ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 13 02 2024

-EM VIAGEM À ÁFRICA, LULA VAI TRATAR DA ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

-AMPESC NÃO VAI RECORRER DE DECISÃO DO TJ SOBRE O UNIVERSIDADE GRATUITA

-CONSELHO DAS ENTIDADES COBRA INVESTIMENTOS DO ESTADO EM RODOVIAS E AEROPORTO

-PARQUE TEM GRANDE MOVIMENTAÇÃO NA VÉSPERA DA ABERTURA DA FAISMO

-ADMINISTRAÇÃO LIBERA PRAÇA E GARANTE MOTOCÃO NO CENTRO DA CIDADE

-ÔNIBUS ESCOLAR PEGA FOGO NO INTERIOR DE MUNICÍPIO, MAS NINGUÉM FICA FERIDO

-TRABALHADORES FICAM FERIDOS AO CAIR DE TELHADO NO BAIRRO JARDIM PEPERI

O tempo é de tempo nublado. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva.

A Rússia prometeu dar uma resposta "muito dura" ao Ocidente caso os Estados Unidos e a União Europeia resolverem apreender bilhões de dólares em ativos financeiros que estão aplicados fora do território russo. A afirmação foi divulgada pela agência russa Tass, nesta terça-feira. Na segunda-feira, a União Europeia resolveu adotar uma lei para reservar lucros obtidos com ativos congelados do Banco Central da Rússia em países que integram o bloco. Um dos destinos dos recursos seria o financiamento da reconstrução da Ucrânia. A Rússia disse que, se tiver seus ativos apreendidos, irá confiscar reservas dos Estados Unidos, da Europa e de outros países.

O ex-presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP recorreu nesta segunda-feira à Suprema Corte norte-americana alegando ter direito à imunidade presidencial para que não seja processado no caso em que é acusado de haver conspirado para alterar os resultados das eleições no país em 2020. Esse é um dos quatro processos aos quais ele responde atualmente. Na semana passada, uma corte dos Estados Unidos já havia decidido que ele não tem esse direito e que pode ser julgado por envolvimento na invasão ao Congresso americano. A defesa dele pediu à Suprema Corte que suspenda essa decisão. Três dos nove ministros da Suprema Corte foram indicados por Trump, o que garante uma maioria conservadora de seis a três.

O presidente da Argentina, JAVIER MILEI, manteve nesta segunda-feira um encontro privado com o PAPA FRANCISCO no Vaticano. No encontro, MILEI presenteou o pontífice, seu compatriota, com alfajores e biscoitos argentinos e pediu desculpa por críticas que fez a FRANCISCO. Durante a campanha eleitoral da Argentina no ano passado, JAVIER MILEI chamou o papa de “imbecil que defende a justiça social”. No entanto, nas últimas semanas o presidente, que tenta reforçar o apoio da sua base católica conservadora, mudou o tom. O presidente levou um alfajor para o PAPA FRANCISCO e discutiu “o programa do novo governo argentino para combater a crise econômica durante conversações separadas com o segundo do comando do Vaticano, o secretário de Estado, cardeal PIETRO PAROLIN.

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, que cerca de 17 bilhões de reais em recursos não utilizados durante a pandemia de covid-19 serão destinados para ações de custeio e de investimentos na saúde em todo o país. Os valores deverão ser utilizados até 31 de dezembro deste ano. A pasta regulamentou a Emenda Constitucional 1322023, que autoriza o uso do saldo financeiro dos fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal para ações e serviços públicos de saúde, seja para despesas correntes ou de investimento. Os saldos são referentes a recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde para enfrentamento da pandemia no período de 2020 a 2022.

Em sua primeira viagem internacional em 2024, o presidente LULA, acompanhado do seu ministro do Desenvolvimento Social, WELLINGTON DIAS, vai aproveitar a reunião da cúpula de países africanos para obter apoios para sua proposta de criar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito da ONU.

Lançada por LULA em reunião do G20, a ideia é criar uma força-tarefa específica do G20 para adotar medidas emergenciais contra a fome e a pobreza no mundo, principalmente em países africanos. O Brasil está no comando rotativo do G20 até novembro. O presidente embarca nesta terça-feira para uma visita ao Egito e à Etiópia. Neste segundo país, o presidente participa, como convidado, da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.

Mesmo com a prisão de militares pela acusação de tentativa de golpe de Estado, o Exército irá aplicar possíveis punições disciplinares somente depois de os oficiais serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal.Das quatro prisões autorizadas na semana passada no âmbito da Operação Tempus Veritatis, três foram de militares. O coronel CORRÊA NETTO, que estava no exterior, agora está preso no Batalhão da Guarda Presidencial; RAFAEL MARTINS, conhecido por major DE OLIVEIRA, está preso no comando da Artilharia Divisionária, em Niterói; e o coronel MARCELO CÂMARA está no Batalhão de Polícia do Exercito, em Brasília. Além disso, militares de alta patente foram alvos de busca e apreensão, entre eles os ex-ministros e generais AUGUSTO HELENO e WALTER BRAGA NETTO. Eles devem ser chamados para depor na Polícia Federal.

Depois de sofrer uma nova derrota no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Associação das Mantenedoras Privadas do Ensino Superior de Santa Catarina se posicionou, nesta terça-feira, sobre o debate jurídico em torno do programa Universidade Gratuita. A entidade deixou claro que não pretende recorrer da decisão dada na semana passada pelo Órgão Especial do TJ, que rejeitou o recurso da Associação no processo que alegava a inconstitucionalidade do programa criado pelo governador JORGINHO MELLO para a compra de vagas nas universidades comunitárias do Estado. Desde 2023, a Ampesc debatia na Justiça três artigos da lei aprovada na Alesc. Em nota a entidade diz que o programa precisa de melhorias, mas isso deve ser feito pelo diálogo.

A contrapartida dos alunos contemplados pelo programa Universidade Gratuita vai precisar atender aos interesses estratégicos de Santa Catarina. A professora LUCIANE CERETTA, reitora da Unesc e presidente da Acafe, apresentou a ideia ao governador JORGINHO MELLO. . Foram ouvidos os secretários da Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, Assistência Social e Indústria e Comércio. A intenção foi entender as prioridades, estabelecer uma lista de demandas para atender as 21 regiões catarinenses, com ações estruturantes e transformadoras. Participam desse elo, ainda, Fecam, Alesc, prefeituras e entidades empresariais. O programa Universidade Gratuita determina que, para cada mês de benefício obtido, os alunos vão precisar trabalhar, durante o curso ou depois, 4 horas e 20 minutos por mês como contrapartida.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários confirmou esta semana que o Porto de São Francisco do Sul alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil. Os dados oficiais, divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, mostram que o terminal do Norte catarinense subiu duas posições com relação ao ano anterior, quando se encontrava em nono lugar. O avanço foi consequência da movimentação histórica de 2023, quando São Francisco embarcou e desembarcou 16 milhões e 800 mil toneladas de mercadorias, um aumento de 33 por cento quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.

Os profissionais da educação concluíram na última semana a formação com foco na gestão emocional e resolução de conflitos. Na quinta-feira, os educadores se reuniram para encerrar a semana de formação. O evento de encerramento foi marcado pelo nestre e doutor em educação, CLEBER FABIANO que abordou o tema "Gestão da Felicidade e Resolução de Conflitos". O secretário da pasta, MÁICON ROSIN destacou a importância da semana de formação para o início do ano letivo. As aulas em Descanso começam na próxima quinta-feira, dia 15.

A Associação de Aposentados e Pensionistas do extremo-oeste definiu a data da primeira assembleia do ano. O evento está confirmado para o dia 22 de março. A informação é do presidente da Asaprev, SERGIO VOLPI. O encontro vai acontecer no restaurante do Clube Esportivo Guarani. A principal pauta é a prestação de contas, o relatório financeiro e aparecer do conselho da entidade. VOLPI comentou que no dia 16, a Asaprev extremo-oeste vai participar da reunião regional da federação catarinense de aposentados no município de São Lourenço do Oeste.

O Programa Terra Boa 2024 será apresentado pelo Governo do Estado amanhã, na abertura do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. O governador JORGINHO MELLO e o secretário da Agricultura, VALDIR COLATTO, vão participar da programação. Por meio do Terra Boa são disponibilizados insumos agropecuários aos agricultores, objetivando o aumento da produtividade das lavouras e criações, a diversificação de culturas e a melhoria da renda das famílias rurais. O programa é desenvolvido desde 1983. Para operacionalização do Programa serão assinados no lançamento os Termos de Homologação de Cooperação entre o Governo do Estado, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Federação das Cooperativas Agropecuária do Estado de Santa Catarina.

O programa Terra Boa 2024 será dividido em projetos de Calcário, Sementes de milho, Incentivo ao Cultivo de forrageiras, Incentivo à Apicultura, Solo Saudável e Incentivo ao Plantio de cereais de inverno para produção de ração para a safra 202425. Com isso, os incentivos são liberados pelo Governo do Estado por meio da Cooperação com a Fecoagro, agroindústrias, cooperativas e casas agropecuárias credenciadas. Para acessar o Programa, os agricultores podem entrar em contato com a Epagri do seu município. Em 2023, o Programa Terra Boa atendeu em torno de 65 mil e 500 produtores e foram investidos 102 milhões e 900 mil reais por meio dos projetos de calcário, semente de milho, kits forrageira, kit apicultura e solo saudável, abelha rainha e cultivo de cereais de inverno.

O Itaipu Rural Show deste ano deve receber um público recorde no parque de exposições da Cooper Itaipu de Pinhalzinho. A projeção é do presidente da cooperativa, ARNO PANDOLFO. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que o evento é um dos mais importantes do país. Neste ano, são 23 hectares com exposição de lavouras demonstrativas e os lançamentos em máquinas, equipamentos, implementos, insumos e produtos voltados para o agronegócio. O Itaipu Rural Show começa nesta quarta-feira e segue até sábado em Pinhalzinho com a participação de cerca de 300 pessoas. Uma das novidades, neste ano, são dois mil metros de ruas cobertas para facilitar o deslocamento dos produtores durante o evento.

Além das lavouras demonstrativas, o Itaipu Rural show que começa amanhã terá exposição e julgamento do gado leiteiro. A informação é do presidente da Cooper Itaipu, ARNO PANDOLFO. O evento também terá exposição de ovinos, gado de corte e outros animais. Outro aspecto importante da feira serão as palestras técnicas com autoridades no agronegócio. Entre os temas que serão discutidos até sábado estão inovação e tendências do agronegócio, seleção genética da ave até o frango de corte, cenário econômico mundial e o impacto para o agronegócio, suinocultura e qualidade da água. O acesso ao Itaipu Rural Show deste ano é gratuito.

Os vereadores de São Miguel do Oeste reforçaram o pedido para que o estado implante um ponto de coleta de sangue do Hemosc e faça as obras de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O oficio com a reivindicação, assinado por todos os vereadores, foi entregue na última sexta-feira em mãos para a secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO. No documento, os vereadores também solicitam uma solução para as cirurgias de média e alta complexidade que estão represadas. Os pedidos foram feitos durante reunião na tarde de sexta-feira. O presidente da Câmara de Vereadores, PAULO DRUMM, juntamente com vereadores de São Miguel do Oeste, reuniram-se no Gabinete da Presidência para receber a secretária, fazer a entrega do ofício e relatar as demandas da cidade e região.

A secretária de estado da saúde, CARMEM ZANOTTO, disse aos vereadores o que havia comentando em entrevista para a rádio Peperi a respeito dos dois pedidos contidos no ofício do legislativo de São Miguel do Oeste. A secretária afirmou na reunião que os projetos do Hospital estão na Vigilância Sanitária aguardando aprovação, e que tão logo aprovados, o Estado fará a ampliação do Hospital Regional. Já em relação ao Hemosc, a secretária informou que o ponto de coleta será implementado somente em 2025, mas já está no planejamento do Governo do Estado. Sobre as cirurgias eletivas de média e alta complexidade, o estado está pagando um valor adicional a tabela SUS e espera contar com a adesão dos hospitais para reduzir a fila de espera.

O secretário estadual de Infra estrutura está percorrendo os municípios do extremo-oeste nesta terça-feira. Agora pela manhã, JERRY COMPER esteve reunido com o Conselho das Entidades Empresariais. Ele recebeu uma pauta com reivindicações da entidade. Entre os pedidos, estão a liberação de recursos para as obras de revitalização do aeroporto Helio Wasun e investimentos para a melhoria das rodovias estaduais na região, entre elas, a SC 163. O conselho das entidades empresarias entende que a infraestrutura de rodovias e aeroportos é fundamental para o desenvolvimento econômico da região.

O governador JORGINHO MELLO determinou que a pasta acelere os trabalhos para atender as demandas de infraestrutura em Santa Catarina. A afirmação é do secretário JERRY COMPER. De acordo com ele, o governo vai investir mais na recuperação da SCs, inclusive no extremo-oeste. Sobre os recursos para o aeroporto de São Miguel do Oeste, uma das pautas do conselho das entidades, COMPER citou que o objetivo do governo atender o pedido. Ele explicou que o projeto está com a nova secretaria de Portos e Aeroportos e que o governo está trabalhando para liberar os recursos o mais rápido possível.

O governo do estado está fazendo a parte dele para acelerar o processo de federalização da SC 163. A declaração é do secretário estadual de Infra-estrutura, JERRY COMPER. De acordo com ele, cerca de 60 por cento do projeto da rodovia está pronto, mas duas questões estão travando a conclusão: o traçado dos contornos viários de Iporã do Oeste e Descanso. COMPER disse que o assunto será discutido na próxima terça-feira em uma audiência com o superintendente do Dnit em SC, ALISSON ANDRADE. O secretário disse assim que o projeto de revitalização da SC 163 for concluído, a União pode assumir o controle da rodovia.

A administração de São Miguel do Oeste autorizou o uso da praça Walnir Botaro Daniel pelo motogrupo Cães de Asfalto para a realização do Motocão deste ano. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, o encontro de motociclistas faz parte do calendário oficial de eventos do município e a administração apoia o Motocão. Na semana passada, o advogado JÚLIO BAGETTI fez um ofício pedindo que o município cedesse a praça para o encontro. Ele alegou que o Motocão provoca transtornos para os moradores do centro. O pedido foi negado pela administração que confirmou o evento na praça.

JEFERSON DIAS, que também responde pelo Demutran, confirmou ainda que o departamento de trânsito não aceitou o pedido formulado pelo advogado e autorizou o fechamento das ruas no entorno da praça para o Motocão que vai acontecer nos dia 8, 9 e 10 de março. DIAS afirmou que o Motocão gera renda, movimenta a economia é uma festa tradicional no município. Sobre os transtornos provocados pelo evento e que foram apontados pelo advogado JULIO BAGETTI, o secretário disse que são pontos que precisam ser melhorados, mas que o evento deve ocorrer na praça central. O secretário do Motogrupo, LUIZ CLAUDIO CARPES comentou que o Motocão fora da praça é inviável e que cerca de 25 mil pessoas são esperadas para o evento deste ano.

Cerca de 70 por cento dos ingressos do camarote coletivo para o show com LAUANA PRADO já foram comercializados. A informação é do coordenador da comissão de eventos, ANTONIO DALTOE. O camarote coletivo é um espaço na frente do palco, com banheiro e bar exclusivo. 300 ingressos foram colocados a venda. Também haverá comercialização do camarote coletivo para os shows de sexta-feira com RAKEL TEIXEIRA, FELIPE e FERRARI, e BRENNO e MATHEUS. O show de quinta, com MARCOS BELUTTI, não terá camarote. DALTOÉ lembrou que o acesso aos shows, na área geral do parque, não terá cobrança de ingresso, ou seja, é liberado para a população.

Falta um dia para a abertura da Faismo 2024 e a movimentação no parque de exposições Rineu Gransotto é bastante intensa. Hoje pela manhã, as equipes da Comissão Organizadores e os expositores trabalharam nos ajustes finais, especialmente de infraestrutura e decoração dos estandes. A Faismo 2024 será aberta oficialmente as sete horas da noite desta quarta-feira. Logo depois, as oito e meia, os pavilhões serão abertos para a visitação do público. As nove horas da noite tem show com Os Forasteiros de Faraway no palco principal e, as 11 horas, show com Musical JM. A Rádio Peperi vai transmitir a cerimônia de abertura a partir das sete horas desta quarta-feira.

Um homem de 28 anos que estava desaparecido desde sábado foi encontrado caído em baixo de uma ponte na comunidade de Frederico Wastner, interior de São Lourenço do Oeste. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionado por volta das dez e meia da manhã desta segunda-feira para a busca e resgate de corpo. A vítima foi encontrada por familiares em baixo da ponte do Rio Feliciano. Segundo os bombeiros, não foi possível afirmar a causa do óbito. O corpo foi encaminhado para avaliação no Instituto Médico Legal. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Um ônibus escolar pegou fogo no final da tarde desta segunda-feira no interior do município de Princesa. O fato aconteceu por volta das cinco horas da tarde na Linha Vista Alta. As guarnições dos Bombeiros Militares e da Policia Militar foram acionadas e encontraram o veiculo tomado pelas chamas. O fogo começou na parte interna frontal do ônibus que estava ocupado por algumas pessoas, porém nenhuma era aluno da rede de ensino. Ninguém ficou ferido. Os ocupantes tentaram combater as chamas com o uso do extintor de incêndio, mas o fogo se espalhou, tomando conta de todo o ônibus. Os bombeiros gastaram cerca de quatro mil litros de água no combate e rescaldo do incêndio no veículo.

Duas pessoas sofreram ferimentos ao cair de uma altura de cerca de quatro metros na tarde desta segunda-feira em São Miguel do Oeste. O acidente de trabalho aconteceu por volta das cinco horas da tarde na rua Victacir Barazetti, no bairro Jardim Peperi. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois homens estavam trabalhando no telhado de uma residência quando caíram. Uma das vítimas, um homem de 32 anos foi atendido com suspeita de fratura no braço direito e hemorragia no local da fratura. O outro trabalhador, de 53 anos, idade, estava na parte inferior do telhado quando o outro homem caiu sobre ele. A segunda vítima sofreu um ferimento cortante no braço direito. Os dois foram conduzidos para o hospital onde receberam atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.