ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 12 05 2020

-EM DEPOIMENTO À POLICIA FEDERAL, RAMAGEM NEGA INTIMIDADE COM BOLSONARO

-EX-CHEFE DA CASA CIVIL TERIA INDICADO EMPRESA PARA COMPRA DE RESPIRADORES

-SÃO MIGUEL DO OESTE CONFIRMA MAIS UM CASO DE CORONAVÍRUS MULHER DE 53 ANOS

-PACIENTE TEVE OS SINTOMAS EM MARÇO E ESTÁ RECUPERADA DA DOENÇA

-PORTARIA RESTRINGE ATIVIDADES E PROIBE BUFFETS EM RESTAURANTES DA CIDADE

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA AUTOMÓVEL

-CASA DE MADEIRA É DESTRUÍDA POR INCENDIO EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, anunciou nesta segunda-feira que o país encerrará a quarentena imposta em todo o seu território nesta terça-feira. Mesmo com o fim do confinamento, ele alertou que as medidas sanitárias adotadas durante a pandemia do novo coronavírus continuarão em vigor. O anúncio ocorre no mesmo dia em que a Rússia registra seu recorde diário de novos casos de Covid-19: 11 mil 656 diagnósticos positivos para a doença de ontem para hoje. Com esse número, o país chegou a ultrapassar a taxa de infectados do Reino Unido e da Itália, ocupando o terceiro lugar na lista de países com mais doentes, com 221 mil 344 pessoas com o novo coronavírus.

Dezenas de milhões de pessoas na Espanha e na França recuperaram parcialmente a liberdade de circulação nesta segunda-feira, com o levantamento de inúmeras restrições impostas no combate à pandemia de coronavírus. Para limitar o risco de propagação, a medida se aplica a apenas parte da Espanha a partir desta segunda. São permitidas reuniões em grupos de até dez pessoas, permanecer nas áreas abertas de bares e restaurantes com capacidade limitada, ou ir a lojas sem necessidade de marcar horário. Várias grandes cidades, como Madri e Barcelona, permanecerão sob restrições.

O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, exonerou nesta segunda-feira um alto chefe militar responsável pelo controle da fronteira com o Brasil, por permitir a passagem de um prefeito apesar das fronteiras estarem fechadas por causa da pandemia de coronavírus. O Paraguai mantém as fronteiras fechadas com o Brasil, Argentina e Bolívia há um mês para prevenir a expansão do coronavírus, que tem 713 contágios e 10 mortes no país. O presidente havia dito dias antes que a situação de contágios no Brasil "é uma grande ameaça para o país". O oficial militar exonerado, coronel LEONARDO IBARROLA, exercia o Comando de Operações da Defesa Interna.

O Ministério da Defesa divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual informou que apura se militares receberam de forma indevida o auxílio emergencial de 600 reais. O auxílio, destinado a ajudar trabalhadores informais durante a crise na economia provocada pela pandemia do coronavírus, foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. A nota cita que o Ministério identificou a possibilidade de recebimento indevido de valores referentes ao auxílio emergencial por integrantes da folha de pagamentos composta por militares da ativa, da reserva, reformados, pensionistas e anistiados. Segundo o ministério, foram adotadas "todas as medidas necessárias à rigorosa apuração" do caso. A pasta também informou que tenta identificar "se houve valores recebidos indevidamente, de modo a permitir a restituição ao erário".

O presidente JAIR BOLSONARO se manifestou nesta segunda-feira sobre a divulgação, na íntegra, do vídeo de uma reunião, realizada no dia 22 de abril, entre ele, o vice-presidente HAMILTON MOURÃO, ministros e presidentes de bancos públicos. Ele afirma que o encontro com a cúpula do governo tratou de temas reservados. A reunião foi citada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO em depoimento realizado no dia dois de maio, no inquérito que apura as declarações do ex-ministro sobre suposta interferência de BOLSONARO na Polícia Federal. O presidente disse que a gravação em vídeo só ocorreu para aproveitar imagens das autoridades. BOLSONARO citou que o vídeo foi fornecido para comprovar que ele não deve nada em relação as acusações do ex-ministro SERGIO MORO.

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, ALEXANDRE RAMAGEM, afirmou nesta segunda-feira em depoimento que tem o "apreço" da família do presidente Jair Bolsonaro, mas negou ter "intimidade". RAMAGEM prestou depoimento à Polícia Federal em Brasília no inquérito autorizado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal para investigar suposta tentativa de interferência de BOLSONARO na PF. ALEXANDRE RAMAGEM chegou a ser nomeado novo diretor-geral da PF no lugar de MAURÍCIO VALEIXO, demitido do cargo por BOLSONARO. Mas o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, barrou a nomeação por entender que houve desvio de finalidade.

O primeiro lote com 50 respiradores comprados pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da empresa Veigamed, chega ao país nesta terça-feira. Os equipamentos estão em um voo que deixou a China no início da manhã desta segunda. A previsão de chegada a São Paulo é o meio-dia de hoje. Após o pouso, o prazo para a entrega da carga ao governo do Estado de Santa Catarina é de até 24 horas, incluindo os trâmites de liberação no aeroporto. Depois, os respiradores serão transportados em caminhão-cofre com escolta armada até o depósito designado pelo governo do Estado de Santa Catarina. O estado comprou 200 respiradores da empresa Veigamed e pagou 33 milhões de reais pelos equipamentos de foram antecipada. O processo é cercado de polêmica e resultou na abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa.

A investigação sobre a compra de 200 respiradores pelo governo de Santa Catarina, revelada após a retirada do sigilo autorizada pela Justiça nesta segunda-feira, trouxe mais informações sobre a suposta participação do ex-secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, na indicação da empresa Veigamed para a aquisição dos ventiladores pulmonares e na participação no processo de compra. Segundo o Ministério Público, o ex-secretário, que pediu exoneração neste domingo, teria relação com ao menos três pessoas que atuaram em favor da empresa Veigamed ao longo da compra dos respiradores. Segundo a polícia, o grupo investigado na compra dos respiradores pelo Governo pode ter atuado para obter um lucro de cerca de 16 milhões de reais com o negócio. Em nota, a defesa do ex-secretário da Casa Civil DOUGLAS BORBA disse que está se inteirando do teor do inquérito, seu cliente está colaborando com a investigação e aguarda o esclarecimento dos fatos.

O Ministério Público de Santa Catarina chegou a pedir a prisão temporária do ex-secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, e de outras sete pessoas investigadas no processo sobre a compra de 200 respiradores por 33 milhões pelo governo. Os pedidos foram feitos, segundo o MP, para “impedir a destruição de provas” e também porque entre os investigados haveria pessoas “que exercem posição de liderança no esquema delitivo e não teriam nenhuma dificuldade de obter sucesso para constranger ou pressionar testemunhas”. As prisões temporárias costumam ser concedidas por prazo de cinco dias e buscam auxiliar e evitar interferências em investigações. A Justiça considerou as alegações da promotoria "genéricas" e negou as prisões afirmando que a segregação dos investigados não seria “indispensável, neste momento”.

A prefeitura de Guaraciaba está executando a obra de pavimentação com pedras irregulares na Área Industrial quatro. De acordo com o prefeito ROQUE MENEGHINI, a obra já atingiu 60 por cento do projeto. Ele ressaltou que após a finalização da obra de calçamento na Área Industrial, inicia a execução da pavimentação em outras duas ruas no Loteamento Montagna. MENEGHINI destacou que os investimentos nestas obras de pavimentação são de mais de 310 mil reais em mais de seis mil e 700 metros quadrados de ruas pavimentadas. Ele disse que as obras darão mais conforto, eliminando o barro e o pó, além de trazer segurança para os moradores.

Itapiranga iniciou na semana passada um debate sobre a influência das barragens no nível do Rio Uruguai. A preocupação número um é com o abastecimento de água. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental da prefeitura, MACIEL WELTER, no fim de semana, a Usina Hidrelétrica Foz de Chapecó baixou vazão de 200 metros cúbicos por segundo para 160 metros cúbicos por segundo. Esta medida foi necessária, pois com a falta de chuva está baixando o nível do lago da barragem. Para evitar colapso no sistema elétrico a administração da hidrelétrica recebeu autorização e reduziu a vazão. WELTER afirmou que graças ao controle da hidrelétrica a situação ainda não é tão grave diante da prolongada estiagem. Em diversos pontos do rio Uruguai, o nível é tão baixo que é possível ver as pedras e o fundo do rio.

O Conselho Tutelar do município de Barra Bonita iniciou no começo desta semana a campanha “Faça Bonito”. A informação é da conselheira tutelar, GEMA MOREIRA. Conforme ela, a ação iniciou nesta segunda-feira e deve seguir até a próxima segunda-feira no município. De acordo com ela, além do Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também participa desse trabalho em Barra Bonita. Segundo GEMA, a campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado na próxima semana.

O lema desse ano da campanha do Conselho Tutelar em Barra Bonita é “Esquecer é permitir, lembrar é combater”. O objetivo do trabalho é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A ação visa ainda garantir o direito desses grupos no desenvolvimento seguro e protegido, sendo livres do abuso e da exploração sexual. A conselheira tutelar, GEMA MOREIRA destacou ainda o trabalho era realizado sempre nas escolas com os alunos, porém nesse ano o modo de trabalho terá que ser diferente.

A campanha “Faça Bonito” do Conselho Tutelar de Barra Bonita vai atuar principalmente no comércio do município. A afirmação é da conselheira tutelar, GEMA MOREIRA. Ela revelou que neste ano visto a pandemia causada pelo novo coronavírus a equipe vai organizar materiais para serem entregues nos estabelecimentos comerciais e nas escolas nos dias de retirada do material didático dos alunos. GEMA ressaltou que também foram confeccionados faixas e cartazes orientando a população de Barra Bonita sobre a companha desenvolvida pelo Conselho Tutelar em parceria com o CMDCA.

A prefeitura de Descanso emitiu um decreto nesta segunda-feira que torna mais rígida as regras para a atuação dos vendedores ambulantes no município. O decreto entrou em vigor ontem e prevê que o ambulante que for flagrado efetuando vendas sem autorização terá a mercadoria apreendida e estará sujeito à instauração de ação penal e prisão. A fiscalização será feita pelas vigilâncias sanitária e epidemiologia, com apoio policial. As mercadorias perecíveis que forem apreendidas poderão ser retiradas, pelo proprietário, até as cinco horas da tarde do mesmo dia da apreensão. Se não houver a retirada, os produtos serão destinados pelo município para famílias atendidas pela secretaria de Assistência Social. Já as mercadorias não perecíveis poderão ser retiradas em até três dias úteis. Caso não sejam retiradas, a prefeitura dará a destinação adequada.

A equipe da Secretaria de Saúde de Maravilha identificou, na tarde desta segunda-feira, mais cinco pessoas com coronavírus no município. Todos são familiares do primeiro paciente identificado com a doença na manhã de ontem. Os casos positivos são de uma criança e cinco adultos. Todos estão assintomáticos e permanecem em isolamento domiciliar. Apenas o paciente de 47 anos que foi diagnosticado com Covid-19 apresenta sintomas leves. Além dos familiares, outras pessoas da convivência da família foram testadas e tiveram resultados negativos. Os testes também foram aplicados em alguns colegas de trabalho do paciente, mesmo que ele tenha entrado em férias do trabalho na última semana de abril. Com essas confirmações, Maravilha é a segunda cidade com mais casos de Covid 19 na região.

O fundo emergencial do coronavírus criado pela Acismo ainda tem cerca de 80 mil reais em caixa para investir em ações de enfrentamento a pandemia da Covid-19. A informação é do coordenador do Fundo, JOACIR DAL VITT. Ele esteve no Peperi Entrevista e atualizou as informações sobre a iniciativa que faz parte do projeto São Miguel em Ação, criado e coordenado pela Associação Empresarial de São Miguel do Oeste com apoio de entidades, Clubes de Serviço, empresas e empresários. O fundo foi lançado no final do mês de março e tem o objetivo de arrecadar recursos para aplicar no combate ao coronavírus. Segundo DAL VITT, a comunidade deu uma boa resposta e os valores doados foram usados na compra de insumos e equipamentos para a saúde pública, como por exemplo, dois respiradores para o Hospital Regional.

O Fundo Emergencial do Coronavírus arrecadou 273 mil reais para aplicar na saúde pública e melhorar as condições de estrutura para enfrentar a pandemia da Covid-19. Os dados foram apresentados no Peperi Entrevista desta segunda-feira pelo coordenador do Fundo, JOACIR DAL VITT. De acordo com ele, foram gastos 61 mil e 500 reais para a compra de 500 testes rápidos de Covid-19 que foram repassados para o município e mais 130 mil na aquisição de dois respiradores usados e revisados que foram cedidos para o Hospital Regional. O saldo em caixa ainda é de 79 mil 883 reais. DAL VITT disse que o destino desse valor ainda não foi definido pelas entidades que participam do projeto, mas que a ideia é ter uma reserva para usar de acordo com a evolução da pandemia.

O Fundo teve um papel importante no início da pandemia do coronavírus em São Miguel do Oeste. A avaliação é do coordenador do Fundo, JOACIR DAL VITT. Ele explicou que foi graças as doações da comunidade que foram adquiridos respiradores para a instalação de mais dois leitos de UTI no Hospital Regional. DAL VITT citou que o estado ainda não repassou os equipamentos que prometeu para a ampliação dos leitos de terapia intensiva. Ele comentou que o Fundo está com as contas ativas e que as pessoas, entidades e empresas podem continuar fazendo doações. Para DAL VITT, o Fundo ainda tem um peso relevante para as ações de combate ao coronavírus e mostra a importância da sociedade civil organizada neste momento de pandemia da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste iniciou nesta segunda-feira, em maior escala, a testagem rápida para Covid-19 em pacientes que tiveram sintomas respiratórios e ficaram em isolamento domiciliar deste o mês de março. Cerca de 60 coletas foram realizadas no Centro de Triagem, todas com agendamento prévio. Uma mulher, de 53 anos, que teve sintomas respiratórios entre o final do mês de março e início de abril, apresentou resultado positivo. Ela ficou em isolamento domiciliar no período sintomático e é considerada a primeira paciente recuperada de Covid-19 no município. Com isso, o número total de casos confirmados chega a 12.

A maioria dos casos pacientes positivados para Covid 19 em São Miguel do Oeste tem entre 30 e 40 anos e entre 50 e 60. Ao todo, oito casos da doença estão nessas duas faixas etárias. São quatro pacientes com idades entre 30 e 40 anos e mais quatro com idades entre 50 e 60. Dois pacientes tem entre 20 e 30 anos e dois tem entre 40 e 50 anos. Apenas um é do grupo de risco por ser idoso. Outro tem diabetes e também é do grupo que inspira mais cuidados. Entre os 12 moradores que foram infectados por Covid-19, são seis homens e seis mulheres. Nenhum deles precisou de internação hospitalar.

A Polícia Militar está intensificando as ações de fiscalização das medidas sanitárias e fiscalizou mais de dois mil estabelecimentos comerciais nos 35 municípios que compõem a área de atuação da nona Região de Polícia Militar de Fronteira. A informação é do comandante da nona região, tenente coronel MARCELO DE WALLAU. Desses estabelecimentos, 25 foram autuados por descumprimento de variados requisitos indicados na legislação para o seu funcionamento. Além disso, a Polícia Militar também tem atendido ocorrências relativas a aglomerações de pessoas, em especial a realização de festas. Nestas situações, além dos eventos serem encerrados, os organizadores tem sido compromissados através de termos circunstanciados a comparecerem em Juízo.

O comitê de crise do coronavírus anunciou, na manhã desta terça-feira, os detalhes da portaria que restringe as atividades no município por conta da confirmação dos primeiros casos de Covid-19. O documento tem, basicamente, três aspectos centrais. De acordo com o médico MAURICIO PIACENTINI, diretor clínico da Secretaria Municipal de Saúde e coordenador do Comitê de Crise, o acesso a repartições públicas ou estabelecimentos comerciais fica restrito a uma pessoa por família, exceto restaurantes, e o uso de máscara passa a ser obrigatório em todos os espaços, inclusive em locais abertos ao público, como ruas, praças e parques. Nos restaurantes, o atendimento deverá ocorrer somente por meio de “à la carte” ou prato feito. A portaria proíbe o serviço de “buffet” nos restaurantes.

A portaria que restringe atividades e impõe novas medidas a serem adotadas por empresas e moradores foi editada a fim de evitar a adoção de ações mais drásticas, como o fechamento total do comércio. A informação é do médico coordenador do comitê do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele destacou ainda que as empresas que puderem deverão dar preferência ao regime de trabalho home office ou rodízio de funcionários, além de incentivar a tele-entrega. É recomendada, ainda, a ampliação dos horários de atendimento, a fim de evitar a aglomeração de pessoas em um mesmo período. O acesso a estabelecimentos públicos ou privados também fica restrito a 50 por cento da capacidade, ou, 18 metros quadrados por pessoa. Aglomerações em praças e demais ambientes públicos ficam proibidas.

A portaria que entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, em São Miguel do Oeste reforça a manutenção de todos os cuidados de higienização dos locais de atendimento do público estabelecidos em portarias anteriores do Estado e do próprio município. A informação é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Em reunião com representantes do setor empresarial, entre eles CDL, Acismo, Sindicomércio e Acats, realizada no Gabinete do Prefeito, ainda na sexta-feira, ficou acordado que as entidades auxiliarão na divulgação das medidas aos seus associados. As empresas devem colocar cartazes com essas orientações para o público. As entidades se comprometeram em orientar os empresários a adotar todas as medidas previstas na portaria.

A Polícia Civil de Palma Sola cumpriu nesta segunda-feira um mandado de prisão preventiva pela prática do crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência. No início do mês de abril, o suspeito havia sido preso em flagrante por agredir a ex-companheira. Na época, foram emitidas em favor da vítima medidas protetivas de urgência, entre as quais a proibição do homem de se aproximar da vítima. Apesar disso, por duas vezes, ele descumpriu a ordem judicial e novamente agrediu a vítima. A polícia representou pela prisão preventiva do investigado que foi detido ontem e levado para a cadeia.

Um motociclista ficou ferido em um acidente nesta segunda-feira no município de Itapiranga. A colisão aconteceu por volta do meio-dia e envolveu uma motocicleta e um automóvel no bairro Santa Tereza Alto. Os bombeiros foram chamados e atenderam o condutor da moto, um rapaz de 18 anos. Ele sofreu escoriações generalizadas e foi conduzido ao hospital de Itapiranga. Aqui em São Miguel do Oeste, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar não atendeu nenhuma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas.

Um casa foi incendiada na madrugada de hoje no interior de Princesa. O fato aconteceu por volta da uma e meia em uma propriedade na Linha Cruzeiro, interior do município. O corpo de Bombeiros foi chamado e, ao chegar no local, encontrou a casa de cerca de 70 metros quadrados tomada pelas chamas. Foram gastos cerca de sete mil litros d’água para combate ao fogo e rescaldo. A moradia ficou completamente destruída. O proprietário relatou que a família não residia permanentemente no local e no momento do incêndio encontravam-se em na casa que fica no perímetro urbano de Princesa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.