ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 13 02 2020

-BOLSONARO CONVIDA GENERAL BRAGA NETO PARA ASSUMIR CHEFIA DA CASA CIVIL

-EX-SENADOR DE SC É DENUNCIADO POR CORRUPÇÃO PASSIVA E LAVAGEM DE DINHEIRO

-PM CONFIRMA DATA PARA TROCA DE COMANDO DO BATALHÃO E DA NONA REGIÃO

-ABERTURA DO COMÉRCIO E DA PREFEITURA NO CARNAVAL DIVIDE OPINIÕES

-CDL ESTUDA ALTERAÇÕES PARA A CAMPANHA DE PRÊMIOS DESTE ANO

-POLÍCIA FAZ DOIS FLAGRANTES DE POSSE DE DROGAS NO MUNICÍPIO

-MOTORISTA ACUSADO DE ARRASTAR E MATAR ESTUDANTE É CONDENADO A QUATRO ANOS DE CADEIA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Moeda estrangeira e câmbio comercial, sem complicações e com segurança: Conte com o Sicoob São Miguel!

Hubei, província epicentro do coronavírus na China, confirmou 242 novas mortes nesta quarta-feira. A região registrou 14 mil 840 casos no último dia, sendo que 13 mil 332 foram diagnosticados de forma clínica. Ao todo, apenas na província, são 48 mil 206 casos do Covid-19. As autoridades de saúde chinesas mudaram os critérios de diagnóstico da doença, passando a aceitar relatórios clínicos dos sintomas, não apenas os testes em laboratório. Com isso, o número de casos confirmados deu um salto. Mais cedo, a cidade de Londres confirmou seu primeiro caso da doença. Este é o nono caso de infecção na Inglaterra.

O senador MICHAEL BENNET, o empresário ANDREW YANG e o ex-governador do estado do Massachusetts DEVAL PATRICK anunciaram, na terça-feira, o fim de suas campanhas para vencer a nomeação do Partido Democrata para a corrida presidencial nos Estados Unidos. Com a saída dos três candidatos, o Partido Democrata tem oito concorrentes à nomeação, prevista para acontecer em julho, durante a convenção. Os principais nomes são o senador BERNIE SANDERS, de Vermont; a senadora ELIZABETH WARREN, de Massachusetts; o ex-vice-presidente JOE BIDEN; e o ex-prefeito PETE BUTTIGIEG.

Uma missão do Fundo Monetário Internacional chegou nesta quarta-feira à Argentina para definir a reestruturação da dívida. Este acerto é considerado indispensável pelo presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. A missão liderada pelo venezuelano LUIS CUBEDDU será a primeira do Fundo a visitar a Argentina desde que FERNÁNDEZ assumiu a presidência em dezembro. Em 2018, o então presidente MAURICIO MACRI assinou com um acordo “stand by” com do FMI de 57 bilhões de dólares. FERNANDÉZ argumenta que a dívida é impagável, enquanto o país recupera o crescimento econômico. Por isso, propôs um adiamento dos pagamentos.

Começa a ser pago nesta quinta-feira o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março e abril. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, para quem tem final da inscrição 6 e 7. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 recebeu o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento. O valor do abono varia de 88 a mil e 45 reais, dependendo do período trabalhado formalmente em 2018.

O presidente JAIR BOLSONARO decidiu, nesta quarta-feira, retirar ONYX LORENZONI da chefia da Casa Civil e colocar o general WALTER BRAGA NETTO, que comandou a intervenção na segurança do Rio de Janeiro, em 2018, no cargo. Com a entrada do militar, ONYX deve assumir o Ministério da Cidadania no lugar de OSMAR TERRA. A mudança na Casa Civil faz com o que o Palácio do Planalto tenha militares em todas as principais funções do governo. OSMAR TERRA, que deverá deixar o Ministério da Cidadania, poderá retornar à Câmara para cumprir seu mandato de deputado ou assumir uma embaixada.

Entidades divulgaram notas de repúdio aos ataques feitos nesta terça-feira à jornalista PATRICIA CAMPOS MELLO, do jornal "Folha de S.Paulo", durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso Nacional que apura a disseminação de conteúdo falso na internet, a CPI das Fake News. Nas notas, as entidades disseram que os ataques à jornalista têm caráter "misógino, violento e sexista" e contribuem para a "perseguição a jornalistas e descredibilização da profissão". Durante a sessão, HANS RIVER DO NASCIMENTO, convocado a prestar esclarecimentos à CPI, disse que a jornalista "se insinuou" para ele para tentar obter informações sobre disparos de mensagens.

Destaque internacional na produção de alimentos, Santa Catarina está criando uma campanha de proteção e valorização do agronegócio. O Governo do Estado e o setor produtivo se uniram para conscientizar a população sobre os riscos de entrada de pragas e doenças que podem ameaçar a saúde dos animais e lavouras. Estão previstas ações nos principais aeroportos, rodoviárias, portos e pedágios, além do reforço na fiscalização nas fronteiras do estado. A intenção da campanha é orientar a população sobre as regras para transportar animais, vegetais, sementes e mudas, além de produtos de origem animal e vegetal. O agronegócio é o carro-chefe da economia catarinense, responsável por quase 70 por cento de toda a exportação e por mais de 30 por cento do Produto Interno Bruto estadual.

A ligação irregular de energia elétrica da roda-gigante itinerante instalada na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, confirmada terça-feira pela Celesc, não é um fato isolado. O estado ainda tem um grande número de conexões irregulares, conhecidas como "gatos". Em 2019 foram feitas 110 mil fiscalizações e 25 delas apresentaramirregularidades na medição. Foram constatados 27 mil e 500 casos de “gatos” no estado. A Celesc conseguiu recuperar 12 milhões para o caixa da empresa. São 49 equipes na companhia que atuam para combater as ligações irregulares. Cada uma custa 25 mil reais por mês.

O ex-senador catarinense PAULO BAUER está sendo denunciado pelo Ministério Público Federal de São Paulo por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ele é acusado de receber 11 milhões e 800 mil reais de propina para favorecer um grupo em atividades no Senado, entre 2013 e 2015. O ex-senador estranhou a iniciativa da Procuradoria da República em São Paulo, alegando que há um pedido no gabinete do ministro EDSON FACHIN, do Superior Tribunal Federal, feito pelo MPF de Brasília, de anulação da delação premiada que acusa o ex-parlamentar pelo recebimento da suposta propina. Esse pedido, segundo o ex-senador, está para ser despachado pelo ministro na segunda Turma do Supremo. BAUER disse que nada ficou provado sobre a suposta propina.

Foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira um novo hotel na cidade. O Figueiras Hotel e Eventos é um empreendimento que começou a ser planejado em 2011. A iniciativa envolve 15 investidores. O Hotel Figueiras tem 118 quartos e 74 já estão prontos para uso. Ao todo, foram investidos cerca de 20 milhões de reais no projeto. O negócio já abriu 23 postos de trabalho na cidade e deve gerar novas vagas de emprego de acordo com o aumento da procura dos hóspedes. O hotel fica na rua Duque de Caxias, esquina com a rua Men de Sá. Durante o evento de abertura oficial ontem à noite, o prefeito WILSON TREVISAN disse que o empreendimento vai incentivar o turismo na cidade.

Um grupo de escritores fundou no início do mês a Academia de Letras do Extremo-oeste de Santa Catarina. A informação é do primeiro presidente da entidade, CLAUDEMIR PARMEGIANI. Ele explicou que a academia de Letras é uma instituição de cunho literário e linguístico com o objetivo de divulgar o trabalho dos escritores da região. PARMEGIANI disse que a academia é muito importante porque reúne os profissionais que contam a história do extremo-oeste ou produzem textos e livros que levam cultura e conhecimento para a população. Em março, deve ocorrer uma reunião para aprovação do estatuto e escolha da primeira diretoria para os próximos dois anos. A academia já conta com 30 escritores da região.

O Sesc Recebe está confirmado para este sábado no município. De acordo com a gerente da unidade local, SCHEILA GESSING, o objetivo é abrir as portas do Sesc para apresentar os principais serviços e programas oferecidos em São Miguel do Oeste. Entre os trabalhos em destaque estão as aulas experimentais na academia, contação de histórias na biblioteca e oficinas de arte e danças. O Sesc Recebe começa as dez da manhã e vai até as cinco da tarde. SCHEILA disse que muitas pessoas que visitam a entidade acabam se inscrevendo nas atividades do Sesc. Quem participar do evento neste sábado pode receber um desconto de 10 por cento do custo das mensalidades.

A Polícia Militar confirmou a data para a solenidade de transmissão do comando do décimo primeiro batalhão e da nona região policial do extremo-oeste. O ato está confirmado para a próxima quarta-feira, dia 19, a partir das cinco horas da tarde. O Tenente-Coronel MARCELO DE WALLAU vai deixar o comando do décimo primeiro Batalhão para assumir o comando da nona região de Polícia Militar no lugar do Tenente-Coronel ALEXANDRE CABRAL, que está indo para a reserva. O Batalhão será comandado pelo Tenente Coronel JAÍLSON FRANZEN. WALLAU estava à frente do Batalhão desde o dia nove de agosto de 2018.

O suplente de vereador do MDB, SÉRGIO PALUDO, vai ocupar uma das quatro cadeiras do partido no legislativo até o início do mês que vem. Em entrevista para Peperi, ele disse que o objetivo é tentar fazer um trabalho em prol da população do município. SERGINHO comentou que está conversando com o partido e com a assessoria legislativa para definir os assuntos que serão defendidos durante esse período de 30 dias. Ele explicou que apesar do tempo ser curto, é possível fazer projetos e indicações em setores importantes para a cidade, como a saúde e o esporte por exemplo. SERGINHO fez 294 votos na eleição de 2016.

O vereador do PDT, ODEMAR MARQUES, aprovou uma indicação no plenário da câmara nesta semana pedindo a contratação de um médico dermatologista pela secretaria municipal de saúde. Ele disse que existe uma incidência muito grande de doenças de pele e falta um profissional especializado para atendimento da população. ODEMAR comentou que existe um convenio com a Ameosc para consultas nessa área, mas é importante que a prefeitura tenha um médico para atender os moradores. Ele destacou que pelo menos cinco pessoas o procuraram para reclamar que buscaram atendimento e não conseguiram uma consulta com um dermatologista. A indicação aprovada em plenário será encaminhada para o prefeito WILSON TREVISAN e para o secretário de saúde LEONIR CARON.

A secretaria de saúde tem uma estrutura montada para o atendimento de pacientes com problemas de pele. A afirmação é do médico diretor técnico da secretaria de Saúde, MAURICIO PIACENTIN. Ele disse que o fluxo de atendimento inicia nos postos de saúde. A partir da avaliação inicial feita pelo médico da unidade, o paciente é direcionado para exames específicos. Em seguida, as imagens da lesão da pele são enviados para o programa Telesaúde. Um especialista em dermatologia de Florianópolis analisa a situação e orienta o médico do posto para fazer o tratamento. Se a situação for grave, o caso pode ser encaminhado para outros exames e procedimentos mais complexos. As situações de maior gravidade são direcionadas para o setor de oncologia do Hospital Regional.

Além do programa de Telesaúde na área de dermatologia, a secretaria municipal de Saúde também tem um convenio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde para consultas com um médico especialista. A explicação é do médico diretor técnico da secretaria de Saúde, MAURICIO PIACENTIN. Ele disse que as situações que exigem o atendimento presencial do médico são incluídas no sistema interno de regulação da secretaria. Nesses casos, o município compra a consulta com um dermatologista via Cis-Ameosc. PIACENTIN comentou que todo esse fluxo ocorre de forma rápida, ágil e com baixo custo para o Sistema Único de Saúde. Ele reforçou que as pessoas que precisam de atendimento médico na área de dermatologia contam com uma estrutura que funciona bem na cidade.

A CDL vai realizar no dia 21 deste mês um evento para marcar os 47 anos de fundação da entidade. O encontro vai acontecer no Clube Comercial. De acordo com o presidente da câmara de dirigentes lojistas, IVANDRO SPENGLER, a programação da atividade prevê a prestação de contas das ações promovidas no ano passado e a apresentação do calendário de eventos da CDL neste ano. As empresas associadas tem direito a dois ingressos para o encontro. O evento dos 47 anos da CDL, com coquetel para os comerciantes, está marcado para as sete e meia da noite da sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

O presidente da CDL, IVANDRO SPEGNLER esteve no pepreri entrevista desta quarta-feira e disse que uma das principais ações desenvolvidas em 2019 foi a capacitação dos colaboradores. De acordo com ele, cerca de duas mil pessoas passaram pelos cursos oferecidos pela entidade no ano passado. SPENGLER comentou que a capacitação deve ser um dos focos neste ano, inclusive com o aumento do número de cursos e empresas beneficiadas. Ele ressaltou que esse tipo de iniciativa qualifica os colaboradores e empresário e contribui para a melhoria do trabalho realizado pelas empresas do comércio.

A CDL, que vai completar 47 anos no dia 21 deste mês, conta com mais de 600 associados. A informação é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse ontem no Peperi Entrevista que entidade contribui para fortalecer o comercio e tem uma participação importante no desenvolvimento do município de forma geral. SPENGLER comentou que a ideia para este ano é manter os principais eventos, como os encontros para as mulheres, a churrascada com os amigos, o Liquida são Miguel e a campanha de prêmios. Sobre o promocional de vendas de final de ano, ele antecipou que a CDL deve promover algumas modificações em relação a campanha do ano passado.

O programa Boa Tarde Peperi desta quarta-feira foi às ruas perguntar o que as pessoas pensam sobre o funcionamento do comércio e das repartições públicas municipais na segunda e terça de carnaval. FÁBIO JUNIOR, de 34 anos, tem uma opinião dividida: ele entende que a prefeitura deve fechar, mas as empresas devem trabalhar no carnaval. IVA WEBER, 47 anos, disse que é preciso trabalhar e o comércio deve abrir as portas na segunda e terça do carnaval. APARÍCIO NEGRI afirmou que pelo menos um dia, na segunda ou terça, as empresas e repartições públicas poderiam fechar. EGIDIO REIS, 32 anos, concorda com o funcionamento normal nesse dois dias já que carnaval não é feriado. DANIEL CARON, 34 anos, citou que as empresas e repartições públicas devem manter o atendimento nesses dias.

O fechamento das empresas na segunda e terça de Carnaval é uma tradição de mais de 40 anos que poderia ser mantida. A posição é da presidente do sindicato dos empregados no comércio, EDRIANE SLAVIERO. Ela disse que até 2017, patrões e empregados definiam que as horas feitas a mais no final do ano eram compensadas no carnaval. EDRIANE citou que nos últimos dois anos não houve acordo e as lojas começaram a abrir as portas no período. De acordo com ela, existe um sentimento de feriado e muitas empresas não querem abrir. Para a sindicalista, a data poderia ser usada para dar um descanso aos empregados e aos próprios empresários. EDRIANE comentou que a questão é delicada, mas que haverá pouco movimento nas lojas que decidirem abrir durante o carnaval.

A CDL vê a abertura do comércio durante carnaval como algo importante e positivo. A avaliação é do presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER. Ele disse no Boa Tarde Peperi de ontem que a data não é feriado e não existe uma cultura do carnaval impregnada na cidade. O presidente afirmou que como não acontecem eventos ou desfiles na cidade, não tem porque o comércio fechar nesses dois dias. Além disso, SPENGLER comentou que fevereiro é um mês mais curto e a parada no carnaval representa uma dificuldade a mais para o setor manter o padrão de faturamento. Mesmo assim, IVANDRO disse que alguns comerciantes acertaram um horário especial com os funcionários e vão fechar as portas na segunda e terça de carnaval.

A prefeitura decidiu seguir a definição das empresas e também vai manter as repartições públicas abertas durante o carnaval deste ano em São Miguel do Oeste. Segundo o secretário de Administração, ALENCAR BARBIERI, a administração tem como princípio não fazer ponto facultativo ou feriadões, mas dessa vez, a decisão de abrir no carnaval só foi tomada depois que o comércio confirmou que vai abrir as portas na data. BARBIERI disse que se o setor fechasse no carnaval, a prefeitura também faria o mesmo. Ele lembrou que existe uma cobrança da população a favor da abertura e contra os feriadões no serviço público e o município está atento a essa tendência da sociedade.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Smoke, cujo objetivo é desarticular grupo criminoso dedicado ao descaminho de “papel seda”. O produto é fornecido por indivíduo que atua em Bernardo de Irigoyen, na fronteira da Argentina com Dionísio Cerqueira. A investigação começou no ano de 2017, quando um dos investigados foi preso em flagrante no município de Barracão, após ter entrado no Brasil com uma carga de “papel seda”. Num período de 3 anos, este fornecedor argentino recebeu cerca dois milhões e 300 mil reais numa conta que mantinha no Brasil. Segundo a PF, existem fortes indícios do valor ser oriundo desse tipo de comércio ilícito. Nesta quinta-feira, policiais federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão em cinco cidades, entre elas, Dionísio Cerqueira.

Uma casa foi destruída por um incêndio na madrugada de hoje em Riqueza. O fogo começou por volta das duas horas da madrugada e atingiu uma residência fica na Linha São Roque, interior do município. Quando a guarnição chegou ao local, a casa de 30 metros quadrados, estava completamente destruída pelas chamas. Segundo o proprietário, ninguém residia na edificação, que não possuía móveis e nem eletrodomésticos. Uma perícia será feita no local para levantar as possíveis causas do sinistro.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu duas ocorrências de posse de drogas nesta quarta-feira no município. O primeiro caso aconteceu por volta das três horas da tarde na rua Oiapoque, centro da cidade. Durante a abordagem de um motociclista, a PM encontrou um cigarro de maconha com ele. A moto também estava com o lacre da placa rompida e acabou apreendida. Por volta das quatro horas da madrugada de hoje a guarnição abordou um veículo na rua Arno Erick Schwambach, no Bairro São Gotardo. Durante a revista foram encontrados três papelotes de cocaína embaixo do banco do carona. O veículo também foram apreendidos. Os envolvidos vão responder a um termo circunstanciado por posse drogas.

O motorista de ônibus de transporte escolar acusado de arrastar e matar uma adolescente de 15 anos em Caibi foi condenado a quatro anos, nove meses e quatro dias de reclusão em regime semiaberto. A sentença foi determinada pela Justiça da cidade de Palmitos no dia 17 de dezembro de 2019. Ele foi condenado pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, na direção de veículo automotor. Além da condenação, ele também teve a suspensão do direito de dirigir por quatro meses e 21 dias. SAMANTA CANSI morreu depois de ser arrastada por cerca de dois quilômetros no interior da cidade de Caibi no dia 17 de setembro de 2018. A adolescente descia do ônibus que fazia o transporte dos estudantes, quando ficou presa na porta do coletivo e caiu. O corpo da jovem foi localizado por familiares que estranharam a demora da jovem para chegar da escola. O motorista do ônibus pode recorrer da condenação em liberdade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.