ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 12 05 2022

-GOVERNO ZERA TAXA DE IMPORTAÇÃO DE 11 PRODUTOS PARA CONTER INFLAÇÃO

-INDÚSTRIA DE SC AUMENTA EM 20% VENDA DE PRODUTOS PARA MILITARES

-SÃO MIGUEL TCHÊ COMEÇA NESTA SEXTA NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

-NÚMERO DE CASOS DE DENGUE AUMENTA 10 POR CENTO EM TRÊS DIAS

-PROJETO QUE ALTERA SERVIÇO DE INSPEÇÃO FICARÁ RETIDO PARA AJUSTES NA CÂMARA

-MULHER É PRESA POR TRÁFICO DE DROGAS EM BOATE AS MARGENS DA BR 282

-SANTA HELENA AFASTA SECRETÁRIO FLAGRADO COM MUNIÇÕES EM CARRO DA SAÚDE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Senadores republicanos conseguiram barrar um projeto de lei, apresentado pelos democratas, que ampliaria o acesso ao aborto nos Estados Unidos, nesta quarta-feira. A derrota já era antecipada por analistas políticos do país e foi confirmada em uma votação de 51 a 49, abaixo dos 60 votos necessários para que a legislação fosse aprovada. A norma debatida no Senado se destinava a proteger o direito ao aborto seguro em todo o país, ainda que a Suprema Corte vote contra esse direito. O assunto é bastante polarizado nos Estados Unidos e pode definir o futuro das eleições legislativas de meio de mandato, marcadas para novembro.

O governo do Chile anunciou nesta quarta-feira que vai dobrar o orçamento destinado à compra de terras indígenas. Os terrenos hoje estão em mãos privadas, a maioria empresas florestais, mas são reivindicados por grupos indígenas que têm direitos ancestrais às terras, de acordo com o governo. A ministra de Desenvolvimento Social, JEANETTE VEJA disse que o orçamento para esse fim vai passar de 15 bilhões de pesos, o equivalente a 88 milhões de reais, para 35 bilhões de pesos, cerca de 208 milhões de reais. A ideia do presidente GABRIEL BORIC é alcançar a partir de 2023 investimentos da ordem de 446 milhões de reais ao ano em compra de terras para os povos originários.

Os casos de tortura na Venezuela aumentaram em 148 por cento em 2021, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pela ONG Programa Venezuelano de Educação Ação em Direitos Humanos. A organização estima que as vítimas tenham sido 241, segundo a coordenadora de investigação do Provea, LISSETTE GONZÁLEZ. O número é a segundo mais alto nos 33 anos de existência da organização. O primeiro é de mais de 500 supostas vítimas de torturas, registrado em 2019. O Corpo de Investigações Penais e Criminais foi apontado como o responsável por torturar 155 das 241 supostas vítimas.

O Supremo Tribunal Federal começou a decidir nesta quarta-feira sobre a validade de licença-paternidade de 180 dias para homens solteiros que são servidores públicos federais. Até o momento, o placar da votação está em dois a zero para reconhecer o benefício e equiparar a licença-maternidade concedida a servidoras aos casos de pais monoparentais. Após os votos, o julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira. O caso julgado é específico e trata de um homem que é pai solteiro de gêmeos, frutos de fertilização artificial e de uma barriga de aluguel realizada no Estados Unidos. Ao analisar o caso, o relator do processo, ministro ALEXANDRE DE MORAES, entendeu que é inconstitucional não estender a licença ao genitor monoparental.

O novo ministro de Minas e Energia, ADOLFO SACHSIDA, afirmou em pronunciamento nesta quarta-feira que, como primeira medida à frente da pasta, pedirá estudos ao governo sobre a eventual privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo S.A., estatal responsável por gerir os contratos da União no pré-sal. O novo ministro disse que todo o teor do pronunciamento tinha "o aval e o apoio de 100 por cento" do presidente JAIR BOLSONARO. Ele não comentou a política de preços da Petrobras e não citou textualmente as altas recentes no preço dos combustíveis. Ele também não respondeu a perguntas dos jornalistas.

O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira que decidiu cortar o imposto de importação de 11 produtos. De acordo com o ministério, os produtos que terão imposto reduzido são carnes desossadas de bovinos congeladas, pedaços de frango, farinha de trigo, bolachas e biscoitos, produtos de padaria e pastelaria e produtos do aço. Os produtos tinham impostos de importação entre nove e 16 por cento e agora passam a ter alíquota zero. Ao cortar o imposto de importação, o governo barateia a compra de produtos fabricados no exterior. O objetivo dessa medida é tentar atenuar o forte aumento de preços verificado nos últimos meses.

A Secretaria de Estado da Saúde está alertando aos municípios e à população catarinense para os sintomas e o diagnóstico precoce no combate à dengue. O atendimento especializado nos postos de saúde, aos primeiros sinais, também está entre os pedidos. O reforço está sendo dado durante o Congresso do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde, Cosems, que começou ontem e vai até amanhã em Blumenau. A orientação é para que os primeiros sintomas sejam imediatamente assistidos nos postos, os casos mais graves de dengue nos hospitais e para que as pessoas não se automediquem. No boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado na última sexta, Santa Catarina contabiliza 26 mortes por dengue apenas neste ano.

Santa Catarina teve queda de 74 por cento no número de mortes por Covid-19 em um mês. Em abril, o Estado registrou 61 óbitos em decorrência da doença, o menor número em dois anos. Em março, foram 239. Conforme a secretaria de Saúde do estado, 32 cidades tiveram mortes pela doença no último mês. Florianópolis foi o município com o maior registro: 12 mortes. Em seguida vêm Chapecó com seis e Joinville com cinco. Entre as vítimas, a maioria era idosos, com mais de 60 anos. Entre 70 e 79 anos, foram 22 óbitos. Esta é a menor quantidade de vítimas desde abril de 2020. Na época, foram 50 mortes no mês.

A indústria catarinense aumentou em mais de 20 por cento o volume de vendas às Forças Armadas do Brasil. O dado faz parte de um levantamento do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Em três anos, o valor passou de 244 milhões e 700 mil reais, em 2018, para 302 milhões e 800 mil em 2021. Isso faz com que a participação do setor industrial no Estado nas vendas para a Defesa seja de 20 virgula quatro por cento, três vezes maior do que a média nacional, que é de sete vírgula oito por cento. A indústria têxtil é a que concentra a maior fatia de mercado, com 39 vírgula sete por cento. Em seguida, estão produtos químicos e plástico com 22 por cento.

O clima de outono acaba atrapalhando de forma direta e indireta a continuidade do palco aberto em São Miguel do Oeste. A afirmação é do secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO. De acordo com ele, as instabilidades no tempo acabam limitando o cronograma de apresentações a médio e longo prazo. Conforme ele, apesar dessas questões, o palco aberto segue sendo realizado com apresentações especiais e em dias específicos. ELIAS explicou que no momento, a secretaria trabalha com base na previsão do tempo, sendo as decisões tomadas no sábado ou no domingo, dependendo muito das condições climáticas. Segundo ele, no final de semana de sol e calor as apresentações acontecem. Caso contrário, são adiadas para uma nova data.

Tanto os artistas como a própria empresa licitada para instalar e colocar o som na área coberta da Praça central Walnir Bottaro Daniel ficam de sobreaviso para realizar as atividades ou não aos domingos. A declaração é do secretário de Cultura de São Miguel do Oeste, ELIAS ARAUJO. Ele destacou que para o próximo final de semana a ideia é realizar o palco aberto, porém, ainda não existe uma atração definida. Apesar da expectativa do evento, a previsão é de períodos de chuva e queda na temperatura, o que afetaria a realização do palco aberto neste próximo domingo.

O projeto palco aberto já existe há vários anos em São Miguel do Oeste e é de grande importância para a comunidade local e regional. A avaliação é do secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO. Ele frisou que a ação vai além das apresentações artísticas e envolve o trabalho e mão de obra de várias pessoas. Para ele, o projeto acaba gerando ainda renda para os participantes e também aos expositores e vendedores em geral que ocupam o espaço da área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. ELIAS ARAUJO citou ainda que a ação envolve sempre um bom número de famílias e acaba sendo um atrativo a mais nos finais de semana no município.

A vigésima segunda edição do São Miguel Tchê, um dos maiores eventos tradicionalistas da região, começa amanhã no município. O evento vai até domingo no parque de exposições Rineu Gransotto. A iniciativa do rodeio é do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta e piquetes de laçadores, em parceria com a Prefeitura e apoio de diversas entidades. De acordo com o patrão do CTG, CLEOMAR ZACCHI, a programação inicia na sexta-feira, a partir da uma hora da tarde, com a recepção dos CTG’s e Piquetes. Entre as principais atrações do sábado, está a Oração da Ave Maria, às seis da tarde e a abertura oficial, às oito e meia da noite.

A novidade desta edição do São Miguel Tchê é a realização do primeiro Cost’ Tchê, concurso de costela e do primeiro Duelo Zóio de Gato, que acontecem no domingo. A informação é do patrão do CTG Porteira Aberta, CLEOMAR ZACHI. De acordo com ele, grupos de cavalarianos, CTG e piquetes de toda a região vão participar do evento a partir de amanhã. ZACHI comentou que o São Miguel Tchê também é uma opção de lazer para as famílias que costumam ir ao parque para assistir as provas campeiras e participar dos almoços e jantares. Como a última edição do evento foi em 2019, a expectativa é de um grande público no parque neste final de semana.

A aprovação do projeto de lei que fixa o piso salarial para os profissionais da enfermagem no Brasil é uma valorização que vinha sendo reivindicada há muito tempo pela categoria. A afirmação é da enfermeira coordenadora do Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, JESSICA MOLINETTI. Ela esteve no RPN primeira edição desta quarta-feira e disse que essa foi uma grande conquista para a classe que tem uma importância muito grande para a saúde. O projeto de lei, que aguarda sanção presidencial, estabelece o piso salarial para enfermeiros em quatro mil 750 reais, dos técnicos de enfermagem em três mil 325 e para as categorias de auxiliar de enfermagem e parteiras, o piso é de dois mil 375 reais.

A fixação do piso nacional da Enfermagem vai melhorar a situação salarial de muitos profissionais que recebem abaixo desse valor. O comentário é enfermeira coordenadora do Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, JESSICA MOLINETTI. Para alguns profissionais, o piso apenas vai formalizar uma situação que já acontece. Ela espera agora que a sanção presidencial ocorra e que o piso seja cumprido por estados e municípios. Nesta semana, a Confederação Nacional de Municípios afirmou que a aprovação do piso nacional dos enfermeiros sem a definição da fonte de custeio pode trazer impacto de nove bilhões e 400 milhões anuais aos cofres municipais e inviabilizar de vez a prestação de serviços à população.

O Conselho Diretor da Acismo se reuniu nesta semana para discutir as próximas ações da entidade. Durante o encontro foram tratadas as demandas dos associados, debatidos métodos e atitudes que a associação pode tomar para auxiliar a classe empresarial, além das ações que já estão sendo realizadas. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, a Rodada de Negócios do Núcleo da Mulher Empreendedora estão confirmada para este mês. O Feirão do Imposto é outra atividade prevista para o mês de maio. DANIEL disse que neste ano uma rua será fechada e, com o envolvimento de empresas da cidade, produtos serão vendidos sem a cobrança de impostos para o consumidor a fim de demonstrar à população o peso da carga tributária.

A empresa Torc Engenharia começou a aplicação do concreto na pista da BR 163 no começo da noite desta quarta-feira. As primeiras cargas foram despejadas entre a pedreira e a entrada para a Linha São Roque, no trecho entre São José do Cedro e Guaraciaba. Em razão desse trabalho, a empresa adotou um sistema de “pare e siga” com interdições do transito de veículos em diversos horários durante o dia. Por isso, os motoristas que trafegam entre São José do Cedro e Guaraciaba deve adotar ainda mais cautela. O trânsito está lento em razão das obras que devem durar cerca de três semanas.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste promoveu na noite desta quarta-feira uma audiência pública para debater sobre o Projeto de Lei que trata sobre o Serviço de Inspeção Municipal. A audiência pública foi coordenada pelo vereador NINI SCHARNOSKI, proponente do pedido para realização do evento. Participaram do presidentes de sindicatos, representantes da prefeitura, vigilância sanitária e empresários do município do setor de alimentos. De acordo com NINI, o resultado foi muito positivo. Ao final do encontro ficou definido que o projeto precisa ser mais discutido dentro do legislativo antes de ser colocado em votação. Ele explicou que oprojeto ficará retido e será melhorado com a participação de toda a comunidade e órgãos competentes.

O projeto de lei que está em tramitação na câmara de vereadores é uma adequação da legislação local as exigências que já são cobradas por leis estaduais e federais em relação aos produtos de origem animal. A afirmação é da responsável pelo serviço de inspeção municipal, TATIANE BRANCALIONE. Ela explicou que como a lei municipal está em desacordo com outras legislações, na prática, já existe a cobrança das questões agora estão sendo inseridas nas regras municipais. TATIANE citou que o SIM trabalha com o viés da orientação e não com o objetivo de punir os estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal. Ela citou que o projeto pode ser melhorado e por isso haverá uma nova discussão sobre alguns aspectos da lei que podem ser alterados.

A secretaria de saúde divulgou, no final da tarde de ontem, o boletim com os dados atualizados da Covid em São Miguel do Oeste. Nos últimos sete dias, 38 pessoas foram diagnosticadas com a doença e 12 entraram para a lista de recuperados neste mesmo período. Nesta quinta-feira, 41 moradores estão com o vírus ativo. Até agora, foram aplicadas 95 mil 281 doses dos imunizantes contra a Covid. O calendário de vacinação prossegue amanhã com a aplicação das primeiras e segundas doses para crianças de 5 a 11 anos retardatárias.

O número de casos confirmados de dengue subiu 10 por cento em apenas três dias em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim divulgado ontem pela secretaria de saúde, 642 casos foram registrados no município, 63 a mais do que o relatório anterior divulgado na segunda-feira. Além disso, são mais 196 casos suspeitos. Só no centro, são 166 casos confirmados. O Salete, com 81 registros, é o bairro com maior incidência da doença. Hoje pela manhã, a Secretaria de Saúde fez a aplicação de fumacê para combate ao mosquito da dengue em todo o bairro São Jorge e na região central da cidade, entre a Rua Itaberaba e Mem de Sá.

A Polícia Militar registrou mais uma ocorrência de estelionato no município. O crime aconteceu na rua Sebaldo Wunch, bairro Progresso. A guarnição foi acionada via Copom e deslocou até o local onde fez contato com uma mulher que um amigo postou anúncios no Instagram no intuito de vender alguns itens. Ela se interessou e fez um pix de dois mil 150 reais referentes a um notebook, uma televisão 55 polegadas e uma geladeira. No entanto ela levou uma mesa com oito cadeiras, microondas, frigobar, cama e sofá. Além disso, teria que pagar mais 800 reais de frete. Depois disso, ele descobriu que o Instagram do amigo havia sido hackeado e que tratava-se de um golpe.

Uma empresa localizada no bairro São Jorge sofreu uma tentativa de arrombamento nesta quarta-feira. As imagens do sistema de videomonitoramento flagraram o crime. Dois homens se aproximam da fachada e tentam quebrar a porta de vidro com uma cadeira. O alarma da empresa disparou e eles não conseguiram arrombar a loja de calçados, deixando o local sem levar nada. O proprietário da loja de calçados fez o boletim de ocorrência e o caso agora será investigado pela Polícia Civil. O vídeo da tentativa de homicídio está disponível no portal da Peperi.

Um homem foi preso por tráfico nesta quinta-feira no Vila Nova Dois. Por volta do meio-dia, uma guarnição da Polícia Militar abordou uma motocicleta e encontrou uma pedra de crack com o condutor. Os policiais foram até a casa do suspeito e localizaram papel alumínio, usado para a venda do entorpecente, e uma embalagem com vestígios de cocaína. Durante a operação, o homem foi preso por suspeita de tráfico de drogas e apreendeu um veículo que havia sido retido para sanar dívidas de drogas, dois celulares e materiais usados para embalar os produtos.

A Polícia Militar promoveu nesta quarta-feira Operação Paradouro 27 com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a prostituição infantil no estado. Em São Miguel do Oeste, a ação ocorreu em casas noturnas localizadas às margens da BR-282. Todos os estabelecimentos foram vistoriadas. Em uma das casas, uma mulher que trabalha no local foi presa por tráfico de drogas com ao menos 11 petecas de cocaína, totalizando 15 gramas. Ela já tem passagens policiais por tráfico no Paraná. Além disso, em uma casa que serve como moradia e que fica próxima às boates, foram localizadas quatro crianças. A mãe deixava as crianças com uma babá para trabalhar. O Conselho Tutelar foi acionado. Os envolvidos foram levadas para a delegacia de polícia.

O Secretário de Saúde do município de Santa Helena foi flagrado pela Polícia Militar transportando munições em um carro oficial da secretaria na manhã desta quarta-feira. O fato ocorreu por volta das nove horas no bairro São Gotardo em em São Miguel do Oeste. Após ser abordado e questionado em uma barreira policial se possuía algo de ilegal, o secretário entregou um pacote contendo 45 munições de arma calibre .22. Ele relatou aos policiais que as munições eram para um vizinho que possui arma registrada. O secretário foi conduzido para prestar depoimento na delegacia de polícia e foi liberado. As munições foram apreendidas.

A prefeitura de Santa Helena decidiu afastar o secretário de saúde flagrado com munições em um carro oficial do município. O município emitiu uma nota oficial no final da tarde de ontem informando que o secretário foi afastado de suas funções enquanto ocorre a investigação do fato e que os serviços na área da saúde transcorrem normalmente, passando a ser comandados pela secretária interina, SUZANA MARIA FRIZON, que foi nomeada para o cargo. Em nota, o município cita que o prefeito BLÁSIO HICKMANN decidiu afastar o secretário de suas funções até que o caso seja esclarecido “para que a averiguação do fato seja isenta e pela seriedade e lisura de como é conduzido a Administração Municipal”.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.