-PROJETO DE LEI ANTIFACÇÃO DEVE SER VOTADO NESTA QUARTA PELOS DEPUTADOS
-NÚMERO DE VAGAS PARA JOVEM APRENDIZ AUMENTA 34 POR CENTO EM SC EM 2025
-UAMB ORGANIZA ENCONTRO PARA DISCUTIR QUESTÕES HABITACIONAIS NOS BAIRROS
-EMPRESAS INTENSIFICAM ORGANIZAÇÃO DOS ESTANDES PARA A FAISMO 2025
-CONDEMA COMEÇA A RECEBER PROJETOS QUE SERÃO FINANCIADOS POR FUNDO AMBIENTAL
-OPERAÇÃO COMBATE LAVAGEM DE DINHEIRO DO TRÁFICO NO EXTREMO-OESTE
-MULHER É INDICIADA POR DESCARTE IRREGULAR DE LIXO HOSPITALAR NA REGIÃO
A previsão para as próximas horas é céu encoberto com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 24 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
O governo da Turquia confirmou, nesta quarta-feira, a morte de todos os 20 soldados que estavam a bordo do avião cargueiro militar turco caiu na Geórgia. Um vídeo registrou o momento da queda. As imagens mostram o avião, do modelo C-130, se desintegrando no ar. A aeronave havia acabado de decolar do Azerbaijão em direção à Turquia e caiu na região da fronteira entre o país de origem do voo e a Geórgia, segundo o Ministério da Defesa turco. O presidente da Turquia, Recep Erdogan, disse estar "profundamente entristecido" com o acidente e expressou suas condolências aos "mártires". Os aviões militares de carga C-130 são amplamente utilizados pelas Forças Armadas da Turquia para o transporte de pessoal e para operações logísticas.
O presidente da Colômbia, GUSTAVO PETRO, anunciou nesta terça-feira que ordenou a suspensão do envio de informações de inteligência aos Estados Unidos devido aos ataques contra barcos no Caribe. Em uma rede social, PETRO afirmou que manterá a suspensão enquanto os Estados Unidos continuarem atacando embarcações ao justificar uma operação contra o narcotráfico na região. PETRO tem criticado a operação americana no Caribe, inclusive acusando o governo de DONALD TRUMP de assassinato. Ainda nesta terça-feira, a emissora americana CNN informou que o Reino Unido adotou medida semelhante e suspendeu parcialmente o compartilhamento de informações de inteligência por causa das operações no Caribe.
O regime MADURO está preparando uma resistência no estilo de guerrilha e "caos" nas ruas da Venezuela em caso de um ataque aéreo ou terrestre dos Estados Unidos. A informação foi divulgada agência de notícias Reuters com base em documentos do governo venezuelano a que teve acesso. Segundo a Reuters, os planos do regime MADURO incluem a mobilização de armamentos de seu defasado arsenal militar de forma estratégica pelo país, incluindo equipamentos russos com décadas de uso. As unidades do Exército venezuelano foram instruídas a se dispersar e se esconder em caso de ataque. O governo venezuelano está em alerta máximo contra um eventual ataque direto do governo TRUMP em seu território.
Um dos pontos levantados nesta terça-feira na COP 30 envolve a Arábia Saudita, líder mundial na produção de petróleo, que se opõe à inclusão de novas metas para reduzir o uso de combustíveis fósseis. Durante uma rodada de negociações, os representantes sauditas defenderam discussões "não punitivas". O país é dependente economicamente do petróleo e pode comprometer o rumo das discussões, já que o desfecho das pautas da COP30 depende de consenso. Para esta quarta-feira, que marca a mudança dos temas, são esperados debates sobre saúde, emprego e educação. Na programação do dia, estão debates sobre minerais críticos, os chamados empregos verdes e segurança na Amazônia. Em paralelo, segue a pressão para aumento do financiamento climático após a mobilização registrada na Cúpula dos Líderes.
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado sabatina e vota nesta quarta-feira a recondução de PAULO GONET ao cargo de procurador-geral da República, função que ocupa desde dezembro de 2023. Ele foi novamente indicado pelo presidente LULA. A reunião da comissão começou por volta das nove horas. Após a sabatina, a previsão é de que a indicação seja votada ainda nesta quarta pelo plenário do Senado. Se aprovado, GONET estará apto a continuar por mais dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República. A análise cabe exclusivamente ao Senado, a Câmara dos Deputados não participa do processo. Para ser aprovado, GONET precisa obter a maioria dos presentes na CCJ e receber pelo menos 41 votos favoráveis no plenário. A votação é secreta.
O plenário da Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira o projeto antifacção, após o relator, GUILHERME DERRITE do PP, recuar e apresentar uma nova versão do parecer para atender demandas do governo federal e da Polícia Federal. Nesta terceira versão, DERRITE retirou alterações na Lei Antiterrorismo e nas atribuições da PF. O texto atual endurece penas, cria tipos penais específicos para ações de facções e amplia instrumentos de investigação, mas não altera a Lei Antiterrorismo e não mexe nas regras que tratam das atribuições da Polícia Federal. O texto foi enviado pelo governo ao Congresso após a megaoperação policial no Rio de Janeiro contra a facção CV, nos complexos da Penha e Alemão, que registrou 121 mortos e intensificou o debate sobre segurança pública no Brasil. A previsão é de que a matéria seja votada nesta quarta-feira.
A Polícia Civil reabriu a investigação sobre a queda do balão que deixou oito mortos em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo delegado ANDRÉ COLTRO, novo responsável pelo caso. A decisão ocorre um mês após a delegacia anterior encerrar o inquérito sem fazer indiciamentos. Conforme o novo investigador a frente do caso, serão cumpridas novas diligências investigativas a pedido do Ministério Público. O reinício das investigações acontece um dia após a exoneração do delegado que conduzia o caso. No total, 21 pessoas estavam no balão que pegou fogo no ar. Após a estrutura se aproximar do chão, 13 pessoas conseguiram sair ou caíram no chão. Dos mortos, quatro ficaram carbonizados no cesto e outros quatro morreram por conta da queda.
A governadora em exercício, MARILISA BOEHM, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel FLÁVIO GRAFF, e outros quatro secretários de Estado da Segurança assinaram nesta terça-feira, o convênio para o compartilhamento dos bancos de dados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A formalização ocorreu durante a abertura do SulMasp 2025, encontro que reúne as cinco unidades da federação para reforçar a atuação integrada no enfrentamento ao crime organizado. O SulMaSSP é uma iniciativa interestadual que busca avançar na repressão às organizações criminosas, coibindo a lavagem de dinheiro, atacando agentes logísticos do crime, como transportadores terrestres, marítimos e aéreos, e promovendo o aprimoramento dos mecanismos de inteligência e defesa social.
Santa Catarina apresentou crescimento de 34 virgula nove por cento na quantidade de vagas para jovem aprendiz até setembro de 2025. O resultado está muito acima da média nacional, de 18 virgula sete por cento. Santa Catarina apresenta o terceiro maior saldo acumulado de novas vagas para jovem aprendiz no país. Até setembro de 2025, registrou um saldo líquido de 10 mil 218 novas contratações na modalidade, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. O estoque acumulado no corrente ano em Santa Catarina é de 39 mil 509 aprendizes profissionais, que por lei são jovens de 14 a 24 anos e sem limite máximo de idade para pessoas com deficiência.
Um projeto desenvolvido por uma cooperativa da região foi selecionado para ser apresentado na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorre em Belém do Pará. O destaque é para o projeto “Tampinhas Solidárias”, desenvolvido em parceria com a empresa de pláticos e com escolas da região. Alunos, professores e a comunidade recolhem tampinhas plásticas de embalagens diversas. Esse material é encaminhado empresa que paga pela reciclagem. O valor arrecadado é destinado às Associações de Pais e Professores das escolas. A cooperativa de credito dobra esse valor para colocar mais recursos para pequenos investimentos nas unidades escolares, como reformas e melhorias estruturais. Atualmente, participam da iniciativa cerca de 20 escolas, envolvendo mais de 4 mil estudantes e 500 educadores.
A Secretaria Municipal da Saúde de Descanso, promoveu no último sábado, uma ação voltada à saúde do homem, dentro da campanha Novembro Azul. O evento aconteceu na Unidade de Saúde Central e contou com ampla participação da comunidade. Durante a manhã, foram realizados 144 testes rápidos, 67 testes de glicemia em jejum, 25 eletrocardiogramas e 40 avaliações de Pé Diabético, que ajudam a detectar riscos de complicações em pessoas com diabetes. Os atendimentos visaram reforçar a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados preventivos, especialmente no combate ao câncer de próstata. Além dos exames, os participantes receberam orientações sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças crônicas e o papel do acompanhamento médico regular.
Em São Miguel do Oeste, a secretaria de saúde também vai promover ações de promoção da saúde do homem neste mês de novembro. A informação é do médico da secretaria de saúde, ANTONIO DUARTE. Ele disse que durante o mês, os postos de saúde dos bairros vão funcionar em horário estendido para facilitar o atendimento dos homens. Além disso, a secretaria vai promover uma palestra no dia 28 com o médico Urologista, ALEXANDRE COSTA LIMA. A palestra será aberta ao público, em local que a pasta ainda definir, sobre temas que envolvem o câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis, impotência e doenças próprias do homem. O local do encontro ainda não foi definido pela secretaria de saúde.
A União das Associações de Moradores de Bairros de São Miguel do Oeste convocou um encontro para discutir a situação da habitação no município. De acordo com RUBEN MULLER, membro da entidade, o evento está marcado para o dia 18, terça-feira da semana que vem no bairro São Jorge. Um dos objetivos é discutir a falta de moradia e o programa de regularização, o Reurb. MULLER destacou que uma equipe da prefeitura confirmou presença no evento. Ele disse que todos os moradores, especialmente aqueles que tem problemas habitacionais, podem participar da reunião da semana que vem.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está investindo 500 mil reais em um pacote de obras voltado à preservação da infraestrutura física da unidade. O valor é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal FÁBIO SCHICHET do União Brasil e está sendo aplicado em reformas estruturais e serviços de manutenção. Segundo a engenheira civil FABIANA LOLATTO, responsável técnica pelas obras, as intervenções são fundamentais diante da alta circulação diária de pacientes e colaboradores. Ela explicou que as melhorias previnem riscos estruturais e sanitários, além de garantir acessibilidade e um ambiente mais seguro e saudável para os profissionais e pacientes do hospital.
A previsão é que todas as etapas das obras de preservação do prédio do Hospital Regional sejam concluídas até março de 2026. O serviço começou em setembro com a participação de três empresas terceirizadas. Segundo a engenheira civil FABIANA LOLATTO, entre as intervenções mais importantes no Hospital estão a requalificação das escadas de emergência, a reforma da sala de cirurgia, a recuperação das fachadas, com tratamento de infiltrações e aplicação de revestimento protetivo, as dequações nos banheiros coletivos da recepção do ambulatório e reforma dos vestiários dos colaboradores. O Hospital tem um projeto concluído para ampliação da unidade que ainda segue sem data para ser executado.
A Faismo 2025 já está tomando forma no Parque de Exposições Rineu Gransotto. Falta uma semana para a abertura oficial na próxima quarta-feira. O evento acontece entre os dias 19 e 23 de novembro e a movimentação já é intensa no parque de exposições, principalmente na montagem dos estandes. Nesta semana, diversos profissionais estão trabalhando no parque. Um deles, é ANDERSON SOBRINHO, que atua com acabamento de iluminação e automação. Ele disse que o trabalho exige bastante atenção nos detalhes já que muitos expositores investem no aspecto visual e de estruturação do espaço. Ele disse que os estandes estão cada vez mais sofisticados, com investimentos em design e estrutura.
Começou nesta segunda-feira, o recebimento de projetos ambientais que poderão receber recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, em São Miguel do Oeste. A iniciativa faz parte do Edital de Chamamento Público de Projetos, lançado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. O objetivo é estimular entidades e instituições locais a desenvolverem ações voltadas à preservação, recuperação e educação ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no município. Podem participar entidades publicas e privadas, desde de que possuam no mínimo dois anos de fundação e que sejam consideradas de utilidade pública e sem fins lucrativos. O valor destinado aos projetos será de 300 mil reais.
As inscrições de projetos ambientais para receber recursos do Condem podem ser feitas até o dia 28 de novembro. A análise das propostas será feita entre primeiro e 14 de dezembro. O resultado parcial será publicado no dia 15 de dezembro de 2025 e resultado final será divulgado no dia cinco de fevereiro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Setor de Protocolo da Prefeitura de São Miguel do Oeste, dentro do prazo estabelecido. O edital completo e seus anexos estão disponíveis no site oficial da Prefeitura. De acordo com a presidente do Condema, INDIANARA HERBERT, o conselho vai lançar editais desse tipo uma vez por ano para incentivar projetos ambientais no município.
O edital do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente prevê a destinação de 300 mil reais do Fundo Municipal do Meio Ambiente para projetos de proteção ambiental. De acordo com o documento, o valor máximo por projeto é de 25 mil reais. O edital já está disponível e as entidades interessadas poderão apresentar suas propostas dentro do prazo estabelecido. Segundo a presidente do Comdema, INDIANARA HERBERT, a projeção é que assinatura do instrumento de parceria e liberação dos recursos ocorra a partir do dia 23 de fevereiro do ano que vem. No edital anterior, destinado apenas para entidades públicas, o valor repassado pelo Condema foi de cerca de 250 mil reais.
A Polícia Militar Ambiental vai formar, no final deste mês, mais duas turmas do programa Protetor Ambiental no extremo oeste. No dia 24, uma segunda-feira, ocorre a formatura do programa para crianças em Guaraciaba. No dia 27, quinta-feira está prevista a formatura do curso para adolescentes em São Miguel do Oeste. De acordo com a sargento coordenadora dos programas ambientais da Polícia Militar Ambiental JUREMA KLANOVICZ, cerca de 150 estudantes foram atendidos pelo programa protetor Ambiental neste ano. Ela disse que o objetivo é trabalhar a conscientização dos estudantes para a proteção do meio ambiente.
O Programa Protetor Ambiental da Polícia Militar Ambiental foi instituído em 2008 na região Extremo oeste. A informação é da sargento coordenadora dos programas ambientais da PM, JUREMA KLANOVIS. De acordo com ela, a iniciativa tem duas modalidades.: uma voltada para alunos do quarto ano do ensino fundamental com aulas nas escolas e outra para adolescentes com aulas e abordagem mais profundas no quartel da Polícia Militar ambiental. JUREMA destacou que as duas iniciativas tem resultados positivos para o meio ambiente.
A Polícia Militar Ambiental está organizando o calendário do programa protetor ambiental para 2026. A confirmação é da sargento coordenadora dos programas ambientais da PM, JUREMA KLANOVICZ. Ela destacou que os municípios e as escolas que receberam a iniciativa ainda não foram definidos, mas garantiu que o programa terá continuidade. A sargento explicou que os municípios e as escolas com interesse em receber o programa protetor Ambiental no ano que vem podem entrar em contato com a Polícia Militar ambiental. Ela disse que as ações de prevenção e conscientização desenvolvidas pela PM são tão importantes quanto o trabalho de fiscalização.
Uma discussão entre um casal acabou virando caso de polícia na madrugada desta quarta-feira por volta das duas horas no centro de Princesa. Segundo a Polícia Militar, a confusão começou após o consumo de bebida alcoólica durante uma confraternização em família. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a mulher em visível estado de embriaguez, bastante exaltada e hostil. Ela se recusou a colaborar com os agentes e passou a ofendê-los verbalmente, caracterizando desacato. Conforme a PM, a mulher apresentava lesões leves no braço esquerdo e no pescoço, enquanto o companheiro tinha um ferimento na nuca. Ele afirmou que foi atingido por uma garrafa durante a discussão. Testemunhas confirmaram que ela teria jogado objetos contra o homem antes da chegada da polícia. Apesar da atitude agressiva, a mulher não foi conduzida à delegacia por estar responsável por um bebê de seis meses. O homem foi encaminhado à Polícia Civil para os procedimentos legais.
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão no fórum da Comarca de Dionísio Cerqueira, nesta terça-feira. A guarnição foi acionada após receber informações de que um homem com mandado de prisão ativo se encontrava no local. Ao chegar ao fórum, os policiais confirmaram o mandado expedido pela Comarca de São José do Cedro. O mandado judicial refere-se a condenações pelos crimes de furto, perseguição, lesão corporal, roubo e desacato. O homem, de 27 anos, se apresentou no fórum e conduzido à Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Rescaldo, com o objetivo de combater a lavagem de capitais oriunda do tráfico de drogas. A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigações Criminais de São Lourenço do Oeste e teve como foco um esquema que movimentava grandes valores por meio da aquisição de bens móveis e imóveis em municípios do Oeste catarinense e do Sudoeste do Paraná. Ao todo, foram cumpridas 20 ordens judiciais, sendo 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Lourenço do Oeste, Romelândia, Joinville e São Francisco do Sul. Durante as diligências, os policiais apreenderam duas armas de fogo ilegais — uma pistola e um revólver —, mais de 400 mil em espécie e diversos veículos de origem criminosa. Um homem de 22 anos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições.
Além das buscas e mandados judiciais, a Justiça determinou o bloqueio das contas bancárias de oito investigados na Operação Rescaldo. O objetivo do bloqueio é impedir a dissipação de recursos oriundo de atividades criminiosas. Segundo as investigações da Polícia Civil, o grupo criminoso teria movimentado mais de 10 milhões em aquisições de bens com dinheiro que veio do trafico de drogas no oeste do estado e no sudoeste do Paraná. A operação realizada nesta terça-feira contou com a particpaçao da Delegacia Regional de Polícia, da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, dos Núcleos de Operações com Cães, das DICs de Joinville e São Miguel do Oeste e da Delegacia de São Francisco do Sul.
Uma mulher de 40 anos foi indiciada pela Polícia Civil por descartar materiais hospitalares de forma irregular em uma lixeira próximo a uma escola na tarde desta terça-feira, em Maravilha. A investigação iniciou após dois garis se ferirem com agulhas descartadas de forma incorreta durante a coleta do lixo seletivo. Os trabalhadores relataram o ocorrido às autoridades competentes e, devido ao risco de contaminação, precisaram receber atendimento médico profilático. Um inquérito policial foi instaurado e a investigação identificou a responsável pelo descarte. Conforme apurado, os materiais eram utilizados nas aulas práticas de um instituto de treinamento de profissionais da área de enfermagem, sediado em Maravilha. A responsável pelo local, uma mulher de 40 anos, foi identificada como autora do descarte irregular. O instituto não possuía convênio com empresa especializada para a coleta e destinação de resíduos perigosos, o que configura infração grave à legislação ambiental e sanitária.