ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 12 08 19

-GOVERNO ENVIARÁ PEC À CÂMARA COM PROPOSTA DE CAPITALIZAÇÃO NA PREVIDÊNCIA

-AGRONEGÓCIO PREPARA PROTESTO CONTRA TRIBUTAÇÃO DE AGROTÓXICOS

-MUNICÍPIO COMEÇA HOJE AÇÕES DA SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO

-COMISSÃO DA FAISMO FAZ VISTORIA NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

-CIDADANIA, ANTIGO PPS, ANUNCIA NOME DE PRÉ CANDIDATO A PREFEITO

-COLISÃO NO CENTRO DA CIDADE DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

-MOTOCICLISTA DE 19 ANOS MORRE EM ACIDENTE NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O conservador ALEJANDRO GIAMMATTEI venceu neste domingo a ex-primeira-dama SANDRA TORRES no segundo turno das eleições da Guatemala e será o sucessor de JIMMY MORALES na presidência do país. O candidato do partido Vamos obteve 60 por cento da preferência do eleitorado contra 40 por cento de sua adversária, que representa a União Nacional da Esperança. Mais de oito milhões de guatemaltecos estavam aptos a votar para escolher quem comandará o país nos próximos quatro anos. GIAMMATTEI assumirá o cargo no próximo dia 14 de janeiro, quando MORALES deixa o poder.


O líder opositor venezuelano JUAN GUAIDÓ disse neste domingo que a governista Assembleia Constituinte estuda dissolver o Parlamento ou adiantar as eleições legislativas. Ele afirmou que trata-se de uma “nova loucura” do governo de NICOLÁS MADURO. Em uma mensagem transmitida pelas redes sociais, GUAIDÓ Indicou que entre as possíveis medidas que podem ser tomadas pela Constituinte está "convocar ilegalmente eleições" para o Parlamento e "perseguir maciçamente os deputados".

O atual presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, reconheceu a derrota nas eleições prévias obrigatórias da corrida presidencial realizadas neste domingo. As primárias definem oficialmente quem serão os candidatos de cada partido nas eleições nacionais que acontecem em outubro. ALBERTO FERNÁNDEZ, que tem CRISTINA KIRCHNER como vice, teve 47 por cento dos votos, e MACRI 32 por cento. O processo de prévias serve como uma pesquisa eleitoral do primeiro turno no país, marcado para o dia 27 de outubro. Essa é a terceira vez que ocorrem as prévias obrigatórias.

A Polícia Federal realizou, na manhã desta segunda-feira, a Operação Monograma que investiga crimes eleitorais e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-governador de Minas Gerais FERNANDO PIMENTEL do PT. De acordo com a PF, a operação é um desdobramento da Operação Acrônimo. A corporação suspeita de delitos eleitorais, em que empresas de consultoria teriam simulado a prestação de serviços para o recebimento de vantagens ilícitas em montante superior a três milhões de reais. O advogado de PIMENTEL, CARLOS EUGÊNIO PACELLI, afirmou que a ação causa estranhamento, uma vez que a Operação Acrônimo "já adotou todas as medidas possíveis" e se refere a fatos de 2014.

O presidente JAIR BOLSONARO disse neste domingo que o Brasil não precisa do dinheiro da Alemanha para preservar a Amazônia. No sábado, a ministra do Meio Ambiente da Alemanha anunciou a suspensão do financiamento de projetos para a proteção da floresta e da biodiversidade na Amazônia devido ao aumento do desmatamento na região. A Alemanha apoia o Fundo Amazônia, para o qual o Ministério da Cooperação Econômica já injetou até agora 55 milhões de euros. Questionado sobre o corte do investimento alemão, BOLSONARO afirmou que a Alemanha estava tentando "comprar" a Amazônia. Ele disse que o país não precisa disso. Para ele, outros países tentam se "apoderar" do Brasil.

O ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou neste sábado que o governo enviará "dentro das próximas semanas" à Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição que institui o sistema de capitalização na Previdência pública. A capitalização é uma espécie de poupança que o trabalhador faz para garantir a aposentadoria no futuro. O dinheiro é investido individualmente, ou seja, não se mistura ao dos demais trabalhadores. O modelo de previdência em vigor atualmente é o de repartição, no qual quem contribui paga os benefícios de quem já está aposentado. ONYX afirmou que a capitalização virá numa PEC especial porque esse é o grande futuro do Brasil.

Com um dos principais pátios industriais do Brasil e com o terceiro maior mercado de gás natural veicular, Santa Catarina fechou o primeiro trimestre de 2019 ultrapassando o volume histórico de 10 bilhões de metros cúbicos de gás natural consumidos pelo mercado catarinense. A SCGás registrou neste ano crescimento médio mensal superior a dois por cento no volume de gás natural distribuído em comparação com 2018. O último ano terminou com aumento de oito por cento no índice de vendas do insumo, acima da média nacional. A expectativa é de que os resultados positivos registrados nesse primeiro semestre continuem até dezembro.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, sancionou o projeto de lei do vice-presidente da Alesc, MAURO DE NADAL, que dispõe sobre a Isenção de Impostos sobre energia fotovoltaica.. A isenção do ICMS se dá aos consumidores que geram sua própria energia e que tenham uma instalação de até um megawatt de potência. Atualmente, a energia produzida e não consumida é injetada na rede elétrica e ao voltar para o consumidor é cobrado o imposto. Conforme o projeto sancionado, esse retorno da energia será isento de ICMS. Segundo o deputado MAURO, o Estado tem a liderança no aproveitamento da energia gerada a partir do sol. Santa Catarina tem duas mil e 200 das 24 mil e 600 fontes de energia fotovoltaica de todo o País.

O setor do Agronegócio catarinense está organizando um protesto contra a alta de ICMS no Estado. De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, o objetivo é colocar tratores, colheitadeiras e veículos nas ruas para protestar contra a decisão do governador CARLOS MOISÉS de adotar alíquota de 17 por cento de ICMS na venda de defensivos agrícolas. A manifestação ainda não tem data marcada. PEDROZO disse que quem decide esse tipo de alta de impostos quando Estados vizinhos e quase todo país praticam alíquota zero, desconhece a importância da agricultura catarinense.

O Sesc vai promover nesta semana mais uma edição do Circuito Sesc de Música em São Miguel do Oeste. A programação começa hoje com a apresentação de PEDRO PINHEIRO. Neste ano, ele lançou seu primeiro disco com o título "Pedro Pinheiro – um outro olhar do sul”. A apresentação desta segunda-feira começa as sete e meia da noite. Amanhã, é a vez do show “Jazz Serrano” com ALEXANDRE BUENO & GRUPO. Já na quarta-feira, a programação prevê a apresentação do show “Abrasileirar” com JESUS LUHCAS. O Circuito Sesc de Música é gratuito para a população.

Termina hoje o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que prevê a contratação imediata de Professor de Língua Portuguesa. A data limite foi prorrogada para hoje até as cinco e 45 da tarde na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Transparência. O edital e demais informações estão disponíveis em www.saomiguel.sc.gov.br. A contratação será imediata para atuar temporariamente na .

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar nesta semana três dias de atividades alusivas ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, enfermeira ANA ARNOLD, a secretaria desenvolve atividades com as gestantes durante todo o ano, mas esta semana terá algumas ações especiais, como roda de conversa, curso de massagens para bebes e mamaço. Ela destacou que a intenção é repassar informações sobre o pré-natal, pós-parto e direitos das gestantes. ANA disse que é precisamos de um controle maior para evitar o crescimento na taxa de mortalidade infantil.

A semana de ações do Agosto Dourado começam nesta segunda-feira. A informação é da diretora de Atenção à Saúde, enfermeira ANA ARNOLD. A primeira atividade será uma roda de conversa será com a ginecologista VANESSA KLEIN e com a fonoaudióloga ARIANA SILVA. O evento será as sete horas da noite de hoje no Salão Nobre da Prefeitura. Na quarta-feira, acontece o curso de Shantala que é a massagem para bebês. A capacitação será ministrada pela nutricionista TAILINE LIMA, a partir das duas da tarde na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social. A semana termina no sábado com o mamaço na praça Walnir Bottaro Daniel as duas horas da tarde.

A Epagri e a secretaria municipal da Agricultura está preparando mais uma edição da Caminhada da Primavera no município. De acordo com o a coordenadora do evento, LEONILDA VILANI a atividade está confirmada para o dia 22 de setembro. Os detalhes da caminhada deste ano serão discutidos daqui à pouco em uma reunião com todas as entidades parceiras O encontro vai acontecer no auditório do Sicoob a partir das duas horas. Essa será a terceira edição da Caminhada da Primavera que tem o objetivo de valorizar as belezas naturais e o potencial turístico do meio rural de São Miguel do Oeste. O roterio da atividade também será apresentado e discutido na tarde de hoje.

A Comissão de Infraestrutura da Faismo realizou agora pela manhã uma vistoria no parque de exposições. O objetivo da visita foi verificar alguns itens ligados a infraestrutura. A intenção foi analisar a situação da pintura, iluminação, parte hidráulica e elétrica, britagem, cascalhamento, espaço para os shows, pórticos e demais espaços. A comissão está identificando as demandas para encaminhar os pedidos de melhorias no parque para a Prefeitura. De acordo com o secretário de Obras, VILMAR BONORA, o município pretende intensificar os trabalhos para a feira a partir de outubro.

Os saques de 500 reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço começam dentro de um mês. Os trabalhadores com conta na Caixa Econômica Federal podem sacar o valor a partir do dia 13 de setembro. Quem não tem conta na Caixa só vai acessarvalor a partir do dia 18 de outubro para quem não for correntista. A data do saque depende da data de aniversário do trabalhador e segue até o dia 31 de março de 2020. Em Santa Catarina, a previsão é de que os saques injetem um bilhão e 800 milhões até março do ano que vem. O Boa Tarde Peperi da última semana abordou o tema com empresários e trabalhadores. A maioria das pessoas afirmou que vai sacar o valor para fazer compras e pagar contas.

A liberação dos saques do FGTS é uma decisão boa do governo e vai ajudar muita gente. GABRIEL MORETTO disse que pretende sacar o valor assim que o dinheiro for liberado. IRENA RODHEN é funcionária pública e disse que não está acompanhando essa questão. Mesmo assim, ela disse que as pessoas que tem direito devem acessar o dinheiro. LAERCIO REGINATTO comentou que a medida vai colocar um pouco de dinheiro na economia para melhorar a situação. Ele Não pretende sacar porque os 500 reais não farão muita diferença. FABRICIO MULLER contou que vai sacar os 500 reais para pagar algumas contas.

As entidades que representam as empresas da cidade tem opiniões diferentes sobre o impacto dos 500 reais do FGTS na economia local. O presidente da Acismo, AIRTON MOSS, acredita que o recurso extra não fará muita diferença para as empresas. Ele disse que além do valor ser pequeno, o pagamento será escalonado até março do ano que vem, reduzindo o impacto da medida. Já o presidente da CDL, IVANDRO SPENGELER entende que o valor será importante para muita gente e que o comércio será um dos grandes beneficiados. Ele afirmou que as pessoas devem usar o valor para pagar contas em atraso ou para comprar novos produtos.

O Cidadania, antigo PPS, mantém o mesmo objetivo de pautar as ações da sigla no setor da saúde. A afirmação é do presidente do partido, ARLINDO DECANDIDO. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a mudança de nome não vai alterar os objetivos e a forma de fazer política do partido. DECANDIDO destacou que mesmo sem mandato – ele é suplente de vereador -o diretório municipal conseguiu dois recursos para a saúde de São Miguel do Oeste. Ano passado, foram 250 mil reais e, neste ano, mais 180 mil que ainda serão encaminhados para o município. Ele reforçou que a saúde é essencial para a população. DECANDIDO disse os partidos são iguais e a diferença está nas pessoas que fazem a política. O Cidadania vai continuar exercendo o seu papel e agregar o cidadão para que ele possa fazer algo diferente.

Se não fosse o PPS, atual Cidadania, WILSON TREVISAN não seria o prefeito de São Miguel do Oeste. A declaração é do presidente do partido, ARLINDO DECANDIDO. Ele disse que o PPS foi o último partido a ingressar na coligação liderada pelo PSD em 2016 e que os votos que a sigla levou para o grupo foram decisivos para a vitória de TREVISAN. Na visão de DECANDIDO, que foi candidato a vereador, os votos que ele recebeu na eleição também foram fundamentais para a legenda e a eleição de EVERALDO DI BERTI, atual presidente da câmara. O presidente do Cidadania disse que o PPS teve uma participação muito importante no pleito de 2016 e isso deve se repetir na eleição de 2020.

O presidente do Cidadania cobrou mais reconhecimento por parte do governo municipal ao partido. ARLINDO DECANDIDO disse que a sigla foi deixada de lado pelo prefeito. Ele disse que o secretário de Obras, VILMAR BONORA, saiu do partido cerca de dois meses depois da eleição. O mesmo ocorreu com ANA ARNOLD, diretora da saúde. Os dois trocaram o então PPS pelo PSD, partido do prefeito WILSON TREVISAN. DECANDIDO disse que algo deve ter acontecido e a população precisa saber disso. Ele também afirmou que não recebeu nenhum convite formal do prefeito para apresentar as ideias e pensamentos do partido sobre a administração. DECANDIDO cobrou do PSD ainda a abertura de um espaço na câmara para assumir uma das vagas no legislativo por pelo menos 30 dias.

O Cidadania já está discutindo o processo eleitoral de 2020. De acordo com o presidente da sigla, ARLINDO DECANDIDO, a eleição do ano que vem já aparece na pauta das reuniões internas. O partido também já se reuniu com outras agremiações. DECANDIDO não descartou a manutenção da coligação, mas ele anunciou no Peperi Rádio Repórter de sábado que o Cidadania, a exemplo de 2016, deve ter candidato a prefeito no pleito do ano que vem.

A Família Nardes de São Miguel do Oeste está à procura de um adolescente que está desaparecido desde a última semana. ARIEL NARDES, de 17 anos, foi visto pela última vez por volta das cinco horas da tarde de sexta-feira. O irmão dele, FERNANDO NARDES procurou a Peperi para relatar o fato. Segundo ele, a família fez o Boletim de Ocorrência e a Polícia Civil está investigando o caso. A família já procurou o menor entre amigos e conhecidos, porém ninguém sabe o paradeiro de ARIEL. Qualquer informação deve ser repassada ao 190 da Polícia Militar ou na delegacia de polícia.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 20 carteiras de habilitação de motoristas neste final de semana. A operação ocorreu entre sexta e sábado nom posto da PRF de Maravilha. Durante a operação, foram aplicados mais de 100 testes de alcoolemia. Cerca de 20 motoristas se recusaram a fazer o teste e por isso tiveram as CNHs apreendidas. Além disso, três veículos foram recolhidos por apresentarem diversas irregularidades.

A Polícia Militar realizou neste final de semana a Operação PM4MilPater. A ação aconteceu em todos os municípios catarinenses. Na área de fronteira, o décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar usou mais 120 policiais militares por dia. Foram vistoriados mil 676 veículos, resultando na remoção de 15 deles por motivos diversos. Além disto, dois motoristas foram detidos por conduzir veículo sob influência de álcool, e cinco motoristas irão responder a procedimento por negar-se a realizar o teste de alcoolemia. Nas ações de fiscalização de bares, 81 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que dois estabelecimentos foram fechados por falta de alvará e cinco por desrespeitar o horário de funcionamento. Foram fiscalizados 28 apenados com liberdade provisória, sendo que 11 deles não foram localizados nos endereços informados. Sete pessoas presas por envolvimento em diferentes delitos, sendo ainda duas pessoas presas em cumprimento de mandados de prisão.

A Polícia Militar flagrou um homem com a tornozeleira eletrônica desligada neste final de semana no bairro Sagrado Coração de Jesus. O suspeito estava saindo de uma trilha no meio da mata quando foi abordado por uma guarnição da PM. O equipamento de monitoramento estava desligado. Além disso, o homem estava distante da residência e o caso configura descumprimento de medida judicial. Ele foi levado para a delegacia de polícia.

Duas mulheres ficaram feridas em um acidente neste sábado no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das cinco horas da tarde no cruzamento das ruas Marcílio e Sete de Setembro e envolveu um Fiat Bravo e uma moto Biz. Com o impacto, a condutora da motocicleta perdeu o equilíbrio e caiu. As duas ocupantes da Biz tiveram ferimentos leves. Ela foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e conduzidas ao Hospital Regional.

Um motociclista morreu ao sofrer uma queda na noite de sábado na SC 163. O acidente aconteceu por volta das dez e meia da noite na Linha Campinas, interior de Descanso. Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem de 19 anos perdeu o controle da direção de uma Yamaha, fazer 250 cilindradas. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram a vítima caída na pista, com traumatismo cranioencefálico. Ele morreu na hora. A vítima foi identificada como VARLEI RODRIGUES DO AMARAL, morador do município de Tunápolis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.