ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 12/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

O incêndio que atinge o norte da Califórnia desde quinta-feira se igualou em número de vítimas ao mais letal já registrado na história do estado americano, depois que as autoridades anunciaram que recuperaram mais seis corpos. Até esta segunda-feira (12), 29 pessoas morreram. O fogo, no estado de Sacramento é o maior e mais devastador de vários incêndios ativos no estado, que provocaram a fuga de mais de 250 mil pessoas e a destruição de seis mil e 400 casas na cidade de Paradise.

Mais de 70 líderes mundiais celebraram neste domingo em Paris o centenário do armistício que selou o fim dos combates entre potências ocidentais e o Império Alemão na Primeira Guerra Mundial. As celebrações foram realizadas no Arco do Triunfo.Entre os presentes estavam o americano DONALD TRUMP, a alemã ANGELA MERKEL, o russo VLADIMIR PUTIN, o turco RECEP TAYYIP ERDOGAN, além do francês EMMANUEL MACRON.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, disse neste domingo que quer ter um amplo diálogo com os Estados Unidos sobre o tratado de mísseis da era da Guerra Fria. O presidente americano anunciou no mês passado que seu país vai se retirar do acordo. Os dois tiveram uma breve e informal conversa em Paris neste domingo, em paralelo aos atos para comemorar o fim da Primeira Guerra Mundial.

Dois homens que ficaram feridos com o deslizamento no Morro da Boa Esperança, em Piratininga, Niterói, Região Metropoliana do Rio, continuavam internados na manhã desta segunda-feira. Na tarde de domingo, morreu o menino ARTHUR CAETANO CARVALHO, de três anos, um dia após ser soterrado pelo deslizamento. Com ele, chegou a 15 o número de vítimas da tragédia. Ainda no domingo, os bombeiros encerraram as buscas por pessoas soterradas.

O ex-ministro da Fazenda JOAQUIM LEVY deve ser o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no governo BOLSONARO. Ele é o atual diretor financeiro do Banco Mundial. De acordo com uma fonte que acompanha a formação da equipe de governo, LEVY assumiria o cargo sob promessa de ampliar a interação do BNDES com os organismos multilaterais, como o próprio Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A oficialização do nome de LEVY para o cargo deve sair entre esta segunda e terça-feira.

Técnicos do Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral, que reúne diversos órgãos de fiscalização, identificaram até o fim de outubro 25 mil e 64 indícios de irregularidades nas prestações de contas dos candidatos nas eleições deste ano. As suspeitas envolvem doações e gastos de campanha de candidatos a deputado, senador, governador e presidente.

O total de recursos sob suspeita soma 53 milhões e 700 mil reais. A principal suspeita diz respeito a artifícios empregados por empresas para fazer doações a candidatos, o que é proibido por lei. Se confirmadas fraudes, doadores de campanhas, fornecedores e políticos beneficiados podem sofrer punições, entre as quais multa, suspensão de repasses de recursos públicos e até cassação do mandato no caso dos eleitos.

88 mil alunos catarinenses participaram da segunda etapa do exame nacional do ensino médio, aplicado em 56 municípios do estado neste domingo. Desta vez, as 90 questões foram de matemática, química, física e biologia, com duração de cinco horas, o que garantiu 30 minutos a mais do que a prova anterior. Santa Catarina teve 125 mil pessoas inscritas para o Enem 2018. Neste domingo, 36 mil e 400 alunos faltaram às provas, o que dá uma abstenção de 29 por cento, mesmo índice de faltantes no país.

O governo catarinense mudou de ideia e fará ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 16. A data até então não fazia parte do calendário de feriados do executivo e foi incluída na última semana após o governador EDUARDO PINHO MOREIRA assinar um decreto. Dessa forma, as repartições públicas estaduais não terão atendimento na quinta e sexta-feira desta semana, retomando aos trabalhos na próxima segunda-feira.

A reforma trabalhista completou neste domingo um ano de mudanças nas relações entre patrões e empregados no país, com reflexo direto nos casos levados à Justiça do Trabalho: de janeiro a setembro, as varas trabalhistas de todo o Brasil receberam 36 por cento menos ações em relação ao mesmo período do ano passado. Em Santa Catarina, a queda foi de 33 por cento de janeiro a outubro ante o mesmo período de 2017. Blumenau teve redução de 45 por cento no número de processos trabalhistas, enquanto a Florianópolis registrou baixa de 23 por cento.

Apae de Campo Erê participa de encontro das nove Apaes em Anchieta. VIVIANE SODRÉ DA ROCHA, relata que nesta reunião todas as Apaes participantes devem entregar um relatório do projeto Prevenir feito em cada município. A coordenadora lembra que esse programa visa trazer informações e conhecimentos de métodos preventivos, que, além da melhora da qualidade de vida da população, ajuda a diminuir os gastos destinados aos tratamentos e reabilitações das pessoas com deficiência.

Mais de 70 por cento das deficiências podem ser evitadas. Afirmação é da coordenadora do Programa Prevenir da Apae de Campo Erê VIVIANE DA ROCHA. Segundo ela, esses são dados da Organização Mundial de Saúde. Porém, para que isso ocorra é necessário que a população tenha acesso a esse conhecimento e demais informações de como prevenir. VIVIANE, observa que ainda existe, e bastante, a falta de conhecimento por parte de muitas famílias, sobre como prevenir as deficiências VIVIANE acrescenta que nas ações feitas pelo projeto, várias dúvidas foram esclarecias, e acredita que com a continuação do projeto nos próximos, se consiga levar a informação a todos os públicos.

Apae desenvolve diversas ações dentro do Programa Prevenir. A informação é da coordenadora VIVIANE. Ela destaca que em Campo Erê, foram várias ações, como repassados vídeos explicativos aos alunos, sobre gestação, alimentos e drogas. Ainda teve, o concurso com alunos, onde eles fizeram um desenho que lembrasse algo bom para saúde. Dentro do Programa teve também a Caminhada do Agosto Laranja, o pedágio, além de palestras nos municípios de Santa Terezinha do Progresso e Saltinho, em parceria com as secretarias de saúde.

Abertas as inscrições para processo seletivo de professores. ALEX TARDETTI – secretário de educação de São Lourenço do Oeste, relata que estão abertas as inscrições para o processo seletivo - provas e títulos - destinado à seleção de professores em caráter temporário e excepcional. O prazo para os interessados se inscreverem vai até domingo.

São vários os cargos para processo seletivo. TARDETTI, ressalta que são para professores de Educação Infantil, de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, de Ensino Fundamental dos Anos Finais, de Intérprete de Libras, de Correção de Fluxo, de Educação Especial e de Reforço Escolar. A carga horaria é de 10, 20, 30 e de 40 horas semanais. As inscrições estão sendo realizadas através do site www.legalleconcursos.com.br.

Prova técnica-objetiva será aplicada no dia 9 de dezembro, em local e horário a serem divulgados. O secretário frisa que a prova de títulos está prevista para 10 de dezembro. A íntegra do edital e outras informações poderão ser obtidas na Secretaria de Educação. O valor da inscrição é de 30 reais para professor não habilitado e de 50 para o cargo de professor habilitado.

Município promove audiência púbica de apresentação do projeto da LOA para 2019. Quem comenta é DÁRIO FERLIN – técnico em contabilidade da prefeitura de Campo Erê. Segundo ele, aconteceu nesta manhã na Câmara de Vereadores o encontro para apresentação do Projeto de lei de Orçamentarias Anual para o exercício de 2019. Ação contou com a participação da comunidade em geral.

Campanha de Descarte de Pneus usados encerra hoje. Conforme CLAUDECIR VIEIRA – responsável pelo setor de infraestrutura da prefeitura de Anchieta, ação está sendo feita juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. Está será a primeira Campanha desse tipo realizada no município. Com o tema: “Uma mão na roda contra a dengue”, a ideia é o descarte de pneus usados e inservíveis. Os interessados tem até o final do dia para fazer o descarte.

Pneus devem ser entregues na garagem da Prefeitura. Objetivo, conforme VIEIRA, é reduzir os depósitos de água, fontes de proliferação de mosquitos Aedes Aegypti e diminuir a poluição ambiental. O secretário frisa que neste primeiro momento a campanha é destinada somente para coleta de pneus.

Prevenção de acidentes na área rural é tema de palestra. GILBERTO LAMAISON Extensionista da EPAGRI de Santa Terezinha do Progresso, informa que o bate-papo será amanhã às 14 horas, no auditório da Escola Estadual. Salienta que todos os agricultores estão convidados a participar. O tema da palestra é “Como evitar riscos e acidentes nas atividades rurais” e será ministrado por ele mesmo. A ação tem a parceria da Secretaria de Agricultura de Santa Terezinha do Progresso

Muitos acidentes ocorrem com produtor rural. Quem comenta é GILBERTO LAMAISON. Afirma que são diversas as atividades desenvolvidas pelo agricultor, com vários tipos de ferramentas, máquinas e o contato com defensivos agrícolas, o que podem ocasionar acidentes e até mesmo doenças. GILBERTO observa que os dados mostram que nos lugares que existem algum tipo de treinamento ou orientação, esses acidentes diminuem até 30 por cento. O extensionista ressalta que é de extrema importância essa conscientização para evitar acidentes que podem até ocasionar a morte do produtor.

PM faz prestação de contas em Renascença. Ontem a polícia militar a presidente do comércio, o coordenador do grupo de segurança e o prefeito de renascença realizaram reunião no gabinete da prefeitura com diversas lideranças e autoridades: presidente de comunidades rurais, gestores dos projetos de segurança,empresários, presidente da câmara e vereadores. Foi prestado conta dos índices de criminalidade, que estão muitos satisfatórios perante a sociedade.

Crimes tem redução de cerca de 80 por cento no município. Segundo a PM, da comarca de Marmeleiro, em todas as cidades atendidas houve essa redução. Isso se dá, comenta o sargento ARLINDO MELLO SANTOS, graçasaos projetos de polícia comunitária desenvolvido, bem como o envolvimento da sociedade organizada e lideranças do municipais.

Rodovias federais têm 87 registros de embriaguez ao volante neste final de semana. De sexta até ontem, a Polícia Rodoviária Federal flagrou 87 motoristas dirigindo sob efeito de álcool nas rodovias. O maior número de flagrantes ocorreu em duas fiscalizações específicas sobre a Lei Seca, na noite de sexta-feira e madrugada de sábado na BR 163 São Miguel do Oeste. Os motoristas autuados por embriaguez tiveram suas carteiras de motorista recolhidas. Eles pagarão multa no valor de dois mil 934 reais e 70 centavos, e terão o direito de dirigir, suspenso por doze meses. O valor dobra se houver reincidência nos últimos doze meses.

Incêndio em veículo mobilizada bombeiros no início dessa manhã. Por volta das 07h40 a guarnição do Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, se deslocou até o Acesso Sul, Área Industrial, do município. No local constatou incêndio em veículo, mini van effa placas MHZ-2691. As chamas destruíram totalmente a mini van, foram utilizados cerca de dois mil litros de água para combater as chamas e fazer o rescaldo.

Homem é agredido na rua com canivete. A PolíciaMilitar de Campo Erê, foi acionada para verificar um homem com lesões corporais no Hospital Santo Antônio na noite de ontem. No local, foi identificada a vítima a qual possuía lesões num braço e pescoço. Ele disse a guarnição que o autor, outro homem, utilizou de um canivete para lhe agredir fisicamente na Rua Nereu Ramos, não sabendo informar o motivo. Diante das circunstâncias, foi feito o boletim de ocorrência com o fim de apurar a infração penal, bem como foram expedidas as guias de requisição do exame de corpo de delito.

Pai e filha de três anos são baleados; acusado dos disparos foi preso pela PM. Um homem e sua filha de três anos foram atingidos por disparos de arma de fogo na noite de ontem, quando estavam em casa na Rua Rolinha bairro Padre Úrico, em Francisco Beltrão. Segundo a Polícia Militar, o homem foi atingido no lado direito do tórax e a criança no ombro esquerdo e outro na perna esquerda. Os dois foram socorridos por uma vizinha e encaminhados a UPA. A Polícia Militar foi acionada e durante buscas localizou o acusado que estava de carona em uma motocicleta na Rua Mandaguari, bairro Entre Rios.

O condutor da motocicleta informou que o acusado pediu para ele guardar uma sacola com uma arma e dar carona para ele, obrigando ele a tira-lo do local. Na casa do condutor da motocicleta foi encontrada a arma utilizada no crime, um revólver marca Taurus, calibre 38 com três munições intactas e uma deflagrada. Os envolvidos e a arma foram entregues na Subdivisão de Polícia. Os motivos do crime não foram divulgados.

Idoso sofre tentativa de homicídio em Palma Sola. Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram acionados para atender a uma vítima ferida por golpes de facão e foice, por volta das 20 horas de ontem. OSVALDO VARGAS, 70, foi encaminhado para o hospital em estado grave. Ele teve ferimentos lacerantes no peito, pernas e cabeça. A vítima foi transferida para Hospital Regional de São Miguel do Oeste, devido à gravidade dos ferimentos. O caso ocorreu no centro de Palma Sola. Um outro homem também teve ferimentos nos braços e foi encaminhado para o hospital. Uma terceira envolvida na briga, uma mulher, foi presa e encaminhada para a Delegacia de Dionísio Cerqueira.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.