ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 12/05/2020

GLOBO EM FOCO – 12/05/20

-EM DEPOIMENTO À POLICIA FEDERAL, RAMAGEM NEGA INTIMIDADE COM BOLSONARO

-EX-CHEFE DA CASA CIVIL TERIA INDICADO EMPRESA PARA COMPRA DE RESPIRADORES

-TRIBUNAL DE JUSTIÇA LIBERA VEREADOR PARA REASSUMIR FUNÇÕES

-TUNÁPOLIS RETOMA ENCAMINHAMENTO DO CRÉDITO RURAL

-ATENDIMENTO NA FARMÁCIA DO MUNICÍPIO SOFRE ALTERAÇÃO

-ITAPIRANGA REGISTRA GRANDE DEMANDA POR LICENÇAS NA SUINOCULTURA

-HOMEM É PRESO APÓS AGREDIR COMPANHEIRA E ASSEDIAR ENTEADA

-RESIDÊNCIA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO EM PRINCESA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, anunciou nesta segunda-feira que o país encerrará a quarentena imposta em todo o seu território nesta terça-feira. Mesmo com o fim do confinamento, ele alertou que as medidas sanitárias adotadas durante a pandemia do novo coronavírus continuarão em vigor. O anúncio ocorre no mesmo dia em que a Rússia registra seu recorde diário de novos casos de Covid-19: 11 mil 656 diagnósticos positivos para a doença de ontem para hoje. Com esse número, o país chegou a ultrapassar a taxa de infectados do Reino Unido e da Itália, ocupando o terceiro lugar na lista de países com mais doentes, com 221 mil 344 pessoas com o novo coronavírus.

Dezenas de milhões de pessoas na Espanha e na França recuperaram parcialmente a liberdade de circulação nesta segunda-feira, com o levantamento de inúmeras restrições impostas no combate à pandemia de coronavírus. Para limitar o risco de propagação, a medida se aplica a apenas parte da Espanha a partir desta segunda. São permitidas reuniões em grupos de até dez pessoas, permanecer nas áreas abertas de bares e restaurantes com capacidade limitada, ou ir a lojas sem necessidade de marcar horário. Várias grandes cidades, como Madri e Barcelona, permanecerão sob restrições.

O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, exonerou nesta segunda-feira um alto chefe militar responsável pelo controle da fronteira com o Brasil, por permitir a passagem de um prefeito apesar das fronteiras estarem fechadas por causa da pandemia de coronavírus. O Paraguai mantém as fronteiras fechadas com o Brasil, Argentina e Bolívia há um mês para prevenir a expansão do coronavírus, que tem 713 contágios e 10 mortes no país. O presidente havia dito dias antes que a situação de contágios no Brasil "é uma grande ameaça para o país". O oficial militar exonerado, coronel LEONARDO IBARROLA, exercia o Comando de Operações da Defesa Interna.

O Ministério da Defesa divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual informou que apura se militares receberam de forma indevida o auxílio emergencial de 600 reais. O auxílio, destinado a ajudar trabalhadores informais durante a crise na economia provocada pela pandemia do coronavírus, foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. A nota cita que o Ministério identificou a possibilidade de recebimento indevido de valores referentes ao auxílio emergencial por integrantes da folha de pagamentos composta por militares da ativa, da reserva, reformados, pensionistas e anistiados. Segundo o ministério, foram adotadas "todas as medidas necessárias à rigorosa apuração" do caso. A pasta também informou que tenta identificar "se houve valores recebidos indevidamente, de modo a permitir a restituição ao erário".

O presidente JAIR BOLSONARO se manifestou nesta segunda-feira sobre a divulgação, na íntegra, do vídeo de uma reunião, realizada no dia 22 de abril, entre ele, o vice-presidente HAMILTON MOURÃO, ministros e presidentes de bancos públicos. Ele afirma que o encontro com a cúpula do governo tratou de temas reservados. A reunião foi citada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO em depoimento realizado no dia dois de maio, no inquérito que apura as declarações do ex-ministro sobre suposta interferência de BOLSONARO na Polícia Federal. O presidente disse que a gravação em vídeo só ocorreu para aproveitar imagens das autoridades. BOLSONARO citou que o vídeo foi fornecido para comprovar que ele não deve nada em relação as acusações do ex-ministro SERGIO MORO.

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, ALEXANDRE RAMAGEM, afirmou nesta segunda-feira em depoimento que tem o "apreço" da família do presidente Jair Bolsonaro, mas negou ter "intimidade". RAMAGEM prestou depoimento à Polícia Federal em Brasília no inquérito autorizado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal para investigar suposta tentativa de interferência de BOLSONARO na PF. ALEXANDRE RAMAGEM chegou a ser nomeado novo diretor-geral da PF no lugar de MAURÍCIO VALEIXO, demitido do cargo por BOLSONARO. Mas o ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, barrou a nomeação por entender que houve desvio de finalidade.


O primeiro lote com 50 respiradores comprados pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da empresa Veigamed, chega ao país nesta terça-feira. Os equipamentos estão em um voo que deixou a China no início da manhã desta segunda. A previsão de chegada a São Paulo é o meio-dia de hoje. Após o pouso, o prazo para a entrega da carga ao governo do Estado de Santa Catarina é de até 24 horas, incluindo os trâmites de liberação no aeroporto. Depois, os respiradores serão transportados em caminhão-cofre com escolta armada até o depósito designado pelo governo do Estado de Santa Catarina. O estado comprou 200 respiradores da empresa Veigamed e pagou 33 milhões de reais pelos equipamentos de foram antecipada. O processo é cercado de polêmica e resultou na abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa.

A investigação sobre a compra de 200 respiradores pelo governo de Santa Catarina, revelada após a retirada do sigilo autorizada pela Justiça nesta segunda-feira, trouxe mais informações sobre a suposta participação do ex-secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, na indicação da empresa Veigamed para a aquisição dos ventiladores pulmonares e na participação no processo de compra. Segundo o Ministério Público, o ex-secretário, que pediu exoneração neste domingo, teria relação com ao menos três pessoas que atuaram em favor da empresa Veigamed ao longo da compra dos respiradores. Segundo a polícia, o grupo investigado na compra dos respiradores pelo Governo pode ter atuado para obter um lucro de cerca de 16 milhões de reais com o negócio. Em nota, a defesa do ex-secretário da Casa Civil DOUGLAS BORBA disse que está se inteirando do teor do inquérito, seu cliente está colaborando com a investigação e aguarda o esclarecimento dos fatos.

O Ministério Público de Santa Catarina chegou a pedir a prisão temporária do ex-secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, e de outras sete pessoas investigadas no processo sobre a compra de 200 respiradores por 33 milhões pelo governo. Os pedidos foram feitos, segundo o MP, para “impedir a destruição de provas” e também porque entre os investigados haveria pessoas “que exercem posição de liderança no esquema delitivo e não teriam nenhuma dificuldade de obter sucesso para constranger ou pressionar testemunhas”. As prisões temporárias costumam ser concedidas por prazo de cinco dias e buscam auxiliar e evitar interferências em investigações. A Justiça considerou as alegações da promotoria "genéricas" e negou as prisões afirmando que a segregação dos investigados não seria “indispensável, neste momento”.

Poder Legislativo de Itapiranga aprova contas do prefeito referente ao exercício 2018. Em sessão virtual, a Câmara de Vereadores de Itapiranga apreciou nesta segunda-feira, a prestação de contas do exercício 2018, do prefeito JORGE WELTER. Antes de apresentar o parecer e submeter o relatório ao plenário, a Comissão de Finanças e Planejamento do Poder Legislativo municipal buscou informações acerca das ressalvas apontadas no parecer do Tribunal de Contas de Santa Catarina, que foram sanadas pelo executivo. Com o parecer favorável da comissão, as contas do exercício financeiro e fiscal do ano de 2018 foram discutidas e aprovadas por unanimidade.

A presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereadora LONI HECKLER, apresentou as informações solicitadas e remetidas à comissão pela equipe técnica da prefeitura sobre os apontamentos do Tribunal de Contas do Estado. O prefeito justificou o não cumprimento do prazo de entrega da prestação de contas e de um recurso transferido ao município. A vereadora destaca que a equipe técnica esclareceu que em razão da troca do sistema, a prestação de contas foi enviada ao órgão fiscalizador fora do prazo, bem como informou que a ressalva relativa ao recurso no valor de 100 mil reais é decorrente de um equívoco na digitação. LONI HECKLER frisa que estas situações e outras recomendações descritas no parecer, não causaram prejuízos ao município.

Retração na economia afeta consumo de lácteos. De acordo com o administrador da Cooperativa da Micro Bacia do Lageado Perau de Tunápolis, JANDIR WESCHENFELDER, o momento crítico da economia, em nível nacional e mundial, também afetou o setor leiteiro. Ele esclarece que em função do isolamento, e da retração econômica, o consumo de derivados de lácteos reduziu bastante. A exceção foi o aumento na procura de leite UHT. O administrador comenta que a mudança nos hábitos alimentares fez com que o consumidor utilizasse mais os produtos que possui em casa, do que aqueles comprados. Ele cita que o principal consumidor dos produtos lácteos em quantidade são os restaurantes, pizzarias e industrias de salgados, setores que também reduziram significativamente a sua produção, e gradativamente retomam as atividades. A Comilp abrange hoje cerca de 90 produtores, e conta com nove funcionários diretos, além dos indiretos

Secretaria de Agricultura de Tunápolis retoma encaminhamento do crédito rural. O pagamento do bônus, feito aos agricultores conforme a movimentação econômica da propriedade no ano anterior, não estava sendo feito, em função da pandemia, e a partir desta segunda-feira foi retomado. Conforme o secretário, PEDRO BAUMGRATZ, até o dia 31 de maio serão atendidos os agricultores com CPF com final 1 e 2, que ainda não haviam feito o encaminhamento em março, e também os finais 3 e 4. Para evitar a aglomeração, o secretário lembra que o atendimento aos produtores está sendo agendado. O objetivo é que até final de agosto todo o crédito rural seja encaminhado. BAUMGRATZ lembra que os agricultores devem apresentar as notas de despesas de produção do exercício de 2019. O agricultor recebe como bônus 20% sobre o valor da despesa que apresentar que teve na propriedade. Em junho serão contemplados os CPFs finais 5 e 6.

Para este ano, o município de Tunápolis projeta um investimento de 550 mil reais no crédito rural. PEDRO BAUMGRATZ comenta que em respeito aos agricultores que não conseguiram encaminhar o bônus antes da paralisação do programa devido à pandemia, nenhum pagamento foi feito. O secretário de agricultura considera que não seria justo pagar o valor integral para alguns agricultores, e os demais não serem contemplados este ano, caso o programa não pudesse ser retomado. Ele lembra que o principal empecilho na paralisação dos encaminhamentos do crédito rural foi os decretos do estado que impuseram orientações para evitar a aglomeração de pessoas. O próprio secretário também faz parte do grupo de risco, pela idade e por ser doente crônico. Os agricultores, além do agendamento, devem fazer o uso de máscaras quando vierem a secretaria.

Delegacia exige agendamento eletrônico para serviços de trânsito. A informação é do delegado SANDRO ZANCANARO, que está respondendo pela delegacia de Itapiranga durante o mês de maio. Ele salienta que o agendamento visa evitar o aglomeramento de pessoas na delegacia. Por várias semanas o Detran permaneceu fechado gerando acumulo de serviços e grande demanda. O delegado destaca que a maior procura é por impressão do licenciamento de veículos. SANDRO ZANCANARO lembra que o documento pode ser impresso pela internet e consulta online por parte da polícia. O cadastramento para serviços na delegacia deve ser feito pelo Detram digital.

Portaria restringe atividades em São Miguel do Oeste. A fim de evitar a volta de medidas restritivas mais drásticas, como o fechamento total do comércio, a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste editaram uma nova Portaria nesta segunda-feira. As medidas foram construída com o apoio das próprias entidades empresariais. De acordo com o médico MAURICIO PIACENTINI, diretor clínico da Secretaria Municipal de Saúde e coordenador do Comitê de Crise, o acesso a repartições públicas ou estabelecimentos comerciais fica restrito a uma pessoa por família, exceto restaurantes. O uso de máscara passa a ser obrigatório em todos os espaços, inclusive em locais abertos ao público como ruas, praças e parques. A finalidade é de evitar a transmissão comunitária do Coronavírus.

São Miguel do Oeste possui maior número de Covid-19 na região. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI, acrescenta que as empresas que puderem, deverão dar preferência ao regime de trabalho home office ou rodízio de funcionários, e incentivar a tele-entrega. É recomendada, ainda, a ampliação dos horários de atendimento, a fim de evitar o movimento exacerbado em um mesmo período. O acesso a estabelecimentos públicos ou privados também fica restrito a 50 por cento da capacidade. Aglomerações em praças e demais ambientes públicos ficam proibidas. Também continuam valendo os demais cuidados de higienização, estabelecidos em portarias anteriores, do Estado e do município de São Miguel do Oeste. Em reunião com representantes do setor empresarial , entre eles CDL, Acismo, Sindicomércio e Acats, ficou definido que as entidades auxiliarão na divulgação das medidas aos seus associados, para que as orientações sejam seguidas da melhor forma possível.

Tunápolis conclui alteração na unidade de saúde. Objetivo é adequar o atendimento para evitar aglomeração de pessoas. Conforme o vice-prefeito e secretário de Saúde, AQUILES BAMBERG, as obras no posto de saúde tiveram investimento superior a 20 mil reais com prioridade para adequações na farmácia. A partir de amanhã o atendimento para retirara de remédios terá acesso exclusivo e desta forma vai reduzir o fluxo de pessoas no interior da unidade. BAMBERG reforça que as pessoas que necessitam de remédio não vão mais circular em outras salas e terão acesso externo exclusivo para a farmácia. O secretário informa que em média mais 70 pessoas buscam medicação todos os dias. Durante o ano a Secretaria da Saúde investe quase 500 mil reais por ano em remédios que são distribuídos gratuitamente aos munícipes.

Medidas adotadas pelo município tiveram resultado positivo no controle da Covid-19. Tunápolis registrou um caso, porém a doença não se alastrou. Conforme o secretário de Saúde, AQUILES BAMBERG, o atendimento de pacientes segue de forma separada. Pela parte da manhã são atendidas as pessoas que tiverem síndromes gripais. A tarde outros casos que necessitam de avaliação médicas. O secretário ressalta que situações de emergências são atendidas em qualquer horário seguindo a triagem feita pela equipe da saúde. BAMBERG elogia o comportamento da população que está tendo entendimento da situação. Este sistema será mantido até fim de maio quando ocorre nova avaliação para o mês de junho. De acordo com o secretário, não está ocorrendo problemas no atendimento devido a compreensão das pessoas em se adaptarem ao novo sistema que tem prioridade na prevenção.

Sistema municipalizado agiliza liberação de licenças ambientais. O licenciamento ambiental via Conder segue com resultado positivo. A regional do IMA, o Instituto do Meio Ambiente atendia 29 municípios no oeste catarinense e não possuía equipe para dar conta da demanda. O acumulo de processos causava longa demora para liberação dos processos que eram encaminhados. Conforme o responsável técnico pela gestão ambiental de Itapiranga, engenheiro agrônomo, EUSÉBIO TAVARES, a regulamentação do licenciamento pelo consórcio agilizou o trabalho. Informa que a resposta para pedidos ocorre em cinco dias e conclusão do processo com liberação da licença tem média de 29 dias. Salienta que o prazo legal é de 120 dias. TAVARES lembra que alguns processos permanecem no IMA, pois não ocorreu a migração de forma integral.

O engenheiro agrônomo destaca que atualmente são em média 15 processos por mês e a demanda deve aumentar nos próximos meses. Ele chama atenção que a suinocultura representa quase 50 por cento de tudo que é licenciado. EUSÉBIO TAVARES informa que atividades agrícolas possuem grande demanda, porém a suinocultura é a que possui maio investimento por parte dos produtores rurais. Cita ainda que a criação de suínos em qualquer escala comercial necessita de licenciamento ambiental. De acordo com TAVARES, Itapiranga já possui 60 licenças ambientais liberadas neste ano. Ele alerta que qualquer edificação urbana ou rural necessita de licenciamento. O engenheiro ressalta que a regulamentação não permite que todas as licenças sejam encaminhadas pelo Conder. Situações mais complexas permanecem com exclusividade do IMA.

Responsável técnico pela gestão ambiental de Itapiranga, chama atenção que nenhuma ligação elétrica será efetuada sem alvará municipal. EUSÉBIO TAVARES lembra que é preciso respeitar distâncias de estradas, nascentes e rios. Informa ainda que obras públicas também necessitam de licenciamento e a gestão local tem autonomia para definir ou indeferir. Conforme TAVARES cresce a demanda por construções de vários pavimentos. Este ano já são cinco licenças para edifícios aumentando o número de prédios na cidade. A recomendação é para os responsáveis técnicos estarem atentos a novas determinações na área ambiental. Segundo EUSÉBIO TAVARES, antes de construir é necessário procurar um engenheiro civil, arquiteto e também informações sobre questões ambientais que estão disponíveis na secretaria da Agricultura.

Presidente do legislativo de Itapiranga reassume suas funções. O judiciário de Itapiranga havia acatado solicitação do Ministério Público e afastado provisoriamente o presidente da Câmara de Vereadores de Itapiranga. Conforme a promotora ANA CAROLINA CERIOTTI, ela entrou com ação de improbidade contra o presidente da Câmara de Vereadores, ALEXANDRE SIQUEIRA e o juiz acolheu a liminar determinando o afastamento provisório do cargo. Salienta que foi apurado que ele estaria, em tese, se valendo do cargo para privilegiar interesses particulares. Segundo a promotora, a intenção era favorecer a atividade econômica desenvolvida pela esposa e sogra dele, de cuidados de criança. ANA CAROLINA disse que também pesou no afastamento do presidente do legislativo, que as sessões do legislativo estavam completamente suspensas, então se verificou aí uma omissão por parte do presidente da Câmara.

ALEXANDRE SIQUEIRA foi inocentado da denúncia de improbidade administrativa. Ele recorreu ao Tribunal de Justiça em Florianópolis, teve seu pedido atendido e liberado para reassumir o cargo de vereador e a função de presidente da câmara. Em sua defesa, SIQUEIRA descartou qualquer possibilidade de omissão, pois sempre trabalhou com agilidade na análise e votação dos projetos, incluindo sessão extraordinária para votar projetos de urgência do executivo. Cita que as sessões presenciais foram suspensas, seguindo determinação do decreto do governo do estado. Sobre a denúncia de estar legislando em causa própria, ALEXANDRE SIQUEIRA garante que fez reivindicações para várias categorias, incluindo atenção para as escolas particulares que atendem crianças. Destaca que defendeu causa coletiva.

Presidente do Legislativo aguarda notificação judicial para reassumir funções. ALEXANDRE SIQUEIRA esclarece que estava afastado para investigação de possível improbidade administrativa. Esta medida foi derrubada pelo Tribunal de Justiça, porém o processo continua tramitando. O vereador se diz tranquilo em um desfecho final favorável, pois sempre pensou na coletividade e por isso teve a iniciativa de fazer reivindicações com o executivo e até procurou o Ministério Público para esclarecimentos. ALEXANDRE SIQUEIRA garante que vai manter a postura de cobrar e defender os interesses da população. O vereador alerta para a necessidade de cuidados especiais em ano eleitoral para evitar interpretações equivocadas.

Jovem fica ferido em acidente entre carro motocicleta em Itapiranga. Foi por volta das 12 horas e 10 minutos de ontem, na Rua Boa Vista, Bairro Santa Tereza Alto. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga foi acionada para socorrer vítima de colisão entre motocicleta e automóvel. Foi atendido o condutor da motocicleta, um jovem de 18 anos. Ele apresentava escoriações no joelho esquerdo, cotovelo e mão esquerda, também reclamava de dor na virilha direita. A vítima foi conduzida ao hospital Sagrada Família de Itapiranga. O condutor do automóvel não teve ferimentos.

Saer realiza transferência de paciente de Itapiranga. A transferência ocorreu na tarde desta segunda-feira. O paciente de 60 anos é morador do interior de Itapiranga e teve um infarto na manhã de ontem e levado ao hospital Sagrada Família. Por volta das 15 horas e 45 minutos o homem foi levado pelo Samu para o campo da JBS. O SAER, Serviço Aeropolicial da Polícia Civil fez a transferência. De acordo com o comandante do SAER Fron, delegado ALBERT SILVEIR, o paciente foi transferido para o Hospital São Paulo, de Xanxerê.

Homem é preso após agredir companheira e assediar enteada. O caso ocorreu por volta as 16 horas, no Bairro Aeroporto, em Dionísio Cerqueira. No Local os policiais conversaram com uma mulher que relatou a guarnição que seu companheiro estaria alcoolizado e lhe fez ameaças em posse de um facão. O casal, ainda teria entrado em vias de fato. Além do desentendimento com a mulher, o homem de 55 anos, que é de nacionalidade Argentina, ainda teria mostrado o órgão genital a uma jovem, que é filha da companheira. Diante dos fatos ele recebeu voz de prisão sendo foi encaminhado à Delegacia onde os fatos deverão ser apurados. A mulher e a jovem foram encaminhadas ao Hospital para a realização do exame de corpo de delito.

Residência é destruída por incêndio em Princesa. O corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado por volta da uma e meia da madrugada desta terça-feira para combater um incêndio em uma propriedade na Linha Cruzeiro. No local a equipe confirmou se tratar de uma casa com aproximadamente 70 metros quadrados que estava tomada pelas chamas. Foram gastos cerca de sete mil litros d’água para combate ao fogo e o rescaldo. A moradia ficou completamente destruída. O proprietário relatou que a família não residia permanentemente no local e no momento do sinistro estava na casa que fica no perímetro urbano de Princesa.

BR-163 fica bloqueada por mais de duas horas após acidente. O tombamento de uma carreta nas proximidades da linha Guataparema, entre SJCedro e Guaraciaba, deixou o trecho trancado nos dois sentidos na tarde de ontem. Conforme informações de populares, uma carreta M.Bez placas de Amabai/MS tombou na pista deixando grande parte da carga de grãos espalhada sob a via. Este acidente ocorreu por volta das 13 horas, mas a pista somente foi liberada por volta das 15 e 30. As equipes dos bombeiros e da PRF de Guaraciaba estiveram no local para controle do trânsito durante a remoção do veículo e para limpeza da pista. Não houve feridos e não há detalhes sobre as causas do tombamento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.