-TCU LIBERA VERBA DO PÉ-DE-MEIA E DÁ PRAZO PARA GOVERNO RESOLVER PROBLEMAS
-SERVIÇOS EM SANTA CATARINA CRESCEM O DOBRO QUE NO PAÍS EM 2024
-BAILE DO MUNICÍPIO TERÁ ESCOLHA DA GAROTA DO ESPORTE
PARCERIAS COM ENTIDADES GERAM CRESCIMENTO AO TURISMO DE ITAPIRANGA
-NUTRICIONISTA ALERTA PARA CUIDADOS COM IDOSOS NO INTENSO CALOR
-EPAGRI TERÁ NOVOS PROFISSIONAIS EM ITAPIRANGA E TUNÁPOLIS
-POLÍCIA APREENDE CÉDULAS FALSAS COM CASAL ARGENTINO
-PM REGISTRA TENTATIVA DE HOMICÍDIO E APREENDE ARMA DE FOGO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se. A previsão para as próximas horas é de sol com possibilidade de pancadas de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 36 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 77 centavos. O euro está valendo cinco reais e 96 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
O Hamas informou que libertará os reféns israelenses conforme planejado inicialmente após manter conversas “positivas” com mediadores, depois de uma disputa com Israel sobre o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Sob a resolução, o grupo deve libertar mais reféns israelenses neste fim de semana, porém adiou a libertação, acusando o governo israelense de violar os termos da trégua. O comunicado continuou afirmando que, “as negociações foram caracterizadas por um espírito positivo”, acrescentando que o Egito e o Catar afirmaram que trabalhariam para “remover obstáculos e preencher lacunas”.
Ao menos 11 mil imigrantes ilegais foram presos desde o início do governo TRUMP, segundo a Casa Branca. Não se sabe quantos presos são brasileiros. O número, que corresponde ao período entre 23 de janeiro, início das operações, e 9 de fevereiro, foi revelado pela porta-voz da Casa Branca, KAROLINE LEAVITT. As operações para prender imigrantes ilegais, realizadas em cidades de diversos estados dos Estados Unidos, fazem parte das políticas anti-imigração aplicadas por DONALD TRUMP já no início de seu governo, em 20 de janeiro. Cerca de 11 milhões de imigrantes estão nos Estados Unidos em situação ilegal ou com status temporário, segundo estimativas do início de 2022.
A Câmara de Deputados da Argentina aprovou, nesta quarta-feira, a lei da Ficha Limpa, que impede que pessoas condenadas em segunda instância concorram a cargos públicos no país. O projeto, apresentado pelo governo de JAVIER MILEI, impede que a ex-presidente CRISTINA KIRCHNER concorra novamente à Presidência ou a novos cargos legislativos. A ex-presidente foi condenada em segunda instância a seis anos de prisão por suposto favorecimento de empresários na contratação de obras públicas quando liderava o país. Após a aprovação desta quarta, o texto ainda precisa passar pelo Senado.
Nos próximos dez dias, as instituições de crédito terão de oferecer renegociações a agricultores familiares endividados por meio do Desenrola Rural. O decreto que institui o programa foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. A partir da publicação do decreto, as instituições de crédito têm até 10 dias para atualizar os sistemas. Após esse prazo, os agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, poderão ter acesso a melhores condições de renegociação e liquidação de suas dívidas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a versão do Desenrola para pequenos produtores rurais poderá beneficiar até um milhão e 300 mil pessoas com débitos em atraso há mais de um ano.
Um levantamento exclusivo feito pela CNN a partir de consultas aos sistemas de dados do Tribunal Superior Eleitoral aponta que, entre 2014 e 2024, a Lei da Ficha Limpa barrou quase cinco mil candidaturas de políticos. O número corresponde a cerca de oito por cento de um total de aproximadamente 60 mil políticos que tiveram pretensões de concorrer aos mais diversos cargos e foram barrados pela Justiça Eleitoral. Além de banimentos pela Ficha Limpa, eles foram barrados por condutas indevidas, ausências de requisitos e abuso de poder econômico. Desde o ano passado, o Congresso Nacional tem mobilizado diversas iniciativas para desidratar a Lei da Ficha Limpa.
O Tribunal de Contas da União liberou, nesta quarta-feira, os seis bilhões de reais que haviam sido bloqueados para pagamento do programa Pé-de-Meia. A Corte de Contas revogou a decisão de janeiro, que bloqueou os recursos do programa. Na prática, o bloqueio inviabilizaria a continuidade da iniciativa do governo federal voltada para a educação básica. Contudo, os ministros do TCU determinaram que o governo encontre uma solução junto ao Congresso para incluir o programa no Orçamento de 2025 em até 120 dias. O governo poderá usar os recursos dos fundos privados, de forma temporária, para manter os pagamentos do programa até que o Congresso analise a proposta. Essa autorização foi aprovada por maioria, com voto divergente do ministro JORGE OLIVEIRA.
O Programa Santa Catarina Levada a Sério começa na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro. Dessa vez o projeto ocorre no formato “Prestando Contas”, porque o governador JORGINHO MELLO vai levar as 21 associações de municípios do estado os dados das realizações dos dois primeiros anos de governo. Além disso, ele vai ouvir prefeitos, vice-prefeitos e lideranças das 295 cidades as demandas e as necessidades de cada uma delas. A primeira parada vai ser na segunda, a partir das nove da manhã, na sede da associação de municípios, em Florianópolis. Na mesma semana, o projeto vem para a região da Ameosc. O encontro naquela região está marcado para o dia 20 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste durante uma parte do dia com outro momento na sede da Associaçao.
A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc aprovou, na manhã desta terça-feira, o Projeto de Lei que assegura a idosos e pessoas com deficiência o acesso gratuito a fraldas descartáveis, para uso contínuo ou temporário. Conforme o projeto, de autoria do deputado MARCOS DA ROSA do União, o benefício será direcionado a pessoas em situação de carência econômica. Já os custos decorrentes da ação, ficarão sob a responsabilidade do orçamento geral do Estado. A matéria foi aprovada por maioria. O projeto segue em análise nas comissões de Finanças e Tributação; dos Direitos da Pessoa Idosa; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Santa Catarina registrou em 2024 crescimento acumulado de seis vírgula um por cento no setor de serviços, praticamente o dobro da média nacional, que ficou em três virgula um. O turismo teve a maior alta no estado, de nove por cento ano passado. Em segundo lugar veio o grupo de transportes e correios com crescimento de oito vírgula três; seguido pelos serviços às famílias, cinco virgula quatro e serviços de informação e comunicação, com alta de cinco vírgula um por cento. Em Santa Catarina, todos os grupos do setor pesquisados pelo IBGE tiveram alta. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram três por cento.
Baile do município ocorre hoje com escolha da garota do esporte. O evento ocorre no Complexo Oktober, a partir das 20 horas. A programação inicia com apresentação das atividades realizadas em 2024. Na sequência, será lançado o calendário esportivo de 2025. A abertura oficinal da vigésima sétima edição dos jogos abertos de Itapiranga ocorre com desfile de delegações e fogo simbólico. A escolha da garota do esporte fecha o protocolo da noite. O baile será animado pela banda San Francisco. O evento marca o aniversário de 71 anos de emancipação político-administrativa. Não haverá cobrança de ingressos.
Parcerias com entidades geram crescimento para o turismo de Itapiranga. São desenvolvidas ações entre diversas empresas, da esfera pública e privada, com objetivo de movimentar e desenvolver as atrações turísticas. Mesmo sendo de pequeno porte, as paisagens naturais tornam Itapiranga um grande atrativo para visitas. Conforme o Presidente da Associação Itapiranguense de Turismo, CORNÉLIO SCHÖNHALS, todos os setores do turismo obtiveram resultado positivo em 2024. Ele destaca que a Oktoberfest também proporciona diversas visitas ao município, favorecendo o crescimento geral da economia de Itapiranga. O Presidente menciona que as parcerias entre os setores público e privado são essenciais para a continuidade da evolução.
Segundo CORNÉLIO SCHÖNHALS, as 34 mil visitas, de 14 países diferentes e de todos os estados do país, demonstram que o setor pode evoluir muito mais. Os números registrados em 2024 geram otimismo para novos investimentos no turismo em Itapiranga. Associações e prefeitura estão engajados em proporcionar qualidade aos turistas. As belezas naturais atraem os visitantes para Itapiranga, mas o atendimento de qualidade ao turista, faz com que as pessoas retornem. Conforme o Presidente da Associação Itapiranguense de Turismo, CORNÉLIO SCHÖNHALS, são debatidos projetos e ideias para desenvolver as atuais atrações e trazer novos empreendimentos para o município.
CORNÉLIO SCHÖNHALS menciona que o município possui potencial para receber novas vertentes e proporcionar novas experiências para os visitantes. Atualmente, Itapiranga oferta serviços de turismo gastronômico, cultural, de aventura, de contemplação e de natureza no geral. O Presidente menciona que para este ano, o contrato de consultoria com o Sebrae foi renovado possibilitando capacitações aos empreendedores. SCHÖNHALS destaca que as projeções são extremamente positivas, após os resultados atingidos no ano passado.
O setor de urbanismo de São João do Oeste está realizando diversas ações voltadas para a organização e embelezamento da cidade, especialmente em função do grande fluxo de turistas que visitam o município, para conhecer o Termas São João. Conforme a diretora de urbanismo, ROSI STAUB, desde o mês de janeiro, uma equipe vem atuando na limpeza e estruturação da cidade. Ela explica que a limpeza, manutenção do acesso asfáltico e a reestruturação dos jardins são prioridades do município, com o objetivo de criar uma imagem positiva e atrativa. Além disso, a implantação de novos jardins no acesso ao Termas e em outros pontos estratégicos da cidade fazem parte do planejamento, que também inclui a colocação de lixeiras e a coleta de lixo semanal.
O trabalho do setor de urbanismo, que conta com a colaboração da Associação Comercial local, visa ainda a melhoria estética do município, proporcionando espaços para lazer e descanso, com a instalação de bancos e áreas de convivência. ROSI salienta que a reestruturação e embelezamento da cidade são vistos como pontos fortes pela administração municipal, que tem se dedicado para alavancar o desenvolvimento urbano. Além das melhorias estruturais, a diretora de urbanismo de SJO também abordou os preparativos para a Páscoa, que promete movimentar ainda mais o município. ROSI STAUB explica que o setor já está em processo de licitação e compra de materiais para a confecção de artigos temáticos, que serão expostos na praça e nas ruas da cidade. A Prefeitura está se empenhando em tornar a cidade mais atraente para esse evento, com reformas e melhorias nas estruturas existentes.
Entretanto, a diretora de urbanismo ressaltou que o setor enfrenta desafios significativos, principalmente em relação ao número de funcionários, que ainda é insuficiente para atender a todas as demandas. Apesar disso, ROSI STAUB fez questão de agradecer ao esforço e dedicação dos servidores, que têm se desdobrado para garantir que a cidade se mantenha limpa e bem cuidada. ROSI também destacou a necessidade urgente de qualificar os profissionais e modernizar as ferramentas de trabalho, adquirindo equipamentos essenciais, como roçadeiras e furadeiras, para otimizar o trabalho no setor.
A Epagri segue desempenhando um papel fundamental no apoio aos produtores rurais, com destaque para a pecuária e a produção de silagem. Conforme o extensionista JONAS RAMON, especialista no setor da pecuária, a safra agrícola 2024/2025 apresentou um desempenho positivo, especialmente para o milho semeado no final de agosto e início de setembro, cuja colheita ocorreu no último mês. Ele ressaltou que a produtividade foi elevada, com análises laboratoriais indicando altos índices de amido, energia e proteína na silagem, fatores essenciais para a nutrição animal. RAMON explicou que o resultado positivo foi possível devido as condições climáticas favoráveis e a menor incidência da cigarrinha, em comparação com anos anteriores, adoção de boas práticas agrícolas pelos produtores, como o controle eficiente de pragas, a regulagem adequada das máquinas de colheita e o uso de inoculantes, que melhoram o processo de fermentação da silagem.
Outro ponto abordado foi a importância da análise de solo para a reposição de nutrientes. O extensionista da Epagri JONAS RAMON explicou que a coleta deve ser feita de forma criteriosa, garantindo uma amostra representativa da área cultivada. Ele enfatizou que o investimento na análise, que custa em torno de R$ 35,00, é essencial para um manejo adequado da fertilização, evitando desperdícios e otimizando a produtividade. Além disso, RAMON ressaltou que, apesar da correção do pH do solo já ser uma prática consolidada na região, ainda há desafios relacionados ao baixo teor de matéria orgânica e fósforo, especialmente em áreas que não recebem esterco líquido suíno.
O extensionista reforça a importância da cobertura do solo como estratégia para a conservação e a manutenção da fertilidade. JONAS RAMON destacou que, neste período entre o final do verão e o início do outono, os produtores podem investir em culturas de cobertura, como milheto, para formação de palhada, preparando o solo para o plantio de inverno, como aveia e trigo. Essa prática contribui para a produção pecuária e a preservação do solo ao longo do ano. JONAS RAMON menciona que a atuação da Epagri é essencial em todas as etapas da produção, desde a implantação das lavouras até o acompanhamento técnico. A instituição oferece suporte por meio de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas capacitados, auxiliando na interpretação da análise de solo, no planejamento da adubação e na implementação de práticas de conservação do solo, como a construção de terraços e a cobertura vegetal, garantindo maior sustentabilidade à atividade agropecuária.
Nutricionista relatas cuidados importantes com alimentação dos idosos no período de intenso calor. Medidas simples podem contribuir de maneira significativa para a qualidade de vida. Segundo a nutricionista da Regional de Educação de Itapiranga, os cuidados com a alimentação amenizam problemas causados pelo calor intenso. Itapiranga registra as maiores temperaturas de Santa Catarina e nas últimas semanas tem atingido próximo de 40 graus. Altas temperaturas, combinadas uma umidade alta, geram uma sensação térmica escaldante. Segundo a Nutricionista VALESKA PIETROBELLI, os idosos estão entre as pessoas que necessitam de maior cuidado com alimentação. Ela recomenda fracionar as refeições e incluir carnes, ovos, leite e queijo, além de alimentos integrais, frutas e legumes, contemplando todos os nutrientes específicos.
A hidratação também é super importante para os idosos e o consumo de abacaxi, melão, melancia e uva contribui, além do consumo de um litro e meio a dois litros de água por dia. A Nutricionista alerta que o chimarrão não conta como água. Segundo VALESKA PIETROBELLI é preciso ter cuidados com alimentos industrializados, ultra processados e ainda evitar adoçar o suco. Ela cita que a família deve acompanhar a alimentação dos idosos e estimular as refeições, pois as pessoas da terceira idade necessitam de cuidados especiais. Segundo VALESKA, também é importante contar com orientação de profissionais da saúde para melhor qualidade de vida.
Municípios da região terão novos funcionários nos escritórios da Epagri na próxima semana. Itapiranga e Tunápolis estão entre os municípios contemplados. Governo estadual autorizou a contratação de 51 profissionais aprovados em concurso público.
Os profissionais iniciam suas atividades a partir de segunda-feira. Objetivo é atender a grande demanda que existe nestes municípios. Conforme o Gerente Regional da Epagri, SIDINEI SIMON, o Extremo Oeste é recordista em acesso a políticas públicas oferecidas pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina. Com novos extensionista em Itapiranga e Tunápolis será possível ampliar a prestação de serviços aos produtores rurais. De acordo com SIMON, esta era uma necessidade de mão de obra que está sendo sanada.
O Programa de Ensino Agrotécnico da Epagri vai ampliar a necessidade de funcionários. Conforme o Gerente |Regional, SIDINEI SIMON, o governador JORGINHO MELLO lançou nesta terça-feira, o início da transição da gestão dos Centros de Educação Profissional, os Cedups para a Epagri. Até então, eles eram geridos exclusivamente pela Secretaria de Estado da Educação. SIMON destaca que o governo estadual também confirmou o ingresso de 51 novos servidores aprovados em concurso público, para integrar os trabalhos na gestão dos Cedups. De acordo com o Gerente Regional da Epagri, o ingresso da empresa no ensino médio formal inclui o Cedup de São Miguel do Oeste. A estratégia é realizar uma transição gradual, que deve se estender até o final de 2028, período em que a gestão deve ser compartilhada com a Secretaria Estadual da Educação.
SIDINEI SIMON também menciona que a Epagri deve chegar na gestão das Casas Familiares Rurais. Foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para implementar uma estratégia de transição similar aos Cedups. Segundo o Gerente Regional da Epagri, o governo estadual busca uma formação voltada para capacitação de jovens para assumirem a administração de propriedades rurais, mostrando a importância deste setor produtivo. SIMON avalia que atualmente o agronegócio é altamente atrativo no ponto de vista financeiro para os jovens. O Gerente explica que não existe projeto para a Epagri atuar nos cursos técnicos em agropecuária que estão sendo implantados no ensino médio das escolas regulares.
O Extensionista destaca que a Epagri continua empenhada em oferecer suporte técnico e capacitação aos produtores, promovendo o desenvolvimento sustentável da pecuária e da agricultura na região. O Gerente Regional da Epagri destaca ainda que em 2025 serão implantados novos projetos em benefício aos produtores rurais. Nova edição do Microbacias vai gerar um brande investimento em Santa Catarina. SIDINEI SIMON também chama atenção para a importância da qualidade dos produtos que possuem origem catarinense e isso agrega valor. Cita ainda que a Epagri possui parceria para avançar ainda mais em tecnologias e extensão rural.
Uma idosa de 78 anos foi atropelada na tarde desta quarta-feira, no centro de Maravilha. O acidente aconteceu por volta das 16 horas próximo à esquina com a Rua Duque de Caxias. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima apresentava ferimentos no rosto, suspeita de fratura no nariz e queixava-se de dores nos braços, com indícios de fraturas em ambos. Além disso, tinha uma escoriação no joelho direito. De acordo com o Corpo de Bombeiros, após receber os primeiros socorros no local, a idosa foi encaminhada ao Hospital São José. A condutora do veículo não se feriu e permaneceu no local. A Polícia Militar esteve na ocorrência para os procedimentos legais.
PM apreende cédulas falsas com casal estrangeiro em São Miguel do Oeste. Na tarde desta quarta-feira, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de moeda falsa no terminal rodoviário de São Miguel do Oeste. Uma comerciante denunciou que um casal argento que teria utilizado cédulas falsas em uma compra realizada em janeiro. Segundo a Polícia Militar, a vítima reconheceu os suspeitos como os mesmos que usaram duas notas falsas de 100 reais no mês passado. Com base na denúncia, a equipe localizou e abordou o casal, de nacionalidade argentina. Durante a revista, foram encontradas mais duas cédulas falsificadas de 100 reais. Os suspeitos alegaram desconhecer a irregularidade das notas, afirmando que não conseguem identificar fraudes no momento da troca de dinheiro. Por se tratar de um crime federal, o caso foi repassado à Polícia Federal em Dionísio Cerqueira. As cédulas foram apreendidas, e o casal foi liberado.
Uma mulher ficou ferida após um acidente entre uma motocicleta e um carro no cruzamento da Rua Marcílio Dias com a Rua Dom Pedro II, no centro de São Miguel do Oeste. O chamado para atendimento ocorreu às 17 horas e 25 minutos desta quarta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima possuía escoriações nas pernas e foi conduzida para o Hospital Regional. A mulher conduzia uma Honda Biz 125 azul, que permaneceu no local sob responsabilidade da Polícia Militar. O motorista do Fiat Strada, que se envolveu no acidente, não sofreu ferimentos e também ficou no local para prestar esclarecimentos.
Polícia Militar registra ocorrência de tentativa de homicídio e apreende arma de fogo. Foi na madrugada desta quinta, por volta das três horas e 30 minutos, no bairro União, em Maravilha. Três homens foram em um evento em um bar e quando estavam se deslocando para suas residências em um veículo Jeep, sentido a Tigrinhos, foram surpreendidos pelo condutor de um Voyage que tentou forçar ultrapassagem e efetuou um disparo de arma de fogo acertando a porta traseira do veículo. As vítimas relataram para a PM que o homem estava no evento e saiu sem avisar. As guarnições foram até a residência do suspeito em Bom Jesus do Oeste, porém o homem de 38 anos não acatou a ordem policial e fugiu para uma área de mata. Em seu veículo foi encontrado um Revólver Calibre 38, cinco munições intactas e uma deflagrada. A arma foi apreendida e o homem identificado. Ele responderá por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.