ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 12/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O presidente da Grécia, PROKOPIS PAVLOPOULOS, dissolveu o parlamento nesta terça-feira e convocou eleições antecipadas para o dia sete de julho, atendendo à solicitação apresentada ontem pelo primeiro-ministro ALEXIS TSIPRAS. Com a publicação do decreto presidencial, a campanha eleitoral começou oficialmente. O desafio para a coalizão governante é reduzir a ampla vantagem da conservadora Nova Democracia que, segundo a primeira pesquisa publicada depois das eleições europeias, já alcança dez pontos percentuais.

O presidente da Comissão Europeia, JEAN-CLAUDE JUNCKER, reiterou nesta terça-feira que a União Europeia não vai renegociar o acordo do Brexit, concluído com Londres em novembro passado, com o próximo primeiro-ministro britânico. Depois de fracassar três vezes em sua tentativa de fazer o Parlamento britânico aprovar o acordo alcançado em novembro com Bruxelas, a primeira-ministra THERESA MAY anunciou sua renúncia. Agora, dez membros de seu Partido Conservador disputam sua sucessão.

O presidente argentino, MAURICIO MACRI, candidato à reeleição, anunciou nesta terça-feira como seu candidato a vice o opositor peronista MIGUEL PICHETTO. A estratégia amplia a coligação de governo e acirra a corrida eleitoral contra CRISTINA KIRCHNER. O anúncio é surpreendente, já que incorpora um candidato da oposição,ex-aliado de CRISTINA. A decisão visa seduzir o voto peronista, pulverizado em diferentes candidaturas como a da ex-presidente que será candidata a vice-presidente na chapa que leva ALBERTO FERNÁNDEZ como candidato a presidente.

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira um projeto que autoriza crédito extra de 248 bilhões e 900 milhões para o governo federal. A proposta define que os recursos serão obtidos por meio da emissão de títulos do Tesouro Nacional. Por ter sido aprovado em uma sessão conjunta, formada por deputados e senadores, o texto seguirá para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Na votação da Câmara, o texto foi aprovado por 450 votos a zero. Na votação do Senado, o texto passou por 61 votos a zero. De acordo com o texto, o dinheiro será destinado ao pagamento de benefícios previdenciários, do Benefício de Prestação Continuada e de outros programas do governo.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal marcou para dia 25 o julgamento de um pedido de liberdade do ex-presidente LULA que aponta a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, SERGIO MORO. O pedido é um habeas corpus em que a defesa do ex-presidente questiona a atuação de MORO durante o processo no qual o ex-presidente foi condenado. O pedido foi apresentado pela defesa de LULA no ano passado, quando o então juiz aceitou o convite de JAIR BOLSONARO para comandar o Ministério da Justiça. O pedido começou a ser julgado em dezembro de 2018, mas o ministro GILMAR MENDES pediu vista, após dois votos contra a concessão de liberdade a LULA. Nesta segunda-feira, o ministro liberou o caso para julgamento que será retomado no dia 25 deste mês.

O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE anunciou nesta terça-feira que o ministro da Justiça, SERGIO MORO, vai comparecer à Comissão de Constituição e Justiça da Casa no próximo dia 19 para falar sobre o vazamento de mensagens trocadas entre ele e o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, procurador DELTAN DALLAGNOL. No último domingo, o site The Intercept publicou reportagem com mensagens atribuídas a MORO e a procuradores da Lava Jato. Segundo o site, o então juiz responsável pela Lava Jato no Paraná orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores que atuam na Lava Jato. As conversas se deram pelo aplicativo de mensagens Telegram. Sobre o tema, MORO falou em “invasão criminosa” e disse não ver anormalidade nas supostas mensagens.

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo indicou Florianópolis como o segundo destino mais buscado para lazer por turistas estrangeiros no Brasil em 2018. O levantamento revelou ainda o perfil e as percepções dos visitantes sobre o país. O estudo apontou que a cidade do Rio de Janeiro foi o destino mais procurado por estrangeiros a lazer , seguida pela capital catarinense. Florianópolis foi escolhida por 17 por cento dos turistas, o número representa uma queda se comparado ao percentual de 2017, que foi de 19 vírgula seis por cento. Entre os dez principais destinos, Santa Catarina se destaca com outras três cidades: Bombinhas, Balneário Camboriú e Itapema.

O prefeito de Bom Retiro, VILMAR NECKEL, e sete servidores, incluindo secretários municipais, são acusados de pagar irregularmente quase 800 mil reais em horas extras a servidores públicos. A Justiça aceitou denúncia do Ministério Público de Santa Catarina por improbidade administrativa e mandou bloquear os bens dos réus em dois milhões e 700 mil reais. O município, localizado na Serra catarinense, tem nove mil habitantes. Na decisão, o juiz EDISON DE OLIVEIRA JÚNIOR destacou que há provas de que servidores agiram de forma ordenada para enriquecimento ilícito e determinou ainda o afastamento deles do comando das secretarias durante o processo.

Com 31 votos favoráveis e apenas sete contrários, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020 com a emenda que garante os repasses mensais para a Alesc, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Universidade do Estado de Santa Catarina, os chamados duodécimos, nos mesmos percentuais praticados neste ano. Havia expectativa de que a votação ocorresse apenas hoje, mas após uma reviravolta na votação do relatório da Comissão de Finanças e, com o aval do presidente da Casa, os parlamentares votaram o projeto no plenário. Com a mudança, a LDO de 2020 foi aprovada sem a redução no duodécimo proposta pelo governo, que agora deve trabalhar na elaboração de uma proposta separada para organizar eventuais sobras do orçamento dos poderes.

Bebê de 11 meses se engasga e vai parar na UTI. O fato ocorreu na tarde de domingo, em Campo Erê. Segundo a secretária de saúde ELIZANDRA DA SILVA, a mãe disse que estava com a criança no colo, quando notou que ela se afogou com alguma coisa, a suspeita é que pode ter sido com osso de carne de porco, ou um pedaço de carne maior, que estava em cima da mesa, porém não pode afirmar se foi isso mesmo, ou um objeto. O bebê foi levado para o hospital em Campo Erê e logo transferido para Pato Branco na UTI.

Informação chegou até a saúde pública apenas na segunda-feira, de manhã. Segundo a secretária, os pais procuraram a saúde pública pedindo a liberação de um exame para retirada de um corpo estranho que estava obstruindo a traqueia da criança. Segundo ELIZANDRA, quando a bebê chegou a Policlínica em Pato Branco ainda estava engasgada. Os médicos fizeram uma traqueotomia para liberar a passagem de ar. No entanto o objeto estranho acabou indo parar no pulmão da bebê, sendo necessária uma intervenção cirúrgica, e a transferência para um centro especializado.

São sete municípios do oeste de Santa Catarina pactuados com o Paraná. A secretária explica que a bebê, não foi transferida na segunda-feira para Curitiba ou Florianópolis não por ser de Campo Erê, como teve alguns comentários, mas sim pelo fato de nenhum desses centros oferecer vaga na UTI. Assegura que durante todo dia buscou e mobilizou a regional de saúde, mas não foi possível. Ontem pela manhã surgiram duas vagas, uma em cada cidade, porém o Hospital de Pato Branco preferiu enviar para Curitiba por ela estar dentro do Paraná.

A equipe esteve mobilizada para encontrar uma vaga na UTI num centro especializado, mas só conseguiram ontem de manhã. O secretário de Assistência Social de Campo Erê, ADEMAR ALBERTON, acompanhou o processo e conta que ontem, por volta das 16 horas o avião levantou voo de Pato Branco para Curitiba, mas isso era para ter ocorrido antes, porém, no momento da transferência feita pelo SAMU até o aeroporto, a criança teve uma parada cardíaca os médicos a reanimaram.

Durante o caminho até o hospital em Curitiba, bebê tem duas paradas cardíacas. Segundo ADEMAR ALBERTON que levou a mãe da criança de carro até o hospital em Campo Largo, Curitiba, os médicos informaram que ela reagiu na viagem. Ele conta que ela deve passar por mais exames hoje para depois saber qual será o procedimento correto a ser feito. Afirma que o setor social, assim como a saúde vão continuar acompanhando o caso e prestando apoio a família.

Conselho da Pessoa com Deficiência realiza reunião sobre acessibilidade. NELSON TRESSOLDI- Presidente do conselho em Campo Erê conta que o encontro ocorreu hoje pela manhã. Ressalta que, entre outros assuntos, a acessibilidade ganhou destaque. O presidente enfatiza que a maioria das calçadas do município não estão adaptadas para uso das pessoas com necessidades especiais. Cita que não tem rampas e até são construídas com desníveis, o que dificulta a locomoção, principalmente dessas pessoas.

Ofício ao Ministério Público será encaminhado. Segundo NELSON TRESSOLDI, isso com objetivo de buscar a parceria do MP para minimizar os problemas com a acessibilidade no município. O presidente do conselho diz que seria necessário refazer vários pontos para que fosse possível facilitar a locomoção das pessoas com necessidades especiais. Além disso, cita que os problemas ocorrem também com relação ao estacionamento privativo a esse público. Afirma que os próprios estabelecimentos comerciais não respeitam as normas. Salienta que isso é obrigatório e os departamentos, tanto público, quanto privado, devem se adequar.

Sindicatos se unem para mobilizações contra reforma da previdência. LIZETE BERNARDI – coordenadora do Sintraf de Campo Erê, relata que no último encontro que teve em Brasília comas Centrais Sindicais ficou decidido que as instituições iriam se unir para participar de mobilizações contra vários temas que trazem prejuízos para os trabalhadores de um modo geral, não só o agricultor. Entre as principais pautas da classe dos Sintrafs estão: aumento de juro no Plano Safra; falta de recurso; crise do leite; lista dos deputados que estão a favor da reforma, entre outros.

Governo quer tirar muitos direitos com a reforma da previdência. LIZETE frisa que essa frase é bastante utilizada, mas é isso que ele quer. Conta que em viagens e mobilizações na capital estadual e federal, percebeu que a maior vontade dos parlamentares é tirar da constituição o direito da previdência social e solidária e criar uma previdência paralela. Isso é muito grave, alega a sindicalista, porque hoje os trabalhadores são assegurados pela constituição. A coordenadora ressalta que o Sintraf de Campo Erê vai participar do ato na cidade de Pinhalzinho nesta sexta-feira. Sairá ônibus de São Bernardino, passando por Três Voltas, Campo Erê, Saltinho até Pinhalzinho.

Santa Terezinha do Progresso é o município que mais preocupa Cartório Eleitoral. MARIANA FLEMMINGG, destaca que das cidades que estão na obrigatoriedade em fazer a revisão do eleitorado com biometria na comarca de Maravilha, a que mais preocupa é Santa Terezinha. A meta que a justiça estipulou para esse município é de no mínimo 85 por cento, mas até agora pouco mais de 75 por cento dos eleitores fizeram o processo.

Cerca de trezentos eleitores precisam comparecer no Cartório para fazer revisão biométrica. MARIANA ressalta que o prazo final para esse número de pessoas de Santa Terezinha do Progresso comparecer ao Cartório vai até 28, agora de junho. Para facilitar o atendimento aos eleitores, além do atendimento normal, do meio dia ás 19 horas, o Cartório vai trabalhar em regime de plantão. O primeiro acontece já neste sábado das 9 ás 15 horas. No próximo sábado, dia 22, também haverá plantão no mesmo horário, e na última semana do prazo, o Cartório vai atender das 9 da manhã até ás 17 horas.

Cartório atende cerca de 40 pessoas ao dia. Segundo a chefe em Maravilha MARIANA FLEMMINGG, teria capacidade para atender bem mais gente, mas é em torno desse número que tem registrado todos os dias. Ela garante que o atendimento não é demorado, pois o Cartório ampliou o quadro de funcionários para melhor atender o eleitor. O processo todo de biometria leva em média 20 minutos. Frisa também que o eleitor que preferir, pode agendar o atendimento pelo site do TRE. Desta forma será atendido no horário marcado, não precisando esperar na fila.

Celesc trabalha para identificar causa dos apagões registrados nos últimos dias. Pelo menos sete municípios da região registraram a interrupção no fornecimento de energia elétrica no dia 28 de maio por cerca de três horas e novamente neste sábado, por pouco mais de duas horas. O gerente regional da Celesc JOSÉ VOLKWEIS afirma que por volta das 18 horas e 15 minutos de sábado ocorreu o desligamento da linha de transmissão que abastece a subestação de São José do Cedro que parte de São Miguel do Oeste, responsáveis por abastecer cerca de 23 mil e 400 unidades.

Causa foi o rompimento de um cabo em um local de difícil acesso e foram feitas manobras para distribuição alternativa. O gerente da Celesc revela que as equipes de especialistas em redes estão apurando qual problema atingiu os cabos nas duas situações: referente a vibração, ação do vento, raios ou outras intempéries. Os maiores problemas foram em São José do Cedro, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. Palma Sola recebeu sinal da subestação de São Lourenço do Oeste e Anchieta e Princesa tiveram a carga transferida para São Miguel do Oeste.

Linha de transmissão de energia atingida por problemas nos últimos dias é considerava nova pela Celesc. O gerente regional JOSÉ VOLKWEIS revela que são 28 anos de implantação da linha que é considerada nova, já que a vida útil costuma passar de cinco décadas sem nenhum tipo de problema. O gerente regional antecipa que nos próximos dias será necessário um desligamento para os reparos e substituições de equipamentos. ZECA garante que está sendo feita uma organização antecipada para que os consumidores possam se programar.

Equipe trabalha na elaboração de um relatório técnico apontando as causas das panes para adoção de medidas que evitem novos rompimentos. O gerente regional reconhece que a interrupção gerou transtornos para sociedade em relação ao trabalho e eventos que ocorriam, e assegura o ressarcimento em caso de prejuízos comprovados segundo a legislação estabelecida da ANEEL. A resolução prevê limites e frequência nas interrupções de até quatro horas.

Usuários das estradas da nossa região voltam a reclamar das condições do asfalto. Estudantes, trabalhadores e empresários que trafegam nos trechos que ligam Campo ErêSão Lourenço do Oeste e Campo ErêPalma Sola, se dizem indignados com a situação. Os buracos se multiplicam, causando prejuízos nos veículos.Pneus furam e rodas entortam nas quedas, que passaram a ser frequentes. Pior de tudo, relatam os motoristas, são os perigos de acidentes, colocando a vida de pessoas em risco.

Reportagem da Rádio Atalaia procurou contato com órgãos que cuidam das estradas da nossa região, mas não encontrou ninguém para falar da situação. A intenção é saber o que se pretende fazer e quando, resolver os problemas nos trechos mais precários. Usuários sustentam que do jeito que está, não é mais possível tolerar as condições de trafego em rodovias estaduais importantes como a 305 e 161.

Polícia apreende mercadoria de descaminho na SC 157. Foi ontem, no Km 05 da rodovia em São Lourenço do Oeste. A guarnição abordou um veículo com placas do município de Canoas -RS, conduzido por um homem de 45 anos. Em revista veicular, localizou diversas mercadorias oriundas do Paraguai, sem os devidos desembaraços aduaneiros. Foi feita apreensão da mercadoria.

Mulher é presa por tráfico de drogas. A Polícia Militar de Maravilha, atendeu ontem, a uma ocorrência de tráfico de droga, na Rua Wendelino Sherer. Foi por volta das 23 horas. Denúncias davam conta de que a mulher utilizava uma Saveiro de cor branca, para fazer a entrega da droga, além do comércio na própria residência. Na noite de ontem, a PM, logrou êxito na abordagem da Saveiro e em revista pessoal, encontrou com ela duas "buchas" de cocaína embaladas para venda. Um homem correu para se esconder, quando viu a guarnição, mas foi pego, e em busca pessoal nada de ilícito foi encontrado, apenas uma quantia em dinheiro, 214 reais.

Homem confessa a PM que o dinheiro seria utilizado para comprar cocaína da traficante, e que já comprou outras vezes da mesma mulher. A PM, foi até a casa da mulher, onde ela entregou mais duas "buchas" de cocaína. Ela confessou que comercializa a droga e que vendia cada "bucha" a 50 reais. O Canil de São Miguel do Oeste, também foi acionado para que o cão fizesse uma varredura, com objetivo de encontrar mais drogas, porém, nada mais foi localizado. A mulher foi detida pelo crime de tráfico de drogas e conduzida juntamente com o usuário para a Delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.