ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 13/04/2021

GLOBO EM FOCO – 13/04/21

-MINISTRA DO STF SUSPENDE TRECHOS DE DECRETOS FEDERAIS SOBRE ARMAS

-GOVERNADORA EM EXERCÍCIO CONFIRMA A TROCA DE MAIS QUATRO SECRETÁRIOS

-ITAPIRANGA CONFIRMA MOVIMENTO ECONÔMICO SUPERIOR A 1 BILHÃO

-NOVA LEI DE TRÂNSITO ESTABELECE DIREITOS E DEVERES DO CICLISTA

-APAE DE ITAPIRANGA MANTÉM PARCIALIDADE DE ALUNOS NA ESCOLA

-SICOOB ATINGE MEIO BILHÃO DE ATIVOS E REALIZA ELEIÇÃO

-CLIENTE SOFRE CHOQUE AO SACAR DINHEIRO EM CAIXA ELETRÔNICO

-HOMEM ENCONTRADO MORTO FOI VÍTIMA DE ASSASSINATO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 79 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um aluno de uma escola de ensino médio no estado americano do Tennessee, morreu baleado após abrir fogo contra policiais nesta segunda-feira. Um agente ficou ferido no tiroteio. Autoridades locais detalharam que os policiais foram chamados para a escola pela denúncia de que havia um homem armado. Chegando lá, eles encontraram um aluno dentro do banheiro portando uma arma. Segundo relato policial, o jovem se negou a se entregar e abriu fogo contra os agentes, que revidaram. O aluno acabou baleado e morreu na escola.

A policial que matou DAUNTE WRIGHT, um jovem manifestante negro, nos subúrbios de Minneapolis nos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira que efetuou o disparo fatal acreditando que a pistola era um aparelho elétrico não letal conhecido como taser e não uma arma de fogo. A morte de WRIGHT no domingo intensificou os protestos em Minneapolis, num momento em que a cidade já está sob tensão por causa do julgamento contra o ex-policial branco DEREK CHAUVIN pela morte do afro-americano GEORGE FLOYD. As manifestações continuaram nesta segunda, com dezenas de pessoas marchando nas ruas da cidade e confrontos com a polícia.

A pandemia de Covid-19 entrou em uma fase "crítica", com o aumento dos casos, apesar das restrições e das campanhas de vacinação. O alerta foi emitido nesta segunda-feira pela Organização Mundial da Saúde que citou os recordes de novos casos no sul da Ásia, onde se intensificam as medidas para conter o vírus. Por outro lado, os ingleses retornaram aos espaços abertos dos pubs e aos salões de beleza, depois de passar o inverno em confinamento pela pandemia. De outra parte, a Índia segue registrando aumento de casos, tanto que nesta segunda-feira se tornou o segundo país com mais contágios ao superar o Brasil.

A ministra do Supremo Tribunal Federal ROSA WEBER suspendeu nesta segunda-feira, em decisão individual, trechos dos quatro decretos sobre porte e posse de arma editados pelo presidente JAIR BOLSONARO em fevereiro. Os textos passam a valer nesta terça. A decisão foi tomada em julgamento das ações protocoladas pelos partidos PT, PSB e Rede contra esse pacote de decretos sobre armas. A suspensão atinge, por exemplo, o trecho que aumentava, de dois para seis, o limite de armas de fogo que o cidadão comum pode adquirir. ROSA WEBER suspendeu, ainda, o trecho de outro decreto que ampliava, em grande escala, os limites para compras de armas e munição para caçadores, atiradores e colecionadores – conhecidos como "CACs".

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO vai consultar à Secretaria-Geral da Mesa para questionar se é possível a ampliação da abrangência da Comissão CPI da Pandemia, a fim de incluir governos estaduais e municipais na investigação. O parecer da área jurídica servirá de base para PACHECO decidir se o Senado incluirá ou não nas apurações as condutas de governadores e prefeitos durante a pandemia. Essa possibilidade de a CPI investigar os chefes dos executivos estaduais e municipais passou a ganhar força após a divulgação de uma conversa entre o presidente BOLSONARO e o senador JORGE KAJURU. Na gravação, o presidente reclama que a CPI só vai investigar o governo federal e diz que o relatório da comissão seja "sacana".

O ministro NUNES MARQUES foi definido por sorteio relator de uma ação apresentada pelo senador JORGE KAJURU que pede ao STF para determinar ao presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, a abertura de um processo de impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES, também do supremo. O pedido de abertura de impeachment de MORAES foi apresentado por KAJURU ao STF logo após o ministro determinar, em 16 de fevereiro, a prisão em flagrante do deputado DANIEL SILVEIRA. O senador afirmou ao STF que o presidente do Senado tem sido "omisso" ao não despachar o processo de impeachment de MORAES.

As vendas externas de Santa Catarina alcançaram 759 milhões de dólares em março, com alta de três vírgula sete por cento frente ao mesmo mês do ano passado e de zero vírgula quatro por cento em relação ao mês anterior. Essa foi a maior alta desde o início da pandemia frente ao ano anterior. As importações totalizaram dois bilhões 243 milhões, com crescimento de 60 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isso, a balança do Estado teve um déficit de um bilhão 484 milhões. Os dados da balança comercial são apurados e analisados pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Com mais vendas de alimentos, o principal mercado externo voltou a ser a China. A alta das exportações, mais uma vez, foi puxada pela carne suína, que cresceram 60 por cento frente ao mesmo mês do ano passado.

Santa Catarina alcançou nesta segunda-feira, mais de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas no Estado. Esse reflexo é perceptível também na cobertura vacinal por estimativa de população, que sinalizou um aumento de 17 por cento em 10 dias. As doses aplicadas tiveram como foco os trabalhadores de saúde, idosos de 65 anos ou mais, comunidade quilombola, população indígena e pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos em instituições de longa permanência. O balanço preliminar de vacinação aponta que as vacinas foram mais aplicadas em dois grupos prioritários até o momento: os idosos de 70 a 79 anos e os profissionais de saúde. De acordo com o panorama de aplicação por Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica, a região que mais vacinou foi a da Grande Florianópolis, seguida pela região de Blumenau.

A governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, anunciou nesta segunda-feira, a mudança de quatro nomes de secretários estaduais. PAULO ELI está mais à frente da Fazenda. ROGÉRIO MACANHÃO, auditor estadual de carreira, assume o cargo. Ele atuou em Brasília como presidente da Fenafisco. ALEXANDRE WALTRICK será o novo secretário da Defesa Civil e ANA BLASI ocupará a vaga de JORGE TASCA na Secretaria de Administração. JORGE DAVID será o novo secretário de Articulação Nacional. Durante o ato de posse dos novos secretários, DANIELA disse que esse é um momento muito importante para Santa Catarina e que o intuito das trocas é recuperar a credibilidade do Estado.

Itapiranga confirma projeção e registra movimento econômico superior a um bilhão e 200 mil reais. O anuncio foi feito no final do ano passado, mantendo Itapiranga na liderança do Movimento Econômico entre os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. Com um crescimento de 27%, o Movimento Econômico de Itapiranga atingiu um bilhão 288 milhões de reais. O valor é decorrente, principalmente, das operações de vendas das empresas, vendas da produção agropecuária, consumo de energia e serviços de telecomunicações. As atividades que mais impactaram no crescimento do Movimento Econômico de Itapiranga em 2020, foram a suinocultura, avicultura e produção de leite.

Nova lei do trânsito estabelece que deixar de reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclista será infração gravíssima. Com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, a partir de agora, o motorista que não reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclistas vai cometer infração gravíssima com multa de 293 reais. Antes da alteração do código, a infração era considerada grave, com multa de 195 reais. O chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, ADRIANO FIAMOCINI, explica que a regra começou a valer a partir desta segunda-feira e que a infração é difícil de ser flagrada. Segundo ele, o importante é um se colocar no lugar do outro, é a única maneira de se entender no trânsito e respeitar as necessidades e os direitos dos demais.

Ciclistas também devem respeitar as leis. Apesar de os veículos de maior porte serem responsáveis pela segurança dos não motorizados, é importante que os ciclistas conheçam e respeitem a legislação de trânsito. Existem regras especificas para quem trafega de bicicleta que tem como objetivo padronizar normais e aumentar a segurança. Os pedestres possuem a preferência sobre ciclistas que, por sua vez, possuem preferência sobre os demais veículos. Os ciclistas devem trafegar nas ciclovias, ciclofaixas ou acostamentos. Quando não houver, devem utilizar o bordo da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais são obrigatórias, bem como, campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo. O capacete não é obrigatório, mas altamente recomendável.

Até as primeiras horas da manhã de ontem, o Brasil já havia arrecadado mais de 740 bilhões de reais em forma de impostos. O valor até esta segunda-feira de manhã era de 743 bilhões, 472 milhões, 960 mil reais. Os números mudam a todo instante e sofrem alterações em tempo real e são atualizados a cada imposto pago pelos brasileiros. Apenas em Santa Catarina, os catarinenses já pagaram 31 bilhões, 117 milhões e 21 mil reais. Ao todo, a arrecadação do estado representa três vírgula 91 por cento do total de arrecadação no Brasil.


Na região Extremo Oeste de Santa Catarina, São Miguel do Oeste é recordista em arrecadação com mais de seis milhões de reais em imposto apenas neste ano. Até ontem pela manhã, o valor era de seis milhões, 608 mil e 176 reais. O município de Itapiranga já arrecadou neste ano dois milhões 693 mil reais. O ICMS é o que mais arrecadou do consumidor, seguido pelo Imposto de Renda e Previdência. Já no ranking dos países em que os impostos trazem mais bem-estar à sociedade, ou seja, em que retornam para a sociedade em forma de benefícios, o Brasil ocupa o trigésimo lugar. Os três primeiros são Irlanda, Estados Unidos e Suíça. A quantidade de impostos sonegados nesses primeiros meses de 2021 também é alta e já ultrapassa os 170 bilhões de reais. Ao todo, já foram sonegados 174 bilhões reais. Os números também sofrem alterações a todo instante. As informações podem ser conferidas pela internet.

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe iniciou nesta segunda-feira. Imunização de grupos prioritários prossegue até o dia nove de julho. Neste ano, devido à pandemia, a secretaria de Saúde de Itapiranga preparou um calendário especial de atendimento ao público-alvo para não causar aglomeração, em virtude da aplicação paralela das vacinas de rotina e do imunizante contra a Covid-19. A vacinação está acontecendo na sala de vacinas, na Unidade Básica de Saúde Fronteira, no turno matutino. A secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, explica que nestes primeiros dias da campanha, a prioridade é vacinar as crianças de seis meses a um ano de idade, gestantes e puérperas.

Vacinação contra a Gripe não interfere na Campanha contra a Covid. São duas mobilizações nacionais para combate a diferentes doenças. Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe também conta com ampla divulgação. Conforme a secretária da Saúde ressalta o auxílio das Agentes de Saúde que atuam nos grupos prioritários para orientação e chamados em etapas para serem imunizados contra a gripe. CLAIR HEINEN salienta que a secretaria também está programando uma data para a realização do Dia D, com o propósito de ampliar a vacinação no município.

A assistente administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, MAIRA SCHMITT, que também é representante do SENAR na região, frisa que no momento ainda não há confirmação de novos cursos, em função da pandemia. O SENAR, no entanto, pretende oferecer o Programa 5S neste mês. A metodologia japonesa do 5S prima pela otimização de ambientes de trabalho, sustentando-se em torno da Utilização; Ordem; Limpeza; Saúde; e Autodisciplina. Já em maio a expectativa é de dois novos cursos na região de Itapiranga e municípios vizinhos, também a partir de uma empresa que procurou o sindicato. MAIRA ressalta que o SENAR também disponibiliza o programa de assistência técnica e gerencial, que acontece há vários anos, com um técnico de campo.

O SENAR está ainda com novas turmas agendadas para a área da apicultura e bovinocultura de corte. No momento ocorre a seleção de técnicos e em seguida serão formadas duas turmas. MAIRA SCHMITT enfatiza que os programas de assistência técnica, nos quais o técnico vai na propriedade, são cada vez mais comuns. Eles representam um conforto para o próprio produtor, que não precisa se deslocar da propriedade. Nas quatro horas de acompanhamento, o técnico observa se existe alguma situação que precisa mudar, para melhorar a propriedade e também a produtividade. Todas as medidas de prevenção ao coronavírus são respeitadas nas capacitações, como usar máscara, higienizar mãos e manter o distanciamento social.

Escola Especial de Itapiranga promove aulas atrativas para os alunos com equipe multiprofissional. Atividades diferenciadas fazem parte da rotina de trabalho da APAE de Itapiranga. Aulas de canto visam proporcionar bem estar e alegria, além do desenvolvimento da percepção, memória, linguagem e habilidades. O trabalho é feito pelas equipes pedagógica e técnica com seis profissionais incluindo quatro professores e dois técnicos. A diretora da Escola Especial de Itapiranga, MARINA BIANCHI ressalta que ocorre um revezando com a capacidade de 40 por cento e isso proporciona maior tranquilidade maior aos alunos que conciliam escola e período em casa.

O planejamento da APAE de Itapiranga incluiu aulas de canto que envolvem técnicos que prestam serviços em outras escolas especiais de municípios da região. MARINA BIANCHI lamenta que as atividades diferenciadas ainda não estão completas por falta de profissionais disponíveis para a APAE. A diretora da Escola Especial de Itapiranga também está na expectativa de contemplar os alunos com vacinas contra a Covid. MARINA BIANCHI revela que já foi feito um pedido especial para a Secretaria da Saúde. Algumas famílias ainda não liberaram os alunos para atendimento pedagógico e técnico por medo da doença. A diretora observa que a informação recebida é de que o município ainda não recebeu doses específicas para os alunos da APAE.

Sicoob Creditapiranga prepara duas assembleias para este mês. A cooperativa de crédito está próximo de um momento relevante em sua história com eleição de nova diretoria. O presidente JOSÉ ADALBERTO MICHEL, ocupa o cargo há 31 anos. Serão duas Assembleias que incluem alteração de estatuto e a eleição. O Diretor Administrativo GILVANE KERN, informa que a Assembleia Geral Extraordinária será no dia 20 de abril, às 14 horas. A principal pauta é a reforma e consolidação do estatuto social. No dia 30 de abril, ocorre a Assembleia Geral Ordinária, também a partir das 14 horas. Os eventos serão de forma online por meio de aplicativos disponibilizados aos associados. Além da já tradicional prestação de contas e destinação das sobras, ocorre a eleição do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e definição do presidente para os próximos quatro anos.

O Diretor Administrativo lembra que a primeira cooperativa de crédito do estado de Santa Catarina conta atualmente com mais de 23 mil e 500 associados. A cooperativa administra ativos totais próximo de 500 milhões de reais. GILVANE KERN afirma que é uma grande responsabilidade ter uma valorização de meio bilhão de reais. O Sicoob Creditapiranga possui sete agências, sendo duas em Itapiranga, ainda em São João do Oeste e Tunápolis, além do Rio Grande do Sul, em Tenente Portela, Três Passos e Santa Rosa. Está no projeto abertura de agências nas cidades gaúchas de Criciumal e Horizontina, além da segunda agencia em Santa Rosa.

O Diretor Administrativo GILVANE KERN, destaca que em função da pandemia do Coronavírus, os eventos ocorrerão de forma digital, e serão transmitidos diretamente da sede administrativa da cooperativa em Itapiranga, por meio do aplicativo Sicoob Moob, disponível gratuitamente a todos os associados, que poderão participar e votar. A participação dos associados nas assembleias é fundamental, pois é neste momento que poderão acompanhar os resultados de 2020 e contribuir com as decisões que envolvem a cooperativa. GILVANE KERN antecipa que o resultado financeiro é altamente positivo e caberá aos associados a definição final sobre a destinação.

Ao tentar sacar dinheiro, jovem sofre choque em caixa eletrônico. Um jovem sofreu uma descarga elétrica ao tentar sacar dinheiro em um terminal eletrônico do Banco do Brasil em Descanso por volta das 20 horas desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Militar o jovem ao receber a descarga elétrica teria desmaiado e apresentava sinais vitais alterados. O Corpo de Bombeiros prestou o atendimento no local e o encaminhou ao Hospital de Descanso. A PM de Descanso isolou o local para que não houvesse outros feridos.

Homem perde mais de 19 mil reais em compra de moto pela internet em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato em São Miguel do Oeste, nesta segunda-feira. Segundo a PM foi dialogado com os envolvidos e identificado a vítima através de um site de compra e venda muito popular na internet, verificou uma motocicleta XT-660 no valor de 20 mil reais. Na sequência, entrou em contato com o vendedor da motocicleta através do WhatsApp e iniciou as negociações. Nesta segunda-feira o homem fez um PIX de 19 mil reais, para o criminoso e que após a transferência começou a falar pessoalmente com o proprietário da motocicleta e notaram que se tratava de um golpe, pois o pagamento foi de 19 mil e o verdadeiro vendedor estava pedindo o valor de 31 mil reais. A vítima perdeu 19 mil e 100 reais com o golpe, que já fez muitas vítimas na região.

Uma briga entre dois irmãos terminou com um ferido na noite desta segunda-feira. O fato ocorreu na Rua Padre FRANCISCO MASURE, no Distrito Industrial de Descanso, por volta das 21h. A Polícia Militar encontrou no local um homem com sinais de embriaguez, lesão na cabeça e possível fratura em uma das pernas. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Segundo informações, houve uma briga entre irmãos, na qual um deles estava com um facão e um pedaço de madeira. O terceiro irmão relata que tentou separar a briga. A Polícia Militar colheu os relatos e confeccionou boletim de ocorrência.

Homem encontrado morto foi vítima de assassinato. A informação é do delegado CLAUDIR STANG, responsável pela investigação do homem encontrado morto por volta do meio dia de ontem. O delegado confirmou que se tratou de um homicídio cometido com arma branca. O fato ocorreu na Linha Progresso, interior de Princesa. Segundo o delegado, foram cerca de cinco perfurações que levaram à morte JONATAN DE LIMA, de 28 anos. Inicialmente havia sido divulgado que se tratava de um homem com 39 anos, mas conforme o delegado, a vítima tinha 28 anos. STANG disse que houve um suposto desentendimento entre a vítima e o suspeito, mas os motivos seguem sendo investigados. A polícia busca identificar o autor.

CLAUDIR STANG comentou que a polícia está conversando com os últimos contatos da vítima para elucidar as causas do fato. Segundo o delegado, o homem foi encontrado no interior da casa. Ainda segundo o delegado, não há confirmações sobre filmagens de videomonitoramento ou o tempo de permanência do suspeito na residência da vítima. As investigações sobre o suposto uso do veículo encontrado na propriedade estão sendo investigadas pela polícia. A vítima morava sozinha no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.