-INSS INFORMA QUE JÁ DEVOLVEU MAIS DE UM BILHÃO DE REAIS PARA APOSENTADOS
-DUAS CIDADES DE SC ESTÃO ENTRE AS 10 MAIS AFETADAS DO PAÍS POR TARIFAÇO
-MUNICÍPIO PROMOVE FÓRUM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA HOJE À TARDE NA CÂMARA
-CAVALGADA INTERNACIONAL DA CULTURA DEVE REUNIR CERCA DE 200 CAVALARIANOS
-ENTIDADES VÃO RECEBER MAIS DE 200 MIL DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO NA REGIÃO
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARROS NA SC 492
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de cinco graus. A máxima deve chegar a 20 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a segunda-feira cotado em cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0041 centavos.
O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, disse nesta segunda-feira que não há sinais de que a Rússia esteja se preparando para pôr fim às hostilidades na Ucrânia. Ele afirmou que, pelo contrário, os russos estão movendo as tropas e forças de forma a lançar novas operações ofensivas. ZELENSKY citou um relatório da inteligência da Ucrânia para fundamentar a informação. A declaração acontece a poucos dias de uma reunião marcada entre o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e o líder russo, VLADIMIR PUTIN, no Alasca. A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta segunda-feira uma intervenção federal na segurança de Washington D.C., sob a justificativa de combater a violência na capital e buscar retirar os sem-teto e os criminosos da cidade. TRUMP afirmou que há uma "trágica emergência de segurança" na capital dos Estados Unidos, "com o crime fora de controle", e para isso disse que enviará cerca de 800 tropas da Guarda Nacional e controlará a polícia da cidade. Inicialmente a intervenção federal na capital deverá durar 30 dias. A prefeita de Washington D.C., a democrata MURIEL BOWSER, classificou a manobra de Trump como "alarmante e sem precedentes".
O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia MIGUEL URIBE, vítima de um atentado em junho durante comício em Bogotá, morreu nesta segunda-feira após mais de dois meses lutando pela vida. A morte foi anunciada pela esposa dele, MARIA CLAUDIA TARAZONA, e confirmada pelo hospital onde ele estava internado. URIBE, de 39 anos, era senador de oposição ao atual governo e um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana. O senador também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín. O senador foi baleado duas vezes na cabeça e uma na perna na noite de 7 de junho enquanto discursava em um evento de rua na capital colombiana.
O Instituto Nacional do Seguro Social informou nesta segunda-feira que o governo já devolveu um bilhão de reais a cerca de um milhão e 600 mil aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos não autorizados no esquema de fraudes realizado por entidades associativas. Segundo o INSS, os valores foram pagos de forma integral, corrigidos pela inflação, diretamente na conta em que o aposentado ou pensionista recebem o benefício. Em julho, foi assinada uma medida provisória que abriu crédito extraordinário de três bilhões e 300 milhões de reais para possibilitar o pagamento imediato de vítimas do esquema fraudulento. De acordo com o governo, a Advocacia-Geral da União já conseguiu na Justiça o bloqueio de dois bilhões e 800 milhões de reais em bens e ativos de associações, empresas e pessoas que são investigadas por ilegalidades contra aposentados e pensionistas.
O corregedor da Câmara, DIEGO CORONEL do PSD, vai defender nesta terça-feira em reunião com a Mesa Diretora mais prazo para analisar denúncias sobre parlamentares que ocuparam o plenário da Casa na semana passada. Deputados da oposição bloquearam a Mesa Diretora da Câmara em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente JAIR BOLSONARO. Eles foram alvo de uma série de representações disciplinares. Na sexta, o presidente da Câmara, encaminhou as representações à corregedoria. O despacho citou uma resolução que prevê o rito ordinário: 5 dias úteis para defesa e mais 45 dias para o parecer do corregedor. As representações, no entanto, tratam da suspensão cautelar de mandato, que estabelece um rito sumário. Por essa regra, o corregedor teria 48 horas para se manifestar e o prazo para a Mesa Diretora encaminhar os casos ao Conselho de Ética terminaria na quarta.
O presidente LULA se reuniu nesta segunda-feira com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, GERALDO ALCKMIN, para discutir o plano de ajuda a exportadores afetados pelo tarifaço de 50 por cento imposto pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. Segundo fontes do governo federal, a reunião avançou nas discussões sobre o pacote, mas terminou sem definição de data para o anúncio. A reunião durou cerca de duas horas. Internamente no Planalto, a informação é que não há nada “travando” as medidas e que as equipes seguem avaliando e ajustando as propostas do chamado plano de contingência. O pacote deve contemplar medidas de apoio financeiro e facilitação de crédito para exportadores, além de eventuais ações diplomáticas e regulatórias para tentar reduzir o impacto das tarifas norte-americanas sobre produtos brasileiros.
O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina empossou a nova mesa diretora para o biênio 2025-2026 nesta segunda-feira. A nova gestão é composta pela presidente PATRÍCIA LUEDERS, a vice-presidente SIMONE SCHRAMM, e o secretário CELSO ALBUQUERQUE. As eleições aconteceram em 8 de julho deste ano. O Conselho tem, entre outras funções, subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Estadual de Educação, propor e aprovar medidas que garantam a qualidade do ensino, sugerir alterações das leis que regem o Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina, e opinar sobre o plano anual de novas oportunidades educacionais da rede estadual de educação.
O Conselho também é responsável por fixar normas para autorização de funcionamento e reconhecimento de cursos e o credenciamento de instituições.
O município de Lages recebeu, na noite desta segunda-feira, a primeira etapa da série de debates promovidos pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa nas regiões catarinenses, como preparação para a COP30 — Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima, que acontece no mês de novembro, em Belém, no Pará. O evento teve como objetivo ampliar a participação da sociedade sobre o tema e levantar propostas e sugestões dos diversos segmentos da população catarinense. As próximas etapas regionais acontecem em Joinville no dia 20, Criciúma no dia três de setembro, Florianópolis em 25 de setembro e Chapecó no dia três de outubro.
Cinco dias após o início do tarifaço de 50 por cento, aplicado pelo governo de DONALD TRUMP aos produtos exportados pelo Brasil, duas cidades de Santa Catarina podem estar entre as 10 brasileiras mais afetadas. O levantamento foi feito pelo jornal Estadão com base no Ministério do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e levou em consideração os produtos, agora alvos do tarifaço, que mais foram exportados do Brasil aos Estados Unidos no ano passado.
Jaraguá do Sul apareceu na sexta posição com a arrecadação de 245 mil dólares em máquinas, aparelhos e materiais elétricos; aparelhos de gravação ou de reprodução de som, imagens e de som em televisão. Depois, em nono lugar está Joinville que exportou no ano passado 228 mil dólares em caldeiras, máquinas e instrumentos mecânicos.
Começou nesta segunda-feira, a segunda fase do alistamento militar obrigatório para jovens do Oeste de Santa Catarina. A etapa, chamada de Seleção Geral, é conduzida pelo décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado com sede em São Miguel do Oeste e segue até 11 de setembro em diferentes cidades da região. Durante esse período, os convocados passam por exames médicos, avaliações e entrevistas para definir o perfil e a aptidão de cada candidato ao serviço militar. Ontem e hoje, a seleção geral ocorreu em São Miguel do Oeste. Amanhã, a seleção é com jovens de Descanso e quinta com Guaraciaba.
O processo de seleção para o serviço militar é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2025. Quem não comparecer pode enfrentar restrições, como dificuldades para emitir passaporte, fazer matrícula em instituições de ensino ou assumir cargos públicos. O cronograma, na semana que vem, vai envolver os jovens de Maravilha, Iporã do Oeste, São José do Cedro e Cunha Porã. No dia 27, a seleção será com Pinhalzinho. O roteiro termina na primeira quinzena de setembro com Chapecó, Mondaí, Saudades, São João do Oeste e Itapiranga.
A Cavalgada Internacional da Cultura Gaúcha será retomada neste ano. O evento, que foi realizado pela primeira vez há cerca de 30 anos, está confirmado para o mês que vem. De acordo com um dos coordenadores da Cavalgada, AMAURI SALLES, o objetivo é aproximar os povos por meio das tradições gaúchas e acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de setembro, ligando São Miguel do Oeste a San Pedro, na Província de Misiones, Argentina. SALLES explicou que a retomada da Cavalgada Internacional foi motivada por uma homenagem recebida no ano passado pela organização junto à Prefeitura de San Pedro, que solicitou a repetição do encontro devido ao sucesso histórico na integração cultural. A programação inclui almoços, apresentações artísticas, tertúlias e provas de campo.
A programação da Cavalgada Internacional da Cultura Gaúcha inicia no dia 12 de setembro, com saída da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste em direção à Ponte Internacional Peperi-Guaçu. Em Paraíso, haverá almoço e confraternização com a comitiva argentina, seguida de solenidade às três da tarde com presença de representantes das prefeituras de São Miguel do Oeste e Paraíso. De acordo com um dos coordenadores da Cavalgada, AMAURI SALLES, a cavalgada pretende reforçar o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina e defender medidas para reduzir a burocracia na travessia de fronteira, especialmente no transporte de cavalos, considerado um dos principais desafios para a integração. A expectativa é reunir entre 50 e 100 cavalarianos de São Miguel do Oeste e mais de 100 da Argentina.
A Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste concluiu na última sexta-feira, a segunda etapa do cronograma de recolha de materiais recicláveis no interior do município no ano. Apesar das instabilidades climáticas, os roteiros foram mantidos conforme o planejamento e o resultado foi considerado positivo pelo secretário de Agricultura, ANDRÉ ZAPANI. De acordo com ele, aproximadamente 70 toneladas de materiais foram recolhidas, volume próximo do esperado. Na primeira recolha do ano, realizada entre março e abril, foram coletadas 75 toneladas. Os materiais foram levados para a sede da Acomar.
A próxima etapa da coleta de materiais recicláveis no interior do município está prevista para ocorrer entre a segunda quinzena de novembro e o início de dezembro. A informação é do secretário de Agricultura, ANDRE ZAPANI. Ele explicou que a programação segue o mesmo formato da etapa realizada na semana passada. ZAPANI explicou que o programa é voltado principalmente para resíduos gerados pelas atividades agropecuárias, como sacarias de adubo, lonas e plásticos utilizados na produção agrícola. Segundo o secretário, a iniciativa é fundamental para auxiliar o produtor rural na destinação correta desses materiais e já faz parte do calendário do município.
Cinco entidades de São Miguel do Oeste vão receber, nesta quarta-feira, recursos do Fundo da Infância e Adolescência, totalizando 209 mil 444 reais. Esses valores, oriundos de destinações do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, serão aplicados em projetos e ações voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, conforme planos de trabalho aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A entrega dos valores será amanhã, as oito e meia da manhá e serealizada pelo Secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO, e pela presidente do CMDCA, IRMA LUTZ WAGNER, em conformidade com a legislação vigente e as diretrizes do Conselho.
Os recursos repassados para entidades do município são fruto da confiança da comunidade, que direciona parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência. A afirmação é do secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO. A APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, vai receber 33 mil 419 reais. Para a Associação Amigos do Bem serão destinados 37 mil 850 reais. A Associação de Esportes e Centro de Treinamento Bugre do Oeste vai receber 40 mil reais. O maior valor vai para a Companhia Artística de Patinação La Salle: 54 mil reais. Já o Instituto Santé, que administra o Hospital Regional vai receber 44 mil 175 reais.
A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Miguel do Oeste promovem, hoje à tarde, o primeiro Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado na Câmara de Vereadores, a partir da uma e meia, e terá como tema “Conhecer para Incluir”. De acordo com o secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO, o encontro será um espaço de diálogo, troca de experiências e construção de políticas públicas voltadas à inclusão e à garantia de direitos das pessoas com deficiência. A proposta é aproximar a comunidade, gestores e especialistas, ampliando o conhecimento sobre a temática e fortalecendo ações que promovam a acessibilidade e a participação social.
A programação do primeiro Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá duas palestras da tarde de hoje. A primeira será sobre “Pessoa com deficiência e capacitismo”. O tema será abordado pelo vice presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, JAIRTON FABENI DOMINGOS. A segunda palestra do evento será sobre a “A importância do Conselho Municipal na efetivação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, com o secretário do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, ALEXANDRE BELINO. O Fórum vai até o final da tarde e vai reunir representantes de entidades e associação de pessoas com deficiência, além da comunidade em geral.
O lançamento oficial da Faismo 2025 está confirmado para o dia 28 de agosto. O evento será realizado a partir das sete horas da noite com a recepção dos convidados e expositores. As sete e meia começa o protocolo. Durante o evento, serão apresentados os detalhes da programação e os shows da Faismo 2025. Após o lançamento, haverá um show com EDU FARIAS. A Faismo deste ano vai acontecer entre os dias 19 e 23 de novembro no parque de exposições Rineu Gransotto.
O presidente da Câmara de vereadores, RAVIER CENTENARO, toma posse hoje como novo diretor de expansão da União de Vereadores do Estado de Santa Catarina. A posse da nova diretoria está marcada para as seis e meia da tarde, logo depois da abertura oficial do Seminário Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais. O evento vai até sexta-feira em Florianópolis. RAVIER esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a nova diretoria da Uvesc tem, entre outros objetivos, aproximar a associação dos vereadores e ampliar o número de câmaras municipais associadas a entidade.
O Seminário Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais vai abordar uma série de temas e assuntos ligados ao poder legislativo. A programação prevê palestras, mesas sobre políticas públicas, oficinas práticas de comunicação e debates sobre agricultura, saneamento básico e desenvolvimento urbano. Também será promovida uma discussão sobre o papel do rádio para os trabalhos do Legislativo e uma discussão sobre a necessidade ou não de convocar suplentes de vereadores em caso de licenças em períodos inferiores a 120 dias. Na quinta-feira, o presidente da Câmara, RAVIER CENTENARO, vai mediar um painel sobre “Políticas Federais e o Municipalismo: Caminhos para mais resultados nos municípios catarinenses”.
Sete vereadores de São Miguel do Oeste vão participar do Seminário Estadual de Vereadores em Florianópolis: SILVIA KUHN, ANDREIA REBELATTO, BUFO, SISSE VELOSO, MARLI DA ROSA, RAVIER CENTENARO e DAIANE DEMARCH. Em razão do seminário, a câmara não terá sessões nesta semana. Durante o Peperi Entrevista desta segunda-feira, o presidente da câmara, RAVIER CENTENARO, disse que a participação dos vereadores em eventos como esse da Uvesc é importante porque qualifica os mandatos e o serviço prestado à população.
Um homem suspeito de atingir a companheira com golpes de faca foi preso na noite de domingo no bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste. A vítima contou aos policiais que estava em um bar quando convidou o companheiro, de 41, para ir para casa. Durante o trajeto, o homem começou a se alterar. A mulher decidiu seguir a pé, mas foi perseguida pelo companheiro, que portava uma faca e desferiu golpes que atingiram o rosto, o nariz e mão direita. Segundo a vítima, ele afirmou que iria matá-la. O proprietário do bar interveio, permitindo que a mulher fugisse até a casa da mãe, de onde acionou a polícia. Os policias foram até o local e prenderam o homem em flagrante. Ele negou as agressões, alegando apenas uma "discussão de casal". A faca usada na agressão não foi localizada.
A Polícia Militar de São João do Oeste prendeu um homem condenado por estupro no começo da manhã desta terça-feira. O mandado judicial de prisão foi cumprido po volta das seis horas e 30 minutos na residência do condenado, no centro da cidade. A PM de São João do Oeste teve auxilio da guarnição de Itapiranga para cumprir a ordem. O homem de 38 anos, tinha mandado de prisão expedido pela comarca de Cascavel, Paraná, por crime de estupro de vulnerável. Depois de detido, ele foi encaminhado ao presídio de São Miguel do Oeste.
Um homem ficou ferido ao ser esmagado por um trator no final da manhã desta segunda-feira, em São Lourenço do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 11 horas em um terreno privado, localizado às margens da SC-157. A guarnição do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para prestar atendimento pré-hospitalar. O homem trabalhava com o trator quando sofreu o acidente. Ele apresentava suspeita de fratura no fêmur direito e na pelve. Ele foi socorrido e levado ao Hospital de São Lourenço do Oeste.
Um motociclista ficou ferido na manhã desta terça-feira ao se envolver em um acidente na SC-492, entre Bandeirante e São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das sete e 45 e envolveu um Fiesta, um Palio e uma moto. Os carros, que seguiam no mesmo sentido, colidiram. Logo depois, o motociclista, que vinha atrás, não conseguiu parar a tempo e atingiu um dos veículos. O condutor da moto apresentava suspeita de fratura na perna direita e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele levado ao Hospital Regional.