ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 12/06/2020

GLOBO EM FOCO – 12/06/20

-SAQUES EMERGENCIAL DE MIL E 45 REAIS DO FGTS DEVEM COMEÇAR NA SEGUNDA

-ADVOGADO DO ESTADO DIZ QUE CONVOCAR MOISÉS PARA DEPOR À CPI É ILEGAL

-OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA URUGUAI ALTERAM O TRÂNSITO

-GOVERNADOR VISITA MUNICÍPIOS REGIÃO NESTA SEXTA-FEIRA

-FISIOTERAPEUTA ALERTA PARA AUMENTO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS

-VICE PRESIDENTE DA FIESC É OTIMISTA COM A ECONOMIA REGIONAL

-BOMBEIROS ATENDEM DIVERSAS OCORRÊNCIAS APÓS TORNADO

-BEBÊ MORRE EM ACIDENTE DE AUTOMÓVEL EM SMOESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 28 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O Produto Interno Bruto do Reino Unido desabou 20 vírgula quatro por cento em abril na comparação com o mês anterior, devido ao confinamento decretado para frear a propagação da pandemia de coronavírus, anunciou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas. O resultado é uma queda recorde e acontece após a contração de cinco vírgula oito por cento em março, de acordo com os dados oficiais. Abril foi o primeiro mês completo confinamento, que começou em 23 de março e praticamente paralisou a atividade econômica do país, um dos mais afetados do mundo pela pandemia, com mais de 41 mil mortes provocadas pelo coronavírus.

Os esforços para melhorar as relações diplomáticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos deram lugar à desesperança. A afirmação é do chanceler norte-coreano, RI SON GWON, dois anos depois de uma reunião de cúpula entre os presidentes do dois países. TRUMP e KIM se encontraram pessoalmente em Singapura em 12 de junho de 2018, na primeira cúpula entre os líderes dos dois países. Em um longo comunicado divulgado pela Agência Central de Notícias da Coreia do Sul, o chanceler RI disse que, embora o povo de ambos os países deseje paz, Washington "está empenhada em agravar a situação".


A Convenção Republicana, reunião em que DONALD TRUMP será indicado oficialmente como candidato do partido para a eleição presidencial de novembro, acontecerá no estado da Flórida. A convenção estava programada para acontecer de 24 a 27 de agosto na cidade de Charlotte, mas o governador democrata ROY COOPER anunciou que, com base nas recomendações das autoridades de saúde, considerava necessário organizar um evento menor, com distanciamento social entre os participantes e com o uso de máscaras por causa da pandemia de Covid-19. TRUMP, em uma série de tuítes lamentou a decisão e disse que foi obrigado a procurar outro estado, acusando o governador de estar "sempre em um estado de confinamento mental". De acordo com o jornal "Washington Post", algumas partes mais confidenciais da convenção ainda acontecerão em Charlotte, para honrar os contratos já assinados.


Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal, a Advocacia-Geral da União defendeu a revogação da decisão liminar do ministro ALEXANDRE DE MORAES, que determinou ao Ministério da Saúde a retomada da divulgação dos dados acumulados de doentes e mortos pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Desde o último dia cinco, o Ministério da Saúde vinha divulgando somente os casos e mortes confirmados nas 24 horas anteriores. Na última terça-feira, o governo obedeceu ao ministro e voltou a divulgar os números totais. No entendimento da AGU, não cabe ao Poder Judiciário, mas ao Executivo, determinar a condução de políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou, nesta quinta-feira, que pretende vetar a prorrogação do auxílio emergencial motivado pela pandemia do coronavírus se o Congresso decidir pela manutenção do valor atual, de 600 reais. A declaração foi dada durante transmissão em rede social. Na última semana, o Ministério da Economia informou que pretende pagar duas parcelas adicionais, no valor de 300 reais cada. O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, defende a manutenção dos 600 mensais. Segundo o presidente, o pagamento de duas parcelas adicionais de 600 reais ao público que já recebe o auxílio emergencial geraria um impacto adicional de 100 bilhões nas contas públicas. Ele afirmou que isso atrapalharia na gestão da dívida pública e criaria uma dívida impagável para o governo.

O governo federal deve liberar até mil e 45 reais do FGTS para todos os trabalhadores com saldo em conta. Segundo a Medida Provisória 946, o saque emergencial deve começar na segunda-feira. O valor estará disponível para trabalhadores com saldo em contas ativas ou inativas. Nos primeiros 30 dias, a quantia só poderá ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, o mesmo usado para movimentações do auxílio emergencial. Só depois é que será permitido saque ou transferência. O valor ficará disponível até o dia 31 de dezembro. O valor total do benefício aos trabalhadores chegará a 36 bilhões, conforme o governo. Um calendário de saque e transferência com base no mês de aniversários dos beneficiários deverá ser produzido pela Caixa Econômica Federal. Os detalhes devem ser anunciados na próxima semana.

O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial de quarta-feira uma portaria que estabelece orientações para empresas públicas e privadas, fábricas e indústrias, que optarem por realizar testes de Covid-19 em funcionários com sintomas da doença ou assintomático. As empresas realizarem testes rápidos deverão ter vínculo com um laboratório regularizado junto à Vigilância Sanitária. De acordo com a portaria 398, os trabalhadores que apresentarem sintomas devem ser afastados das funções imediatamente, independentemente de testagem e em casos positivos devem ser comunicados às autoridades locais. Cabe ao laboratório que realizar os exames deve notificar o resultado dos testes rápidos aplicados, imediatamente à Vigilância Epidemiológica Municipal e ao Lacen.

O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta sexta-feira, o julgamento da ação histórica de Santa Catarina sobre os royalties do petróleo. Ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado em 1991, a ação discute os critérios geográficos da demarcação dos campos de petróleo com o objetivo de reparar uma injustiça contra Santa Catarina que nunca recebeu os royalties relativos à exploração na costa estadual. A vitória da tese da PGE significaria o ingresso de cerca de 300 milhões nos cofres públicos do Estado, além dos valores futuros do petróleo a ser explorado. O julgamento teve início em 28 de junho de 2018 com o voto do relator ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, que concordou com a PGE de Santa Catarina ao afirmar que o IBGE usou um critério ilegal na demarcação dos limites marítimos, que beneficiou o Paraná em prejuízo dos catarinenses. O julgamento foi suspenso e será retomado nesta sexta-feira.

A Procuradoria-Geral do Estado protocolou na Assembleia Legislativa um ofício em que afirma ser ilegal a convocação de governadores para participar de CPIs. A manifestação ocorreu após os deputados que compõem a CPI dos Respiradores aprovarem a oitiva do governador CARLOS MOISES. O documento afirma que, embora a PGE avalie como ilegal uma eventual convocação, o governador está à disposição dos parlamentares para prestar, de forma escrita, os esclarecimentos que se forem necessários para auxiliar na análise dos fatos. O relator da CPI, deputado IVAN NAATZ disse que a Comissão aprovou o requerimento para ouvir MOISÉS, mas não enviou nenhum tipo de convocação ao governo. Para isso, a CPI aguarda análise técnica da procuradoria da Alesc.

Lions Clube entrega EPIs para hospitais da região. Na manhã desta sexta-feira, o Lions Clube, Distrito LD 8, esteve no Hospital Santé de Itapiranga entregando equipamentos de EPIs para os profissionais da saúde. De acordo com o presidente da divisão A1 do Lions Clube, que compreende Dionísio Cerqueira à Itapiranga, ARI HARTH, ao total são 300 equipamentos que serão distribuídos em 12 municípios. Ele explica que para Itapiranga foram entregues 20 conjuntos de máscaras e óculos. Para o presidente do Lions Clube de Itapiranga, BASÍLIO SOETHE, é uma satisfação poder auxiliar o hospital, principalmente numa situação de pandemia. O diretor do Hospital, JANIR BACH, conta que essa é a segunda doação que o Hospital recebeu. A primeira foi da JJ de Maravilha com 18 máscaras. Ele menciona que com mais essas 20 máscaras os profissionais estarão bem atendidos. Comenta que como a entidade é filantrópica, todas as parcerias são bem vindas, não só com o Lions, mas com a sociedade em geral.

Iniciam obras de revitalização da Avenida Uruguai. Na manhã desta sexta-feira, a empresa vencedora da licitação iniciou a intervenção na Avenida Uruguai para a execução do projeto de revitalização. O trecho a ser trabalhado na primeira etapa se estende desde a Praça dos Pioneiros, na entrada da cidade, até o entroncamento com a Rua Nereu Ramos. Conforme o secretário de Administração Obras e Serviços Urbanos, JOSÉ GILVANE LAUER, a primeira atividade foi a sinalização do trecho e realizados os desvios para o fluxo do trânsito. O secretário chama a atenção da população e dos condutores em geral que o estacionamento está interditado no trecho em obras. Em relação ao fluxo de trânsito, está sendo utilizada a faixa de cima da Avenida, em dois sentidos, tendo sinalização de divisão. Pede-se atenção e prudência dos motoristas. Hoje iniciou a retirada de canteiros e corte do asfalto, na pista de baixo, para a instalação de novas tubulações.

O prefeito JORGE WELTER comemora o início das obras de revitalização da Avenida Uruguai. Lembra que era um projeto aguardado a muito tempo, e vê como uma grande conquista para a população. O prefeito salienta os inúmeros benefícios que a revitalização irá trazer, destacando os aspectos ambientais, com novo escoamento do esgoto que está contemplado no projeto, resolvendo os recorrentes problemas de entupimentos e vazamentos. Enfatiza a melhoria no fluxo do trânsito e o aspecto de modernidade que a obra trará para o centro da cidade. JORGE WELTER diz que é uma obra de grande proporção, podendo provocar alguns transtornos à população, a qual pede entendimento e colaboração. O valor investido será de cinco milhões 236 mil reais. O projeto compreende a revitalização completa da avenida da Praça dos Pioneiros até a Rua Padre Teodoro Treis. Já a nova canalização de esgoto será em toda a extensão da Avenida.

Secretaria de Obras tem intenso trabalho no interior de Itapiranga. Desde quarta-feira equipes de servidores da Secretaria de Transportes e Obras estão trabalhando para restabelecer à normalidade do trânsito no município. O secretário de transportes, PAULO THEOBALD, destaca que a equipe trabalha na desobstrução de estradas e bueiros. As regiões de Cotovelo, Soledade, Popi, Santo Antônio, Conceição e Escondida, foram as mais afetadas. THEOBALD diz que o serviço de patrolamento e desobstrução de bueiros exige vários dias para restabelecer as melhores condições. O secretário lamenta que várias estradas que estavam em boas condições foram afetadas pelas enxurradas.

Representantes do estado visitam região para avaliar estragos do temporal e anunciar auxílios. Durante a manhã o chefe de Estado da Defesa Civil, coronel JOÃO BATISTA, esteve em Iporã do Oeste, onde acompanhado do prefeito LUCIO MALLMANN e do secretário de Transportes e Obras, MILTON WEBER, visitou os pontos mais afetados pelas fortes chuvas, entre eles, as duas pontes em Monte Maria que estão sem passagem. O coronel anunciou kits de pontes, e auxílio da Defesa Civil com telhas, material de limpeza e higiene e colchões para 27 municípios da região atingidos. Após a visita a Iporã do Oeste, o chefe da Defesa Civil foi a Descanso e Belmonte, onde está prevista também a chegada do governador CARLOS MOISÉS, que deverá se reunir com lideranças locais para tratar de ações de reparação aos estragos. Durante o roteiro, CARLOS MOISÉS concede entrevista coletiva no Centro Social de Belmonte, por volta das 14 horas.

Defesa Civil anuncia kits para reconstrução das pontes em Iporã do Oeste. De acordo com o prefeito, LÚCIO MALLMANN, o coronel anunciou o repasse de até 15 kits de transposição de obstáculos, que são materiais da ponte Hercílio Luz. A opção são os kits metálicos, sobras da ponte, ou de concreto, que são a prioridade do município pela maior facilidade na instalação e que exigem menor custo. O prefeito cita que os kits serão instalados nas duas pontes destruídas e outras que ficaram comprometidas. Ele comenta que agora o município irá encaminhar a Defesa Civil um levantamento detalhado dos prejuízos, e solicitar ao governo federal recursos para construção das cabeceiras das pontes, considerando que nem o município nem o estado disponibilizam deste recurso. No total, são 15 pontes que registraram problemas devido às fortes chuvas em Iporã do Oeste.

Projeto profissionalizante de vida incentiva permanência dos jovens no campo. Conforme o professor da Casa Familiar Rural, JOSÉ STRIDER, todas as atividades estão sendo realizadas a distância, por meio dos aplicativos disponibilizados pelo estado. O professor cita que atividades nos campos experimentais serão retomadas somente quando as aulas presenciais forem possíveis, o que está previsto para agosto. JOSÉ STRIDER enfatiza que entre as ações em andamento está o projeto profissionalizante de vida do jovem. Ele explica que ao ingressar no curso técnico de agricultura, já no primeiro ano o aluno inicia o seu projeto. Este projeto é desenvolvido nos três anos do curso, e no último ano, todos os projetos são enviados para o programa Novos Rurais. Os melhores projetos recebem um auxílio financeiro de até três mil reais para que o aluno desenvolva a atividade que propôs.

Os projetos que são desenvolvidos pelos alunos, segundo o professor, são tanto de atividades novas, como de aperfeiçoamento de atividades que já existem na propriedade. JOSÉ STRIDER destaca que o trabalho foi lançado em 2012, e desde então, muitos jovens tem sido contemplados com os recursos do programa Novos Rurais, da Souza Cruz, permitindo o aperfeiçoamento das propriedades. Ele comenta que apesar de não serem possíveis as aulas presenciais, os projetos estão dentro do cronograma, e devem ser concluídos em tempo. O professor da Casa Familiar Rural ressalta que ações como estas incentivam a permanência dos jovens no campo, e a renovação das atividades agrícolas.

Sindicalistas discutem em reunião online dificuldades na remuneração dos agricultores. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste, CANÍSIO REINEHR, nesta semana foi realizada uma reunião, por videoconferência, envolvendo representantes de sindicados da Microrregião Três Fronteiras e a federação, para discutir demandas do setor da agricultura. O presidente explica que entre os assuntos esteve à dificuldade pela qual passam os produtores de leite, devido ao baixo preço pago pelo litro e a alta do custo de produção. REINEHR cita que ao mesmo tempo em que o agricultor recebe menos pelo litro, no mercado o preço ao consumidor só aumenta. Ele afirma que uma CPI está em andamento para investigar estes fatos, que tem causado prejuízos aos produtores.

Na pauta da reunião online desta semana esteve também a remuneração baixa praticada este ano para os produtores de fumo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste cita que o preço pago não foi o esperado pelos produtores de tabaco, e a reivindicação dos sindicatos é que seja praticado o preço mínimo, levando em conta o início da nova safra. CANÍSIO REINEHR enfatiza que maior parte da produção de tabaco é exportada, e se levado em conta o preço do dólar, de quase seis reais, a remuneração ao produtor deveria ser maior. Ele lembra que sindicalistas também discutiram sobre medidas anunciadas pelo governo, devido à estiagem, que não estão saindo do papel. Entre eles o crédito de emergência de 20 mil reais, para pagamento em três anos, até agora não liberado. O presidente diz que o único auxílio liberado até agora, o emergencial de 600 reais, pode causar transtornos em outros benefícios previdenciários dos agricultores.

Ano safra encerra com avaliação positiva da Epagri, apesar dos prejuízos causados pela estiagem. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, com o encerramento do ano safra em junho, também se encerram alguns programas governamentais. O gerente cita o programa Menos Juro, que teve uma aplicação na região de cerca de 10 milhões, em que parte do juro é pago pelo estado. SIMON destaca também investimentos de quase dois milhões em captação e preservação da água. Em relação ao programa troca-troca de calcário, o gerente comenta que a cobertura chegou a 88%, e não alcançou a totalidade em função de problemas na logística de transporte, principalmente na região de Dionísio Cerqueira. Para resolver esse problema, SIMON comenta que para o próximo ano a possibilidade é trazer o calcário direto da mina, em que o agricultor paga somente o frete, sem custos com o insumo. O subsídio pelo programa foi de três milhões na região.

O programa de troca-troca de sementes de milho foi antecipado de julho para maio, para evitar aglomerações nos escritórios da Epagri. O gerente regional enfatiza que o programa tem maior adesão a cada ano, em função do aumento nas áreas de silagem. SIDNEI SIMON lembra que cada produtor recebe até cinco sacas de sementes, o que para a silagem é considerada uma quantia suficiente. Conforme o gerente, apesar dos estragos causados pelas fortes chuvas em toda região, é também um alívio para a estiagem que afetava as propriedades, considerando que os próximos meses são de previsão baixa de chuva. Ele lembra que no lançamento da síntese anual da agricultura, esta semana em Florianópolis, a avaliação é de um ano que começou com safra melhor em comparação ao ano anterior, mas com dificuldades na safrinha. Com o preço do milho atrativo, produtores acabaram vendendo a produção para grãos, mas o plantio da safrinha para silagem acabou sendo afetado pela estiagem. Mesmo com as dificuldades da estiagem e da pandemia, SIMON diz que o ano agrícola em geral é positivo até o momento.

Em torno de 280 edificações foram danificadas pelo forte temporal e Descanso decreta situação de emergência. Além das edificações danificadas, houve queda de energia elétrica e muitas árvores. Conforme levantamento realizado pelas doze equipes montadas na manhã desta quinta-feira, 280 edificações foram danificadas pelo vendaval no fim da tarde de quarta-feira. 60 famílias solicitaram auxílio de cestas básicas. Uma equipe de voluntários realizou a entrega para os mais afetados. Considerando o levantamento e relatórios dos danos materiais causados pelo temporal e a necessidade de adoção de medidas para auxilio aos atingidos, o prefeito SADI BONAMIGO decretou situação emergencial. Os locais mais atingidos são o Bairro Antônio Rech, loteamentos Uczai e Jardim Itália, parte do centro, saída para a Linha Gaúcha, Pratinha e Campinas. O Bairro Antônio Rech ficou sem abastecimento de água e energia elétrica. A Secretaria de Agricultura realizou o abastecimento com caminhão pipa.

Voluntários se unem para ajudar vítimas de tornado em Descanso. O Salão Comunitário do Bairro Jaroseski em Descanso está sendo utilizado para receber e entregar donativos às famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade nesta quarta-feira. Muitas entidades e voluntários estão engajadas em ajudar a reconstruir casas atingidas. De acordo com o presidente do Lions São Miguel do Oeste, VITÓRIO BOLFE, todos os Lions da região abraçaram a causa e estão contribuindo com alimentos, produtos de limpeza, roupas, colchões e com mão de obra para reconstruir as residências afetadas. BOLFE ressalta que é um momento de contribuir com a reconstrução de Descanso e Belmonte. Quem puder contribuir deve levar os donativos até o salão comunitário do bairro Jaroseski em Descanso.

Belmonte decreta situação de emergência por conta do vendaval. O prefeito, GENÉSIO BRESSIANI, considerando o parecer favorável da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belmonte, assinou na tarde desta quinta-feira o decreto de situação de emergência, em decorrência do vendaval registrado no final da tarde desta quarta-feira. A forte tempestade atingiu residências, estabelecimentos comerciais, propriedades rurais, praça e igreja, causando destelhamentos, quedas de árvores, galpões e postes de energia elétrica. Com base no decreto, a administração poderá mobilizar os órgãos municipais para atuarem, sob coordenação da Defesa Civil Municipal, nas ações de reabilitação do cenário e reconstrução. O decreto também ampara as famílias que possuem seguro do imóvel, para solicitação do benefício junto à seguradora. O levantamento da prefeitura aponta que mais de 200 famílias foram afetadas pelo vendaval no município.

Itapiranga segue com falta de água em bairros da cidade e comunidades do interior. Sistema foi afetado em todo município. Conforme o diretor do departamento de água, DORALDINO WALKER, com a falta de energia elétrica, não ocorreu o bombeamento de água nas estações de tratamento. Outro problema grave foram os rompimentos de canalização. WALKER afirma que uma quantidade incalculável de água se perdeu em rompimento de redes centrais que causam grande prejuízo material e financeiro ao município. Esta situação causou o esvaziamento dos reservatórios. DORALDINO WALTER diz que o trabalho é intenso nos reparos. Ele reconhece dificuldades ainda no abastecimento em alguns bairros e comunidades do interior que continuam sem água da rede pública do município.

Trabalho no feriado de Corpus Christi foi decisivo para solucionar problemas nas estradas de Tunápolis. Município registrou estragos com a forte chuva e teve estrada interrompida, em São Pedro, no local conhecido como morro do facão. Conforme o prefeito RENATO PAULATA, máquinas da prefeitura trabalham intensamente ontem para liberar o trânsito retirando terra e pedra do deslizamento de uma encosta. Na manhã de hoje à equipe fez avaliação para reparação das pontes. O principal problemas no acesso à propriedade de Urbano Christ na linha São Pedro e outra ponte na divisa com o município de São João do Oeste, em Vale Pio. PAULATA destaca que o trabalho é intenso para o patrolamento e desobstrução de bueiros que foram afetados pelo grande volume de chuva. O prefeito considera que no momento Tunápolis não tem grandes problemas para o trânsito de veículos no interior.

São João do Oeste segue com estradas interditadas em duas comunidades no interior. Fortes chuvas desta semana causaram prejuízos e transtornos. O prefeito FERNANDO BISIGO informa que serão necessários vários dias de trabalho para restabelecer a normalidade. Hoje as equipes da prefeitura iniciaram o patrolamento para recuperar estradas que foram afetadas pela enxurrada que abriu valeta no leito das vias e também deixou acumulo de terra e cascalho. A prioridade segue em desobstruir estradas e liberar o trânsito devido ao deslizamento de encostas e pontes afetadas. FERNANDO BISIGO informa que o trânsito continua interrompido entre Vale Pio a linha Fátima no acesso pela ponte baixa que foi deslocada pela força da água do Rio Jundiá. Também está interrompido o trânsito entre as comunidade de Medianeira a Macucozinho devido a dois deslizamentos de terra. Máquinas da prefeitura seguem trabalhando no local e sem previsão até o0 momento para liberar o trânsito. Ainda serão necessárias reformas de pontilhões e cabeceiras de pontes.

Fisioterapeuta alerta para cuidados especiais em período de alta humidade. A equipe de saúde de Itapiranga registra aumento significativo de casos de quedas e fraturas nesta época do ano. Por consequência também tem maior procura por atendimento na rede pública. Tema é considerado importante sendo preciso alertar a população para cuidados simples e essenciais para a prevenção. Conforme a fisioterapeuta da secretaria de Saúde LISNEI CARATI, o aumento considerável na demanda ocorre justamente em período de pandemia. Ela aponta como fator determinante, as frequentes chuvas e a alta humidade que deixa pisos e outros ambientes molhados e lisos. Os acidentes são registrados em casa e também no trânsito com fraturas mais comuns em punhos e tornozelos.

A fisioterapeuta revela que os acidentes domésticos são preocupantes e possíveis de serem evitados com cuidados simples. LISNEI CARATI cita a importância de manter ambientes iluminados, usar pisos antiderrapantes principalmente em decorrência da alta humidade. Relata ainda problemas constatados com tapetes e degraus nas residências. A fisioterapeuta ainda relata atenção necessária em outros ambientes. A fisioterapeuta da secretaria de Saúde de Itapiranga diz que é preciso ter cuidado especial com os idosos. Observa que em caso de acidente é recomendado permanecer no local chamar ajuda. LISNEI CARATI salienta que fraturas causam várias complicações e exigem tratamento e repouso até retomar as atividades.

Vice-presidente regional da FIESC é otimista com a economia do Extremo Oeste. Na avaliação de ASTOR KIST, a região está em situação privilegiada neste momento de grande preocupação mundial. Ele reconhece dificuldade no comércio e na prestação de serviço com o isolamento causado pela pandemia que exigiu restrições no atendimento. Observa que a principal força da economia regional, a agroindústria, não sofreu impacto negativo e segue em escalada de produção e venda. Lembra que a exportação global de Santa Catarina caiu 11 por cento em maio, porém na região o percentual cresceu de maneira significativa e vai continuar em alta. Para KIST a cadeia produtiva que envolve o setor agrícola, está mantendo o saldo positivo na economia do Extremo Oeste. O vice-presidente da FIESC também chama atenção para o índice de desemprego crescente em outras regiões de Santa Catarina enquanto a região da Ameosc apresenta saldo positivo de contratações.

ASTOR KIST cita como exemplo Itapiranga onde as agroindústria possuem anuncio diário de contratações de funcionários e possuem vaga de emprego em vários setores da produção. Trabalhadores de várias cidades buscam emprego nos frigoríficos da JBS. O vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, pondera que alguns setores demitiram, porém as contratações foram em maior número nos cinco primeiros meses do ano. Questões sanitárias da região também dão suporte para o setor agropecuário ter acesso aos mercados mais exigentes do mundo e garantir exportações em alta até mesmo em momentos de crise mundial. Para KIST não há motivo para pânico e sim otimismo que na indústria e setor agrícola proporcionando assim movimentação de recursos para aquecer as vendas do comércio e a demanda na prestação de serviços.

FIESC defende investimentos dos governos Estadual e Federal em infraestrutura na região. Rodovias são as prioridades. Segundo ASTOR KIST, a FIESC possui engenheiro civil, diretor de infraestrutura e contato permanente com órgãos dos governos em Florianópolis e Brasília. KIST critica a falta de empenho em solucionar o problema da federalização da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste e o total descaso com a BR 163 de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira (.......). O vice-presidente regional da FIESC reconhece investimentos que estão sendo feitos na BR 282, que deve ter melhores condições de trânsito até Chapecó, no prazo de um ano e meio para a conclusão das obras. ASTOR KIST cobra ainda recursos para outras rodovias na região, incluindo a BR 158 que também necessita de melhorias.

Motociclista sofre ferimentos em colisão contra canteiro em SMOeste. O acidente ocorreu na rua Marcilio Dias, proximidades do Cemitério Municipal, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o homem pilotava uma Honda Bross, quando perdeu o controle da moto, bateu no canteiro de flores e sofreu a queda. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura em uma das pernas. A PM fez o levantamento e a motocicleta foi recolhida ao pátio conveniado pois apresentava débitos de licenciamento.

Colisão na SC 160 deixa seis feridos. Por volta das 22 horas e 45 minutos desta quinta-feira, Bombeiros de Campo Erê foram acionados para atender um acidente entre um Citröen C4 Pallas de Chapecó, e um Corsa de Caxias do Sul, RS. A colisão seguida de capotamento ocorreu na SC 160, interior de Campo Erê. As seis vítimas estavam fora dos veículos. O condutor do C4, de 28 anos, apresentava escoriações nos braços e dores na perna. Uma mulher de 22 anos, caroneira do Citröen, teve ferimento na cabeça. A guarnição atendeu ainda, o motorista do Corsa, um homem de 26 anos. Ele teve várias escoriações no corpo e dores nas costas. Uma mulher de 22 anos, caroneira do Corsa, teve ferimento na cabeça, pupilas desiguais e agitação. No Corsa, havia ainda uma criança de um ano que estava no colo de populares, com ferimento na cabeça e outra criança de três anos não se feriu. As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico.

PRF apreende 15 quilos de maconha em Guaraciaba. Nesta quinta-feira, por volta de 11 horas e 20 minutos, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de combate ao crime em Guaraciaba, na BR 163 e abordaram um Voyage de Santa Helena, PR, com cinco homens, sendo três adultos e duas crianças, uma de um ano e meio e outra de 9 anos de idade. Diante das versões contraditórias dos ocupantes do veículo e do nervosismo verificado, os policiais realizaram uma vistoria no veículo, encontrando, dentro de uma mochila, 30 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 15 kg. As duas crianças foram encaminhados para o Conselho Tutelar de Guaraciaba e os três adultos foram conduzidos para a Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

Motoqueiro sofre ferimentos em queda de moto. Por volta das 21 horas desta quinta-feira, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada para atender uma queda de moto no Contorno Viário em Campo Erê. O condutor da Honda CG 150, placa de Riqueza, apresentava ferimento na face e suspeita de traumatismo craniano encefálico. A vítima, que não possuía os documentos pessoais e nem da moto, foi levada para o Hospital Santo Antônio de Campo Erê. A Polícia Militar também foi acionada.

Bombeiros atendem diversas ocorrências após tornado em Descanso e Belmonte. Nesta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros continuou os trabalhos, principalmente de corte de árvores em Descanso. Os locais onde não foi possível ou não era de risco iminente na noite anterior foram realizados no dia de ontem. Também foram realizadas imagens aéreas para delimitação da área afetada. No total já foram distribuídos 20 rolos de lona para Belmonte e Descanso. O trabalho foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras. Conforme dados da Defesa Civil de SMOeste, entre casas, imóveis comerciais, galpões e depósitos, no município de Belmonte há 156 estruturas com pessoas desalojadas e no município de Descanso 243 estruturas com pessoas desalojadas. No total, 15 pessoas procuraram atendimentos nos postos de saúde e hospitais, devido a ferimentos causados durante o temporal.

Bebê morre após ser ejetado de automóvel durante acidente em SMOeste. O bebê com um mês e dez dias ejetado do veículo, durante acidente na manhã desta quinta-feira, na SC 492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante morreu no Hospital. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a criança usava cadeirinha de segurança no momento da colisão contra um poste de energia elétrica, mas foi ejetada para fora do veículo devido ao impacto. De acordo com o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a criança estava sendo transferida de unidade hospitalar pelo SAMU quando teve paradas cardiorrespiratórias vindo a óbito. O Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste foi acionado e recolheu o corpo para exames.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.