia de grandes reservatórios naturais. Com esta demanda os açudes tiveram uma redução drástica no volume permanecendo apenas água próximo ao lodo sem condições para o consumo humano. A solução encontrada foi de buscar água no Rio Macaco Branco. Agora é aguardado o comportamento da nova adutora para avaliar a necessidade de manter o transporte de com caminhões tanque. O secretário releva ainda que seguem os pedidos de abertura de fontes de água e limpeza de açude. O período de aproximadamente seis meses de pouca chuva causa grande preocupação na cidade e interior e manter o abastecimento de água tem sido um trabalho continuo.

Epagri realiza capacitação online. Portarias que estabelecem isolamento social mudam forma de trabalho. Conforme a extensionista social da Epagri de Itapiranga, ALÉSIA LAUSCHNER, a capacitação vai mostrar um panorama dos Hortos Medicinais no Extremo Oeste e metodologia do relógio biológico do corpo humano. ALÉSIA destaca ainda a abordagem sobre as experiencias da Epagri sobre plantas medicinais. A capacitação ocorre no dia 19 de maio das 14 horas, às 16 horas. A extensionista social da Epagri de Itapiranga, diz que esta é uma forma de manter as capacitações levando informações importantes para as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. ALÉSIA LAUSCHNER cita que a capacitação é aberta e tem foco principal em técnicos da área e pessoas que trabalham com planta smedicinais.

Enfermeira fala sobre importância da profissão principalmente no momento de pandemia. O Dia do Enfermeiro é lembrado anualmente em 12 de maio. Segundo a enfermeira da secretaria de Saúde de São João do Oeste, MORGANA GRADE, neste momento de pandemia a atuação do profissional de enfermagem se torna ainda mais relevante. MORGANA é formada pela Unoesc de SMOeste, e há cinco anos atua em saúde pública. Durante três anos e meio trabalhou em Treze Tílias, e há cerca de um ano e meio assumiu a função em São João do Oeste. A enfermeira enfatiza que ao longo dos anos o profissional de enfermagem perdeu algumas atribuições, que acabaram sendo reconquistadas, pela importância de sua atuação na saúde pública. Ela lembra que o profissional está presente em todas as etapas da vida de uma pessoa, desde o nascimento. A formação acadêmica do enfermeiro é de cinco anos, entre estudo da teoria e o estágio.

Saúde está na linha de frente no cenário de pandemia pela Covid-19. A enfermeira da secretaria de Saúde de Itapiranga, JACQUELINE HERMES destaca a importância da profissão neste momento grande preocupação. Ela relada que o Dia do Enfermeiro serve para refletir sobre as grandes conquistas da profissão. JACQUELINE diz que foram superandos preconceitos de que enfermagem não era medicina e também com profissionais da rede pública que não teriam capacidade para atuar em hospitais. A enfermeira diz que estas comparações ficaram no passado graças ao trabalho reconhecido que é feito. Segundo JACQUELINE HERMES, a área da enfermagem é responsável por envolver o paciente no cuidado de sua saúde por estar próximo das pessoas que estão em tratamento.

Exército com apoio de órgãos de segurança realiza Operação Covid-19 na região. Desde o dia nove de maio, o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado de São Miguel do Oeste intensificou ações e medidas sanitárias preventivas ao coronavírus e de patrulhamento e controle de estradas na faixa de fronteira entre Brasil e Argentina. O objetivo é apoiar os órgãos de saúde pública e de segurança, e também evitar possíveis crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas. Já na última semana o grupamento de militares se instalou em um ginásio do município de Palma Sola, e nesta segunda-feira as ações foram realizadas em frente ao posto 12 da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que é um dos órgãos que presta apoio na operação. A Operação Covid-19 se estende até este sábado.

Estelionatários que aplicam "golpe do juiz" fazem vítima em Campo Erê. Dois órgãos públicos da comarca de Campo Erê foram alvo do golpe que estelionatários estão aplicando em todo o Estado e que utiliza a figura do juiz como "isca" para ludibriar suas vítimas. Os criminosos usam nomes falsos para se apresentar como juízes que precisam de alguém de confiança para servir de motorista por alguns dias, em incursões pelo interior do Estado. O contato inicial ocorre junto a órgãos públicos, que repassam nomes de profissionais da região. Depois em nova ligação, direto para a pessoa indicada, o golpista alega que depositou quantia maior do que a combinada equivocadamente, e pede reembolso do valor extra. Uma pessoa indicada em Campo Erê chegou a depositar 700 reais como estorno ao estelionatário. Foi feito um boletim de ocorrência.

A Câmara de Vereadores do município também foi procurada, mas a presidente da Casa entrou em contato com o fórum para saber se havia realmente um magistrado com o nome utilizado e constatou que se tratava de um golpe. O mesmo aconteceu com a prefeitura de Santa Terezinha do Progresso, município pertencente à comarca de Campo Erê. A vítima só percebe que foi enganada quando comparece à unidade judiciária para ser ressarcida e percebe que o suposto magistrado não existe. O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de SC identificou, em setembro, a prática de um golpe envolvendo o Poder Judiciário, o que motivou a orientação a todas as comarcas sobre a prática. Adotadas tais medidas, por muito tempo não foram constatados novos casos. A orientação é que as vítimas registrem boletim de ocorrência e se possível encaminhem as informações para o Tribunal de Justiça de SC.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.