ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 13/01/2020

GLOBO EM FOCO – 13/01/20

-GOVERNO RETIRA UM MILHÃO E 300 MIL BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

-DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS PENTAVALENTE PARA AS REGIONAIS DE SAÚDE COMEÇA HOJE

-ESCOLHA DAS SOBERANAS DA OKTOBERFEST TERÁ SEIS CANDIDATAS

-PRESTAÇÃO DE CONTAS DO BLOCO DE PRODUTOR RURAL TERMINA DIA 31 DE JANEIRO

-AGRONOMO APONTA BENEFICIOS NO CUIDADO DA ÁGUA EM LAVOURAS

-ITAPIRANGA TEM NOVA PLATAFORMA DE COLETA DE DADOS DO RIO URUGUAI

-HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-DUAS PESSOAS SÃO SALVAS NO DE AFOGAMENTO NO RIO URUGUAI

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 39 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Novos protestos aconteceram no Irã pelo segundo dia, neste domingo, o que aumenta a pressão nos líderes do país, depois que os militares do país admitiram que derrubaram, sem intenção, um avião civil no dia oito de janeiro. O presidente do Irã disse que a queda do avião que provocou a morte de 176 pessoas foi um erro desastroso e pediu desculpas. Nos protestos de ontem, os manifestantes afirmaram que “eles estão mentindo ao dizer que o nosso inimigo são os Estados Unidos, nosso inimigo está aqui mesmo”, de acordo com vídeos publicados em redes sociais.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, disse neste domingo estar "indignado" com o novo ataque com mísseis contra uma base iraquiana que abriga soldados americanos, enquanto o vizinho Irã sinalizou para uma redução das tensões no Oriente Médio. POMPEO ainda exigiu o fim dos ataques. Ele afirmou que "essas repetidas violações à soberania do Iraque por grupos opostos ao governo iraquiano devem cessar". O ataque realizado neste domingo contra a base aérea de Al Balad, no norte do Iraque, feriu quatro soldados iraquianos.

O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, HOSSEIN SALAMI, compareceu neste domingo perante o Parlamento iraniano para dar explicações sobre a crise que abala o país e afirmou que o objetivo dos disparos na quarta-feira passada contra alvos americanos no Iraque não era "matar soldados inimigos". Ele disse que o objetivo era mostrar que o país pode atingir qualquer ponto escolhido pelo Irã e uma resposta ao assassinato do general QASSEM SOLEIMANI em Bagdá, em um ataque realizado pelos Estados Unidos . O general foi chamado para testemunhar no Parlamento depois que as forças iranianas reconheceram no sábado que abateram "por engano" um avião civil ucraniano na quarta, poucas horas após os disparos de mísseis contra as bases no Iraque.

Os trabalhadores com ensino superior são os que levam mais tempo para conseguir voltar ao mercado de trabalho quando ficam desempregados. Um brasileiro que concluiu a faculdade demora, em média, 16 vírgula oito meses, quase um ano e meio para se recolocar. Como comparação, um profissional com ensino médio gasta 14 vírgula sete meses para encontrar um novo emprego e quem concluiu ensino fundamental demora, em média, 13 vírgula um meses. Os números foram compilados pela consultoria iDados, com base nas informações do terceiro trimestre da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Pelo lado das empresas, a contratação de um trabalhador mais qualificado também costuma ser mais lenta.

O Partido Republicano da Ordem Social decidiu neste sábado destituir o presidente nacional da sigla, EURÍPEDES JÚNIOR. De acordo com nota divulgada pela sigla, a decisão foi unânime e foi tomada em reunião do Diretório Nacional, em Brasília. Segundo o PROS, JÚNIOR é acusado de desviar recursos dos fundos partidário e eleitoral, financiados com verba pública, além de lavagem de dinheiro. O partido afirmou que desde 2016 o presidente afastado era acusado de irregularidades no uso de recursos públicos destinados ao partido. A sigla relatou que, no começo de 2019, investigações da Polícia Federal indicaram desvios de mais de cinco milhões de reais, que deveriam ser destinados inicialmente às campanhas de candidatos do PROS.

Até novembro do ano passado, o governo federal retirou um milhão e 300 mil beneficiários do programa Bolsa Família devido a irregularidades no cadastro. De acordo com Ministério da Cidadania, o cancelamento de benefícios gerou economia de um bilhão e 300 milhões de reais para os cofres públicos. Segundo o porta-voz da Presidência da República, OTÁVIO RÊGO BARROS, o governo está com estudos adiantados para reformular o programa. No entanto, ainda não há prazo para que a reformulação seja lançada. O porta-voz ainda confirmou à Agência Brasil que a mudança de nome do Bolsa Família está sendo analisada.

A balneabilidade em Santa Catarina piorou em relação à semana passada. Na segunda semana de janeiro, 65 vírgula oito por cento dos pontos analisados pelo Instituto de Meio Ambiente estão próprios para banho. O relatório foi divulgado na última sexta-feira. Em Florianópolis, 59 dos 87 locais onde são feitas as coletas estão próprios para banho. No restante do litoral, 93 dos 144 pontos são recomendados aos banhistas. Na semana anterior, a balneabilidade era de 71 vírgula quatro por cento de locais próprios para banho. O relatório completo está disponível no site do IMA na internet.

A governadora em exercício, DANIELA REINEHR, encerrou no sábado um roteiro pelas estradas do Grande Oeste. No último dia do roteiro, ela percorreu parte das SCs 390 e 150, até a cidade Capinzal. Por fim, vistoriou as obras de pavimentação da SC-467, entre Jaborá e Ouro, a SC-355, até o entroncamento com a BR-282, e depois seguiu até Campos Novos pela rodovia federal. Na avaliação de DANIELA, o roteiro foi positivo e serviu para fundamentar sua busca por recursos para revitalização das rodovias, tanto federais quanto estaduais. Nesta semana, a governadora em exercício cumpre agenda em Brasília, onde tentará sensibilizar as autoridades federais da necessidade de liberação de valores para a melhoria das estradas do Oeste.

A diretoria de vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde começa hoje a distribuição das doses de vacina pentavalente que o estado recebeu do Ministério da Saúde na última sexta-feira. Ao todo, 27 mil doses serão distribuídas a todos os municípios catarinenses. Hoje, elas começam a ser enviadas para as regionais de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. A Dive informou que a previsão de entrega é entre 14 e 17 de janeiro. Na terça, as doses começam a ser liberadas para as demais regionais: Araranguá, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra e Tubarão.

Concurso de escolha da rainha e princesas da quadragésima segunda Oktoberfest de Itapiranga terá seis candidatas. homologação na tarde de sábado, na sede da ACETI. Conforme o presidente da ACETI, LEONEI ROTHER, as seis candidatas são TAINÁ DILL, do grupo de danças TCD Prost de Presidente Becker; LUIZA MALLMANN, do grupo de Danças Jacoob Schweikert de Santa Cruz; CRISTIANE REIS, do Grupo Schönheit de linha Beleza; LUANA CARDOSO, representando o grupo Bünnemeyer de Linha Dourado; BRUNA BERGHAHN, do Volkstanzgruppe Imigrantes da cidade; e JAINE SCHNEIDER, representando o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs TCD Kolping da cidade. O baile de escolha das soberanas será realizado no dia 13 de fevereiro, às 21 horas, no Complexo Oktober, fazendo parte da programação de aniversário de Itapiranga.

Homologação de candidatas contou com comissão da Associação de Cultura, Esporte e Turismo, Associação Cultural, Alemã e Folclórica e do departamento cultural de Itapiranga. Segundo o presidente da ACETI, LEONEI ROTHER, a partir de agora as candidatas serão preparadas para o desfile. O presidente explica que as postulantes irão participar de ensaios de passarela, oratória e postura. De acordo com ROTHER lembra que neste ano a novidade será a confecção de um modelo unificado de traje para todas as candidatas, diferenciando somente as cores dos detalhes dos trajes. O presidente da ACETI destaca que a organização do concurso também fará uma reunião com as proprietárias dos salões de beleza indicados pelos grupos, com o intuito de definir a padronização do cabelo e maquiagem das candidatas.

Cartório eleitoral de Itapiranga recebe eleitores de quatro município. Neste início de ano o atendimento é de apenas seis horas diárias e somente com um funcionário para atendimento dos eleitores de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. Conforme o chefe do cartório eleitoral, BRUNO LOPES MARRONI, o funcionamento ocorre do meio dia às 18 horas, a partir do dia 20 será normalizado atendimento até 19 horas e com equipe completa. MARRONI explica que no momento a maior demanda é por título de eleitor, transferência e certidão de quitação eleitoral. O serviço será prestado até início de maio, em seguida ocorre o fechamento de cadastro. Até o momento Tunápolis e São João do Oeste possuem biometria próximo a 90 por cento dos eleitores. Itapiranga aparece com 80. Iporã do Oeste 42 por cento dos eleitores. BRUNO MARRONI lembra que Itapiranga e Iporã do Oeste não possuem prazo final para realizar a biometria.

Tunápolis intensifica manutenção e recuperação das estradas. Serviço também depende de chuva para proporcionar umidade ao solo. Meta é fazer patrolamento e colocado de cascalho nos trechos críticos. Conforme o secretário de obras JULINHO ZINHANI, o trabalho vai começar pela estrada da fronteira, e as estradas de Linha São Pedro, onde tem mais urgência devido ao fluxo intenso de veículos./A programação é para que todas as estradas do município recebam manutenção nesse período e para agilizar os trabalhos e ter um bom seguimento o setor de obras vai atender somente pedidos particulares com maior urgência, como cobertura de silagem, abertura de valas e enterro de animais. Os pedidos de serviços particulares do município serão agendados para serem feitos após esse período, para priorizar e intensificar os trabalhos de recuperação das estradas do interior.

Agricultor de Iporã do Oeste encontra espécie de serpente mais venenosa na região. A serpente foi encontrada por volta das 18 horas deste domingo, pelo senhor ELTON WEHRMANN, 73 anos, no galinheiro do seu sítio na linha Cabeceira do Taquarussu, interior de Iporã do Oeste. A jararaca mediu mais de um metro de cumprimento. Segundo o agricultor, a cobra estava no canto do galinheiro, e ao se aproximar, ela chegou a dar o bote, mas felizmente não atingiu o idoso. Conforme o biólogo da Unoesc de São Miguel do Oeste, JACKSON PREUSS, a espécie encontrada é uma jararaca-pintada. O biólogo acrescenta que é uma serpente peçonhenta e venenosa da região, e que em caso de picada causa os acidentes mais graves.

Prestação de contas do bloco de produtor rural termina no dia 31 de janeiro. Conforme o diretor do movimento econômico de São João do Oeste, ROBERTO RAMBO, será o fechamento do exercício de 2019. Eles destaca a necessidade da prestação de contas de todas as notas emitidas que ainda não foram entregues nas unidades conveniadas. A partir de 31 de janeiro os municípios passam a elaborar o movimento econômico e com isso definir o índice de retorno do ICMS no ano seguinte. RAMBO afirma que os produtores contribuem na prestação contas e sabem da importância deste procedimento. Salienta que são dois fatores que motivam a prestação de contas, o fato do agricultor estar em dia para fins de financiamento e aposentadoria e também a importância coletiva para o município. Até o dia 31 de janeiro todas as notas emitidas em 2019 precisam ser apresentadas. A partir de primeiro de fevereiro não terão mais valor.

São João do Oeste possui mais de mil 120 produtores rurais ativos. Prestação de contas costuma atingir totalidade dos agricultores. Segundo o diretor do movimento econômico, ROBERTO RAMBO, um dos maiores impactos no movimento de prestação de contas está na pecuária leiteira. Lembra que a nota de leite será entregue até o dia 15 de janeiro e com isso a projeção é de aumentar o movimento na unidade conveniada da secretaria da fazenda a partir desta semana. RAMBO observa que São João do Oeste registra crescimento constante no setor agropecuário, no entanto indústria e comércio também apresentam resultado positivo nos últimos anos. Este crescimento isso reduz a porcentagem do setor agrícola que atualmente representa 70 por cento do movimento econômico do município.

Modernização facilita a prestação de contas. Nota eletrônica será obrigatória nos próximos anos. O diretor do movimento econômico de São João do Oeste, ROBERTO RAMBO, destaca que o produtor rural que aderir a nota eletrônica não precisa comparecer na unidade conveniada para a prestação de contas, pois a equipe já possui os dados online. O procedimento é simples e sem custos. De acordo com RAMBO, A Secretaria de Estado da Fazenda oferece o sistema gratuitamente. O agricultor precisa de um computador e impressor. O serviço também pode ser feito na prefeitura sem qualquer despesa. O diretor informa ainda que a emissão da nota eletrônica não tem burocracia.

Agrônomo destaca benefícios de cuidados com a água para a produção agrícola. A necessidade de alta produção nas pequenas propriedades dos municípios da microrregião de Itapiranga exige atenção dos agricultores. Segundo o engenheiro agrônomo do Centro Universitário Uceff, ANDERSON RHODEN, a água surge como um dos principais fatores da produção. Ele lembra que a precipitação de chuva tem média de mil e 600 milímetros por ano, chegando até dois mil milímetros anuais. Volume considerado alto, porém com distribuição bastante variável. O agrônomo diz que a água da chuva precisa ser armazenada por mais tempo possível no solo. Isso vai proporcionar rendimento maior em qualquer cultura, sendo pastagem, milho ou soja. Estiagem mais longa de 50 a 60 dias com forte calor, não tem jeito, a planta vai ser afetada.

Em períodos menores sem chuva, o solo pode armazenar água e aumentar o potencial de produção. Neste caso o indicado é manter área com vegetação permanente, principalmente em terrenos de declive. ANDERSON RHODEN também chama atenção para a importância da mata ciliar e áreas de preservação permanente para proporcionar melhor aproveitamento da água . O agrônomo chama atenção que é crucial manter planta crescendo sobre o solo e não deixar as áreas de cultivo sem cobertura. De acordo com ANDERSON RHODEN, além da vegetação como cobertura, as raízes tornam o solo mais permeável e produtivo. O agrônomo reforça que a biodiversidades de plantas e um eco sistema adequado para diminuir o impacto de chuvas torrenciais proporciona um solo sadio e uma lavoura de maior produção.

Itapiranga tem nova plataforma de coleta de dados do Rio Uruguai. A instalação foi concluída na semana passada próximo à Praça dos Pioneiros, no porto da AARUI. O trabalho foi realizado pela CPRM, a Companhia de Pesquisa de Recursos Mineiras. A CPRM, é ligada ao Governo Federal com o Ministério de Minas e Energia e há 50 anos realiza o monitoramento de rios e de chuvas. Atua ainda em parceria com a ANA, Agencia Nacional de Agua e o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Conforme o supervisor de hidrologia da CPRM, ADRIANO SCHORR, a plataforma de coleta de dados em Itapiranga foi instalada por técnicos sediados em Porto Alegre. O monitoramento das réguas terá a parceria com os o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Itapiranga. SCHORR informa que a Estação Telemétrica possui monitoramento online com acesso livre para a população e dados atualizados a cada 15 minutos.

O sistema será mantido por um ano em caráter experimental no Rio Uruguai em Itapiranga. Meta é aperfeiçoar a previsão de cheia com boletins técnicos que serão enviados para a Defesa Civil do município com resultado dos cálculos a partir de precipitações na região. De acordo com o supervisor de hidrologia da CPRM, ADRIANO SCHORR, a Companhia de Pesquisa de Recursos Mineiras já possui monitoramento do Rio Uruguai em Iraí. Já na região de Itapiranga, vários afluentes como Peperi Iguaçu serão monitorados . ADRIANO SCHORR, lembra que no ano passado foi instalado um sistema experimental e agora ocorreu a modernização com nova plataforma de dados. O objetivo é aprimorar o alerta de cheia na bacia do Rio Uruguai com monitoramento atualizado via satélite e dados de grande precisão.

Encontrados caminhão e motorista que estavam desaparecidos no Paraná. Na manhã de ontem foi encontrado o caminhão e o motorista que estavam desaparecidos no Paraná desde a noite de sexta-feira. Conforme informações dos proprietários do caminhão, o motorista fez contato por volta das sete horas e 30 minutos. O caminhão com placas de São José do Cedro, deveria ter chegado a uma empresa de Pranchita no Paraná, para carregar alho, por volta das sete horas e 30 minutos de sábado, mas não apareceu. A polícia não repassou informações sobre o caso. O caminhão pertence a uma empresa de Itapiranga.

Homem morre com disparo de arma de fogo na cabeça. O fato foi registrado por volta das 22 horas e 30 minutos da noite de sábado, na rua Ervalzinho, em São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para atender um homem de 62 anos, vítima de disparo de arma de fogo. O idoso foi encontrado com ausência dos sinais vitais, apresentando perfuração por disparo de arma de fogo na cabeça e grande hemorragia. Conforme relatos de familiares feitos no local da ocorrência aos bombeiros, houve uma discussão entre eles e ao procurar auxilio da PM, no retorno ao local, foi encontrada a vitima caída no cômodo da residência. DARI ANSCHAU, 62 anos, era morador de São João do Oeste.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em SMOeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na noite deste domingo, 12, uma ocorrência de violência doméstica no bairro Salete em São Miguel do Oeste. No local a guarnição foi informada pela vítima, que o seu esposo e agressor, possuía duas armas de fogo, uma espingarda calibre 36, uma espingarda de fabricação caseira de calibre 22, além de munições de diversos calibres. Diante dos fatos o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia da comarca.

Motociclista sofre ferimentos em colisão com placa de sinalização e poste em SMOeste. Um motociclista sofreu ferimentos ao se envolver em um acidente por volta das sete horas de deste domingo no trevo do Bairro Santa Rita, acesso à cidade. Segundo a PRF, o condutor da motocicleta Honda Titan, placa de Descanso, fazia sentido Maravilha/São Miguel do Oeste, quando perdeu o controle colidiu contra uma placa de sinalização e em seguida em um poste de energia elétrica que fica em cima do canteiro. O homem de 45 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos leves.

Em menos de um mês, guarda-vidas salvam duas pessoas de afogamento no Rio Uruguai de Mondaí. Por volta das 15 horas e 45 minutos de ontem os guarda-vidas que atuam em Mondaí, avistaram um homem chamando por ajuda. A vítima de 24 anos, morador do interior de Mondaí, estava no rio Uruguai, a aproximadamente 35 metros do posto. Ele estava com um grupo de amigos quando nadou para buscar uma bola que foi arremessada e não conseguiu retornar à margem. A guarnição iniciou o resgate e ao se aproximar do homem ele submergiu. Alguns instantes após retornou a superfície, quando os guarda-vidas fizeram a abordagem e realizaram o reboque até a margem. Após repouso e tranquilização, a vítima foi liberada. No dia de Natal, uma adolescente de 16 anos foi socorrida com tosse, agitação e cuspindo água. Ela recebeu o atendimento e as orientações dos guarda-vidas e foi liberada.

Menina é salva de afogamento no Rio Uruguai em Itapiranga. Foi por volta das 17 horas deste domingo, 12. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender ocorrência de afogamento na Avenida Uruguai, nas proximidades do Porto do Manoel. Uma menina de 13 anos, foi encontrada na margem do Rio Uruguai aos cuidados de populares que a retiraram da água. As pessoas que estavam no local relataram que fizeram procedimentos de reanimação na menor, pois estaria inconsciente. Durante a avaliação, a vítima ainda apresentava agitação e confusão mental. Foi disponibilizado oxigênio suplementar e a vítima conduzida ao hospital Sagrada Família. Conforme informações colhidas no local, a jovem estaria se banhando no rio quando se descuidou atingiu águas profundas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.