ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 13/03/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Um dia depois de rejeitar o novo acordo proposto pela primeira-ministra THERESA MAY, o Parlamento britânico votará nesta quarta-feira se Reino Unido deve sair da União Europeia em 29 de março com ou sem acordo. Se a proposta de sair sem acordo avance, alternativa considerada improvável por analistas, não haveria a transição de 21 meses e resultaria em riscos para o comércio, imigração, saúde, entre outras áreas. Líderes empresariais afirmam que a falta de um acordo causaria caos em mercados e cadeias de fornecimento com risco de escassez de alimentos e remédios.

Manifestantes ocuparam as ruas em diversas regiões da Venezuela ontem a tarde em protesto contra o apagão no país. O blecaute começou há cinco dias e interrompeu também o fornecimento de água em algumas cidades venezuelanas. O autoproclamado presidente da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, discursou na capital Caracas e pediu que os manifestantes não deixassem as ruas. Nos protestos, GUAIDÓ também disse que o "fim da usurpação está muito próximo".

O procurador-geral da Venezuela, TAREQ SAAb, informou nesta terça-feira que abriu uma investigação contra o presidente da Assembleia Nacional, JUAN GUAIDÓ, para apurar a responsabilidade dele no apagão que afeta o país desde quinta-feira da semana passada. O Ministério Público vai apurar o suposto envolvimento de GUAIDÓ na sabotagem realizada contra o Sistema Elétrico Nacional. Ainda não está claro o motivo real da falta de energia e o governo falta em "sabotagem criminosa e brutal contra o sistema de geração elétrica".

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto que torna crime o assédio moral no trabalho. O texto segue para o Senado. Pela proposta, configura assédio moral: "Ofender reiteradamente a dignidade de alguém, causando-lhe dano ou sofrimento físico ou mental, no exercício de emprego, cargo ou função." O projeto prevê a inclusão do assédio moral no Código Penal e define que a pena para o crime será detenção de um a dois anos. A pena poderá ser aumentada em um terço se a vítima tiver menos de 18 anos.

O Supremo Tribunal Federal determinou nesta terça-feira o bloqueio de um milhão e 700 mil reais em bens do deputado AÉCIO NEVES do PSDB mineiro. Também foi bloqueado o mesmo valor em bens da irmã do político, ANDRÉA NEVES. O pedido para bloqueio de bens foi da procuradoria geral da república a fim de garantir o pagamento de multa, além de indenização por danos coletivos, caso o deputado seja condenado. AÉCIO é réu em ação penal que apura se ele pediu propina de dois milhões a JOESLEY BATISTA. Em troca, o ex-senador e atual deputado por Minas Gerais teria prestado favores políticos, segundo a acusação.

O grupo do Ministério Publico Federal que atua na Operação Lava Jato no Paraná desistiu de criar um fundo privado para gerir o dinheiro devolvido pela Petrobras. Um pedido para suspensão do procedimento para criação da fundação que receberia os recursos foi protocolado nesta terça-feira. Além disso, a procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu ao Supremo Tribunal Federal a anulação de todo o acordo firmado pela Petrobras. O acordo, já homologado pela Justiça, estipula a devolução de dois bilhões e meio de reais. A intenção do MPF do Paraná era criar uma fundação de direito privado para destinar esses recursos a iniciativas sociais, em áreas como saúde, educação e meio ambiente.

Uma parceria entre as Secretarias da Agricultura e da Segurança Pública pode garantir a participação da Polícia Militar na defesa agropecuária em Santa Catarina. A intenção é unir esforços para garantir a sanidade animal e vegetal no estado.O secretário da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊA, e o coordenador do Colegiado de Segurança Pública, coronel ARAÚJO GOMES, começaram a discutir o projeto nesta semana. A parceria permitiria, por exemplo, a utilização das câmeras de identificação de placas e a abordagem de veículos suspeitos para cobrança da GTA. Os PMs devem receber um treinamento para que possam intervir e reforçar os trabalhos de defesa agropecuária.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia para investigar as obras da reforma na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, definiu nesta terça-feira o cronograma de ação. Também escolheu os servidores públicos convidados para ajudar na apuração e lista de documentos a serem analisados. O objetivo da CPI é apurar os gastos com a reforma da ponte, que segundo os deputados, já passam de 700 milhões. A comissão começou os trabalhos ontem com uma polêmica. Membros da CPI receberam doações de empresas que agora serão investigadas.

O governador CARLOS MOISÉS escolheu nesta terça-feira, o promotor de carreira FERNANDO COMIN para ser o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina. O mandato será de dois anos com início em cinco de abril. Ele foi o mais votado da lista tríplice encaminhada pelo MP para o governo. FERNANDO COMIN tem 44 anos e ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em 2001. Ele atuou em várias regiões e foi promotor em São Miguel do Oeste em 2004.

Casa Lar atende duas crianças atualmente. A informação é do coordenador da entidade que atende municípios do Consórcio Rio Sargento, com sede em Campo Erê, MAURÍCIO PICINATTO. De acordo com ele, os dois são irmãos um de oito e outro de nove. Para atender a essas crianças são quatro cuidadoras que fazem plantões de 24 horas. Além desses profissionais a entidade conta ainda com ele, como coordenador, uma assistente social e uma psicóloga.

Cinco municípios participam do Consórcio da Casa Lar. Segundo PICINATTO, fazem parte do Cresim - Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal para Casa Lar: Campo Erê, Anchieta, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso e Saltinho. MAURICIO, frisa que as crianças e adolescentes são abrigadas na Casa Lar em casos de perda de guarda dos pais ou responsáveis, casos de falecimento da família. Na Casa Lar, as crianças tem uma vida normal, estudam, tem momento de lazer, fazem passeios, ganham alimentação nos horários certos e tem amparo em casos de doença ou outra emergência.

Equipe da Casa Lar atua em conjunto. Quem comenta é a psicóloga da casa em Campo Erê LUCIÉLI RAMOS. Segundo ela, o trabalho do psicólogo dentro da Casa Lar não é individual de cunho clínico, esse trabalho fica por conta do psicólogo da rede pública de saúde. Dentro da casa, as atividades dela como psicóloga é de orientação, tanto para as crianças e adolescentes, quanto para as cuidadoras.

Trabalho de orientação é feito em parceria com assistente social. LUCIÉLI ressalta que é feito dessa maneira, pois o trabalho rende mais e tem mais efetividade. A profissional avalia, que a equipe técnica é fundamental no dia a dia das crianças abrigadas a Casa Lar. Elas tem um olhar diferenciado para eles, pois conhecem a particularidade de cada um

Atuação da psicóloga e assistente social é essencial na vida de crianças e adolescentes abrigados. A observação é de JUCELI LOPES – assistente social da Casa Lar de Campo Erê. Segundo ela, as ações dos profissionais são todas voltadas a trajetória das crianças. Alega que é preciso garantir e defender os direitos deles, que são vítimas de uma história de vida, por isso acabam sendo abrigados na Casa Lar. Uma das prioridades é a inclusão social das crianças, assegura a assistente social.

Caps passa por mudanças internas para melhor atender pacientes. Avaliação é de VALDECIR MAGRI – o TITO – secretário executivo do Caps – Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê. Segundo ele, agora neste ano, as atividades ocorrem de maneira diferente. Responsável pela equipe técnica e atividades está a enfermeira JULIANA ANSILIERO. Todas as quartas-feiras a tarde, acontece uma reunião com a equipe técnica. neste encontro deve participar um secretário de saúde dos municípios atendidos. Cada reunião participa um secretário.

Evolução dos pacientes precisa ser acompanhado pelos profissionais de saúde. A observação é do secretário executivo do Caps. Frisa que era uma necessidade que acontecessem reuniões com a equipe técnica, e com os profissionais de saúde de cada município para que eles também acompanhem os avanços de cada um, como que o tratamento e acompanhamento do Caps está evoluindo em cada paciente. A ideia, reforça TITO, é trabalhar cada vez mais em parceria com os municípios.

Contas do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional estão em dia. Afirmação é do secretário executivo do Caps em Campo Erê VALDECIR MAGRI. Segundo ele, no início do ano a situação era preocupante, pois haviam muitas pendências. Agora, assegura que tudo está encaminhado e até final do mês todas as contas devem estar quitadas. Cita ainda que deve ser feita uma economia na folha de pagamento do Caps de cerca de oito mil reais. Isso sem comprometer o atendimento aos pacientes do centro.

Setor de benefícios sociais de Campo Erê segue com atualização de BPC. Quem conta é CLAUDIA DA SILVA, gestora da pasta no município. Ela afirma que muitos beneficiários do BPC - benefício de prestação continuada, estão com o seu benefício bloqueado por alguma inconsistência no cadastro. A responsável orienta as pessoas que estiverem enfrentando problemas para sacar o benefício, procurem o setor no CRAS.

Beneficiários devem estar atentos aos acompanhamentos obrigatórios. CLAUDIA DA SILVA, gestora de benefícios sociais de Campo Erê, alerta aos beneficiários do Bolsa Família, que fiquem atentos as ações que o programa exige, como: Cadastros sempre atualizados, acompanhamento com a nutricionista. Quem fez o saque do mês de fevereiro, pode conferir no comprovante de recebimento a mensagem de orientação ao beneficiário.

Defesa civil alerta: região está infestada pelo Aedes Aegypti. ROGÉRIO GOLIN - coordenador regional de Maravilha que atende toda região, frisa que a Defesa Civil está bastante preocupada com a infestação do mosquito. Isso poderá ocasionar uma epidemia regional de Dengue, Chikungunya e Zica, causando inúmeros transtornos de ordem administrativa e financeira. GOLIN explica que os valores necessários para uma ação de resposta no caso de epidemia são muito maiores do que é investido na prevenção e pior disso tudo, avalia o coordenador, serão as consequências para população atingida, pois a demanda de atendimento será muito grande nos setores de saúde.

Final de 2015, início de 2016, teve uma epidemia de dengue em Pinhalzinho. A situação trouxe diversos problemas, segundo GOLIN, pois a demanda no setor de saúde aumentou muito, além de outros fatores. Porém, a questão agora é bem mais complexa, pois existe o vetor em todos os municípios e já se confirmaram casos importados de dengue nos municípios de Saudades e Palmitos.

Casos são acompanhados, não tendo a proliferação da doença. Porém, explica ROGÉRIO GOLIN – coordenador regional da defesa civil, se nesse período de viremia alguma cidade receber uma pessoa doente, pode ter uma epidemia que não ficará restrita dentro desse município. Juntamente com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica será feita uma videoconferência com o Coordenador Estadual da Dengue, JOÃO FUCK.

Objetivo da conferência é promover atuação conjunta de todos os municípios. A ideia segundo GOLIN, é cada um atuar em seu local, mas de uma forma diferente que tenha eficiência a âmbito regional, pois se o problema ocorrer em um município, os demais estarão sujeitos a serem multiplicadores do problema.

Licitação para entrega de nitrogênio ocorre nos próximos dias. Quem informa é o secretário de agricultura de Saltinho ALAÉRCIO PELENTIR, o TATO. De acordo com ele, essa atividade era para ter acontecido nesta semana, mas devido a um problema, foi reagendada para segunda-feira, a licitação e entrega na quarta. Conforme o secretário, devem ser abastecidos mais de 50 botijões no município de Saltinho.

Trabalhos de silagem devem ser concluídos neste mês. ALAÉRCIO PELENTIR, ressalta que a equipe reforçou as atividades para não deixar de atender nenhum agricultor com o serviço. A ideia, se o tempo colaborar, é que na próxima semana seja 100 por cento feito os trabalhos de silagem em Saltinho.

Bi-Trem tomba na SC 155. O acidente ocorreu ontem no Km 31,300 da rodovia, no município de Bom Jesus. Foi um tombamento, envolvendo uma composição de veículos de carga do tipo Bi-Trem, placas de Xanxerê, conduzido por um homem de 29 anos. O motorista não sofreu ferimentos, apenas danos materiais no veículo, de pequena monta.

PM apreende armas e munições. A PM de Renascença foi chamada ontem por uma mulher, que disse aos policiais que o marido teve um desentendimento com o pai e que ele estaria deslocando a propriedade dele no interior, com uma caminhonete FordF250 armado com arma de fogo. De posse das informações a equipe se deslocou até a propriedade. Ao chegar no local, a equipe visualizou o homem com a arma nas mãos. Ao ver os policiais ele, jogou a arma num matagal próximo. Ele foi abordado, e depois foi feito buscas no mato e encontrado um revólver cal. 32 marca Taurus, com numeração suprimida com 11 munições intactas. O homem disse a PM que pretendia acertar as contas com o pai.

Homem diz a PM, que na propriedade tinha mais armas inclusive uma outra que seria dele. Em buscas, foi localizado um rifle cal. 22 com um carregador e seis munições marca CBC para cal. 22 intactas, acoplado a uma luneta marca CBC. Foi achado também, que segundo a mãe do homem seria dele, uma espingarda Cal. 32 marca Rossi com dois cinturão mais nove munições para espingardas cal. 32 marca CBC sendo oito intactas e uma deflagrada. Esta arma, eles disseram ser relíquia, uma herança que o sogro deixou. Foi realizado ainda buscas na caminhonete FordF250 sendo localizado uma facão com laminas afiadas. Após, todos os envolvidos, foram levados até o Destacamento policial Militar de Renascença.

Homem é preso por violência contra mulher. Por volta da meia noite e 10 de hoje, a equipe da PM recebeu solicitação de uma mulher, dizendo que seu convivente chegou na sua casa por volta das 23 horas e 50 minutos, bastante alterado. Ela contou que havia trocado a fechadura porque já tinha pedido a separação e para que ele saísse da residência. Porém, o homem, revoltado com a situação quebrou a fechadura da porta, entrou na casa e começou a quebrar os móveis, porta e cadeiras. Enquanto quebrava os móveis chamava a vítima de vagabunda e que se ela chamasse a Polícia a mataria. Com mede de ser agredida fisicamente, saiu correndo para rua e entrou em contato com a equipe policial. Diante do interesse de representação, foi dado voz de prisão para o autor. Os dois foram levados para o destacamento da PM.

PRF prende dupla com submetralhadora. A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens com uma submetralhadora calibre 9 milímetros no final da tarde de ontem em Marmeleiro. A dupla foi abordada na BR-280, por volta das 17h30, em um Volkswagen Voyage. A equipe da PRF desconfiou dos ocupantes do carro, e decidiu fazer uma verificação minuciosa. A submetralhadora e dois carregadores estavam escondidos sob o forro do porta-malas. Presos em flagrante, os homens têm 24 e 40 anos. Aos policiais rodoviários federais, eles alegaram desconhecer a existência do armamento. Disseram ainda que saíram de Santa Terezinha de Itaipu com destino a Pato Branco. A PRF encaminhou a ocorrência à Delegacia da Polícia Civil em Francisco Beltrão.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.