ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 12 06 19

-MORO VAI AO SENADO EXPLICAR DIÁLOGOS COM PROCURADORES

-DEPUTADOS APROVAM LDO SEM REDUÇÃO DO DUODÉCIMO PARA PODERES

-MUNICÍPIO VAI REAPROVEITAR 60 POR CENTO DA DECORAÇÃO DE NATAL

-IMA CONVOCA FORÇA TAREFA PARA AGILIZAR EMISSÃO DE LICENÇAS NA REGIÃO

-ROTATIVO COMPLETA UM ANO COM AUMENTO DA TAXA DE OCUPAÇÃO DAS VAGAS

-MULHER FICA FERIDA EM COLISAO DE MOTO E CARRO NO BAIRRO SALETE

-HOMEM SUSPEITO DE ASSALTAR DOIS MERCADOS É PRESO PELA PM

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente da Grécia, PROKOPIS PAVLOPOULOS, dissolveu o parlamento nesta terça-feira e convocou eleições antecipadas para o dia sete de julho, atendendo à solicitação apresentada ontem pelo primeiro-ministro ALEXIS TSIPRAS. Com a publicação do decreto presidencial, a campanha eleitoral começou oficialmente. O desafio para a coalizão governante é reduzir a ampla vantagem da conservadora Nova Democracia que, segundo a primeira pesquisa publicada depois das eleições europeias, já alcança dez pontos percentuais.

O presidente da Comissão Europeia, JEAN-CLAUDE JUNCKER, reiterou nesta terça-feira que a União Europeia não vai renegociar o acordo do Brexit, concluído com Londres em novembro passado, com o próximo primeiro-ministro britânico. Depois de fracassar três vezes em sua tentativa de fazer o Parlamento britânico aprovar o acordo alcançado em novembro com Bruxelas, a primeira-ministra THERESA MAY anunciou sua renúncia. Agora, dez membros de seu Partido Conservador disputam sua sucessão.

O presidente argentino, MAURICIO MACRI, candidato à reeleição, anunciou nesta terça-feira como seu candidato a vice o opositor peronista MIGUEL PICHETTO. A estratégia amplia a coligação de governo e acirra a corrida eleitoral contra CRISTINA KIRCHNER. O anúncio é surpreendente, já que incorpora um candidato da oposição,ex-aliado de CRISTINA. A decisão visa seduzir o voto peronista, pulverizado em diferentes candidaturas como a da ex-presidente que será candidata a vice-presidente na chapa que leva ALBERTO FERNÁNDEZ como candidato a presidente.

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira um projeto que autoriza crédito extra de 248 bilhões e 900 milhões para o governo federal. A proposta define que os recursos serão obtidos por meio da emissão de títulos do Tesouro Nacional. Por ter sido aprovado em uma sessão conjunta, formada por deputados e senadores, o texto seguirá para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Na votação da Câmara, o texto foi aprovado por 450 votos a zero. Na votação do Senado, o texto passou por 61 votos a zero. De acordo com o texto, o dinheiro será destinado ao pagamento de benefícios previdenciários, do Benefício de Prestação Continuada e de outros programas do governo.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal marcou para dia 25 o julgamento de um pedido de liberdade do ex-presidente LULA que aponta a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, SERGIO MORO. O pedido é um habeas corpus em que a defesa do ex-presidente questiona a atuação de MORO durante o processo no qual o ex-presidente foi condenado. O pedido foi apresentado pela defesa de LULA no ano passado, quando o então juiz aceitou o convite de JAIR BOLSONARO para comandar o Ministério da Justiça. O pedido começou a ser julgado em dezembro de 2018, mas o ministro GILMAR MENDES pediu vista, após dois votos contra a concessão de liberdade a LULA. Nesta segunda-feira, o ministro liberou o caso para julgamento que será retomado no dia 25 deste mês.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE anunciou nesta terça-feira que o ministro da Justiça, SERGIO MORO, vai comparecer à Comissão de Constituição e Justiça da Casa no próximo dia 19 para falar sobre o vazamento de mensagens trocadas entre ele e o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, procurador DELTAN DALLAGNOL. No último domingo, o site The Intercept publicou reportagem com mensagens atribuídas a MORO e a procuradores da Lava Jato. Segundo o site, o então juiz responsável pela Lava Jato no Paraná orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores que atuam na Lava Jato. As conversas se deram pelo aplicativo de mensagens Telegram. Sobre o tema, MORO falou em “invasão criminosa” e disse não ver anormalidade nas supostas mensagens.

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo indicou Florianópolis como o segundo destino mais buscado para lazer por turistas estrangeiros no Brasil em 2018. O levantamento revelou ainda o perfil e as percepções dos visitantes sobre o país. O estudo apontou que a cidade do Rio de Janeiro foi o destino mais procurado por estrangeiros a lazer , seguida pela capital catarinense. Florianópolis foi escolhida por 17 por cento dos turistas, o número representa uma queda se comparado ao percentual de 2017, que foi de 19 vírgula seis por cento. Entre os dez principais destinos, Santa Catarina se destaca com outras três cidades: Bombinhas, Balneário Camboriú e Itapema.

O prefeito de Bom Retiro, VILMAR NECKEL, e sete servidores, incluindo secretários municipais, são acusados de pagar irregularmente quase 800 mil reais em horas extras a servidores públicos. A Justiça aceitou denúncia do Ministério Público de Santa Catarina por improbidade administrativa e mandou bloquear os bens dos réus em dois milhões e 700 mil reais. O município, localizado na Serra catarinense, tem nove mil habitantes. Na decisão, o juiz EDISON DE OLIVEIRA JÚNIOR destacou que há provas de que servidores agiram de forma ordenada para enriquecimento ilícito e determinou ainda o afastamento deles do comando das secretarias durante o processo.

Com 31 votos favoráveis e apenas sete contrários, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020 com a emenda que garante os repasses mensais para a Alesc, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Universidade do Estado de Santa Catarina, os chamados duodécimos, nos mesmos percentuais praticados neste ano. Havia expectativa de que a votação ocorresse apenas hoje, mas após uma reviravolta na votação do relatório da Comissão de Finanças e, com o aval do presidente da Casa, os parlamentares votaram o projeto no plenário. Com a mudança, a LDO de 2020 foi aprovada sem a redução no duodécimo proposta pelo governo, que agora deve trabalhar na elaboração de uma proposta separada para organizar eventuais sobras do orçamento dos poderes.

O comércio de São Miguel do Oeste espera uma boa procura de consumidores por presentes para o dia dos namorados desta quarta-feira. De acordo com o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, a projeção é de um aumento entre quatro e cinco por cento na venda de presentes na comparação com a mesma data do ano passado. Ele comentou que além das lojas, restaurantes também criaram promoções especiais para a atrair os consumidores. SPENGLER citou que a data movimenta diferentes setores do comércio local.

A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste deve reaproveitar cerca de 60 por cento do material utilizado na decoração natalina do ano passado. A projeção é do secretário de Cultura do município, CARLOS CHAVES. De acordo com ele, a equipe já está trabalhando no barracão de Natal e o levantamento foi realizado pelos próprios artesãos. Segundo CHAVES, os profissionais que estão na função já elaboraram o projeto de decoração para este ano. Ele comentou que a proposta de decoração de Natal para este ano já foi apresentada e aprovado pelo prefeito WILSON TREVISAN. A equipe do barracão está trabalhando na confecção dos enfeites desde o começo do ano.

Faltando seis meses para o final do ano e cinco meses para a decoração ser colocada nas vias públicas de São Miguel do Oeste, alguns trabalhos já estão prontos. A afirmação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele disse que os trabalhos mais complexos devem ser finalizados no mês de novembro, época em que a decoração é exposta. CHAVES comentou que a edição deste ano terá muitas novidades. Ele destacou que se o orçamento permitir, a Rua Santos Dumont receberá uma iluminação diferenciada neste ano. O secretário lembrou ainda que a equipe está precisando de garrafas pet e fez um pedido para que as pessoas façam doações desse tipo de material no barracão de Natal.

O governo de WILSON TREVISAN conta com um novo secretário desde o mês de março. O diretor de engenharia da prefeitura, CHARLES DAL ORSOLETTA foi confirmado como novo secretário de Planejamento. O cargo vinha sendo acumulado por MARLI DA ROSA, que permanece agora apenas na secretaria de Urbanismo. A portaria de nomeação de DAL ORSOLETTA como secretário de Planejamento foi publicada no dia 21 de março, mas ele está respondendo pela pasta desde o início daquele mês. A prefeitura não fez nenhuma divulgação oficial da nomeação do novo secretário.

O novo secretário de Planejamento, CHARLES DAL ORSOLETTA disse na manhã de hoje que assumir o cargo é um desafio grande. Ele comentou que vai continuar com o trabalho que vinha desenvolvendo no setor de engenharia da prefeitura. A diferença, de acordo com ele, é que agora o trabalho vem acompanhado de uma responsabilidade maior. Ele reforçou que assumir a secretaria de Planejamento é uma grande responsabilidade. DAL ORSOLETTA não destacou nenhum meta ou objetivo específico, mas que pretende fazer um bom trabalho para atender a população.

São Miguel do Oeste vai sediar nesta sexta-feira o segundo Seminário de Prevenção às Deficiências. O tema será o autismo. O evento vai acontecer no Centro Cultural da Unoesc, entre sete e meia da manhã e cinco da tarde. O seminário é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa e das Apaes de São Miguel do Oeste, Descanso, Iporã do Oeste, Mondaí, São João do Oeste, Tunápolis, Itapiranga, Caibi e Cunha Porã. Cerca de 700 pessoas devem participar das discussões. O evento é voltado para pais, profissionais da educação, saúde e assistência social.

A programação do Seminário de Prevenção às Deficiências marcado para a próxima sexta-feira prevê duas palestras. As duas serão ministradas pelo psicólogo e diretor geral do Instituto Nacional de Pós-Graduação e eventos Acadêmicos, JOSÉ RAIMUNDO FACION. A palestra da manhã será sobre aspectos clínicos do Transtorno do Espectro Autista e os problemas de comportamento, como autolesão, agressividade e hiperatividade. Na parte da tarde, o debate sobre o processo de inclusão de autistas e a apresentação de projetos bem sucedidos de Inclusão Escolar de Alunos com autismo.

O Instituto do Meio Ambiente designou uma força tarefa para agilizar a análise dos pedidos de licença ambiental que estão parados na gerencia regional de São Miguel do Oeste. O programa IMA em Movimento já passou por outras regiões do estado e agora está no extremo-oeste. Servidores de outras unidades do instituto foram chamados para atuar na coordenadoria regional de São Miguel e contribuir para desafogar processos que estão represados no órgão. A princípio, os servidores devem ficar na região por uma semana, mas se houver a necessidade, podem ficar mais tempo até a verificação de todas as demandas. Em nota, o IMA afirma que a iniciativa, que deve acontecer ainda em outras Regionais, é uma maximização de esforços para a garantia da qualidade do atendimento do instituto.

O presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI, assinou no começo desta semana a portaria que constitui a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai apurar uma suposta fraude em serviços prestados na área da saúde do município. O documento foi publicado na última segunda-feira. Com a indicação oficial dos partidos com assento na Câmara, a CPI vai apurar fatos relacionados à execução de contrato de prestação de serviços de fisioterapia ao município. A CPI será formada pelos vereadores Milto ANNONI, ODEMAR MARQUES, CLÁUDIO BARP, CARLOS GRASSI e MARIA TEREZA CAPRA. O PSD não indicou nenhum vereador para fazer parte da comissão.

A CPI da saúde terá 120 dias para apurar as supostas irregularidades na prestação de serviços na área de fisioterapia. A informação está na portaria publicada segunda-feira pelo presidente da casa, EVERALDO DI BERTI. O prazo pode ser prorrogado por mais por mais 60 dias. A abertura da CPI foi solicitada a partir de requerimento assinado por seis vereadores. Segundo a denúncia, foram emitidas guias de prestação de serviços de fisioterapia em paciente que já havia falecido. Os membros da CPI devem se reunir nos próximos dias, sob a presidência do membro mais idoso, para eleger o presidente e o relator da Comissão. A data da primeira reunião ainda não foi definida.

O sistema de estacionamento rotativo completou um ano de funcionamento em São Miguel do Oeste. Depois de um longo período marcado por debates e polemicas, o município implantou o sistema com o objetivo de resolver o problema da falta de vagas no centro da cidade. A prefeitura encomendou um estudo técnico que apontou para esse caminho. O debate foi então para a câmara de vereadores que aprovou o projeto e em 11 de junho de 2018, o município implantou o estacionamento rotativo. De acordo com o gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR DE OLIVEIRA, o modelo foi marcado por polemicas e resistências no começo, mas agora o tema parece pacificado.

Os resultados do primeiro ano do estacionamento rotativo são positivos. A avaliação é do gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR DE OLIVEIRA. Ele esteve no Peperi Entrevista desta terça-feira e disse que a taxa média de ocupação das vagas já chega a 35 por cento. JUNIOR ressaltou que a zona azul tem picos ocupação de 45 por cento. Ele disse que o índice ainda é baixo, mas está crescendo.

A forma mais usada para a alocação das vagas do estacionamento rotativo é o aplicativo de telefone celular. De acordo com o gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR DE OLIVEIRA, houve um aumento do uso dos parquímetros, mas o aplicativo é usado pela maioria dos motoristas. JUNIOR citou que o rotativo tem duas mil vagas que são monitoradas por uma equipe de 21 agentes. Ele disse que a equipe é suficiente para atender a demanda. JUNIOR comentou que não existe previsão de ampliação das ruas com cobrança do rotativo e nem projeção de alteração dos valores. Atualmente, a hora do rotativo é de dois reais para carros de passeio e um real para motos.

O estacionamento rotativo melhorou o trânsito no centro da cidade. O comentário é do comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, MARCELO DE WALLAU. Ele explicou que a redução de veículos estacionados no centro, reduziu as áreas poluídas visualmente, já que as laterais das ruas não estão mais completamente ocupadas. Dessa forma, o campo visual dos motoristas é maior, o que reduz o risco de acidentes. Na visão de WALLAU, o rotativo deixou o transito mais seguro e com mais fluidez.

A Polícia Militar de Maravilha prendeu nesta terça-feira uma mulher suspeita de tráfico de drogas no centro da cidade. A guarnição recebeu uma denúncia de que uma mulher vendida drogas em casa e utilizava uma Saveiro de cor branca para fazer a entrega dos produtos. Na noite de ontem, os policiais abordaram o veículo e encontraram duas "buchas" de cocaína embaladas para venda. Um homem correu para se esconder quando viu a guarnição, mas foi detido com cerca de 200 reais em dinheiro. Ele confessou que o valor seria utilizado para comprar drogas da traficante. A PM foi até a casa da mulher, onde ela entregou mais duas "buchas" de cocaína. A suspeita foi detida pelo crime de tráfico de drogas e conduzida, juntamente com o usuário, para a Delegacia de Polícia.

Uma motociclista ficou ferida em um acidente de trânsito no final da tarde de ontem no bairro Salete. A colisão aconteceu por volta das cinco horas da tarde na Sete de Setembro e envolveu uma Ecosport e uma Biz. A condutora da moto, uma mulher de 25 anos, sofreu escoriações e ferimentos mais graves nas pernas. Ela foi atendida no local e levada ao Hospital Regional.

Um mercado foi assaltado o final da manhã de ontem no bairro São Luiz. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito entrou na empresa armado com uma faca e anunciou o assalto. O crime aconteceu por volta das dez hora da manhã no mercado que fica no cruzamento das ruas Marcílio Dias e Castelo Branco. O suspeito, que vestia um casaco verde com capuz e uma calça jeans azul escuro. Ele rendeu a vítima que estava no caixa, exigiu dinheiro e fez ameaças caso a quantia não fosse entregue. A ação durou pouco tempo, mas o necessário para que o criminoso conseguisse fugir com aproximadamente 300 reais em dinheiro. A Polícia Militar foi chamada e começou as buscas pelo suspeito.

Um outro mercado foi assaltado por volta das quatro horas da tarde de ontem no bairro Estrela. A suspeita da PM é de que o crime tenha sido cometido pelo mesmo homem que assaltou outro estabelecimento no bairro São Luiz. Por volta das quatro horas da tarde, o suspeito entrou no mercado que fica no cruzamento das ruas Prudente de Moraes e Dom Pedro Segundo, pegou algumas bolachas e apontou uma faca para a atendente. A mulher disse que havia pouco valor em caixa e entregou uma quantia de aproximadamente 40 reais. Um cliente que estava no local foi abordado pelo criminoso e também foi assaltado. O suspeito pegou o celular do homem, deixou as bolachas no balcão e saiu do estabelecimento levando algumas unidades de chicle. A ação durou cerca de dez minutos.

O homem suspeito de assaltar dois mercados em São Miguel do Oeste no mesmo dia foi detido no final da tarde de ontem. O homem foi localizado pela Polícia Militar no trevo de acesso a Paraíso. De acordo com a reportagem do portal da Peperi, o suspeito chegou a ser abordado por uma das vítimas do segundo assalto. O homem foi agredido, mas conseguiu escapar.O rapaz de 20 anos foi preso e levado para a delegacia de polícia. Segundo a PM, ele tentou escapar da abordagem policial fugindo em direção a uma área de mata. A Polícia Militar informou que ele causou danos na caixa da viatura policial. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.