ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 13/01/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Novos protestos aconteceram no Irã pelo segundo dia, neste domingo, o que aumenta a pressão nos líderes do país, depois que os militares do país admitiram que derrubaram, sem intenção, um avião civil no dia oito de janeiro. O presidente do Irã disse que a queda do avião que provocou a morte de 176 pessoas foi um erro desastroso e pediu desculpas. Nos protestos de ontem, os manifestantes afirmaram que “eles estão mentindo ao dizer que o nosso inimigo são os Estados Unidos, nosso inimigo está aqui mesmo”, de acordo com vídeos publicados em redes sociais.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, disse neste domingo estar "indignado" com o novo ataque com mísseis contra uma base iraquiana que abriga soldados americanos, enquanto o vizinho Irã sinalizou para uma redução das tensões no Oriente Médio. POMPEO ainda exigiu o fim dos ataques. Ele afirmou que "essas repetidas violações à soberania do Iraque por grupos opostos ao governo iraquiano devem cessar". O ataque realizado neste domingo contra a base aérea de Al Balad, no norte do Iraque, feriu quatro soldados iraquianos.

O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, HOSSEIN SALAMI, compareceu neste domingo perante o Parlamento iraniano para dar explicações sobre a crise que abala o país e afirmou que o objetivo dos disparos na quarta-feira passada contra alvos americanos no Iraque não era "matar soldados inimigos". Ele disse que o objetivo era mostrar que o país pode atingir qualquer ponto escolhido pelo Irã e uma resposta ao assassinato do general QASSEM SOLEIMANI em Bagdá, em um ataque realizado pelos Estados Unidos .O general foi chamado para testemunhar no Parlamento depois que as forças iranianas reconheceram no sábado que abateram "por engano" um avião civil ucraniano na quarta, poucas horas após os disparos de mísseis contra as bases no Iraque.

Os trabalhadores com ensino superior são os que levam mais tempo para conseguir voltar ao mercado de trabalho quando ficam desempregados. Um brasileiro que concluiu a faculdade demora, em média, 16 vírgula oito meses, quase um ano e meio para se recolocar. Como comparação, um profissional com ensino médio gasta 14 vírgula sete meses para encontrar um novo emprego e quem concluiu ensino fundamental demora, em média, 13 vírgula um meses. Os números foram compilados pela consultoria iDados, com base nas informações do terceiro trimestre da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Pelo lado das empresas, a contratação de um trabalhador mais qualificado também costuma ser mais lenta.

O Partido Republicano da Ordem Social decidiu neste sábado destituir o presidente nacional da sigla, EURÍPEDES JÚNIOR. De acordo com nota divulgada pela sigla, a decisão foi unânime e foi tomada em reunião do Diretório Nacional, em Brasília. Segundo o PROS, JÚNIOR é acusado de desviar recursos dos fundos partidário e eleitoral, financiados com verba pública, além de lavagem de dinheiro. O partido afirmou que desde 2016 o presidente afastado era acusado de irregularidades no uso de recursos públicos destinados ao partido. A sigla relatou que, no começo de 2019, investigações da Polícia Federal indicaram desvios de mais de cinco milhões de reais, que deveriam ser destinados inicialmente às campanhas de candidatos do PROS.

Até novembro do ano passado, o governo federal retirou um milhão e 300 mil beneficiários do programa Bolsa Família devido a irregularidades no cadastro. De acordo com Ministério da Cidadania, o cancelamento de benefícios gerou economia de um bilhão e 300 milhões de reais para os cofres públicos. Segundo o porta-voz da Presidência da República, OTÁVIO RÊGO BARROS, o governo está com estudos adiantados para reformular o programa. No entanto, ainda não há prazo para que a reformulação seja lançada. O porta-voz ainda confirmou à Agência Brasil que a mudança de nome do Bolsa Família está sendo analisada.

A balneabilidade em Santa Catarina piorou em relação à semana passada. Na segunda semana de janeiro, 65 vírgula oito por cento dos pontos analisados pelo Instituto de Meio Ambiente estão próprios para banho. O relatório foi divulgado na última sexta-feira. Em Florianópolis, 59 dos 87 locais onde são feitas as coletas estão próprios para banho. No restante do litoral, 93 dos 144 pontos são recomendados aos banhistas. Na semana anterior, a balneabilidade era de 71 vírgula quatro por cento de locais próprios para banho. O relatório completo está disponível no site do IMA na internet.

A governadora em exercício, DANIELA REINEHR, encerrou no sábado um roteiro pelas estradas do Grande Oeste. No último dia do roteiro, ela percorreu parte das SCs 390 e 150, até a cidade Capinzal. Por fim, vistoriou as obras de pavimentação da SC-467, entre Jaborá e Ouro, a SC-355, até o entroncamento com a BR-282, e depois seguiu até Campos Novos pela rodovia federal. Na avaliação de DANIELA, o roteiro foi positivo e serviu para fundamentar sua busca por recursos para revitalização das rodovias, tanto federais quanto estaduais. Nesta semana, a governadora em exercício cumpre agenda em Brasília, onde tentará sensibilizar as autoridades federais da necessidade de liberação de valores para a melhoria das estradas do Oeste.

A diretoria de vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde começa hoje a distribuição das doses de vacina pentavalente que o estado recebeu do Ministério da Saúde na última sexta-feira. Ao todo, 27 mil doses serão distribuídas a todos os municípios catarinenses. Hoje, elas começam a ser enviadas para as regionais de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. A Dive informou que a previsão de entrega é entre 14 e 17 de janeiro. Na terça, as doses começam a ser liberadas para as demais regionais: Araranguá, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra e Tubarão.

Trabalho do Lions é voltado para atender as necessidades da comunidade. Segundo FRANCIELI BELTRAME – do Clube de Campo Erê, o Lions Internacional possui cinco campanhas globais: diabete; visão; fome; meio ambiente e câncer infantil. Além dessas campanhas, os Lions Clubes de cada cidade podem determinar mais ações que atendam às necessidades de cada comunidade. Em 2019 em Campo Erê, foi feita a Campanha do meio ambiente com plantação de duzentas mudas de árvores nas escolas municipais. Em parceria com a Escola Médici foi trabalhada a campanha de reutilização do óleo de cozinha para produção de sabão.

Lions trabalha na Campanha da Fome com doações de cestas básicas. Segundo FRANCIELI, além da distribuição de alimentos as famílias carentes do município, foi feito um almoço beneficente para crianças antes do natal, em parceria com o Clube do Leãozinho. Teve ainda Campanha da Visão com consultas e doação de óculos as crianças que precisaram.

Ano leonistico começa em primeiro de julho e termina em 30 do mesmo mês. FRANCIELI BELTRAME do Lions Clube de Campo Erê, relata que atualmente o casal presidente é VILMAR CAMBRUZZI e ROSELI RIGON. Juntamente com todos os companheiros do Lions, agora em 2020, a ideia é dar continuidade as ações e campanhas em prol da comunidade carente do município. Está previsto a campanha de Diabetes, a do câncer infantil que é uma nova proposta para esse ano.

Silagem é um alimento produzido a partir do milho para a alimentação de bovinos. Quem explica é CLAUDIR GILIOLI – Extensionista da Epagri em Campo Erê. Na região é principalmente utilizado na cultura do leite, e tem como finalidade ser uma reserva de alimento para um período com escassez de pastagens, ocasionado, normalmente pelo clima, ou usado no inverno, época que diminui o volume das pastagens. CLAUDIR salienta que, na produção de silagem, os agricultores abrem mão de colher o milho para armazenar o alimento e não deixar os animais sem a nutrição ideal.

Apenas dois tipos de silagem são produzidos na região. Segundo CLAUDIR, em Campo Erê, a partir do milho só se produz silagem de planta inteira, onde o produto todo é triturado para confecção da mesma. O outro tipo citado pelo extensionista é chamado de silagem de grão úmido, quando é colhido com cerca de 33 por cento de umidade, concentrando mais energia, porém, com menor volume de produção por se tratar somente do grão.

Levantamento do IBGE indica que cinco mil hectares de milho são plantados em Campo Erê. A pesquisa concluiu que, da área total ocupada pela cultura no município, três mil são destinados a colheita de grãos e dois para a confecção de silagem. Ainda segundo o IBGE, em torno de 45 toneladas de silagem são produzidas por hectare de milho. GILIOLI ainda informa que esse levantamento é realizado quatro vezes ao ano.

Produtor recebe incentivo no valor da semente. Segundo CLAUDIR, esse é o incentivo direto dado pela Epagri, com o programa “troca troca de semente de milho”, que a Epagri, via secretaria da agricultura, concede autorização para o agricultor pegar sementes com valor reduzido no momento da retirada, pagando com desconto ao final da safra. Indiretamente, a Epagri incentiva a produção dando assistências e orientações ao produtor.

Trabalhos para silagem já estão fortes em Campo Erê. ANTONIO TEIXEIRA – Secretário da agricultura no município informa que, no momento, as equipes estão realizando os serviços na região da linha Área Nova, já tendo passado pelas comunidades de Camargo e Sentinela. TEIXEIRA coloca que agora as máquinas vão dar prioridade as comunidades que não tem abrangência das patrulhas agrícolas. Segundo ele, somando os trabalhos das patrulhas com os da secretaria, os atendimentos atingem de 280 a 300 agricultores.

Em regiões atendidas por patrulha os serviços devem ser agendados com os responsáveis. Produtores das comunidades de Linha São Roque, São Jorge, São João da Taborda, Sul Brasil, Alfa um e 16 de Maio fazem seus agendamentos com a diretoria ou operadores da patrulha da Grande Taborda. São Brás, Sentinela, Santa Lucia, e comunidades arredores agendam seus serviços na patrulha de São Brás. TEIXEIRA lembra que as patrulhas recebem suporte e autonomia da secretaria, nos trabalhos com os produtores. O secretário ainda comenta que as pessoas também podem agendar os atendimentos ligando, ou indo pessoalmente até a secretaria.

Secretaria de agricultura aguarda por novos agendamentos. TEIXEIRAdiz que para bem atender a população, sua secretaria tem trabalhado inclusive nos sábados para cumprir o cronograma.ANTONIO acredita que irão realizar um grande trabalho e desejam que o Agricultor, caso não tenha seu silo pronto, que procure o setor para que envie a retroescavadeira, deixando concluído o trabalho de preparo para a silagem.

Trabalhos com silagem em Santa Terezinha do Progresso estão em fase inicial. A informação é do secretário de agricultura no município, VOLNEI LUDWIG. Segundo ele, a produção está em cerca de 30 por cento concluída. Devido a cultura leiteira representar de 70 a 80 por cento da renda agrícola do município, a demanda por horas com máquinas está alta. VOLNEI salienta que os serviços em silagem são prioridade no momento. Por isso, a pasta dispõe de um trator exclusivamente voltado a atividade.

Santa Terezinha terceiriza confecção de Silagem. Conforme funcionou em 2019, LUDWIG diz que a prefeitura irá disponibilizar aos produtores, 200 reais por hectare produzido, além de fazer o transporte da mesma com as horas do bônus leite, onde o agricultor tem direito a 30 horas, sendo dez gratuitas e 20 pagas pela prefeitura. O secretário ainda coloca que no ano passado foram atendidos aproximadamente 200 agricultores com os trabalhos de silagem, totalizando entre 400 e 500 hectares, porém, para esse ano ele estima que o número seja ainda maior, devido ao aumento na produção do leite no município, o que torna necessário a produção de mais silagem.

Além do rebanho leiteiro, Santa Terezinha também produz silagem para o gado de corte. VOLNEI informa que apesar da maior parte da silagem do município ser destinada ao leite, ela também é utilizada na alimentação dos animais criados para a produção de carne em confinamento. O secretário lembra que em 2019 houve um inverno muito rigoroso, e é nessa época onde a reserva de alimento se torna mais necessária. Por medo de que a época de frio venha na mesma intensidade é que as pessoas tem se preparado melhor em 2020. LUDWIG ainda salienta que o clima tem contribuído para os agricultores produzirem silagem. A produção leiteira é em média 820 mil litros por mês, sendo necessário muito alimento para conseguir manter.

Cerca de 700 propriedades produzem Silagem em Marmeleiro. Quem informa é o secretário de agricultura GUILHERME BAGIO. Ele conta que em seu município os trabalhos foram iniciados, e alguns agricultores já estão realizando corte para alimentação dos bovinos. Salienta que o município dá suporte aos agricultores nessa atividade, principalmente na confecção e limpeza dos silos, que são utilizados na armazenagem dessa importante fonte de alimentação para o rebanho leiteiro.

Silagem é uma fonte de alimentação muito importante e segura. A opinião é do secretário de agricultura em Marmeleiro, GUILHERME BAGIO. Ele destaca a importância da silagem, principalmente em épocas que o agricultor sofre perdas de pastagens, normalmente devido à falta de chuva. O secretário cita 2019 como um ano que, por conta da estiagem ocorrida na metade do ano, muitos produtores não conseguiram fazer a produção, sendo obrigados a trabalhar com ração, que é uma alimentação de custo muito mais alto.

Prefeitura de Marmeleiro dá suporte aos agricultores nos serviços com silos. BAGIO, informa aos agricultores que para receber atendimento da prefeitura, devem procurar o departamento de viação e obras, responsável pelo agendamento de máquinas do município. Ele encerra orientando aos agricultores que produzam sempre um pouco a mais de silagem, para que sempre tenham essa fonte de alimentação de reserva caso ocorra uma emergência, também reduzindo o custo de produção, consequentemente aumentando sua margem de lucro ao fim do mês.

O trabalho da silagem já começou em São Lourenço do Oeste. A informação é do secretário de agricultura AGOSTINHO MENEGATTI. segundo ele, a prefeitura faz os silos para os agricultores, e as 11 associações de máquinas presentes no interior do município confeccionam a silagem. Conforme ele, essa é uma atividade muito importante na região, onde é forte a criação de gado leiteiro. O secretário ressalta que todos os equipamentos utilizados nessas associações são doados pelo município.

Prefeitura deve atender aproximadamente 650 agricultores na confecção dos silos. MENEGATTI reforça que esseserviço prestado pela prefeitura é gratuito. Já o uso das máquinas das associações, é cobrado um valor mínimo para pagar operador e óleo diesel. Outro incentivo cita o secretário, é o programa das horas máquinas, onde os agricultores recebem as horas conforme arrecadação das notas de produtor tiradas, podendo chegar até seis horas por agricultor. Acrescenta que existe dificuldade em manter o agricultor no interior do município, por isso, a Secretaria, busca incentivar e dar apoio, para melhorar a situação de quem vive no campo.

Protesto pela revitalização total da SC-305 mobiliza mais pessoas. O protesto teve início na quarta-feira, na rodovia SC-305, trecho entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Os pedidos são para que os governantes tomem alguma medida, pois a situação de abandono da estrada e toda precariedade aliado aos inúmeros acidentes que ocorrem diariamente no trecho, está deixando toda população preocupada. Essa rodovia é amplamente utilizada por pessoas que trabalham fora e precisam usar o mesmo local todos os dias, por estudantes, agricultores que vendem seus produtos na cidade para sobreviver, comerciantes e população em geral.

SC-305 é uma importante rodovia que está esquecida. Segundo JAQUELINE OZELAME uma das organizadoras do movimento, o descaso com essa tem mobilizado a comunidade há anos. A SC-305, tem mais de 30 anos de existência, e até hoje a única coisa que recebeu em infraestrutura foi operações emergenciais de tapa buraco, e roçadas. No entanto, hoje não tem mais o que fazer, o risco que ela oferece é muito alto e só uma recuperação total da via vai solucionar o problema. Na quinta-feira, a governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINERH, esteve acompanhando de perto a situação da rodovia, e afirmou em seu depoimento que o governo vai buscar recursos para recuperar este e outros trechos que se encontram em péssimas condições.

JAQUELINE reconhece a vinda da governadora na SC-305, mas não teve nenhuma definição a não ser a promessa de buscar os recursos. Por isso a mobilização seguiu no sábado. Foi em frente ao parque de máquinas da prefeitura, no distrito de Presidente Juscelino. Durante o ato, os manifestantes colheram assinaturas de motoristas que passavam pelo local, demonstrando a insatisfação pelo descaso com a rodovia.

Carro sai da pista em Campo Erê. Por volta das 20 horas de sábado, na SC 161, ocorreu o acidente. Foi um Vectra emplacada no município de Palma Sola, dirigido por um homem de 22 anos que não se machucou. Os danos no veículo foram de pequena monta.

Mulher é atingida por tiro após baile. Por volta das cinco horas da madrugada de sábado, a policial foi informada que uma mulher havia dado entrada no Hospital de Palma Sola, vítima de disparo de arma de fogo, ocorrido em uma residência em Flor da Serra do Sul. A vítima informou que estava num bailão junto com suas companheiras. Ao sair decidiram parar na casa de uma amiga antes de retornarem à Palma Sola, onde residem.

Várias pessoas estavam dentro da residência onde ocorreu o disparo. Ela conta que um homem brincava com um revólver e só lembra que recebeu dois tiros, um no peito e outro num braço e foi levada ao hospital. A vítima estava consciente. Uma bala ficou alojado no peito. O autor dos disparos fugiu e não foi encontrado.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.