-SENADO PREPARA VOTAÇÃO DO PROJETO DA DOSIMETRIA PARA QUARTA-FEIRA
-ALESC APROVA PROJETO QUE EXTINGUE COTAS RACIAIS EM UNIVERSIDADES DE SC
-SÃO JOÃO DO OESTE COMEMORA 34 ANOS DE EMANCIPAÇÃO
-ENCONTRADO IDOSO DESAPARECIDO NO INTERIOR DE ITAPIRANGA
-LEGISLATIVO DE SJO APROVA MAIS DE 100 PROJETOS NO ANO
-ITAPIRANGA INVESTE MAIS DE SEIS MILHÕES EM PROGRAMAS AGRICOLAS
-MINISTÉRIO PÚBLICO DE ITAPIRANGA DENUNCIA JOVEM POR VANDALISMO
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA JOVEM FERIDA NA ITG 070
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, admitiu pela primeira vez nesta quinta-feira a possibilidade de realizar um referendo popular para decidir se cede ou não territórios à Rússia em um eventual acordo para finalizar a guerra. Ele afirmou que os ucranianos devem ter voz na cessão de territórios à Rússia, algo que o Kremlin exige para encerrar o conflito. A fala é uma mudança da postura do líder ucraniano, que até o momento rejeitava a possibilidade de ceder territórios aos russos. ZELENSKY afirmou que entregou na quarta-feira aos Estados Unidos a proposta de paz com alterações feitas após reuniões feitas com europeus nesta semana.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, falou por telefone com o presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, nesta quinta-feira e reafirmou que ele pode contar com o apoio de seu governo em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos, confirmou o Kremlin. Em comunicado divulgado através de agências de notícias russas, Moscou revelou que, além de falarem sobre a crescente tensão externa contra o governo venezuelano, PUTIN e MADURO também expressaram o desejo de dar seguimento ao acordo de parceria estratégica e implementar diversos projetos conjuntos relacionados à economia e ao setor energético. Esta não é a primeira declaração da Rússia a favor da Venezuela desde que o presidente americano, DONALD TRUMP, iniciou uma ofensiva direcionada a MADURO, acusado de comandar um cartel de drogas.
O Senado mexicano aprovou, na quarta-feira, uma proposta que prevê o aumento das tarifas de importação de uma dúzia de países, incluindo China e Brasil. O projeto de lei, analisado sob pressão comercial dos Estados Unidos, foi aprovado por 76 votos a favor e cinco contra, em uma sessão que avançou até a noite. Além de China e Brasil, também serão atingidos países como Coreia do Sul, Índia, Indonésia, Rússia, Tailândia, Turquia e Taiwan. Na terça-feira, a Câmara dos Deputados já havia aprovado a proposta da presidente CLAUDIA SHEINBAUM, que agora deve publicá-la para que as novas tarifas passem a valer em primeiro de janeiro de 2026.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal analisa nesta sexta-feira a decisão do ministro ALEXANDRE DE MORAES que cassou o mandato da deputada licenciada CARLA ZAMBELLI do PL. MORAES anulou a posição da Câmara dos Deputados, que havia mantido a parlamentar no cargo. O julgamento ocorre em plenário virtual, onde os ministros registram os votos no site do STF. A votação ficará aberta até as seis da tarde. MORAES anulou a decisão da Câmara que mantinha CARLA ZAMBELLI no cargo e determinou a perda imediata do mandato. O ministro também ordenou que o presidente da Câmara, HUGO MOTTA, dê posse ao suplente em até 48 horas. Ele decidiu sobre o tema porque é o relator da execução da pena da parlamentar.
O salário-mínimo nacional será de mil 621 a partir de primeiro de janeiro de 2026, 103 reais a mais que os mil 518 reais em vigor atualmente. Com o cálculo, o salário mínimo ficou abaixo do previsto no Orçamento de 2026 e menor do que a estimativa do governo do fim de novembro. A explicação é que a inflação, um dos indicadores usados no cálculo, ficou menor do que o esperado. Para ter validade, o presidente LULA ainda precisa oficializar o novo valor, com a publicação de um decreto presidencial. O novo salário mínimo entra em vigor em primeiro de janeiro.
O relator do Projeto de Lei da Dosimetria no Senado, senador ESPERIDIÃO AMIN do PP, afirmou que considera baixa a probabilidade de que a proposta seja transformada em uma forma de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. O PL da Dosimetria foi aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta e propõe ajustes no cálculo das penas. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, OTTO ALENCAR do PSD, disse que o projeto deve ser votado na próxima quarta-feira, dia 17. Segundo o senador, após a aprovação pela CCJ o texto seguirá diretamente para apreciação do Plenário no mesmo dia.
Santa Catarina é o Estado do país com maior incidência do câncer de pele melanoma, que é maligno e considerado a forma mais grave. Florianópolis é a terceira cidade brasileira com maior incidência de câncer de pele não melanoma. O Centro de Pesquisas Oncológicas em Florianópolis, centro de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina, registrou mil 108 consultas médicas relacionadas ao câncer de pele entre os meses de janeiro e novembro de 2025. O câncer de pele é o câncer mais frequente no país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, são cerca de 185 mil novos casos ao ano, sendo 177 mil de tumores não melanoma e oito mil e 400 de melanoma.
Deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram um projeto de lei que extingue as cotas raciais na universidade estadual e instituições de ensino que recebem dinheiro do governo. O projeto prevê que as universidades que descumprirem a lei poderão pagar multa de 100 mil reais por edital e perder verbas públicas. O texto proíbe a reserva de vagas com base em critérios raciais, mas continuam permitidas cotas para pessoas com deficiência, estudantes de escolas públicas e critérios econômicos. Desde antes da apreciação na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, a proposta foi alvo de questionamento sobre a constitucionalidade da medida, que ainda necessita da sanção do governador JORGINHO MELLO. Entidades como o Ministério Público e a Defensoria Pública questionam a validade da medida, assim como a Universidade do Estado, principal afetada caso a legislação seja validada.
O impacto negativo da taxa básica de juros, que está em 15 por cento ao ano, e do tarifaço na economia de Santa Catarina resultaram em uma desaceleração do crescimento industrial em 2025. Na avaliação da Federação das Indústrias, o movimento de redução de ritmo só não foi maior porque a diversificação industrial catarinense diluiu o peso desses fatores, já que segmentos relevantes para a economia do estado foram impulsionados pelo elevado nível de consumo das famílias e também pelo ciclo da construção civil. A produção industrial de Santa Catarina avançou dois virgula oito por cento no ano até outubro, na comparação com o mesmo período de 2024. Na mesma comparação, a atividade da indústria brasileira cresceu apenas zero virgula oito por cento. A fabricação de produtos de metal foi um dos segmentos que puxaram o resultado em SC, com alta de 14 virgula oito frente ao mesmo período do ano anterior.
Encontrado idoso que estava desaparecido no interior de Itapiranga. MARINO TERNUS, de 61 anos, desapareceu na tarde desta quinta-feira, na comunidade de Maria Goretti, no interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado às 17 horas e 25 minutos para iniciar as buscas. O trabalho foi realizado até às 20 horas e 40 minutos, sem êxito. Ele participou do encerramento das atividades do grupo de idosos e recebeu presentes de Natal. O idoso possui histórico de depressão e fobia social e ainda durante o evento, saiu do local e não foi mais visto.
Na manhã desta sexta-feira, foi montada uma força tarefa com duas equipes pelo chão e outro grupo utilizando drone com câmera térmica, além do cachorro de faro. O Corpo de Bombeiros promoveu as buscas na residência e nas proximidades do último local em que MARINO foi visto, o clube da comunidade. A ação contou com bombeiros de Itapiranga, Iporã do Oeste, Mondaí e São Miguel do Oeste, além de voluntários da comunidade que realizaram buscas. MARINO foi identificado nas imagens do drone utilizado pelo Corpo de Bombeiros. A equipe foi até o local e encontrou o homem sentado em meio uma plantação de milho ao lado do clube comunitário, consciente e orientado, mas debilitado devido ao período em que ficou desaparecido. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Itapiranga com familiares.
Moradores reclamam de vandalismo em praça pública de Itapiranga. Vidros, restos de comida e até um celular quebrado foram encontrados jogados na caixa de areia de um parque infantil no centro de Itapiranga. O Departamento de Jornalismo da Rádio Itapiranga flagrou na tarde desta quinta-feira, diversos materiais descartados na Praça Nereu Ramos. O local é bastante utilizado por crianças, especialmente no final das tardes de verão. Garrafas de bebidas alcoólicas quebradas dentro da areia do parque infantil, que possui balanços e demais brinquedos oferecem riscos para as crianças. Restos de alimentos também foram descartados na areia, além de outros materiais. Os banheiros ao lado do local também estão com portas danificadas. Nas proximidades existem diversas lixeiras, inclusive ao lado da caixa de areia. O espaço conta com uma câmera de videomonitoramento.
Segundo o Delegado FABIANO ANDRADE, a polícia civil trabalha para identificar os autores dos atos de vandalismo e descarte irregular de lixo. A delegacia também recebeu denuncia de vandalismo no local. Segundo o comandante da Polícia Militar, Subtenente FLÁVIO PAULUS, a polícia tem feito trabalho ostensivo na cidade para evitar atos de vandalismo. Conforme o Diretor de Urbanismo da Prefeitura, MAURICIO PAULI, já foi realizada a limpeza do local e acionado o departamento jurídico para a realização de boletim de ocorrência. A mobilização ocorre para identificar responsáveis pelos danos ao patrimônio público.
Município vai promover audiência pública com moradores do Bairro Santa Tereza Baixo visando a pavimentação de ruas. A Prefeitura de Itapiranga mobiliza os moradores e proprietários de imóveis localizados entre o Mercado da Rejane até o acesso à Estação de Tratamento de Esgoto do Município, incluindo a Vila São Pedro e São Paulo, para participarem da Audiência Pública sobre contribuição de melhoria. A reunião será realizada no dia 15 de dezembro, a partir das oito horas e 15 minutos, no salão comunitário Santa Tereza D'Ávila, no bairro Santa Tereza Baixo. A Audiência visa esclarecer dúvidas, e contribuir com o diálogo e construção coletiva.
São João do Oeste comemora 34 anos de emancipação político administrativa. Município tem feriado nesta sexta-feira, sem atendimento nas repartições públicas. Na noite de ontem um grande público prestigiou o baile de aniversário com Cosmo Express. A noite também teve evento com entrega de premiação dos Jogos Abertos do Município. O Prefeito SÉRGIO THEISEN destaca a importância da população participar da programação de aniversário que prossegue nesta sexta-feira, na praça da igreja matriz a partir das 17 horas, com a feirinha de natal, apresentações culturais, música ao vivo, pronunciamento de autoridades e corte do bolo de aniversário do município de São João do Oeste.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, anunciou na manhã desta sexta-feira, por volta das nove horas, um pacote de investimentos para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. A principal novidade é a ampliação da estrutura da unidade, que vai permitir um aumento na capacidade de atendimento à população da região. Durante a visita, o governador também assinou a autorização para o repasse de recursos destinados à reforma do Centro Cirúrgico, da Central de Materiais Esterilizados e da Unidade de Terapia Intensiva Adulto. A reforma da UTI inclui ainda a criação de cinco novos leitos, reforçando o atendimento a pacientes em estado grave.
Outra medida anunciada por JORGINHO MELLO foi a autorização para abertura de um Centro de Coleta de Sangue do Hemosc no município. Esta é uma demanda antiga da comunidade regional e que deve facilitar o acesso à doação e distribuição de sangue na região Extremo Oeste. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, DIOGO DEMARCHI, além de outras autoridades estaduais e municipais.
Legislativo de São João do Oeste registra alto rendimento de trabalho no ano. Clima de harmonia contribui para agilizar avaliação de projetos. Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores de São João do Oeste, ADEMAR SCHNEIDERS, o ano de 2025 tem sido de bastante trabalho. Ele comenta que ainda serão feitas votações nas próximas semanas. Ele considera que muitas demandas surgiram por ser o primeiro ano de governo e serem implantados novos programas. O Legislativo já totalizou mais de 100 projetos tramitados e votados. O Presidente cita projetos de leis complementares e de resolução. De acordo com SCHNEIDERS, a principal intenção da mesa diretora para este foi de estabelecer uma relação harmoniosa entre Legislativo e Executivo.
Segundo o Presidente da Câmara, esta é uma característica da população e um ambiente necessário para garantir agilidade nos trabalhos para atender a população. Oito projetos permanecem na mesa incluindo programas de incentivo a agricultura e que precisam ser votados. Restam duas sessões neste ano, nos dias 15 e 22. Objetivo é votar todos os projetos ainda neste ano devido a importância que possuem. ADEMAR SCHNEIDERS também estaca a importância dos vereadores na busca de recursos dos governos estadual e federal. Segundo ele, é importante buscar verbas com os deputados para o município ter recursos extras na execução de programas e investimentos em infraestrutura.
Itapiranga investe mais de seis milhões de reais em programas de incentivo a produção agrícola. São diversos programas que registraram grande demanda em 2025. Dois ganharam protagonismo neste ano devido a grande procura. O Coordenador de programas da Secretaria da Agricultura, EUSEBIO TAVARES FILHO, cita o Caminhos do Agro, criado em 2025 e o Sustentabilidade Hídrica, que está na terceira edição. Ele chama atenção que os programas sempre são amplamente discutidos com a equipe técnica da prefeitura, conselhos e vereadores. Objetivo é tornar os incentivos mais eficientes e que seguem as novas demandas dos produtores rurais. TAVARES reforça que neste ano foi estabelecido recorde de investimentos em programas agrícolas, com novos incentivos e manutenção de apoios já tradicionais.
EUSEBIO TAVARES destaca que o Sustentabilidade Hídrica surpreendeu, com aplicação superior a um milhão de reais, contemplando mais de 100 famílias em projetos de armazenamento e tratamento de água. O município destinou um milhão e 50 mil reais para este fim visando solucionar problemas enfrentados em estiagem. Conforme o Engenheiro Agrônomo, o alto consumo de água em granjas, exige um planejamento rigoroso e investimentos em sistema de captação, armazenamento e tratamento de água nas propriedades. O Coordenador também menciona o programa Caminhos do Agro, que permite investimentos em melhorias de acessos a propriedades e também nos arredores das instalações e estradas de roça. Foram contemplados 140 produtores com total de 400 mil reais.
EUSEBIO TAVARES faz avaliação positiva dos investimentos feitos pelos empreendedores rurais, especialmente nas atividades de suinocultura, avicultura e produção de leite. Segundo ele, o município faz sua parte em 12 programas de transferência de recursos. O Coordenador de programa da Secretaria da Agricultura de Itapiranga, os produtores de leite recebem a maior parcela de investimentos. TAVARES cita como exemplo a destinação de 800 mil reais para o programa de melhoramento genético. O setor leiteiro é a terceira atividade em movimento econômico no município, porém reúne o maior número de famílias envolvidas. De acordo com TAVARES ainda existe uma grande quantidade de famílias com poucas vacas de leite, com objetivo de consumo próprio.
Programa aprovado pelo Legislativo de Itapiranga para certificação de propriedades não tem garantia de ser sancionado pelo executivo. Nesta semana a Câmara de Vereadores aprovou projeto para o município subsidiar a realização de exames de Brucelose e Tuberculose visando aumentar o número de propriedades. Segundo o coordenador de programas da Secretaria da Agricultura, EUSÉBIO TAVARES FILHO, o programa não foi discutido com a equipe da Prefeitura e vai causar impacto financeiro, uma condição que torna o projeto inconstitucional. De acordo com TAVARES, o município tem interesse em contribuir com a certificação de propriedades, no entanto precisa avaliar com cuidado a legalidade e a capacidade orçamentária para os investimentos.
Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito por volta das 13 horas e 45 minutos desta quinta-feira, no entroncamento da Rua Barão do Rio Branco com a Willy Barth, em São Miguel do Oeste. O motociclista seguia no sentido a cidade alta, enquanto o veículo, conduzido por uma mulher, acessava a Willy Barth. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, com apoio do SAMU, e encaminhado ao Hospital Regional. A motorista do carro não se feriu. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para a ocorrência.
Um empresário de São Miguel do Oeste foi preso na noite de ontem por tráfico de drogas e crime ambiental. O suspeito já era monitorado pela Polícia Militar por utilizar um serviço entregas por aplicativo para comercializar grande quantidade de drogas. Ele foi flagrado pelas guarnições de Rádio Patrulha e do Tático. O homem, de 40 anos, foi abordado pelos policias enquanto dirigia um carro pelo bairro São Luiz. No veículo foram encontradas cinco buchas de cocaína prontas para venda. A ação policial seguiu até a residência do suspeito, onde foram encontradas mais 470 gramas de cocaína, que seriam fracionadas em aproximadamente 450 porções para venda. A equipe também encontrou anotações do tráfico, incluindo dívidas de usuários que somam mais de 20 mil reais e pássaros silvestres mantidos de forma ilegal em gaiolas. O homem foi preso e os veículos foram apreendidos.
A Polícia Civil de Itapiranga divulgou, na tarde desta quinta-feira, uma nota referente a operação realizada nesta semana, que apreendeu mais de 25 quilos de maconha. A nota assinada pelo Delegado, FABIANO ANDRADE, esclarece que as imagens divulgadas de um freezer que contém grande quantidade de maconha e exibe a marca Baviera, gerou dúvidas e questionamentos na comunidade. O proprietário procurou à Delegacia para informar que a empresa atua na locação de equipamentos comerciais para fins lícitos e não exerce controle sobre o uso do equipamento dos clientes após a contratação. A Polícia Civil ressalta que as investigações não apontaram nenhum envolvimento da empresa Baviera ou de seus proprietários com a prática criminosa apurada. O equipamento somente foi utilizado de forma ilícita pelo investigado, sem o conhecimento da empresa.
Uma colisão entre um carro e uma moto deixou uma jovem ferida por volta das 19 horas e 30 minutos desta quinta-feira, na ITG-070, em Santo Antônio, no interior de Itapiranga. A colisão ocorreu nas proximidades de um posto de gasolina. O carro, um Sandero utilizado para táxi, seguia no sentido contrário e tentou realizar uma conversão à esquerda para entrar no pátio do posto. Já a moto, uma Factor com placas de São José, seguia no sentido Tunápolis a Itapiranga. A motocicleta era conduzida por uma jovem, de 24 anos, que apresentava suspeita de fratura na perna direita. O carro era conduzido por uma idosa. Havia um idoso como caroneiro. Nenhum deles se feriu. O SAMU de Itapiranga socorreu a vítima, que foi conduzida ao Hospital Sagrada Família. A Polícia Militar esteve no local do acidente.
O Ministério Público de Santa Catarina ofereceu denúncia contra o jovem de 19 anos que, na madrugada do dia 22 de novembro, danificou a estrutura montada pela Secretaria de Assistência Social de Itapiranga para a campanha do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. O denunciado responderá pela prática do crime de dano qualificado. Além disso, terá que pagar uma indenização no valor de 25 mil reais, visando reparar os prejuízos causados. A instalação da campanha era composta por um varal simbólico com camisetas e mensagens de conscientização. As estacas de madeira foram quebradas e o material foi espalhado pelo chão. Imagens do sistema de videomonitoramento captaram toda a ação e permitiram identificar o autor, que confessou o ato durante interrogatório para a Polícia Civil, alegando ter consumido bebida alcoólica antes de causar o dano.