ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 12-07-2019 Sexta-feira

-DESTAQUE REDUZ PARA 15 ANOS TEMPO MÍNIMO DE CONTRIBUIÇÃO PARA HOMENS

-GOVERNO CONFIRMA VINDA DE BOLSONARO AO ESTADO NA SEMANA QUE VEM

-SÃO JOÃO DO OESTE DERRUBA LATICÍNIOS DESATIVADA NO CENTRO DA CIDADE

-CAFÉ COLONIAL TERÁ MAIS DE 120 VARIEDADES DE ALIMENTOS E BEBIDAS

-IPORÃ DO OESTE INSTITUI LEI QUE REGULAMENTA REMOÇÃO DE VEÍCULOS ABANDONADOS EM VIA PÚBLICA

-AEST IRÁ DEMONSTRAR TRABALHOS REALIZADOS PELOS NÚCLEOS

-QUATRO PESSOAS SÃO INDICIADAS POR FRAUDE PARA RECEBIMENTO DO DPVAT

-POLICIA PRENDE INTEGRANTES DE ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA DEDICADA AO COMÉRCIO ILÍCITO DE DROGAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de menos 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e o primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, conversaram por telefone e concordaram em manter a cooperação contra as "atividades malignas" do Irã na região, em um momento de fortes tensões com Teerã. Os dois governantes falaram sobre "a cooperação entre Estados Unidos e Israel para promover seus interesses nacionais compartilhados de segurança nacional". O Irã está armazenando mais urânio enriquecido a uma pureza superior do que o permitido pelo acordo nuclear firmado em 2015.


O governador de Nova York, ANDREW CUOMO, promulgou nesta quarta-feira uma lei que proíbe a desigualdade salarial entre homens e mulheres que desempenhem a mesma função. A norma também proíbe as empresas de perguntarem sobre o histórico salarial durante as entrevistas de emprego. CUOMO sancionou a lei durante a comemoração do quarto título mundial da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos. As campeãs mundiais protestam contra a desigualdade salarial em relação aos homens.


O regime de NICOLÁS MADURO e a oposição liderada por JUAN GUAIDÓ concordaram nesta semana em estabelecer uma mesa de trabalho permanente para tentar resolver a crise política na Venezuela. As duas partes concluíram na quarta-feira, em Barbados, uma reunião que dá continuidade às conversas iniciadas pela Noruega em maio. Por enquanto, porém, não há perspectiva de uma nova eleição presidencial nem de que MADURO e o chavismo cedam e deixem o poder.



O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que está cogitando nomear o filho EDUARDO BOLSONARO para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O presidente afirmou que EDUARDO é amigo dos filhos do presidente norte-americano DONALD TRUMP, fala inglês, fala espanhol, tem vivência muito grande de mundo e daria conta do recado perfeitamente. EDUARDO afirmou, em entrevista à GloboNews, que vai "cumprir da melhor maneira" a missão que receber do "presidente", "onde quer que for". Ele também disse que está disposto a renunciar ao mandato de deputado federal para assumir o comando da embaixada brasileira em Washington.


O plenário da Câmara aprovou na madrugada desta sexta-feira, por 445 votos a 15, um destaque ao texto da reforma da Previdência que reduz, de 20 para 15 anos, o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do regime geral poderem se aposentar. Além dessa alteração, outras duas foram aprovadas na sessão, que começou na tarde de quinta-feira. Uma delas altera a regra para cálculo do valor da aposentadoria de mulheres e favorece viúvas que recebem pensões. A emenda recebeu 344 votos favoráveis e 132 contrários. A terceira mudança prevê regras de aposentadoria mais suaves para uma série de carreiras policiais. O destaque altera a idade mínima dessas categorias para 53 anos para policiais homens e 52 para mulheres.


Os deputados iniciam nesta sexta-feira o quarto dia de análise da reforma da Previdência em plenário. Ainda faltam oito destaques para serem analisados pelos deputados. Antes, porém, a Câmara terá de vencer a obstrução da oposição, que vem apresentando requerimentos de retirada de pauta a cada nova sessão aberta para debater a proposta. Caso os deputados consigam concluir a votação dos destaques remanescentes ainda nesta sexta, o governo promete tentar aprovar a proposta em segundo turno antes do final de semana. Para isso, a reforma da Previdência precisará voltar à comissão especial onde tramitou até a semana passada, para que seja elaborada e votada a redação do texto para o segundo turno. Depois que o texto da PEC retornar da comissão pode voltar para o plenário, a fim de ser votado em segundo turno.


A Polícia Civil indiciou o vice-prefeito de São Bento do Sul, MARCIO DREVECK, por concussão, que é exigir valor indevido em razão do cargo, e corrupção passiva. Neste último crime, ele foi indiciado em nove casos diferentes. O vice-prefeito está preso preventivamente desde o dia primeiro de julho. A Polícia Civil apurou denúncias de recebimento de dinheiro referente a parte do salário de servidores comissionados indicados por DREVECK no poder público municipal. Ao todo, 19 pessoas foram ouvidas durante a investigação. O vice-prefeito é o único indiciado, mas outros suspeitos também podem ser denunciados posteriormente.


A presidência da República confirmou a previsão de vinda do presidente JAIR BOLSONARO a Santa Catarina na próxima segunda-feira, dia 15 de julho. Ele acompanhará o ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, na entrega de ônibus escolares para municípios do Estado. O evento será às 11 horas, no hangar da Base Aérea de Florianópolis. Já na sexta-feira, 19 de julho, o vice-presidente MOURÃO estará na Federação das Indústrias de Santa Catarina. Ele vai participar de um evento da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão, a Acaert.


O Ministério da Agricultura deve viabilizar a retomada do projeto de recolhimento de animais mortos nas propriedades rurais. Este foi um dos encaminhamentos da reunião entre a vice-governadora DANIELA HEINEHR e o secretário da Agricultura RICARDO DE GOUVÊA com o ministro da Agricultura em exercício, MARCOS MONTES. O estado enfrenta dificuldades para dar continuidade ao projeto de recolhimento de animais mortos e não abatidos nas propriedades rurais. A vice-governadora saiu otimista da audiência Brasília, pois o Ministério da Agricultura pretende publicar normativas dando condições para que as empresas exportem a farinha derivada do processamento de carcaças, com algumas restrições internas quanto ao destino do produto. Assim, o projeto poderá ser retomado o mais rápido possível.


-SÃO JOÃO DO OESTE DERRUBA LATICÍNIOS DESATIVADA NO CENTRO DA CIDADE

-CAFÉ COLONIAL TERÁ MAIS DE 120 VARIEDADES DE ALIMENTOS E BEBIDAS

-IPORÃ DO OESTE INSTITUI LEI QUE REGULAMENTA REMOÇÃO DE VEÍCULOS ABANDONADOS EM VIA PÚBLICA

-AEST IRÁ DEMONSTRAR TRABALHOS REALIZADOS PELOS NÚCLEOS


Almoço da cooperação em prol do hospital e APAE de Descanso será realizado neste sábado. O evento é organizado pela Cooper A1 e Sicoob de Descanso e Belmonte, Cresol, Sicredi e Coperdes de Descanso. Fichas estão sendo vendidas ao valor de 25 reais adulto e dez reais para crianças de oito a 12 anos. Em Descanso as cooperativas também promovem uma rifa, em que todo lucro será revertido para as duas entidades. O Dia de Cooperar iniciou em 2009 no estado de Minas Gerais, com o objetivo de estimular o trabalho voluntário. Desde então essa ação tem ganhando força e adesão de entidades em diversos estados.


Secretaria de obras e serviço urbano de Descanso desenvolveu realiza operação tapa-buracos. Foram aplicadas sete toneladas de camada asfáltica em ruas da cidade na última terça-feira. O secretário GIOVANI BUSNELLO VIEIRA cita que o período longo de chuva, desgaste com o tempo e buracos feitos pela Casan para consertar a tubulação da rede de água resultaram em imperfeições que precisavam ser corrigidas para oferecer segurança e mobilidade nas vias públicas. Um dos trechos agravantes, conforme o secretário, era o acostamento da avenida Santa Helena até o trevo de acesso à cidade. A camada foi transportada de Maravilha, sendo que os servidores públicos da pasta foram feitos pelos responsáveis pela aplicação e compactação.


Comissão organizadora divulga shows da Faismo 2019 de SMOeste. O evento foi realizado na noite de ontem. Na noite de abertura, dia 14 de novembro, a e atração será WESLEY SAFADÃO. Na sexta-feira, 15, serão duas atrações gratuitas. A partir das 18 horas, quem sobe ao palco é THOMAS MACHADO, que ficou conhecido nacionalmente ao vencer o programa The Voice Kids. Logo em seguida, haverá show humorístico com GURI DE URUGUAIANA. Na noite de sábado, a atração principal será a dupla MAIARA E MARAÍSA, que sobe ao palco após o show de abertura de EDUARDO GUSTAVO. A venda de passaportes promocionais inicia no dia 18. Além das apresentações com entrada gratuita na sexta-feira, não será cobrado ingresso para visitação à feira em nenhum dos dias. A Faismo 2019 acontece de 14 a 17 de novembro.


Horto da vida de Mondaí promove capacitação com especialistas sobre uso de plantas medicinais neste final de semana. Conforme a coordenadora do horto da vida e pastoral da saúde, AMARILES MENEGASSI, nesta sexta-feira os integrantes e voluntários da pastoral participam de curso com o especialista em plantas medicinais ALESIO DOS PASSOS e a farmacêutica e também especialista VIVIANE CORAZZA. Ela enfatiza que o objetivo é discutir e aprimorar o conhecimento dos voluntários para o trabalho com as plantas medicinais no horto do município. AMARILES comenta que as plantas produzidas no município são disponibilizadas a toda comunidade, e compartilhadas com pastorais de outros municípios. O horto de Mondaí conta com mais de 230 espécies de plantas medicinais. O objetivo principal é valorizar o uso de chás e reduzir o uso de químicos.


Neste sábado o horto da vida estará presente na segunda edição do Natura Arte, promovida pela Sociedade Terra Nova de Mondaí. AMARILES MENEGASSI ressalta que serão expostas plantas e haverá oportunidade para esclarecer dúvidas com os voluntários e os especialistas que também estarão presentes ministrando oficinas. O Natura Arte, evento artístico ambiental, objetiva trazer a população local e regional para conhecer o instituto e as atividades e trabalhos que são realizados. A programação neste sábado inicia às 15 horas com oficinas de teatro, plantas medicinais e pioneirismo escoteiro, seguido de passeio na trilha ecológica. A partir das 18 horas e 30 minutos iniciam as apresentações com artistas locais e dos jovens do serviço de acolhimento. Como ingresso será solicitado a todos que vierem prestigiar o evento uma peça de roupa usada.


Legislativo de Tunápolis aprova repasse de recursos para entidades do município. Conforme o vereador, ALOÍSIO LEMMEN, para o repasse dos recursos o município segue o que define e regulamenta uma lei federal. No total, 235 mil reais serão repassados a oito entidades sem fins lucrativos da cidade e interior. Serão contempladas as sociedades Nacional de Sete Tombos, Cinquentenário de São Jorge, São Pedro, Raigão Baixo, 25 de Julho de São José, CTG Última Porteira, Clube Sorast e Clube Real. Devido a necessidade de adequações para acessibilidade e novos sanitários São Pedro vai receber 60 mil reais. As demais entidades serão contempladas com valores de até 25 mil reais. O vereador explica que apenas o repasse ao hospital, no valor de 110 mil reais, não se enquadra na lei federal porque os recursos são de emenda ainda do ano passado, e que o município se comprometeu em repassar a entidade em cinco parcelas.


Há mais de 30 anos, RONALDO COUTINHO se dedica a missão diária de informar a previsão do tempo. Diariamente, da Clima Terra de São Joaquim, o agrônomo atualiza as informações do tempo. De acordo com COUTINHO, as participações em emissoras para a previsão do tempo iniciaram no final da década de 1980, quando estava se formando em agronomia e ainda antes de ingressar na Epagri em Florianópolis. Com a experiência, COUTINHO assumiu a previsão do tempo, mesmo sem formação específica em meteorologia. Inicialmente a previsão era recebida por fax de Brasília, e adaptada para a região. Depois os profissionais recebiam dados por cartas e faziam a previsão a partir da própria análise. Em 1995 COUTINHO criou a Clima Terra e na sequencia o Ciram que trouxe o curso de metereologia. Atualmente são cerca de 70 rádios atendidas nos três estados do Sul. Ele avalia que a meteorologia melhora a medida que evoluem as tecnologias.


Tunápolis projeta inauguração de nova indústria. A empresa Quality Rações, com matriz na cidade de Dois Vizinhos-PR finaliza tramites burocráticos para iniciar atividades. O Secretário da Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH lamenta o atraso da inauguração devido a lentidão do Instituto do Meio Ambiente na liberação de licenças. De acordo com o secretário, a empresa industrializará rações para ogado de corte, mas com foco principal na bovinocultura de leite. LAWISCH lembra que a empresa recebeu concessão de uso de um pavilhão e mais um escritório, além de dois mil e 700 metros quadrados de terra.A empresa tambéminvestiu mais quatro milhões de reais para instalar uma das mais modernas fábricas de ração do segmento na região.


Município faz novos investimentos para atrair empresas. Melhorias ocorrem na área industrial de Tunápolis que ainda conta com mais dois espaços de seis mil metros quadrados cada. O secretário da Indústria e Comércio diz que a meta é disponibilizar concessão para novos investidores ou empresas locais que queiram ampliar suas atividades. De acordo com VOLMIR LAWISCH, a secretaria da indústria e comércio licitou a instalação de postes e de rede de energia elétrica de alta tensão no valor de 63 mil reais e de baixa tensão no valor de 10 mil reais com recursos próprios. O setor de água da prefeitura também já realizou instalação de rede de água do sistema municipal. VOLMIR LAWISCH diz que são estabelecidos critérios para proporcionar segurança ao poder público que está concedendo benefícios de áreas de terra e até pavilhões para instalações de novas empresas e também ampliações de empreendimentos já existentes no município.


Aluna do CIEF recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. A estudante MANUELA SKRSYPCSAK KIST, do nono ano do CIEF de Iporã do Oeste, recebeu medalha de ouro na décima quarta Olimpíada de Matemática, em Salvador- BA, na última segunda-feira. A OBMEP teve mais de 18 milhões de inscritos. Receberam a medalha de ouro 575 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A aluna vem se destacando na OBMEP há vários anos. Em 2016 MANUELA recebeu a medalha de bronze, em 2017 de prata e na premiação entregue esta semana, referente à prova de 2018, recebeu medalha de ouro. Na Olimpíada de Matemática de 2019, MANUELA se classificou em primeiro lugar na etapa escolar do CIEF e em setembro participa da próxima fase. Além das medalhas, a estudante ainda ganha uma bolsa mensal do CNPQ para estudar matemática.


Trigésimo quinto Café Colonial de Iporã do Oeste terá mais de 120 variedades de alimentos e bebidas. O evento mais antigo do município será realizado neste sábado, a partir das 17 horas e 30 minutos, no pavilhão católico. Conforme uma das integrantes da comissão organizadora, IRMI SCHNEIDERS, todos os anos o cardápio do café colonial é inovado, e este ano, serão quatro novos pratos totalizando 129 opções de alimentos e bebidas. Ela cita também opções para pessoas com intolerância ao glúten. IRMI lembra que o evento procura resgatar e manter costumes antigos, a exemplo da confecção caseira da maioria dos pratos preparados com receitas das mães e avós. As fichas estão sendo vendidas ao valor de 25 reais antecipado, e 30 reais na hora. IRMI ressalta que os produtos que estão sendo preparados são suficientes para atender até 800 pessoas, e reforça a importância da compra antecipada das fichas para facilitar a organização.


A temática do Café Colonial deste ano é “voltando às origens”. O objetivo é resgatar o evento quando no seu início há mais de 30 anos, um grupo de mães se reunia e produzia ou arrecadava produtos para venda. O recurso arrecadado era usado na manutenção da creche Casulo São José, uma escola particular, mas filantrópica. A organização inicial do café era do Clube de Mães Novo Amanhã, do antigo CEI São José, o que agora é de responsabilidade da associação de artesanato, em parceria este ano com o clube de patinação Asas da Liberdade e o grupo de danças alemãs Immer Lustig. O lucro do evento será dividido entre as três entidades. Em média 100 pessoas trabalham na organização. Há vários pontos de venda das fichas em Iporã do Oeste, e também em Itapiranga no centro universitário da Uceff, em Tunápolis na padaria Gostinho Bom e Real Informática e em Mondaí na Casa do Pão, e ainda, com os integrantes das entidades promotoras.


São João do Oeste derruba laticínios desativada no centro da cidade. A estrutura, localizada na entrada da cidade, estava desativada há mais de 20 anos. O vice-prefeito GENÉSIO ANTON explica que a antiga laticínios estava sendo utilizada nos últimos anos como depósito de insumos da Cooper A1. Nesta quinta-feira iniciou a derrubada da estrutura antiga com máquinas da prefeitura para dar espaço a nova sede do mercado da cooperativa. ANTON cita que a construção terá fachada germânica, e será um cartão postal da cidade. Ele recorda que a antiga laticínios foi construída na década de 1970 por iniciativa de moradores, passando pelas gestões do laticínios Ivoti, Batavo e por último Parmalat. ANTON comenta que o terreno passou por vários processos e disputas judiciais. A Cooper A1 adquiriu a estrutura, houve a quitação das pendências judiciais e nos últimos dois anos iniciou a negociação para liberação ambiental da construção do mercado.


Iporã do Oeste institui lei que regulamenta remoção de veículos abandonados em via pública. O projeto encaminhado pelo executivo foi aprovado na sessão desta semana pelos vereadores. Conforme o assessor jurídico da prefeitura, DOUGLAS MALLMANN, o projeto surgiu pela constatação da administração de que em ruas da cidade existem carros abandonados, embora que não em grande número. Ele afirma que estes veículos abandonados geram preocupação pela possibilidade de se tornarem focos do mosquito transmissor de doenças e por atrapalharem a circulação dos demais veículos. O advogado explica que com a aprovação do projeto de lei, o município estará autorizado a inicialmente notificar os proprietários para que providenciem a retirada, em até três dias, dos veículos que estiverem abandonados, caso contrário serão removidos ao pátio conveniado em Mondaí, definido por licitação.


O abandono se caracteriza, segundo o assessor jurídico da prefeitura, pela avaliação do veículo que estiver estragado, amassado ou sem pneu e que permanece no mesmo local por 15 dias ou mais consecutivos. DOUGLAS MALLMANN ressalta que a via pública não deve ser utilizada como garagem pelos proprietários, e por isso, se mesmo com algum problema a pessoa não quer se desfazer do veículo, deve ser providenciado um local adequado. O advogado enfatiza que o proprietário terá que arcar com o valor do guincho para remoção e as taxas diárias de permanência do veículo no pátio conveniado. Caso o veículo removido não seja retirado pelo proprietário em até 60 dias, poderá ser destinado para leilão. As reclamações sobre abandono ou estacionamento de veículo em situação que caracterize abandono nas vias públicas deverão ser encaminhadas ao setor de fiscalização e tributos da prefeitura.


AEST de Tunápolis e Santa Helena irá demonstrar trabalhos realizados pelos núcleos. A ação faz parte da semana dos núcleos empresariais do estado, de 15 a 19 de julho, organizada pela Facisc. O objetivo é mostrar a comunidade o trabalho que é realizado pelos núcleos em todo o estado, e os benefícios que tem trazido a população. Conforme o diretor do programa empreender da AEST, TAILAN FREY, a Facisc sugeriu que os núcleos fizessem o registro das atividades que são realizadas, a confecção de um guia com sugestões de boas práticas de gestão além da promoção de um evento aberto na comunidade. O diretor explica que em Tunápolis e Santa Helena, a AEST irá promover na segunda-feira, um talk show, evento aberto a comunidade para demonstrar as atividades promovidas pelos núcleos do comércio varejista, da mulher empresária e dos jovens empreendedores. O evento inicia as 19 horas e 30 minutos, na casa da cultura.


O público alvo da semana dos núcleos são os associados, empresários ainda não associados e a comunidade em geral. O diretor do programa empreender da AEST, TAILAN FREY, justifica que a importância da participação das empresas nos núcleos é a troca de experiências, a promoção de capacitações e o desenvolvimento de ações conjuntas em prol das empresas e da comunidade em geral. Ele afirma que nos núcleos a prioridade é a troca de informações e a busca por soluções em comum, mesmo entre empresas consideradas concorrentes no mercado. Dos 100 associados da AEST, cerca de metade participa de algum núcleo. TAILAN comenta que por envolver empresas dos dois municípios, outra vantagem são as oportunidades de negócios geradas. A programação completa da semana dos núcleos em todos os municípios pode ser conferida no site semanadosnúcleos.com.br.


-QUATRO PESSOAS SÃO INDICIADAS POR FRAUDE PARA RECEBIMENTO DO DPVAT

-POLICIA PRENDE INTEGRANTES DE ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA DEDICADA AO COMÉRCIO ILÍCITO DE DROGAS


Acidente com danos materiais é registrado na SC 163. O acidente ocorreu às 13 horas de ontem, na SC 163 em São Miguel do Oeste. A colisão traseira envolveu um Sandero de São João do Oeste, conduzido por um homem de 41 anos, e um Siena de Belmonte, conduzido por um homem de 72 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos materiais nos veículos.


Polícia Militar realiza operação contra o contrabando. A Polícia Militar vem realizando uma série de ações que visam a redução dos índices de criminalidade voltadas especificamente ao enfrentamento do crime organizado. Foi realizada ontem a segunda edição da Operação Varejo, com foco no comércio de cigarros contrabandeados. A venda destes produtos contrabandeados movimenta aproximadamente sete milhões de reais mensalmente em Santa Catarina, dinheiro que abastece facções criminosas e trás prejuízos ao comércio legal. Na região foram apreendidos seis mil 271 pacotes de cigarros em vários estabelecimentos, totalizando mais de 30 mil em cigarros apreendidos. Foram abordadas na operação 285 pessoas, sendo detidas quatro por situações diversas. Entre as apreensões duas ocorreram em Dionísio Cerqueira. No bairro Agrícola e no bairro União dois bares e mercados foram inspecionados onde foram encontrados os maços de cigarros.


Mais de 80 mil reais em mercadorias são apreendidos pela Polícia Rodoviária. A ocorrência foi registrada na manhã desta quinta-feira, por volta das sete horas, em São Lourenço do Oeste, durante fiscalização de trânsito. Foi abordado um ônibus do município de Caxias do Sul/RS, conduzido por um homem de 53 anos. Em consulta foi verificado o transporte de 63 volumes de mercadorias diversas, sem os devidos desembaraços aduaneiros, no valor aproximado de 85 mil reais. O veículo e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Ainda nesta quinta-feira, logo após o meio dia de ontem, na SC 157, em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária abordou um ônibus de Porto Alegre, em que foi verificado que um dos passageiros, um rapaz de 17 anos, o transporte de mais de 31 quilos de maconha em duas malas. O rapaz foi apreendido.


Divisão de Investigação Criminal prende de cinco integrantes de associação criminosa dedicada ao comércio ilícito de drogas. As prisões ocorreram durante a Operação Lata Velha, fase dois. As investigações foram deflagradas há alguns meses após a obtenção de informações de que indivíduos estavam associados para a distribuição de drogas em SMOeste e região. Em abril, na primeira fase da investigação, cinco pessoas foram presas por crimes de tráfico de drogas e associação. Em continuidade às investigações, os Policiais tiveram acesso a outras informações dando conta do envolvimento de diversas pessoas na comercialização de drogas. Ontem foram cumpridos mandados na região e em Florianópolis, e cinco investigados foram presos temporariamente.


No decorrer das diligências, foram apreendidas drogas como maconha, cocaína e balança de precisão. Durante o cumprimento, o alvo principal das buscas e do mandado de prisão percebeu a aproximação dos Policiais e fugiu do local. Na fuga, o suspeito tentou roubar um veículo de uma mulher funcionária de um estabelecimento, mas foi impedido. Após buscas pelas ruas da cidade, a Polícia Militar localizou e prendeu foragido. Além da prisão temporária, o foragido foi autuado em flagrante por tentativa de furto. A operação contou com apoio da Polícia Militar, Canil da Polícia Militar, Canil da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, Policiais Civis de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Bandeirante, Descanso, São Lourenço do Oeste, Itapiranga, Maravilha, do Serviço Aero Policial de Fronteira de Chapecó e DEAP, Unidade Prisional de São Miguel do Oeste e Polícia Rodoviária Federal.


Polícia Civil indicia quatro pessoas por fraude para recebimento do DPVAT. Em dezembro de 2017 um rapaz de Pinhalzinho, de 19 anos, se acidentou em Nova Erechim ao participar de um evento de motocross, sofrendo lesões e sendo em razão disso encaminhado ao Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Ele sabia que não poderia receber o valor do seguro DPVAT por estar conduzindo sua moto em uma via particular e com moto não regularizada. Contudo, ao sair do hospital, foi abordado por um funcionário de um despachante de Chapecó que lhe auxiliou a cometer a fraude. Eles conseguiram um terceiro, amigo do condutor acidentado, também de Pinhalzinho, que possuía uma Biz, com a documentação em dia. Esse amigo, então, com o auxílio do despachante e do condutor, fez uma declaração falsa. Declarou que seu amigo estava conduzindo sua motocicleta no dia em que se acidentou.


De posse dessa declaração, o rapaz registrou boletim de ocorrência em Pinhalzinho, um mês e meio após o acidente, alegando que estaria conduzindo a Biz no dia em que se acidentou e fez o encaminhamento do seguro DPVAT. Assim que recebeu o valor, quase cinco mil reais, repassou parte para o despachante de Chapecó mil e 500 reais. Ficou evidenciado que o funcionário auxiliou desde o início da fraude até o recebimento do seu pagamento e que o proprietário do despachante sabia desde o início da fraude e também ajudou, dando dicas de como fazer a fraude para receber o seguro e fazendo o encaminhamento do processo. Descoberta a fraude durante o inquérito que tramitou em Nova Erechim, o rapaz que se acidentou, o funcionário e o proprietário do despachante foram indiciados por falsidade ideológica e estelionato. O amigo que fez a declaração também foi indiciado por falsidade ideológica, cuja pena prevista é de reclusão de um a três anos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.