ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 12-10-2019 Sábado

-BOLSONARO E 21 PARLAMENTARES PEDEM AUDITORIA NAS CONTAS DO PSL

-TRE MANTÉM CASSAÇÃO DE PREFEITO E VICE E MUNICÍPIO TERÁ NOVAS ELEIÇÕES

-SECRETARIA DE SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE REALIZA NOVO MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA

-FARMACÊUTICA ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE MEDICAMENTOS PARA EMAGRECIMENTO

-SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ SEMANA DE ATENDIMENTO ESPECIAL AS MULHERES

-EXECUTIVA DO MDB DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA CONVENÇÃO MUNICIPAL DO PARTIDO

-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE ESTUPRO EM ITAPIRANGA

-MOTORISTA FOGE APÓS ACIDENTE NA BR 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.


A Turquia intensificou ataques aéreos e de artilharia contra milícias curdas no nordeste da Síria nesta sexta-feira, reforçando uma ofensiva que provocou alertas sobre uma catástrofe humanitária e fez parlamentares republicanos dos Estados Unidos se voltarem contra o presidente DONALD TRUMP. Um monitor da guerra informou que o número de mortos se aproximava de cem desde os primeiros dias do ataque, incluindo 17 civis, além de dezenas de combatentes curdos e rebeldes sírios apoiados pela Turquia. Autoridades turcas dizem que nove civis foram mortos do lado da fronteira por ataques de retaliação.


Forçado a renunciar em 2018, o ex-presidente sul-africano JACOB ZUMA será julgado por corrupção pela primeira vez. Na sexta-feira, a Justiça sul-africana se recusou a arquivar as acusações contra ele, em um caso de venda de armas. No poder de 2009 a 2018, ZUMA é suspeito de ter recebido quatro milhões de rands, cerca de 240 mil euros, em suborno do grupo francês Thales em troca de um contrato de quase quatro bilhões de euros em armas assinado em 1999. O tribunal tomou a decisão por unanimidade, mas o ex-chefe de Estado, presente no tribunal, ainda pode recorrer da decisão.


Manifestantes entraram mais uma vez em confronto com forças de segurança nesta sexta-feira, o nono dia de protestos no Equador contra o presidente de LENÍN MORENO. Centenas de indígenas chegaram a Quito para intensificar a pressão contra o governo. A Defensoria do Povo do país afirma que cinco pessoas – entre elas um líder indígena – morreram desde o início das manifestações. O governo do Equador, porém, diz que houve dois mortos. As manifestações são contra o fim da política de subsídios e o aumento de 123 por cento nos combustíveis.



Entre primeiro de janeiro e 30 de setembro, o volume acumulado de desmatamento na Amazônia já chega a sete mil 853 quilômetros quadrados, 93 por cento a mais do que o verificado nos primeiros nove meses do ano passado, quando a devastação da floresta atingiu quatro mil e 75 quilômetros quadrados. Só no mês passado, os índices de desmatamento na Região Amazônica cresceram 96 por cento em relação a setembro de 2018. Os dados são do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real, ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que serve para orientar ações de fiscalização contra o desmatamento.


A empreiteira Mendes Júnior e dois executivos da empresa foram condenados ao pagamento de indenização de mais de 380 milhões de reais em um processo da Operação Lava Jato. A ação de improbidade administrativa foi proposta pela força-tarefa da Lava Jato. Conforme a decisão, a empresa e os executivos pagaram propina ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras PAULO ROBERTO COSTA - o primeiro delator da operação. O despacho aponta que a propina paga ao agente público variava de um a três por cento do montante de contratos bilionários em licitações fraudulentas. Conforme a decisão, os valores que serão pagos pelo ressarcimento serão revertidos para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos e para a Petrobrás.


O presidente JAIR BOLSONARO e 21 parlamentares do PSL fizeram um pedido formal à sigla para que forneça documentos e informações sobre as contas partidárias dos últimos cinco anos, incluindo os dados parciais de 2019. O objetivo, diz o pedido, é auditar as contas para saber se a aplicação dos recursos públicos recebidos pelo PSL está correta. Conforme o documento, uma análise preliminar nas prestações de contas entregues à Justiça Eleitoral mostra que elas "sempre são apresentadas de forma precária". O pedido foi feito em meio à crise entre JAIR BOLSONARO e o presidente do PSL, LUCIANO BIVAR. O comando da legenda decidiu contra-atacar e anunciou que vai pedir auditoria nas contas da campanha presidencial do ano passado.


O Parque da Serra do Tabuleiro foi atingido por um novo incêndio na manhã desta sexta-feira em Palhoça, na Grande Florianópolis. O foco foi registrado apenas horas depois de os bombeiros terem controlado as chamas em outro ponto da unidade ambiental. Este é o quinto incêndio em pouco mais de 30 dias. Nos primeiros três incêndios, mais de mil hectares de vegetação foram destruídos. Bombeiros militares, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias realizam a perícia e a investigação para descobrir as causas das chamas. O tamanho da área atingida nesta quinta e sexta-feira ainda não foi divulgado pelos bombeiros, IMA e PM Ambiental. A suspeita é de que o fogo possa ter sido criminoso.


A falta de chuvas ainda não traz prejuízos para as lavouras de Santa Catarina, porém o setor se mantém em alerta. Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Agricultura e a Epagri reuniram lideranças do setor produtivo e técnico para discutir os impactos da estiagem no meio rural. Até o momento, as lavouras de Santa Catarina se desenvolvem normalmente, com atrasos no plantio de algumas culturas, mas não há previsão de queda na produção ou perda de qualidade na safra de verão. Segundo relatório da Epagri Ciram, este é o período de estiagem mais severo dos últimos 10 anos no estado. A maior preocupação são as baixas reservas de água no solo e mananciais.


O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina manteve a cassação do prefeito e vice-prefeito de Laurentino, no Vale do Itajaí, GILBERTO MARCHI e VITOR NARDELL, ambos do PSDB. Eles foram condenados por oferecerem vantagem ao eleitor em troca de voto durante a última eleição. O TRE também determinou que haja novas eleições no município, o que ainda não tem data para ocorrer. A decisão é desta sexta-feira e cabe recurso. Além da cassação, o TRE determinou a inegibilidade por oito anos dos dois políticos. A vereadora do município TÂNIA APARECIDA SCHLEMPER do PSL também foi cassada.


-SECRETARIA DE SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE REALIZA NOVO MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA

-FARMACÊUTICA ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE MEDICAMENTOS PARA EMAGRECIMENTO

-SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOÃO DO OESTE TERÁ SEMANA DE ATENDIMENTO ESPECIAL AS MULHERES

-EXECUTIVA DO MDB DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA CONVENÇÃO MUNICIPAL DO PARTIDO



Desfile Cultural na Rua do Comércio deve atrair grande público. Grupos de outras cidades também estarão presentes no desfile. A programação da quadragésima primeira Oktoberfest de Itapiranga continua neste sábado. Às 15 horas inicia o desfile cultural na rua do Comércio. Segundo o coordenador de divulgação, JULIAN WILDNER, nesta edição, o desfile retratará a tradição e alegria da Oktoberfest de Itapiranga, a pioneira do Brasil. Por ser feriado, com tempo bom e temperatura elevada, os organizadores apostam em público recorde neste sábado. Mais de 15 mil pessoas são aguardadas para o desfile, Complexo Jovem e atrações no Complexo Oktober até as cinco horas da madrugada de domingo.


Noite de sexta-feira registra público superior a cinco mil pessoas na Oktoberfest. Uma festa de alegria e apoio a cultura germânica, é a definição do presidente da ACETI, LEONEI ROTHER em referência a Oktoberfest. Ele demonstra plena satisfação com o resultado de quinta-feira e de ontem. Destaca que nesta sexta-feira, Itapiranga viveu um grande momento com o Show da Oktoberfest em uma demonstração de organização e criatividade no espetáculo que foi apresentado. O público que lotou os pavilhões atendeu a expectativa dos organizadores. ROTHER lembra que a ACETI, Associação de Cultura, Esporte e Turismo é responsável pela organização da festa em parceria com a prefeitura. A programação deste sábado inicia às 10 horas com apresentação de bandinha típica e desfile do Bierwagen com distribuição de chopp nas ruas do centro da cidade.


Cidade registra grande presença de turista. Maior interesse é pela programação de sábado. Às 13 horas inicia a festa no Complexo Jovem que, que esgotou com antecedência o limite de 100 veículos com estrutura de som. LEONEI ROTHER chama atenção para um dos grandes momentos da Oktoberfest, o desfile de carros alegóricos com presença de 38 grupos. Será a partir das 15 horas, na Rua do Comércio, no centro da cidade. O tema deste ano é a alegria. No Complexo Oktober, a programação deste sábado inclui apresentação da banda municipal e de grupos folclóricos e concurso de chopp em metro. Os bailes com animação de Carine e Felipe e Os Liberais, no Pavilhão C, além das bandas Champagne, Lino´s e Alvorecer, no Pavilhão A até as cinco horas da madrugada de domingo. A Oktoberfest na cidade termina amanhã com a festa da família.


São João do Oeste aguarda liberação da Caixa Econômica Federal para a pavimentação de cinco ruas na cidade. O prefeito FERNANDO BISIGO informa que os recursos são de emendas parlamentares já liberadas. Os recursos, via Caixa Econômica Federal, dependem de avaliação e correções finais para liberar o processo de licitação. O prefeito é otimista para nos próximos dias ter condições de oferecer aos moradores uma condição melhor de trânsito. BISIGO lembra que são pequenos trechos, mas de grande importância no perímetro urbano. Os projetos contemplam parte da rua Adolfo Grasel, além das ruas São Sebastião, Oscar Welter, Santa Maria e Paraná que ainda são estradas de chão. Segundo o prefeito, questões burocráticas atrasaram o início das obras.


Administração de Mondaí realiza experimento de rua de concreto com malha de ferro em estrada do interior. A rua de concreto está sendo realizada na comunidade de Linha Catres. Conforme o secretário de Obras, KARLHEINZ KOELLN, a via é muito íngreme e por isso o cascalho não permanece no local. Foram colocados 140 metros de concreto com malha de ferro. O objetivo é garantir maior durabilidade e a estabilidade da estrada. O prefeito VALDIR RUBERT avalia que o concreto com malha de ferro pode ser uma boa opção para melhorias de infraestrutura no município. Ele afirma que se o custo benefício estimado com a utilização do material se confirmar, a administração poderá investir em mais vias, diminuindo os problemas nas estradas com muitas subidas e melhorando o transporte da produção agrícola. O valor investido foi de 21 mil reais, recursos próprios do município.


Santa Helena terá curso gratuito de dança com ritmos gaúcho e de banda. O curso é promovido pelo grupo de dança Alma Nativa, de Marau, Rio Grande do Sul. Conforme a instrutora, CARINE FRIZZON, o trabalho do grupo é realizado há nove anos, e já foram contempladas com o curso várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, além de Paraguai e Argentina. Cada curso tem duração média de dois meses. CARINE enfatiza que o grupo já esteve há cerca de dois anos em Santa Helena, e agora retorna para oferecer mais um curso. São três profissionais que ministram as aulas, realizadas uma vez por semana, com duração de duas horas. A instrutora ressalta que no total são oito ritmos de dança gaúcha e de banda. Podem se inscrever pessoas de todas as idade, e não há necessidade de já ter um par. O início das aulas será domingo as 19 horas, no Eresch em Santa Helena. Inscrições pode ser feitas ainda no dia. A prefeitura irá disponibilizar o local para as aulas.


Emissão de Nota Fiscal Eletrônica é tema de capacitação para agricultores de Iporã do Oeste. O treinamento foi realizado na quinta-feira, pela Camara Técnica do Prodeli em parceria com a secretaria de agricultura. Além de produtores, participaram também contadores e técnicos. O secretário, HENRIQUE KICKOW, destaca que o objetivo foi orientar os agricultores sobre a legislação referente a nota fiscal eletrônica, para que a partir do próximo ano passem a adotar esse sistema em substituição ao sistema manual de hoje. Como exemplo, o secretária cita notas de suínos e da venda do leite, e em cada atividade há uma particularidade na emissão. Cada agricultor recebe login e senha para acessar o sistema e emitir a nota. HENRIQUE lembra que no próximo ano a secretaria irá disponibilizar um computador na prefeitura para orientar os produtores que não tiverem acesso a internet. O servidor que trabalha no setor da exatoria recebeu treinamento para atender os agricultores na emissão eletrônica.


O secretário de agricultura antecipa algumas orientações aos produtores referentes ao programa de inseminação artificial. HENRIQUE KICKOW explica que os agricultores estão sendo orientados para que já nos primeiros dias de 2020 façam a revalidação das notas que não foram utilizadas em 2019, e nesse momento também façam o protocolo para regularizar o programa do sêmen. O secretário pede que agricultores que tiverem animais para serem inseminados, ou que tenham essa previsão, venham antes a secretaria de agricultura para fazer o protocolo, para que dessa forma o inseminador possa atender o pedido. KICKOW aproveita para informar que a partir de segunda-feira um servidor estará de férias, e é solicitada a compreensão dos agricultores pois em alguns momentos o atendimento poderá ser mais demorado.


Estudo e trabalho auxiliam jovem de Descanso com deficiência física a superar dificuldades. No dia 11 de outubro é lembrado o dia nacional da pessoa com deficiência física. O objetivo da data é conscientizar a população sobre direitos destas pessoas e a sua garantia de qualidade de vida. A jovem GABRIELA ALBAN, 18 anos, de Descanso, é exemplo de superação e motivação. A estudante de psicologia foi diagnosticada com atrofia muscular espinhal tipo dois aos três anos de idade. Ela explica que até os três anos tinha uma vida normal, quando a partir disso passou a perder força muscular. GABRIELA concluiu o ensino médio em 2018, e atualmente cursa psicologia na Unoesc de SMOeste, e trabalha na Cooper A1 de Descanso. No mercado de trabalho, a jovem afirma que a maior dificuldade é fazer as pessoas entenderem a capacidade que as pessoas com deficiência possuem. Ela avalia que ainda há muito preconceito, e a partir do momento que as pessoas passam a conviver com um deficiente físico percebem as suas potencialidades.


GABRIELA ALBAN afirma que sempre teve um suporte grande da sua família para tomar as decisões no seu tempo. Ela lembra que foi uma decisão sua a de começar a trabalhar e de cursar psicologia, o que teve o apoio dos familiares. A estudante explica que optou por este curso porque é uma área em que a pessoa precisa saber se colocar no lugar do outro, ter empatia, o que ela diz que para uma pessoa com deficiência já é algo mais fácil e natural. Em relação a acessibilidade, a jovem lamenta a situação em muitas cidades, e nos próprios estabelecimentos, para garantir um acesso melhor as pessoas com deficiência. Um exemplo positivo para GABRIELA, é o seu próprio local de trabalho, um espaço que garante todas as condições de acessibilidade. Como conselho, a jovem diz que as pessoas com deficiência precisam buscar seu espaço, fazer o que gostam, não dar ouvidos ao preconceito e mostrar que são capazes assim como qualquer outra pessoa.


Secretaria de saúde de Iporã do Oeste realiza novo mutirão de oftalmologia. Segundo o secretário, MAURO BARELLA, os procedimentos iniciaram hoje no hospital Nossa Senhora das Mercês, e se estendem até metade da semana que vem, com cinco dias de mutirão. O secretário explica que estão sendo feitas cirurgias de pterígio e catarata, que apresentavam grande demanda no município. Os procedimentos de pterígio não eram feitos pelo SUS. BARELLA afirma que em negociação com a secretaria de estado da saúde, os procedimentos foram incluídos no SUS, levando em conta que havia demanda também em outros municípios. Ele comenta que entre os mutirões já realizados, o deste final de semana será o maior, com mil cirurgias atendendo pacientes de toda região. Destas, 54 irão atender pacientes de Iporã do Oeste. Até o momento já foram quatro mil e 700 cirurgias e catarata, mais as mil que estão sendo feitas.


Com o mutirão de ortopedia realizado ainda em setembro, e o primeiro mutirão de otorino na próxima semana, o secretário de saúde cita que serão mais de mil cirurgias realizadas para pacientes do município. Mais da metade do valor das cirurgias é custeado com recursos próprios. MAURO BARELLA ressalta que o hospital já é referencia em procedimentos de oftalmo, e a secretaria de saúde trabalha em parceria para trazer mais especialidades e reduzir as filas de espera. O secretário enfatiza que devido a toda essa demanda, é necessária a contribuição dos munícipes para que solicitem os exames ou encaminhamentos somente se houver necessidade e o encaminhamento médico. Ele lembra que todos os encaminhamentos seguem o sistema CIS Reg, que regula as filas do SUS.


Farmacêutica esclarece dúvidas sobre medicamentos disponíveis no mercado para o emagrecimento. Segundo a farmacêutica da Unidade de Saúde de Descanso, LAURA ZANDONÁ, o emagrecimento é um assunto delicado, porque praticamente todas as pessoas já passarem por alguma dificuldade ou conhecem alguém que tenha tido transtornos com o tema. Ela explica que no Brasil são apenas quatro tipos de medicamentos sintéticos, aqueles fabricados que prometem resultado positivo no emagrecimento, que tem comprovação científica. São eles orlistat, liraglutida, sibutramina, e o mais recente é a lorcaselina. A farmacêutica cita que são medicamentos que auxiliam na eliminação da gordura, saciam, inibem o apetite e aceleram o metabolismo. Ela lembra que todos os remédios devem ser recomendados por médico, assim como o acompanhamento da ingestão, que causa muitos efeitos colaterais. Em cada organismo os resultados podem ser diferentes, bem como, a manutenção ou não do peso após a ingestão.


O mercado também oferece uma série de medicamentos naturais, que são os fitoterápicos. A farmacêutica ressalta que estes remédios são de venda livre, e o acesso pelo consumidor é facilitado. Apesar disso, LAURA ZANDONÁ chama atenção que os fitoterápicos não têm comprovação científica de emagrecimento. Estes medicamentos também não tem muitos estudos sobre efeitos colaterais e se o uso prolongado não poderá acarretar danos à saúde do consumidor. A farmacêutica enfatiza que a eficácia dos fitoterápicos na perda de peso se deve em função de que estes medicamentos contribuem para o bom funcionamento do intestino, e aumentam a sensação de saciedade. LAURA comenta que independente do remédio que for usado, o usuário deve procurar profissional responsável, buscar orientação nutricional e para ter melhores resultados adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Com a proximidade do verão, a farmacêutica cita que aumenta a procura por alternativas rápidas de emagrecimento.


Secretaria de saúde de São João do Oeste terá semana intensiva de atendimento especial para as mulheres. De acordo com a enfermeira MORGANA GRADE, o objetivo é permitir um atendimento específico e especial as mulheres para que venham a unidade de saúde realizar a coleta do exame do preventivo e receber orientações sobre a prevenção do cancer de mama e do cancer do colo de útero. MORGANA ressalta que do dia 21 ao dia 25 de outubroela e a enfermeira CELINA irão alternar os atendimentos para realizar em média de dez a 15 preventivos por meio período. Conforme a enfermeira, também será disponibilizada a possibilidade de agendamento para as mulheres que não puderem comparecer a unidade de saúde no horário normal de atendimento. Ela lembra que a coleta do preventivo é realizada durante todo o ano, mas o maior foco é no outubro rosa.


Durante o mês voltado a saúde da mulher, a enfermeira da unidade de saúde de São João do Oeste lembra que também é feito o encaminhamento da mamografia para as mulheres que tiveram a necessidade. MORGANA GRADE ressalta que este exame é realizado em hospitais com os quais o município possui convênio pelo SUS. Ela faz uma avaliação positiva da procura que está tendo durante todo o ano pelos exames de prevenção. A enfermeira enfatiza que as mulheres que são diagnosticadas com a doença recebem todo o acompanhamento do município. A unidade de saúde conta com o atendimento de ginecologista durante dez horas semanais, que faz a avaliação de todos os exames e o encaminhamento a outros procedimentos de média e alta complexidade.


Executiva do MDB de Iporã do Oeste organiza convenção municipal do partido. Conforme o vice-presidente da executiva municipal do MDB, NEREU BARTH, em nível estadual a convenção será realizada dia 19 ou dia 20, e em Iporã do Oeste, a opção foi realizar o encontro no dia 20, a partir das dez horas, tendo como local a sede do CTG Herança Pampeana. O vice-presidente cita que na pauta do encontro está uma apresentação das ações do atual governo municipal e a eleição do diretório municipal para os próximos dois anos. Também serão eleitos os delegados do partido, a comissão de ética e disciplina e a comissão executiva. NEREU BARTH enfatiza a importância da participação dos filiados na convenção, bem como, de novos interessados em se filiar. Ele lembra que a política é um setor importante da qual dependem muitas ações realizadas no município.


O vice-presidente da executiva municipal do MDB de Iporã do Oeste ressalta que está sendo definida uma chapa para compor a executiva, que será responsável pela coordenação dos trabalhos do partido. NEREU BARTH avalia que o MDB tem trabalhado em prol da população, com várias obas sendo executadas, a exemplo da ponte na linha Letras que liga Iporã do Oeste e Santa Helena. O vice-presidente lembra que na convenção do dia 20 todos os filiados terão direito a voto, e haverá espaço para adesão de novos filiados, estes ainda sem direito ao voto. NEREU BARTH comenta que é esperada também a presença de alguma autoridade estadual ou nacional do MDB durante a convenção. O evento dia 20 encerra com almoço ao meio dia.


-HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE ESTUPRO EM ITAPIRANGA

-MOTORISTA FOGE APÓS ACIDENTE NA BR 163


Motorista perde controle de carreta e colide em casa no centro da cidade. O acidente aconteceu na manhã deste sábado, na Avenida Bandeirantes, centro de Campo Erê. A carreta placas de Sorriso, MT estava carregada de areia e, segundo o motorista, ao trocar a marcha, o veículo não venceu subir e voltou de ré, atingindo a residência. De acordo com o motorista, os prejuízos na carreta foram de pequena monta e na casa de média monte. A carga de areia seria descarregada em uma empresa da cidade. A placa da carreta é de Sorriso, mas e o motorista reside em Vitorino/PR. Ninguém ficou ferido.


Jovem fica ferida em saída de pista e capotamento na SC 283. O acidente ocorreu por volta dos 50 minutos da madrugada de hoje, na SC 283 em Palmitos. No local ocorreu uma saída de pista seguida de capotamento de um Golf de Palmitos, conduzido por uma jovem de 19 anos. A motorista foi encaminhada ao hospital de Palmitos pelo corpo de Bombeiros. No veículo foram registrados danos de média monta.


Polícia Militar recupera veículo furtado em Itapiranga. A ocorrência foi registrada por volta das seis horas e 30 minutos da manhã de hoje. O proprietário acionou a PM relatando que estava carregando sua caminhonete Strada para ir a um sítio, e no momento que retornou para dentro de casa o veículo desapareceu. O crime ocorreu na Rua Primeiro de Janeiro, no Santa Tereza Alto. Os policiais constataram por câmaras do sistema de videomonitoramento que o carro passou pelo centro da cidade e seguiu pela SC 163. A guarnição iniciou perseguição e interceptou a Strada na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. O motorista de 19 anos, natural de Tenente Portela-RS foi preso em flagrante. Ele relatou que estava passando pela rua e via o carro com a porta aberta e a chave na ignição e decidiu cometer o crime de furto.


Polícias realizam busca por homem desaparecido há quase dois meses em Paraíso. Nesta sexta-feira, a Polícia Civil de Paraíso com o auxílio, da Polícia Civil de SMOeste, do Saer Fron e do Canil da Polícia Militar de Xanxerê intensificaram as buscas para localização de JURANDIR LOPES, 47 anos, conhecido como “Dile”, desaparecido há aproximadamente 50 dias. Dia 21 de agosto foi a última vez que Jurandir foi visto, mas o desaparecimento somente foi repassado à Polícia no dia três deste mês, quando iniciaram as buscas. O desaparecido residia sozinho, não possuía filhos e saia para trabalhar pelo interior e em outro estado permanecendo dias fora, o que tem dificultado sua localização. Ontem foi acionado o canil de Xanxerê para prestar apoio nas buscas com o Cabo Edemar e o cão Thor. O helicóptero do Saer também prestou apoio. Não houve sucesso em conseguir identificar o paradeiro de Jurandir. Qualquer informação sobre o paradeiro de Jurandir deve ser repassada pelo telefone 181.


Engavetamento envolve três veículos no centro de Descanso. O acidente ocorreu por volta das 14h35 desta sexta-feira, na avenida Martim Piasesk, próximo ao Sicoob. Segundo informações apuradas pela reportagem da Rádio Oeste no local do acidente, a motorista do Saveiro Cross parou para que um Uno pudesse fazer a manobra de estacionamento no acostamento da avenida, momento em que os veículos que trafegavam logo atrás, acabaram colidindo na traseira da caminhonete. Um Celta colidiu na traseira do Saveiro, e um Santana colidiu na traseira do Celta. Os três veículos possuem placa de Descanso. Houve somente danos materiais, e ninguém se feriu.


Ciclistas ficam feridos em atropelamento na BR 163. Duas pessoas tiveram ferimentos em um atropelamento registrado por volta das nove horas da manhã deste sábado, na BR 163. A ocorrência foi nas proximidades da Linha Sede Marina, interior de Dionísio Cerqueira. Os bombeiros foram chamados para atender um acidente onde duas vítimas que conduziam suas bicicletas tiveram ferimentos ao serem atropelados por um automóvel. No local foram atendidos dois ciclistas de 40 e outro com 43 anos. Um dos homens registrava ferimento na perna direita com possível fratura e o outro teve ferimento na face. Os dois foram atendidos no local. Um dos ciclistas precisou ser encaminhado ao hospital para exames de Raio X. A dinâmica do acidente não foi informada. O condutor do carro permaneceu no local prestando apoio durante o socorro das vítimas.


Motorista foge após acidente na BR 163 em São Miguel do Oeste. Dois homens ficaram feridos em um acidente entre carro e moto na BR 163 em São Miguel do Oeste. A batida ocorreu pouco depois das 21 horas desta sexta-feira, no trevo de acesso a Barra Bonita. As vítimas estavam em uma CG 150 Titan de Mondaí que se chocou com um Punto. Segundo testemunhas, o motorista do carro fugiu do local em direção a Barra Bonita. Apesar dos danos de grande monta na moto, os ocupantes não sofreram ferimentos graves. Eles foram conduzidos ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba controlou o trânsito e realizou os levantamentos técnicos.


Homem é preso por tentativa de estupro em Itapiranga. A ocorrência foi registrada por volta das três horas da madrugada deste sábado. Duas jovens procuraram o pelotão da Polícia Militar para relatar o crime. Elas estavam próximo ao mirante no bairro Jardim Bela Vista e foram abordadas por um homem desconhecido. As jovens de 19 e 20 anos, residentes em Itapiranga, entraram em luta corporal com o agressor e sofreram leves escoriações. Elas conseguiram fugir do local e repassaram as características do homem aos policiais. A guarnição realizou buscas e localizou o suspeito que foi preso em flagrante e encaminhado para o plantão da polícia civil em Iporã do Oeste. O homem de 29 anos reside em Itapiranga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.