ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 13/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O governo da China declarou nesta quinta-feira que o pico do surto do novo coronavírus acabou no país. Os novos casos de Covid-19 continuam em declínio, afirmou o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, em entrevista coletiva em Pequim. Os casos surgiram no começo de dezembro de 2019, e o primeiro alerta da Organização Mundial da Saúde sobre uma pneumonia misteriosa foi dado em 31 de dezembro. A primeira morte foi registrada em nove de janeiro. Ao todo, o novo coronavírus já matou três mil 173 pessoas na China, o país que mais foi afetado pela doença.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta quinta-feira o fechamento de escolas e universidades "até segunda ordem" para conter o novo coronavírus no país. A medida passa a valer na segunda. Em discurso transmitido na televisão, MACROn pediu a todas as pessoas com mais de 70 anos, doentes crônicos ou com problemas respiratórios que fiquem em casa o máximo possível. O presidente francês também pediu que empresas facilitem o trabalho à distância pelos próximos dias. A França tem dois mil 284 casos de novo coronavírus e 48 registros de mortes pela Covid-19.

Para combater a disseminação do coronavírus, a Argentina suspendeu por 30 dias a chegada de voos vindos dos Estados Unidos, de todos os países da Europa, incluindo o Reino Unido, e da China, do Japão, da Coreia do Sul e do Irã. Cidadãos destes últimos três países, que necessitam de visto para entrar no país, também não terão a permissão emitida. Já o Peru anunciou que não receberá mais voos vindos de países da Europa e da Ásia. A medida foi adotada um dia depois de o país declarar emergência sanitária por um período de 90 dias. Existem 22 casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus no Peru, sendo sete de uma mesma família.

O Ministério Público Federal denunciou, nesta quinta-feira, o ex-gerente de Suporte Técnico de Dutos e Terminais Norte-Nordeste da Transpetro JOSÉ ANTÔNIO DE JESUS e mais duas pessoas por corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. De acordo com a força-tarefa, JOSÉ ANTÔNIO, que foi alvo da quadragésima sétima fase da operação, é suspeito de receber mais de 460 mil reais em propinas no esquema. Esta é a terceira denúncia contra o ex-gerente, segundo o MPF. Atualmente, ele está preso e cumpre pena referente a uma condenação de 18 anos em julho de 2018.

O Ministério da Economia anunciou nesta quinta-feira cinco medidas para reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus no país. Segundo a nota do ministério, as primeiras ações são "dedicadas especialmente a parcela da população mais vulnerável à pandemia". Na nota, oMinistério da Economia cita que buscará, em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, a realocação ágil de recursos orçamentários para que não falte suporte ao sistema de saúde brasileiro. Entre as medidas anunciadas está a antecipação do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS. Essa parcela, em geral, é paga em julho. Ao todo, serão desembolsados 23 bilhões de reais.

O presidente JAIR BOLSONARO usou máscara em uma transmissão ao vivo que fez no início da noite desta quinta-feira por uma rede social. Ele estava acompanhado do ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, e de uma intérprete de libras, ambos também de máscaras. Nesta quinta, o Palácio do Planalto informou que o secretário de Comunicação da Presidência da República, FABIO WAJNGARTEN, contraiu o vírus. Ele está em isolamento domiciliar em São Paulo. Devido ao teste positivo de WAJNGARTEN, os integrantes da comitiva – inclusive BOLSONARO, a primeira-dama MICHELLE e familiares do presidente – se submeteram ao teste para identificação do coronavírus. BOLSONARO também sugeriu o cancelamento dos protestos previstos para o próximo domingo.

Universidades catarinenses anunciaram medidas para tentar conter o contágio do novo coronavírus. As ações incluem a suspensão de formaturas e solenidades, por exemplo. As aulas não foram suspensas. A Universidade Federal de Santa Catarina anunciou na noite desta quinta-feira, entre outras medidas, a suspensão de solenidades marcadas para auditórios e espaços com grande concentração de pessoas, como formaturas, eventos, shows, palestras e seminários. A Udesc suspendeu as viagens internacionais de servidores e alunos e as contratações de serviços para a realização de novos eventos. A Federal da Fronteira Sul informou que devem ser evitados novos eventos e atividades que promovam aglomerações de pessoas. Eventos já agendados deverão ser avaliados pela Direção de Campus.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, editou um decreto no Diário Oficial desta quinta-feira que estabelece medidas de emergência para conter a expansão do novo coronavírus. Conforme a Secretaria de Estado da Casa Civil, o documento final será divulgado no final da tarde. Segundo nota divulgada pelo governo, a medida institui uma série de ações administrativas e prevê desde a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes até a contratação emergencial de bens e serviços, conforme a evolução do coronavírus. As demais ações previstas no decreto não foram detalhadas pela pasta. Também foi instalado um Centro de Operações de Emergência em Saúde para enfrentamento da doença com o objetivo de integrar as ações e serviços, além de mapear as áreas de risco e elaborar planos de preparação, acompanhar de forma permanente a evolução da doença.

Dois casos de coronavírus foram confirmados nesta quinta-feira em Santa Catarina pela Secretaria de Estado da Saúde. Os dois são em Florianópolis. Os pacientes, um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos, contraíram a doença no exterior não precisaram ser internados. Os diagnósticos de ambos ainda não constam dos dados atualizados pelo Ministério da Saúde. Até ontem à tarde ainda havia 73 casos suspeitos em monitoramento no estado. Conforme a secretaria, apesar da confirmação dos dois casos, ainda não há a necessidade de restrição de circulação de pessoas no estado, sendo que a população deve tomar os cuidados básicos de prevenção, como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e "etiqueta respiratória".

Sétima FAIC São Domingos, tem grande procura por estandes. Afirmação é do coordenador da feira, VIANEI MEOTTI. Destaca que em menos de 15 dias, quase todos os espaços foram comercializados, restando apenas poucas unidades para venda. Diz que mais uma vez, a Faci bate recorde de vendas e isto demonstra que a cada ano, a FAIC São Domingos se consolida como um dos maiores eventos de negócios do estado de Santa Catarina.

IFSC campus de São Lourenço do Oeste oferta vagas de estágio. A informação é do diretor GABRIEL FERRARI. De acordo com ele, estão abertas as inscrições de estágio para estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina, até o dia 16, agora de março. As vagas são para o Departamento de Administração e Gabinete da Direção Geral e para o Departamento de Ensino - Secretaria Acadêmica. A remuneração é de 486 reais e cinco centavos, além de auxílio transporte.

Estágio é concebido como uma oportunidade de aprendizagem. Segundo o diretor do IFSC, é uma forma de participar do mundo do trabalho e, na relação com outros profissionais do ramo, aprender também valores e atitudes no contexto das relações interpessoais e contradições que envolvem o trabalho. FERRARI, frisa que para saber mais sobre como se candidatar a uma vaga de estágio, os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Ensino do campus São Lourenço do Oeste, pelo telefone: (49) 3344-8493 ou pelo e-mail [email protected]

Colheita e venda do pinhão estão proibidas em todo o estado. Assim informa NELSON TRESOLDI, responsável pela área do meio ambiente em Campo Erê. Segundo ele, essa proibição protege tanto o consumidor quanto a natureza. Segundo ele, nessa época do ano o pinhão ainda não está pronto para ser colhido, e mesmo assim já há pessoas fazendo essa colheita para posterior venda.

Colheita e venda do pinhão estará liberada a partir de abril. Esse prazo é devido a maturidade da semente. Mesmo que existam espécies de pinheiro que amadureçam antes, esse é o prazo mínimo para ser feita a comercialização. NELSON lembra que ano passado tiveram informações sobre uma determinada propriedade que foi invadida, colhidos os pinhões verdes e colocados em um produto que forjava a maturação.

Quem for pego colhendo pinhão durante no período de proibição perde a carga e é enquadrado por crime ambiental. TRESOLDI, diz, se a pessoa for pega comercializando a semente ainda deverá ser penalizada pelo código do consumidor. Por isso, o apelo, para que somente colham quando o pinhão estiver maduro. Existem informações que as pessoas tem colhido e escondido no mato para posterior venda. TRESOLDI informa que essa prática além de entregar pinhões verdes a quem compra, ainda tira o alimento de alguns pássaros e diminui a disseminação do pinheiro, trazendo prejuízos ao meio ambiente.

Municípios recebem ações de controle da raiva dos herbívoros.

MILTON KASPER – Médico veterinário da Cidasc regional de São Lourenço do Oeste, comenta que com objetivo de manter a região livre da raiva, a equipe, realizou nos municípios de Quilombo e Campo Erê, captura de morcegos hematófagos. Explica que a Cidasc é a responsável pelo controle destes animais no Estado, e a orientação é que a população não tente capturá-los por conta própria. A captura do morcego hematófago é feita somente por profissionais do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, devidamente capacitados, vacinados contra a doença e equipados.

Capturas de morcegos são feitas, com auxílio de redes de neblina em áreas de mata próximas aos abrigos ou junto às fontes alimentares. KASPER conta que em todas atividades houve captura, e três morcegos foram coletados para envio de amostras ao laboratório para exames de raiva. Os morcegos capturados e que não foram coletados para amostras, receberam uma carga de pasta vampiricida sobre o dorso e foram soltos. KASPER, diz que os morcegos hematófagos costumam interagir com membros da colônia com mordidas e lambeduras. Após passar a pasta no dorso de um animal, ele é solto e retorna à colônia, acabando por contaminar outros.

Região de São Lourenço se mantém livre da raiva há 10 anos não tem notificação de caso de raiva. O médico veterinário da Cidasc Regional MILTON KASPER, pede que a população informe a localização de abrigos de morcegos vampiros ao escritório da Cidasc de sua cidade. Essas informações são fundamentais para que a estratégia de controle populacional dos morcegos obtenha sucesso e impeça que a doença cause danos na agropecuária e a saúde pública.

Animal que é infectado pelo morcego hematófago, apresenta alguns sintomas. KASPER explica que entre eles, o animal fica isolado do restante do rebanho, tem apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

Cidasc alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintoma nervoso. O médico da Cidasc MILTON KASPER, chama atenção de toda população,e frisa que diante de qualquer dúvida ou denúncia em relação a defesa agropecuária de Santa Catarina, o produtor pode entrar em contato também, por meio do Disque Denúncia da Defesa Sanitária Animal: 0800-644-8500.

Governador do estado faz visitas aos municípios da região. CARLOS MOISÉS ficará cerca de 24 horas na região e terá seis compromissos. O roteiro começou ontem em Palmitos, e depois esteve participando da posse do Conselho Diretor da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, juntamente com a vice-governadora, DANIELA REINEHR. Hoje segundo dia da visita oficial do governador, começou com um café da manhã com a imprensa no Hotel Solaris de São Miguel do Oeste. Esteve ainda pela manhã em Dionísio Cerqueira. Daqui a pouco ás duas e meia da tarde, CARLOS MOISÉS estará em São Lourenço do Oeste onde realiza atos de governo. A agenda termina na Câmara de Vereadores de Maravilha. A vice-governadora acompanha todos os atos do governador na região.

Grupo de servidores do estado organiza protesto contra governador CARLOS MOISÉS na noite de ontem. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação colocou faixas na rua lateral do Clube Comercial pedindo a valorização dos trabalhadores e o reajuste de 17 e meio por cento dos salários. O Sinte reclama que o estado não aplicou a reposição do piso do magistério ao longo da carreira nos últimos dias. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Miguel do Oeste também participou do ato. Os manifestantes também são contra a reforma da previdência e pela manutenção do Fundeb.

CARLOS MOISÉS se reuniu com os veículos de comunicação no salão Azul do Hotel Solaris. Objetivo do evento foi permitir que as rádios, jornais e portais de internet se apresentassem ao governador. MOISÉS também falou sobre a política de comunicação e os investimentos que pretende fazer nos veículos do interior. O governador não concedeu entrevistas para os jornalistas que estavam presentes. As equipes de reportagem também não puderam fazer gravações durante o Café com a Imprensa. MOISÉS deixou o município por volta das dez horas da manhã e seguiu de helicóptero para Dionísio Cerqueira. A vice-governadora foi de carro pela BR 163 e o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA sugeriu que ela relatasse os problemas da rodovia para o governador.

O governador do estado atendeu a reportagem da Peperi com exclusividade no aeroporto Helio Wassun minutos antes de embarcar na helicóptero que o levou para Dionísio Cerqueira. CARLOS MOISES conversou rapidamente com o repórter CRISTIAN LOSCH. O governador citou a Peperi e fez uma breve avaliação sobre a passagem pelo município.

Polícia Militar inicia patrulha rural com veículo adquirido pela prefeitura. A informação é do capitão da PM do de São Lourenço do Oeste VILMAR ROSA. De acordo com ele, começou nessa semana a patrulha rural realizada pela Polícia Militar. O carro utilizado, uma caminhonete Mitsubishi modelo L200 Sport, foi adquirida e entregue pelo governo municipal ainda em 2018. O investimento foi de 114 mil reais. Lembra que a PM recebeu o carro através de cessão de uso pelo prazo de cinco anos.

Trabalho consiste em visitar moradores do interior e conhecer melhor a realidade de cada comunidade. Segundo o Comandante da quinta Companhia de Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, capitão VILMAR ROSA, a patrulha rural funcionará todos os dias da semana. Acrescenta ainda que, depois da chegada do veículo, em 2018, a Polícia Militar de São Lourenço do Oeste acabou ficando com três policiais a menos no batalhão, dificultando a escala de trabalho e, assim, a ausência da patrulha rural.

Veículos colidem na SC 157. Um acidente de trânsito envolveu dois carros na tarde de ontem, em Quilombo. Um deles é da prefeitura do município. Segundo a Polícia Rodoviária, a colisão ocorreu por volta das 17 horas e 45 minutos. No acidente se envolveram um Celta, conduzido por um homem de 56 anos, e um Gol, dirigido por uma mulher de 39. Não houveram feridos e nos veículos foram registrados danos de pequena monta.

Envolvido em morte de mulher gravida pega mais de 17 anos de prisão. Em julgamento realizado ontem no Tribunal do Júri da Comarca de Marmeleiro, no plenário da Câmara de Vereadores, o réu ANDRÉ DA SILVA, 23 anos, acusado de participação no crime de homicídio onde foi vítima ADRIANA FERRONATTO, 34 anos, que estava grávida, foi condenado a 17 anos, 5 meses e 8 dias de prisão por duplo homicídio qualificado e crime de encomenda a ser cumprido em regime inicialmente fechado.

O crime ocorreu no dia 11 de outubro de 2016 no bairro Cophamar em Marmeleiro. ADRIANA havia deixado alunos que transportava na Van em que trabalhava e foi pega em uma emboscada por ANDRÉ que dirigia um Astra e pelo segundo denunciado VINICIUS DA COSTA, 28 anos que desembarcou do veículo e efetuou disparos de arma de fogo contra ela. A mulher chegou a ser socorrida, mas morreu horas depois no Hospital Regional.

Crime teria sido encomendado e o acusado de ser o mandante está sendo pronunciado e irá também a júri popular. Segundo o advogado de acusação, ADILSON RAIMONDI o autor dos disparos está preso e também será submetido a julgamento popular. Após a sentença condenatória o sentenciado foi novamente removido para a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde já estava preso e aguardava a decisão da Justiça. Durante o julgamento, familiares e amigos de Adriana usavam camisetas com a foto dela pedindo justiça.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.