ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 12/12/2018

-BOLSONARO PARTICIPA HOJE DO SEGUNDO ENCONTRO COM GOVERNADORES ELEITOS
-ALESC APROVA PROJETO PARA AUMENTO DO SALÁRIO DOS DEPUTADOS
-SETOR SOCIAL CONVOCA BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA PARA ENCONTRO HOJE
-HOSPITAL DESENVOLVE SEMANA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES DE TRABALHO
-FETAESC SE REÚNE AMANHÃ COM FUTURA MINISTRA DA AGRICULTURA
-VEREADOR AFIRMA QUE PEDIDOS APRESENTADOS NÃO TÊM SIDO ATENDIDOS
-MORADORA RECLAMA ATRASO DE UM ANO EM SERVIÇO AGENDADO NO SETOR DE OBRAS
-INTEGRANTE DA OPOSIÇÃO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA EM GUARUJÁ
-MOTORISTA CAPOTA VEÍCULO AO DESVIAR DE CÃO SOBRE A VIA
-POLÍCIA CONCLUI QUE HOMEM TENTOU MATAR A EX-ESPOSA PROVOCANDO ACIDENTE

O tempo é parcialmente nublado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ameaçou nesta terça-feira paralisar seu próprio governo por falta de fundos se o orçamento que o Congresso deve aprovar neste mês não incluir uma quantia que considere suficiente para construir o muro na fronteira com o México. Ele fez a ameaça durante uma acalorada discussão no Salão Oval com os líderes democratas na Câmara dos Representantes e no Senado. O Congresso deve aprovar novos fundos para o governo federal antes de 21 de dezembro, e TRUMP exigiu que nesse orçamento sejam incluídos cinco bilhões para a construção do muro na fronteira com o México.

A China e os Estados Unidos discutiram na terça-feira o roteiro para o próximo estágio de suas negociações comerciais, durante uma ligação telefônica entre o vice-primeiro-ministro chinês, o secretário do Tesouro norte-americano e o representante de Comércio dos Estados Unidos. Os presidentes DONALD TRUMP e XI JINPING concordaram em uma reunião em primeiro de dezembro na Argentina com uma trégua que adiou o aumento planejado para primeiro de janeiro das tarifas dos EUA de 10 para 25 por cento sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses.

Uma multidão contrária à candidatura do presidente boliviano EVO MORALES a um quarto mandato incendiou nesta terça-feira a sede do Tribunal Eleitoral de Santa Cruz. O grupo, formado essencialmente por estudantes da Universidade Estatal de Santa Cruz, utilizou coquetéis molotov e também destruiu um escritório da empresa estatal de telecomunicações. O ataque coincidiu com o fim do prazo, nesta terça, para a impugnação dos candidatos às eleições de 2019 pela Justiça Eleitoral.

Um dia após o ataque na Catedral de Campinas que terminou com quatro pessoas mortas e quatro feridas, a quarta-feira será de buscas por respostas sobre o crime por parte da Polícia Civil. Os policiais estiveram na casa do atirador, que morava com o pai, e foram apreendidos um caderno, anotações e notebook de EULER FERNANDO GRANDOLPHO, de 49 anos. O material ainda será analisado pela perícia, para verificar se há indicativos da motivação. Ontem, ele entrou atirando em uma igreja de Campinas, matou quatro pessoas e depois se suicidou.

Cumprindo agenda em Brasília nesta terça e quarta-feira, o governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, se encontrou com o presidente eleito, JAIR BOLSONARO. Na reunião, os dois discutiram pontos importantes para o desenvolvimento do Estado, como por exemplo, questões referentes às áreas da segurança pública, saúde, reforma administrativa a revisão dos percentuais dos tributos pagos e revertidos para Santa Catarina. Nesta quarta-feira, BOLSONARO vai participar do segundo encontro do Fórum dos Governadores eleitos, com participações do futuro Ministro da Justiça, SÉRGIO MORO e dos presidentes do STF e STJ. A pauta será voltada especialmente às demandas na área da segurança pública e da Justiça.

A análise do relatório do Coaf revela que a maior parte dos depósitos em espécie na conta do ex-motorista de FLÁVIO BOLSONARO coincidem com as datas de pagamento na Assembleia Legislativa do Rio. Nove ex-assessores do filho do presidente eleito repassaram dinheiro para o motorista. O Coaf apontou que FABRÍCIO DE QUEIROZ teve uma movimentação suspeita de um milhão e 200 mil reais durante um ano. O futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou nesta terça-feira que é preciso investigar as movimentações financeiras na conta de FABRICIO para esclarecer essa situação.

Até esta segunda-feira, 123 médicos de um total de 258 inscritos nas vagas de Santa Catarina do Mais Médicos se apresentaram nos municípios. O número representa 47 virgula seis por cento do total de médicos que irão preencher as vagas deixadas por cubanos no Estado, índice abaixo da média nacional, que é de 53 por cento. Dos profissionais que se apresentaram em Santa Catarina, três tiveram as validações indeferidas e essas vagas serão reabertas. Os demais 132 inscritos que ainda não compareceram nas localidades, têm o prazo até dia 14 de dezembro. Caso não se apresentem até esta data, as vagas também serão disponibilizadas na próxima chamada.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou projeto de lei que permite que o salário dos deputados estaduais aumente para 29 mil e 400 reais a partir de fevereiro de 2019. A nova lei foi aprovada pelos próprios deputados no final da sessão ordinária desta terça-feira e determina que os ganhos dos parlamentares catarinenses seja de 75 por cento do que ganham os deputados federais. Por enquanto nada muda, mas a expectativa é que esta seja a permissão para o "efeito cascata" do reajuste concedido aos ministros do Superior Tribunal Federal em novembro. Se os federais também aprovarem o aumento dos próprios salários para o novo teto do funcionalismo público, os 40 legisladores de Santa Catarina recebem o aumento.

Santa Catarina teve um ano de retomada da economia e a expectativa é de manter o crescimento em 2019. A atividade econômica no Estado, por exemplo, atingiu em setembro patamar muito próximo ao de 2014, no período pré-crise. O desempenho estadual está meio por cento abaixo do registrado naquele ano. No acumulado do ano até setembro, conforme dados do Banco Central, o Índice de Atividade Econômica do Estado cresceu dois vírgula sete por cento, acima da média nacional. O IBCR é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto.

Secretaria da ação social realiza encerramento de oficinas e encontros dos grupos. O secretário da pasta em SJCedro, ALEXANDRE VOGT explica que os grupos de idosos encerraram o ano com uma atividade especial na semana passada e a retomada será em fevereiro. Ele destaca que na cidade são encontros semanais de dois grupos, um na terça e outro na quinta-feira. A prefeitura disponibiliza a alimentação e atividades de entretenimento. No interior os encontros da terceira idade são mensais. O secretário citou também o encerramento das oficinas do Cras com destaque para formatura de 34 participantes de Muay Thai que receberam o certificado e a faixa amarela. A partir de agora eles poderão disputar em campeonatos oficiais da federação. O curso teve a duração de um ano e contou com instrução do professor e competidor da modalidade, JOÃO DANILO BALKE. Hoje ocorre também o encerramento do programa bolsa família a partir das 14 horas. Haverá conferência da frequência escolar e pesagem das crianças. O transporte está sendo disponibilizando agora, ao meio dia. A presença de um representante da família é obrigatória.

Setor Social de Palma Sola organiza reunião de trabalho nesta semana. O titular da pasta, IVANOR DE MOURA explica que nesta sexta-feira acontece um encontro de avaliação do ano e propostas surgidas em conferencia que serão colocadas em prática em 2019. O encontro será numa chácara no interior envolvendo toda equipe do Cras, proteção especial e servidores da área administrativa. Ele prevê mudanças a partir do ano que vem com o novo governo em programas e ações que precisam estar organizadas visando cortes ou adequações. Mencionou alguns cortes recentes em saúde e educação que refletem também na parte social. MOURA afirma que a região possui um percentual alto de pessoas carentes que dependem de benefícios e de acompanhamento. A previsão é manter as atividades desse ano. O secretário antecipa que os setores de SJCedro e Guarujá do Sul também devem participar do evento conjunto. Segundo ele, também será uma forma de reduzir gastos, mas, continuar oferecendo apoio para este público.

Conder doa leites e suplementos alimentares para o Hospital Regional. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional doou vários quilos de alimentos e litros de leite por meio da Comissão Técnica de pré-qualificação das compras coletivas. Conforme a secretária executiva do Consórcio, JUSSARA REGINATTO, os produtos foram recebidos de amostra à pré-qualificação pelo edital de chamada pública. A nutricionista de produção, DANIELI KOCHAN, destaca que a doação é bem-vinda e atenderá diariamente um grande número de pacientes que necessitam de suplementação para atingir as necessidades nutricionais e também crianças em uso de fórmulas infantis.

Com o foco na prevenção de acidentes e no cuidado com o colaborador, Hospital Regional realiza a SIPAT. Foi iniciada nesta segunda-feira a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Conforme a presidente da Comissão, ELISANGELA CRISTÓFOLI, o evento tem o objetivo de conscientizar o colaborador de que os acidentes podem ser prevenidos e também sobre questões pessoais dos funcionários que trabalham com pessoas doentes e familiares. A ação começou com uma prática de Yoga seguindo com palestra sobre auriculoterapia. Ontem o trânsito seguro e a direção defensiva foram debatidos com parceria da PM. Nesta manhã uma nutricionista abordou a sobre alimentação saudável. Nesta tarde o tema é saúde mental. Amanhã as 10 horas ocorre a palestra “O tempo” com uma psicóloga. Às 16 horas um oncologista fala sobre câncer de pele: mitos e verdades. A semana encerra na sexta-feira, com a palestra “Transformando a arte da vida”. Os colaboradores também terão massagens e maquiagens gratuitas, testes rápidos e testes de visão.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina vai participar amanhã do primeiro encontro oficial com a futura ministra da agricultura, TEREZA CRISTINA. A audiência também vai reunir os representantes das federações do Paraná e do Rio Grande do Sul. De acordo com o vice-presidente da Fetaesc, ADRIANO DA COSTA, o objetivo do contato é apresentar o pensamento e as reivindicações da entidade e ouvir as ideias para a agricultura familiar. Ele comentou que existe certa preocupação por parte da federação e dos sindicatos porque TEREZA CRISTINA tem uma proximidade maior com o agronegócio.

Os problemas que atingem a cadeia produtiva do leite devem estar na pauta do primeiro encontro da Fetaesc com a futura ministra da Agricultura. A informação é do vice-presidente da Fetaesc, ADRIANO DA COSTA. Ele disse que a oscilação dos preços pagos ao produtor é uma questão grave. COSTA comentou que é preciso planejar melhor a cadeia produtiva e evitar que os preços sejam razoáveis em parte do ano, mas muito baixos em outra parte. Para ele, o governo federal pode adotar práticas para garantir preços melhores e uniformes para os produtores. A Fetaesc pretende entregar uma pauta conjunta da agricultura familiar dos três estados do sul para a futura ministra da agricultura, TEREZA CRISTINA. De acordo com o vice-presidente existem vários temas de interesse comum e a intenção é deixar isso bastante claro. Ele comentou que a agricultura familiar tem um peso econômico e social muito significativa os três estados do sul e o governo de JAIR BOLSONARO precisar dar uma atenção especial para esse setor.

Prefeitura encerra campanha de recolha de vidros antes do prazo estipulado. A informação é do secretário de Administração de São José do Cedro, ELANDIR ZANARDI. Conforme ele, as duas caçambas com capacidade para 14 metros cúbicos de vidros estão lotadas. O secretário disse que a intenção da administração era permanecer com a campanha de coleta de vidros até a próxima semana, no dia 18 de dezembro. Porém, como a população agilizou o descarte correto do material, foi necessário encerrar antes do prazo por causa da falta de espaço nas caçambas. Ele explica que a prefeitura analisa uma parceria com o setor de obras para disponibilizar um local para o descarte permanente.

Semae trabalha em consertos de redes de águas nas últimas semanas. O diretor do serviço em SJCedro, JUNIOR KUNZ revela que as chuvas do começo do mês trouxeram alguns estragos pontuais que estão sendo reparados. Ele citou a Linha 21 de Novembro onde a estrada cedeu e consequentemente gerou transtornos na rede de água deixando temporariamente algumas famílias desabastecidas. As melhorias ocorrem em parceria com o setor de Obras. O diretor também destaca que no interior a atuação é constante e agora está sendo concluída a rede de água para atender a Linha São Roque.

Segunda etapa do leilão de Princesa recebe grande participação nesta quarta-feira. Como esperado pela administração, vários empresários e produtores participaram do leilão realizado desde cedo quando 50 itens foram colocados à disposição e 29 foram arrematados. Os trabalhos foram conduzidos pela Leiloeira Oficial do município MICHELE KUNZLER. Ela informa que às 14 horas haverá retomada para tentar comercializar os lotes remanescentes.Seguem a disposição alguns veículos e implementos como ônibus, micro-ônibus, quatro, ensiladeiras, geladeira, câmera Fria, um Siena, uma pá carregadeira, além de dois distribuidores de adubo orgânico. Ela orienta que os interessados se antecipam para o credenciamento e avaliação dos bens. O leilão ocorre na câmara de Princesa.

Vereador afirma que pedidos apresentados na câmara não têm sido atendidos pela administração. IRONI FEDRIZI tem levado uma série de reivindicações da comunidade apresentando todos nas sessões do legislativo de SJCedro. São pedidos de vários setores descritos em documentos e justificados pelo vereador em plenário. Nesta semana foram apresentados novos requerimentos, um solicitando melhorias no campo que existe ao lado do ginásio e outro foi o patrolamento e cascalhamento em uma via. LEÃO afirmou que como está na oposição muitas pessoas aproveitam para fazer as reclamações e pedidos. No entanto, o vereador lamenta que nem 30 por cento destas solicitações foram atendidas. Há algumas relativas a estradas, cobranças de impostos, rede de água, redutores de velocidade, colocação de placas, trocas de lâmpadas e melhorias em locais onde ocorrem alagamentos frequentes. FEDRIZI cobrou mais ações do poder público e valorização aos vereadores que representam o povo e apontam necessidades da população.

Proprietários de lotes urbanos em Princesa que fazem parte de APPs, poderão solicitar isenção de IPTU a partir do ano que vem. Conforme o presidente da Câmara VILSON DALLO o projeto de Lei que permite o pedido de isenção junto à prefeitura foi aprovado. Ele explica que a partir de um estudo que solicitou em novembro, quando a Câmara recebeu uma proposta de alteração no Código Tributário, foram identificados 20 lotes urbanos em Áreas de Preservação Permanente. Questionado por moradores, que compraram os terrenos há anos, DALLO intermediou o pedido de simplificação para a isenção. Segundo ele, antes era necessário apresentar um laudo técnico pericial para solicitar a isenção do pagamento do imposto. Agora, o processo foi simplificado a partir da aprovação de uma lei complementar. O presidente salienta que os pedidos já poderão ser feitos no ano que vem. Ele ressalta que o prefeito EDILSON VOLKWEIS, também se disponibilizou a viabilizar um estudo de impacto ambiental nessas áreas a médio prazo.

Administrar uma prefeitura, no momento atual, é uma tarefa árdua e espinhosa que exige a adoção de medidas impopulares, mas necessárias. A declaração é do prefeito Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele disse que 2018 exigiu dos prefeitos ainda mais criatividade, dinamismo e ações para buscar soluções para os problemas dos municípios. WESCHENFELDER afirmou que os prefeitos da região conseguem, apesar de tudo, atender a demanda da população. O prefeito citou que a maior frustração da região em 2018 foi a inoperância do governo federal e a estagnação das ações para recuperar a BR 163. Ele comentou que não espera muitos recursos para as prefeituras no primeiro anos dos novos governos federal e estadual em 2019.

2018 foi um ano atípico para as prefeituras em razão das eleições gerais de outubro. Segundo o prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO, o período eleitoral impôs limitações que emperram a execução de obras e trabalhos, sobretudo na área de convênios com a União e o estado. Ele observa que um dos grandes problemas da gestão municipal é a descentralização de serviços sem o repasse adequado de recursos para as prefeituras. PLÍNIO disse que apesar disso, a região é diferenciada e os municípios ainda conseguem manter as contas em dia e investir. Ele afirmou que o principal pedido que ele tem para o ano que vem é a recuperação da BR-163 entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Moradora de Anchieta reclama atraso nos serviços prestados pelo setor de obras. Conforme IVETE BUENO, que reside na Linha São Roque a família necessita de um escavo e terraplenagem para construção de uma nova estrebaria na propriedade. Ela explica que esta é uma exigência das empresas que compram leite e por isso a família economizou recursos próprios durante o ano para aquisição dos materiais para edificação, porém, aguarda o serviço com as máquinas do setor de obras da prefeitura há mais de um ano. IVETE afirma que a administração se comprometeu em realizar o pedido, porém, além do atraso não houve respostas sobre prazos. Ela questionou a administração sobre o motivo desta diferenciação entre os atendidos e aqueles que estão sendo deixados de lado. A agricultora gostaria de saber se existe problema com as máquinas, com a ordem do cronograma, com a equipe da pasta ou se é de ordem política.

Agricultores que ajudam na economia de Anchieta exigem a contrapartida do poder público. A afirmação é de IVENE BUENO que reside em uma propriedade cerca de oito quilômetros distante da cidade. Ela relatou que todo material para construção da estrabaria foi comprado no comércio local para ajudar os lojistas. Além disso, ela garantiu que mensalmente existe retirada de notas fiscais do leite vendido e insumos comprados na totalidade para que o município receba os impostos, mas, a família também quer a contrapartida em atendimentos e programas. Ela percebe que a vida está cada vez mais difícil para os pequenos produtores, especialmente aqueles que estão na atividade leiteira, devido as regras rígidas e aumento de custos na produção. Por isso, IVETE considera justa a valorização em forma de incentivo para que os produtores continuem na atividade. Ela pediu que os vereadores que foram pedir votos também retornem visitar a comunidade para saber das demandas. A moradora lembrou que o prefeito é agrônomo de formação e sabe das necessidades e dificuldades de quem vive no campo.

Por cinco votos a quatro, vereador de oposição é eleito presidente da câmara em Guarujá do Sul. A disputa ocorreu entre ILÁRIO BAUMGARDT (MDB) da oposição e ANTONINHO DE SOUZA (PSDB), da situação. O presidente eleito afirmou que como de praxe duas chapas de inscreveram para concorrer o cargo visando estar à frente da mesa diretora nos próximos dois anos. Em entrevista para Rádio Cedro, ILÁRIO se disse surpreso com o resultado, apesar de almejar a conquista. Ele afirmou ter conversado individualmente com todos os colegas pedindo apoio, porém, acreditava que ANTONINHO seria eleito pelo grupo do governo que tem a maioria “na Casa”. Conforme o presidente eleito, a bancada da oposição continua tendo seus quatro votos fixos e isso não significa que esse “voto extra” de ontem se repita nas aprovações de projetos. Ele entendeu que se tratou de um voto “voluntário”. Na vice-presidência foi eleito JAIR TIBOLA do PSB. BAUMGARDT afirmou que como não aguardava o resultado “ainda não caiu a ficha” e não havia feito projetos pensando neste cenário no futuro. Segundo ele, a partir de agora o grupo fará reuniões para pensar nas próximas decisões.

Policia Militar prende homens em flagrante por tentativa de arrombamento. A Policia Militar por volta das duas horas da madrugada desta quarta-feira prendeu em flagrante dois homens por tentativa de furto e arrombamento em um estabelecimento comercial no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a PM um dos envolvidos foi preso no local da ocorrência, o segundo tentou fugir em um veículo mas foi detido pela Guarnição. Com eles foram encontradas ferramentas utilizadas na tentativa de arrombamento e também uma touca balaclava. Os envolvidos foram presos e encaminhados até a delegacia.

Motorista tenta desviar de cachorro e capota veículo. Os bombeiros de Palma Sola foram chamados por volta das 10 horas da manhã de ontem para atendimento de um acidente no quilômetro 16 da rodovia SC-161. No local foi constatada uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Palio placas de Palma Sola dirigido por JULIANA FORCHEZATTO de 28 anos. Ela não apresentava ferimentos e relatou para a guarnição que foi desviar de um cão quando perdeu o controle da direção do veículo. A vítima recusou ser encaminhada ao hospital. A equipe realizou os procedimentos cabíveis até a chegada da Polícia Militar Rodoviária Estadual.

Morre a quinta vítima do acidente na BR-282. Morreu por volta das 20 horas de ontem a quinta vítima do trágico acidente registrado no sábado em Nova Erechim. NATHAN OLIVEIRA, de 14 anos, era caroneiro do Gol, placas de Maravilha, e teve ferimentos graves no acidente. O adolescente estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Chapecó. Ele apresentava traumatismo craniano, hemorragia interna e ferimentos nas pernas quando foi socorrido pelo helicóptero do Saer. Após três dias de internação a vítima não resistiu. Pelas páginas dele nas redes sociais, vários amigos lamentam a morte de Nathan. O pai dele, ARCIR OLIVEIRA, também estava no carro e morreu no local.

Polícia conclui que homem viajou mais de dois mil quilômetros para tentar matar a ex em Guaraciaba. A Polícia Civil concluiu o inquérito que apurou uma tentativa de feminicídio e uma de homicídio ocorridas em outubro, quando um Ônix foi jogado para fora da pista, enquanto transitava pela BR-163. A mulher que conduzia o veículo, acompanhada de seu pai, relatou que reconheceu uma S-10, sendo do seu ex-marido. A camionete colidiu duas vezes na traseira do carro, ocasionando a saída de pista. Com as informações a Polícia representou pela prisão preventiva do suspeito, cumprida em Sinop. A investigação confirmou que o autor saiu do Mato Grosso dois dias antes dos fatos, hospedando-se em um hotel de Guaraciaba. No dia do crime ele se deslocou para a rodovia e aguardou a passagem do Onix quando começou a perseguição até efetivar o capotamento. Em seguida voltou ao Mato Grosso sem prestar socorro. Com base nos elementos, conclui-se que o ex-marido se deslocou até Guaraciaba e tentou matar a vítima por meio de um "acidente de trânsito".

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.