-CÂMARA APROVA ANISTIA A ESTADOS E MUNICÍPIOS QUE NÃO INVESTIRAM MÍNIMO EM EDUCAÇÃO
-NOVO PROJETO COM REDUÇÃO DE ICMS PARA O LEITE É ENVIADO À ASSEMBLEIA
-50 FAMÍLIAS QUE POSSUEM SEPULTURAS ABANDONADAS SERÃO NOTIFICADAS
-EPAGRI RETOMA CURSO SOBRE ALIMENTAÇÃO DE INVERNO DO GADO LEITEIRO
-DEPUTADO DIZ QUE ALESC PROCUROU IMPOSTO "IDEAL" PARA O LEITE
-CENTRO DE IDOSOS REALIZA O PRIMEIRO MATINÊ NESTE FINAL DE MÊS
-AULAS PRÁTICAS DE OFICINAS SERÃO REALIZADAS NA CASA DE PARTICIPANTES
-REGIONAL DE EDUCAÇÃO DEBATE ANDAMENTO DO NOVO ENSINO MÉDIO
-JOVEM NATURAL DA REGIÃO É PRESO COM “SUPER MACONHA” EM ÔNIBUS
-POLÍCIA REALIZA FISCALIZAÇÃO E ABORDAGENS NO CENTRO
O tempo está instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 62 centavos. O euro está valendo cinco reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O Reino Unido está tentando verificar as informações de que a Rússia teria usado armamento químico na cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia. A ministra das Relações Exteriores britânica, LIZ TRUSS afirmou nesta segunda-feira que as forças russas poderiam ter usado agentes químicos em um ataque contra a população de Mariupol. Uma deputada ucraniana disse que a Rússia usou uma "substância desconhecida" em Mariupol e que a população apresentava problemas respiratórios. Ela disse que o mais provável é que tenham sido armas químicas.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, fez nesta segunda-feira um novo apelo por mais ajuda militar, num momento em que Kiev se prepara para as que prometem ser as maiores batalhas da guerra com os russos, no Leste do país. Em discurso virtual a parlamentares da Coreia do Sul, ZELENSKY pediu equipamentos militares, pressionando Seul a se comprometer a entregar mais do que a assistência humanitária e auxílio não letal que forneceu até o momento. A Ucrânia vem intensificando apelos por equipamentos militares pesados para enfrentar tanques e ataques com artilharia que deverão acontecer na região de Donbas, no leste do país.
O Chile anunciou nesta segunda-feira um plano inédito para racionar água para a capital Santiago, uma cidade de quase 6 milhões de habitantes. O país registra secas há 13 anos consecutivos. Segundo o jornal "La Tercera", o ano de 2021 foi o quarto mais seco em toda a história do país, superado pelos anos de 1968, 1998 e 2019. O plano apresenta um sistema de alerta de quatro níveis, que vai do verde ao vermelho e começa com anúncios do serviço público, segue para a restrição de pressão no fornecimento de água, e acaba com cortes rotativos de água de até 24 horas para cerca de um milhão e 700 mil consumidores.
As Forças Armadas brasileiras autorizaram processos de compra de 35 mil 320 unidades de Citrato de sildenafila, conhecido como Viagra.. O medicamento é indicado para o tratamento de homens com disfunção erétil.. Dados do Portal da Transparência e do Painel de Preços do governo federal mostram oito pregões homologados entre 2020 e 2021, e ainda em vigor neste ano. A maior parte das aquisições é direcionada à Marinha, com 28 mil 320 unidades do medicamento. No caso do Exército, foram cinco mil comprimido e da Aeronáutica, foram duas mil. Em nota, a Aeronáutica informou que o medicamento é usado para hipertensão arterial pulmonar e em pacientes com esclerose sistêmica, para melhor controle em pessoas acometidos pela grave doença.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, em primeiro turno, uma proposta de emenda à Constituição que livra de punição os estados e municípios que não cumpriram, em 2020 e 2021, o artigo da Constituição que estabelece um valor mínimo de investimentos em educação. Segundo a norma, os entes federados devem aplicar, anualmente, pelo menos 25 por cento da arrecadação com impostos em ações voltadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino. A anistia foi sugerida em decorrência do estado de calamidade pública provocado pela pandemia da Covid-19. Segundo a PEC, por conta dos efeitos da crise sanitária, “os estados, o Distrito Federal, os municípios e os agentes públicos desses entes federados não poderão ser responsabilizados administrativa, civil ou criminalmente pelo descumprimento” do investimento mínimo em educação.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, em votação simbólica, um requerimento de urgência para a análise do projeto de lei que permite a micro, pequenos e médios empresários solicitar empréstimos ao Pronamp, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte até o fim de 2024. Com o requerimento de urgência, a proposta vai tramitar de maneira mais acelerada na Câmara, sem a necessidade de ser analisada por comissões, podendo ser discutida diretamente no plenário da casa. Para se tornar permanente, o governo precisa colocar recursos ordinários no Fundo de Garantia de Operações. Até o momento, o programa usou 62 bilhões de reais desse fundo.
Neste domingo, o IBGE realizou provas em todo o território nacional para os cargos de recenseadores e agentes censitários. A procura, no entanto, foi abaixo do esperado. O caso mais crítico é para os cargos de recenseadores. Em Santa Catarina, a Fundação Getúlio Vargas indicou o total de duas seleções que totalizaram 10 mil 281 candidatos com inscrição homologada para sete 663 vagas. A seleção para recenseador, teve no Estado cinco mil 899 inscrições confirmadas para as seis mil 761 vagas disponíveis, uma proporção de menos de um candidato por vaga. Os cargos de agente censitário supervisor e agente censitário municipal tiveram maior procura: quatro mil 382 candidatos para as 902 vagas. O IBGE deve fazer uma nova seleção em maio.
Pelo segundo mês consecutivo, a produção industrial de Santa Catarina fechou com resultado positivo em fevereiro, com alta de um vírgula um por cento frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Em janeiro deste ano, nessa mesma base, cresceu um vírgula sete por cento, apurou o IBGE. Mas nas demais comparações o resultado foi negativo: frente a fevereiro de 2021, o setor teve queda de seis vírgula seis por cento e no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2021, teve queda de oito por cento. As maiores altas ocorreram nos setores de veículos e reboques e na metalurgia, ambos com crescimento de 36 vírgula quatro por cento.
O governo de Santa Catarina encaminhou no fim da tarde desta segunda-feira a nova versão do projeto de lei para reduzir ICMS de leite longa vida, trigo e alimentos. Também propõe manter a alíquota maior, de 25 por cento para bebidas quentes em restaurantes fora do Simples. Para o leite, a proposta é voltar a alíquota anterior, de sete por cento após uma alta para 17 que teve como objetivo atender um pleito do setor produtivo. Como aumentou o preço do produto ao consumidor, a opção do governador CARLOS MOISÉS foi retroceder na decisão. Para a farinha de trigo será concedida a continuidade de benefício para um produto específico, até dezembro de 2023. Trata-se de uma farinha com ingredientes que é vendida apenas fora do Estado.
Em boletim divulgado nessa segunda-feira, 11, foram confirmados três casos de Zika, sendo uma gestante e dois adultos em Guaraciaba. Também 586 casos de Dengue. Ainda são mais de 170 casos suspeitos.
Lideranças do PSDB de Princesa conquistaram mais uma verba para empenhar na secretaria de Saúde do município. Ao todo são 150 mil reais provenientes de emenda parlamentar. Segundo o vereador LEANDRO SCHEIN, o recurso poderá ser usado para compra de medicamentos ou naquilo que a secretaria achar conveniente. Ele lembrou que a deputada GEOVANIA DE SÁ destinou outros valores para o município, sendo que durante as viagens à capital Federal é relatado sobre as necessidades emergenciais de Princesa. O vereador afirmou que a verba veio para auxiliar a saúde e contemplar os moradores da cidade e do interior. SCHEIN destacou que este é o dever dos eleitos tendo em vista que seria bastante difícil um município ser contemplado com recursos se não buscasse o mesmo em debates com as esferas políticas. O vereador também lembrou que os 150 mil reais não foram depositados pelo governo, mas acredita que isso ocorrerá dentro de alguns dias.
Cerca de nove minutos de chuva intensa acompanhada de ventos fortes foram suficientes para causar um prejuízo de 100 mil reais durante o temporal que atingiu a cidade e parte da área rural de Palma Sola na última semana. O coordenador da Defesa Civil DOUGLAS RIBEIRO, afirmou que o maior prejuízo foi registrado na granja de suínos, onde uma árvore caiu em cima do telhado e derrubou parte da estrutura. Também foram descobertas 12 residências. Ele comentou que este pavilhão possui um seguro por se tratar de animais em confinamento, sendo que o mesmo cobrirá os danos. Já os imóveis atendidos no perímetro urbano, apenas era assegurado, os demais precisaram de intenso apoio do órgão municipal. Mesmo as casas em bom estado de conservação, o coordenador destacou que não foi suficiente para impedir a destruição parcial. A orientação é que não haja presença de árvores de grande porte próximo. RIBEIRO informou que até a tarde de ontem foram registrados mais de 400 milímetros apenas neste mês de abril em Palma Sola.
A Epagri do município de Palma Sola retomará e realizará a sétima edição do curso sobre alimentação do gado leiteiro. A capacitação teve início no mês de agosto passado e na tarde de hoje será feito o primeiro encontro do ano. O extensionista MARCOS FURLAN, relatou que o curso tratará sobre semeadura de pastagem de inverno. Para ele, este é um ponto importante discutido com os produtores com objetivo de demonstrar a viabilidade de implantar as pastagens de inverno na propriedade. Este método de alimentação do gado já é adotado em vários municípios da região extremo-oeste. O extensionista destacou que as localidades, que possuem esta forma de alimentação, garantem bons resultados. Para isso, muitos trabalhadores rurais adotam alguns critérios para que o resultado esperado seja alcançado. FURLAN afirmou que nesta tarde ocorre um curso teórico e prático, desde que o clima esteja favorável. A capacitação ocorrerá pelo interior de Palma Sola.
A alimentação do gado leiteiro com pastagens de inverno pode ser adotada em qualquer propriedade, seja ela pequena, média ou grande. O extensionista da Epagri de Palma Sola MARCOS FURLAN, relatou que muitos adotam a plantação através de plantadeiras, mas a prática de sobressemeadura com pisoteio do gado é uma das ações relevantes. O que também gera economia para o produtor. Cerca de 20 produtores rurais estarão envolvidos nesta capacitação aberta ao público na Linha São Luis, em Palma Sola.
Os profissionais de educação da regional de Dionísio Cerqueira estiveram em uma discussão sobre o andamento do novo ensino médio, que teve seu início efetivo em todas as unidades escolares neste ano letivo, na última semana. Conforme a técnica de Ensino FABIELI GRABIN, este encontro faz parte de um cronograma de reuniões e de capacitações para professores diretores dos colégios da rede estadual. Na sexta-feira, quando aconteceu o encontro, foi abordado sobre os desafios e possibilidades que este novo método de ensino trouxe para os alunos da regional. Ela relatou que os profissionais disseram sobre a flexibilização ofertada pelo novo ensino médio como, por exemplo, no projeto de vida onde o estudante trabalha com áreas do autoconhecimento, além dos componentes curriculares eletivos. Nas trilhas de aprofundamento, ofertadas na segunda série, os alunos podem buscar novos aprendizados na linha profissional a qual ele escolheu seguir conforme o disponibilizado pelo colégio. Durante o encontro também foi discutido as dificuldades de trabalhar em sala de aula devido à falta de motivação dos estudantes neste período pós-pandemia.
A regional de Educação de Dionísio Cerqueira também abordou, durante o encontro da última sexta-feira, sobre os novos modelos de livros didáticos por área de conhecimento ofertada pelo governo estadual. A técnica de Ensino FABIELI GRABIN, esta capacitação visa orientar os profissionais quanto ao formato de ensino na sala de aula, tendo em vista que não é mais estudado área por disciplina e sim por área de conhecimento. Sobre o curso curricular, a técnica comentou que o cronograma de capacitação fornecido pelo Estado, por videoconferência, também foi debatida com os gestores visando ofertar para todos os professores da rede estadual de ensino. FABIELI informou que demais encontros como estes serão realizados com objetivo de aprimorar o conhecimento dos professores. Também está sendo cogitada uma reunião com os orientadores de convivência e de laboratórios nos próximos meses. Para prestar um auxílio, ela destacou que a coordenadoria realiza visitas aos profissionais nas escolas visando atender as demandas necessárias.
As aulas práticas das oficinas de produção de alimentos, plantas medicinais e jardinagem serão realizadas na casa de alguns oficineiros. Já as teóricas serão realizadas no CTG Mate Amargo de São José do Cedro. Conforme a diretora de Cultura FRANCIELI BEAL, em entrevista para a Rádio Cedro, comentou que a ideia é fazer as atividades em residências que possuem espaço para comportar os oficineiros. Ela informou que as inscrições seguem abertas até a próxima segunda-feira e podem ser feitas no departamento de Cultura, junto a secretaria de Educação. As oficinas serão gratuitas e disponíveis para o público acima de 12 anos. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras entre às 14 e 17 horas, iniciando no dia 20 de abril e com término no dia 22 de junho. Ela destacou que, pela oficina de plantas medicinais, a ideia é levar ao conhecimento quais são elas e quais podem ser aplicadas. Já a oficina de produção de alimentos mostra a importância de se ter uma horta em casa e consumir produtos naturais.
Amanhã ocorrerá a abertura oficial dos encontros com os idosos de São José do Cedro. Algumas atividades já foram retomadas há alguns meses, mas esta quarta-feira marcará a retomada de forma oficializada. A coordenadora RENECÍ EBERHARDT, explicou que amanhã está programada uma missa em memória daqueles que faleceram durante a pandemia da Covid-19, logo em seguida será oferecido um café. O convite para participar deste momento é para os grupos de terças e quintas-feiras. Cada um deles conta com cerca de 180 idosos. Apesar deste bom número, ela relatou que ainda faltam pessoas da terceira idade para se inscrever, por isso acredita que um bom público deve participar da missa de amanhã no Centro dos Idosos Padre Romualdo. RENECÍ também informou que, conforme está no cronograma de atividades da prefeitura, o primeiro matinê com os idosos ocorre na Linha Santa Terezinha no próximo dia 23. Os envolvidos estão ansiosos para a volta destes eventos. Durante o mês de maio também será realizado mais atividades.
Aconteceu na noite de ontem, na Câmara de Vereadores de São José do Cedro, a segunda sessão ordinária do mês de abril sob a presidência de ENIO CAROSSI. A sessão contou com apreciação de quatro novos Projetos de Lei de origem executiva, sendo todos encaminhados para análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O encontro foi marcado com pedido de informação, indicações e moção de apelo aprovados por unanimidade de votos. Ontem à noite foram aprovados cinco projetos de lei, entre eles, a mensagem que altera o protocolo de intenções do Consórcio Público denominado de Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. Apenas o projeto de lei de número 25, que visa incorporar ao patrimônio público uma escavadeira hidráulica, foi apreciado em primeira votação. Outros dez textos continuam em tramitação na Câmara, entre um deles, a mensagem número 34 que objetiva o remanejamento orçamentário para manutenção realização de despesas como o bônus agrícola, aquisição de peças e serviços para manutenção de veículos, máquinas e equipamentos, combustível entre outros.
O vereador JULIO RUBIN, expôs durante o pequeno expediente indicação à administração, para que a secretaria de Esportes, estude a possibilidade da realização de campeonatos ou torneios de forma intermunicipal, também dentro das escolas para oportunizar e levar aos jovens o esporte em seus mais variados segmentos. Também colocou para que a secretaria de Esportes oportunize novas práticas esportivas ao público, além das já oferecidas, como o ciclismo, atletismo, entre outras, a fim de proporcionar alternativas para que a população possa escolher a prática esportiva mais adequada para sua vida. Indicação do vereador NESTOR BEAL ao executivo para que no Distrito de Padre Réus ocorram melhorias no campo esportivo. O vereador GUILHERME FERRARI indicou para que trabalhe em melhorias na questão da acessibilidade nas calçadas do município, principalmente nos acessos para os cadeirantes. Houve também moção pela Bancada de Oposição para que o Projeto de Lei, com texto aprovado pelo Senado Federal, seja colocado em pauta e aprovado o mais breve possível. O PL institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras.
Pedido de informação foi apresentado pela Bancada de Oposição da Câmara de Vereadores para ser encaminhado ao prefeito de São José do Cedro relativo aos trabalhos realizados pela secretaria de Obras, reparos nas estradas rurais e a situação das máquinas pertencentes ao patrimônio público de São José do Cedro foram alguns dos pontos citados pelos Vereadores. O vereador FERNANDO WILL, realizou indicações durante o Grande Expediente e citou o Loteamento Alta Colina, a pedido de munícipes colocou quanto a qualidade da água na localidade citada, indicou ao Semae a limpeza do reservatório de água que abastece a região. Indicou o encaminhamento de notificação à Empresa Tucano, que realiza a coleta de lixo, indicou que as lixeiras estão com acúmulo de detritos soltos. Solicitou que a empresa faça a limpeza total das lixeiras. A próxima sessão está marcada para ocorrer na segunda-feira.
O projeto que tirou o leite da cesta básica não foi proposto pelo governador de Santa Catarina, mas por alguns deputados que atenderam ao pedido de certas indústrias do setor. A ideia foi tornar o leite “protegido” em Santa Catarina. Esta é a afirmação é do deputado FABIANO DA LUZ. O projeto de lei não inclui apenas o leite, mas farinha, uísque importado, e alimentos de bares e restaurantes para os 206 maiores estabelecimentos do Estado. O parlamentar destacou que o texto foi retirado de pauta por parte da Assembleia não concordar com a disparidade nos impostos cobrados. Como um imposto de três por cento para o uísque e sete por cento para o feijão. O deputado afirmou que o objetivo é beneficiar os setores envolvidos e não prejudicar os trabalhadores rurais ou empresas dos setores contemplados. Por isso, a proposta foi retirada de análise para que o governo possa apresentar um novo texto para que a Alesc vote os itens separadamente. Se aprovada como veio, apenas os 206 maiores restaurantes do Estado seriam beneficiados.[
A redução de alguns itens alimentares está de acordo entre a maioria dos deputados da Assembleia. FABIANO DA LUZ, citou como exemplo a farinha que traria um impactado em vários setores e também alimentos. Dentro do mesmo projeto, há um artigo beneficiando apenas os bilionários de Santa Catarina em fazer a distribuição da fortuna sem pagar imposto. Da mesma maneira não foi acordado entre os colegas da Alesc. Mas FABIANO enfatizou que o leite tem se tornado um assunto extremamente delicado para ser debatido devido as preocupações necessárias com a margem de lucro ao produtor e indústria, quanto um preço acessível para o consumidor final. Para o deputado, é preciso ter um ICMS que proteja as empresas de Santa Catarina, sendo que se houvesse isso, os setores de leite dos Estados vizinhos comercializariam o leite no Estado catarinense e desta forma prejudicaria as empresas de Santa Catarina. Tendo em vista que há uma produção maior que o consumo. Por isso, há este debate de extrema importância visando encontrar um imposto "ideal" para o leite.
A prefeitura de São José do Cedro está trabalhando com um edital de notificação e chamamento público referente ao cemitério municipal São José e Almas. Conforme a secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, este edital pretende notificar famílias, que possuem entes sepultados no cemitério, mas abandonaram o local. Ao todo são 50 sepulturas em estado de abandono. As principais sepulturas são de crianças que ficam próximo da entrada do cemitério. Ela relatou que muitas sepulturas não possuem nome do falecido e nem mesmo há um cuidado básico por parte dos familiares. A secretária destacou que dentro de alguns dias a prefeitura disponibilizará de forma eletrônica e sistema de catalogação de dados visando oferecer informações ao administrador do local e da administração. No ano passado, foi debatido sobre o espaço que o cemitério dispõe e também sobre este chamamento público que, inclusive, foi indicado na Câmara. As pessoas notificadas terão 40 dias para conversar com o administrador e adotar as medidas necessárias.
A lei municipal prevê que após cinco anos do falecimento é possível fazer a retirada dos ossos da sepultura e encaminhada para outro local adequado. A secretária de Planejamento de São José do Cedro KELLY FIGUEIRÓ, comentou que isso proporciona otimizar o espaço do cemitério municipal São José e Almas enquanto a administração avalia a compra de uma nova área. Depois deste prazo de cinco anos e também da notificação para adequação, é feito a retirada dos restos mortais e destinado para um ossário devidamente identificado. A secretária também comentou que a prefeitura avalia a destinação destes espaços para as funerárias do município. Ela ainda disse que possivelmente esta destinação poderá ser por ordem de falecimento evitando beneficiar pessoas. KELLY relatou que esta ação, de abertura e retirada dos ossos, visam abrir novos espaços no cemitério antes mesmo dos gavetários. Essa notificação é inválida para as pessoas que fazem manutenção periódica da sepultura.
Nos últimos dias, Policiais Civis vinculados à Operação Hórus e o Núcleo de Operações com Cães realizaram diversas abordagens em veículos e pessoas que utilizavam a balsa na cidade de Itapiranga, com travessia ao Estado do Rio Grande do Sul. A medida teve por finalidade reprimir e apurar a ocorrência de crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas e de armas de fogo e munições. A Polícia informou que nenhuma irregularidade foi encontrada. Conforme a Polícia Civil, operações na faixa de fronteira deverão ocorrer com mais frequência, especialmente após a criação do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil em São Miguel do Oeste e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Jovem, de 18 anos, natural de São Miguel do Oeste, foi preso com “super maconha” em ônibus interestadual. Na madrugada do último sábado, agentes do Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Rodoviária Federal apreenderam quase dois quilos e meio de maconha na BR-480, em Chapecó. Os policiais encontraram as drogas durante fiscalização a um ônibus, que faz a linha Santarém a Porto Alegre. Ao todo, foram apreendidos um quilo e 700 gramas de maconha e 670 gramas de skank. Em conversa com os PRFs, o rapaz admitiu ter comprado a droga por mil reais, em Guaíra no Paraná, e que somente com o skank, poderia ganhar dez mil reais. O skank é obtido em laboratório, a partir do cruzamento de vários tipos de maconha, por isso é considerado uma “super maconha”. O jovem foi preso em flagrante e conduzido à Polícia Civil de Chapecó, pelo crime de tráfico de drogas.