ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 13 03 2019

-STF BLOQUEIA UM MILHÃO E 700 MIL EM BENS DE AÉCIO NEVES

-POLÍCIA MILITAR PODE REFORÇAR BARREIRAS SANITÁRIAS EM SC

-ENQUETE MOSTRA QUE 70 POR CENTO APROVAM HORÁRIO LIVRE PARA O COMÉRCIO

-MUNICÍPIO REGISTRA 60 FOCOS DA DENGUE EM APENAS UMA SEMANA

-FETRAF TERÁ SÉRIE DE AUDIÊNCIAS COM SECRETARIAS DO GOVERNO ESTADUAL

-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR FURTO DE BETONEIRA

-INCENDIO ATINGE FÁBRICA DE MÓVEIS NAS MARGENS NA SC 283


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


Um dia depois de rejeitar o novo acordo proposto pela primeira-ministra THERESA MAY, o Parlamento britânico votará nesta quarta-feira se Reino Unido deve sair da União Europeia em 29 de março com ou sem acordo. Se a proposta de sair sem acordo avance, alternativa considerada improvável por analistas, não haveria a transição de 21 meses e resultaria em riscos para o comércio, imigração, saúde, entre outras áreas. Líderes empresariais afirmam que a falta de um acordo causaria caos em mercados e cadeias de fornecimento com risco de escassez de alimentos e remédios.


Manifestantes ocuparam as ruas em diversas regiões da Venezuela ontem a tarde em protesto contra o apagão no país. O blecaute começou há cinco dias e interrompeu também o fornecimento de água em algumas cidades venezuelanas. O autoproclamado presidente da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, discursou na capital Caracas e pediu que os manifestantes não deixassem as ruas. Nos protestos, GUAIDÓ também disse que o "fim da usurpação está muito próximo".


O procurador-geral da Venezuela, TAREQ SAAb, informou nesta terça-feira que abriu uma investigação contra o presidente da Assembleia Nacional, JUAN GUAIDÓ, para apurar a responsabilidade dele no apagão que afeta o país desde quinta-feira da semana passada. O Ministério Público vai apurar o suposto envolvimento de GUAIDÓ na sabotagem realizada contra o Sistema Elétrico Nacional. Ainda não está claro o motivo real da falta de energia e o governo falta em "sabotagem criminosa e brutal contra o sistema de geração elétrica".



A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que torna crime o assédio moral no trabalho. O texto segue para o Senado. Pela proposta, configura assédio moral: "Ofender reiteradamente a dignidade de alguém, causando-lhe dano ou sofrimento físico ou mental, no exercício de emprego, cargo ou função." O projeto prevê a inclusão do assédio moral no Código Penal e define que a pena para o crime será detenção de um a dois anos. A pena poderá ser aumentada em um terço se a vítima tiver menos de 18 anos.


O Supremo Tribunal Federal determinou nesta terça-feira o bloqueio de um milhão e 700 mil reais em bens do deputado AÉCIO NEVES do PSDB mineiro. Também foi bloqueado o mesmo valor em bens da irmã do político, ANDRÉA NEVES. O pedido para bloqueio de bens foi da procuradoria geral da república a fim de garantir o pagamento de multa, além de indenização por danos coletivos, caso o deputado seja condenado. AÉCIO é réu em ação penal que apura se ele pediu propina de dois milhões a JOESLEY BATISTA. Em troca, o ex-senador e atual deputado por Minas Gerais teria prestado favores políticos, segundo a acusação.


O grupo do Ministério Publico Federal que atua na Operação Lava Jato no Paraná desistiu de criar um fundo privado para gerir o dinheiro devolvido pela Petrobras. Um pedido para suspensão do procedimento para criação da fundação que receberia os recursos foi protocolado nesta terça-feira. Além disso, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu ao Supremo Tribunal Federal a anulação de todo o acordo firmado pela Petrobras. O acordo, já homologado pela Justiça, estipula a devolução de dois bilhões e meio de reais. A intenção do MPF do Paraná era criar uma fundação de direito privado para destinar esses recursos a iniciativas sociais, em áreas como saúde, educação e meio ambiente.



Uma parceria entre as Secretarias da Agricultura e da Segurança Pública pode garantir a participação da Polícia Militar na defesa agropecuária em Santa Catarina. A intenção é unir esforços para garantir a sanidade animal e vegetal no estado.O secretário da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊA, e o coordenador do Colegiado de Segurança Pública, coronel ARAÚJO GOMES, começaram a discutir o projeto nesta semana. A parceria permitiria, por exemplo, a utilização das câmeras de identificação de placas e a abordagem de veículos suspeitos para cobrança da GTA. Os PMs devem receber um treinamento para que possam intervir e reforçar os trabalhos de defesa agropecuária.


A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia para investigar as obras da reforma na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, definiu nesta terça-feira o cronograma de ação. Também escolheu os servidores públicos convidados para ajudar na apuração e lista de documentos a serem analisados. O objetivo da CPI é apurar os gastos com a reforma da ponte, que segundo os deputados, já passam de 700 milhões. A comissão começou os trabalhos ontem com uma polêmica. Membros da CPI receberam doações de empresas que agora serão investigadas.


O governador CARLOS MOISÉS escolheu nesta terça-feira, o promotor de carreira FERNANDO COMIN para ser o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina. O mandato será de dois anos com início em cinco de abril. Ele foi o mais votado da lista tríplice encaminhada pelo MP para o governo. FERNANDO COMIN tem 44 anos e ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em 2001. Ele atuou em várias regiões e foi promotor em São Miguel do Oeste em 2004.



O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, RENATO ROMANCINI, será sepultado as duas horas da tarde no cemitério São Miguel e Almas. O velório está ocorrendo na Igreja Matriz São Miguel e Arcanjo. ROMANCIN morreu ontem por volta do meio-dia em Chapecó. Ele estava internado no hospital Regional e teve falência múltipla de órgãos. O prefeito WILSON TREVISAN decretou luto oficial por três dias e lamentou a perda de uma “pessoa muito articulada que tinha um carinho muito grande pelo município”. A prefeitura e a câmara de vereadores estão fechadas nesta quarta-feira.


A secretaria de Agricultura de Barra Bonita ainda está recebendo inscrições para o programa de sementes de pastagens. A informação é do secretário de Agricultura CLAUDEMIR DASSI. Ele disse que somente podem acessar o programa agricultores que tiveram movimentação econômica no ano passado e que prestaram contas da nota de produtor. O prazo para inscrição vai até sexta-feira na secretaria. DASSI explicou que a ação incentiva a cobertura do solo que é muito importante para o aumento da produtividade no meio rural.


O município de São Miguel do Oeste arrecadou mais de 350 mil reais com a realização do primeiro leilão de veículos e bens inservíveis de 2019. A informação foi divulgada pelo secretário de Administração e Finanças da prefeitura, ALENCAR BARBIERI. De acordo com ele, o resultado foi positivo e surpreendeu a equipe. BARBIERI disse que o valor arrecadado foi maior do que o esperado pela prefeitura. Ele lembrou que todos os lotes que estavam disponíveis foram vendidos e por isso as metas foram atingidas. O recurso adquirido com o leilão será utilizado para a compra de novos carros para as secretarias municipais.


O leilão promovido pela prefeitura registrou um índice superior a 400 lances cadastrados. A afirmação é do secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI. De acordo com ele, dos 180 habilitados a fazer os lances, 103 realizaram o procedimento. Ele revelou que o índice demonstra uma participação superior a 50 por cento. BARBIERI lembrou que o leilão foi feito via internet e buscou alcançar o maior número de regiões possíveis. Ele destacou que além de Santa Catarina, alguns lotes foram adquiridos por pessoas de Minas Gerais, São Paulo e também do Paraná. O secretário salientou que isso só foi possível devido ao modo on-line do leilão.


O município de São Miguel do Oeste deverá realizar mais um leilão nos próximos meses. A projeção é do secretário de Administração e Finanças da prefeitura, ALENCAR BARBIERI. Ele antecipou que outra ação dessa natureza deve ocorrer no mês de junho desse ano. A equipe técnica da prefeitura já está fazendo uma avaliação dos veículos e mobiliários antigos e todos esses itens também devem ser leiloados. BARBIERI lembrou que boa parte desse material que será vendido está localizado no parque da Faismo e objetivo, além da arrecadação financeira, é deixar o local livre para que o município possa ocupar o espaço de uma forma mais produtiva.


O município de São Miguel do Oeste alcançou a marca de 310 focos do mosquito da dengue. A informação é do coordenador das equipes de combate a dengue, CELIO SILVA. Ele disse que o número é mais da metade de todos os focos do ano passado. Em 2018, foram 590 registros do mosquito. A média foi de um foco e meio por dia. Neste ano, já são 310 em apenas 72 dias. A média é superior a quatro novos focos por dia. SILVA disse que,apesar da ação dos agentes, os números são cada vez maiores e preocupantes.


Somente na semana passada, a secretaria de saúde confirmou 60 novos focos da dengue. De acordo com o coordenador das equipes de combate à dengue, CELIO SILVA, a cidade inteira está infestada pelo mosquito aedes aegypti. Além disso, já foram confirmados focos em comunidades do interior. Ontem, foram coletadas novas amostras pela cidade e a previsão é de que pelos mais 20 focos sejam confirmados nesta semana. SILVA disse que muitas pessoas não estão levando a sério e as equipes estão notificando e multando quem não tomar as ações necessárias para eliminar água parada. Até agora, não houve nenhum caso da doença no município.


A Federação dos trabalhadores da agricultura familiar de Santa Catarina saiu satisfeita da primeira audiência com o governador do estado, CARLOS MOISES DA SILVA. A avaliação é do coordenador da Fetraf sul, ALEXANDRE BERGAMIN. De acordo com ele, a primeira audiência da federação com o novo governo foi positiva. Durante o encontro, a Fetraf apresentou o histórico do movimento e a pauta de reivindicações do setor. BERGAMIN disse que os pedidos são os mesmos há vários anos porque os últimos governos não atenderam a pauta da agricultura familiar. Ele comentou que MOISÉS se mostrou a favor de questões centrais para a Fetraf, como a produção orgânica e a compra governamental de produtos da agricultura familiar.


A Fetraf Sul e o governo catarinense definiram um calendário de encontros setoriais para avaliar a pauta da agricultura familiar. De acordo com o coordenador da federação, ALEXANDRE BERGAMIN, o roteiro prevê encontros da entidade com as secretarias de Agricultura, Saúde, Educação e Casa Civil. A primeira audiência está marcada para amanhã na secretaria de Agricultura. BERGAMIN disse que a pauta é extensa e começa com uma política especifica para as agroindústrias familiares e ações de fortalecimento dos pequenos agricultores.

Um dos pedidos da Fetraf Sul é a ampliação do volume de compras governamentais da agricultura familiar. De acordo com o coordenador da federação, ALEXANDRE BERGAMIN, o setor tem condições para fornecer mais do que mínimo fixado na lei. Atualmente, 30 por cento da merenda escolar, por exemplo, deve vir da agricultura familiar. BERGAMIN disse que os pequenos produtores tem capacidade para entregar mais do que isso. A pauta da Fetraf na educação envolve o não fechamento das escolas do campo e a definição de um currículo voltado a realidade do homem do campo com temas como o cooperativismo por exemplo.


As enquetes do Boa Tarde Peperi nas redes sociais apontam uma aprovação expressiva da proposta do horário livre para o comércio de São Miguel do Oeste. O tema foi abordado na edição de ontem do programa com opinião de moradores entrevistados no centro da cidade e de autoridades contra e a favor da ampliação do horário. No Facebook, mais de mil e 300 pessoas responderam à enquete: 68 por cento concorda com o horário livre e 32 por cento é contra. No Instagram, foram cerca de mil votos e o resultado foi o seguinte: 72 por cento a favor da mudança e 28 por cento não.


A ampliação do horário do comércio, por si só, não vai garantir o aumento das vendas ou o desenvolvimento do município. A posição é da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Ela disse que a proposta de horário livre para as empresas não vai resultar em uma cidade melhor. A vereadora comentou que obrigar os trabalhadores a ter horários mais difíceis de serem cumpridos terá uma consequência negativa do ponto de vista familiar e social.


São Miguel do Oeste tem que escolher se quer ser uma cidade polo ou não. A afirmação é do vereador do MDB e líder do governo, CASSIO DA SILVA. Ele disse que a questão do comércio é central para a confirmar essa condição de polo regional. CASSIO entende que as empresas devem ter liberdade para escolher o horário de funcionamento a fim de atender o consumidor e ampliar as vendas. É necessário, segundo CASSIO, destravar o crescimento das empresas.


Além dos vereadores, sindicatos que representam os trabalhadores e entidades que representam os comerciantes também tem posições diferentes em relação ao horário livre do comércio. De acordo com a presidente do sindicato dos empregados no comércio, IVANIR RESIDORFER, o problema são as consequências dessa proposta, especialmente para os trabalhadores que não vão receber horas extras e sim terão que compensá-las, além de reduzir o tempo com a família. Ela entende que a ampliação do horário não vai gerar a contratação de mais trabalhadores além de criar dificuldade para os pequenos estabelecimentos comerciais.


O projeto de lei que deve ser votado amanhã vai facilitar as empresas que querem fazer um horário diferente. De acordo com o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, a proposta acaba com a taxa para abertura em horário especial e com a burocracia que envolve esse tema. SPENGLER comentou que a ampliação do horário terá consequências positivas para a economia. Ele citou que a relação empresa-consumidor está mudando e por isso a mudança é necessária. O comerciante citou que muitos consumidores não tem tempo de fazer compras no horário tradicional e o comércio deve atender essas pessoas.



A Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente entre um carro e um carreta nesta quarta-feira na BR 282. A colisão aconteceu por volta das seis e meia nas proximidades da vinícola Cavali e envolveu um Golf de São Miguel do Oeste e uma carreta de São Martinho, no Rio Grande do Sul. Os dois veículos foram parar fora da pista e tiveram grandes estragos, especialmente o Golf. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido.


Um homem foi preso nesta terça-feira depois de furtar uma betoneira no município de Campo Ere. O crime aconteceu na madrugada de ontem no bairro Primavera. A Polícia Militar foi chamada para verificar a denúncia de que um homem estaria carregando o equipamento pela ruas do bairro. O suspeito estava em visível estado de embriaguez e confirmou que havia furtado o equipamento em um estabelecimento comercial. Ele foi detido e levado para a delegacia de polícia.


Um incêndio atingiu uma indústria de moveis localizada as margens da SC 283 em Mondaí. O fogo atingiu o silo de maravalha da fábrica por volta das sete horas da noite. Bombeiros de Iporã do Oeste trabalharam por cerca de três horas para isolar os exaustores que levam a maravalha do interior da indústria para o silo. Bombeiros de Itapiranga e a prefeitura de Mondaí também auxiliaram no combate das chamas. Ninguém ficou ferido e os prejuízos ainda não foram calculados pela empresa.


Um homem ficou ferido em um acidente no final da manhã de hoje no centro de São Miguel do Oeste. A colisão envolveu uma moto CG e um Fiesta no cruzamento das ruas Sete de Setembro com a Rui Barbosa. O condutor da moto sofreu ferimentos leves e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.