ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-05-2019 Segunda-Feira

-BOLSONARO DIZ QUE PROMETEU PRÓXIMA VAGA DO STF À SERGIO MORO

-PROJETO DA REFORMA ADMINISTRATIVA ENTRA NA RETA FINAL

-GRUPO FÉ E ESPERANÇA AUXILIA PARTICIPANTES NA SUPERAÇÃO DO ALCOOLISMO

-TUNÁPOLIS PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO ANUAL COM GRUPO DE IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS

-SÃO JOÃO DO OESTE ALERTA MORADORES PARA PROIBIÇÃO DE OBRAS EM ÁREAS DE APP

-EDUCAÇÃO DE DESCANSO OFERECE CAPACITAÇÃO PARA AUXILIARES DE ENSINO

-PASSAGEIRO É FLAGRADO SEM CAPACETE E PILOTO É PRESO POR DIRIGIR EMBRIAGADO

-BRIGA DE FACÃO DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NO INTERIOR DE DESCANSO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


O assessor econômico do presidente dos Estados Unidos afirmou neste domingo que existe "uma forte possibilidade" de que DONALD TRUMP e o presidente da China, XI JINPING, se encontrem nos bastidores do próximo encontro do G20, que acontece no mês que vem no Japão. As disputas comerciais entre os dois países deve ser um dos principais pontos da discussão. O assessor de TRUMP também afirmou que espera que a China faça alguma retaliação ao aumento de tarifas que os Estados Unidos impuseram ao país na última sexta-feira.


O Pentágono anunciou nesta sexta-feira que destinará um bilhão e meio de dólares para a construção do muro na fronteira com o México. Esses recursos foram planejados inicialmente para outros projetos, como o de apoio às forças de segurança no Afeganistão. De acordo com o secretário de Defesa interino dos Estados Unidos, PATRICK SHANAHAN, os recursos serão utilizados para a construção de cerca de 130 quilômetros do muro. O governo americano ressaltou que a transferência não afetará a prontidão militar nem impactará os benefícios dos membros do serviço militar.


O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou, neste sábado, que pediu que seu enviado aos Estados Unidos se reunisse com oficiais do Pentágono para “cooperar” em uma solução para a crise política do país da América do Sul. Ainda neste sábado, partidários de GUAIDÓ se reuniram novamente em protesto à investida do governo contra o Parlamento opositor. Os protestos foram muito menores neste final de semana do que aqueles de 30 de abril. Informações da agência France Press apontam que cerca de mil e 500 e dois mil se reuniram em uma região de Caracas que é pouco hostil aos manifestantes.


Em meio ao mal-estar entre o governo e o Congresso, causado pela votação da reforma administrativa, o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, conversou neste domingo com o ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. Até então, em aceno à Câmara, o governo negociava uma indicação de MAIA e de deputados para o futuro Ministério das Cidades. No entanto, neste domingo, o presidente da câmara disse ao ministro que não indicará o ex-deputado ALEXANDRE BALDY do PP para o cargo nem apresentará outro nome. MAIA argumentou que, se fizer isso, o governo pode acusá-lo de querer o 'toma lá, dá cá'.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que pretende indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, BOLSONARO disse que firmou compromisso com o ministro e que vai honrar o que foi acertado, caso MORO queira ocupar a vaga e se for aprovado em sabatina no Senado. O presidente disse que fez um compromisso com o juiz e que MORO abriu mão de 22 anos de magistratura. Ainda no ano passado, logo após a vitória nas urnas, BOLSONARO afirmou em entrevista ao Jornal Nacional que pensava em convidar SÉRGIO MORO para assumir vaga no STF. Em novembro, CELSO DE MELO completa 75 anos e atinge a idade para aposentadoria compulsória.


A defesa do ex-presidente LULA afirmou neste sábado que pediu ao Superior Tribunal de Justiça para que o ex-presidente cumpra o que resta da pena imposta no caso do triplex em regime aberto. Segundo os advogados, o pedido foi protocolado na noite desta sexta-feira. De acordo com o Código Penal, o condenado em regime aberto deve trabalhar, frequentar ou exercer outra atividade autorizada fora do estabelecimento prisional e sem vigilância, permanecendo recolhido durante o período noturno e nos dias de folga. Em abril deste ano, a Quinta Turma do STJ manteve a condenação de LULA, mas reduziu a pena para oito anos e 10 meses. Foi com base nessa decisão que a defesa agora pediu a mudança de regime do ex-presidente.


A vice-governadora DANIELA REINEHR assinou nesta sexta-feira um termo de cooperação para que Santa Catarina passe a fazer parte do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Regional Sul. A estrutura, com sede em Curitiba, no Paraná, foi ativada em evento no fim da tarde no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, com a presença do presidente JAIR BOLSONARO e do ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO. Em seu discurso, a vice-governadora destacou que o centro integrado é um passo importante para o avanço do setor de inteligência e pode contribuir para uma queda ainda mais acentuada dos índices de criminalidade no estado.


O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado JÚLIO GARCIA, apresentou ao Poder Executivo a minuta do projeto de lei que pode pôr fim à dívida do governo com fornecedores da área da Saúde e ameaça o funcionamento de hospitais em todo o estado. Trata-se da proposta para a criação do Fundo Especial de Amparo à Saúde Catarinense. Conforme o texto do projeto, o fundo vai saldar dívidas constituídas e contabilizadas até 31 de dezembro de 2018. Os recursos serão aplicados exclusivamente na quitação das dívidas da saúde com municípios, hospitais conveniados/contratados, organizações sociais, fornecedores e demais prestadores de serviços, não podendo ser usados para pagar despesas com pessoal e encargos sociais. O fundo terá diversas fontes de arrecadação, entre elas a doação voluntária de recursos da Assembleia, Tribunal de Justiça, TCE e Ministério Público.


A tramitação do Projeto de Lei Complementar que trata da proposta de Reforma Administrativa do Poder Executivo, entra, nesta semana, na reta final. Conforme o cronograma estabelecido pelas três comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que apreciam o projeto em conjunto, será apresentado o relatório conclusivo sobre a reforma. A previsão inicial é que isso ocorra nesta terça-feira. Na última semana, terminou o prazo para a apresentação de emendas à proposta. Ao todo, o projeto recebeu 158 emendas, a maioria delas de origem parlamentar. Conforme o líder do governo na Alesc, deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, o Executivo analisa as emendas para saber o impacto delas na reforma.


-GRUPO FÉ E ESPERANÇA AUXILIA PARTICIPANTES NA SUPERAÇÃO DO ALCOOLISMO

-TUNÁPOLIS PROMOVE PRIMEIRO ENCONTRO ANUAL COM GRUPO DE IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS

-SÃO JOÃO DO OESTE ALERTA MORADORES PARA PROIBIÇÃO DE OBRAS EM ÁREAS DE APP

-EDUCAÇÃO DE DESCANSO OFERECE CAPACITAÇÃO PARA AUXILIARES DE ENSINO


A maioria das propriedades da região tem no máximo 15 hectares e as famílias tem dificuldades em se manter no sistema tradicional que envolve a produção de milho, soja e suínos. De acordo com a responsável pelo programa de gestão de negócios e mercados da Epagri, JANE ZANIN, esse modelo funcionou bem até a década de 90, mas desde então as famílias não conseguem acompanhar os grandes produtores. Ela explicou que há cerca de 25 anos a Epagri busca alternativas de renda para as famílias, como por exemplo, a industrialização dos produtos na propriedade. Nos 40 municípios que a Epagri atende, existem 317 empreendimentos rurais, a maior parte agroindústrias. JANE disse que esse é o caminho para os pequenos agricultores.


O caminho para os pequenos agricultores é identificar novas ideias para aumentar a renda nas propriedades. O comentário é do consultor do Sebrae, RONI BRITO. De acordo com ele, o Sebrae desenvolve uma série de ações para auxiliar os produtores nesse processo, especialmente na área de gestão e da viabilidade de negócio. RONI comenta que os produtores precisam ver a propriedade como uma empresa e buscar formas de aumentar a renda. Uma das alternativas é o turismo rural. Ele cita o caso de Anchieta, Guaraciaba e SJCedro que já tem rotas fixas e envolvem produtores na ação, com visita dentro das propriedades e com apoio das famílias. O consultor reforça que as parcerias entre produtores e entidades é fundamental para fortalecer os empreendimentos criados no meio rural.


A Polícia Ambiental ainda recebe um número muito grande denúncias envolvendo crimes contra o meio ambiente. O cabo GILBERTO PILLA diz que as principais ocorrências envolvem a pesca ilegal, desmatamento, poluição e despejo de efluentes em rios. Ele comenta que a situação de maior potencial de danos ao meio ambiente é o lançamento de efluentes químicos nos cursos de d’água. PILLA diz que a maioria das ocorrências vem de denúncias da população e que esse envolvimento revela que as pessoas estão mais preocupadas com a proteção ambiental. Para ele, a educação ambiental é uma ferramenta importante para mudar o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. De acordo com PILLA, as pessoas ainda enxergam a corporação apenas como um órgão de fiscalização e repressão. O cabo comenta que o programa “Conversando com Agricultores” deve ter continuidade neste ano.


Secretaria de saúde de Santa Helena contrata pediatra. O secretário, SÉRGIO BUCHE, explica que o credenciamento para a contratação do profissional foi aberto ainda no ano passado, mas houve a dificuldade na contratação. SÉRGIO BUCHE explica que os encaminhamentos para a pediatra serão feitos pelos médicos da unidade de saúde, seguindo a ordem da fila de espera e a situação de cada paciente. O secretário lembra que ainda está em andamento à campanha de vacinação contra a gripe, com a disponibilidade de dois profissionais que aplicam as vacinas. Caso alguém não possa ir até a unidade de saúde receber a vacina, SERGIO BUCHE orienta que comuniquem a secretaria para que os profissionais atendam o paciente na residência. O secretário cita também que o município vem atendendo a demanda de cirurgias eletivas nos hospitais de Descanso e Itapiranga, e novas especialidades serão credenciadas. A secretaria tem um recurso de 50 mil reais do estado para complementar as cirurgias.


ACISJO promove segundo Simpósio de Turismo dia 20 de maio. Evento terá como tema "Projetando o Futuro: ações para o desenvolvimento do turismo". O seminário vai ocorrer no auditório da Feira Livre Municipal com início às 19 horas. Conforme a secretária executiva da Associação Comercial de São João do Oeste, GIANE FINGER, a programação possui apoio do Programa de Apoio Empresarial, FACISC e Sicredi. GIANE chama atenção para palestras do Secretário de Turismo da cidade de Canela-RS, ÂNGELO SANCHES THURLER e da consultora de Turismo do Sebrae, KARLA HALL. Os dois convidados vão compartilhar seus conhecimentos com os participantes do seminário.


Inscrições para Seminário de Turismo iniciam na próxima semana. Associados da ACISJO possuem acesso livre. Para pessoas que não fazem parte da Associação Comercial o ingresso será de 50 reais. A secretária executiva da ACISJO, GIANE FINGER, diz que a segunda edição tem foco bem definido com a projeção do turismo em São João do Oeste para os próximos anos. Destaca que é preciso projetar ações e resultados para o futuro para o melhor desenvolvimento do turismo no município. De acordo com GIANE, os palestrantes do seminário possuem grande experiência em projetos de sucesso e darão contribuição significativa. A secretária também valoriza as parcerias que viabilizam a realização do evento.


Iporã do Oeste define semana especial de ações alusivas a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Conforme a presidente do conselho municipal dos direitos de crianças e adolescentes, CMDCA, DENISE FERRARI, o dia de combate foi instituído no dia 18 de maio com o objetivo de mobilizar a sociedade para o fim do abuso infanto juvenil. Ela explica que em Iporã do Oeste o CMDCA se juntou ao CRAS, setor de assistência social, conselho tutelar e polícia militar rodoviária, para desenvolver ações conjuntas em prol de crianças e adolescentes. Além de entidade parceria nas ações, DENISE destaca que o CMDCA também atua como financiador dos recursos por meio do Fundo Especial para Infância e Adolescência, FIA. O fundo foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente para captação de recursos destinados a promoção e defesa de direitos deste público alvo e suas famílias. Uma das formas de contribuição para o FIA é a dedução do imposto de renda.


Iporã do Oeste inicia hoje ações alusivas a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A psicóloga do CRAS, JANAÍNA HAAS, explica que as ações iniciaram com a barraca da proteção, em frente à sorveteria Beijo Frio, com a entrega de material informativo e fitas amarelas. No dia 14 será realizada a blitz educativa, em frente ao posto da polícia militar rodoviária. Os motoristas irão receber material informativo e também um porta documentos personalizado alusivo a campanha. No dia 15, haverá palestra show, no centro de convivências, com início às 19 horas. O tema, abordado pelo psicólogo, escritor e palestrante ELIZANDRO PAGANI, será “semeando a cultura do respeito e do amor”. As ações da campanha encerram com o dia da proteção, no dia 17, no centro de convivências, para crianças e adolescentes de seis a 14 anos. Será um dia de brincadeiras, entrega de material informativo, lanche e brindes.


Tunápolis projeta ações para o desenvolvimento do turismo no município. Investimentos passam por análise para proporcionar atrações à população local e visitantes. Conforme a presidente do conselho municipal de turismo, SUSANE FREIBERGER, no momento falar de turismo no município ainda é restrito. Cita a necessidade de mapear potencialidades turísticas e integrar a Rota Caminhos da Fronteira. Considera que é possível criar atrações turísticas que as pessoas imaginam ter apenas no litoral ou outras regiões do Brasil. SUSANE lembra que o objetivo do conselho, que foi oficializado nesta semana, está na exploração de atrações naturais, históricas e culturais. Meta é atrair turistas e possibilitar até mesmo os munícipes descobrirem atrativos locais que muitos não conhecem. O primeiro passo será de organizar o Conselho de Turismo com regimento interno.


Município busca parcerias para desenvolver o turismo. Tunápolis vai promover o seminário regional em parceria com a Ameosc. Conforme a presidente do conselho municipal, SUSANE FREIBERGER, o desenvolvimento do turismo exige persistência e planejamento a longo prazo. Ela considera que o município possui diversos locais com grande potencial, mas que necessitam de investimentos. SUSANE cita regiões de divisa com a Argentina, cachoeiras, edificações históricas e também eventos que serão aperfeiçoadas para ganhar prestigio regional. SUSANE considera que o Conselho tem condições de buscar parcerias e desenvolver um bom trabalho com representantes do poder público e de várias entidades constituídas no município.


Secretaria de educação de Descanso oferece capacitação para auxiliares de ensino. A secretária MARISE GIUMBELI destaca que na medida do possível as auxiliares participam da capacitação junto com os professores. No dia 20, enquanto os demais professores estarão em planejamento, as auxiliares participam de formação com uma psicopedagoga de SMOeste. MARISE cita que o tema será voltado ao trabalho com alunos que apresentam necessidades especiais e que estão inseridos no ensino regular, para melhorar o seu desempenho em sala de aula. No município são 18 auxiliares de ensino que atuam nas creches ou com alunos das escolas do município que apresentam necessidades especiais. Destes 18, 16 auxiliares são efetivos e os outros dois contratados em caráter temporário. A secretária lembra que os profissionais desempenham uma função importante de auxilio aos alunos com dificuldades de locomoção, que tem alguma necessidade especial e até nos cuidados com higiene.


Falta de mão de obra motiva vinda de mais um grupo de venezuelanos para Itapiranga. No dia 22 de maio chega um novo grupo de venezuelanos a Itapiranga com 20 pessoas. Todos já possuem emprego garantido no frigorífico de abate de suínos. O gerente da unidade da JBS, EVERTON ZERBIELLI explica que a parte legal já foi resolvida possibilitando a vinda dos imigrantes em voo fretado pelo exército brasileiro até Chapecó, na sequência a empresa fará o transporte até Itapiranga. De acordo com o gerente, a umidade suínos da JBS de Itapiranga abate diariamente dois mil suínos e exporta para mais de 20 países. A busca por venezuelanos ocorreu devido a grande necessidade de trabalhadores. ZERBIELLI diz que a agroindústria não consegue atender o plano de produção devido a falta de mão de obra no frigorífico. Há meses a empresa procura preencher vagas e não aparecem trabalhadores de Itapiranga e municípios vizinhos.


Venezuelanos proporcionam mão de obra qualificada. A experiência bem sucedida do abate de aves em Itapiranga, que já possui mais de 70 funcionários vindos da Venezuela, motivou a mobilização com ONGs, prefeitura e outras entidades para trazer mão de obra do exterior. De acordo com o gerente da unidade da JBS suínos, os venezuelanos iniciam suas atividades no abate de suínos, no dia três de junho atuando nas linhas produção, abate, corte, embalagens e túneis. EVERTON ZERBIELLI, destaca que o planejamento é bem feito com envolvimento de ONGs, empresa e prefeitura. Cita o trabalho da assistência social para garantir transtornos com a chegada dos trabalhadores que precisam de ajuda.


Gerente faz um apelo para a comunidade local contribuir. EVERTON ZERBIELLI Lembra que os venezuelanos estão vivendo em extrema pobreza e chegam a Itapiranga com apenas algumas peças de roupa. Várias entidades da sociedade civil, em uma força tarefa, lançaram uma campanha para acolher, empregar e dar condições de moradia digna. Estão sendo arrecadados móveis eletrodomésticos, itens de higiene e limpeza. Segundo ZERBIELLI, as doações de itens de menor porte poderão ser entregues na secretaria de assistência social, portaria da JBS Suínos ou na área de recursos humanos. Para as doações de maior porte como mobília e eletrodomésticos, é preciso entrar em contato com a secretaria de assistência social ou JBS Suínos.


Prefeitura de São João do Oeste alerta moradores para a proibição de obras em Áreas de Preservação Permanente. Lei federal impõe limites rígidos sobre edificações próximas a cursos de água. De acordo com o secretário de administração, planejamento e finanças, WILSON WEBER, a regularização fundiária não possui flexibilização da lei e exige cuidado especial para evitar transtornos e prejuízos. Salienta que tudo é baseado no Código Florestal Brasileiro, estabelecendo 30 metros de distância de cursos de água como riachos e rios na cidade e interior. WEBER faz um apelo aos moradores para terem o máximo de cuidado e buscarem orientações corretas. Observa que irregularidades podem sofrer ações do Ministério Público com embargo de obras e até demolição de construções.


Secretário relata dificuldades em áreas residenciais e até empreendimentos comerciais devido a restrições em Áreas de Preservação Permanente. O secretário de administração, planejamento e finanças de São João do Oeste, lembra que o município é impedido de expedir alvará de construções em APP. WILSON WEBER também destaca a obrigação em fiscalizar e interferir em obras irregulares. Salienta que não é exigência da prefeitura ou do Ministério Público e sim determinação de lei federal que só pode ser alterada por interferência dos deputados federais e senadores. Segundo WEBER, a cidade de São João do Oeste enfrenta dificuldade por ter pequenos cursos de água em áreas de grande concentração de edificações.


Ex-alcoólatra afirma que aceitar o problema e ter apoio da família é fundamental para superar o vício. Conforme um dos integrantes do grupo de alcoólicos anônimos Fé e Esperança de Mondaí, IDAIR, o grupo foi criado há vários anos, e o município é a sede do distrito que atende também Cunha Porã, Palmitos, Caibi e Iporã do Oeste. O grupo tem uma estruturação nacional e estadual, estando presente em vários municípios do país. IDAIR explica que o objetivo principal do grupo é que seus integrantes entendam inicialmente que o alcoolismo é uma doença, e que a partir disso se mantenham sóbrios, com a ajuda de todos os integrantes. Segundo o integrante do grupo, a pessoa que se tornou alcoólatra está em constante recuperação para conseguir largar o vício, e para tanto, o apoio da família é fundamental.


IDAIR destaca que por meio dos encontros são compartilhadas informações e ocorre à troca de experiências, sem distinguir os integrantes por sua raça, religião ou partido político. Em Mondaí os encontros são realizados todos os domingos, às 19 horas, em uma sala cedida pelo CAPS. No último domingo do mês o encontro é aberto aos familiares. Em Iporã do Oeste os encontros ocorrem todas as terças-feiras, às 19 horas e 30 minutos, em uma sala da APAE. Além disso, são promovidos encontros entre todos os municípios do distrito. IDAIR lembra que interessados em começar a frequentar o grupo, devem comparecer nos encontros semanais ou entrar em contato com algum dos integrantes. As pessoas do grupo são mantidas no anonimato.


Setor social de Tunápolis promove primeiro encontro anual com grupo de idosos com mais de 80 anos. Conforme a psicóloga do CRAS, KELI VALDUGA, desde 2012 o município disponibiliza o serviço de domicílio para idosos com 80 anos ou mais. Hoje são 155 idosos nessa faixa etária. A psicóloga ressalta que para o município esse grupo de idosos representa um rendimento mensal de mais de 150 mil reais, considerando que além de aposentados há também pensionistas que recebem rendimento todos os meses. Ela lembra que em todo o país, de forma geral, o número de idosos vem aumentando muito, e para 2020, a previsão é que o Brasil chegue a uma população de 30 milhões de idosos. Devido ao grande número de pessoas da terceira idade em Tunápolis, que soma cerca de 900 no total, KELI VALDUGA explica que foi definido um atendimento específico ao grupo com mais de 80 anos levando em conta as suas dificuldades de locomoção, surgimento de doenças e situação mais vulnerável.


O grupo de idosos com mais de 80 anos recebe visitas de psicólogo e assistente social, além de dois encontros anuais. KELI VALDUGA comenta que devido ao grande numero de idosos neste grupo, as visitas passam a ser realizadas uma vez ao ano, e quando há necessidade de maior acompanhamento, as visitas se tornam mais frequentes. A psicóloga ressalta que o primeiro dos dois encontros anuais será realizado no dia 17, às 14 horas no lar do idoso. A programação contempla a encenação de um teatro, com a peça “As aventuras de Fortúnio”. A mesma peça será apresentada no dia 17 ao público do cadastro único, às 16 horas e 30 minutos. Como são mais de 150 idosos com 80 anos ou mais, a psicóloga comenta que não será possível entregar o convite pessoalmente a cada um deles, por isso, aproveita a oportunidade para convidar tanto os idosos como os seus cuidadores para participar do encontro. O segundo encontro será realizado em dezembro.


-PASSAGEIRO É FLAGRADO SEM CAPACETE E PILOTO É PRESO POR DIRIGIR EMBRIAGADO

-BRIGA DE FACÃO DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NO INTERIOR DE DESCANSO


Dois motoristas são presos por dirigir veículo sob efeito de álcool. Por volta das 23 horas do sábado na SC 163 em Descanso, a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste prendeu em flagrante um homem de 40 anos pelo crime de embriaguez ao volante. Ele foi conduzido à delegacia de Iporã do Oeste para as providências cabíveis. A segunda prisão ocorreu na noite deste domingo, na SC 283 em Águas de Chapecó. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu uma saída de pista, seguida de capotamento, de um Polo, placa de Chapecó. O motorista de 18 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. O teste de alcoolemia constatou 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ele foi conduzido para a delegacia. No veículo estavam cinco pessoas, onde um dos passageiros sofreu ferimentos e foi conduzido pelos bombeiros ao hospital regional de Chapecó.


Princípio de incêndio atinge prefeitura de Belmonte. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de SMOeste por volta das 16 horas deste domingo. Quando as guarnições chegaram no local o princípio de incêndio já havia sido controlado pelos policias militares que passaram pelo local e perceberam a fumaça.Os policiais utilizaram extintores de pó químico e seco para o combate as chamas. O foco do princípio de incêndio se localizou na sala de contabilidade, atingiu equipamentos eletrônicos e parte do teto. Com a ação dos policiais,o auxílio de uma servidora que abriu a prefeitura, o fogo não se espalhou para as demais dependências.


Duas pessoas ficam feridas em saída de pista de moto na SC 496. O acidente na SC 496, em Descanso, ocorreu por volta das 23 horas e 43 minutos de sábado. No local ocorreu uma saída de pista de uma motocicleta. Os bombeiros atenderam os dois ocupantes da moto, que ficaram feridos com a queda. Um deles teve um corte na região do maxilar. A outra ocupante, uma mulher, apresentava escoriações na perna esquerda e braço direito. Após o atendimento dos bombeiros as vítimas foram conduzidas ao hospital regional.


Passageiro é flagrado sem capacete e piloto é preso por dirigir embriagado. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar às 21 horas de sábado, na avenida Gustavo Fetter em Iporã do Oeste. A guarnição efetuava patrulhamento ostensivo durante a Operação Anita Garibaldi realizada no final de semana, quando viu uma moto andando em ziguezague. O passageiro estava sem capacete. O condutor apresentava forte odor etílico e dificuldade para se equilibrar. Ao serem abordados, condutor e passageiro caíram com a moto. Foi oferecido pelos policiais o teste do bafômetro, porém, mesmo após várias tentativas, não foi possível obter resultado, pois o condutor não estava em condições de efetuar o exame. A PM lavrou o Auto de Constatação de Alteração da Capacidade Psicomotora e submeteu o condutor ao exame clínico, que confirmou a embriaguez. A moto foi recolhida.


Ainda fazendo parte da Operação Anita Garibaldi, em Iporã do Oeste foram efetuadas barreiras de trânsito, vistorias em casas noturnas, e abordagens de pessoas suspeitas. Além disso, visando garantir a segurança de lojistas e clientes nas compras para o dia das mães, as guarnições intensificaram os patrulhamentos ostensivos e pontos de observação, principalmente nos horários de maior movimento no comércio. O principal objetivo da operação é manter os baixos índices de crimes violentos intencionais letais.


Briga de facão deixa três pessoas feridas no interior de Descanso. Na madrugada de domingo a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na Linha Itajubá, interior de Descanso. Segundo a PM, uma mulher foi agredida com um facão durante uma briga que envolveu várias pessoas. Mais dois homens possuíam lesões leves oriundas da briga. A mulher foi levada ao hospital com lesões graves no braço. A polícia militar confeccionou boletim de ocorrência referente ao caso. Mais informações sobre o motivo da briga não foram informadas pela PM.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.