ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 12/08/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O conservador ALEJANDRO GIAMMATTEI venceu neste domingo a ex-primeira-dama SANDRA TORRES no segundo turno das eleições da Guatemala e será o sucessor de JIMMY MORALES na presidência do país. O candidato do partido Vamos obteve 60 por cento da preferência do eleitorado contra 40 por cento de sua adversária, que representa a União Nacional da Esperança. Mais de oito milhões de guatemaltecos estavam aptos a votar para escolher quem comandará o país nos próximos quatro anos. GIAMMATTEI assumirá o cargo no próximo dia 14 de janeiro, quando MORALES deixa o poder.

O líder opositor venezuelano JUAN GUAIDÓ disse neste domingo que a governista Assembleia Constituinte estuda dissolver o Parlamento ou adiantar as eleições legislativas. Ele afirmou que trata-se de uma “nova loucura” do governo de NICOLÁS MADURO. Em uma mensagem transmitida pelas redes sociais, GUAIDÓ Indicou que entre as possíveis medidas que podem ser tomadas pela Constituinte está "convocar ilegalmente eleições" para o Parlamento e "perseguir maciçamente os deputados".

O atual presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, reconheceu a derrota nas eleições prévias obrigatórias da corrida presidencial realizadas neste domingo. As primárias definem oficialmente quem serão os candidatos de cada partido nas eleições nacionais que acontecem em outubro. ALBERTO FERNÁNDEZ, que tem CRISTINA KIRCHNER como vice, teve 47 por cento dos votos, e MACRI 32 por cento. O processo de prévias serve como uma pesquisa eleitoral do primeiro turno no país, marcado para o dia 27 de outubro. Essa é a terceira vez que ocorrem as prévias obrigatórias.

A Polícia Federal realizou, na manhã desta segunda-feira, a Operação Monograma que investiga crimes eleitorais e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-governador de Minas Gerais FERNANDO PIMENTEL do PT. De acordo com a PF, a operação é um desdobramento da Operação Acrônimo. A corporação suspeita de delitos eleitorais, em que empresas de consultoria teriam simulado a prestação de serviços para o recebimento de vantagens ilícitas em montante superior a três milhões de reais. O advogado de PIMENTEL, CARLOS EUGÊNIO PACELLI, afirmou que a ação causa estranhamento, uma vez que a Operação Acrônimo "já adotou todas as medidas possíveis" e se refere a fatos de 2014.

O presidente JAIR BOLSONARO disse neste domingo que o Brasil não precisa do dinheiro da Alemanha para preservar a Amazônia. No sábado, a ministra do Meio Ambiente da Alemanha anunciou a suspensão do financiamento de projetos para a proteção da floresta e da biodiversidade na Amazônia devido ao aumento do desmatamento na região. A Alemanha apoia o Fundo Amazônia, para o qual o Ministério da Cooperação Econômica já injetou até agora 55 milhões de euros. Questionado sobre o corte do investimento alemão, BOLSONARO afirmou que a Alemanha estava tentando "comprar" a Amazônia. Ele disse que o país não precisa disso. Para ele, outros países tentam se "apoderar" do Brasil.

O ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou neste sábado que o governo enviará "dentro das próximas semanas" à Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição que institui o sistema de capitalização na Previdência pública. A capitalização é uma espécie de poupança que o trabalhador faz para garantir a aposentadoria no futuro. O dinheiro é investido individualmente, ou seja, não se mistura ao dos demais trabalhadores. O modelo de previdência em vigor atualmente é o de repartição, no qual quem contribui paga os benefícios de quem já está aposentado. ONYX afirmou que a capitalização virá numa PEC especial porque esse é o grande futuro do Brasil.

Com um dos principais pátios industriais do Brasil e com o terceiro maior mercado de gás natural veicular, Santa Catarina fechou o primeiro trimestre de 2019 ultrapassando o volume histórico de 10 bilhões de metros cúbicos de gás natural consumidos pelo mercado catarinense. A SCGás registrou neste ano crescimento médio mensal superior a dois por cento no volume de gás natural distribuído em comparação com 2018. O último ano terminou com aumento de oito por cento no índice de vendas do insumo, acima da média nacional. A expectativa é de que os resultados positivos registrados nesse primeiro semestre continuem até dezembro.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, sancionou o projeto de lei do vice-presidente da Alesc, MAURO DE NADAL, que dispõe sobre a Isenção de Impostos sobre energia fotovoltaica.. A isenção do ICMS se dá aos consumidores que geram sua própria energia e que tenham uma instalação de até um megawatt de potência. Atualmente, a energia produzida e não consumida é injetada na rede elétrica e ao voltar para o consumidor é cobrado o imposto. Conforme o projeto sancionado, esse retorno da energia será isento de ICMS. Segundo o deputado MAURO, o Estado tem a liderança no aproveitamento da energia gerada a partir do sol. Santa Catarina tem duas mil e 200 das 24 mil e 600 fontes de energia fotovoltaica de todo o País.

O setor do Agronegócio catarinense está organizando um protesto contra a alta de ICMS no Estado. De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, o objetivo é colocar tratores, colheitadeiras e veículos nas ruas para protestar contra a decisão do governador CARLOS MOISÉS de adotar alíquota de 17 por cento de ICMS na venda de defensivos agrícolas. A manifestação ainda não tem data marcada. PEDROZO disse que quem decide esse tipo de alta de impostos quando Estados vizinhos e quase todo país praticam alíquota zero, desconhece a importância da agricultura catarinense.

Apae arrecada mais de seis mil reais em pedágio. A informação é de LUCIANA ARTUSO- Diretora da escola em Campo Erê. O pedágio, que é tradicional, ocorreu na sexta-feira em três pontos da cidade. De acordo com a diretora, esse foi um dos melhores resultados dos últimos anos. Ela afirma que ainda não decidiram em que será investido esse valor, mas nos próximos dias estarão divulgando para a população o destino. LUCIANA agradece a todas as pessoas que contribuíram com o pedágio, tanto financeiramente, como também com a atenção dispensada.

Pró Menor promove evento para arrecadar recurso. A informação é da irmã NAIR TENROLLER – coordenadora da entidade em Campo Erê. De acordo com ela, é um risoto no tacho que será realizado no dia, 31, agora de agosto no Pavilhão do Bairro São Francisco. Esse almoço já é tradição e tem objetivo de arrecadar fundos para a manutenção das atividades do Pró Menor. A irmã diz que a entidade conta com ajuda do comércio na realização desse almoço, assim como de toda população para que comprem seus ingressos.

Pró Menor aceita doações para realização do Risoto no Tacho. Conforme a coordenadora, pais de alunos, professores e comunidade em geral podem ajudar doando alimentos e até dinheiro se quiserem. Os ingressos podem ser adquiridos com a diretoria do pró menor a 15 reais cada. Crianças do oito a 12 anos pagam 10 reais e menores de oito não pagam.

Seminário que discutiu novas instruções normativas do leite, reúne grande público. Conforme JACIR STRAPAZZON, extensionista da Epagri de Anchieta, através do programa aprendendo mais, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar, CooperalfaUnidade de Anchieta e Secretaria de Agricultura foi realizado um seminário municipal com o tema “Novas Normativas do Leite e Perspectivas”, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Objetivo do programa Aprendendo Mais, é proporcionar capacitação sobre temas importantes relacionados agricultura. Neste contexto foi buscado parcerias para tratar do tema relacionado as normativas do leite, já que as novas regras para a produção e padrão de qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A entraram em vigor no dia 30 de maio de 2019. A primeira palestra abordou sobre as Instruções Normativas 762018 e 772018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e foi ministrada Extensionista da EPAGRI JAIME PRESTES.

Visão das empresas sobre as normativas do leite são abordadas em seminário. Esse segundo tema foi ministrado pelo médico veterinário ANTÔNIO ZANINI, coordenador de bovinocultura da Cooperalfa e membro da Câmara Técnica do CONSELEITESC. Após as palestras houve espaço para debate e perguntas relacionadas ao tema.

Redução do ICMS para energia fotovoltaica é sancionada. O deputado estadual e vice-presidente da Alesc MAURO DE NADAL comemora o projeto de lei de sua autoria, sancionado pelo governador de Santa Catarina. Ele dispõe sobre a isenção de impostos sobre energia fotovoltaica. “Para Santa Catarina, a geração de energia elétrica é uma área estratégica para a produção industrial e, por consequência, para o incremento da arrecadação tributária do Estado”, comenta De Nadal. A norma passa a vigorar com a sanção e publicação da Lei Complementar 17.762 de 7 de agosto de 2019.

Isenção do ICMS se dá aos consumidores que geram sua própria energia e que tenham uma instalação de até um megawatt de potência. DE NADAL explica que hoje, a energia produzida e não consumida é injetada na rede elétrica e, ao voltar para o consumidor, o imposto é cobrado. Conforme o projeto sancionado, esse retorno da energia será isento de ICMS. O parlamentar destaca ainda que o Estado está entre os líderes no aproveitamento da energia solar per capita. Quando considerado o volume de unidades de geração distribuída, Santa Catarina aparece em quarto lugar.

Brasil poderá ter um incremento de mais de 672 mil novos empregos nos segmentos de micro geração e mini geração distribuída solar fotovoltaica até 2035. Isso, explica o parlamentar, segundo estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. No entanto, para que isso ocorra, as regras vigentes para a geração distribuída devem ser mantidas, conforme a Resolução Normativa nº 482, da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Ela permite aos consumidores gerar e consumir a sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis.

Até o final de 2018, a micro geração e mini geração distribuída solar fotovoltaica gerou mais de 20 mil empregos no país, de acordo com mapeamento da Absolar. A estimativa, frisa MAURO DE NADAL, para 2019 é de que, dado o intenso interesse da sociedade na tecnologia, o segmento adicione mais de 15 mil postos de trabalho.

Violência é tema de palestra ministrada pelo Ministério Público e justiça de Campo Erê. A promotora da comarca DAIANNY PEREIRA relata que o tema escolhido abrange vários tipos de violência, entre eles: abuso sexual, Lei Maria da Penha e maus tratos de crianças e adolescentes. O público alvo foram os pais, com intuito frisa a promotora, de conscientizar a população sobre esses tipos de crime que acontecem em grande número na comarca de Campo Erê. A ideia foi repassar o que é violência, até que limite pode se estabelecer educação até entrar na violência.

Número de violência sexual é alto na comarca. A declaração é da promotora de justiça DAIANNY PEREIRA. Ela destaca que esse índice preocupa bastante, por isso a palestra é uma forma de conscientizar e prevenir que a violência em geral aconteça na comunidade. Segundo DAIANNY, nas escolas já é feito esse trabalho, e se pensou em realizar algo no mesmo sentido para pais e comunidade em geral.

Se constatado que houve violência sexual a menores de 14 anos Ministério Público já conta configurado o fato. Quem explica é a promotora da comarca de Campo Erê. Ressalta que quando a vítima é maior que 14 anos existe uma análise mais minuciosa dependendo também do tipo de violência que foi empregada. A promotoria, cita que a pena é de oito a 15 anos de prisão, para estupro de vulnerável, e se o crime for praticado por alguém da família existe um aumento de pena. Enfatiza que é um crime grave com consequencias muito severas.

Prevenção e conscientização a crimes de violência devem ser feitos em rede. No ponto de vista da promotora esse assunto precisa ser tratado por todos os órgãos de defesa a criança, adolescente, mulher e idoso, como CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretária de Saúde e Social. Por esse motivo, que a palestra realizada para pais e comunidade em geral reuniu todos esses profissionais. DAIANNY destaca que muitos são os fatores que levam a pratica de crimes de violências, entre eles o mais comum é a cultura da população. No entanto, teme que isso se torne algo bem visto pela sociedade, que se relacionar com menores de 14 anos seja algo normal, o que não é, pois na visão do Ministério Público isso é inadmissível.

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros por quase quatro horas. Por volta das 18 horas e 35 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros foi chamada para atender a um incêndio em vegetação. Foi na Linha Bicudo, interior de Campo Erê. Ao chegar no local a guarnição confirmou o sinistro, o incêndio havia consumido cerca de dois mil metros e se concentrava numa área de difícil acesso, por se tratar de uma área de banhado. Com auxílio de pessoas da comunidade foi possível controlar e apagar o incêndio. Para o combate foram utilizados batedores, bombas costais e um soprador a combustão. Todo o trabalho teve uma duração de aproximadamente duas horas.

Após retornar ao quartel a guarnição foi acionada novamente para atender a outro incêndio nas proximidades da Linha Bicudo. Segundo o corpo de Bombeiros, o segundo sinistro foi certa de 250 metros de distância do primeiro que já havia sido extinto. A Polícia Militar foi acionada para dar apoio na ocorrência. O Segundo incêndio tomou uma plantação de pinos. A guarnição trabalhou por cerca de uma hora e meia e apagou as chamas.

Polícia apreende mercadorias contrabandeadas na SC 157. Por volta das 11 horas de ontem, no Km 05 da rodovia SC-157 em São Lourenço do Oeste, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária abordou um Ônibus SCANIACMA COMETA, com placa do município de ArvorezinhaRS, conduzido por um homem de 48 anos. O coletivo transportava 28 passageiros. Dois deles, possuíam mercadorias a maioria eletrônicos, sem o devido desembaraço aduaneiro. Foi efetuada a apreensão das mercadorias.

Briga generalizada termina com diversas pessoas feridas na madrugada de ontem. Conforme a Polícia Militar, ação teria começado em um baile no distrito de Presidente Juscelino, São Lourenço do Oeste. Em conversa com o segurança, o mesmo relatou à PM que os envolvidos não estavam mais no local e estariam no pronto-atendimento. Ele contou aos policiais que a briga começou por um desentendimento entre os ocupantes de uma mesa. Estavam no pronto-atendimento quatro homens, de 57, 36, 34 e 29 anos, e cinco mulheres, de 38, 51, 17, 49 e 24 anos. Todos deverão comparecer em audiência no fórum da comarca de São Lourenço do Oeste.

Motorista morre após caminhão explodir. Um veículo de transporte de combustíveis explodiu após acidente entre Coronel Freitas e Quilombo, na SC-157, sábado. O grave acidente aconteceu por volta das 16 horas e 30 minutos deixando uma pessoa morta e o trânsito completamente bloqueado na rodovia estadual. Várias equipes foram mobilizadas. O helicóptero do Saer e equipe médica do Sara, o Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar Rodoviária atenderam a ocorrência.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.