ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-03-2019 Quarta-Feira

-STF BLOQUEIA UM MILHÃO E 700 MIL EM BENS DE AÉCIO NEVES

-POLÍCIA MILITAR PODE REFORÇAR BARREIRAS SANITÁRIAS EM SC

-ESCOLAS DA REGIÃO SERÃO HOMENAGEADAS POR PRÊMIO NACIONAL

-CINCO PROJETOS ESTÃO EM ANÁLISE PELAS COMISSÕES DO LEGISLATIVO DE DESCANSO

-IGREJA LUTERANA PROMOVE ATO DE INSTALAÇÃO DO NOVO PASTOR NESTE DOMINGO

-POLÍCIA MILITAR LANÇA CAMPANHA EDUCATIVA SOBRE O USO DA CADEIRINHA

-COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E CARRETA É REGISTRADA NA BR 282

-INCÊNDIO ATINGE SILO DE MARAVALHA DA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DEISS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


Um dia depois de rejeitar o novo acordo proposto pela primeira-ministra THERESA MAY, o Parlamento britânico votará nesta quarta-feira se Reino Unido deve sair da União Europeia em 29 de março com ou sem acordo. Se a proposta de sair sem acordo avance, alternativa considerada improvável por analistas, não haveria a transição de 21 meses e resultaria em riscos para o comércio, imigração, saúde, entre outras áreas. Líderes empresariais afirmam que a falta de um acordo causaria caos em mercados e cadeias de fornecimento com risco de escassez de alimentos e remédios.


Manifestantes ocuparam as ruas em diversas regiões da Venezuela ontem a tarde em protesto contra o apagão no país. O blecaute começou há cinco dias e interrompeu também o fornecimento de água em algumas cidades venezuelanas. O autoproclamado presidente da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, discursou na capital Caracas e pediu que os manifestantes não deixassem as ruas. Nos protestos, GUAIDÓ também disse que o "fim da usurpação está muito próximo".


O procurador-geral da Venezuela, TAREQ SAAb, informou nesta terça-feira que abriu uma investigação contra o presidente da Assembleia Nacional, JUAN GUAIDÓ, para apurar a responsabilidade dele no apagão que afeta o país desde quinta-feira da semana passada. O Ministério Público vai apurar o suposto envolvimento de GUAIDÓ na sabotagem realizada contra o Sistema Elétrico Nacional. Ainda não está claro o motivo real da falta de energia e o governo falta em "sabotagem criminosa e brutal contra o sistema de geração elétrica".



A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que torna crime o assédio moral no trabalho. O texto segue para o Senado. Pela proposta, configura assédio moral: "Ofender reiteradamente a dignidade de alguém, causando-lhe dano ou sofrimento físico ou mental, no exercício de emprego, cargo ou função."/ O projeto prevê a inclusão do assédio moral no Código Penal e define que a pena para o crime será detenção de um a dois anos. A pena poderá ser aumentada em um terço se a vítima tiver menos de 18 anos.


O Supremo Tribunal Federal determinou nesta terça-feira o bloqueio de um milhão e 700 mil reais em bens do deputado AÉCIO NEVES do PSDB mineiro. Também foi bloqueado o mesmo valor em bens da irmã do político, ANDRÉA NEVES. O pedido para bloqueio de bens foi da procuradoria geral da república a fim de garantir o pagamento de multa, além de indenização por danos coletivos, caso o deputado seja condenado. AÉCIO é réu em ação penal que apura se ele pediu propina de dois milhões a JOESLEY BATISTA. Em troca, o ex-senador e atual deputado por Minas Gerais teria prestado favores políticos, segundo a acusação.


O grupo do Ministério Publico Federal que atua na Operação Lava Jato no Paraná desistiu de criar um fundo privado para gerir o dinheiro devolvido pela Petrobras. Um pedido para suspensão do procedimento para criação da fundação que receberia os recursos foi protocolado nesta terça-feira. Além disso, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu ao Supremo Tribunal Federal a anulação de todo o acordo firmado pela Petrobras. O acordo, já homologado pela Justiça, estipula a devolução de dois bilhões e meio de reais. A intenção do MPF do Paraná era criar uma fundação de direito privado para destinar esses recursos a iniciativas sociais, em áreas como saúde, educação e meio ambiente.



Uma parceria entre as Secretarias da Agricultura e da Segurança Pública pode garantir a participação da Polícia Militar na defesa agropecuária em Santa Catarina. A intenção é unir esforços para garantir a sanidade animal e vegetal no estado. O secretário da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊA, e o coordenador do Colegiado de Segurança Pública, coronel ARAÚJO GOMES, começaram a discutir o projeto nesta semana. A parceria permitiria, por exemplo, a utilização das câmeras de identificação de placas e a abordagem de veículos suspeitos para cobrança da GTA. Os PMs devem receber um treinamento para que possam intervir e reforçar os trabalhos de defesa agropecuária.


A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia para investigar as obras da reforma na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, definiu nesta terça-feira o cronograma de ação. Também escolheu os servidores públicos convidados para ajudar na apuração e lista de documentos a serem analisados. O objetivo da CPI é apurar os gastos com a reforma da ponte, que segundo os deputados, já passam de 700 milhões. A comissão começou os trabalhos ontem com uma polêmica. Membros da CPI receberam doações de empresas que agora serão investigadas.


O governador CARLOS MOISÉS escolheu nesta terça-feira, o promotor de carreira FERNANDO COMIN para ser o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina. O mandato será de dois anos com início em cinco de abril. Ele foi o mais votado da lista tríplice encaminhada pelo MP para o governo. FERNANDO COMIN tem 44 anos e ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em 2001. Ele atuou em várias regiões e foi promotor em São Miguel do Oeste em 2004.

-ESCOLAS DA REGIÃO SERÃO HOMENAGEADAS POR PRÊMIO NACIONAL

-CINCO PROJETOS ESTÃO EM ANÁLISE PELAS COMISSÕES DO LEGISLATIVO DE DESCANSO

-IGREJA LUTERANA PROMOVE ATO DE INSTALAÇÃO DO NOVO PASTOR NESTE DOMINGO

-POLÍCIA MILITAR LANÇA CAMPANHA EDUCATIVA SOBRE O USO DA CADEIRINHA


Comitiva do Oeste catarinense participa de missão no Paraguai. Suinocultores catarinenses, empresários da região Oeste e a ACCS participaram na última semana da décima nona edição da Agro Show Copronar, evento realizado em Naranjal, no Paraguai. Durante a agenda a comitiva catarinense também se reuniu com lideranças políticas e empresariais da região, com o objetivo de firmar parcerias comerciais que favorecerão o desenvolvimento do Mercosul. Essa relação será consolidada com a Rota do Milho, que vai integrar o Brasil, a Argentina e o Paraguai através da desburocratização das fronteiras. Os acordos para que a rota se torne realidade estão em fase final, faltando apenas a liberação da documentação das balsas que transportarão a produção entre o Paraguai e a Argentina.


Santa Catarina consome todos os anos cerca de sete milhões de toneladas de milho para a produção de ração, mas importa cerca de quatro milhões de toneladas de outros estados. O estado catarinense importa milho do Paraguai, mas a rota por Foz do Iguaçu é longa e enfrenta dificuldades aduaneiras. A ideia é encurtar o caminho transportando o cereal paraguaio pelas estradas da Argentina. Conforme dados da safrinha paraguaia de 2019, das quatro vírgula sete milhões de toneladas produzidas, um milhão e meio de tonelada será para o consumo interno, dois milhões vão para a exportação e mais de um milhão de tonelada é o volume excedente.


Escola de Belmonte alia projetos para construção de auto-biografia dos alunos. Segundo a diretora da escola municipal João Revers, JANE PIASESKI, o projeto, denominado de “construindo elos”, foi definido na primeira semana de planejamento quando da retomada das aulas há cerca de um mês. A diretora explica que os professores estão trabalhando com as turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental sobre construção da identidade, particularidades de cada aluno e família. JANE enfatiza que o objetivo é conhecer a realidade de cada crianças, e socializar os temas com toda turma. Ela lembra que a escola também dará continuidade ao projeto Estante Mágica, em que cada aluno fará sua auto-biografia a partir do projeto sobre seu auto-conhecimento. O lançamento do livro está previsto para maio, com dia de autógrafo e dia da família na escola.


APAE Caminho de Luz desenvolve atividades práticas com alunos. A diretora ELIANE BRUGNEROTTO explica que os estudantes recebem atendimento de psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, e também de psiquiatra, sempre que necessário. Ela comenta que este atendimento complementa o trabalho que é feito pelos professores de sala e das áreas de informática, educação física e artes. ELIANE diz que cada professor realiza atividades práticas que contribuem no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Entre as atividades, a diretoria cita a preparação dos lanches, o plantio e colheita de hortaliças e artesanato. Ela lembra que está em andamento à tradicional rifa de Páscoa da APAE. São 12 cestas para o sorteio no dia 17 de abril, com a venda dos números ao valor de dois reais. Também estão sendo vendidas casquinhas de Páscoa.


Educação de Descanso inicia o ano com diversas ações. De acordo com a secretária, MARISE GIUMBELI, já no ano passado o município iniciou a formação dos professores sobre a nova base nacional comum curricular, que traz inovações no processo de ensino aprendizagem. Aliado a capacitação, a secretária destaca a parceria com a Polícia Ambiental, para desenvolver o programa protetor ambiental a partir deste mês, com alunos da escola de Cachoerinha, colégio estadual Everaldo Beckauser e a escola particular Unicampo. Os alunos são selecionados por meio de prova aplicada pela polícia. MARISE destaca que o programa vem para completar as ações que são realizadas desde a creche, incentivando os alunos a adotarem atitudes a favor do meio ambiente. Ela cita também que dias 21 e 22, serão realizadas atividades de teatro e contação de histórias. MARISE destaca ainda a intenção de trazer um planetário móvel, para incrementar o estudo dos alunos.


Cinco projetos estão em análise pelas comissões do legislativo de Descanso. O presidente da câmara de vereadores, MARCOS BALDO, explica que a sessão desta semana foi antecipada de terça para segunda-feira em função de problemas particulares de um vereador. Na sessão de segunda-feira, esteve em pauta o projeto que autoriza o executivo a escriturar imóveis da área industrial, beneficiando empresa que cumpriu com as obrigações quando da cessão de terreno para sua instalação. Outro projeto em discussão, trata da venda de imóveis para investimento do valor arrecadado na conclusão do ginásio municipal. O projeto foi tema de reunião antes da sessão com o executivo. O presidente cita também o projeto que prevê alterações no estatuto do servidor, no que diz respeito a melhoria dos vencimentos, e o projeto sobre esgotamento sanitário.


Escolas da região serão homenageadas por prêmio nacional. O evento ocorre no próximo dia 21 e faz parte da premiação recebida como destaque no Programa Cooperjovem. Programação será no Complexo Oktober em Itapiranga com início às oito horas e 30 minutos. Segundo o coordenador do programa Cooperjovem no Sicoob Creditapiranga, GILVANE KERN, estão confirmadas autoridades estaduais e nacionais do cooperativismo. Destaca a presença de duas mil pessoas sendo mil e 800 alunos integrantes do Programa que garantiu à cooperativa o primeiro lugar nacional no Prêmio SomosCoop. O coordenador explica que os Sistemas OCB e Ocesc irão homenagear o trabalho de nove escolas de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste parceiras da cooperativa, que levou o Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado em 2018.


Programa Cooperjovem tem grande envolvimento das escolas. De acordo com coordenador, GILVANE KERN as escolas e municípios também aderiram ao evento do dia 21. A programação inclui apresentação teatral e homenagens. As nove escolas vão marcar presença com deslocamento de todos os alunos envolvidos. KERN informa que a homenagem será para as escolas Esperança, Funei, Santo Antônio, Celestino Forneck, Oscar Puhl e Bela Vista, todas de Itapiranga. Também o centro Educacional Helga Follmann, de Tunápolis, centro Educacional São João do Oeste e escola de Educação Básica Cristo Rei, de São João do Oeste. Participam alunos do Ensino Fundamental, com idades entre seis e 14 anos. O evento também terá presença de pais, professores e funcionários das escolas, cooperativas e instituições parceiras. Está confirmada a presença do presidente do Sescoop, LUIZ SUZIN.


O Programa Cooperjovem tem por objetivo ajudar a formar cidadãos mais solidários, participativos e comprometidos com um futuro socialmente justo. O coordenador GILVANE KERN diz que o Programa é uma das principais iniciativas de divulgação e promoção da cultura da cooperação. O Cooperjovem está em 16 estados, em 630 escolas, conta com o apoio de 108 cooperativas e beneficia mais de 120 mil alunos por ano. Conforme KERN, o Prêmio SomosCoop é uma iniciativa do Sistema OCB. A intenção é reconhecer as boas práticas de cooperativas brasileiras que tenham benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas. O Sicoob Creditapiranga ficou em primeiro lugar por desenvolver o Cooperjovem seguindo as boas práticas de implantação e acompanhamento do programa.


Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Iporã do Oeste promove ato de instalação do novo pastor neste domingo. A apresentação oficial do novo pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil congregação São Paulo no domingo terá início às 19 horas, na sede da igreja na rua dos Pinheiros. CELSO VALMIR GRAMS é natural de Três Passos, RS, e vem da cidade de Canguçu, no estado gaúcho, próximo ao município de Pelotas. Ele substitui o pastor ROGÉRIO BELIM que foi transferido para Bela Vista, no Mato Grosso. O pastor destaca que já conhecia a região oeste de Santa Catarina, por ter se criado no município de Paraíso. Ele explica que as transferências ocorrem de maneira natural, principalmente devido à aposentadoria de pastores. O período em que cada pastor permanece em uma paróquia não é especificado.


Em Iporã do Oeste a Igreja Evangélica Luterana do Brasil é dividida em uma congregação na cidade e mais duas em comunidades do interior. O pastor esclarece que a paróquia possui a congregação São Paulo da sede de Iporã do Oeste, a congregação Bom Pastor de Pirajú e a congregação Cristo de Lagoa dos Patos. CELSO VALMIR GRAMS cita ainda dois pontos de pregação, na linha Barra Grande, e outro em Tunápolis. Ele explica que os pontos de pregação são espaços em casas de famílias onde são realizados cultos e estudos, em função de ainda não haver igreja para estas finalidades. O pastor enfatiza que nos próximos dias irá se reunir com as lideranças das congregações para planejar as atividades do ano.


Entre as suas preocupações como liderança religiosa, o pastor cita o envolvimento da juventude com drogas e outros problemas da sociedade que comprometem a sua formação como cidadãos. CELSO VALMIR GRAMS destaca que irá intensificar as ações para aproximar crianças e adolescentes da igreja, com ferramentas como, por exemplo, as redes sociais. O pastor cita também o trabalho em parceria com outras igrejas, a exemplo da católica por meio do padre OSNI e o pastor ADELAR da igreja evangélica, com os quais manteve contato durante a semana. Ele avalia que épocas em que as igrejas discutiam já são passado, e hoje deve predominar o diálogo, o que também é um desafio devido ao uso das tecnologias e redes sociais que acabam distanciando as pessoas.


Polícia Militar de Iporã do Oeste lança campanha educativa sobre o uso da cadeirinha. A ação faz parte do programa Rede de Segurança Escolar, em andamento desde o ano passado. O comandante da Polícia Militar, sargento MILTON WOLF, explica que como os pais devem ser o exemplo aos seus filhos, o programa e seus objetivos estão sendo apresentados nas reuniões das associações de pais e professores que estão sendo realizadas este mês pelas escolas. O sargento destaca que com recursos oriundos da aplicação de multas foram impressos mil folders com orientações sobre o uso da cadeirinha. Ele cita que a maior causa de mortes no Brasil de crianças de cinco a 14 anos são acidentes de transito, e 70% destas mortes poderiam ser evitadas com o uso do cinto se segurança e a cadeirinha adequada a cada idade e tamanho da criança.


O sargento MILTON WOLF esclarece que para crianças recém nascidas, até um ano de idade, é obrigatório o transporte no bebe conforto preso ao cinto de segurança. A partir de um ano, até os quatro anos de idade, os pais ou responsáveis devem usar a cadeirinha tradicional, em que a criança senta voltada para frente. Da mesma forma, o comandante explica que a cadeirinha deve ser fixada com o cinto de segurança, e a criança presa ao cinto da cadeirinha. Dos quatro aos sete anos e meio, é obrigatório o uso do acento de elevação, o que deixa a criança a uma altura mais alta evitando que o cinto fique próximo a região do pescoço. O sargento comenta que somente a partir dos sete anos e meio a criança não precisa mais fazer uso de nenhum dispositivo, e sim, o cinto de segurança e sentada no banco traseiro.


A criança pode sentar no banco da frente a partir dos dez anos. O sargento chama atenção para algumas exceções. Quando no veículo há quatro crianças, a maior delas pode sentar na frente. Outra exceção são os carros modelo Picapi, que só tem bancos dianteiros, em que a criança pode sentar na frente, mas mediante uso de cadeirinha ou cinto de segurança, conforme sua idade. A terceira exceção é quando o veículo possui cinto de três pontas somente no banco da frente, já que a cadeirinha foi projetada para ser usada neste modelo de cinto. A campanha está sendo realizada nas escolas, por meio do repasse de orientações as crianças sobre o uso da cadeirinha e do cinto de segurança, com entrega de material didático e atividade prática na viatura da PM. O sargento MILTON WOLF comenta que no primeiro momento será repassada a orientação, para posteriormente intensificar a fiscalização sobre o cumprimento destas medidas.


-COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E CARRETA É REGISTRADA NA BR 282

-INCÊNDIO ATINGE SILO DE MARAVALHA DA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DEISS


Dois homens são presos por moeda falsa e tentativa de homicídio. As Policiais Civil e Militar de Cunha Porã prenderam na tarde de ontem duas pessoas que tiveram a regressão de regime determinada pela justiça. A prisão ocorreu após a Polícia Federal informar a Polícia Civil de que um homem de 32 anos estaria com um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça Federal de Chapecó pela regressão de regime em decorrência do crime de moeda falsa. A informação é de que ele estaria em Cunha Porã. A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar localizaram e prenderam o investigado. Logo em seguida, a Polícia Militar foi comunicada da decretação da prisão de outro homem de 34 anos, também pela regressão de regime em decorrência de uma tentativa de homicídio ocorrida em 2017. Na época, ele foi preso logo após a audiência. Os presos foram encaminhados a Unidade Prisional Avançada de Maravilha.


Polícia conduz a delegacia pessoas que não atenderam intimações para prestar depoimentos. A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigação Criminal da Delegacia de Polícia Civil de Maravilha, realizou várias intimações durante os últimos dias. De acordo com os policiais, em função de algumas pessoas terem recebido as intimações pela segunda vez, foram conduzidas a delegacia na tarde desta terça-feira para prestar depoimentos. Elas também acabaram respondendo o Termo Circunstanciado pelo crime de desobediência. A Polícia Civil alerta que o não comparecimento ao ser intimado configura como crime de desobediência. A punição é detenção pelo período de 15 dias à seis meses, além de multa.


Colisão frontal entre carro e carreta é registrada na BR 282. O acidente na manhã desta quarta-feira na BR 282, ocorreu próximo a Vinícola Cavalli, em SMOeste. Colidiram um veículo Golf, de SMOeste e uma carreta emplacada em São Martinho/RS, que estava carregada de açúcar. O motorista da carreta seguia sentido SMOeste a Maravilha, quando percebeu que o Golf trafegava na contramão. O caminhoneiro tentou evitar o acidente deslocando a carreta para a pista da esquerda, mas a mesma manobra foi feita pelo motorista do carro, ocasionando a colisão frontal. Com o impacto o motor do veículo foi arrancado e os danos materiais foram de elevada monta. Os dois veículos pararam fora da pista. Apesar da violenta colisão, ninguém se feriu. A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência.


Incêndio atinge silo de maravalha da indústria de móveis Deiss. O incêndio na indústria, localizada as margens da SC 283 em Mondaí, iniciou pouco antes das 19 horas desta terça-feira. O fogo atingiu o silo de maravalha da indústria Deiss. Bombeiros de Iporã do Oeste trabalharam por cerca de três horas para isolar os exaustores que levam a maravalha do interior da indústria para o silo. O caminhão de combate à incêndio do Corpo de Bombeiros de Itapiranga também se deslocou ao local para auxiliar na ocorrência. Funcionários da empresa também auxiliaram as guarnições. A prefeitura de Mondaí prestou apoio no transporte de água.


O proprietário da indústria, SELMO DEISS, disse a reportagem da Rádio Oeste que foi avisado sobre o incêndio por um ex-funcionário que passava pelo local por volta das 18 horas e 30 minutos e viu a fumaça. As chamas iniciaram na parte superior do silo. No depósito havia cerca de 30 metros cúbicos de maravalha. No combate e rescaldo das chamas, os bombeiros usaram 32 mil litros de água. 14 bombeiros militares e comunitários atuaram na ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.