ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 12/11/19

O tempo na ... é bom. A previsão para as próximas horas é de tempo estável. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima deve ultrapassar os 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em baixa. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O Parlamento da Bolívia recebeu nesta segunda-feira a carta com o pedido de renúncia de EVO MORALES à presidência do país. No texto, o ex-presidente afirma que se retirou do poder devido a "um golpe de estado político cívico policial". A segunda vice-presidente do Senado, a opositora JEANINE AÑEZ, disse que a carta de renúncia será apreciada em sessão nesta terça-feira. Além disso, AÑEZ reivindicou o direito de assumir interinamente a Presidência da Bolívia, afinal, o vice de EVO e os presidentes da Câmara e do Senado também renunciaram. Em discurso, AÑEZ garantiu que respeitará os parlamentares do Movimento para o Socialismo, partido de EVO que detém maioria no Congresso. A senadora também afirmou que espera que a mudança de governo ocorra até 22 de janeiro.

O ministro da Defesa da Bolívia, JAVIER EDUARDO ZAVALETA LÓPEZ, anunciou sua renúncia na noite desta segunda-feira. O ato foi por meio de uma carta postada pelo Ministério da Defesa em uma rede social, na qual ele expressou que sua vontade "foi preservar a institucionalidade das Forças Armadas a serviço da população" e não contra ela. ZAVALETA é o décimo terceiro ministro de EVO MORALES a renunciar na crise desencadeada após as eleições presidenciais na Bolívia.

O México anunciou nesta segunda-feira que concedeu asilo político a EVO MORALES. De acordo com o chanceler mexicano, MARCELO EBRARD, o ex-presidente da Bolívia pediu proteção um dia depois de deixar o cargo sob pressão de opositores, militares e policiais. EVO embarcou na aeronave cedida pelo governo mexicano em Chimoré, perto de Cochabamba, antigo reduto do ex-presidente. Após a decolagem, o chanceler postou uma foto com EVO dentro do avião mexicano, e afirmou que a "vida e a integridade" do ex-presidente boliviano "estão seguras".

Posto em liberdade na noite da última sexta-feira, o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, já se prepara para rodar o país em caravana. Aos seus aliados, o petista afirma que a intenção é assumir o papel chamado "condutor de pacificação nacional". Em caravana, LULA pretende disseminar a ideia de que ele e o PT têm um projeto capaz, nas palavras de petistas, de "salvar" o Brasil. O discurso será exibido em um plano elaborado pela sigla. Chamada do "Plano Emergencial de Emprego e Renda", uma proposta apresenta nove diretrizes que prometem gerar sete milhões de empregos a curto e médio prazo.

O governo federal anunciou nesta segunda-feira um programa que visa incentivar a contratação de jovens entre 18 e 29 anos. O programa, chamado Verde Amarelo, foi lançado em uma cerimônia no Palácio do Planalto. O presidente JAIR BOLSONARO e o ministro da Economia, PAULO GUEDES participaram do ato. Segundo o governo, o programa reduz de 30 a 34 por cento os custos para o empregador, além de flexibilizar o trabalho aos domingos e incentiva o microcrédito. O projeto prevê ainda mudanças jurídicas relacionadas a processos trabalhistas.

De acordo com o Ministério da Economia, o objetivo é gerar um vírgula oito milhão de empregos até 2022.

O presidente da República, JAIR BOLSONARO anunciou nesta segunda-feira a edição de uma medida provisória que extingue o seguro obrigatório DPVAT e o DPEM a partir do ano que vem. O primeiro indeniza vítimas de acidente de trânsito e o segundo vítimas de danos causados por embarcações. Em nota o governo informou que a MP tem o potencial de evitar fraudes no DPVAT, bem como amenizar e extinguir os elevados custos de supervisão e de regulação do DPVAT por parte do setor público viabilizando o cumprimento das recomendações do TCU pela SUSEP.A medida provisória que acaba com o DPVAT e com o DPEM entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União, porém se não for aprovada pelo Congresso em 120 dias perde a validade.

O deslocamento de servidores estaduais de Santa Catarina por transporte de aplicativo entrou em fase de testes. A modalidade foi lançada na tarde desta segunda-feira e vale inicialmente para a Grande Florianópolis. A empresa responsável tem cerca de 30 dias para adaptar o aplicativo à realidade do governo catarinense. A Secretaria de Estado de Administração explicou que os carros serão chamados conforme a necessidade. Os veículos não ficarão nos pátios dos prédios públicos. O transporte é para reuniões, despachos ou outras necessidades de serviço. Com isso, o estado quer economizar cinco milhões em 12 meses.

O ex-vereador de Chapecó, ARESTIDE FIDELIS condenado por tentativa de homicídio foi solto nesta segunda-feira após a decisão do STF que proibiu a prisão em segunda instancia. ARESTIDE FIDELIS foi condenado por sete tentativas de homicídio e por embriaguez ao volante, após ter colidido com dois veículos no dia primeiro de maio de 2014. Segundo testemunhas, o ex-parlamentar estava na contramão quando atingiu a lateral do primeiro carro onde estavam um casal e um menino de quatro anos de idade. A mulher estava grávida de sete meses. Segundo testemunhas, após a primeira colisão, o ex-vereador continuou na pista contrária em alta velocidade e colidiu frontalmente com outro veículo onde havia quatro pessoas. FIDELIS teve o mandato de vereador cassado no final do mês passado.

A secretaria de Educação de Santa Catarina informou que estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, as matrículas para novos alunos na rede estadual de ensino. As mesmas seguem até o dia 23 deste mês. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 150 mil vagas para toda rede, de um universo de 520 mil alunos, considerando os estudantes que se formam e as vagas que foram abertas ao longo deste ano. As matrículas para novos alunos poderão ser feitas a partir das nove horas da manhã do dia 18, no site da secretaria. Lá, alunos e responsáveis encontram o calendário com instruções sobre as vagas, passo a passo para preencher o formulário e a escola mais próxima da sua casa.

Apae escolhe novos auto defensores. ANA PREVEDELLO – coordenadora dos auto defensores da escola especial de Anchieta, relata que o processo ocorreu de forma tranquila e democrática. Dos 47alunos da Apae, 38 votaram. A eleição aconteceu durante dois dias para abranger um número maior de alunos. MARINALDA KLEIN e EDSON MOCELIN foram eleitos titulares e ficam representando a escola por três anos. Eles assumem junto com a nova diretoria que deve ser eleita no dia 29, agora de novembro.

Atuação dos auto defensores é muito importante para alunos da Apae. A coordenadora explica que o trabalho deles é fundamental, pois por mais que a escola juntamente com os professores trabalhem a inclusão e tentem entender as necessidades de cada aluno, ninguém melhor do que eles mesmos para expor o que é melhor para cada um. Acrescenta que auto defensoria é um movimento desenvolvido pelas Apaes, onde os alunos têm espaço para sugestões e ideias visando seus direitos. O auto defensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da Apae, em que está inserido, sugerindo ações de aperfeiçoamento.

Auto defensor é o porta voz de seus companheiros diante à diretoria da instituição e à sociedade. Segundo ANA, essa ação é mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia. A cada eleição a coordenadora destaca que o envolvimento dos alunos é maior, e isso é importante para o desenvolvimento deles.

Mulheres estão marcando e não comparecendo nos exames do Projeto Sesc Mulher. TATIANE DA SILVA educadora em saúde do projeto lamenta que isso esteja acontecendo, pois o agendamento e não comparecimento gera muitos reflexos para o Sesc, e principalmente para as próprias mulheres que estão perdendo o atendimento. Lembra que a carreta está no município de Campo Erê a pouco mais de um mês, e fica até seis de dezembro. É uma oportunidade das mulheres fazerem mamografia sem precisar se deslocar para outras cidades, pois o atendimento é o mesmo e em casa.

Sesc Mulher tem meta de atendimento para cumprir em Campo Erê. Segundo a educadora em saúde, são mil e 100 mamografias e mil e 100 exames Papanicolau. Segundo ela, se comparado ao número de habitantes, esse ainda seria um número pequeno, mas o interesse está muito a baixo do esperado. TATIANE, explica que um dia antes do atendimento a recepcionista liga para as mulheres que estão agendadas e elas confirmam o comparecimento, no entanto no dia não vão. Frisa que se tem alguma mulher que tem alguma dúvida sobre o funcionamento, e até mesmo como é por dentro do caminhão podem ir conhecer o espaço antes de agendar.

Carreta do Sesc Mulher é um espaço amplo, limpo e com muita tecnologia. Afirmação é de TATIANE DA SILVA – educadora do Projeto Sesc em Campo Erê. De acordo com ela, muitas mulheres se surpreendem quando chegam no caminhão e veem que as salas são iguais a de um consultório, tudo bem organizado e com tecnologia avançada, tudo para melhor atender o público feminino. Reforça que elas compareçam e façam esses exames que são gratuitos e no próprio município, com tecnologia de qualidade para um diagnóstico preciso.

Agendamento para o Sesc Mulher pode ser feito direto na carreta. A educadora em saúde explica que são várias as maneiras de ter acesso ao atendimento. Além da tenda na carreta, as mulheres podem ainda procurar as agentes de saúde ou nas unidades básicas também. É preciso que levem os documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência. Na próxima semana, TATI, diz que será ampliado horário de atendimento, haverá vagas a noite também para aquelas mulheres que não podem ir durante o dia.

Projeto Sesc Mulher é uma maneira de promover a prevenção. Para ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê, a saúde pública sempre trabalha a prevenção, e o projeto é uma maneira muito boa de fazer esse trabalho. Porém, para que isso aconteça é necessário que as mulheres compareçam e façam seus exames. O agendamento e não comparecimento deixa a saúde pública desanimada, pois busca o benefício e as pessoas não estão aproveitando. Pede que as mulheres revejam e tenham consciência de que é preciso sim aproveitar essa oportunidade do Sesc, pois mais tarde o atendimento será fora do município.

Dia D do novembro azul será no dia 30. A informação é da secretária de saúde de Campo Erê – ELIZANDRA DA SILVA. Ela convida todos os homens para participar das ações no Posto de Saúde do Bairro São Francisco. Comenta que será um dia especial com consulta com o médico, exames, dentista, toda parte de prevenção e também terá um bingo.

Secretária reforça importância dos homens participarem do Dia D. ELIZANDRA DA SILVA, destaca que não importa a idade, mas que os homens tenham consciência e se previnam. Ressalta que quem já fez o exame de PSA, pode levar para o médico ver, e quem não fez que vá até o posto de saúde para fazer, no dia 30, pois toda equipe de saúde estará atendendo.

Cada ano os homens se conscientizam mais com a saúde. A observação é de ELIZANDRA DA SILVA – Secretária de Saúde de Campo Erê. Ela acrescenta que teve grande aumento dos homens que estão procurando fazer os exames a cada edição das ações preventivas. Segundo a secretária, em torno de dez a 12 pacientes que tiveram câncer continuam fazendo acompanhamento. Lembra que no início das campanhas do novembro azul, registraram vários casos e cada ano vem diminuindo devido a essa prevenção.

SENAR procura Secretária de Agricultura para parceria. Quem conta é ADEMIR CIMA- responsável pela pasta de São Bernardino. Ele informa que daqui a pouco, às 13 horas e 30 minutos, no auditório de educação do município, será feita uma reunião para explicar como vai ser esse programa de melhoramento do leite na propriedade dos agricultores. Adianta que será um trabalho de dois anos e a equipe do SENAR vai estar uma tarde por mês na propriedade, orientando para melhorar a produção do leite e pastagem, e em relação das doenças na criação de bezerros.

Trabalho do SENAR será gratuito. A informação é do Secretário de Agricultura de São Bernardino – ADEMIR CIMA. Ele observa que essa parceria é muito importante para que o agricultor participe e tenha assistência principalmente na melhoria do leite na sua propriedade. Comenta que a secretaria de Agricultura, juntamente com os técnicos da Epagri buscaram dentro do município, famílias que tem maior chance de ficar no interior, para participarem desse programa. CIMA observa que foram convidadas para a reunião de hoje em torno de cinquenta famílias.

Parceria com SENAR disponibiliza 30 vagas para famílias. A informação é do secretário de agricultura de São Bernardino. Ele observa que foram convidadas em torno de 50 famílias, porque talvez nem todas queiram participar desse programa. Segundo o secretário, muitos pensam que a secretaria de agricultura só trabalha com máquinas, mas as ações vão muito além disso, complementa. Destaca ainda, que esse setor é muito amplo e que precisa dar condições para que os jovens fiquem na propriedade rural e tenham renda.

Parceria com SENAR tem grande importância para agricultura. Quem comenta é ADEMIR CIMA – Secretário de São Bernardino. Observa que esse programa que o município juntamente com o SENAR estão oferecendo para as 30 famílias, é para melhorar a produção e qualidade do agricultor. CIMA lembra que esse programa é para melhorar a qualidade de vida das famílias e dar condições para que os jovens agricultores escolham ficar no campo.

Polícia prende homem por tentativa de homicídio. Um homem de 24 anos, foi preso pela Polícia Civil de Quilombo. Ele é investigado pelo crime de tentativa de homicídio qualificado pelo motivo fútil, ocorrido na madrugada do dia 20 de julho, em Quilombo. De acordo com a Polícia Civil, a prisão ocorreu depois que recebeu informações de que o homem, até então foragido, estava na praça central da cidade. Os policiais deram voz de prisão e, na sequência, ele foi interrogado e encaminhado para o Presídio Regional de Chapecó.

Polícia prende homem que estava foragido a nove anos. Um homem que estava foragido da justiça há quase nove anos foi preso na tarde de ontem, no distrito de Presidente Juscelino, em São Lourenço do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, uma operação entre a Divisão de Investigação Criminal e a PM resultou na prisão do homem de 34 anos. Ele fugiu da Penitenciária Agrícola de Chapecó em janeiro de 2011, e tem extensa ficha criminal por furto e roubo na comarca de Quilombo. Segundo a PM, ele foi conduzido novamente para a Penitenciária Agrícola de Chapecó.

Polícia Ambiental prende homem por porte ilegal de arma de fogo. Durante patrulhamento no interior de Guaraciaba, a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, abordou um veículo em atitude suspeita. O motorista apresentou sinais de nervosismo e inquietação, fatos que geraram desconfiança sobre alguma irregularidade. Os Policiais encontraram no interior do carro um revólver calibre 38, com cinco munições intactas no tambor, além de outras 12 munições intactas.

Homem portava cinco talões de cheques de agências bancárias diversas, totalizando 97 folhas. Além disso, ele ainda tinha escrituras de terras, diversos recibos, três celulares e uma quantia em dinheiro. O homem não possui documento de porte de arma de fogo e recebeu voz de prisão com apoio da guarnição da PM local. Os cheques foram apreendidos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.