ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 13/02/2020

GLOBO EM FOCO – 13/02/20

-BOLSONARO CONVIDA GENERAL BRAGA NETO PARA ASSUMIR CHEFIA DA CASA CIVIL

-EX-SENADOR DE SC É DENUNCIADO POR CORRUPÇÃO PASSIVA E LAVAGEM DE DINHEIRO

-ITAPIRANGA ENCERRA HOJE COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO

-TRANSPORTES E OBRAS DÁ ATENÇÃO A ESTRADAS GERAIS DO MUNICÍPIO

-ITAPIRANGA REALIZA ENTREGA DE CARNE IPTU PELOS CORREIOS

-ESCOLA PORTO NOVO ACABA COM AULAS DE INFOMÁTICA

-MOTORISTA DE ÔNIBUS QUE ARRASTOU ALUNA EM CAIBI É CONDENADO

-ACUSADO DE HOMICÍDIO É CONDENADO A 21 ANOS DE PRISÃO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Hubei, província epicentro do coronavírus na China, confirmou 242 novas mortes nesta quarta-feira. A região registrou 14 mil 840 casos no último dia, sendo que 13 mil 332 foram diagnosticados de forma clínica. Ao todo, apenas na província, são 48 mil 206 casos do Covid-19. As autoridades de saúde chinesas mudaram os critérios de diagnóstico da doença, passando a aceitar relatórios clínicos dos sintomas, não apenas os testes em laboratório. Com isso, o número de casos confirmados deu um salto. Mais cedo, a cidade de Londres confirmou seu primeiro caso da doença. Este é o nono caso de infecção na Inglaterra.

O senador MICHAEL BENNET, o empresário ANDREW YANG e o ex-governador do estado do Massachusetts DEVAL PATRICK anunciaram, na terça-feira, o fim de suas campanhas para vencer a nomeação do Partido Democrata para a corrida presidencial nos Estados Unidos. Com a saída dos três candidatos, o Partido Democrata tem oito concorrentes à nomeação, prevista para acontecer em julho, durante a convenção. Os principais nomes são o senador BERNIE SANDERS, de Vermont; a senadora ELIZABETH WARREN, de Massachusetts; o ex-vice-presidente JOE BIDEN; e o ex-prefeito PETE BUTTIGIEG.

Uma missão do Fundo Monetário Internacional chegou nesta quarta-feira à Argentina para definir a reestruturação da dívida. Este acerto é considerado indispensável pelo presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. A missão liderada pelo venezuelano LUIS CUBEDDU será a primeira do Fundo a visitar a Argentina desde que FERNÁNDEZ assumiu a presidência em dezembro. Em 2018, o então presidente MAURICIO MACRI assinou com um acordo “stand by” com do FMI de 57 bilhões de dólares. FERNANDÉZ argumenta que a dívida é impagável, enquanto o país recupera o crescimento econômico. Por isso, propôs um adiamento dos pagamentos.

Começa a ser pago nesta quinta-feira o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março e abril. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, para quem tem final da inscrição 6 e 7. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 recebeu o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento. O valor do abono varia de 88 a mil e 45 reais, dependendo do período trabalhado formalmente em 2018.

O presidente JAIR BOLSONARO decidiu, nesta quarta-feira, retirar ONYX LORENZONI da chefia da Casa Civil e colocar o general WALTER BRAGA NETTO, que comandou a intervenção na segurança do Rio de Janeiro, em 2018, no cargo. Com a entrada do militar, ONYX deve assumir o Ministério da Cidadania no lugar de OSMAR TERRA. A mudança na Casa Civil faz com o que o Palácio do Planalto tenha militares em todas as principais funções do governo. OSMAR TERRA, que deverá deixar o Ministério da Cidadania, poderá retornar à Câmara para cumprir seu mandato de deputado ou assumir uma embaixada.

Entidades divulgaram notas de repúdio aos ataques feitos nesta terça-feira à jornalista PATRICIA CAMPOS MELLO, do jornal "Folha de S.Paulo", durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito do Congresso Nacional que apura a disseminação de conteúdo falso na internet, a CPI das Fake News. Nas notas, as entidades disseram que os ataques à jornalista têm caráter "misógino, violento e sexista" e contribuem para a "perseguição a jornalistas e descredibilização da profissão". Durante a sessão, HANS RIVER DO NASCIMENTO, convocado a prestar esclarecimentos à CPI, disse que a jornalista "se insinuou" para ele para tentar obter informações sobre disparos de mensagens.

Destaque internacional na produção de alimentos, Santa Catarina está criando uma campanha de proteção e valorização do agronegócio. O Governo do Estado e o setor produtivo se uniram para conscientizar a população sobre os riscos de entrada de pragas e doenças que podem ameaçar a saúde dos animais e lavouras. Estão previstas ações nos principais aeroportos, rodoviárias, portos e pedágios, além do reforço na fiscalização nas fronteiras do estado. A intenção da campanha é orientar a população sobre as regras para transportar animais, vegetais, sementes e mudas, além de produtos de origem animal e vegetal. O agronegócio é o carro-chefe da economia catarinense, responsável por quase 70 por cento de toda a exportação e por mais de 30 por cento do Produto Interno Bruto estadual.

A ligação irregular de energia elétrica da roda-gigante itinerante instalada na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, confirmada terça-feira pela Celesc, não é um fato isolado. O estado ainda tem um grande número de conexões irregulares, conhecidas como "gatos". Em 2019 foram feitas 110 mil fiscalizações e 25 delas apresentaramirregularidades na medição. Foram constatados 27 mil e 500 casos de “gatos” no estado. A Celesc conseguiu recuperar 12 milhões para o caixa da empresa. São 49 equipes na companhia que atuam para combater as ligações irregulares. Cada uma custa 25 mil reais por mês.

O ex-senador catarinense PAULO BAUER está sendo denunciado pelo Ministério Público Federal de São Paulo por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ele é acusado de receber 11 milhões e 800 mil reais de propina para favorecer um grupo em atividades no Senado, entre 2013 e 2015. O ex-senador estranhou a iniciativa da Procuradoria da República em São Paulo, alegando que há um pedido no gabinete do ministro EDSON FACHIN, do Superior Tribunal Federal, feito pelo MPF de Brasília, de anulação da delação premiada que acusa o ex-parlamentar pelo recebimento da suposta propina. Esse pedido, segundo o ex-senador, está para ser despachado pelo ministro na segunda Turma do Supremo. BAUER disse que nada ficou provado sobre a suposta propina.

Concurso define hoje a noite a escolha das soberanas da quadragésima segunda Oktoberfest. Seis candidatas estarão na passarela nesta noite de quinta-feira, no Complexo Oktober. Conforme a presidente da ACAFI, FERNANDA GIEHL, este ano o desfile será diferente, seguindo um padrão semelhante entre todas as candidatas, semelhante ao desfile que ocorre em Blumenau. As candidatas terão vestidos iguais, mudando apenas o avental e detalhes que complementam o vestido. FERNANDA chama atenção que o cabelo e maquiagem também serão padronizados valorizando a beleza natural das candidatas. Ela explica que primeiro terá o desfile coletivo, em seguida o individual e o pronunciamento em português e alemão, finalizando novamente com desfile coletivo.

Pagamento do Programa de Integração Social, PIS, inicia hoje para nascidos em março e abril. De acordo com o gerente de pessoa física da agencia da Caixa Economia Federal, ADRIEL PIASSESKI, o abono salarial é pago para quem trabalhou em 2018 com carteira assinada por pelo menos 30 dias. O valor é proporcional ao número de meses trabalhados. O gerente ressalta que para quem tem conta na caixa o depósito do PIS é feito de forma automática. Para nascidos em março, abril ou datas anteriores o valor já foi depositado no dia 11. Já quem não possui conta na caixa pode fazer o saque com uso do Cartão Cidadão em caixas eletrônicos ou lotéricas. O pagamento é pago até junho, e se o abono não for sacado, retorna para o governo. PIASSESKI lembra que o atendimento da agencia é das 10 às 15 horas.

Setor de Transportes e Obras de Tunápolis dá atenção a estradas gerais do município. O secretário JULINHO ZINHANI, explica que nesta semana os serviços nas estradas gerais estão ocorrendo na linha São Pedro, para na próxima semana executar os trabalhos na linha Fátima. Ele comenta que as melhorias estão ocorrendo com um trator de esteira e um caminhão tanque para molhar as estradas devido ao tempo seco. Após isso é usado o rolo compactador. O secretário ressalta que inicialmente o serviço está ocorrendo nas estradas gerais, e posteriormente serão contempladas também as estradas vicinais. ZINHANI comenta que em breve serão usadas as britas fabricadas pelo britador móvel nas estradas e acessos próximos a cidade, para fazer um teste nestes locais com a compactação das pedras. Ele lembra que após o período de férias a equipe está completa novamente, e próximos dias deverá ser licitado um novo rolo compactador.

Em São João do Oeste, a secretaria de Transportes e Obras trabalha no alargamento e cascalhamento de duas estradas gerais. Segundo o secretário, LEANDRO BOHNENBERGER, os serviços estão sendo realizados na linha Taquarussu com a abertura de uma estrada nova e a retirada de curvas, e outra equipe atua no alargamento da estrada na linha Palmeiras, em direção a Medianeira. Os serviços estão sendo feitos com escavadeira, patrola para espalhar o cascalho, rolo compactador e caminhão caçamba para o transporte do cascalho e a vegetação ou erra que é removida. BOHNENBERGER comenta que na linha Taquarussu o serviço deve ser concluído na próxima semana, já na linha Palmeiras o trabalho se estende por pelo menos mais 30 dias. O secretário destaca que duas escavadeiras e dois caminhões terceirizados auxiliam nas melhorias.

Começo de ano é de estabilidade para produtores e indústrias de leite. Opresidente da Cooperoeste Terra Viva, SEBASTIÃO VILLA NOVA afirma que o valor do produto se manteve estável em janeiro e apresenta uma valorização ainda pequena neste mês que deve refletir em alguns centavos de alto. Ele atribui esta elevação à volta das aulas que costuma aumentar o consumo e também ao leite em pó, devido a valorização do dólar. Porém, lembra que são cenários que mudam no decorrer do ano conforme o clima, importação e exportações. O presidente da cooperativa acredita que o leite merece mais reconhecimento, já que os produtores tiveram que investir em qualidade a partir das exigências do Ministério da Agricultura. Conforme ele os laticínios já tinham se ajustado em relação as temperaturas e armazenamento. SEBASTIÃO afirma que as propriedades tem 90 dias para adequação. Ele alerta que a produtividade e plantel crescendo também aumentará a oferta do produto e consequentemente a diminuição nos preços repassados ao produtor.

São João do Oeste terá aulas de teatro a partir deste ano. Conforme a diretora de cultura, FELÍCIA THEISEN, alguns grupos já iniciaram as atividades para o ano, a exemplo dos corais e grupos de cantos que realizam ensaios semanais. Ela cita que os grupos já ensaiam para o encontro municipal de corais no dia 25 de abril. FELÍCIA comenta que nesta semana também iniciaram as atividades da orquestra e da banda municipal. A diretora de cultura comenta que o setor está com as inscrições abertas até dia 21 para novos integrantes que querem participar dos grupos. A inscrição pode ser feita no departamento de cultura, nas escolas ou na biblioteca. FELÍCIA cita que na música são disponibilizadas as aulas de arcodeon, teclado, violão, trombone, trompete, saxofone, flauta doce e canto técnica vocal, além de patinação e danças folclóricas e a partir deste ano também um grupo de dança para casais. A novidade deste ano são as aulas de teatro para pessoas a partir dos 16 anos.

A prefeitura de Itapiranga mantém parceria com empresa Correios para a entrega dos carnes do IPTU. Município antecipou a impressão e já disponibilizou os boletos para os contribuintes. Conforme a diretora de tributos de Itapiranga, ANE ROHDEN, os Correios concluíram a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano. Ela observa que nem todos os endereços foram localizados e nestes casos as pessoas devem comparecerem na agencia dos Correios para retirar carnes. Outra possibilidade é realizar a impressão do boleto que está disponível no site do município de forma bem prática. Se preferir, o contribuinte pode comparecer no setor de tributos da prefeitura. ANE ROHDEN alerta que o pagamento com desconto tem limite até 15 de abril em cota única.

Para o parcelamento do IPTU é preciso comparecer no setor de tributos. Somente os servidores da prefeitura podem realizar a impressão de nova via com possibilidade de pagamento em até seis prestações. ANE ROHDEN salienta que o contribuinte pode escolher em quantas prestações pretende pagar o IPTU, porém precisa solicitar o parcelamento no setor de tributos. A guia entregue aos proprietários de imóveis serve apenas para o pagamento em cota única. A diretora de tributos de Itapiranga lembra que os carnes ficam disponíveis nos Correios até o fim do mês de março. De acordo com ANE ROHDEN é importante realizar atualização do endereço para evitar transtornos na entrega do IPTU nos próximos anos.

Parlamentar da região defende aprovação da reforma da previdência do governo do estado. MAURÍCIO ESKUDLARK é o relator dos projetos que tratam do tema na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Nesta semana foi aproada a admissibilidade da proposta que foi confirmada pelo plenário. Agora, a reforma volta para a comissão que vai analisar o conteúdo do projeto. Só depois de passar pelas comissões é que o assunto vai para o plenário. Segundo MAURICIO, os deputados devem votar a reforma até o dia 24 de março. Ele considera que o estado não tem outra saída a não ser promover alterações no sistema de previdência dos servidores. O parlamentar afirmou que o projeto deve seguir o que foi definido na reforma da previdência nacional com pequenas alterações e ajustes.

Previdência do estado deveria ser autossustentável, mas atualmente é deficitária. A afirmação é do deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que é preciso mexer em questões centrais, como por exemplo, a idade mínima de aposentadoria e o teto da contribuição. Na visão do parlamentar, não dá mais para permitir que servidores se aposentem com menos de 50 anos. Ele revela que a previdência tem um déficit de 300 milhões por mês. ESKUDLARK cita que são quase quatro bilhões de reais por ano que poderiam ser usados em estradas, saúde e educação. Se não houve a reforma, segundo o deputado, o estado vai quebrar. Ele comentou que também é preciso combater os privilégios que existem no serviço público. Mas, também aponta que as decisões envolvendo o projeto de reforma da previdência em Santa Catarina devem ser construídas em conjunto e com total transparência./. De acordo com o parlamentar, as entidades e todos os segmentos interessados serão ouvidos, seja através de audiências públicas ou de reuniões.

Escola Porto Novo acaba com aulas de informática. Educandário dará prioridade para incentivo a leitura. O Projeto de Tempo Integral possibilita currículo de 23 disciplinas na escola estadual Porto Novo, em Itapiranga. Esta diversidade ocorre com planejamento do grupo de professores e direção. A escola também estabelece um Projeto Norteador. Cada professor faz abordagens referente ao tema escolhido para envolver o estudante. Segundo o diretor PAULO LUDWIG, já foram trabalhados temas voltados para as culturas regionais e também de épocas com resultados positivos. No ano passado o destaque foi para culturas pelo mundo com foco em dança, música e culinária. Este ano o projeto terá como título, Faz de Conta e o principal objetivo fazer uma abordagem nos principais clássicos infanto juvenil na forma de contos, teatro, canções, histórias e desenhos que remetem a infância.

O diretor da Escola Porto Novo considera que as crianças são introduzidas no mundo adulto cada vez mais cedo e a escola precisa oferecer uma contraproposta. Objetivo é valorizar o máximo o período da infância. PAULO LUDWIG cita que a escola aboliu neste ano aulas de tecnologias no laboratório de informática. Ele reconhece que parece contraditório em um mundo tecnológico os alunos de primeiro a quinto o ano não terem aula de informática. Salienta que a contrapartida será em forma de incentivo da leitura, imaginação e criatividade. PAULO LUDWIG diz que os professores atuam com trabalhos pedagógicos didáticos em disciplinas com contação de livros e encenações teatrais. Outro motivo para acabar com aulas de informática é o excesso de tecnologias disponíveis para as crianças. O diretor avalia que as crianças vão para a escola sabendo mais do que é oferecido no laboratório de informática.

Diretor defende maior envolvimento do aluno com livros. PAULO LUDWIG diz que o celular do aluno é mais moderno e tecnológico que os computadores oferecidos pela escola. Desafio é oferecer alternativa de incentivo à leitura e despertar a imaginação e criatividade nos estudantes. Aula de tecnologia foi substituída por aula de leitura. O diretor ressalta que o isso não significar abolir por completo a informática, pois o uso da tecnologia permanece, porém em forma de pesquisa e conhecimento. LUDWIG observa que os temas são debatidos com os professores e diretoria com definição de forma coletiva. A escola Porto Novo possui 35 profissionais da educação e atende 156 alunos neste ano.

Eventos de hoje concluem comemorações dos 66 anos de emancipação político administrativa de Itapiranga. Programação no Complexo Oktober terá várias atrações. Inicio será às 20 horas e 30 minutos com entrega de premiação dos Jogos Abertos de Itapiranga. A competição que envolveu mais de três mil atletas e 50 entidades da cidade e interior. O prefeito JORGE WELTER chama atenção para as homenagens que serão feitas pelo aniversário do município. Destaca ainda o concurso de escolha das soberanas da quadragésima segunda Oktoberfest. A partir das 23 horas terá o baile de aniversário de Itapiranga com ingresso livre, na animação a Orquestra Continental. O prefeito projeta a presença de grande público, pois amanhã é feriado municipal . WELTER também elogia o sucesso do décimo quarto Motogóis e do décimo sétimo Rodeio Crioulo Interestadual, eventos que foram realizados no último fim de semana com presença de grande público.

Casa de madeira é destruída por incêndio no interior de Riqueza. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de Iporã do Oeste por volta das 02h15 da madrugada desta quinta-feira em uma residência na Linha São Roque, interior de Riqueza. Quando a guarnição chegou ao local, a casa, com área aproximada de 30 metros quadrados sendo cerca de seis metros de comprimento e cinco metros de largura, estava completamente destruída pelo fogo, com toda a estrutura já caída. Foi realizado ainda o corte da energia e o rescaldo com cerca de dois mil litros de água. A edificação, bem como o forro, o assoalho e as aberturas, possuíam estrutura de madeira. Segundo o proprietário, ninguém residia na edificação, que não possuía móveis e nem eletrodomésticos. Perícia será feita no local para levantar as possíveis causas do sinistro. A Policia Militar também esteve no local.

Motorista de ônibus que arrastou aluna em Caibi é condenado. O motorista do transporte escolar, de 48 anos, que arrastou SAMANTA CANSI, de 15 anos, foi condenado a quatro anos, nove meses e quatro dias de reclusão em regime semiaberto. A sentença foi determinada pela Justiça de Palmitos, assinada pela magistrada MARISETE PAGNUSSATT. O homem foi condenado pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, na direção de veículo automotor. Além da condenação, ele também teve a suspensão do direito de dirigir por quatro meses e 21 dias. A Justiça concedeu a ele o direito de recorrer em liberdade. SAMANTA morreu depois de ser arrastada por cerca de dois quilômetros no interior de Caibi no dia 17 de setembro de 2018. A adolescente descia do ônibus que fazia o transporte dos estudantes, quando ficou presa na porta do coletivo e caiu. O corpo da jovem foi localizado por familiares. O caso ganhou repercussão nacional na época.

Acusado de homicídio é condenado a 21 anos de prisão. Sentou no banco dos réus nesta quarta-feira, LAURI DE OLIVEIRA, acusado de matar Alexandre Dos Santos, no dia 24 de março do ano passado, no Bairro Cidade Alta, em Saltinho. A vítima foi morta com golpes de foice na cabeça. Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado no dia dos fatos, Dos Santos apresentava ferimentos lacerantes de grande profundidade no crânio e cortes nos braços. Ele estava num terreno íngreme numa plantação de milho. No dia do crime, o acusado se evadiu do local, não sendo localizado pela Polícia. No dia 28 de março de 2019, Lauri, na presença do advogado, se apresentou na delegacia de Campo Erê. Poucos dias depois, o juiz decretou a prisão preventiva, e desde então o réu está preso em São José do Cedro, para onde voltou ontem após o julgamento, para terminar de cumprir a pena. O primeiro julgamento do ano na comarca começou às 8h30 e por volta das 17h o juiz leu a sentença.

Polícia Federal investiga associação criminosa especializada em descaminho de “papel seda". A Polícia Federal deflagrou nesta manhã a Operação Smoke, cujo objetivo é desarticular grupo criminoso dedicado ao descaminho de “papel seda”, fornecido por indivíduo de Bernardo de Irigoyen. A investigação começou em 2017, quando um dos investigados foi preso em flagrante em Barracão, após ter entrado no Brasil com uma carga de “papel seda”. Num período de 3 anos o argentino recebeu cerca de dois milhões e trezentos mil reais numa conta no Brasil. Também foram identificados distribuidores em São Paulo, Dionísio Cerqueira e Santa Terezinha de Itaipu, que juntos receberam quatro milhões e oitocentos mil reais. Também está sendo efetuado o bloqueio de três indivíduos investigados. Eles poderão ser indiciados pelo crime de descaminho, com pena de até 4 anos de reclusão e associação criminosa com pena de até 3 anos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.