ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 13 01 2020

-GOVERNO RETIRA UM MILHÃO E 300 MIL BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

-DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS PENTAVALENTE PARA AS REGIONAIS DE SAÚDE COMEÇA HOJE

-ENTIDADES PROJETAM AUMENTO DA GERAÇÃO DE EMPREGO FORMAL EM 2020

-DELEGADA CONFIRMA MUDANÇA DA DPCAMI PARA NOVA SEDE NESTE ANO

-SINTE PEDE REJEIÇÃO DO PROJETO DA REFORMA PREVIDENCIÁRIA EM SANTA CATARINA

-DISCUSSÃO POR DÍVIDA DE 10 REAIS TERMINA COM HOMEM BALEADO NO SANTA RITA

-IDOSO É MORTO COM UM TIRO DEPOIS DE DESENTENDIMENTO FAMILIAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Novos protestos aconteceram no Irã pelo segundo dia, neste domingo, o que aumenta a pressão nos líderes do país, depois que os militares do país admitiram que derrubaram, sem intenção, um avião civil no dia oito de janeiro. O presidente do Irã disse que a queda do avião que provocou a morte de 176 pessoas foi um erro desastroso e pediu desculpas. Nos protestos de ontem, os manifestantes afirmaram que “eles estão mentindo ao dizer que o nosso inimigo são os Estados Unidos, nosso inimigo está aqui mesmo”, de acordo com vídeos publicados em redes sociais.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, disse neste domingo estar "indignado" com o novo ataque com mísseis contra uma base iraquiana que abriga soldados americanos, enquanto o vizinho Irã sinalizou para uma redução das tensões no Oriente Médio. POMPEO ainda exigiu o fim dos ataques. Ele afirmou que "essas repetidas violações à soberania do Iraque por grupos opostos ao governo iraquiano devem cessar". O ataque realizado neste domingo contra a base aérea de Al Balad, no norte do Iraque, feriu quatro soldados iraquianos.

O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, HOSSEIN SALAMI, compareceu neste domingo perante o Parlamento iraniano para dar explicações sobre a crise que abala o país e afirmou que o objetivo dos disparos na quarta-feira passada contra alvos americanos no Iraque não era "matar soldados inimigos". Ele disse que o objetivo era mostrar que o país pode atingir qualquer ponto escolhido pelo Irã e uma resposta ao assassinato do general QASSEM SOLEIMANI em Bagdá, em um ataque realizado pelos Estados Unidos .O general foi chamado para testemunhar no Parlamento depois que as forças iranianas reconheceram no sábado que abateram "por engano" um avião civil ucraniano na quarta, poucas horas após os disparos de mísseis contra as bases no Iraque.

Os trabalhadores com ensino superior são os que levam mais tempo para conseguir voltar ao mercado de trabalho quando ficam desempregados. Um brasileiro que concluiu a faculdade demora, em média, 16 vírgula oito meses, quase um ano e meio para se recolocar. Como comparação, um profissional com ensino médio gasta 14 vírgula sete meses para encontrar um novo emprego e quem concluiu ensino fundamental demora, em média, 13 vírgula um meses. Os números foram compilados pela consultoria iDados, com base nas informações do terceiro trimestre da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Pelo lado das empresas, a contratação de um trabalhador mais qualificado também costuma ser mais lenta.

O Partido Republicano da Ordem Social decidiu neste sábado destituir o presidente nacional da sigla, EURÍPEDES JÚNIOR. De acordo com nota divulgada pela sigla, a decisão foi unânime e foi tomada em reunião do Diretório Nacional, em Brasília. Segundo o PROS, JÚNIOR é acusado de desviar recursos dos fundos partidário e eleitoral, financiados com verba pública, além de lavagem de dinheiro. O partido afirmou que desde 2016 o presidente afastado era acusado de irregularidades no uso de recursos públicos destinados ao partido. A sigla relatou que, no começo de 2019, investigações da Polícia Federal indicaram desvios de mais de cinco milhões de reais, que deveriam ser destinados inicialmente às campanhas de candidatos do PROS.

Até novembro do ano passado, o governo federal retirou um milhão e 300 mil beneficiários do programa Bolsa Família devido a irregularidades no cadastro. De acordo com Ministério da Cidadania, o cancelamento de benefícios gerou economia de um bilhão e 300 milhões de reais para os cofres públicos. Segundo o porta-voz da Presidência da República, OTÁVIO RÊGO BARROS, o governo está com estudos adiantados para reformular o programa. No entanto, ainda não há prazo para que a reformulação seja lançada. O porta-voz ainda confirmou à Agência Brasil que a mudança de nome do Bolsa Família está sendo analisada.

A balneabilidade em Santa Catarina piorou em relação à semana passada. Na segunda semana de janeiro, 65 vírgula oito por cento dos pontos analisados pelo Instituto de Meio Ambiente estão próprios para banho. O relatório foi divulgado na última sexta-feira. Em Florianópolis, 59 dos 87 locais onde são feitas as coletas estão próprios para banho. No restante do litoral, 93 dos 144 pontos são recomendados aos banhistas. Na semana anterior, a balneabilidade era de 71 vírgula quatro por cento de locais próprios para banho. O relatório completo está disponível no site do IMA na internet.

A governadora em exercício, DANIELA REINEHR, encerrou no sábado um roteiro pelas estradas do Grande Oeste. No último dia do roteiro, ela percorreu parte das SCs 390 e 150, até a cidade Capinzal. Por fim, vistoriou as obras de pavimentação da SC-467, entre Jaborá e Ouro, a SC-355, até o entroncamento com a BR-282, e depois seguiu até Campos Novos pela rodovia federal. Na avaliação de DANIELA, o roteiro foi positivo e serviu para fundamentar sua busca por recursos para revitalização das rodovias, tanto federais quanto estaduais. Nesta semana, a governadora em exercício cumpre agenda em Brasília, onde tentará sensibilizar as autoridades federais da necessidade de liberação de valores para a melhoria das estradas do Oeste.

A diretoria de vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde começa hoje a distribuição das doses de vacina pentavalente que o estado recebeu do Ministério da Saúde na última sexta-feira. Ao todo, 27 mil doses serão distribuídas a todos os municípios catarinenses. Hoje, elas começam a ser enviadas para as regionais de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. A Dive informou que a previsão de entrega é entre 14 e 17 de janeiro. Na terça, as doses começam a ser liberadas para as demais regionais: Araranguá, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra e Tubarão.

A secretaria de Saúde vai promover dois dias de palestras a partir de hoje com o hipnólogo RENÉ WEIGHER. Os eventos vão ocorrer hoje e amanhã no auditório da Câmara de Vereadores a partir das sete e meia da noite. O tema das palestras é “por que as pessoas adoecem”. O ingresso será de um quilo de alimento não perecível. De acordo com o palestrante RENÉ WEIGHER, o objetivo é mostrar que entre 60 e 70 por cento das doenças, não passam de problemas emocionais e psicossomáticos. Para o secretário LEONIR CARON, é mais uma oportunidade para que a população busque mais qualidade em saúde e de vida.

A programação do Proerd para 2020 na região está definida e a meta é atender todos os estudantes do quinto ano de 35 cidades do extremo-oeste. A informação é do coordenador do programa na região, sargento ALTAIR VILANI. Ele explicou que no ano passado, cerca quatro mil e 300 alunos participaram das aulas do Proerd. VILANI disse que os detalhes e o cronograma das aulas será definido no mês que vem. A previsão é de que os encontros comecem entre o final de fevereiro e o início de março. Ele disse que o currículo do Proerd é o mesmo há quatro anos, mas os policiais que ministram as aulas passam por atualizações todos os anos para melhorar os encontros com os estudantes.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional vai realizar amanhã uma capacitação ambiental destinada a empresários, técnicos e servidores públicos. O objetivo é explicar os processos de licenciamento ambiental, que passaram a ser geridos pelo Conder. O evento está marcado para amanhã na Câmara de Vereadores, a partir das oito e meia da manhã. Durante o curso serão abordados os temas ligados ao processo de municipalização das Licenças Ambientais. Desde o dia dois de janeiro, os pedidos de licenciamento ambiental de pequeno e médio porte devem protocolados via Conder.

Ainda sem os dados de dezembro, o município de São Miguel do Oeste gerou mais de 550 vagas de emprego em 2019. Entre janeiro e novembro, todos os setores contrataram mais do que demitiram, com destaque para a indústria que teve um saldo positivo de 256 vagas de emprego nos 11 primeiros meses do ano passado. Se 2019 foi bom para a geração de emprego formal na cidade, o ano de 2020 deve ser ainda melhor, segundo a projeção feita por diversas entidades no programa Boa Tarde Peperi. Uma das edições da semana passada ouviu representantes do comercio, indústria, construção civil e dos trabalhadores. Todos esperam números melhores neste ano, com a abertura de uma quantidade ainda maior de postos de trabalho no município.

A indústria tem uma expectativa muito grande para novas contratações neste ano. A afirmação é do gerente executivo do Sistema Sesi-Senai, IVANOR FINATTO. Ele comentou que as empresas do setor eletro metal mecânico e do agronegócio devem contratar mais em 2020 do que em 2019. FINATTO disse que os trabalhadores precisam ficar atentos a essa possível abertura de novas vagas e se qualificar para esse momento. Ele comentou que as pessoas que estiveram preparadas vão ocupar os postos de que serão abertos. No entanto, trabalhadores sem qualificação vão continuar com dificuldade para se colocar no mercado. FINATTO citou que as pessoas devem avaliar os setores que estão em expansão e buscar conhecimento nessas áreas do conhecimento.

O sindicato dos trabalhadores na indústria da alimentação também acredita que o setor industrial deve se manter aquecido e contratando mais do que demitindo em 2020. A projeção é do presidente do sindicato, INACIO HEMSIG. Ele disse que o crescimento da exportação tem impactos positivos para o setor, inclusive com a necessidade de aumento das equipes de trabalho. INACIO ressaltou que as vagas que estão abrindo exigem conhecimentos específicos e os trabalhadores precisam estar qualificados. Ele comentou que a expectativa é de um ano muito positivo com crescimento da empresas do setor de alimentos e geração de empregos na região.

O comércio deve começar a contratar com mais intensidade a partir do mês de março. A expectativa é do diretor distrital da FCDL, EDENILSON ZANARDI. Ele comentou que o setor teve um crescimento bastante tímido em 2019, mas deve ter um desempenho melhor neste ano. ZANARDI citou que as pesquisas feitas pela federação apontam que 70 por cento dos comerciantes projetam um cenário melhor e com mais contratações neste ano. Ele disse ainda que existe muita mão de obra disponível, mas que o comércio carece de trabalhadores qualificados. Para o comerciante, os empresários devem contratar mais neste ano, mas somente a partir de segundo trimestre. Até lá, o volume de contratações deve ser pequeno no comércio.

A construção civil projeta um ano com maiores índices de empregabilidade no município. A avaliação é do presidente do Sindicato da Construção Civil, FERNANDO TOFFOLI. Ele disse que o crescimento do setor deve ocorrer em razão de alguns fatores, como a redução da taxa de juros que provocou o aumentou da procura dos investidores pelos imóveis. TOFFOLI comentou que ainda existe uma demanda reprimida no setor e a volta dos investimentos vai exigir a contratação de mais trabalhadores para as obras. Ele ressaltou que algumas questões ainda precisam ser colocadas em prática para que a construção civil cresça como o setor espera. Uma delas, são as reformas e o equilíbrio das contas públicas para que o governo também volte a investir em obras públicas.

A nomeação de mil 842 profissionais efetivos para o quadro do magistério da rede estadual de ensino de Santa Catarina é uma conquista importante para a educação catarinense. O comentário é do secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Na última semana, as nomeações foram publicadas no Diário Oficial do estado e a posse nas escolas está marcada para o começo de fevereiro. Apesar disso, o professor fez uma ressalva: o número não altera muito a quantidade de profissionais admitidos em caráter temporário no estado. De acordo com ele, o governo poderia chamar mais profissionais aprovados no último concurso público do magistério. KRAEMMER disse que o sindicato continua cobrando a realização de um novo concurso para o setor.

Mais de 50 por cento das vagas de professor da rede pública estadual são admitidos em caráter temporário em Santa Catarina. A informação é do secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que o plano de educação estabelece que o número de ACTs deve ser de no máximo 10 por cento do total de vagas e o Santa Catarina ainda está muito longe desse índice. O sindicalista destacou que o professor efetivo tem mais segurança e pode ficar na mesma escola por mais de um ano, o que garante a continuidade do trabalho e a tranquilidade para os pais e alunos. KRAEMMER comentou que além dos efetivos, o sindicato também está acompanhando a contratação do segundo professor para alunos com necessidades especiais.

O ano começa com duas grandes preocupações para o sindicato dos trabalhadores em educação. De acordo com o secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER, uma delas é a não aplicação do índice de mais de 12 por cento de correção do piso nacional do magistério na carreira do magistério catarinense. Ele disse que o estado já não fez o reajuste como deveria no ano passado e esse problema deve se repetir neste ano. Outro ponto que deve ser prioritário para o Sinte neste começo de ano é o projeto de reforma previdenciária do estado. O projeto está na Assembleia e deve ser votado no primeiro semestre. KRAEMMER disse que o Sinte vai pressionar os deputados a votarem contra a proposta.

O ano de 2019 foi marcado por um incremento das estatísticas da violência contra a mulher. A avaliação é da delegada responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, adolescente, mulher e idoso, LISIANE JUNGES. Ela esteve no Peperi Rádio Repórter deste sábado e disse que o número de medidas protetivas emitidas para mulher em situação de violência doméstica aumentou em 50 por cento. Em 2018, foram 150 pedidos judiciais desse tipo. Em 2019, o número subiu para 225. A delegada acredita que o dado seja fruto da conscientização das mulheres que toleram cada vez menos as atitudes violentas de companheiros e maridos. No ano de 2019, não houve nenhum caso de feminicídio atendido pela Dpcami.

Apesar do aumento no número de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica, o total de registros feitos pela Dpcami caiu em 2019. De acordo com a delegada LISIANE JUNGES, no ano passado foram confeccionados cerca de mil e 300 boletins de ocorrência por violência doméstica e familiar. Em 2018, foram mil e 700 registros. A delegada comentou que a queda não significa, necessariamente, uma redução da violência. Ela explicou que esse tipo de crime ainda tem uma elevada taxa de subnotificação e muitos casos demoram para chegar ao conhecimento da polícia. LISIANE disse que o plantão de final de ano, por exemplo, entre o Natal e o Réveillon foi marcado por muitos registros e casos de prisões por lesão corporal, ameaças e constrangimentos contra mulheres e outros familiares, como crianças e idosos.

A Polícia Civil já identificou um imóvel para abrigar a Dpcami em 2020. A confirmação é da delegada responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, adolescente, mulher e idoso, LISIANE JUNGES. De acordo com ela, a casa fica nas proximidades da Vila Militar, no centro da cidade e tem condições para receber todos os serviços prestados pela Dpcami. LISIANE disse que o estado já abriu o edital para a reforma do local e o dinheiro para o pagamento do aluguel já está previsto no orçamento. A delegada comentou que a delegacia da mulher funciona em oito salas da delegacia regional, espaço que ela considera insuficiente. LISIANE disse que a nova sede é mais apropriada e vai melhorar o atendimento das mulheres vítimas de violência.

O efetivo da delegacia da mulher poderia ser maior, mas mesmo assim, a equipe atual consegue manter a demanda de serviços em dia. O comentário é da delegada da Dpcami, LISIANE JUNGES. Ela explicou que o efetivo é formado por quatro agentes e dois escrivães. A principal ausência é a de uma psicóloga. A vaga está aberta há cerca de dois anos e essa profissional realiza um trabalho muito importante no atendimento das vítimas. No Peperi Rádio Repórter de sábado a delegada falou ainda sobre os programas preventivos que a delegacia da mulher realiza, como por exemplo, o Conhecer para se Proteger que serve para evitar os crimes contra crianças e adolescentes pela internet. Outra ação que vai continuar é o programa Basta, voltado para a recuperação dos agressores.

Um homem foi preso neste final de semana por posse ilegal de arma de fogo no bairro Sagrado Coração de Jesus. A Polícia Militar foi chamada ontem à noite para o atendimento de uma ocorrência de violência doméstica na rua Angelo Longhi. Ao chegar no local, a guarnição foi informada pela vítima que havia sido agredida pelo esposo. O homem possuía duas armas de fogo, uma espingarda calibre 36 e uma espingarda de fabricação caseira calibre 22, além de diversas munições de diversos calibres. O homem foi detido e levado para a Delegacia de Polícia da comarca.

Um motociclista ficou ferido ao sofrer um acidente no começo da manhã deste domingo no trevo da BR 282, no Bairro Santa Rita. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o condutor da motocicleta Titan, placa de Descanso perdeu controle da direção e colidiu contra uma placa de sinalização. Em seguida, ele bateu em um poste de energia elétrica que fica em cima do canteiro. O homem de 45 anos sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Um homem foi ferido com um tiro de raspão neste domingo no bairro Santa Rita. O fato aconteceu por volta das duas horas da madrugada de ontem na rua Miguel Ângelo. De acordo com a Polícia Militar, o disparo atingiu de raspão o rosto da vítima. A PM fez buscas e localizou o autor do tiro. O revólver calibre 32 usado no crime também foi encontrado e apreendido. Segundo a PM, a discussão começou por causa de uma dívida de 10 reais. Os dois envolvidos foram conduzidos para a delegacia de polícia.

Um desentendimento familiar terminou com uma morte neste final de semana em São João do Oeste. O fato foi registrado por volta das dez e meia da noite de sábado, na rua Ervalzinho, interior do município. Um idoso, de 62 anos, foi morto com um tiro na cabeça. Conforme relatos de familiares, houve uma discussão no local e o homem foi atingindo por um tiro. A identidade da vítima foi confirmada como DARI ANSCHAU, 62 anos, motorista aposentado e morador de São João do Oeste. Ainda não há informações sobre a autoria do disparo que matou o idoso.

Uma colisão nas proximidades do Camping Lizot em Paraíso agora a pouco acabou tirando a vida de uma mulher. O acidente foi registrado por volta do meio dia de hoje e envolveu um Ford Focus e um caminhão. Com o impacto a mulher não resistiu e morreu no local no acidente. A equipe do Portal Peperi está agora no local no acidente. Também agora a pouco houve outra colisão entre um automóvel e uma motocicleta na BR-163 nas proximidades do Posto Bela Vista em São Miguel do Oeste. Mais informações sobre esses dois acidentes você confere em breve no www.peperi.com.br.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.