ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 12/11/2018

-JUSTIÇA APURA 25 MIL INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES NAS CONTAS DE CANDIDATOS
-AÇÕES TRABALHISTAS CAEM 33 POR CENTO EM SANTA CATARINA
-APAE ENVOLVE PAIS E ALUNOS EM OFICINA DE ARTESANATO
-CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE DEBATE PROTEÇÃO, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA
-AGENTES DA DENGUE VISTORIAM RESIDÊNCIAS E TERRENOS EM 20 QUADRAS
-COMÉRCIO PROJETA AUMENTO DE CONTRATAÇÕES PARA TEMPORADA
-ELEIÇÃO DO PARLAMENTO MOVIMENTA SEIS ESCOLAS AMANHÃ
-PRÓXIMO PRESIDENTE DA AMEOSC SERÁ INDICADO PELO PSD
-JOVEM MORRE EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NA SC-163
-POLÍCIA INVESTIGA CASO DE ADOLESCENTE ENCONTRADO MORTO NO RIO CEDRO

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

O incêndio que atinge o norte da Califórnia desde quinta-feira se igualou em número de vítimas ao mais letal já registrado na história do estado americano, depois que as autoridades anunciaram que recuperaram mais seis corpos. Até esta segunda-feira (12), 29 pessoas morreram. O fogo, no estado de Sacramento é o maior e mais devastador de vários incêndios ativos no estado, que provocaram a fuga de mais de 250 mil pessoas e a destruição de seis mil e 400 casas na cidade de Paradise.

Mais de 70 líderes mundiais celebraram neste domingo em Paris o centenário do armistício que selou o fim dos combates entre potências ocidentais e o Império Alemão na Primeira Guerra Mundial. As celebrações foram realizadas no Arco do Triunfo.Entre os presentes estavam o americano DONALD TRUMP, a alemã ANGELA MERKEL, o russo VLADIMIR PUTIN, o turco RECEP TAYYIP ERDOGAN, além do francês EMMANUEL MACRON.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, disse neste domingo que quer ter um amplo diálogo com os Estados Unidos sobre o tratado de mísseis da era da Guerra Fria. O presidente americano anunciou no mês passado que seu país vai se retirar do acordo. Os dois tiveram uma breve e informal conversa em Paris neste domingo, em paralelo aos atos para comemorar o fim da Primeira Guerra Mundial.

Dois homens que ficaram feridos com o deslizamento no Morro da Boa Esperança, em Piratininga, Niterói, Região Metropoliana do Rio, continuavam internados na manhã desta segunda-feira. Na tarde de domingo, morreu o menino ARTHUR CAETANO CARVALHO, de três anos, um dia após ser soterrado pelo deslizamento. Com ele, chegou a 15 o número de vítimas da tragédia. Ainda no domingo, os bombeiros encerraram as buscas por pessoas soterradas.

O ex-ministro da Fazenda JOAQUIM LEVY deve ser o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no governo BOLSONARO. Ele é o atual diretor financeiro do Banco Mundial. De acordo com uma fonte que acompanha a formação da equipe de governo, LEVY assumiria o cargo sob promessa de ampliar a interação do BNDES com os organismos multilaterais, como o próprio Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A oficialização do nome de LEVY para o cargo deve sair entre esta segunda e terça-feira.

Técnicos do Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral, que reúne diversos órgãos de fiscalização, identificaram até o fim de outubro 25 mil e 64 indícios de irregularidades nas prestações de contas dos candidatos nas eleições deste ano. As suspeitas envolvem doações e gastos de campanha de candidatos a deputado, senador, governador e presidente. O total de recursos sob suspeita soma 53 milhões e 700 mil reais. A principal suspeita diz respeito a artifícios empregados por empresas para fazer doações a candidatos, o que é proibido por lei. Se confirmadas fraudes, doadores de campanhas, fornecedores e políticos beneficiados podem sofrer punições, entre as quais multa, suspensão de repasses de recursos públicos e até cassação do mandato no caso dos eleitos.

88 mil alunos catarinenses participaram da segunda etapa do exame nacional do ensino médio, aplicado em 56 municípios do estado neste domingo. Desta vez, as 90 questões foram de matemática, química, física e biologia, com duração de cinco horas, o que garantiu 30 minutos a mais do que a prova anterior. Santa Catarina teve 125 mil pessoas inscritas para o Enem 2018. Neste domingo, 36 mil e 400 alunos faltaram às provas, o que dá uma abstenção de 29 por cento, mesmo índice de faltantes no país.

O governo catarinense mudou de ideia e fará ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 16. A data até então não fazia parte do calendário de feriados do executivo e foi incluída na última semana após o governador EDUARDO PINHO MOREIRA assinar um decreto. Dessa forma, as repartições públicas estaduais não terão atendimento na quinta e sexta-feira desta semana, retomando aos trabalhos na próxima segunda-feira.

A reforma trabalhista completou neste domingo um ano de mudanças nas relações entre patrões e empregados no país, com reflexo direto nos casos levados à Justiça do Trabalho: de janeiro a setembro, as varas trabalhistas de todo o Brasil receberam 36 por cento menos ações em relação ao mesmo período do ano passado. Em Santa Catarina, a queda foi de 33 por cento de janeiro a outubro ante o mesmo período de 2017. Blumenau teve redução de 45 por cento no número de processos trabalhistas, enquanto a Florianópolis registrou baixa de 23 por cento.

Apae elabora produtos artesanais diversificados para venda. Conforme a diretora da escola especial Viviane de SJCedro, ROSELI PICININ, o trabalho é feito em parceria entre os alunos, os professores que atuam nas oficinas e com grupos de mães. Ela lembrou que a escola executa tradicionalmente o projeto de Páscoa, que prevê a confecção e venda de casquinhas decoradas e caixinhas, mas, o trabalho com os produtos segue o ano todo, inclusive no Natal. Há venda de tapetes, toalhas bordadas, cestas de Natal, caixas para presente, cartazes, painéis, dentre outros, que são comercializados na escola, ou com os voluntários. neste ano também estão sendo produzidos enfeites para cuias em MDF. São mais de 20 alunos que participam da oficina. A diretora informou que o lucro é todo da Apae e serve para oferta de serviços, confraternizações, viagens e manutenção. Os comerciantes que queiram vender os produtos nas lojas também podem procurar a diretoria.

Conferência da Criança e Adolescente debate proteção, diversidade e violência. A presidente do Conselho de Anchieta, IONE PRESOTTO, informa que a conferência municipal nesse ano ocorre amanhã, a partir das 13 horas, na Câmara de Vereadores. O tema central é: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências. De acordo com ela, será realizada uma palestra com o promotor da comarca de Anchieta. Ele vai abordar sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes. IONE comenta que já fez o convite principalmente às crianças e adolescentes, mas lembra de que a participação dos pais é muito importante. A presidente salienta que esse é o momento de debater e sugerir propostas para fazer o enfrentamento, principalmente das violências que acontecem com esse público.

Eleitas as soberanas de Guarujá do Sul. A escolha das soberanas de Guarujá do Sul aconteceu no sábado, no CTG Aconchego Gaúcho. MAYANA WILLEMANN foi escolhida como rainha do município. ANA PAULA MIOLA e ANDRESSA WUIGK conquistaram o 2º e o 3º lugar, respectivamente. As 12 candidatas foram preparadas pela professora ANDREA OSACHUKI e foram avaliadas pelos jurados quanto aos quesitos de beleza, simpatia e habilidade de comunicação. Além do desfile, elas também se apresentaram em um vídeo dizendo os motivos pelos quais gostariam de ser eleitas. Também houve participação das senhoritas cedrenses, senhoritas Princesenses e representantes da corte de municípios vizinhos. As três soberanas como rainha e duas princesas terão a responsabilidade de representar Guarujá do Sul por dois anos divulgando eventos e potencialidades.

Levantamento Rápido do Índice dos Criadouros do Aedes Aegypti abrange mais de 20 quadras em SJCedro. O trabalho é feito desta a semana passada em quarteirões que foram sorteado. Conforme o fiscal, VALMIR ZIGLIOLI, o objetivo é fazer vistorias, fiscalização e percorrer estes pontos para estimar a o índice de infestação do inseto que transmite uma série de doenças. A equipe conta com quatro agentes. O fiscal revela que o estudo termina na quinta-feira. Ele afirma que as pessoas tem recebido bem os profissionais e na maioria dos casos os quintais, terrenos e residências estão limpos e com os cuidados básicos sobre a água depositada também são seguidos. Porém, há registro de casos graves como em uma casa próxima ao CTG onde havia vários pneus abandonados. Neste local foram encontradas milhares de larvas nos materiais. Houve notificação e também será aplicada multa em caso de reincidência.

Carcaça de carro que era local de proliferação da Dengue é recolhida pela Polícia Militar e Vigilância Sanitária em SJCedro. A recolha de carcaça de carro que estava abandonada na Rua Antenor Bizotto, próxima ao antigo Corpo de Bombeiros, foi recolhida após denúncias em uma ação conjunta. Conforme o fiscal, VALMIR ZIGLIOLI, esta carcaça estava há de dois anos na rua e virou local de proliferação do mosquito, de ratos, depósito de lixo e outras sujeiras que podem causar doenças. Após a recolha, a carcaça foi destinada para reciclagem.

O comércio de Santa Catarina deve contratar cerca de sete mil e 500 trabalhadores temporários entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. São duas mil vagas temporárias formais no comércio e mais cinco mil e 500 no setor de serviços. São mil vagas a mais do que o número registrado na temporada passada. A pesquisa da Fecomércio apontou ainda que para 35 por cento dos empresários a previsão é de ampliação do quadro de funcionários. De acordo com o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, esse quadro revela o otimismo do setor no crescimento da economia na reta final do ano.

Uma pesquisa feita pela própria federação das CDLs, apontou um crescimento na projeção de contratações para a época de final de ano. Segundo o presidente da entidade, IVAN TAUFFER, em 2017, 28 por cento dos comerciantes afirmaram que contratariam novos trabalhadores. Neste ano, o percentual de empresários que pretendem aumentar a equipe é de 38 por cento. TAUFFER citou que o final do período eleitoral e a eleições de novos governantes para o estado e o país injetaram um animo adicional nos empresários. Além da contratação de mais trabalhadores para a temporada de final de ano, o comércio está projetando um aumento da venda de presentes para o Natal. De acordo com o presidente, a entidade está finalizando a pesquisa sobre a expectativa para a principal data do ano para o setor. Mesmo assim, ele estima que o otimismo que deve resultar no crescimento de contratações também se reflete na projeção de lojas cheias no último mês do ano.

Tratativas feitas em Brasília devem viabilizar em torno de um milhão de reais para Guarujá do Sul no ano que vem. A informação é do prefeito CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER, que esteve na capital federal mesmo de férias. Ele esclareceu que a viagem foi custeada com recursos próprios na passagem aérea e sem recebimento de diárias. Ele revela que havia previsão de agenda, mas, as informações de recursos sinalizados chegou apenas dois dias antes do compromisso e por isso optou em acompanhar o prefeito em exercício e um vereador. Ele antecipou que a estimativa é de que os parlamentares federais destinem em torno de um milhão de reais em emendas para Guarujá do Sul. As aplicações estão voltadas, especialmente para Infraestrutura e Saúde. CLAUDINHO comenta que também foram feitas visitas aos ministérios e parlamentares com o objetivo de liberar recursos remanescentes do orçamento deste ano.

Prefeitura de SJCedro busca recursos para sistema de água e esgoto. O prefeito PLÍNIO DE CASTRO destaca que o objetivo é buscar os recursos por meio de um financiamento do programa “Avançar Saneamento” de até cinco milhões de reais. Lembra que o sistema é gerido pelo município desde 2014 e tem objetivo de garantir com segurança o abastecimento de água para mais 50 anos. A intenção é duplicar a capacidade de reservação de água que atualmente é de um milhão e duzentos mil litros. Ele destaca que ocorrem problemas comuns nas estações, redes, motores, bombas, canos e outros equipamentos. O prefeito explica que estes estragos costumavam gerar atraso nos reparos porque era preciso aguardar os maquinários vindos de outras cidades e Estados. Atualmente o Semae possui cerca de 400 mil reais investidos em estoque destas peças o que reduz o tempo para o conserto. A equipe também possui plantões diários. O objetivo com o valor do financiamento é comprar geradores, automatizar as estações e investir nos reservatórios.

Parcela destinada ao saneamento será usada para iniciar as obras deste setor em SJCedro. O prefeito PLINIO DE CASTRO revela que cerca de 2 milhões e meio de reais serão usados para as primeiras obras no tratamento de esgoto sanitário. Ele lembra que no projeto inicial serão atendidas cerca de 400 residências do bairro São Cristóvão, loteamento São Domingos e arredores. Já há previsão de desapropriação de uma área para construção da estação de tratamento. Alguns moradores demonstraram preocupação com odores no local, devido a vizinhança próxima. Mas, o prefeito garante que não haverá problemas porque o projeto terá uma tecnologia moderna e já funciona no loteamento Alta Colina sem reclamações. Ele também citou quehouve um estudo sobre as prioridades em cada bairro e para essa região predominaram as reinvindicações sobre saneamento, devido a problemas com fossas e esgoto. O projeto que autoriza a prefeitura a buscar os cinco milhões foi aprovado por unanimidade na câmara na semana passada e será votado novamente nesta noite.

Disputa para a formação da quarta legislatura do Parlamento Jovem de SJCedro envolve 21 estudantes. A informação é da vereadora ISOLDI WILL. Ela lembra que a eleição será amanhã. Para a vereadora, a iniciativa tem rendido bons frutos. Ela destaca que nesta edição DJENIFER BERTOLLO, EDUARDO MEOTTI, GABRIELI EUKO, LUIS PECIN e PRISCILA BRAITENBACH concorrem às vagas do colégio Cedrense. BERNARDO DA SILVA, EZEQUIEL DOS SANTOS, LUCAS HARTMANN, STÉFANY DAL MAGRO e VIVIANE ONGARATTO disputam as vagas do Cemeg. DANIEL DALL ALBA, DIOGO SCHUTZ, LUAN WINK, VALDENIR FÜLBER e VITORIA CATTANEO concorrem pelo Colégio São José. Para a Escola de Padre Réus a única vaga é disputada por ALINE BARBOSA e CAROLINA WEHNER. Na Osni Medeiros Régis concorrem JAQUELINE PINNO, MARCIANI REVERS e UESLEI SCHNEIDER. Pela Serafim Bertaso a candidata é ALECSANDRA PATEL. A vereadora revela que a divulgação dos eleitos será na sexta-feira.

A assembleia de encerramento do ano e eleição da nova diretoria para 2019 da Ameosc será no próximo mês. A informação é do presidente da Associação, JORGE WELTER. De acordo com ele, a assembleia extraordinária deve ocorrer no dia sete de dezembro, em São João do Oeste. De acordo com o regimento da entidade, o próximo presidente será um dos prefeitos do PSD. O Partido dos Trabalhadores esteve à frente no ano passado com prefeito de Guarujá, CLAUDINHO WESCHENFELDER, e neste ano com Itapiranga representando o MDB. Desse modo, o partido vai escolher entre ROQUE MENEGHINI de Guaraciaba, MOACIR PIROCA de Barra Bonita, GENESIO BRESSIANE de Belmonte e WILSON TREVISAN de São Miguel do Oeste para comandar a associação dos municípios do Extremo Oeste. O objetivo é que o partido escolha o representante para que no final do mês já ocorram conversas com o atual e próximo governador. Ambos devem participar do congresso dos prefeitos ouvindo as prioridades para região.

PM prende autor de arrombamento em SMOeste. A Policia Militar prendeu na manhã deste domingo um rapaz de 21 anos após a prática do crime de furto qualificado. Ele arrombou um restaurante no centro da cidade, furtou chocolates e aproximadamente 55 reais em moedas. Na fuga um vigilante da empresa Patrimonial identificou o autor e tentou a abordagem, mas ele acabou fugindo em direção a sua casa. A PM, sabendo do possível paradeiro do ladrão realizou rondas e o encontrou no pátio da residência. Com ele foi encontrada uma sacola branca com os chocolates e também as moedas. O rapaz foi encaminhado à delegacia para lavratura do flagrante. O delegado plantonista, CLEVERSON MULLER, ouviu as partes envolvidas e encaminhou o autor para a Unidade Prisional.

PM atende acidente com veículo furtado em SMOeste. A Polícia Militar foi acionada por volta das 8 horas da manhã de ontem para atender um acidente de trânsito na BR 282, nas proximidades da vinícola Cavalli. Segundo relatos do proprietário do veículo, o Gol foi furtado. Ele não soube informar as circunstâncias do furto mas, disse a polícia que recebeu uma ligação na manhã deste domingo, relatando que seu carro estava batido às margens da rodovia. O proprietário comentou que foram roubados o som e uma caixa de ferramentas que estavam no interior do veículo. A PM fez o levantamento fotográfico e encaminhou a parte envolvida. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Residência fica completamente destruída em incêndio em SMOeste. O Corpo de Bombeiros atendeu, por volta das 9 horas da manhã de ontem a um incêndio na linha Canela Gaúcha. Segundo os proprietários, o fogo deve ter iniciado em um fogão à lenha que estava sendo usado para o almoço. No momento do incêndio estavam no interior da moradia apenas uma idosa e um sobrinho dela. Ao perceber a fumaça outros familiares correram auxiliar na retirada da idosa. A residência ficou completamente destruída. Os proprietários haviam feito o seguro do imóvel há cerca de dois meses.

Motociclista fura bloqueio da PM e quase atropela participantes de corrida. O condutor de uma motocicleta, de 26 anos, estourou o bloqueio policial no trevo de São Miguel do Oeste, que estava montado para a Corrida da Unimed, que aconteceu na cidade. Ao ser tentada a abordagem, o motociclista não acatou a ordem policial se evadindo entre os aletas corredores. Ele foi acompanhado pela viatura e, com auxílio do grupamento de motocicletas da PM, acabou sendo abordado na Rua Marquês do Herval, próximo à igreja do bairro São Jorge. No momento da abordagem, o condutor caiu da motocicleta sendo então detido pelas guarnições. Segundo a PM, ele é habilitado e a motocicleta estava em dia. O caso será investigado.

Idoso sofre tentativa de homicídio em Palma Sola. A O crime aconteceu na noite de ontem na Avenida Catarina Seger. Ao chegar ao local foi encontrado OSVALDO VARGAS, de 70 anos, no chão da cozinha de uma residência, com lesões na região do crânio, perna esquerda e tórax, provenientes de golpes de facão. Nas proximidades também foi localizada uma mulher a qual participou dos fatos juntamente com seu marido. Foi aguardada a chegada do Corpo de Bombeiros para os devidos atendimentos e logo em seguida os policiais deslocaram-se até o hospital onde já se encontrava em atendimento o outro homem envolvido. Ele apresentava um corte profundo no braço esquerdo, que havia sido causado por um golpe de foice, desferido pela primeira vítima.Diante dos fatos os envolvidos que se encontravam em condições foram encaminhados para providências. Os dois homens, devido a gravidade dos ferimentos, foram transferidos para o Hospital Regional de SMOeste.No local foi apreendida a foice, mas o facão não foi localizado.

Jovem de 17 anos morre em grave acidente entre carro e moto em Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das 18 e 30 de ontem, na SC-163, próximo ao acesso da comunidade de Popi. Conforme informações dos bombeiros, a motocicleta Fazer 250, colidiu em uma Saveiro. O piloto, ALEX ARNOLD, de 18 anos de idade, foi socorrido pelos bombeiros com fratura exposta na perna direita e várias escoriações. O caroneiro, ALEXANDRE ARNOLD, de 17 anos, irmão do piloto, morreu no local do acidente. Ele sofreu fratura exposta na perna direita, na bacia e na coluna cervical. O motorista da Saveiro, um homem de 59 anos não teve ferimentos.

Adolescente é encontrado morto dentro de rio no centro de São José do Cedro. A Polícia Civil já trabalha nas investigações do caso do adolescente JOÍLSON DO NASCIMENTO DOS REIS, de 17 anos, encontrado morto no lajeado Cedro na tarde de sábado. Ele foi encontrado por um morador que chamou a polícia. O corpo estava no córrego, no trecho que corta o perímetro urbano, entre a Avenida Salgado Filho e a rua Santos Dumont. Os peritos do IML identificaram um traumatismo craniano encefálico, causado pela pancada na pedra. O corpo foi identificado por familiares ainda na noite de sábado. A Polícia agora investiga se o rapaz caiu, foi jogado ou empurrado por alguém. No local não é muro, demarcações e cercas de segurança. Câmeras de segurança de estabelecimentos próximos e da PM devem auxiliar nos trabalhos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.