ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 13/01/2026

GLOBO EM FOCO – 13/01/26

-DEFESA DE BOLSONARO FAZ NOVO RECURSO E PEDE QUE STF REVEJA CONDENAÇÃO

-SANTA CATARINA REGISTRA RECORDE DE PASSAGEIROS AÉREOS EM 2025

-PROGRAMA ITAPIRANGA MAIS INDÚSTRIAS É SANCIONADO

-SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ NOVA RECOLHA DE LIXO NO MEIO RURAL

-ONG DE ITAPIRANGA MANTÉM CAMPANHAS DE CASTRAÇÃO

-ITAPIRANGA ANUNCIA LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL COM 150 MORADIAS

-MAIS DE 35 TONELADAS DE SUCATA SÃO APREENDIDAS PELA POLÍCIA FEDERAL

-MULHER SOFRE GRAVES FERIMENTOS AO SER ATROPELADA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 34 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.


Um ataque da Rússia na Ucrânia na madrugada desta terça-feira matou quatro pessoas na cidade de Kharkiv. Outras seis pessoas ficaram feridas, afirmaram as autoridades locais. O Serviço Estatal de Emergências da Ucrânia informou que o ataque atingiu um terminal postal, destruindo edifícios e provocando incêndios. Equipes de resgate retiraram 30 pessoas para um local seguro, incluindo duas que estavam sob os escombros. Em outra parte do território, a ofensiva afetou a rede elétrica do país resultando em cortes de energia emergenciais na capital Kiev.


Agricultores franceses levaram tratores até Paris nesta terça-feira, pela segunda vez em uma semana, para protestar contra um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. De acordo com eles, o acordo ameaça a agricultura local ao criar uma concorrência desleal com as importações sul-americanas mais baratas. Agricultores na França, o maior produtor agrícola da União Europeia, e em outros Estados-membros, vêm protestando há meses contra o acordo União Europeia-Mercosul. A aprovação do acordo na sexta-feira, apesar da rejeição da França, intensificou a pressão sobre o governo por parte de agricultores e partidos da oposição.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta segunda-feira que irá impor tarifa de 25 por cento a países que fizerem negócios com o Irã. Segundo o republicano, a medida passa a valer imediatamente. O Brasil pode ser impactado pela decisão devido à relação comercial com o Irã. Em 2025, empresas brasileiras importaram 84 milhões de dólares do país, principalmente ureia, pistache e uvas secas. Já as exportações somaram dois bilhões e 900 milhões de reais, com destaque para milho, soja e açúcar. TRUMP não especificou se a medida afetaria países que já negociam com o Irã ou apenas futuras transações.


A Polícia Federal realiza, nesta terça-feira, uma nova fase da Operação Overclean, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, além de corrupção e lavagem de dinheiro. O deputado FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR do PDT da Bahia é o principal alvo. A operação teve o apoio da Controladoria Geral da União e da Receita Federal nas investigações. Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro NUNES MARQUES, do Supremo Tribunal Federal, em Brasília e nas cidades de Salvador, Mata de São João e Vera Cruz, localizadas na Bahia. Esta é a nona fase da operação.


O governador de Minas Gerais, ROMEU ZEMA do Novo, negou nesta segunda-feira, que esteja em tratativas para integrar uma eventual chapa presidencial como vice do senador FLÁVIO BOLSONARO do PL. A possibilidade foi levantada pelo presidente do Progressistas, CIRO NOGUEIRA, que, na semana passada, defendeu publicamente a união entre FLÁVIO e ZEMA como estratégia para enfrentar o atual presidente LULA nas eleições deste ano. ZEMA, no entanto, afirmou que sua estratégia, neste momento, é manter-se como cabeça de chapa e seguir com a pré-candidatura até o fim do calendário eleitoral.


A defesa de JAIR BOLSONARO do PL apresentou um novo recurso ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira pedindo que a ação penal que condenou o ex-presidente, e que já foi encerrada, seja anulada pelo plenário da Corte. No recurso, chamado de agravo regimental, a defesa de BOLSONARO pede que MORAES, responsável pela ação no STF, reconsidere a decisão de dezembro “em juízo de retratação”. Os advogados pedem ainda que, caso MORAES não concorde com seus argumentos, submeta o recurso ao plenário do tribunal para que todos os ministros analisem a solicitação da defesa. O recurso volta a se basear no voto vencido proferido pelo ministro LUIZ FUX no julgamento que condenou o ex-presidente a 27 anos de prisão.


Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo, que termina no dia 15 de fevereiro, mais de 80 por cento dos municípios de Santa Catarina já encaminharam para a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, os seus Planos Municipais de Assistência Social. O documento se refere ao período 2026 a 2029 e é um dos pré-requisitos para a garantia do repasse do cofinancimento estadual. As metas são de curto, médio e longo prazo e para garantir seu cumprimento os representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social e os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, que representam o controle social, verificam se tudo está dentro do especificado. Inicialmente o prazo era 5 de dezembro de 2025, mas a prorrogação de prazo foi solicitada porque alguns municípios estavam com dificuldade para entregar o Plano Municipal de Assistência Social no prazo anteriormente estabelecido.

Santa Catarina registrou um recorde histórico na movimentação de passageiros aéreos em 2025, alcançando a marca de oito milhões e 500 mil pessoas transportadas em seus terminais. O balanço, que engloba voos domésticos e internacionais, representa um crescimento de cinco virgula seis por cento em relação ao ano anterior. O grande destaque do período foi o mercado internacional, que pela primeira vez na história superou a marca de um milhão e 200 mil passageiros, consolidando o estado como um destino de relevância global. Com esses resultados, Santa Catarina apresenta um movimento per capita comparável aos principais mercados aéreos do mundo, registrando um índice de um virgula zero quatro passageiro por habitante.


O preço da gasolina se manteve estável na maior parte do ano passado, começando o ano em seis reais e 26 centavos e terminando em seis e 30, conforme os dados das pesquisas semanais da Agência Nacional do Petróleo. Nos primeiros dias deste ano, no entanto, os motoristas já foram surpreendidos com uma variação nos valores das bombas. A pesquisa mais recente da ANP, divulgada na sexta, mostra o preço médio da gasolina no estado em seis reais e 41 centavos. Nas 12 cidades pesquisadas, que não incluem Florianópolis, o maior valor registrado foi seis e 56 em Concórdia. Já a gasolina mais barata estava em Mafra, vendida em média por seis reais e 17 centavos.

Programa de incentivos ao setor industrial é sancionado em Itapiranga. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer o setor produtivo local, o Município de Itapiranga passou a contar com Lei Municipal, que institui o Programa Itapiranga Mais Indústrias. A legislação, de iniciativa do Poder Executivo Municipal, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito ALEXANDRE RIBAS, estabelecendo incentivos econômicos e benefícios fiscais para a instalação de novas indústrias e para a ampliação daquelas já existentes no município. O programa é considerado um projeto inovador e estratégico, voltado ao apoio de pequenas, médias e grandes indústrias, com foco na geração de emprego, no aumento do movimento econômico e na sustentabilidade dos empreendimentos.

Conforme a lei, os investimentos enquadrados no programa poderão variar entre 100 mil e dois milhões de reais. O município vai conceder subsídio financeiro correspondente a 16 por cento do valor total investido, além da possibilidade de benefícios fiscais previstos em legislação específica, respeitando critérios técnicos e a disponibilidade orçamentária. De acordo com o prefeito ALEXANDRE RIBAS, a sanção da lei representa um passo importante para o futuro do município. Segundo ele, a iniciativa cria um ambiente mais atrativo para novos investimentos e amplia as condições para que empresas já instaladas possam crescer, gerando emprego, renda e desenvolvimento de forma planejada e responsável, alinhada ao Plano Diretor e às políticas públicas de fortalecimento da economia local.

São João do Oeste disponibiliza alvará sanitário, de localização e funcionamento. O município também alerta ainda os microempreendedores individuais, profissionais autônomos e empresas prestadoras de serviços, comércio ou indústria, da necessidade de manter o alvará de localização e funcionamento e o alvará sanitário atualizado e fixado em local visível dentro do estabelecimento comercial. O alvará de funcionamento e o alvará sanitário tem sua vigência de primeiro de janeiro até 31 de dezembro e as taxas vencem no dia 10 de fevereiro. A fiscal de tributos, ROSANE MOMBACH, esclarece que as taxas já estão disponíveis para pagamento no site do município ou no setor de tributos da prefeitura, sendo que as vistorias ocorrem no decorrer do exercício.

Conforme a fiscal de tributos, o alvará garante ao proprietário e aos clientes que naquele local estão sendo cumpridas todas as normas sanitárias, de segurança e fiscais, já que sem ele, a empresa não pode abrir as portas para o público. ROSANE MOMBACH alerta que nenhum empreendimento poderá funcionar sem o alvará com exceção de empresas consideradas de baixo risco. A fiscal destaca que manter o alvará em dia evita transtornos e garante o funcionamento regular da empresa. Após o pagamento da taxa é recomendado imprimir o alvará pelo site do município e deixar exposto no estabelecimento.

São João do Oeste vai iniciar nova recolha de lixo no meio rural. A secretaria de agricultura e meio ambiente de São João do Oeste vai realizar de 19 a 30 de janeiro mais uma recolha de lixo reciclável junto às comunidades. A sugestão do setor é de que a população leve o lixo até os pontos pré-definidos um dia antes da data da recolha prevista. Conforme a diretora da secretaria de agricultura, TATIANE HENRICH, é indispensável que cada propriedade separe o lixo por categoria e retire o excesso de sujeiras para permitir o processo de reciclagem dos materiais. Ela acrescenta que, os volumes maiores podem ser deixados ao longo das estradas gerais.

TATIANE HENRICH salienta que essa será a primeira recolha desse ano, sendo que a seguinte deverá ocorrer no mês de março. Serão recolhidos papéis, plásticos, metais, pneus e vidros. E pedimos que os vidros devem ser separados de outro tipo de lixo em sacos bem reforçados. Nesta coleta não são recolhidas pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e aparelhos eletrônicos. Estes são recolhidos na campanha ‘Penso Logo Destino’ do IMA que possui local de recebimento no setor de urbanismo e viveiro municipal. A diretora da secretaria de agricultura destaca ainda que não estão contemplados nesta coleta embalagens de agrotóxicos, agulhas veterinárias e embalagens de medicamentos veterinários.

Conselho Tutelar de Tunápolis registra grande demanda. trabalho no período de férias é considerado tranquilo. No momento apenas quatro integrantes estão atuando. De acordo com a Conselheira Tutelar de Tunápolis, CLENICE BETIO, são apenas cinco afetivas, sem suplentes. Eleição suplementar será realizada neste ano para ocupar os cargos vagos. Segundo a Conselheira, os casos mais comuns são de violação dos direitos das crianças e adolescentes, incluindo a negligência familiar e a evasão escolar. De acordo com CLENICE, são feitas orientações aos familiares e também aplicadas medidas protetivas.

Campanhas de prevenção e parceria com as escolas estão entre as ações do Conselho Tutelar de Tunápolis. CLENICE BETIO comenta que muitas pessoas não sabem corretamente os direitos e deveres de crianças e adolescentes e acabam violando esta situação sem o devido conhecimento. A Conselheira Tutelar de Tunápolis, destaca que os imigrantes enfrentam dificuldades por não terem conhecimento da legislação brasileira. Segundo CLENICE BETIO, é preciso fazer uma orientação adequada para que as famílias cumpram com suas obrigações.

ONG de Itapiranga projeta grandes trabalhos para 2026. Com quatro anos de atividades, já promoveu a castração de mais de mil animais. Foco para este ano é manter a mobilização para campanhas de castração e também atendimento veterinário. Segundo a Presidente da ONG, Patinhas do Bem, JÉSSICA ROQUE, a ONG de Itapiranga está inscrita no programa do governo estadual, Pet Levado a Sério, que visa a castração. Sua principal finalidade é o controle populacional de cães e gatos por meio da castração, contribuindo para a redução do abandono e dos maus-tratos. JÉSSICA cita a possibilidade de receber 70 mil reais para investimentos em castração. Outro recursos importante é proveniente do termo de cooperação com o município.

A Presidente da ONG, Patinhas do Bem, destaca que o programa contempla ainda ações de educação para a guarda responsável, capacitação de agentes públicos, além de promover impactos positivos na saúde e segurança públicas. Ela lamenta o grande número de animais que são abandonados, gerando vários problemas . De acordo com a Presidente da ONG, Patinhas do Bem, existe uma grande carência de voluntários para um lar temporário, além de outras contribuições, incluindo denúncias de maus tratos. JÉSSICA ROQUE é otimista para as ações que estão projetadas para o ano. Parcerias com voluntários e empresas que auxiliam, pet shop e profissionais que realizam atendimento aos animais resgatados. /

Novo loteamento de interesse social vai proporcionar 150 moradias em Itapiranga. Demora do lançamento do projeto ocorreu por questões burocráticas. A carência habitacional no município gera diversos pedidos para ações do poder público. São aproximadamente mil inscritos em busca de uma residência em Itapiranga. O novo loteamento de interesse social, será próximo a um projeto implantado em 2011, que também contemplou famílias de baixa renda, na comunidade de Santa Fé Alta. Conforme a Secretária de Assistência Social, SIMONE FELIN, Itapiranga possui 990 famílias inscritas em cadastro que foi aberto em setembro de 2021 e continua recebendo adesões de interessados em conjunto habitacional. Ela justifica a demora em lançar o projeto em virtude de questões burocráticas para desmembrar área do município para destinação ao loteamento de interesse social.

De acordo com SIMONE FELIN, a partir de agora serão feitas análises dos inscritos para selecionar as pessoas que farão parte deste novo projeto. Inicialmente estão previstas construções de casas e também pequenos prédios para melhor aproveitamento dos terrenos. a Secretária de Assistência Social de Itapiranga chama atenção que o loteamento será próximo ao conjunto educacional com creche, escola e ginásio de esportes. A Secretária salienta que será enviado um projeto de lei para aprovação da Câmara de Vereadores para doação do terreno. Na sequência terá o credenciamento de empresas para a construção das habitações. Reuniões serão realizadas nos próximos dias para definir novos detalhes do projeto que será coordenado pela Caixa Econômica Federal.

O novo loteamento de habitação de interesse social em Santa Fé Alta vai seguir o modelo do Programa Minha Casa Minha Vida. SIMONE FELIN informa que os contemplados estarão incluindo em duas faixas. O grupo um terá as famílias com renda de até dois mil 850 reais. Já a faixa dois, com renda de até quatro mil e 700 reais. A Secretária de Assistência Social destaca ainda que os critérios incluem outros itens como o fato de ser mãe solteira, mãe chefe do lar ou ter filho deficiente. Será preciso residir no mínimo seis meses no município e ter crédito na Caixa Econômica Federal. De acordo com SIMONE, a triagem segue requisitos independente da nacionalidade dos pretendentes. O município doa o terreno que vai subsidiar o valor final da residência.

Mais de 35 toneladas de sucata contrabandeada foram apreendidas em uma ação da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira na manhã de ontem. A ação ocorreu em um galpão na cidade, às margens da BR-163. Um caminhão com mais de 35 toneladas de sucata de resíduos plásticos estava estacionado no local. No momento da chegada dos policiais federais, os responsáveis pelos materiais fugiram do local. As investigações continuam para esclarecer o caso e identificar os envolvidos. O veículo e a carga foram enviados a Receita Federal.

Uma mulher de 50 anos foi atropelada nesta segunda-feira, por volta das 18 horas e 20 minutos, na Avenida Sete de Setembro, no centro de Maravilha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os socorristas encontraram a mulher consciente, mas desorientada, deitada de costas sobre a pista. O atendimento já havia sido iniciado com o auxílio de dois médicos que passavam pela avenida no momento do acidente. Durante a avaliação, foi constatado um sangramento no ouvido, indicativo de possível trauma grave. Segundo o Corpo de Bombeiros, após os primeiros atendimentos, ela foi levada ao Hospital São José, onde foi diagnosticada com fratura na região do crânio. Posteriormente, a mulher foi transferida para o hospital regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.