ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quarta-feira - 12 12 2018

-BOLSONARO PARTICIPA HOJE DO SEGUNDO ENCONTRO COM GOVERNADORES ELEITORES

-ALESC APROVA PROJETO PARA AUMENTO DO SALÁRIO DOS DEPUTADOS

-SINE DO MUNICÍPIO TEM MAIOR NÚMERO DE VAGAS DE EMPREGO DO ESTADO

-VEREADORES AUTORIZAM PREFEITURA A TOMAR EMPRÉSTIMO DE 15 MILHÕES

-LICITAÇÃO DA USINA DE ASFALTO DEVE SER LANÇADA NOS PRÓXIMO DIAS

-DUPLA É PRESA EM FLAGRANTE AO TENTAR ARROMBAR MERCADO

-POLICIA FINALIZA INQUÉRITO SOBRE TENTATIVA DE FEMINÍCIDIO NA BR 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ameaçou nesta terça-feira paralisar seu próprio governo por falta de fundos se o orçamento que o Congresso deve aprovar neste mês não incluir uma quantia que considere suficiente para construir o muro na fronteira com o México. Ele fez a ameaça durante uma acalorada discussão no Salão Oval com os líderes democratas na Câmara dos Representantes e no Senado. O Congresso deve aprovar novos fundos para o governo federal antes de 21 de dezembro, e TRUMP exigiu que nesse orçamento sejam incluídos cinco bilhões para a construção do muro na fronteira com o México.


A China e os Estados Unidos discutiram na terça-feira o roteiro para o próximo estágio de suas negociações comerciais, durante uma ligação telefônica entre o vice-primeiro-ministro chinês, o secretário do Tesouro norte-americano e o representante de Comércio dos Estados Unidos. Os presidentes DONALD TRUMP e XI JINPING concordaram em uma reunião em primeiro de dezembro na Argentina com uma trégua que adiou o aumento planejado para primeiro de janeiro das tarifas dos EUA de 10 para 25 por cento sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses.


Uma multidão contrária à candidatura do presidente boliviano EVO MORALES a um quarto mandato incendiou nesta terça-feira a sede do Tribunal Eleitoral de Santa Cruz. O grupo, formado essencialmente por estudantes da Universidade Estatal de Santa Cruz, utilizou coquetéis molotov e também destruiu um escritório da empresa estatal de telecomunicações. O ataque coincidiu com o fim do prazo, nesta terça, para a impugnação dos candidatos às eleições de 2019 pela Justiça Eleitoral.


Um dia após ao ataque na Catedral de Campinas que terminou com quatro pessoas mortas e quatro feridas, a quarta-feira será de buscas por respostas sobre o crime por parte da Polícia Civil. Os policiais estiveram na casa do atirador, que morava com o pai, e foram apreendidos um caderno, anotações e notebook de EULER FERNANDO GRANDOLPHO, de 49 anos. O material ainda será analisado pela perícia, para verificar se há indicativos da motivação. Ontem, ele entrou atirando em uma igreja de Campinas, matou quatro pessoas e depois se suicidou.


Cumprindo agenda em Brasília nesta terça e quarta-feira, o governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, se encontrou com o presidente eleito, JAIR BOLSONARO. Na reunião, os dois discutiram pontos importantes para o desenvolvimento do Estado, como por exemplo, questões referentes às áreas da segurança pública, saúde, reforma administrativaa revisão dos percentuais dos tributos pagos e revertidos para Santa Catarina. Nesta quarta-feira, BOLSONARO vai participar do segundo encontro do Fórum dos Governadores eleitos, com participações do futuro Ministro da Justiça, SÉRGIO MORO e dos presidentes do STF e STJ. A pauta será voltada especialmente às demandas na área da segurança pública e da Justiça.


A análise do relatório do Coaf revela que a maior parte dos depósitos em espécie na conta do ex-motorista de FLÁVIO BOLSONARO coincidem com as datas de pagamento na Assembleia Legislativa do Rio. Nove ex-assessores do filho do presidente eleito repassaram dinheiro para o motorista. O Coaf apontou que FABRÍCIO DE QUEIROZ teve uma movimentação suspeita de um milhão e 200 mil reais durante um ano. O futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou nesta terça-feira que é preciso investigar as movimentações financeiras na conta de FABRICIO para esclarecer essa situação.


Até esta segunda-feira, 123 médicos de um total de 258 inscritos nas vagas de Santa Catarina do Mais Médicos se apresentaram nos municípios. O número representa 47 virgula seis por cento do total de médicos que irão preencher as vagas deixadas por cubanos no Estado, índice abaixo da média nacional, que é de 53 por cento. Dos profissionais que se apresentaram em Santa Catarina, três tiveram as validações indeferidas e essas vagas serão reabertas. Os demais 132 inscritos que ainda não compareceram nas localidades, têm o prazo até dia 14 de dezembro. Caso não se apresentem até esta data, as vagas também serão disponibilizadas na próxima chamada.


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou projeto de lei que permite que o salário dos deputados estaduais aumente para 29 mil e 400 reais a partir de fevereiro de 2019. A nova lei foi aprovada pelos próprios deputados no final da sessão ordinária desta terça-feira e determina que os ganhos dos parlamentares catarinenses seja de 75 por cento do que ganham os deputados federais. Por enquanto nada muda, mas a expectativa é que esta seja a permissão para o "efeito cascata" do reajuste concedido aos ministros do Superior Tribunal Federal em novembro. Se os federais também aprovarem o aumento dos próprios salários para o novo teto do funcionalismo público, os 40 legisladores de Santa Catarina recebem o aumento.


Santa Catarina teve um ano de retomada da economia e a expectativa é de manter o crescimento em 2019. A atividade econômica no Estado, por exemplo, atingiu em setembro patamar muito próximo ao de 2014, no período pré-crise. O desempenho estadual está meio por cento abaixo do registrado naquele ano. No acumulado do ano até setembro, conforme dados do Banco Central, o Índice de Atividade Econômica do Estado cresceu dois vírgula sete por cento, acima da média nacional. O IBCR é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto.


Uma moradora do bairro Santa Rita reclamou nesta terça-feira das péssimas condições da rua Alfredo Burgin. CRISTIANE BURGIN reside nas proximidades da empresa Maxel Móveis e relatou que a estrada está praticamente intransitável. Ela contou que a rua tem várias valetas e pedras soltas. CRISTINA disse que vários acidentes já foram registrados na localidade em virtude da má conservação da estrada. Ela relatou que já procurou a equipe da Secretaria de Obras, porém não obteve resposta e o problema continua. A moradora cobrou uma solução para a estrada.


Ainda nesta semana uma equipe da secretaria de Obras vai fazer a recuperação da rua Alfredo Burgin no bairro Santa Rita. O anúncio é do secretário de Obras, VILMAR BONORA. Ele disse que tem conhecimento do problema relatado pela moradora CRISTIANE BURGIN e que as ações no local estão no planejamento da secretaria. BONORA explicou que existem dois morros e algumas chácaras na localidade que acabam dificultando os trabalhos. Apesar disso, ele garantiu que as melhorias serão realizadas nos próximos dias.


O posto do Sine de São Miguel do Oeste tem o maior número de vagas de trabalho de Santa Catarina. A unidade local começou a semana com 258 vagas em diferentes setores da economia. Este é o melhor número dos 21 postos de execução direta do sistema no estado. Ao todo, são mil 370 vagas de emprego em Santa Catarina. Algumas das oportunidades disponíveis em São Miguel do Oeste são para linha de produção de frigorífico, cozinheira, auxiliar de cozinha, vendedor externo e vendas internas. Além disso, há vagas para carpinteiro, eletricista, pedreiro, operador de caixa, garçom, churrasqueiro, costureira e jardineiro. Desde julho, o Sine é coordenado pela ADR.


A maioria das empresas que buscam trabalhadores no Sine exige ensino médio completo e experiência profissional para as vagas. A informação é da atendente do Sine, VANESSA PUHLE. De acordo com ela, o Sine emite a carta para entrevista junto a empresas e também costuma prestar informações relativas ao seguro-desemprego. Somente nesta terça-feira, foram abertas mais seis vagas de emprego. Ela disse que em junho, o Sine tinha apenas seis vagas e agora são mais de 250. O atendimento do Sine é de segunda à sexta-feira do meio-dia as cinco da tarde. O serviço é do governo federal com a contrapartida do governo do Estado.


A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou na noite desta terça-feira a entrega do Título de Cidadão Honorário ao ex-prefeito JOÃO CARLOS VALAR. A homenagem foi proposta pelos vereadores da bancada do MDB, CLÁUDIO BARP, CÁSSIO DA SILVA, SILVIA KHUN e GILBERTO BERTÉ. VALAR foi vereador e prefeito da cidade em três mandatos. Durante a entrega do título de cidadão honorário, VALAR Agradeceu o apoio da população e demais políticos que o auxiliaram nestes mais de 20 anos de carreira pública. As fotos da cerimônia de ontem estão no portal da Peperi na internet.


Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram um moção de apelo pela manutenção do polo da Universidade Aberta do Brasil em São Miguel do Oeste. Eles explicaram que o polo é mantido pela Agência de Desenvolvimento Regional e como a estrutura será extinta pelo novo governador, existe uma insegurança quanto à manutenção desse espaço de educação. O documento aprovado em plenário na noite de ontem será encaminhado para o governador eleito, CARLOS MOISES DA SILVA. Os vereadores querem que o polo seja mantido, “pelo menos até que os acadêmicos com formação em andamento concluam os cursos. O pedido é para que o governo mantenha o convênio com a Universidade Aberta do Brasil.


Os acadêmicos não podem ser penalizados pela falta de recursos do Estado de Santa Catarina. A afirmação está na justificativa da moção de apelo para a manutenção do polo da UAB em São Miguel do Oeste. Segundo os vereadores, eles têm o direito de concluir, sem prejuízos, os cursos em andamento. Os cursos abertos são a graduação em Pedagogia e Administração Pública, ambos pela Udesc; Especialização em Gestão Pública Municipal, oferecido pela UNB; e especializações em Mídias na Educação e em Saúde, Proeja e Complementação Pedagógica, todos oferecidos pelo IFSC. Para 2019, estão aprovados os cursos de graduação em Biblioteconomia e em Administração Pública, pela Udesc; especialização em Gestão em Saúde, pelo IFSC e Ensino Integrado de Filosofia, História, Geografia e Sociologia, pelo IFSC.


A câmara de vereadores aprovou na noite de ontem dois projetos que autorizam a prefeitura a contrair empréstimos de até 15 milhões da Caixa Econômica Federal. As matérias aprovadas são semelhantes, porém em linhas de crédito diferentes. Ambos passarão por segunda votação antes de serem enviados para sanção do prefeito. O projeto de lei 122 autoriza a operação de crédito até o valor de 15 milhões, no âmbito do Programa Finisa – Modalidade Apoio Financeiro. O projeto previa que os recursos seriam destinados "à construção da nova sede da prefeitura e pavimentação de vias do Município". Uma emenda do vereador ELIAS ARAÚJO suprimiu esse trecho, prevendo que os recursos sejam destinados somente à pavimentação de vias do município.


O segundo projeto que autoriza a prefeitura a financiar até 15 milhões de reais é no âmbito do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. Os recursos são destinados à melhoria de ruas. O texto prevê que o município pagará encargos máximos de seis por cento ao ano, acrescido de taxa de administração de dois por cento ao ano e taxa de risco de até um por cento. O texto ainda prevê que o município somente poderá efetivar uma única e exclusiva contratação de operação de crédito junto à Caixa. A lei aprovada fala que a opção deve ser aquela de menor custo final para as contas pública. Os vereadores SILVIA KUHN e CASSIO DA SILVA votaram contra o projeto de lei número 122.


A operação veraneio do Corpo de Bombeiros será aberta oficialmente na próxima terça-feira em Santa Catarina. O trabalho de monitoramento do litoral e de balneários públicos no estado será aberto a partir do dia 18. Na região, a operação começou mais cedo e o trabalho já está acontecendo desde o dia primeiro. De acordo com o comandante da primeira companhia dos bombeiros, tenente MICHAEL MAGRINI, essa é a maior operação da instituição durante o ano. Na região, os bombeiros promoveram a capacitação dos guarda vidas civis e a recertificação dos profissionais que trabalharam na última temporada. Além disso, houve a aquisição de novos equipamentos de salvamento aquático.


Cerca de 80 por cento dos guarda-vidas que vão atuar na operação veraneio deste ano são civis preparados pelos bombeiros. A informação é do comandante da primeira companhia dos bombeiros, tenente MICHAEL MAGRINI. Na região, são seis guarda vidas e dois militares. Os locais monitorados são os balneários na área de Lazer da Festa da Fruta em Mondaí e no rio Macaco em Itapiranga. Ele explicou que o monitoramento acontece nos finais de semana e feriados entre oito da manhã e oito da noite. Além disso, os bombeiros também fiscalizam as normas de segurança em espaços particulares, como campings, associações e clubes com piscinas ou lagos usados para o banho.


Os clubes e áreas de camping não são obrigados a ter um guarda-vidas, mas uma pessoa responsável pela piscina ou espaço de banho. Ele deve providenciar o kit de primeiros socorros, boias e sinalização de profundidade e riscos do local. De acordo com o comandante da primeira companhia dos bombeiros, tenente MICHAEL MAGRINI, o trabalho de fiscalização sobre o cumprimento dessas normas deve começar na próxima semana Ele disse que a maioria absoluta dos campings e clubes respeita as normas de segurança.

A prefeitura de São Miguel do Oeste já está trabalhando no processo licitatório para a compra dos equipamentos e instalação da usina de asfalto que vai atender os municípios da Ameosc. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN, o município já solicitou a atualização de orçamentos e deve lançar o edital de licitação nos próximos dias. Na última semana, ele esteve em Brasilia e obteve a autorização, por parte do governo federal, para proceder a compra das maquinas. O investimento é estimado em quatro milhões e meio de reais. Ele acredita que a usina esteja em operação até o final do primeiro semestre de 2019.


Os recursos do governo federal para a instalação da usina de asfalto serão repassados ao Município de São Miguel do Oeste, que será o responsável pela compra dos equipamentos necessários para colocar a estrutura em funcionamento. Depois disso, a usina será repassada ao CONDER - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional - que fará a gestão, por meio da Ameosc. O prefeito WILSON TREVISAN também confirmou que o local para instalação da usina já está definido. Será na área do antigo britador, nos fundos do bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste.


A usina de asfalto é uma demanda dos 19 municípios da AMEOSC. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a estrutura deve resultar em uma economia superior a 50 por cento no valor do asfalto que é praticado atualmente. TREVISAN disse que além da economia de gastos, o projeto coletivo também vai trazer outros benefícios para a região.


A Polícia Civil da Comarca de Maravilha já contabiliza 106 prisões em flagrante delito no ano de 2018. O flagrante ocorre quando o criminoso é surpreendido cometendo o crime ou é pego logo após cometê-lo, sendo detido e encaminhado à delegacia. Neste ano, foram instaurados 92 autos de prisão em flagrante na comarca de Maravilha, totalizando 106 presos. Foram 104 homens e apenas duas mulheres. O crime de maior incidência é o de dirigir embriagado, contando com 31 presos. Em seguida estão ameaça e lesão corporal, relacionadas à violência doméstica, com 12 prisões.


Uma mulher ficou ferida em um acidente de transito na manhã desta terça-feira na BR 158. A saída de pista aconteceu por volta das nove horas nas proximidades do posto Gauchão em Cunha Porã. A condutora de um Uno, placas de Fraiburgo, saiu da pista e desceu uma ribanceira de aproximadamente oito metros de altura. A mulher, de 48 anos, estava consciente, porém bastante confusa e com dores no crânio e escoriações nos braços. Os bombeiros e o Samu socorreram a vítima e a levaram ao hospital de Cunha Porã.


Dois homens foram presos em flagrante na madrugada de hoje por tentativa de arrombamento no centro de São Miguel do Oeste. O fato ocorreu por volta das duas horas da madrugada de hoje nas proximidades do campo do Guarani. De acordo com a PM, um dos envolvidos foi preso no local da ocorrência e o segundo tentou fugir em um veiculo, mas foi detido pela guarnição. A dupla tentou arrombar um mercado. Com os envolvidos foram encontradas ferramentas utilizadas na tentativa de arrombamento e uma touca balaclava. Os dois foram presos e levados para a delegacia da comarca de São Miguel do Oeste.


A Polícia Civil de Guaraciaba concluiu o inquérito policial em que apurou uma tentativa de feminicídio e uma tentativa de homicídio ocorridas na BR 163. Os crimes aconteceram no dia 22 de outubro quando o veículo das vítimas, um Onyx, foi jogado para fora da rodovia. A mulher que conduzia o veículo, acompanhada de seu pai, relatou que a caminhonete S-10 do ex-marido colidiu duas vezes na traseira do Ônix, ocasionando a saída de pista. Segundo a Polícia Civil, o suspeito veio de Sinop naquela semana, foi até a rodovia e ficou esperando a ex-mulher. Quando ela passou com o carro, ele iniciou uma perseguição por aproximadamente três quilômetros até conseguir jogar o carro da vítima para fora da rodovia. O homem foi indiciado por tentativa de feminicídio da ex-mulher e tentativa de homicídio do ex-sogro. Ele está preso em Sinop.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.