ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 13 05 19

-BOLSONARO DIZ QUE PROMETEU PRÓXIMA VAGA DO STF À SERGIO MORO

-PROJETO DA REFORMA ADMINISTRATIVA ENTRA NA RETA FINAL

-DEPUTADOS FAZEM SUGESTÕES PARA TREVOS NA BRs 282 E 158

-JUIZ APONTA SAÍDAS PARA SUPERLOTAÇÃO CARCERÁRIA

-PREFEITO DIZ QUE VAI DAR UM VOTO DE CONFIANÇA PARA A CASAN

-SAÍDA DE PISTA DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NS SC 496

-MULHER SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM BRIGA GENERALIZADAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O assessor econômico do presidente dos Estados Unidos afirmou neste domingo que existe "uma forte possibilidade" de que DONALD TRUMP e o presidente da China, XI JINPING, se encontrem nos bastidores do próximo encontro do G20, que acontece no mês que vem no Japão. As disputas comerciais entre os dois países deve ser um dos principais pontos da discussão. O assessor de TRUMP também afirmou que espera que a China faça alguma retaliação ao aumento de tarifas que os Estados Unidos impuseram ao país na última sexta-feira.

O Pentágono anunciou nesta sexta-feira que destinará um bilhão e meio de dólares para a construção do muro na fronteira com o México. Esses recursos foram planejados inicialmente para outros projetos, como o de apoio às forças de segurança no Afeganistão. De acordo com o secretário de Defesa interino dos Estados Unidos, PATRICK SHANAHAN, os recursos serão utilizados para a construção de cerca de 130 quilômetros do muro. O governo americano ressaltou que a transferência não afetará a prontidão militar nem impactará os benefícios dos membros do serviço militar.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou, neste sábado, que pediu que seu enviado aos Estados Unidos se reunisse com oficiais do Pentágono para “cooperar” em uma solução para a crise política do país da América do Sul. Ainda neste sábado, partidários de GUAIDÓ se reuniram novamente em protesto à investida do governo contra o Parlamento opositor. Os protestos foram muito menores neste final de semana do que aqueles de 30 de abril. Informações da agência France Press apontam que cerca de mil e 500 e dois mil se reuniram em uma região de Caracas que é pouco hostil aos manifestantes.

Em meio ao mal-estar entre o governo e o Congresso, causado pela votação da reforma administrativa, o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, conversou neste domingo com o ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. Até então, em aceno à Câmara, o governo negociava uma indicação de MAIA e de deputados para o futuro Ministério das Cidades. No entanto, neste domingo, o presidente da câmara disse ao ministro que não indicará o ex-deputado ALEXANDRE BALDY do PP para o cargo nem apresentará outro nome. MAIA argumentou que, se fizer isso, o governo pode acusá-lo de querer o 'toma lá, dá cá'.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que pretende indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, BOLSONARO disse que firmou compromisso com o ministro e que vai honrar o que foi acertado, caso MORO queira ocupar a vaga e se for aprovado em sabatina no Senado. O presidente disse que fez um compromisso com o juiz e que MORO abriu mão de 22 anos de magistratura. Ainda no ano passado, logo após a vitória nas urnas, BOLSONARO afirmou em entrevista ao Jornal Nacional que pensava em convidar SÉRGIO MORO para assumir vaga no STF. Em novembro, CELSO DE MELO completa 75 anos e atinge a idade para aposentadoria compulsória.

A defesa do ex-presidente LULA afirmou neste sábado que pediu ao Superior Tribunal de Justiça para que o ex-presidente cumpra o que resta da pena imposta no caso do triplex em regime aberto. Segundo os advogados, o pedido foi protocolado na noite desta sexta-feira. De acordo com o Código Penal, o condenado em regime aberto deve trabalhar, frequentar ou exercer outra atividade autorizada fora do estabelecimento prisional e sem vigilância, permanecendo recolhido durante o período noturno e nos dias de folga. Em abril deste ano, a Quinta Turma do STJ manteve a condenação de LULA, mas reduziu a pena para oito anos e 10 meses. Foi com base nessa decisão que a defesa agora pediu a mudança de regime do ex-presidente.

A vice-governadora DANIELA REINEHR assinou nesta sexta-feira um termo de cooperação para que Santa Catarina passe a fazer parte do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Regional Sul. A estrutura, com sede em Curitiba, no Paraná, foi ativada em evento no fim da tarde no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, com a presença do presidente JAIR BOLSONARO e do ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO. Em seu discurso, a vice-governadora destacou que o centro integrado é um passo importante para o avanço do setor de inteligência e pode contribuir para uma queda ainda mais acentuada dos índices de criminalidade no estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado JÚLIO GARCIA, apresentou ao Poder Executivo a minuta do projeto de lei que pode pôr fim à dívida do governo com fornecedores da área da Saúde e ameaça o funcionamento de hospitais em todo o estado. Trata-se da proposta para a criação do Fundo Especial de Amparo à Saúde Catarinense. Conforme o texto do projeto, o fundo vai saldar dívidas constituídas e contabilizadas até 31 de dezembro de 2018. Os recursos serão aplicados exclusivamente na quitação das dívidas da saúde com municípios, hospitais conveniadoscontratados, organizações sociais, fornecedores e demais prestadores de serviços, não podendo ser usados para pagar despesas com pessoal e encargos sociais. O fundo terá diversas fontes de arrecadação, entre elas a doação voluntária de recursos da Assembleia, Tribunal de Justiça, TCE e Ministério Público.

A tramitação do Projeto de Lei Complementar que trata da proposta de Reforma Administrativa do Poder Executivo, entra, nesta semana, na reta final. Conforme o cronograma estabelecido pelas três comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que apreciam o projeto em conjunto, será apresentado o relatório conclusivo sobre a reforma. A previsão inicial é que isso ocorra nesta terça-feira. Na última semana, terminou o prazo para a apresentação de emendas à proposta. Ao todo, o projeto recebeu 158 emendas, a maioria delas de origem parlamentar. Conforme o líder do governo na Alesc, deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, o Executivo analisa as emendas para saber o impacto delas na reforma.

O município de Bandeirante já atingiu 84 por cento da meta de cobertura vacinal contra a gripe. A informação é do secretário de saúde, NEURI BIASI. De acordo com ele, o município precisa imunizar mais de 800 moradores que fazem parte dos grupos prioritários. O secretário disse que a meta é chegar aos 90 por cento previstos pelo Ministério da Saúde antes do prazo final. A vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio. BIASI destacou que a secretária de saúde definiu algumas estratégias para imunizar a população que ainda não foi até o posto, como por exemplo, as visitas para os pacientes acamados. Ele reforçou a importância de tomar a vacina antes do frio mais rigoroso chegar à região.

O Instituto Federal de Santa Catarina vai promover um abraço pela educação hoje à tarde no campus de São Miguel do Oeste. De acordo com o assessor de comunicação do IFSC, MARLON AMORIN, trata-se de uma reposta de estudantes e professores ao quadro de contingenciamento de recursos adotado pelo Ministério da Educação. Ele disse que o bloqueio do valores vai afetar as atividades básicas do campus e pode trazer prejuízos pedagógicos para os alunos. O “Abraço pela educação” tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades, político e do governo para a gravidade do problema. Ele explicou que o instituto será abraçado pela comunidade na tarde desta segunda-feira.

A equipe de combate à dengue realizou mais uma etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônicos e pneus usados nos bairros de São Miguel do Oeste. O objetivo da ação é diminuir o número de focos do mosquito da dengue. O trabalho já ocorreu no bairro São Sebastião e no sábado passado foi realizado no Bairro Estrela. De acordo com o coordenador do programa de combate a dengue, CELIO SILVA, essa ação é uma maneira de envolver a população na luta contra a dengue. Além da coleta desses materiais, o aparelho solicitado para auxiliar na vistoria de calhas e caixas d’água já foi licitado e deverá ser comprado na próxima semana. Ele acredita que com ações desse porte e a chegada do inverno, os índices de focos vão diminuir consideravelmente.

Está aberto prazo de inscrições para a eleição do Conselho Tutelar da criança e adolescente de São Miguel do Oeste. Os candidatos interessados em disputar as cinco vagas e conselheiro devem se inscrever na secretaria de Assistência Social, junto ao CAIC, em horário comercial. Para se candidatar, é preciso comprovar idade superior a 21 anos, reconhecida idoneidade moral, Certidão Negativa de Antecedentes Criminais da Justiça Estadual e Federal, formação de nível médio, conhecimento de informática básica e experiência na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, é preciso residir no município há pelo menos dois anos.

As inscrições dos interessados em participar da eleição do Conselho Tutelar da criança e adolescente devem fazer a inscrição até o dia 14 de junho. A eleição está marcada para o dia seis de outubro, das oito horas da manhã as cinco da tarde na Escola de Educação Básica São Miguel. O voto será facultativo e secreto para todos os eleitores cadastrados no Município. O mandato será de quatro anos e inicia no dia 10 de janeiro de 2020. A secretária municipal de Assistência Social, MARTA SOTILLI, explicou que foi constituída uma Comissão Especial Eleitoral para conduzir o processo de escolha dos novos conselheiros. A Comissão, presidida por ROSE BEDIN, é composta por integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública em Maravilha para debater melhorias e construção de trevos nas BRs 282 e 158. Os questionamentos e sugestões apresentados no encontro serão acolhidos pela bancada do Oeste e oficializados em documentos para serem apresentados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e ao Ministério da Infraestrutura. As obras mais reivindicadas incluem a alterações no projeto de construção do trevo no entroncamento das BRs 282 e 158, melhorias nos trevos de acesso a Cunha Porã e Palmitos, de acesso à empresa Aurora em Cunha Porã, de trevos de acesso à Udesc e Unoesc em Pinhalzinho, e implantação de perimetrais em trechos urbanos dos municípios da região. A intenção dos deputados é que o Dnit inclua as sugestões nos projetos que revitalização das rodovias.

Os projetos das BRs 282 e 158 ainda podem sofrer alterações. A informação é do superintendente do Dnit na região, DIEGO DA SILVA. Ele explicou que as sugestões e questionamentos que foram feitos na audiência pública de sexta-feira em Maravilha serão levadas para análise técnica e financeira e podem ser implantadas pelo órgão. Durante o encontro, o deputado FABIANO DA LUZ do PT, ex-prefeito de Pinhalzinho, destacou que obras nas duas rodovias não são classificadas como prioritárias pelo governo federal e por isso a importância da união dos parlamentares em busca de recursos e alterações para que elas sejam realizadas. ALTAIR SILVA do PP apresentou como sugestão construção de rotatórias nos trevos de Nova Itaberaba e em Flor do Sertão.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado MAURO DE NADAL, fez uma avaliação positiva da audiência sobre as BRs 282 e 158 realizada sexta-feira em Maravilha. Ele explicou que todas as sugestões e questionamentos serão oficializados pela bancada do Oeste e depois apresentados no Dnit em Florianópolis e em Brasília. NADAL confirmou ainda uma audiência no Ministério da Infraestrutura para reivindicar, com apoio do Fórum Parlamentar Catarinense, a liberação de recursos para conclusão das obras e para as melhorias sugeridas. Para o deputado, é necessário exigir essas melhorias já que o entroncamento das BRs 282 e 158 é o gargalo de infraestrutura na região. Ele afirmou que é preciso instalar uma rotatória neste trevo para garantir segurança e possibilitar que o escoamento da produção possa fluir com mais rapidez.

A população carcerária de Santa Catarina cresce numa média de quase 10 novos presos por dia. Nesse ritmo, o sistema prisional do Estado deve terminar o ano com a marca de 25 mil detentos. Atualmente, o déficit de vagas já é de 25 por cento. São 22 mil e 700 presos distribuídos em espaços planejados para 18 mil pessoas. De acordo com o juiz da comarca de São Miguel do Oeste, MARCIO CRISTÓFOLLI, os dados estão em um levantamento realizou pelo Tribunal de Justiça após um roteiro de visitas a estabelecimentos penais. Ele disse que o TJ deve encaminhar o estudo junto com uma mensagem de alerta ao governo do Estado. O judiciário espera que o governo adote medidas para enfrentar o problema da falta de vagas no sistema carcerário do estado.

O quadro crescente de presos e o consequente aumento do déficit de vagas no sistema prisional catarinense tem um aspecto positivo e outro negativo. A afirmação é do juiz MARCIO CRISTÓFOLLI. De acordo com ele, o estoque de mandados de prisão ativos diminuiu bastante. CRISTOFOLLI explicou que o estado tinha cerca de 12 mil mandados de prisão em aberto há cerca de quatro anos. Agora, com um trabalho mais intenso por parte das policiais, houve um crescimento do comprimento dos mandados judiciais. O estoque caiu para cerca de oito mil ordens pendentes. O aspecto negativo é que isso gerou um aumento do número de presos, complicando ainda mais o déficit de vagas nas cadeias e presídios do estado.

Não existe uma solução mágica para resolver o problema da falta de espaço no sistema de carcerário de Santa Catarina. O comentário é do juiz MARCIO CRISTÓFOLLI. Ele disse que a transferência de presos para o regime aberto com o monitoramento por tornozoleiras não é o caminho. Esse tipo de ação para reduzir o déficit de vagas nas cadeia é uma medida perigosa. O juiz citou que o estado tem cerca de 500 vagas prontas para serem utilizadas e que é preciso ampliar a estrutura física das cadeias. Além disso, o estado também precisa contratar mais servidores para o sistema prisional. Atualmente, são dois mil e 600 agentes divididos em quatro turnos. A média é de quase nove presos por agente, enquanto a proporção ideal seria de cinco por um.

A unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste também sofre com a lotação acima do ideal, mas os índices ainda estão abaixo do limite de tolerância definido pelo Conselho Nacional de Justiça. A informação é do juiz MARCIO CRISTÓFOLLI. Ele disse que a questão ainda está sob controle no município, mas que é preciso buscar ações para reduzir a superlotação carcerária tanto em São Miguel do Oeste quanto no restante do estado.

O Peperi Rádio Repórter do último sábado contou com a participação do prefeito WILSON TREVISAN. Ele avaliou os resultados da viagem que ele fez para Florianópolis e Brasília na semana passada. TREVISAN participou de várias audiências com secretários do governo de CARLOS MOISÉS e com representantes do governo de JAIR BOLSONARO. O prefeito discutiu temas como a regionalização do aeroporto Helio Wassun, liberação de recursos para a usina de asfalto, a municipalização dos serviços ambientais, a parceria com o estado para manutenção das SCs e a licitação da primeira etapa da obra de tratamento de esgoto na cidade. TREVISAN disse que a viagem foi muito produtiva e com encaminhamentos importantes para o município e para a região.

O projeto de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em São Miguel do Oeste foi um dos principais temas abordados pelo prefeito WILSON TREVISAN neste sábado no programa Peperi Rádio Repórter. Ele explicou que conversou com a presidente da Casan e que foi definido um cronograma de ações para a obra. A prefeitura deve entregar o projeto com alguns ajustes para a Casan dentro de 60 dias. Depois disso, a empresa vai contratar um estudo ambiental no terreno escolhido para a construção da estação nas proximidades da Linha Santa Catarina. Na sequência, haverá o decreto de desapropriação e início da fase orçamentária. A licitação, no valor de 22 milhões de reais será feita pela Casan no começo do ano que vem.

A primeira etapa do sistema de coleta e tratamento de esgoto vai atender o centro da cidade, o que corresponde a cerca de 30 por cento do projeto. Ao todo, serão necessários 80 milhões de cidade para implantar o sistema em todo a cidade. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, a obra será bancada com recursos próprios da Casan. Ele disse que a presidente da empresa admitiu que a companhia tem uma dívida com o município e que o investimento será feito na cidade. TREVISAN também afirmou que a ideia de municipalizar os serviços só será executada em último caso.

A Polícia Militar fez uma apreensão de drogas neste final de semana em Anchieta. O fato aconteceu por volta da meia-noite de sábado na Praça Central da cidade. Durante a Operação Anita Garibaldi, os policiais abordam cinco pessoas em atitude suspeita. Durante a revista de um dos veículos dos suspeitos, a PM encontrou uma pequena quantidade de maconha. O responsável pela droga alegou que a maconha era para consumo. Ele assinou um termo circunstanciado e droga foi apreendida.

Um princípio de incêndio provocou estragos no setor de contabilidade da prefeitura de Belmonte. O fato aconteceu por volta das quatro horas da tarde de ontem. Quando os bombeiros chegaram ao local, o fogo já havia sido controlado pela Polícia Militar. Os policiais extinguiram as chamas com o uso de extintores de pó químico. O incêndio não se espalhou para as demais dependências da prefeitura. As causas ainda serão investigadas.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente neste final de semana na SC 496. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um motocicleta saiu da pista e caiu por volta das 11 e meia da noite de domingo em Belmonte. Os dois ocupantes da moto ficaram feridos. O homem foi atendido com um corte no rosto. Já a mulher sofreu escoriações nas pernas e nos braços. Os dois foram socorridos pelos bombeiros e levados ao Hospital Regional para atendimento médico.

Uma mulher sofreu ferimentos graves durante uma briga generalizada na madrugada de ontem em Descanso. A confusão, que envolveu várias pessoas, aconteceu por volta da uma hora da madrugada deste domingo na Linha Itajubá. De acordo com a Polícia Militar, uma mulher foi agredida com um facão. Mais dois homens ficaram feridos durante a briga. A mulher foi levada ao hospital Regional onde recebeu atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.