ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 12-08-2019 Segunda-Feira

-GOVERNO ENVIARÁ PEC À CÂMARA COM PROPOSTA DE CAPITALIZAÇÃO NA PREVIDÊNCIA

-AGRONEGÓCIO PREPARA PROTESTO CONTRA TRIBUTAÇÃO DE AGROTÓXICOS

-SINDICATO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE MONDAÍ ANTECIPA ELEIÇÕES

-HOSPITAIS DA REGIÃO SERÃO CONTEMPLADOS COM MAIS DE UM MILHÃO EM RECURSOS DA ALESC

-PREFEITO DE BELMONTE ENCAMINHA PEDIDOS DE RECURSOS EM BRASÍLIA

- PRODUTORES INVESTEM EM CRUZAMENTO GENÉTICO NO APERFEIÇOAMENTO DO GADO DE CORTE

-FAMÍLIA PROCURA POR JOVEM DESAPARECIDO EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-JOVEM MORRE EM QUEDA DE MOTO NA SC-163


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus. Agora, na Central de Jornalismo Radio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


O conservador ALEJANDRO GIAMMATTEI venceu neste domingo a ex-primeira-dama SANDRA TORRES no segundo turno das eleições da Guatemala e será o sucessor de JIMMY MORALES na presidência do país. O candidato do partido Vamos obteve 60 por cento da preferência do eleitorado contra 40 por cento de sua adversária, que representa a União Nacional da Esperança. Mais de oito milhões de guatemaltecos estavam aptos a votar para escolher quem comandará o país nos próximos quatro anos. GIAMMATTEI assumirá o cargo no próximo dia 14 de janeiro, quando MORALES deixa o poder.



O líder opositor venezuelano JUAN GUAIDÓ disse neste domingo que a governista Assembleia Constituinte estuda dissolver o Parlamento ou adiantar as eleições legislativas. Ele afirmou que trata-se de uma “nova loucura” do governo de NICOLÁS MADURO. Em uma mensagem transmitida pelas redes sociais, GUAIDÓ Indicou que entre as possíveis medidas que podem ser tomadas pela Constituinte está "convocar ilegalmente eleições" para o Parlamento e "perseguir maciçamente os deputados".


O atual presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, reconheceu a derrota nas eleições prévias obrigatórias da corrida presidencial realizadas neste domingo. As primárias definem oficialmente quem serão os candidatos de cada partido nas eleições nacionais que acontecem em outubro. ALBERTO FERNÁNDEZ, que tem CRISTINA KIRCHNER como vice, teve 47 por cento dos votos, e MACRI 32 por cento. O processo de prévias serve como uma pesquisa eleitoral do primeiro turno no país, marcado para o dia 27 de outubro. Essa é a terceira vez que ocorrem as prévias obrigatórias.



A Polícia Federal realizou, na manhã desta segunda-feira, a Operação Monograma que investiga crimes eleitorais e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-governador de Minas Gerais FERNANDO PIMENTEL do PT. De acordo com a PF, a operação é um desdobramento da Operação Acrônimo. A corporação suspeita de delitos eleitorais, em que empresas de consultoria teriam simulado a prestação de serviços para o recebimento de vantagens ilícitas em montante superior a três milhões de reais. O advogado de PIMENTEL, CARLOS EUGÊNIO PACELLI, afirmou que a ação causa estranhamento, uma vez que a Operação Acrônimo "já adotou todas as medidas possíveis" e se refere a fatos de 2014.


O presidente JAIR BOLSONARO disse neste domingo que o Brasil não precisa do dinheiro da Alemanha para preservar a Amazônia. No sábado, a ministra do Meio Ambiente da Alemanha anunciou a suspensão do financiamento de projetos para a proteção da floresta e da biodiversidade na Amazônia devido ao aumento do desmatamento na região. A Alemanha apoia o Fundo Amazônia, para o qual o Ministério da Cooperação Econômica já injetou até agora 55 milhões de euros. Questionado sobre o corte do investimento alemão, BOLSONARO afirmou que a Alemanha estava tentando "comprar" a Amazônia. Ele disse que o país não precisa disso. Para ele, outros países tentam se "apoderar" do Brasil.


O ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou neste sábado que o governo enviará "dentro das próximas semanas" à Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição que institui o sistema de capitalização na Previdência pública. A capitalização é uma espécie de poupança que o trabalhador faz para garantir a aposentadoria no futuro. O dinheiro é investido individualmente, ou seja, não se mistura ao dos demais trabalhadores. O modelo de previdência em vigor atualmente é o de repartição, no qual quem contribui paga os benefícios de quem já está aposentado. ONYX afirmou que a capitalização virá numa PEC especial porque esse é o grande futuro do Brasil.


Com um dos principais pátios industriais do Brasil e com o terceiro maior mercado de gás natural veicular, Santa Catarina fechou o primeiro trimestre de 2019 ultrapassando o volume histórico de 10 bilhões de metros cúbicos de gás natural consumidos pelo mercado catarinense. A SCGás registrou neste ano crescimento médio mensal superior a dois por cento no volume de gás natural distribuído em comparação com 2018. O último ano terminou com aumento de oito por cento no índice de vendas do insumo, acima da média nacional. A expectativa é de que os resultados positivos registrados nesse primeiro semestre continuem até dezembro.


O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, sancionou o projeto de lei do vice-presidente da Alesc, MAURO DE NADAL, que dispõe sobre a Isenção de Impostos sobre energia fotovoltaica.. A isenção do ICMS se dá aos consumidores que geram sua própria energia e que tenham uma instalação de até um megawatt de potência. Atualmente, a energia produzida e não consumida é injetada na rede elétrica e ao voltar para o consumidor é cobrado o imposto. Conforme o projeto sancionado, esse retorno da energia será isento de ICMS. Segundo o deputado MAURO, o Estado tem a liderança no aproveitamento da energia gerada a partir do sol. Santa Catarina tem duas mil e 200 das 24 mil e 600 fontes de energia fotovoltaica de todo o País.


O setor do Agronegócio catarinense está organizando um protesto contra a alta de ICMS no Estado. De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, o objetivo é colocar tratores, colheitadeiras e veículos nas ruas para protestar contra a decisão do governador CARLOS MOISÉS de adotar alíquota de 17 por cento de ICMS na venda de defensivos agrícolas. A manifestação ainda não tem data marcada. PEDROZO disse que quem decide esse tipo de alta de impostos quando Estados vizinhos e quase todo país praticam alíquota zero, desconhece a importância da agricultura catarinense.


-SINDICATO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE MONDAÍ ANTECIPA ELEIÇÕES

-HOSPITAIS DA REGIÃO SERÃO CONTEMPLADOS COM MAIS DE UM MILHÃO EM RECURSOS DA ALESC

-PREFEITO DE BELMONTE ENCAMINHA PEDIDOS DE RECURSOS EM BRASÍLIA

- PRODUTORES INVESTEM EM CRUZAMENTO GENÉTICO NO APERFEIÇOAMENTO DO GADO DE CORTE


Sindicato inicia novos cursos de capacitação na região. São diversas parcerias que viabilizam cursos em diferentes áreas. O Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, possui atuação também em São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí. Senar e as secretaria municipais da Agricultura são os principais aliados. Conforme a assistente administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais, MÁIRA SCHMITT, está em andamento o curso de corte e costura promovido em conjunto com o Núcleo Feminino de linha Becker, interior de Itapiranga. Serão 32 horas de atividades com professora de Campos Novos. De acordo com MÁIRA, amanhã inicia curso em Mondaí. Será em parceria com o CRAS do município com foco no aproveitamento integral de alimentos. A capacitação ocorre amanhã e quarta-feira.


O Sindicato dos Produtores Rurais também promove curso sobre implementos agrícolas com um grupo de produtores de fumo. Será na comunidade de São Jorge, Tunápolis, no período de 26 a 28 de agosto. Segundo MÁIRA SCHMITT profissionais do SENAR vão coordenar o curso de operação e manutenção de roçadeira, que vai ocorrer no Complexo Oktober em Itapiranga nos dias 29 e 30 de agosto. A Assistente administrativa relata que as inscrições para alguns cursos já estão encerradas. A disponibilidade de vagas deve ser conferida no Sindicato ou nas secretarias da Agricultura. MÁIRA SCHMITT cita ainda o serviço prestado na declaração do ITR durante o mês de setembro. O Sindicato ainda não anunciou o valor que será cobrado pelo serviço de declaração do ITR em Itapiranga.


Epagri coordena trabalho para o desenvolvimento regional. Projeto de Pesquisa de bens e serviços de valorização patrimonial ocorre em quatro regiões do Estado. Trabalho é realizado em parceria da Epagri, Universidade Federal de Santa Catarina, Udesc e Instituto Federal. Segundo o pesquisador da Epagri CLÓVIS DORIGON, na região da Ameosc, a pesquisa tem foco em Itapiranga e municípios vizinhos. Objetivo é explorar características específicas desta microrregião com produtos e serviços de potencial para o desenvolvimento. Salienta que o modelo de pesquisa tem por base o trabalho realizado por professores da Françae com grande valorização dos produtores rurais. DORIGON diz que a meta é estabelecer um projeto de modernização da agricultura em regiões desfavorecidas evitando consequências ambientais e sociais com exclusão do mercado.


Segundo o pesquisador, é possível agregar valor a produtos que possuem potencial ou que já estejam ativos e podem ser mais valorizados. CLÓVIS DORIGON diz que produtos coloniais que estão fora das grandes cadeias produtivas podem ser importantes fontes de renda. Observa que suinocultura, avicultura e agora até a produção de leite são atividades do contexto industrial em grande escala e causando exclusão de pequenos agricultores. De acordo com o pesquisador da Epagri é possível explorar melhor a produção colonial de embutidos, derivados do leite, processamento de frutas, com sucos e geleias, hortaliças e derivados de cana de açúcar. Conforme DORIGON, os produtos agroecológico estão ganhando espaço. Ele ita como exemplo o resgate de sementes crioulas de alto poder nutritivo e com demanda crescente no Extremo Oeste.


Turismo rural está entre as prioridades para o desenvolvimento regional. O pesquisador da Epagri, CLÓVIS DORIGON, lembra que o setor é pouco desenvolvido, mas com grande potencial. O pesquisador elogia a organização familiar, festas comunitárias e paisagens naturais como grande potencial turístico. A Oktoberfest é um exemplo para ser explorado e potencializado com retorno econômico. A pesquisa prossegue até 2021 e no encerramento terá um seminário para apresentar os resultados. O trabalho consiste basicamente de entrevistas. DORIGON diz que o projeto de pesquisa pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento regional e melhor qualidade de vida.


APAE Renascer de São João do Oeste realiza programação especial alusiva ao Agosto Laranja, mês de prevenção as deficiências. Conforme VANESSA SCHWEMBERGER, diretora da APAE de São João do Oeste, todos os anos de 21 a 28 de agosto comemora-se a semana nacional da pessoa com deficiência. Neste ano, a semana inicia no dia 21 de agosto com caminhada pela rua principal da cidade até a Praça da Igreja Matriz onde ocorre a abertura oficial com apresentação de números para os alunos e com almoço de confraternização com família, escola e diretoria da APAE. Neste dia, será destacado com a comunidade a conscientização e a prevenção as deficiências. A programação, conforme VANESSA, segue no dia 22, quando todos os alunos virão a tarde e será desenvolvida uma gincana. Dia 23 os professores participarão de um curso sobre prevenção as deficiências em São José do Cedro. Dia 26 todos os alunos trazem dinheiro para comprar seu lanche, no dia 27 será o dia do salão de beleza na escola para os alunos, e no dia 28 terá confraternização e intercambio com a APAE de Itapiranga.


Paralelamente as atividades com os alunos, escola fará campanhia de conscientização à prevenção as deficiências na comunidade. VANESSA destaca que o tema da prevenção é trabalhado durante o ano todo, através de participações nas escolas, nos grupos de gestantes e de noivos do município e com atendimentos e orientações individuais. Quanto aos resultados das campanhas de prevenção, a diretora VANESSA esclarece que o numero de alunos da APAE aumentou, porém isto se deve ao fato de que as pessoas já são atendidas desde bebe, quando possuem algum pequeno atraso global no desenvolvimento e que, em pouco tempo, já é resolvido através das atividades de estimulação com a equipe multidisciplinar da escola. Por outro lado, VANESSA enfatiza que a prevenção deve iniciar quando uma família planeja em ter um filho, procurando orientação médica sobre todas as ações que precisam ser tomadas ainda antes de engravidar.


Sindicato da agricultura familiar antecipa eleições. A FETRAF e o SINTRAF, Sindicatos da Agricultura Familiar a nível federal e estadual e os municipais unificaram as eleições. Diante disto, o sindicato de Mondai antecipará as eleições em dois anos, conforme explica o presidente do sindicato de Mondai FLAVIO ZANG. Para tanto, será realizada um cronograma de reuniões pelas comunidades do interior para eleger os delegados, conforme o estatuto, e esclarecer sobre os trabalhos do sindicato. Atualmente, o sindicato possui 430 associados aptos a se candidatar a delegado e participar como votante. ZANG esclarece que as comunidades de Mondai poderão eleger 33 delegados para participar das eleições. O cronograma de reuniões inicia dia 19 de agosto às 19 horas, demais datas e locais aindaserão divulgadas. FLAVIO destaca que todos os agricultores são convidados a participar, inclusive os que ainda não são sócios.


Rede de atendimento de Santa Helena desenvolve projeto saúde mental na adolescência. A rede de atendimento as crianças e adolescentes contempla setores da administração municipal, saúde, assistência social, educação, conselho tutelar e órgãos de segurança. Segundo a psicóloga do CRAS, ANDRESSA FILIPINI, com freqüência a rede de atendimento se reúne para planejar e definir ações de prevenção, e na quarta-feira da última semana, foi ministrada uma palestra pelo técnico do IML, ABEL PETTER, voltada aos estudantes do município. A psicóloga afirma que o objetivo principal é a prevenção ao suicídio, a auto-mutilação além da orientação para as incertezas comuns desta faixa etária. Ela avalia que na fase da adolescência, em que são muitas as dúvidas, a orientação profissional se faz muito importante. A psicóloga orienta que os professores, familiares e amigos fiquem atentos caso a pessoa manifeste algum sintoma, e indiquem ajuda profissional.


Setor de identificação efetua a emissão de Carteira de Trabalho. O setor de identificação da prefeitura de Tunapolis iniciou em julho a emissão da primeira ou segunda via Carteira de Trabalho. MARCELO MATTE RODRIGUES, responsável pelo setor esclarece que para encaminhar a primeira via da carteira de trabalho é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e certidão de nascimento da pessoa solteira, pessoas casadas ou com outro estado civil deverão apresentar certidão de casamento e suas averbações, se tiver. Foto é feita no local. MARCELO salienta que o tempo de emissão é de até 30 dias, pois é necessário retira-la em Chapecó e depende de locomoção da prefeitura. Os munícipes retiram a carteira em Tunapolis. MARCELO destaca que o setor de identificação realiza ainda os serviços de alistamento militar e emissão de primeira ou segunda via da carteira de identidade para tanto é necessário apresentar também foto 3x4, alem dos demais documentos.


Hospitais da região serão contemplados com mais de um milhão de reais em recursos da Alesc. O deputado JOSÉ MILTON SCHEFER, presidente da frente parlamentar em defesa da saúde catarinense, é o autor de uma emenda que destina 10% do recurso do Fundo da Saúde, para hospitais filantrópicos do estado. O montante de recursos representa 190 milhões reais. Conforme o deputado, os hospitais filantrópicos são responsáveis por 70% do atendimento do SUS em Santa Catarina. Devido à falta de reajustes na tabela SUS, o parlamentar ressalta que os hospitais enfrentam sempre muitas dificuldades financeiras, e em função disso, foi definida esta emenda que define a destinação de recursos para as entidades. SCHEFER explica que o critério utilizado para distribuição destes recursos, é a produtividade do hospital com base no ano de 2018. Quanto mais cirurgias e internações, maior será o recurso. O hospital também deve possuir o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, o Cebas.


O hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste é o hospital na região que receberá o maior montante de recursos, pouco mais de 486 mil reais. O hospital de Mondaí irá receber pouco mais de 105 mil reais. O hospital de Descanso mais de 88 mil, São João do Oeste pouco mais de 42 mil reais e Tunápolis 105 mil. Na lista dos contemplados aparecem ainda os hospitais de São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba e Guarujá do Sul. Segundo o deputado JOSÉ MILTON SCHEFER, o recurso poderá ser investido pelos hospitais em custeio ou manutenção, como folha de pagamento, compra de medicamentos, materiais e equipamentos diversos. O deputado afirma que até final do ano, todo recurso deve estar nas contas bancárias dos hospitais. No momento a secretaria estadual da saúde está abrindo o sistema para que os hospitais cadastrem os seus projetos, o que está sendo feito por grupos de hospitais. Para o próximo ano, o deputado antecipa que o governador já autorizou a liberação de 300 milhões de reais para os hospitais, quase o dobro do valor que será destinado este ano.


Prefeito de Belmonte encaminha pedidos de recursos em Brasília. De acordo com o prefeito, GENÉSIO BRESSIANI, durante viagem a capital federal na última semana foram feitos junto aos gabinetes dos parlamentares pedidos de recursos para o município. Entre os encaminhamentos, BRESSIANI cita solicitação de verba para investimentos nas estradas do interior, turismo e infraestrutura urbana. O prefeito ressalta que o município aguarda a abertura do sistema pelo governo do estado para cadastrar propostas que serão executadas com recursos de emendas. São cerca de 450 mil reais em emendas do ex-deputado GELSON MERÍSIO, deputado PADRE PEDRO e deputado MAURO DE NADAL. Em emendas federais Belmonte já obteve a liberação de cerca de 300 mil reais para a saúde e a compra do kit para o conselho tutelar. São emendas dos deputados PEDRO UCZAI, DARCI DE MATOS e ex-deputado MARCO TEBALDI.


O prefeito de Belmonte, GENÉSIO BRESSIANI, também presidente do Conder, explica que ainda no final de 2017 o consórcio obteve com o ministério da integração o empenho de quatro milhões de reais para o município de SMOeste, que posteriormente passaria a gestão da usina de asfalto ao Conder. Na época o consórcio ainda não tinha três anos de implantação e legalmente não poderia fazer a gestão. Na semana passada foi anunciada pelo ministério a autorização para licitação dos equipamentos da usina, e a sua efetiva implementação. BRESSIANI enfatiza que a licitação deve ser encaminhada durante esta semana. Com os 19 municípios do consórcio também foi encaminhado o programa de licenciamento ambiental, mediante a aprovação das câmaras de vereadores de um projeto de lei para a criação deste programa em cada cidade. O prefeito comenta que o objetivo é agilitar a liberação das licenças ambientais.


Na última semana o município de Belmonte recebeu quase 200 pneus destinados pela receita federal, o que representa cerca de 50 mil reais. São pneus de vários tamanhos que serão utilizados pelos veículos das secretarias municipais. O prefeito GENÉSIO BRESSIANI lembra que o município também obteve no início deste ano a liberação de dois veículos da receita federal, que já estão sendo utilizados pela secretaria de educação e secretaria de transportes e obras, e mais um veículo deverá ser liberado, após a resolução de questões burocráticas e documentais.


Produtores investem em cruzamento genético no aperfeiçoamento do gado de corte. VALMIR KRETSCHMER, extensionista da EPAGRI regional de SMOeste e também coresponsável do projeto de pecuária na região do extremo oeste, esclarece que a atividade pecuária esta presente desde a colonização na região. Nos últimos anos, o enfoque está no desenvolvimento através da introdução de cruzamento de raças para o gado de corte de origem européia britânica como nelore zebuínos, Red Angus, Braford, Hereford, Red Poll e Charolês. VALMIR destaca que o produtor está se empenhando em melhorar o sistema alimentar dos bovinos com pastagem de alta qualidade, melhor manejo, melhoramento genético através de cruzamentos recebendo uma renumeração melhor pela carcaça.


A região oeste é o maior produtor de gado de corte do estado. Conforme KRETSCHMER, na região, os maiores produtores de gado de corte estão em São Miguel do Oeste, Bandeirante, Paraíso, Santa Helena, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e Romelândia. Em Barra Bonita a principal atividade agrícola é o gado de corte. Em Iporã do Oeste há alguns produtores que também se destacam. A região oeste é destaque no estado na produção de carne que abastece o mercado de consumo no estado. Conforme VALMIR, atualmente propriedades de produção de leite ingressam na área de gado de corte por não haver sucessão familiar e mão de obra disponível para a produção de leite. Aumenta também a quantidade de propriedades focadas no desmame e criação de terneiros que revendem para outra propriedade que termina a criação para o abate.


O foco está na produção de carne de boa qualidade que concede alta rentabilidade. Uma boa genética associada com um bom manejo traz os lucros esperados, conforme o extensionista VALMIR orienta agora. O extensionista da EPAGRI, enfatiza que o produtor atinge boa qualidade não só com investimentos no cruzamento de raças, mas complementando com um bom manejo, boa alimentação, controle sanitário e de doenças. VALMIR observa que é necessário garantir o bem estar do animal observando questões climáticas e de insalubridades. KRETSCHMER destaca ainda que um investimento na produção de gado de corte poderá fornecer bons retornos ao desenvolvimento econômico agrícola da região do oeste catarinense.


-FAMÍLIA PROCURA POR JOVEM DESAPARECIDO EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-JOVEM MORRE EM QUEDA DE MOTO NA SC-163


Acidente com moto deixa duas mulheres feridas. O acidente foi por volta das 17h deste sábado, 10, no cruzamento das ruas Marcílio e Sete de Setembro, centro de São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas com a condutora do Fiat/Bravo, ela descia pela Sete de Setembro. Olhou para os dois lados e, como não viu ninguém vindo, entrou na via de mão única, momento em que ocorreu a colisão.Com o impacto, a condutora da Honda/Biz perdeu o controle e caiu. Havia duas mulheres na moto que foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos pelo corpo, sem gravidade. Após imobilização, elas foram conduzidas ao Hospital Regional. Ambos os veículos tem placas de São Miguel. A Polícia Militar também foi acionada e fez todos os levantamentos e boletim de ocorrência.


Motociclista sai ferido em colisão com automóvel em SMOeste. O acidente de trânsito ocorreu na noite deste sábadopor volta das 20h30, no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco com a Santos Dumont, em frente ao CTG, no Centro. A colisão envolveu um automóvel Vectra, emplacado em Descanso, e uma motocicleta emplacada em SMOeste. O motociclista sofreu ferimentos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital para atendimento médico. A Polícia Militar controlou o trânsito no local e fez o levantamento da ocorrência.


Policia Rodoviária efetua prisão por embriaguez ao volante. O fato ocorreu na noite de sábado para domingo dia 11 por volta da Uma Hora na SC 163, no município de Descanso. A guarnição da Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, realizou a prisão em flagrante de um homem de 45 anos, pelo delito de embriaguez ao volante.


Jovem fica ferido em acidente entre motocicleta e ônibus na SC 163, em Itapiranga. A colisão ocorreu por volta das três horas e 25 minutos de hoje, próximo do acesso ao frigorifico JBS Suínos, em Santa Fé Alta. A guarnição do corpo de bombeiros socorreu um jovem 19 anos que pilotava uma motocicleta YAMAHA YBR, de Itapiranga. Ele colidiu na traseira de um ônibus e caiu na pista. O piloto teve luxação no ombro direito e suspeita de fratura de clavícula. A vítima foi conduzida ao Hospital Sagrada Família.


Família procura por jovem desaparecido em São Miguel do Oeste. A Família Nardes de São Miguel do Oeste está à procura de um jovem que está desaparecido desde a última semana. Ariel Nardes de 17 anos foi visto pela última vez na sexta-feira, 09, às 17 horas. O irmão de Ariel, Fernando Nardes procurou a reportagem da Peperi para relatar o fato. Segundo ele, o Boletim de Ocorrência já foi confeccionado. Conforme Nardes, a família já procurou o menor entre amigos e conhecidos, porém ninguém sabe o paradeiro de Ariel. Qualquer informação deve ser repassada ao 190 ou diretamente com a família através do número (49) 9 9167-1502.


Jovem morre em queda de moto na SC-163. Um morador de Tunápolis morreu em um acidente de trânsito na noite de sábado em Descanso. VARLEI DO AMARAL, de 18 anos, conduzia uma Yamaha Fazer 250 de Guaraciaba quando teria perdido o controle da direção e sofrido queda na rodovia. A ocorrência foi registrada por volta das 22 horas e 30 minutos na comunidade de Linha Campinas. AMARAL teve ferimentos na região da cabeça com fratura de crânio. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas a vítima já estava sem os sinais vitais. A Polícia Militar isolou a área para trabalhos técnicos da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias. O corpo foi encaminhado ao IML de São Miguel do Oeste. O sepultamento foi realizado na manhã de ontem, no cemitério da localidade de São Pedro, Tunápolis.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.