ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 13.01.20

-GOVERNO RETIRA UM MILHÃO E 300 MIL BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA
-DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS PENTAVALENTE PARA AS REGIONAIS COMEÇA HOJE
-CONSELHOS TUTELARES PASSAM POR RENOVAÇÃO DE CARGOS
-ASSOCIAÇÃO DEFINE CALENDÁRIO ANUAL DE DOAÇÕES DE SANGUE
-HOSPITAL FARÁ MEMORIAL PARA HOMENAGEAR ANTIGAS DIRETORIAS
-PROTETORA PEDE AJUDA PARA MANTER ANIMAIS RETIRADOS DA RUA
-PALMA SOLA REALIZARÁ OBRAS NO TRÂNSITO VISANDO MOBILIDADE URBANA
-GUARACIABA QUITA FINANCIAMENTO E INICIA NOVAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO
-DISCUSSÃO FAMILIAR TERMINA COM IDOSO MORTO
-MULHER É FERIDA COM TIRO APÓS SAIR DE BAILE

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Novos protestos aconteceram no Irã pelo segundo dia, neste domingo, o que aumenta a pressão nos líderes do país, depois que os militares do país admitiram que derrubaram, sem intenção, um avião civil no dia oito de janeiro. O presidente do Irã disse que a queda do avião que provocou a morte de 176 pessoas foi um erro desastroso e pediu desculpas. Nos protestos de ontem, os manifestantes afirmaram que “eles estão mentindo ao dizer que o nosso inimigo são os Estados Unidos, nosso inimigo está aqui mesmo”, de acordo com vídeos publicados em redes sociais.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, MIKE POMPEO, disse neste domingo estar "indignado" com o novo ataque com mísseis contra uma base iraquiana que abriga soldados americanos, enquanto o vizinho Irã sinalizou para uma redução das tensões no Oriente Médio. POMPEO ainda exigiu o fim dos ataques. Ele afirmou que "essas repetidas violações à soberania do Iraque por grupos opostos ao governo iraquiano devem cessar". O ataque realizado neste domingo contra a base aérea de Al Balad, no norte do Iraque, feriu quatro soldados iraquianos.

O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, HOSSEIN SALAMI, compareceu neste domingo perante o Parlamento iraniano para dar explicações sobre a crise que abala o país e afirmou que o objetivo dos disparos na quarta-feira passada contra alvos americanos no Iraque não era "matar soldados inimigos". Ele disse que o objetivo era mostrar que o país pode atingir qualquer ponto escolhido pelo Irã e uma resposta ao assassinato do general QASSEM SOLEIMANI em Bagdá, em um ataque realizado pelos Estados Unidos. O general foi chamado para testemunhar no Parlamento depois que as forças iranianas reconheceram no sábado que abateram "por engano" um avião civil ucraniano na quarta, poucas horas após os disparos de mísseis contra as bases no Iraque.

Os trabalhadores com ensino superior são os que levam mais tempo para conseguir voltar ao mercado de trabalho quando ficam desempregados. Um brasileiro que concluiu a faculdade demora, em média, 16 vírgula oito meses, quase um ano e meio para se recolocar. Como comparação, um profissional com ensino médio gasta 14 vírgula sete meses para encontrar um novo emprego e quem concluiu ensino fundamental demora, em média, 13 vírgula um meses. Os números foram compilados pela consultoria iDados, com base nas informações do terceiro trimestre da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Pelo lado das empresas, a contratação de um trabalhador mais qualificado também costuma ser mais lenta.

O Partido Republicano da Ordem Social decidiu neste sábado destituir o presidente nacional da sigla, EURÍPEDES JÚNIOR. De acordo com nota divulgada pela sigla, a decisão foi unânime e foi tomada em reunião do Diretório Nacional, em Brasília. Segundo o PROS, JÚNIOR é acusado de desviar recursos dos fundos partidário e eleitoral, financiados com verba pública, além de lavagem de dinheiro. O partido afirmou que desde 2016 o presidente afastado era acusado de irregularidades no uso de recursos públicos destinados ao partido. A sigla relatou que, no começo de 2019, investigações da Polícia Federal indicaram desvios de mais de cinco milhões de reais, que deveriam ser destinados inicialmente às campanhas de candidatos do PROS.

Até novembro do ano passado, o governo federal retirou um milhão e 300 mil beneficiários do programa Bolsa Família devido a irregularidades no cadastro. De acordo com Ministério da Cidadania, o cancelamento de benefícios gerou economia de um bilhão e 300 milhões de reais para os cofres públicos. Segundo o porta-voz da Presidência da República, OTÁVIO RÊGO BARROS, o governo está com estudos adiantados para reformular o programa. No entanto, ainda não há prazo para que a reformulação seja lançada. O porta-voz ainda confirmou à Agência Brasil que a mudança de nome do Bolsa Família está sendo analisada.

A balneabilidade em Santa Catarina piorou em relação à semana passada. Na segunda semana de janeiro, 65 vírgula oito por cento dos pontos analisados pelo Instituto de Meio Ambiente estão próprios para banho. O relatório foi divulgado na última sexta-feira. Em Florianópolis, 59 dos 87 locais onde são feitas as coletas estão próprios para banho. No restante do litoral, 93 dos 144 pontos são recomendados aos banhistas. Na semana anterior, a balneabilidade era de 71 vírgula quatro por cento de locais próprios para banho. O relatório completo está disponível no site do IMA na internet.

A governadora em exercício, DANIELA REINEHR, encerrou no sábado um roteiro pelas estradas do Grande Oeste. No último dia do roteiro, ela percorreu parte das SCs 390 e 150, até a cidade Capinzal. Por fim, vistoriou as obras de pavimentação da SC-467, entre Jaborá e Ouro, a SC-355, até o entroncamento com a BR-282, e depois seguiu até Campos Novos pela rodovia federal. Na avaliação de DANIELA, o roteiro foi positivo e serviu para fundamentar sua busca por recursos para revitalização das rodovias, tanto federais quanto estaduais. Nesta semana, a governadora em exercício cumpre agenda em Brasília, onde tentará sensibilizar as autoridades federais da necessidade de liberação de valores para a melhoria das estradas do Oeste.

A diretoria de vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde começa hoje a distribuição das doses de vacina pentavalente que o estado recebeu do Ministério da Saúde na última sexta-feira. Ao todo, 27 mil doses serão distribuídas a todos os municípios catarinenses. Hoje, elas começam a ser enviadas para as regionais de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. A Dive informou que a previsão de entrega é entre 14 e 17 de janeiro. Na terça, as doses começam a ser liberadas para as demais regionais: Araranguá, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra e Tubarão.

Hospital de SJCedro fará memorial para homenagear antigas diretorias. Conforme a diretora, MONICA CANTON DE TOLEDO, a entidade está buscando fotos das pessoas que já atuaram na presidência desde a fundação. Ela revela que desde 1956 são trinta diretorias e 12 presidentes. Alguns deles já faleceram e por isso o hospital pede ajuda aos familiares com as fotos para elaboração do mural. A diretora explica que o objetivo é valorizar as pessoas que ajudaram, de forma voluntária, na abertura do hospital e na busca de recursos para melhorias feitas ao longo das décadas. O local para a galeria deve ser no corredor próximo a entrada do setor administrativo. O layout ainda não foi definido.

Associação dos doadores de sangue de Anchieta define datas para excursões mensais. O presidente, SAULO SOMAVILLA lembra que a entidade se organiza junto ao setor de saúde já que as doações ocorrem junto ao Hemosc de Chapecó que exige o agendamento. Ele revela a primeira foi semana passada e 13 pessoas puderam doar sangue. Eram 11 pessoas cadastradas e dois novos que foram aprovados nos pré-testes. Ele explica que a renovação é importante para manter os bancos com estoque de sangue para períodos críticos a exemplo do final de ano e carnaval, quando surge a demanda por transfusões. Ele lembra que muitas pessoas acabam se desenquadrando dos critérios devido a idade, doenças, questões de preso e por isso o incentivo aos jovens.Para os próximos meses as datas serão dia quatro de fevereiro, dez de março, sete de abril, cinco de maio e dois de junho. Para o segundo semestre o cronograma começa sete de julho, seguindo de quatro de agosto, oito de setembro, seis de outubro, três de novembro e dia 22 de dezembro.

Protetora de animais pede ajuda para manter cães retirados da rua. Um abrigo de animais abandonados, localizado na Linha 35, em Romelândia, e mantido por uma protetora pede ajuda nas redes sociais para manter 55 cães retirados da rua. O pedido é para arrecadar material de limpeza, ração e também subsidiar os cuidados veterinários destes animais. A meta da campanha é conseguir principalmente ração, pois a reserva não atende as necessidades de consumo diário. De acordo com JULIANE VERGUTZ, o espaço não recebe apoio de instituição pública ou privada, clínica, site ou entidade e necessita de ajuda da população regional. Em dezembro foi realizado um evento beneficente a fim de arrecadar recursos para manter os cuidados com os animais, mas, segundo a protetora, como os animais se alimentam muito, a ração arrecadada já está se esgotando novamente. Para ajudar você deve entrar em contato através do Whatsapp, (49) 9-8425-9135. O vídeo e a matéria sobre o local estão no Portal da Peperi na internet.

SJCedro conta com novos conselheiros tutelares eleitos no ano passado. De acordo com a secretária do órgão, RENECI EBERHARDT, os cinco profissionais assumiram o cargo para um período de quatro ano e já no primeiro dia ocorreu eleição da presidência. Após votação secreta foi eleita como presidente JOICE MÜHL. O quadro é composto ainda por ERNANI BONFANTE, e por duas conselheiras que já estavam atuando e foram eleitas para permanecerem na função sendo DANIELA GONZATTO e CLEUSA KLAIN. A secretária afirmou que o foco está na organização de um trabalho preventivo junto aos educandários, Cras, entidades e dos pais das crianças e adolescentes. RENECI informa que o atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, em dois períodos. Mas durante a noite, finais de semana e feriados há plantão também. Ela sugere que as pessoas acionem a polícia militar em caso de ocorrências envolvendo menores. A própria guarnição aciona os conselheiros para acompanharem a situação na ausência dos pais.

Em Anchieta o novo conselho tutelar foi empossado nesta sexta-feira. Com o objetivo de zelar pelos direitos da criança e adolescente, de forma articulada com o Sistema de Garantia de Direitos e com as políticas públicas locais, os cinco conselheiros tutelares foram empossados em uma solenidade oficial. A presidente local do CMDCA, IONE PRESOTTO, revela que tomaram posse no cargo CASSIANO DOS SANTOS, CRISTIANE PROVIN, MARTA DE OLIVEIRA, NANCI VIDORI e ROSANE SISSGLER. Os suplentes diplomados foram: CRISTIAN TREMARIN, BLECAUTE RIBAS, JULIANA MONTOVANI, JUSSARA LASCH e SALETE CONTINI.

Cidasc intensifica fiscalização nas barreiras sanitárias devido ao aumento no tráfego de veículos. De acordo com a gestora administrativa da regional, MANUELA DA ROCHA, a temporada de verão e de férias acaba gerando o aumento no fluxo de veículos, o que exige maior atenção por parte dos fiscais nas barreiras sanitárias. A gerente destaca que o objetivo é evitar a entrada de produtos de origem animal e vegetal, principalmente pela região de fronteira, pois o Estado possui um diferencial no status sanitário. Explica que na são seis barreiras sanitárias. Ela ressalta que a orientação é que visitantes que tenham dúvidas sobre produtos que podem ou não entrar no estado entrem em contato com a Cidasc para evitar transtornos. MANUELA comenta que pelo fato do estado ser livre da febre aftosa sem vacinação, da doença da vaca louca, da peste suína clássica e peste suína africana, produtos de origem animal como carne, leite e derivados podem trazer doenças já erradicadas ou em fase de erradicação no rebanho catarinense.

Produtos de origem animal ou vegetal aprendidos por irregularidades são destruídos para preservar a sanidade do rebanho. A gestora regional da Cidasc chama atenção também para os cuidados exigidos quanto a vacinação de animais domésticos que forem transportados. MANUELA DA ROCHA orienta que quanto aos produtos de origem vegetal, eles devem ser acondicionados ao entrar no estado e apresentar a permissão de trânsito vegetal, um documento que comprova que os produtos não apresentam pragas. Também é considerado irregular o transporte de agrotóxicos em veículos de transporte coletivo ou veículo de passeio.

Algumas máquinas da empresa Gaia Rodovias voltaram a trabalhar na BR-282 na sexta-feira. A empresa confirmou que retomou as obras na estrada há cinco dias. Os equipamentos foram usados ao lado da pista, na área destinada à terceira pista no trecho entre Maravilha e São Miguel do Oeste. A outra etapa da obra, que fica entre Maravilha e Chapecó, ainda está paralisada. As obras de revitalização da BR 282 estão em ritmo lento e em processo de “começa e para” desde o ano passado por falta de recursos do governo federal. A última informação é de que foram garantidos cerca de 20 milhões para os serviços no trecho entre São Miguel e Maravilha.

Golpe do aluguel de temporada é um o primeiro grande desafio para a Polícia Civil em 2020. A afirmação é do delegado regional, WESLEY ANDRADE. Ele comentou o crescimento de casos desse tipo, especialmente no litoral norte. Na última semana, pelo menos 37 turistas foram vítimas, a maioria do Paraná, São Paulo e de municípios do interior catarinense. Somando o que cada um já tinha depositado, o prejuízo já ultrapassa 60 mil reais. A Polícia Civil investiga o crime. Algumas das vítimas viram anúncios das redes sociais e sites de compra e venda, casas e apartamentos perto da praia com preços menores dos praticados no mercado. Em outros casos, os preços até eram compatíveis, mas quando os turistas chegaram descobriram que o imóvel foi alugado para mais de uma pessoa no mesmo período. Como muitas famílias da região alugam casas e apartamentos na praia via internet, a instituição emitiu uma série de orientações no Extremo Oeste. O delegado comentou que as pessoas devem procurar uma imobiliária.

A Polícia Civil do Extremo Oeste cedeu três profissionais para reforçar a operação veraneio no litoral de Santa Catarina. De acordo com o delegado regional, WESLEY ANDRADE, um delegado e uma agente policial foram cedidos para a delegacia de Balneário Camboriú. Além disso, um escrivão da região está atuando em Palhoça. WESLEY disse que a cedência dos policiais para o litoral não deve procurar nenhum tipo de prejuízo ou problema para o trabalho na região. Ele explicou que os profissionais voltam amanhã quando outros dois policiais devem ser encaminhados para o litoral. WESLEY disse que o deslocamento de delegados, escrivães e agentes para os municípios litorâneos é necessário em razão do aumento de turistas nessas cidades.

Palma Sola realizará obras visando acessibilidade e mobilidade urbana. Conforme a secretária da administração, IZABEL VISSOTTO, o primeiro passo está sendo o mapeamento de locais onde motoristas e motociclistas vinham sendo multados com frequência e também visando a segurança, evitando acidentes. Ela percebe que há muitos bairros sem placas de sinalização. A administração pretende fazer pintura de faixas, estacionamentos e demais demarcações em todo perímetro urbano. Serão colocadas placas indicativas. Além disso, devido aos pedidos, serão construídas quatro faixas elevadas visando a redução da velocidade em locais estratégicos, em frente as escolas. IZABEL afirma que as definições acontecerão em parceria entre a prefeitura e o setor de engenharia, conselho municipal de trânsito, com apoio da PM e os bombeiros do munícipio que tem lidado diariamente com as situações. Ela lembra que há uma legislação que precisa ser seguida. Os moradores destas ruas e comerciantes também serão ouvidos.

Municípios da região estão promovendo mudanças para adaptar o trânsito a realidade atual. A secretária da administração, IZABEL VISSOTTO observa que outras cidades próximas registram problemas como os de Palma Sola e estão promovendo algumas alterações no estacionamento e vias de mão única. Ela cita o casa das vagas para estacionar que estão cada vez mais escassas e percebe que o assunto também gera divergência de opiniões entre motoristas e empresários, por exemplo. A projeção é que as mudanças ocorram num prazo de 45 dias.A secretária comenta que empresas que já atuam no segmento devem auxiliar nos estudos demostrando o que é viável em executar e ações propostas a médio e longo prazo. Mas, a contratação ocorrerá após a licitação. IZABEL ressalta que serão priorizadas placas, tinta e demais materiais com qualidades. Ainda não há estimativa de custos.

Guaraciaba quita financiamento de quase um milhão de reais. A partir dos recursos liberados foram realizados mais de 15 mil metros quadrados de calçamentos. O prefeito em exercício, VANDECIR DORIGON, lembra que a administração havia realizado ainda em 2016 obras de pavimentação com pedras irregulares no perímetro urbano através da Agência de Fomento de Santa Catarina e o valor do contrato era de 996 mil reais. Com esses valores foram atendidas oito ruas pertencentes a um projeto de infraestrutura urbana. As ruas Antônio Arpini, Bruno Hoffmann, Luiz Scalco, Nossa Senhora de Fátima, Presidente Vargas, São José, Armando Montagna e Tiradentes estão entre as beneficiadas. Para este ano a prefeitura projetou as obras de calçamentos em trechos das ruas Olavo Billac, Santa Lúcia, Jubelino Pasinato, Reinoldo Ritter, Carlos Ludwig, Celeste Paini, Lourenço Marcon, além da rua Projetada na entrada para o Bairro Turra e a área industrial Antônio Negri. Essas obras serão através de recursos livres e emendas parlamentares.

Encontrados caminhão e motorista que estavam desaparecidos no Paraná. Na manhã de ontem foi encontrado o caminhão e o motorista que estavam desaparecidos na região de Pranchita desde a noite de sexta-feira. Conforme informações dos proprietários do caminhão, o motorista fez contato por volta das sete horas e 30 minutos. O caminhão, com placas de São José do Cedro, deveria ter chegado a uma empresa para carregar alho, por volta das sete horas e 30 minutos de sábado, mas não apareceu. Os proprietários acreditavam se tratar de um assalto e pediram ajuda em toda região através de mensagens no WhatsApp e para autoridades. A polícia não repassou informações sobre o caso. Mas, o Portal Peperi recebeu informações de que o caminheiro havia passado mal e estava em um posto estacionado tentando contato com familiares. O caminhão pertence a uma empresa de Itapiranga.

Motociclista sofre ferimentos em colisão em placa de sinalização e poste em SMOeste. Um motociclista sofreu ferimentos ao se envolver em um acidente por volta das sete horas deste domingo no trevo do Bairro Santa Rita, acesso à cidade. Segundo a PRF, o condutor da Honda Titan, placa de Descanso, fazia sentido Maravilha/SMOeste, quando perdeu o controle da direção, colidiu contra uma placa de sinalização e em seguida em um poste de energia elétrica, que fica em cima do canteiro. O homem de 45 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos leves.

Motorista fica ferida ao colidir carro em poste. Por volta das 21 horas deste sábado, a equipe dos bombeiros e SAMU foram acionados para atender um acidente de trânsito na rua Palmitos, equina com a Rua 13 de Maio, no bairro União, em Maravilha. No local, as equipes atenderam uma colisão traseira de um Fiesta placas de Maravilha em poste de energia. O veículo era conduzido por uma mulher de 53 anos, que perdeu o controle da direção. A motorista foi atendida relatando dores nas costas, na região da coluna cervical e também no joelho esquerdo. A vítima foi atendida e conduzida ao hospital pela equipe do SAMU. O caroneiro, de 32 anos, não apresentava ferimentos aparentes, mas encontrava-se hipertenso e taquicardíaco, sendo atendido e conduzido pelos bombeiros ao pronto socorro. Foi acionada a guarnição da PM e também uma equipe da Celesc.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em SMOeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na noite deste domingo, 12, uma ocorrência de violência doméstica no bairro Salete em São Miguel do Oeste. No local a guarnição foi informada pela vítima, que o seu esposo e agressor, possuía duas armas de fogo, uma espingarda calibre 36, uma espingarda de fabricação caseira de calibre 22, além de munições de diversos calibres. Diante dos fatos o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia da comarca.

Duas pessoas são salvas de afogamento no Rio Uruguai no Extremo Oeste. Pouco antes das 16 horas de ontem a guarnição do Posto Guarda Vidas de Mondaí, avistou um homem chamando por ajuda dentro do Rio Uruguai. Ele estava com um grupo de amigos na área de banho, quando nadou para buscar uma bola e não conseguiu retornar à margem. A guarnição iniciou o processo de resgate e ao se aproximar, a vítima submergiu. Alguns instantes após, retornou a superfície, quando os guarda-vidas fizeram o reboque até a margem. Após repouso e monitoramento ele foi liberado sem ferimentos. Já por volta das 17 horas, os bombeiros de Itapiranga atenderam um afogamento no Rio Uruguai, nas proximidades do Porto do Manoel. No local uma adolescente de 13 anos estava na margem do rio aos cuidados de populares que a retiraram da água. Eles fizeram procedimentos de reanimação na menor que estava inconsciente. Os bombeiros ofereceram oxigênio e encaminharam a adolescente ao Hospital Sagrada Família.

Discussão familiar termina com homem morto por disparo de arma de fogo. O fato foi registrado por volta das 22h30 da noite deste sábado, na rua Ervalzinho, em São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para atender um homem de 62 anos, vítima de disparo de arma de fogo O idoso foi encontrado com ausência dos sinais vitais, apresentando perfuração por disparo de arma de fogo na cabeça e grande hemorragia. Conforme relatos de familiares feitos no local da ocorrência aos bombeiros, houve uma discussão entre eles e ao procurar auxilio da PM, no retorno ao local, foi encontrada a vitima caída no cômodo da residência. A identidade da vítima foi confirmada como sendo DARI ANSCHAU, 62 anos, motorista aposentado e morador de São João do Oeste.

Mulher é ferida com tiro após sair de baile. Por volta da cinco horas da manhã de sábado a PM de Flor da Serra do Sul foi informada que uma mulher havia dado entrada no hospital de Palma Sola vítima de disparo de arma de fogo. No local ela relatou para guarnição que estava em um bailão com amigas e que quando voltavam para Palma Sola decidiram parar na casa de uma amiga. No local estavam várias pessoas sendo que um casal foi para um quarto e o homem estava armado e brincando com o revólver. Em seguida a vítima escutou um disparo e percebeu que havia sido alvejada no peito e no braço, possivelmente por acidente. Ela foi socorrida por amigos e levada para atendimento. Já o autor do tiro fugiu do local. Conforme a PM, a mulher seria transferida até o Hospital Regional de SMOeste para passar por cirurgia para retirar o projétil alojado no peito. O caso foi repassado para Polícia Civil que busca elucidar o caso e identificar o autor do crime que foi caracterizado como lesão corporal grave.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.