ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 13/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

O assessor econômico do presidente dos Estados Unidos afirmou neste domingo que existe "uma forte possibilidade" de que DONALD TRUMP e o presidente da China, XI JINPING, se encontrem nos bastidores do próximo encontro do G20, que acontece no mês que vem no Japão. As disputas comerciais entre os dois países deve ser um dos principais pontos da discussão. O assessor de TRUMP também afirmou que espera que a China faça alguma retaliação ao aumento de tarifas que os Estados Unidos impuseram ao país na última sexta-feira.

O Pentágono anunciou nesta sexta-feira que destinará um bilhão e meio de dólares para a construção do muro na fronteira com o México. Esses recursos foram planejados inicialmente para outros projetos, como o de apoio às forças de segurança no Afeganistão. De acordo com o secretário de Defesa interino dos Estados Unidos, PATRICK SHANAHAN, os recursos serão utilizados para a construção de cerca de 130 quilômetros do muro. O governo americano ressaltou que a transferência não afetará a prontidão militar nem impactará os benefícios dos membros do serviço militar.

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, afirmou, neste sábado, que pediu que seu enviado aos Estados Unidos se reunisse com oficiais do Pentágono para “cooperar” em uma solução para a crise política do país da América do Sul. Ainda neste sábado, partidários de GUAIDÓ se reuniram novamente em protesto à investida do governo contra o Parlamento opositor. Os protestos foram muito menores neste final de semana do que aqueles de 30 de abril. Informações da agência France Press apontam que cerca de mil e 500 e dois mil se reuniram em uma região de Caracas que é pouco hostil aos manifestantes.

Em meio ao mal-estar entre o governo e o Congresso, causado pela votação da reforma administrativa, o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, conversou neste domingo com o ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. Até então, em aceno à Câmara, o governo negociava uma indicação de MAIA e de deputados para o futuro Ministério das Cidades. No entanto, neste domingo, o presidente da câmara disse ao ministro que não indicará o ex-deputado ALEXANDRE BALDY do PP para o cargo nem apresentará outro nome. MAIA argumentou que, se fizer isso, o governo pode acusá-lo de querer o 'toma lá, dá cá'.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que pretende indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, BOLSONARO disse que firmou compromisso com o ministro e que vai honrar o que foi acertado, caso MORO queira ocupar a vaga e se for aprovado em sabatina no Senado. O presidente disse que fez um compromisso com o juiz e que MORO abriu mão de 22 anos de magistratura. Ainda no ano passado, logo após a vitória nas urnas, BOLSONARO afirmou em entrevista ao Jornal Nacional que pensava em convidar SÉRGIO MORO para assumir vaga no STF. Em novembro, CELSO DE MELO completa 75 anos e atinge a idade para aposentadoria compulsória.

A defesa do ex-presidente LULA afirmou neste sábado que pediu ao Superior Tribunal de Justiça para que o ex-presidente cumpra o que resta da pena imposta no caso do triplex em regime aberto. Segundo os advogados, o pedido foi protocolado na noite desta sexta-feira. De acordo com o Código Penal, o condenado em regime aberto deve trabalhar, frequentar ou exercer outra atividade autorizada fora do estabelecimento prisional e sem vigilância, permanecendo recolhido durante o período noturno e nos dias de folga. Em abril deste ano, a Quinta Turma do STJ manteve a condenação de LULA, mas reduziu a pena para oito anos e 10 meses. Foi com base nessa decisão que a defesa agora pediu a mudança de regime do ex-presidente.

A vice-governadora DANIELA REINEHR assinou nesta sexta-feira um termo de cooperação para que Santa Catarina passe a fazer parte do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Regional Sul. A estrutura, com sede em Curitiba, no Paraná, foi ativada em evento no fim da tarde no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, com a presença do presidente JAIR BOLSONARO e do ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO. Em seu discurso, a vice-governadora destacou que o centro integrado é um passo importante para o avanço do setor de inteligência e pode contribuir para uma queda ainda mais acentuada dos índices de criminalidade no estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado JÚLIO GARCIA, apresentou ao Poder Executivo a minuta do projeto de lei que pode pôr fim à dívida do governo com fornecedores da área da Saúde e ameaça o funcionamento de hospitais em todo o estado. Trata-se da proposta para a criação do Fundo Especial de Amparo à Saúde Catarinense. Conforme o texto do projeto, o fundo vai saldar dívidas constituídas e contabilizadas até 31 de dezembro de 2018. Os recursos serão aplicados exclusivamente na quitação das dívidas da saúde com municípios, hospitais conveniadoscontratados, organizações sociais, fornecedores e demais prestadores de serviços, não podendo ser usados para pagar despesas com pessoal e encargos sociais. O fundo terá diversas fontes de arrecadação, entre elas a doação voluntária de recursos da Assembleia, Tribunal de Justiça, TCE e Ministério Público.

A tramitação do Projeto de Lei Complementar que trata da proposta de Reforma Administrativa do Poder Executivo, entra, nesta semana, na reta final. Conforme o cronograma estabelecido pelas três comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que apreciam o projeto em conjunto, será apresentado o relatório conclusivo sobre a reforma. A previsão inicial é que isso ocorra nesta terça-feira. Na última semana, terminou o prazo para a apresentação de emendas à proposta. Ao todo, o projeto recebeu 158 emendas, a maioria delas de origem parlamentar. Conforme o líder do governo na Alesc, deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, o Executivo analisa as emendas para saber o impacto delas na reforma.

Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes tem programação especial nesta semana. NELSON TRESSOLDI é o presidente, e segundo ele, as atividades são em alusão ao Dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Campo Erê, a programação começa nesta semana e se estende até final do mês.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é instituído por lei. Segundo TRESSOLDI, ela marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo país. Explica que a proposta da data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Segundo ele, é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Município tem casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Afirmação é do presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de Campo Erê NELSON TRESSOLDI. Ele ressalta que muitos casos são de conhecimento, e estão sendo tratados como se deve. Porém, existem muitos outros, casos que ficam escondidos, onde as crianças e jovens sofrem os abusos e não tem assistência para isso.

Palestra marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente. MATEUS KHUN – secretário de assistência social de Saltinho, conta que está marcada para amanhã uma palestra com o tema: As Relações Sócio Familiares – Desafios do Afeto. O encontro inicia as 7 horas e 45 minutos na Escola Emílio Boss Laus Schimidt para alunos, pais e beneficiários do Programa Bolsa Família. Ás 13 horas e 30 minutos também na mesma escola, para pais, alunos e comunidade. Já ás 15 e 45, a palestra acontece na Linha São Donatto para alunos, pais e comunidade.

É importante discutir o tema: Abuso e Exploração Sexual com Crianças e Adolescentes. O secretário destaca que ao trabalhar o tema com o público alvo, também é uma maneira de mostrar que assistência está presente e que caso tenha alguém enfrentando esse problema, pode se sentir a vontade e se abrir, contar suas dificuldades. Violência, Abuso e Exploração de menores, é um problema que Saltinho também enfrenta, e por isso é fundamental deixar todos bem informados sobre seus direitos.

Secretaria de Saúde estará sem atendimento médico nessa semana. De acordo com JANIR BACH- responsável pela pasta em Santa Terezinha do Progresso, isso porque o profissional que atende no município estará em Brasília fazendo apresentação do trabalho final da especialização em medicina do trabalho. Dessa maneira, de amanhã até segunda feira da semana que vem, o município estará sem médicos. O secretário lembra que tinham dois profissionais, mas nos últimos dias a médica deixou de atender, pois foi morar em outra cidade onde passou em um concurso público.

Emergências serão atendidas no hospital de Maravilha. Segundo JANIR BACH, os exames de rotinas devem ser mostrados somente na semana que vem, na volta do profissional. Quanto as emergências, os pacientes serão encaminhados pela secretária de saúde até o hospital conveniado

Prefeitura já tem cerca de 80 por cento dos carnês do IPTU distribuídos. A informação é de DIONE DA ROSA – fiscal de tributos da prefeitura de Santa Terezinha do Progresso. Ele conta que neste ano, o setor tem 360 carnês para entregar aos contribuintes. O reajuste do imposto é de dois e meio por cento em relação a correção monetária comparado ao último ano. Frisa que o contribuinte deve ir até o setor de tributos para fazer a retirada do imposto e pagar no banco ou na lotérica.

Contribuintes do IPTU devem procurar setor de tributos para retirar carnês. Quem reforça é o fiscal em Santa Terezinha do Progresso. Ele diz que o contribuinte tem várias formas de pagamento, porém, para a opção parcelado, a primeira parcela já venceu no dia 10 de abril. Quem retirou o carnê antes dessa data e pagou em cota única ganhou 10 por cento de desconto. Para os contribuintes que ainda não retiraram seus carnês, podem ainda parcelar, ou então pagar o boleto cheio, mas sem o desconto.

Administração chama atenção para pagamento do IPTU. DIONEI DA ROSA, - fiscal de tributos da prefeitura, ressalta que é feito um amplo trabalho de conscientização, para que a população não deixe de pagar seus impostos. Lembra que todo valor arrecado com impostos é revertido de volta para o município em forma de ações e projetos que melhorem a qualidade de vida. DA ROSA, lembra também da campanha do Refis. Todo contribuinte que tem algum imposto em atraso, pode procurar o setor para regularizar e aproveitar as condições disponíveis no Refis.

Em maio vigora a bandeira tarifária amarela em todo país. Quem comenta é SANDRO VALMÓRBIDA, da Celesc Regional de São Miguel do Oeste. De acordo com ele, isso se dá devido as condições desfavoráveis para a geração de energia. A bandeira tarifária da conta de luz do mês de maio volta a ser amarela. A cor da bandeira, que é definida pela Aneel, significa que o consumidor vai perceber um acréscimo de um real por cada 100kWh consumido durante o mês.

Bandeiras são uma forma diferente de apresentar o custo da energia. Segundo SANDRO, elas sofrem influência, sempre, da disponibilidade de chuvas na região das usinas geradoras. Quanto menos água nas represas, menor será a geração nas usinas hidrelétricas e maior será o uso das termelétricas, que têm custo de geração mais alto. Lembra que desde 2015, as contas de energia passaram a trazer uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresenta as seguintes modalidades: verde, amarela e vermelha.

Bandeiras tarifarias indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final. Cada modalidade, explica SANDRO VALMÓRBIDA da Celesc Regional, apresenta as seguintes características: Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia, onde a tarifa não sofre nenhum acréscimo; Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis, onde a tarifa sofre acréscimo de 10 centavos para cada quilowatt-hora consumidos; Bandeira vermelha- Patamar 1: condições mais custosas de geração, onde a tarifa sofre acréscimo de 30 centavos para cada quilowatt-hora kWh consumido. Ainda na Bandeira vermelha tem o Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de 50 centavos para cada quilowatt-hora kWh consumido.

Todos os consumidores são faturados pelo Sistema de Bandeiras Tarifárias, com exceção daqueles localizados em sistemas isolados. O gerente SANDRO VALMÓRBIDA da Celesc Regional de São Miguel do Oeste, comenta que tem dicas de combate ao desperdício de energia. Por exemplo, existem muitas possibilidades de economizar energia com pequenas ações que ajudam a diminuir o valor da fatura e também a preservar o meio ambiente. A conservação de energia elétrica é o combate de desperdício de energia, em que se busca diminuir o consumo sem prejuízo de conforto e lazer.

Conheça as dicas da Celesc para evitar o desperdício de energia elétrica. Segundo VALMÓRBIDA, as dicas são: o refrigeradorFreezer é responsável por mais de 22 por cento do consumo de uma residência, por isso já no momento da instalação, é recomendado que fique em locais ventilados, afastado de paredes, fora do alcance dos raios solares e longe de fogões e estufas. Não utilize a grade traseira da geladeira para secar roupas; Evite abrir a porta sem necessidade; Evite colocar alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados no seu eletrodoméstico. Acrescenta que as lâmpadas são responsáveis por até 15 por cento do consumo de uma residência, por isso é preciso evitar acender qualquer lâmpada durante o dia; Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas led ou fluorescentes.

Bombeiros alertam para prevenção aos acidentes de trânsito. A campanha Maio Amarelo busca a conscientização no trânsito. Objetivo é alertar a sociedade sobre a prevenção de morte e acidente no trânsito e propor atitudes para mudar essa realidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Erê VANTUIR SCHOENINGER, o bombeiro é um dos maiores apoiadores dessa causa, com ações preventivas. Está mais à frente de todo esse trabalho a Polícia Militar e Polícia Rodoviária.

Quanto mais prevenção, menos acidentes no trânsito. O comandante lamenta que muitas vidas tenham sido perdidas em acidentes, por imprudência ou pela falta de prevenção. Já é comprovado que o maior número de acidente é por imprudência dos motoristas. Sua orientação principal é atenção e prevenção, respeitar a regra do trânsito, onde o maior cuida do menor.

Acidentes de trânsito são frequentes na região de abrangência do quartel. Conforme o comandante VANTUIR, nos dias de feriado prolongado o número aumenta nas rodovias, assim como nos dias chuvosos. Já na cidade, o maior índice, é registrado em dias de tempo bom. Acredita que nesses dias, as pessoas acabam relaxando no seu grau de atenção e por isso ocorrem mais acidentes de trânsito.

Moradores resgatam tucano vítima de maus-tratos. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, foi chamada no sábado, para atender a ocorrência. Um tucano ferido, com uma das asas quebradas e com sangramentos, foi encontrado por moradores na estrada geral da comunidade de Lageado Raul, interior de São Lourenço do Oeste.

A PM, conta que os moradores disseram que ouviram tiros vindo de um terreno próximo e, logo depois, o tucano caiu. A Polícia Militar levou a ave até uma clínica veterinária, onde os profissionais comprometeram-se a cuidá-la. Nenhum dos responsáveis foram localizados.

Polícia apreende arma de fogo, após desentendimento em festa. Por volta de 23 horas de sábado, a Polícia Militar de Marmeleiro foi solicitada no Ginásio de Esportes Volnei Pires, onde estava acontecendo uma festa de aniversário e ocorreu um desentendimento entre alguns dos presentes. De acordo com a PM, no local a equipe foi informada pelo pai da aniversariante que é policial militar da reserva, que ele já havia conversado com os envolvidos e eles foram embora. Porém mais tarde eles voltaram e de posse de uma arma de fogo estavam ameaçando os outros envolvidos. Quando a equipe foi ao local eles embarcaram num veículo Gol. Os dois foram abordados e identificados.

Um deles dispensou ao lado do veículo uma arma de fogo de fabricação artesanal com três canos, dois calibre 16 e um calibre 36. Segundo a PM, um dos cartuchos estava com a espoleta com marca de ter falhado ao tentar ser disparada. Os dois confessaram que após a discussão foram para casa, pegaram a arma emprestada de um parente e voltaram com intenção de matar os envolvidos no desentendimento. Os dois, foram encaminhados junto com a arma para a Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.