ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 12/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e o primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, conversaram por telefone e concordaram em manter a cooperação contra as "atividades malignas" do Irã na região, em um momento de fortes tensões com Teerã. Os dois governantes falaram sobre "a cooperação entre Estados Unidos e Israel para promover seus interesses nacionais compartilhados de segurança nacional". O Irã está armazenando mais urânio enriquecido a uma pureza superior do que o permitido pelo acordo nuclear firmado em 2015.

O governador de Nova York, ANDREW CUOMO, promulgou nesta quarta-feira uma lei que proíbe a desigualdade salarial entre homens e mulheres que desempenhem a mesma função. A norma também proíbe as empresas de perguntarem sobre o histórico salarial durante as entrevistas de emprego. CUOMO sancionou a lei durante a comemoração do quarto título mundial da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos. As campeãs mundiais protestam contra a desigualdade salarial em relação aos homens.

O regime de NICOLÁS MADURO e a oposição liderada por JUAN GUAIDÓ concordaram nesta semana em estabelecer uma mesa de trabalho permanente para tentar resolver a crise política na Venezuela. As duas partes concluíram na quarta-feira, em Barbados, uma reunião que dá continuidade às conversas iniciadas pela Noruega em maio. Por enquanto, porém, não há perspectiva de uma nova eleição presidencial nem de que MADURO e o chavismo cedam e deixem o poder.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira que está cogitando nomear o filho EDUARDO BOLSONARO para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O presidente afirmou que EDUARDO é amigo dos filhos do presidente norte-americano DONALD TRUMP, fala inglês, fala espanhol, tem vivência muito grande de mundo e daria conta do recado perfeitamente. EDUARDO afirmou, em entrevista à GloboNews, que vai "cumprir da melhor maneira" a missão que receber do "presidente", "onde quer que for". Ele também disse que está disposto a renunciar ao mandato de deputado federal para assumir o comando da embaixada brasileira em Washington.

O plenário da Câmara aprovou na madrugada desta sexta-feira, por 445 votos a 15, um destaque ao texto da reforma da Previdência que reduz, de 20 para 15 anos, o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do regime geral poderem se aposentar. Além dessa alteração, outras duas foram aprovadas na sessão, que começou na tarde de quinta-feira. Uma delas altera a regra para cálculo do valor da aposentadoria de mulheres e favorece viúvas que recebem pensões. A emenda recebeu 344 votos favoráveis e 132 contrários. A terceira mudança prevê regras de aposentadoria mais suaves para uma série de carreiras policiais. O destaque altera a idade mínima dessas categorias para 53 anos para policiais homens e 52 para mulheres.

Os deputados iniciam nesta sexta-feira o quarto dia de análise da reforma da Previdência em plenário. Ainda faltam oito destaques para serem analisados pelos deputados. Antes, porém, a Câmara terá de vencer a obstrução da oposição, que vem apresentando requerimentos de retirada de pauta a cada nova sessão aberta para debater a proposta. Caso os deputados consigam concluir a votação dos destaques remanescentes ainda nesta sexta, o governo promete tentar aprovar a proposta em segundo turno antes do final de semana. Para isso, a reforma da Previdência precisará voltar à comissão especial onde tramitou até a semana passada, para que seja elaborada e votada a redação do texto para o segundo turno. Depois que o texto da PEC retornar da comissão pode voltar para o plenário, a fim de ser votado em segundo turno.

A Polícia Civil indiciou o vice-prefeito de São Bento do Sul, MARCIO DREVECK, por concussão, que é exigir valor indevido em razão do cargo, e corrupção passiva. Neste último crime, ele foi indiciado em nove casos diferentes. O vice-prefeito está preso preventivamente desde o dia primeiro de julho. A Polícia Civil apurou denúncias de recebimento de dinheiro referente a parte do salário de servidores comissionados indicados por DREVECK no poder público municipal. Ao todo, 19 pessoas foram ouvidas durante a investigação. O vice-prefeito é o único indiciado, mas outros suspeitos também podem ser denunciados posteriormente.

A presidência da República confirmou a previsão de vinda do presidente JAIR BOLSONARO a Santa Catarina na próxima segunda-feira, dia 15 de julho. Ele acompanhará o ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, na entrega de ônibus escolares para municípios do Estado. O evento será às 11 horas, no hangar da Base Aérea de Florianópolis. Já na sexta-feira, 19 de julho, o vice-presidente MOURÃO estará na Federação das Indústrias de Santa Catarina. Ele vai participar de um evento da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão, a Acaert.

O Ministério da Agricultura deve viabilizar a retomada do projeto de recolhimento de animais mortos nas propriedades rurais. Este foi um dos encaminhamentos da reunião entre a vice-governadora DANIELA HEINEHR e o secretário da Agricultura RICARDO DE GOUVÊA com o ministro da Agricultura em exercício, MARCOS MONTES. O estado enfrenta dificuldades para dar continuidade ao projeto de recolhimento de animais mortos e não abatidos nas propriedades rurais. A vice-governadora saiu otimista da audiência Brasília, pois o Ministério da Agricultura pretende publicar normativas dando condições para que as empresas exportem a farinha derivada do processamento de carcaças, com algumas restrições internas quanto ao destino do produto. Assim, o projeto poderá ser retomado o mais rápido possível.

CTG prepara quarta edição da festa campeira. De acordo com NIVION BERNARD- Patrão do CTG Estância do Oeste de Campo Erê, o evento está marcado de 16 a 18 de agosto. Serão mais de 15 mil reais em premiações nas competições. Segundo o patrão, nesse ano, o evento conta com uma novidade. Acontece o primeiro duelo Flor Campeira do Laço, com prendas mirins, juvenil e adulta. NIVION salienta que serão vendidos lanches e comercializado pilchas gaúchas durante o evento. O patrão frisa que essa festa campeira faz parte da programação dos 61 anos de Campo Erê.

Quatrocentos e 30 alunos e pais se formam hoje no PROERD. A informação é do sargento DIRCEU LUIZ SCHENAIDER- Policial Militar e Instrutor do programa em Campo Erê. Explica que trezentos formandos são alunos dos quintos e sétimos anos, e 130 são pais que participaram dessa edição do programa. A formatura inicia às 19 horas, no ginásio da escola João Telles Padilha. Segundo o instrutor, estarão participando autoridades, além do Canil da Polícia Militar.

Formatura será alusiva aos 20 anos de Proerd em Campo Erê. De acordo com o policial LUIZ, haverá também momentos de homenagens durante a solenidade. Cita que está como instrutor no programa há 15 anos, mas ao longo dos 20 anos de história do proerd, várias pessoas abraçaram a causa e foram parceiros. O instrutor afirma que está feliz com os resultados do proerd desse ano no município.

Assinada a ordem de serviço para execução de serviços para construção do centro de convivência dos idosos. A informação é de MATEUS KHUN – secretário de assistência social de Saltinho. De acordo com ele, ontem, o prefeito entregou a Ordem de Serviço para a empresa Edificar Construtora LTDA, vencedora da licitação, para realizar os serviços de Empreitada Global com o fornecimento de material e mão de obra para execução do Centro de Convivência dos Idosos do município.

Município recebe nova ambulância tipo A. A informação é da secretária de saúde de Saltinho MARLA SUTIL. De acordo com ela, para melhorar e modernizar ainda mais o atendimento da saúde pública do município, a pasta adquiriu mais um veículo para a frota da saúde. Foi comprada uma ambulância Tipo A, Simples Remoção. O veículo foi adquirido pelo município através de processo licitatório. O edital foi lançado a um valor inicial de 85 mil reais, sendo que com a disputa entre participantes o valor baixou 76 mil e meio. O recurso, conta a secretária, foi destinado ao município através do Deputado Federal CELSO MALDANER.

Memorial Descritivo e Orçamento são elaborados pelo Departamento de Engenharia da Associação dos Municípios do Entre Rios a AMERIOS. KHUN, destaca que o investimento total é de 187 mil, e 74 reais, oriundos de recursos próprios da Secretaria. A execução da obra compreende a construção de Centro de Convivência dos Idosos, com área de 202 metros quadrados.

O Centro de Convivência dos idosos será um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas. Segundo o secretário de assistência social, o local é oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Diversas atividades serão desenvolvidas no centro de Convivência, como: ginástica, dança, artesanato, jogos de cartas, palestras, encontros, entre outros. MATEUS, frisa que o Centro de Convivência também será utilizado como Capela Mortuária.

Município implanta coleta seletiva de lixo. Quem informa é o presidente do Conselho do Meio ambiente de Campo Erê NELSON TRESOLDI. De acordo com ele, administração já havia instituído por meio do decreto, o sistema de coleta seletiva dos resíduos sólidos. A coleta seletiva possui inúmeros benefícios: promoção da consciência ambiental; evita a contaminação do solo e da água; evita o desperdício dos recursos naturais não-renováveis; promove a reciclagem com o reaproveitamento de materiais; alivia e prolonga a vida útil dos aterros sanitários, entre outros.

Coleta seletiva de lixo, visa oferecer serviço e renda às associações, cooperativas, aos microempreendedores individuais, catadores informais ou não e prestadores de serviço de coleta de resíduos. NELSON destaca que ela será implantada a partir do mês que vem. Reconhece que a proposta é novidade e precisará passar por um período de adaptação, porém, pede para que a população participe dessa importante campanha e colabore no processo de separação do lixo.

Será criado um cronograma de coleta desses materiais, não só na cidade, mas no interior também. A coleta será feita em dias diferentes da recolha do lixo normal levado pela Tucano. Frisa que muitos materiais produzidos pelas famílias, que poderiam ser transformados em renda, são jogados fora. O serviço será gerido pela Secretaria Municipal da Cidade e Desenvolvimento e com o Setor de Meio Ambiente.

Parlamentar comemora aprovação da nova previdência em primeiro turno. O deputado federal CELSO MALDANER relata que após oito de horas de debates, a Câmara dos Deputados aprovou, por 379 votos favoráveis e 131 contrários, a reforma da previdência. Dos 16 deputados catarinenses, foram 15 votos favoráveis e apenas um contra, sendo a maior proporção do país. O deputado, que votou favorável a admissibilidade da PEC na Comissão de Constituição e Justiça e também na comissão especial, comemora aprovação.

Reforma da previdência corrige desigualdades, limitando o benefício a média salarial e elevando as alíquotas de contribuição de quem ganha acima do teto. O comentário é do deputado federal CELSON MALDANER. Para ele, além disso tudo, ela ainda traz novidades sobre a aposentadoria especial de parlamentares. A nova previdência vai dar mais credibilidade para os empreendedores nacionais e internacionais acreditarem no Brasil. Com a reforma tributária instalada hoje em comissão especial, e com a reforma trabalhista que já está em vigor, o país volta a crescer e se destacar, afirma MALDANER.

Em relação à proposta original do governo, ficaram de fora a capitalização e mudanças na aposentadoria de pequenos produtores e trabalhadores rurais. MALDANER frisa que para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam analisar emendas e destaques apresentados pelos partidos para tentar alterar pontos específicos do texto-base, à exemplo do destaque apresentado que retira os professores das mudanças impostas pela PEC, porém acabou sendo rejeitado, por falta de quórum.

Aposentadoria especial de Congressista. CELSO MALDANER – deputado federal ressalta que desde o seu primeiro mandato em 2006, optou em permanecer no Regime Geral da Previdência Social, abrindo mão do Plano de Seguridade Social dos Congressistas, a que é chamada de aposentadoria especial. Alega que vai se aposentar com 65 anos pelo RGP e com o teto, sem regalias, sem aposentadoria especial, como qualquer cidadão comum. A novidade do texto, é que para os novos parlamentares eleitos a partir de 2022 não haverá aposentadoria especial.

Polícia Civil de São Lourenço do Oeste faz operação contra fraude. A Polícia Civil está cumprindo uma série de mandados de busca e apreensão em algumas cidades do Oeste do Estado. Segundo o delegado regional de Polícia Civil, WILHERM NEGRÃO, a investigação criminal ocorreu nas cidades do Paraná e de Santa Catarina registrando boletins de ocorrência. A Delegacia de Polícia de Fronteira (DPCo-Fron) de São Lourenço do Oeste, cumpriu quatro mandados de prisão temporária, oito mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, em procedimentos em trâmite que visam apurar o crime de associação criminosa voltada para a prática dos delitos de estelionato, duplicata simulada e lavagem de capitais.

Investigação nesse caso de fraude é antiga. Os mandados foram cumpridos nesta semana, mas as investigações tiveram início a partir da notícia de que duas dessas pessoas presas temporariamente vinham se valendo de um estabelecimento comercial para a prática de diversas fraudes nas cidades de São Lourenço do Oeste, Pato Branco e Chapecó, entre outras dos Estados catarinense e paranaense. Segundo a Polícia Civil, outras duas pessoas também foram presas temporariamente na operação. Há suspeita de participação na associação criminosa, já que supostamente vinham prestando auxílio direto na ocultação dos produtos dos crimes, bem como na ocultação do patrimônio vinculado aos demais coautores e pessoas jurídicas.

Conforme a polícia, até agora há indícios de que o grupo vinha praticando diversas fraudes contra o comércio em geral com o fim de obter vantagens econômicas indevidas, sem qualquer intenção de saldar as dívidas contraídas. Ainda, se valiam de mecanismos destinados à ocultação dos produtos e proveitos do crime, bem como de lavagem de capitais através da ocultação do patrimônio existente, mantendo em prejuízo diversos estabelecimentos catarinenses e paranaenses. As ocorrências registradas até o momento indicam prejuízos as vítimas superior a três milhões e meio.

As buscas foram cumpridas nas cidades de São Lourenço do Oeste, Vitorino, Quilombo e Chapecó. O resultado foi a apreensão de três caminhões em mercadoria, além de apreensão de um barracão e nove veículos, entre carros, caminhões e uma motocicleta. A polícia pediu o bloqueio de contas bancárias com objetivo de assegurar os efeitos da condenação, além de reparação de eventuais danos a serem verificados no curso da investigação. A operação policial contou com a presença de mais de 30 policiais civis, todos da Regional de São Lourenço do Oeste. Os presos foram encaminhados para os Presídios de Xanxerê e Chapecó.

Menor é apreendido com mais de 30 quilos de maconha. Por volta das 12 horas e 40 minutos de ontem no Km 05,00 da rodovia SC157, no município de São Lourenço do Oeste, a guarnição do Grupo de Polícia Militar Rodoviária São Lourenço do Oeste ao realizar fiscalização de trânsito abordou um ônibus M.Benz emplacado do município de Porto AlegreRS. O coletivo era conduzido por um homem de 55 anos. Em consulta, foi verificado que um dos passageiros, de 17 anos estava transportando 31 quilos de maconha em duas malas. O menor foi apreendido em flagrante delito.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.