ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia Sábado 12/08/17

-PROCURADORIA ENCERRA NEGOCIAÇÃO DE DELAÇÃO COM EDUARDO CUNHA

-TRIBUNAL DE JUSTIÇA ANULA LISTA DA OAB PARA

DESEMBARGADOR

-SECRETÁRIA PARTICIPA DE FÓRUM NACIONAL.

-APOSENTADORIA POR IDADE SERÁ RECONHECIDA

AUTOMATICAMENTE PELO INSS.

-SACOLAS PLÁSTICAS PODEM VOLTAR A CIRCULAR

LIVREMENTE NO COMÉRCIO.

-ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA DO PARANÁ É COMEMORADO

COM HOMENAGENS.

-PM REALIZA PROMOÇÃO DE OFICIAIS E PRAÇAS.

-CARRO E MOTO COLIDEM NO CENTRO.

-INCÊNDIO DE GRANDE PROPORÇÃO ATINGE

VEGETAÇÃO.

GLOBO - SÁBADO - 12.08.17 - THIAGO

Tempo bom no Noroeste. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens, mas sem chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e décimos. Umidade relativa do ar é... por cento.

A Bolsa de Valores começou a sexta-feira em baixa. O dólar iniciou o dia em alta, a três reais e 17 centavos. O peso é cotado a 17 centavos. O Euro vale três reais e 73 centavos.

A Coreia do Norte afirmou, ontem, que os Estados Unidos sofrerão uma derrota vergonhosa e uma condenação final caso persistam com aventuras militares, sanções e pressões extremas. A mensagem está em um comunicado divulgado pela agência estatal do país. A publicação diz, ainda, que os militares vão destruir sem perdão os provocadores que fazem tentativas desesperadas de sufocar o governo norte-coreano. A manifestação é uma resposta a DONALD TRUMP, que disse que a ameaça que ele fez, de responder com fogo e fúria, parece não ter sido forte o suficiente já que a Coreia do Norte confirmou que tem planos para atacar os americano.

A Venezuela chamou de mentiroso um relatório divulgado pela ONU nesta semana. O documento das Nações Unidas acusa as forças de segurança do país e a milícia chavista de serem responsáveis por 73 das mais de cem mortes que ocorrem nas manifestações de rua dos últimos meses. Para o governo venezuelano, é reprovável eticamente que o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos apresente semelhante mentira ao mundo como sendo um conclusão.

O presidente da Venezuela fez, ontem, o primeiro discurso aos 545 políticos que compõem a assembleia constituinte convocada por ele. NICOLÁS MADURO entregou o projeto de elaboração de uma nova constituição e declarou que vai se subordinar à assembleia. A agência de notícias Associated Press destaca que o gesto de MADURO de prometer subordinação é meramente simbólico, já que foi ele mesmo quem convocou a constituinte e o colegiado é formado apenas por políticos que apoiam o governo.

Levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro mostra que a gestão fiscal em quase todas as prefeituras do país beira à insolvência. De acordo com o Índice Firjan, mais de 86 por cento das administrações públicas dos municípios brasileiros estão em condição financeira considerada crítica ou difícil. São quatro mil setecentas e 90 cidades nessa situação. O estudo mostra, ainda, que o nível de investimentos das prefeituras em 2016 é o mais baixo da última década.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 88 milhões de trabalhadores vão ter direito a receber os sete bilhões e 200 milhões de reais que o governo anunciou que vai distribuir. O valor representa metade dos 14 bilhões e meio de reais do lucro líquido do FGTS no ano passado. Os saques do rendimento vão seguir as regras normais de acesso ao dinheiro do Fundo de Garantia, conforme o que está previsto na lei. Não haverá uma distribuição ampla como foi com os saques de contas inativas, encerrados no final do mês passado.

O ministro EDSON FACHIN, relator da Lava Jato no STF, determinou a suspensão do inquérito contra o presidente MICHEL TEMER por crime de corrupção passiva. A decisão de FACHIN é resultado da votação da Câmara, na semana passada, em que os deputados decidiram não dar prosseguimento à denúncia da Procuradoria da República, acabando com a possibilidade de abertura de processo contra o presidente no Supremo. Ontem ainda o ministro negou um pedido da Polícia Federal e da Procuradoria para que TEMER fosse incluído em um inquérito que apura uma suposta formação de organização criminosa por deputados e ex-deputados do PMDB para desviar recursos da Petrobras e de outras estatais.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou uma condenação a uma empresa de eventos da cidade de Turvo que terá de pagar uma indenização de dez mil e 500 reais para um casal. A empresa foi condenada em primeira e segunda instâncias porque faltou comida e não havia garçons suficientes na festa de casamento das vítimas do dano material e moral. Havia 520 convidados no evento. O casal teve de buscar comida adicional em outro lugar para amenizar a situação. A noiva passou mal por estresse agudo e precisou de atendimento médico.

A Polícia Civil de Içara abriu inquérito para apurar se houve abuso de autoridade da Polícia Militar de Balneário Rincão durante o atendimento de uma ocorrência envolvendo um menor. Um vídeo que circula pelas redes sociais desde o final de semana passado mostra o adolescente, de 14 anos, sendo agredido por um policial com um pedaço de madeira. O rapaz alega que foi abordado na rua e apanhou sem motivo. O comandante da PM na cidade onde o fato ocorreu disse que reprova a conduta do agente e que a corregedoria da instituição também abriu investigação.

Um ex-padre acusado de matar a esposa e de deixar o corpo às margens da SC-418, na Serra Dona Francisca, em Joinville, foi julgado ontem. MAXIMINO VICENCI, de 44 anos, recebeu pena de 13 anos e meio de prisão em regime fechado pelo assassinato da mulher, que aconteceu em Balneário Piçarras em março do ano passado. Na época VICENCI confessou o crime e disse para o delegado responsável pela investigação que asfixiou TERESINHA SOAVE, de 63 anos, depois de uma briga. Segundo o ex-religioso, o desentendimento ocorreu porque não queria que a vítima lesse livros que ele considerava contrários à religião cristã.

Secretária de Educação participa de Fórum Nacional. PAULA TONIAL de Campo Erê, conta que com o objetivo de proporcionar uma Educação Pública com qualidade social, a Administração Municipal, a enviou para representar Campo Erê nesta semana, no décimo sexto Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza. O evento reuniu cerca de mil e 200 profissionais da área educacional tem como objetivo discutir com dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país o tema: "Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação, o PNE na garantia do direito à educação de todos e de cada um".

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação é muito importante para o acompanhamento de políticas nacionais. Para a Secretária de Educação de Campo Erê PAULA TONIAL, ela mobiliza e integra os dirigentes municipais para construir e defender a educação pública com qualidade social. Classifica sua participação neste encontro muito importante, pois a partir dele teve a oportunidade de compartilhar experiências, e debater assuntos além de ampliar os conhecimentos, a fim de promover uma educação cada vez melhor para Campo Erê.

Proposta do Fórum Nacional de Educação é pautar os três anos do Plano Nacional de Educação. Além disso, explica a secretária de educação de Campo Erê PAULA TONIAL, ele mostra os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias. Oportuniza ainda as políticas e os programas do governo federal, a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender, além dos desafios relacionados à oferta da educação como direito. PAULA lembra que é integrante da diretoria da Undime, e delegada no Fórum Nacional em Fortaleza.

PPA e LDO são discutidos em audiência pública. Segundo DÁRIO FERLIN, em cumprimento aos dispositivos legais, a Administração Municipal de Campo Erê, por meio da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Vereadores, realizou na Câmara de Vereadores, audiência pública onde foram apresentados os projetos relativos ao Plano Plurianual de Investimentos para o quadriênio 20182021 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2018.

Audiência Pública tem como princípio apresentar o destino dos recursos públicos para os próximos quatro anos. Quem explica é DÁRIO FERLIN – responsável pelos atos oficiais da prefeitura de Campo Erê. Segundo ele, os trabalhos foram conduzidos por ele e pelo técnico em contabilidade IVO GIACOMETTI. Eles fizeram uma explanação detalhada do PPA e da LDO, sobre os princípios orçamentários, como legalidade, programas governamentais estabelecidos, ações e metas para cada área de atuação e valores previstos para cada exercício financeiro.

Receita consolidada prevista para o exercício de 2018, foi calculada pela média arrecadada no exercício de 2016 e média arrecadada no primeiro semestre de 2017. Quem explica é DÁRIO FERLIN de Campo Erê. De acordo com ele, para o próximo ano, está prevista uma receita de 27, 8 milhões. Já para 2019, estão previstos 29,1 milhões. Em 2020, Campo Erê tem previsto o valor de 30,6 milhões e para 2021 o valor será superior a 32,1 milhões.

Contador destaca alguns itens incluídos no do PPA 20182021. DÁRIO FERLIN de Campo Erê cita: atividades e projetos para adequação de todas as ações e programas de governo; atualização de valores, a fim de atender as necessidades de cada programa, despesas de pessoal, amortização da dívida pública e encargos; para cada projeto foi destinado recursos líquidos, após o cálculo das despesas correntes, que de alguma forma irão financiar as contrapartidas de convênios e com indicação simbólica da fonte de recursos. O valor previsto na despesa foi o mesmo montante previsto na receita, de forma a evidenciar o equilíbrio orçamentário, conclui o contador.

Aposentadoria por idade será reconhecida automaticamente pelo INSS. Quem explica é o advogado de Anchieta que atende toda região IVANILDO BRASSIANI. De acordo com ele, o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS determinou, por meio de portaria, o reconhecimento automático da aposentadoria por idade. Esse processo se dá a partir da verificação das informações constantes nos sistemas da autarquia e nas bases de dados do governo federal. A medida já esta em vigor desde o fim do mês passado. Ela estabelece que o segurado não precisa mais comparecer a um posto de atendimento para solicitar esse tipo de aposentadoria.

Pesquisas devem ser feitas para identificar pessoas que já têm direito a aposentadoria. Segundo o advogado IVANILDO BRASSIANI de Anchieta e que atende também toda região, o INSS vai fazer uma pesquisa mensal para identificar os segurados que já têm o direito disponível e enviará comunicado sobre a concessão do benefício. No entanto, a pessoa também pode requerer a concessão do benefício. BRASSIANI explica que para a realização do pedido será solicitada a confirmação dos dados pessoais, como ocorre no sistema tradicional.

INSS deve enviar comunicado indicando informações sobre os dados da concessão e pagamento do benefício. De acordo com o advogado IVANILDO BRASSIANI de Anchieta, é obrigação do INSS enviar essas informações ao cidadão assim que houver o reconhecimento do direito. Acrescenta que a aposentadoria por idade, atualmente, é um benefício ao trabalhador que comprovar o mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de 65 anos, se homem, ou 60 anos, se mulher. Para o chamado “segurado especial”, a idade mínima é reduzida em cinco anos.

No grupo de segurados especiais está profissões como: agricultor familiar, pescador artesanal, além de indígenas. Conforme IVANILDO BRASSIANI – advogado em Anchieta, para receber o benefício nessa condição, o trabalhador deve estar exercendo a atividade no momento da solicitação do benefício. Caso não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário ao segurado especial, o trabalhador poderá pedir o benefício com a mesma idade do trabalhador urbano, somando o tempo de trabalho como segurado especial ao tempo de trabalho urbano.

Sacolas plásticas podem voltar a circular livremente no comércio. O prefeito de São Lourenço do Oeste RAFAEL CALEFFI, conta que encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que revoga a proibição do uso de sacolas plásticas. A lei previa a substituição das plásticas pelas retornáveis, ou ecologicamente corretas. Aprovada em 2015, à lei passou a proibir ao fornecedor varejista, no comércio do município, ceder gratuitamente ou vender sacolas ou sacos plásticos ao consumidor para acondicionar as mercadorias no transporte final.

Lei da proibição das sacolas plásticas é para estabelecimentos industriais que vendem direto ao consumidor, aos prestadores de serviços e aos órgãos públicos. RAFAEL CALEFFI – prefeito em São Lourenço do Oeste, destaca que segundo projeto do Executivo, rotineiramente, quando o consumidor não se programa para as compras e leva consigo sua própria sacola, por exemplo, acaba utilizando caixas de papelão que serviam para o transporte de outros produtos, muitas vezes mantidas no chão dos estabelecimentos, sem qualquer higiene.

Revogação da lei não será um retrocesso à sustentabilidade, que pode ser alcançada de outras formas. O entendimento é do prefeito de São Lourenço do Oeste RAFAEL CALEFFI. De acordo com ele, os vereadores se manifestaram a favor da decisão do Executivo e agora o projeto segue para análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Aniversário da Polícia Militar do Paraná é comemorado com homenagens. Quem comenta é o prefeito de Marmeleiro e policial da reserva JAIMIR GOMES. De acordo com ele, o vigésimo primeiro BPM realizou uma solenidade nesta semana em comemoração aos 163 anos da Polícia Militar do Paraná. O evento foi marcado pelas homenagens aos policiais da ativa, que receberam medalhas pelo tempo de serviço e, ainda, um PM com 90 anos foi homenageado. O prefeito parabeniza a todos os PMs e agradece pelo trabalho prestado sempre para o bem da sociedade.

Polícia Militar realiza promoção de Oficiais e Praças. Ontem pela manhã foi realizada solenidade de formatura e promoção de oficiais e praças do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de São Miguel do Oeste. Ao Todo nove policiais foram promovidos, sendo: quatro terceiro Sargentos, que agora são segundo, um Major, que agora se tornou Tenente-Coronel, e três primeiro Tenente, que agora são Capitão. O Comandante da nona Região, Coronel DIRCEU NEUNDORF, participou da entrega das divisas.

Tenente da Polícia Militar é promovido a capitão. O comandante da PM de Campo Erê MARCOS ROSATI, foi promovido a capitão, no evento que reuniu autoridades, familiares e amigos dos militares, ontem em São Miguel do Oeste. ROSATI que comanda as policias de Campo Erê, São Bernardino, Santa Terezinha do Progresso, Saltinho e Palma Sola, passa de primeiro tenente a capitão.

Carro e moto colidem no centro. Por volta das 01hora foi atendido na Rua Ernesto Beuter esquina com Rua Coronel Bertaso acidente de trânsito envolvendo carro de passeio e motocicleta. Condutor da moto Honda placa de São Lourenço, de 19 anos se encontrava confuso, com sinais vitais normais apresentando escoriações no ombro esquerdo, em membro inferior esquerdo e região lombar. Já a motorista do Fox placas de São Lourenço, de 18 anos, estava consciente orientada apresentando escoriações na região do tórax.

Ônibus que seguia para Paraguai é assaltado em Renascença. Segundo a Polícia Militar o assalto ocorreu por volta da uma hora desta madrugada. Após o assalto a Polícia fez rondas, mas ninguém foi localizado. Os bandidos levaram todo dinheiro dos passageiros, ninguém ficou ferido.

Bombeiros trabalham cerca de três horas em incêndio em vegetação. Por volta das 11 horas e 25 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu na Linha Alfa IV, interior de São Bernardino a um incêndio em reflorestamento. O local era de difícil acesso, para o controle das chamas foram utilizados auxílio da brigada da propriedade com abafadores, sopradores e bombas de água. A guarnição trabalhou cerca de três horas no combate e rescaldo.

Incêndio de grande proporção atinge vegetação. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu por volta das 15 horas e 55 minutos de ontem, a mais um incêndio no interior de São Bernardino. Foi na Linha Manjolinho. Ao chegar ao local a

Guarnição se deparou com incêndio em vegetação de grandes proporções e local de difícil acesso. Foi solicitado apoio da Guarnição de São Lourenço do Oeste. Populares foram orientados e após os procedimentos por volta das 21 horas à guarnição retornou ao quartel.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.