ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 12/10/2018

-JUSTIÇA ELEITORAL CRIA PÁGINA PARA ESCLARECER "FAKE NEWS"
-VAREJO DE SC ACUMULA ALTA DE 8,3% EM VENDAS NO ANO
-ACEPRO BUSCA DOAÇÃO DE DOCES PARA CRIANÇAS CARENTES
-IGREJA CATÓLICA COMEMORA DIA DA PADROEIRA COM CELEBRAÇÕES
-PALESTRAS LEVAM INFORMAÇÕES E DICAS PARA IDOSOS DE ANCHIETA
-REDE PEPERI INAUGURA EDIFÍCIO EM ITAPIRANGA DURANTE A OKTOBERFEST
-PESTE CLÁSSICA SUÍNA DEVE ABRIR MERCADO DE VENDAS PARA PRODUTORES DO OESTE
-ACISCCDL COLETA ASSINATURAS PARA MUNICIPALIZAÇÃO DE LICENÇAS AMBIENTAIS
-POLÍCIA CIVIL PRENDE EMPRESÁRIO QUE FALSIFICADA PRODUTOS
-BANDIDO COM 30 PASSAGENS POLICIAIS É PRESO EM ABORDAGEM

O tempo é de nublado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Onze pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas após um deslizamento de terra na madrugada desta quinta-feira na região central da Colômbia. O incidente aconteceu em Los Andes, bairro de Marquetalia, no estado cafeteiro de Caldas, na segunda temporada de chuvas que atinge o país. As autoridades resgataram 28 pessoas, enquanto as buscas por desaparecidos estão suspensas porque a chuva não parou na região.

O número de jornalistas mortos de janeiro a setembro de 2018 no exercício da profissão já ultrapassa o total de 2017. Até o dia primeiro de outubro, 56 jornalistas morreram por causa de suas atividades profissionais, de acordo com um levantamento feito pela ONG Repórteres Sem Fronteiras. O Brasil registra três casos. Segundo a organização, o número alarmante de mortes chama a atenção para a necessidade urgente de aumentar a segurança dos jornalistas em suas coberturas.

Ministros das Finanças de países em desenvolvimento do grupo de 24 nações cujas economias têm sido afetadas pela agitação dos mercados pediram às principais economias nesta quinta-feira que reformem o sistema comercial global, em vez de descartá-lo. Os mercados emergentes têm sofrido com saídas de capital, pressionando suas moedas e elevando os custos de empréstimos conforme investidores evitam ativos de risco devido à intensificação das tensões comerciais entre EUA e China e ao aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

O Tribunal Superior Eleitoral lançou em seu site uma página para ajudar a esclarecer os eleitores sobre informações falsas, as fake news, que são disseminadas principalmente pelas redes sociais. No entendimento da Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação. Na página, os cidadãos podem ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros. As postagens também alertam para os riscos da desinformação e orientam o compartilhamento de mensagens com responsabilidade.

O candidato do PSL à Presidência da República, JAIR BOLSONARO, anunciou nesta quinta-feira o nome de três ministros em um eventual governo. Ao lado de apoiadores, o capitão da reserva do Exército confirmou os nomes de ONYX LORENZONI do DEM para Casa Civil, do general AUGUSTO HELENO para a Defesa e o do economista PAULO GUEDES para a Economia. Em entrevista coletiva, BOLSONARO reforçou que vai valorizar a família e fazer negócio com o mundo todo sem viés ideológico. Ele também citou que vai jogar pesado na questão de segurança e garantir a liberdade de imprensa.

O candidato a presidente pelo PT, FERNANDO HADDAD, pretende neutralizar o crescimento do antipetismo anunciando nos próximos dias pelo menos três ministros de seu eventual governo. O petista quer divulgar os nomes dos titulares da Fazenda, da Educação e da Justiça. A medida faz parte do pacote que está sendo estruturado pela coordenação política do PT para fugir do estereótipo de extremismo que vinha marcando a legenda desde o início da disputa. A primeira atitude foi a eliminação da cor vermelha do material de campanha e o descolamento de Haddad do ex-presidente LULA.

As vendas do varejo catarinense fecharam o mês de agosto com crescimento de seis e meio por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado e de zero vírgula oito por cento frente ao mês anterior, julho. No acumulado de janeiro a agosto, o setor alcançou crescimento de oito vírgula três por cento e na média de 12 meses avançou de dez por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quinta pelo IBGE. Os setores que tiveram as maiores altas em volume vendido em agosto na comparação com o mesmo período do ano anterior foram veículos com 16 vírgula nove por cento e móveis com 13 por cento.

Santa Catarina registrou 35 feminicídios em 2018, segundo a Polícia Civil. Desse total, 23 suspeitos estão presos e os outros 12 cometeram suicídio. Nesta quinta-feira, um grupo de mulheres protestou em Santo Amaro da Imperatriz contra a violência doméstica. A cidade, da Grande Florianópolis, foi onde MARIA APARECIDA DE PINHO FAGUNDES foi assassinada, em uma clínica de fisioterapia. O ex-companheiro dela, DELCO FAGUNDES foi preso em flagrante pelo crime.

Dez pessoas já morreram por causa da meningite em Santa Catarina neste ano, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Desde janeiro, foram confirmados 64 casos da doença, que afeta o sistema nervoso, em 31 municípios. Especialistas alertam que a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as melhores formas de combater a enfermidade. Das 10 mortes, quatro foram de crianças, sendo que três delas tinham menos de um ano de idade. Diferentemente de outras doenças, a meningite pode ser causada tanto por vírus, fungos, quanto por um tipo de bactéria.

Acepro busca doação de doces para distribuir as crianças carentes. A presidente da ONG de SJCedro, MARIA VOGT destaca que a homenagem as crianças acontece amanhã a partir das 14 horas com uma programação na sede iniciando com uma oração e coquetel. São mais de 70 inscritos para participação. Ela comenta que existe uma demanda de doces para contemplar todas elas. A presidente pede que os empresários que puderem doar balas, chocolates e pirulitos podem procurar a diretoria que está montando os pacotes. MARIA comenta que muitas destas crianças receberão apenas esta lembrança neste período.

Paróquia São José comemora dia da padroeira do Brasil com celebrações. O pároco, SÉRGIO MELZ, destaca que 12 de outubro passou a ser feriado nacional desde a consagração do altar da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo Papa JOÃO PAULO segundo, em 1980. Para comemorar a data, que também é o Dia das Crianças, foi realizada uma missa de ação de graças com benção das crianças às oito horas na Igreja Matriz. Houve a participação do Coral infantil. O padre lembra que foram várias programações, com encenações sobre aparição da santa. Além disso, comunidades do interior se organizam para celebrar culto em homenagem à Santa. MELZ lembrou que nesta semana também existem várias excursões ao santuário, em Aparecida do Norte, por conta dos milagres atribuídos a nossa senhora.

Idosos são público de palestras nesse mês. Os eventos acontecem em alusão ao dia dos idosos em Anchieta. A enfermeira PATRÍCIA CAMPANA explica que a primeira abordagem foi na cidade no final de setembro e em seguida na Linha São Paulo tratamento sobre envelhecimento, mudanças na vida, alimentação saudável, uso de medicamentos e motivação. Na oportunidade foram divulgadas as ações do outubro rosa que prevê atividades para mulheres e o novembro azul, para a prevenção de doenças dos homens. A enfermeira explica que a intenção é repassar dicas sempre visando prevenir doenças e outros problemas. Ela percebe que outras doenças típicas da idade podem ser evitadas com orientações corretas sobre alimentação e prática de exercícios, por exemplo.

A quadragésima Oktoberfest de Itapiranga terá hoje e amanhã as programações com maior público. O incentivo à cultura germânica é uma das prioridades. Na noite de ontem ocorreu a noite cultural com apresentação de mais de 10 grupos de Itapiranga e municípios vizinhos. O bailão foi animado pela Super Banda K’necus. As atrações de hoje iniciam às 15 horas com o Desfile Cultural, na Rua do Comércio. Seráum momento especial, com representantes das soberanas dos 30 anos que ocorre a escolha da rainha e princesas. O prefeito JORGE WELTER também chama atenção para o Show da Oktoberfest, às 20 horas, no pavilhão A. Hoje ainda terá bailão com a Orquestra Continental e La Montanara, apresentações culturais e concurso de chopp em metro.

Para sábado o prefeito faz referências ao Complexo da Oktoberfest com ala jovem, bailões e apresentações culturais com novos espaços para o público com a inauguração do Biergarten. O prefeito JORGE WELTER destaca na programação da Oktoberfest, a inauguração do Edifício Peperi, o Condomínio Rádio Itapiranga, às 18 horas deste sábado. Para o prefeito, nas comemorações da quadragésima Oktoberfest ter este evento de inauguração reflete a gratidão do município a Rede Peperi pelo investimento feito valorizando a arquitetura germânica. JORGE WELTER cita o diretor da Rede Peperi, jornalista, ADILSON BALDISSERA como referência positiva pelo edifício germânico na cidade. A inauguração do Edifício Peperi será prestigiada pela comissão organizadora, rainha e princesas da Oktoberfest.

Peste suína clássica que atinge países da Europa e Ásia geram reflexos na suinocultura do Oeste. O presidente do instituto catarinense da carne suína, WOLMIR DE SOUZA admite que a doença registrada na China e na Romênia está gerando aumento das vendas de carne suína da região para outros países. Ele caracteriza o momento como de alerta para doença e de oportunidades para ocupar o mercado que era atendido nestes dois países. O presidente comenta que ambos são referência em produção, consumo e venda da carne. Ele esclarece que como há suspeita de focos também no Nordeste, a situação gera alerta dos produtores e das agroindústrias. SOUZA considera que será uma chance para o estado demonstrar que as condições de vender para fora, fortalecendo o status sanitário que é destaque. Segundo ele, existe possiblidade de fidelizar estes compradores. WOLMIR comenta que os custos de produção estão aumentando e por isso essa remuneração extra faz a diferença. Ele percebe que os suinocultores estão desmotivados devido a estagnação dos lucros e descapitalização.

O candidato a deputado estadual pelo MDB, JOÃO GRANDO, fez cerca de cinco mil votos a menos que na eleição de 2014 e, pela segunda vez, ficou fora da assembleia legislativa. Ele esteve no RPN de ontem e avaliou o resultado do pleito. GRANDO disse que ficou muito triste e que esperava fazer pelo menos 30 mil votos. Ele percebe que a onda Bolsonaro teve forte influência em Santa Catarina. Para JOÃO, os partidos tradicionais foram os mais afetados por um desejo de mudança da população. Ele afirmou que não pretende mais disputar eleição para a assembleia.

O sistema político é feito para manter quem tem mandato no poder. A crítica é do candidato a deputado estadual pelo MDB, JOÃO GRANDO. Ele citou que políticos com mandato tem uma estrutura muito maior e fazem política durante quatro anos usando os assessores para buscar a reeleição. GRANDO disse que o fundo partidário acentuou essa diferença entre políticos com e sem mandato. Ele comentou que fez uma campanha com poucos recursos, mas que contava com apoio em diferentes regiões do estado. Mesmo assim, não foi possível conquistar uma vaga na assembleia.

O MDB deve aproveitar o momento para fazer uma reflexão muito grande a partir do recado dado pelas urnas. JOÃO GRANDO disse que o partido é motivo de orgulho para Santa Catarina, mas o MDB nacional “dá vergonha”. Ele comentou que é preciso repensar algumas questões. GRANDO disse que os problemas nacionais contaminaram o partido no estado e isso tirou muitos votos de MAURO MARIANI. O emedebista afirmou que a sigla tem que fazer uma análise interna, porque “do jeito que está não pode ficar”.

Vereador reivindica melhorias no cemitério do distrito de Padre Réus. JOÃO DE ANDRADE apresentou um requerimento nesta semana pedindo melhorias na acessibilidade e no estacionamento do local. Ele afirma que é precisa fazer uma tubulação já que a água gera problemas no terreno e nos muros do local. O vereador afirma que o pedido é recorrente na câmara e a comunidade vem cobrando devido a proximidade do dia de finados, quando aumenta o movimento de visitantes. Ele explica que como o local é público a comunidade não pode investir no local. Uma das alternativas é que haja uma ação conjunta para compra dos tubos e materiais e que a secretaria de transportes execute a mão de obra. Em conta com a reportagem, o presidente da câmara que reside no distrito, CLAUDIO WARTHA, antecipou que as melhorias começaram nesta semana. Ele também havia elaborado o pedido por inúmeras vezes.

A Peperi vai promover neste sábado o primeiro debate do segundo turno no estado entre os candidatos a governador de Santa Catarina. O programa de amanhã de manhã vai colocar frente a frente o candidato do PSD, GELSON MERÍSIO e do PSL, COMANDANTE MOISÉS. O debate começa as oito horas da manhã e terá cerca de duas horas de duração. Cada candidato poderá levar até 20 assessores e convidados para o Cine Peperi. O debate será transmitido pelas rádios Peperi, Oeste, Cedro, Atalaia e Itapiranga. Além disso, haverá transmissão pelo Facebook e pelo Instagram do Portal da Peperi.

O debate deste sábado com os candidatos a governador na Peperi terá quatro blocos e três deles serão destinados para perguntas diretas entre GELSON MERÍSIO e COMANDANTE MOISÉS. No primeiro bloco, eles vão responder a uma pergunta da produção e sortear quatro temas, alternadamente, para apresentar propostas e projetos. Os assuntos são saúde, educação, agricultura, meio ambiente, turismo, segurança pública, rodovias, funcionalismo público, desenvolvimento econômico-empresarial, juventude, dívida pública, emprego e renda e terceira idade. Ao longo do segundo, terceiro e quatro blocos cada candidato fará cinco perguntas ao oponente. No bloco de encerramento, haverá espaço para as considerações finais.

A rua Marques do Herval estará fechada durante a realização do debate entre os candidatos a governador na Rede Peperi. O Conselho Municipal de Trânsito autorizou o fechamento da quadra em frente ao prédio da Peperi por uma questão de segurança. Existe a expectativa de aglomeração de simpatizantes e eleitores dos dois candidatos em frente a rádio. A rua será fechada no começo da manhã e o trânsito só será liberado depois que o debate terminar. A Polícia Militar também vai destinar uma guarnição para o monitoramento das ruas nas proximidades da Peperi.

O debate deste sábado na Peperi é muito importante para os candidatos esclarecerem as propostas e os projetos que tem para Santa Catarina. A declaração é do presidente do PSD, WILSON TREVISAN. Ele disse que os candidatos poderão explicar para a sociedade o que vão fazer e como vão conduzir o governo. TREVISAN reforçou que o debate na Peperi é uma grande oportunidade para os candidatos e para os eleitores. Já o presidente do PSL, JUNGLES WEGHER disse que o debate na Peperi será o primeiro momento no segundo turno para mostrar o que os candidatos podem fazer para o estado. Ele afirmou que o debate dá a mesma oportunidade e o mesmo espaço para os dois candidatos. JUNGLES ressaltou a importância do debate na Peperi para a apresentação das ideias do COMANDANTE MOISÉS para um grande público.

Municipalização das licenças ambientais foi discutida em reunião da Administração e diretoria da Acisc/CDL. Durante esta semana, o prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO, reuniu-se com representantes da diretoria da associação dos comerciantes. O assunto em pauta foi sobre a municipalização das licenças ambientais, pois o processo executado pelo Instituto do Meio Ambiente é considerado lento. Devido aos prazos e excesso das burocracias os empresários pediram para que a Administração assuma este serviço. O pedido também foi feito na câmara pelo vereador JULIO RUBIN. Conforme o presidente da associação, ELIZANDRO MORAES, diversas pessoas estão sendo prejudicadas pela falta de uma liberação. O presidente afirma que o abaixo assinado será remetido ao poder público para demonstrar o interesse da população pela mudança. MORAES afirma que o prazo de mais de um ano para análise dos pedidos dos agricultores e proprietários de empreendimentos gera entraves e prejuízos. O presidente compara o prazo para abertura de empresas que é de uma semana, mas, em compensação a vistoria do IMA leva pelo menos meio ano.

Órgão municipal do Meio ambiente deve facilitar a concessão de licenças. O presidente da Associação Comercial de SJCedro, ELIZANDRO MORAES explica que os prazos devem ser menores, mas, as exigências continuarão as mesmas, tendo em vista, que o legislação é federal. Ele comenta que o objetivo é facilitar o acompanhamento das etapas que envolvem as licenças, desde o pedido, análise, vistoria, até a liberação dos documentos para implantação e operação de empreendimentos. O presidente percebe que é necessário que os profissionais e técnicos estejam mais próximos para sanar as dúvidas e evitar notificações e penalidades. ELIZANDRO conta que o pedido de municipalizar um órgão foi justamente por causa das multas aplicadas em empresários que não tinham orientação do IMA. Alguns casos ainda existe processo por crime ambiental, devido a falta do documento que comprove a regularidade. MORAES solicita que entidades, sindicados e demais interessados busquem a CDL para assinar o documento que será fortalecido com maior adesão.

Polícia Civil fará trabalho especial na Oktoberfest. Conforme a delegada DAIANA DA LUZ, o efetivo será reforçado com total de 15 profissionais e instalação da Delegacia Móvel no Complexo Oktober. O local será utilizado para eventuais ocorrências e também para orientação do público com a presença de agentes policiais. A delegada diz que o registro de ocorrência de prisão em flagrante necessita de encaminhamento para a delegacia. A Polícia Civil também trabalhou na liberação de alvará de funcionamento exigindo grande efetivo privado com 60 seguranças, além do efetivo policial. DAIANA DA LUZ chama atenção para a campanha de combate ao consumo de bebida alcoólica e recomenda eleger o motorista da vez, pessoa responsável que não tenha ingerido bebida alcoólica e que pode oferecer segurança aos amigos, familiares, outros motoristas e até pedestres. A delegada considera que a Oktoberfest é um evento bonito e alegre e todos precisam aproveitar com responsabilidade.

Polícia Civil de Descanso resgata animal vítima de maus-tratos. A Polícia Civil, resgatou um cachorro vítima de maus-tratos, na tarde de quinta-feira, no centro da cidade. Após receber denúncia informando que anexo a uma residência estava um cachorro amarrado sem os devidos cuidados de seu proprietário, Policiais Civis deslocaram até a casa. No local constataram que o animal estava debilitado, com ausência de alimentação, água, abrigo adequado além de estar submetido a condições insalubres. Assim, verificada situação de flagrante do crime de maus-tratos, resgataram o animal. Acompanharam a diligência representantes da ONG "Amigo Bicho", a qual providenciou abrigo ao animal. O proprietário do cachorro não estava no momento, sendo então instaurado procedimento policial para a devida responsabilização pelo crime de maus-tratos, cuja pena pode chegar a um ano de detenção.

Polícia Civil prende homem pelo crime de violação de direito autoral. O Setor de Investigação cumpriu ontem dois mandados de busca e apreensão relacionados à investigação que tem objetivo de identificar pessoas envolvidas na criação de diversos perfis falsos da rede social "Facebook", os quais estão sendo utilizados no cometimento de crimes contra a honra. Em ambos locais, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos de interesse à investigação, entre smartphones, computadores, dispositivos de armazenamento, pen-drives, HDs. Durante as buscas, os Policiais Civis localizaram em uma sala no interior de um estabelecimento comercial, um laboratório para produção de CDs e DVDs, incorrendo na prática de violação de direitos autorais. Também havia CDs e DVDs expostas à venda. O empresário foi autuado em flagrante. Foi arbitrada fiança no valor de dois salários mínimos, a qual foi paga e o mesmo foi posto em liberdade.

Acusado de roubo a entregador de pizza é preso preventivamente em Dionísio Cerqueira. Um jovem acusado de envolvimento em um caso de roubo, foi preso preventivamente nesta quinta-feira. O cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedida pelo Poder Judiciário da Comarca de Dionísio Cerqueira, foi cumprido pelas equipes da Polícia Civil. Conforme informado, o jovem é acusado de envolvimento em um roubo circunstanciado, ocorrido em junho de 2017, oportunidade em que, juntamente com dois cumplices, atraíram um entregador de pizza até um local ermo, onde roubaram a motocicleta utilizada pelo trabalhador. O acusado já havia sido preso no ano passado, mas teve sua prisão revogada mediante imposição de outras medidas cautelares. Entretanto, descumpriu as determinações impostas pelo juízo e, fato confirmado durante fiscalização estabelecida no Termo de Cooperação firmado entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Judiciário, diante disso teve novamente decretada a prisão preventiva.

Bandido com mais de 30 passagens policiais é preso pela PM. Jackson Luiz dos Santos, de 25 anos, conhecido como “preto”, é suspeito de ter cometido vários furtos na região. Ele foi preso na tarde desta quarta-feira, 10 em Dionísio Cerqueira durante uma abordagem da Polícia Militar, nas proximidades da Aduana de Cargas. Uma das guarnições de serviço realizava patrulhamento pelo local momento em que foi avistado um jovem em atitude suspeita. O rapaz é conhecido no âmbito policial pela prática de furtos e possui mais de 30 boletins de ocorrências de crimes contra o patrimônio. Durante consulta ao sistema, foi constatado que havia em seu desfavor um mandado de prisão preventiva em aberto. Diante dos fatos foi dada voz de prisão a Santos que foi levado para Unidade Prisional de São José do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.