ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 12/04/2021

GLOBO EM FOCO – 12/04/21

-NOVAS REGRAS DO CÓDIGO DE TRÂNSITO ENTRAM EM VIGOR NESTA SEGUNDA

-JULGAMENTO DE MOISÉS DEVE OCORRER ENTRE O FINAL DE ABRIL E INÍCIO DE MAIO

-ESCOLAS DE ITAPIRANGA JÁ REGISTRAM 100% DE AULA PRESENCIAL

-GADO DE CORTE TEM MELHOR RESULTADO NO MOVIMENTO ECONÔMICO

-FALTA DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO GERA NOVA CAMPANHA

-TUNÁPOLIS AMPLIA AÇÕES EM PROL DE INDÚSTRIAS

-INCÊNDIOS ATINGIRAM MAIS DE SEIS QUILÔMETROS QUADRADOS DE VEGETAÇÃO

-ACIDENTE ENVOLVENDO TRÊS VEÍCULOS DEIXOU UM HOMEM FERIDO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 63 centavos. O euro está valendo seis reais e 71 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Índia ultrapassou o Brasil nesta segunda-feira como o segundo país com o maior número de casos confirmados de coronavírus, após registrar mais um recorde diário de novos infectados. Foram mais de 168 mil novos casos nas últimas 24 horas, e agora o total de infectados é de 13 milhões 520 mil, contra 13 milhões 480 mil do Brasil. Os Estados Unidos lideram o ranking com 31 milhões e 200 mil casos confirmados. A Índia é quarto país em número de mortes com 170 mil registros.


Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Minneapolis, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, neste domingo, depois que um policial matou um homem negro. A vítima foi identificada por parentes, no local, como DAUNTE WRIGHT, de 20 anos. Em um comunicado, a polícia disse que os policiais pararam um homem devido a uma infração de trânsito e descobriram que ele tinha um mandado de prisão pendente. Enquanto a polícia tentava levá-lo, ele voltou a entrar no veículo. Um policial atirou no motorista que ainda dirigiu por vários quarteirões antes de atingir outro veículo e morrer no local.


O ex-banqueiro GUILLERMO LASSO foi eleito presidente do Equador neste domingo. LASSO faz parte da direita conservadora e derrotou o economista de esquerda ANDRÉS ARAUZ no segundo turno das eleições. Ele teve 52 por cento dos dos votos válidos, contra 48 por cento de ARAUZ. Em discurso logo depois da confirmação da vitória, LASSO anunciou que assumirá o "desafio" de mudar o destino do país, afetado por uma crise econômica agravada pela pandemia Covid-19.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou neste sábado que pretende ler em plenário, na sessão de amanhã, o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia. A leitura é o primeiro passo oficial para a criação da CPI, que dependerá ainda da indicação dos membros pelos partidos e de uma sessão para definir a presidência e a relatoria dos trabalhos. Não há data para que esses processos sejam concluídos. Na quinta, o ministro do STF, LUIS ROBERTO BARROSO, determinou que Pacheco dê andamento ao requerimento de instalação da CPI protocolado no Senado em janeiro.

O presidente JAIR BOLSONARO voltou a criticar decisões do Supremo Tribunal Federal neste sábado. Desta vez, BOLSONARO disse que a autorização dada a governadores e prefeitos para restringirem eventos presenciais em igrejas e templos é um "absurdo dos absurdos" e afronta a Constituição. Por nove votos a dois, o STF decidiu que estados e municípios podem impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia de Covid. A Advocacia-Geral da União defendeu que essas restrições fossem proibidas.

As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro entram em vigor a partir desta segunda-feira. As alterações foram sancionadas pelo presidente JAIR BOLSONARO em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção. A partir de agora, os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, ao número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas. Sobre a pontuação, a lei agora estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses conforme haja infrações gravíssimas ou não. Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente do tipo de infração.

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira na maioria das cidades de Santa Catarina. O primeiro grupo que irá receber as doses envolve crianças, gestantes, puérperas e indígenas. A imunização irá ocorrer de forma escalonada, dividida em grupos e seguirá até nove de julho. A imunização contra o vírus da Influenza ocorre todo ano e, independente da vacina de Covid-19, deverá ocorrer normalmente para que se evite internações e mortes em decorrência de complicações da gripe. A segunda fase, que envolve idosos e professores das escolas públicas e privadas começa no dia 11 de maio. A vacinação contra a gripe para portadores de doenças crônica começa em junho.

A advogada ANA BLASI vai assumir a Secretaria de Estado de Administração de Santa Catarina. A expectativa é que a posse ocorra nesta segunda-feira. ANA BLASI foi advogada da governadora interina DANIELA REINEHR no primeiro processo de impeachment, no ano passado. A secretaria estava sem titular desde que o coronel JORGE TASCA pediu exoneração, como consequência do afastamento do governador CARLOS MOISÉS. No período anterior de interinidade de DANIELA, chegou-se a especular que ela assumiria a Procuradoria-Geral do Estado. O cargo foi assumido pelo procurador de carreira, LUIZ DAGOBERTO BEIJÃO.

O julgamento do mérito do impeachment do governador afastado CARLOS MOISÉS DA SILVA já tem uma previsão de data. A sessão do Tribunal Especial de Julgamento deve ocorrer no dia 30 de abril ou sete de maio. Na última sexta-feira, o presidente Tribunal Especial de Julgamento, desembargador RICARDO ROESLER, concedeu prazo de três dias para que os denunciantes no processo de impeachment manifestem se há efetivo interesse na produção dos elementos de prova requeridos após a sessão que decidiu pela admissibilidade da denúncia. O motivo da decisão é evitar a produção de provas desnecessárias. Depois, será garantido o mesmo prazo para que a defesa de MOISÉSreafirme seu interesse e justifique de igual forma a pertinência e a vinculação dos seus requerimentos.

A secretaria de Transportes e Obras de Itapiranga mantém intenso trabalho para manutenção das estradas. Condição atual é considerada boa para o trânsito no interior. O vice-prefeito, NILO BOURSCHEIDT, destaca obras realizadas na Estrada Beira Rio, a SC 283 que recebe manutenções mensais para atender a demanda do grande fluxo de veículos. Na ITG 070, trecho de linha Becker a Santo Antônio terá uma pausa nos trabalhos de recuperação com patrolamento, cascalhamento e compactação. Objetivo é atender situações mais urgentes em estradas secundárias que necessitam de melhorias. BOURSCHEUT cita como exemplos situações constatadas nas comunidades de Baú e Santa Cruz.

Educação de Itapiranga tem avaliação positiva sobre aulas presenciais. Gestores das escolas relatam situação tranquila e até 100 de retornos dos alunos a sala de aula. Segundo a coordenadora pedagógica da secretaria da Educação, ELAINE MULLER, algumas escolas já atingiram 100 por cento de aula presencial, enquanto alguns educandários ainda possuem grande número de alunos no modelo remoto. A coordenadora ressalta que não tem problemas de casos positivo de Covid entre alunos e isso proporciona maior segurança para as famílias aceitarem a presença dos estudantes em sala de aula. ELAINE faz um convite para os pais visitarem as escolas e conferirem todo protocolo de prevenção que estão em ação.

A Vigilância Sanitária de Itapiranga recebeu várias denúncias no fim de semana e teve bastante trabalho de fiscalização. Foram realizadas diversos atendimentos de denúncias, sendo constatado algumas ocorrências de descumprimento das regras de enfrentamento a pandemia. Algumas ações contaram com apoio da guarnição da Polícia Militar. Entre as aglomerações de pessoas foram constatadas irregularidades nos mirantes, praças, Avenida Uruguai e na ponte do Rio Macaco Branco, em linha Laranjeira. Pessoas foram identificadas e dispersadas as aglomerações. Os infratores terão a devida responsabilização.

Plano de Trabalho visa planejamento para recuperação de conteúdos e fortalecimento de aulas aos alunos. Desafio é reduzir a defasagem em virtude do período que os alunos tiveram aulas a distância. A coordenadora pedagógica da secretária da Educação reforça que o sistema hibrido, tempo escola, tempo em casa está conseguindo atingir as metas. ELAINE MULLER diz ainda que o sistema hibrido é oferecido para alunos com algum problema de saúde ou que preferem permanecer em casa. Cita ainda a importância das famílias contribuírem nas atividades na semana que o aluno permanece com atividades em casa.

O Movimento Econômico de São João do Oeste registrou maior percentual de aumento no gado de corte. No ano passado a atividade registrou acrescimento de 50 por cento em relação a 2019. O setor agropecuário impulsionou a economia do município e garantiu aumento geral da movimentação financeira. De acordo com a diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste, TATIELE REINEHR, o valor total foi superior a 522 milhões de reais, aumento de 32,65 em comparação a 2019. A produção de leite também teve resultado expressivo com crescimento de 39 por cento. Já a suinocultura teve acréscimo de 38 por cento e a avicultura cresceu nove por cento. TATIELE explica que também existe a influência do preço pago pelo leite e suíno devido o aumento de custo de produção.

Indústria, Comércio, Turismo, Transportes e Telecomunicações registrou queda de 3,26 por cento no movimento econômico em São João do Oeste. Este resultado ocorreu principalmente devido a pandemia, pois empresas tiveram que reduzir suas atividades e os eventos sociais foram cancelados impactando diretamente no movimento econômico do setor. A diretora do Movimento Econômico, TATIELE REINEHR, destaca que uma boa notícia vem do setor metal mecânico, destinado principalmente para a fabricação de equipamentos para a agricultura. A construção civil também teve bom resultado em São João do Oeste no ano de 2020. TATIELE avalia que o crescimento segue uma tendência nacional de investimento no ramo imobiliário.

Turismo foi o setor mais afetado pela pandemia em São João do Oeste. Empresas ligadas a esta atividade também foram impactadas de maneira negativa. Ausências de turistas e até limitações para atendimento dos clientes locais resultaram em redução no movimento econômico. TATIELE REINEHR explica a importância dos dados para o desenvolvimento e os futuros investimentos no município. O Movimento Econômico de São João do Oeste em 2020 manteve uma tendência regional de fortalecimento do setor agropecuário e resultados pouco expressivos no comércio e prestação de serviços. TATIELE evita fazer projeções para 2021 devido as indefinições provocadas pela pandemia da Covid.

Lions Clube realiza campanhas sobre visão e incentivo à leitura. Conforme o presidente do Lions de Tunápolis e Santa Helena, GLAUSTON ALÉSSIO, a entidade tem várias campanhas vigentes, mesmo em meio à pandemia. A situação do coronavírus inclui restrições, porém a entidade segue as ações de voluntariado em prol da comunidade. Uma campanha executada é a doação de livros, principalmente para incentivar os jovens a lerem. Segundo ALÉSSIO, hoje existem muitas informações na internet e é difícil filtrar conteúdo que agrega, enquanto os livros estão ficando de lado. Ressalta que a campanha para doar livros vai até o final de abril. Uma parte do material será repassado ao Lions de Santa Helena, que doará às crianças e jovens do município.

Outra campanha incentiva a doação de armações de óculos. A entidade de Tunápolis e Santa Helena efetuou ainda campanha para conscientizar as crianças a fazerem testes de visão. GLAUSTON ALÉSSIO lembra que neste grupo normalmente é mais difícil diagnosticar problemas de visão, pois as crianças não costumam comunicar aos adultos. O Lions disponibiliza inclusive página que apresenta os problemas de visão que as crianças podem ter, para os quais os pais devem ficar atentos. A entidade ainda faz doação de armações para crianças, embora tenha obtido poucas até agora.

Outras campanhas vigentes nos municípios de Tunápolis e Santa Helena são voltadas ao meio ambiente. A primeira, em parceria com a prefeitura, consiste em panfletagem de conscientização para reciclagem do lixo. Estes panfletos incluem informações sobre os dias de recolha e os destinos corretos, e como separar o lixo reciclável do orgânico. Outra campanha é em relação às hortas, para instigar as pessoas a mexer nelas, e também a abrir menos embalagens e a descascar mais. Motiva, portanto, a experimentar uma forma de vida mais saudável. Existem ainda várias campanhas globais que foram incorporadas ao Lions de Tunápolis e Santa Helena, como o auxílio para consulta ortopédica, entre outras que ficaram impossibilitadas devido à pandemia.

Novas empresas estão sendo contempladas com incentivos da prefeitura de Tunápolis. Esta semana inicia a construção de mais um galpão industrial. A terraplenagem deve ser concluída nesta segunda-feira para deixar tudo pronto para as obras de edificações. O padrão de energia elétrica também já está instalado na área industrial. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT relata que outras empresas estão sendo contempladas, porém ainda faltam detalhes para liberação das obras. O secretário informa ainda que já repassou para a Associação Empresarial do municípios procedimentos que os empresários devem adotar para terem acesso ao apoio da prefeitura para ampliação de suas atividades ou instalação de novos empreendimentos.

SÉRGIO EIDT avalia que em pouco mais de três meses de administração já foi possível colocar em prática benefício para o desenvolvimento empresarial. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ressalta que a meta é manter um trabalho contínuo para fortalecer empresas locais e também atrair novos empreendimentos. De acordo com SÉRGIO EIDT, em breve deve ocorrer anuncio de novas empresas contempladas com incentivos do município. O secretário comenta ainda que o município está investindo em luminária LED para substituição das lâmpadas atuais nas ruas da cidade. A meta é concluir em breve 100% da iluminação pública com lâmpadas de LED com maior eficiência e menor consumo de energia.

Estacionamento no centro de Itapiranga preocupa Associação Empresarial e desperta mobilização para conscientizar empresários e funcionários. Relatos de falta de vagas para clientes são frequentes, principalmente na Rua do Comércio, no centro da cidade. Conforme o presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI, a cada dia problemas relacionados a falta de estacionamento para clientes são relatados por empresários e consumidores. Conforme ele, a associação vem aderindo à campanha de uso consciente de estacionamento há algum tempo, mas existe a necessidade de reforçar o pedido, pois o problema persiste. GUARESCHI relata que o maior problema é de pessoas que utilizam a vaga em frente aos comércios e impossibilitam que o cliente possa usufruir do serviço quando necessitar, principalmente em dias de chuva que fica ainda mais difícil o acesso.

Segundo o presidente da ASSEMIT, a campanha visa conscientizar os comerciantes sobre a importância da utilização das vagas em locais alternativos ou como ruas transversais. LUCIAR GUARESCHI cita que frequentemente o comerciante utiliza a vaga que poderia ser de um cliente. Em alguns casos o veículo fica estacionado o dia inteiro, bloqueando a rotatividade e impactando inclusive de forma negativa nas vendas. GUARESCHI chama a atenção que a dificuldade para estacionar tem sido um fator desestimulante para os consumidores de Itapiranga, pois com as obras de revitalização da Avenida Uruguai, as vagas para estacionamento diminuíram ainda mais.

Para o presidente da Assemit, é preciso um pouco de esforço e conscientização para contemplar os clientes. A recomendação é para os empresários evitarem deixar o próprio carro ocupando a vaga que poderia ser utilizada por um consumidor. Para LUCIR GUARESCHI, o objetivo da campanha é proporcionar a mentalização da importância de oferecer a vaga ao cliente e proporcionar a ele uma maior comodidade. Ele reforça que a ASSEMIT segue trabalhando mesmo durante a pandemia, de forma remota e presencial, orientando e prestando assistência aos empresários do município. LUCIR GUARESCHI entende que a pandemia modificou o trabalho de várias empresas, que precisaram se reinventar, e a associação é um importante canal para orientação destes empresários.

Trabalho da Polícia Militar de Itapiranga no fim de semana teve vários registros, porém sem ocorrência com gravidade. No sábado, a guarnição foi acionada em linha Soledade devido a briga entre vizinhos. Foi instaurado um Termo Circunstanciado. No final da tarde de sábado a PM prestou auxilio a vigilância sanitária por denúncia de aglomeração de pessoas na Barra do Macaco, em linha Laranjeira. Ainda na noite de sábado a Polícia Militar registrou um acidente de carro, às 20 horas e 30 minutos, na Rua do Comércio, no centro da cidade. Foram constatados apenas danos materiais .

Adolescente fica ferido em acidente entre carro e motoneta sem licenciamento. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam o acidente de trânsito por volta das três da tarde deste domingo, no cruzamento da rua Padre AURÉLIO CANZI com a JOHN KENEDY, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, a motoneta, que não tinha licenciamento no Detran, era conduzida por um adolescente. Ele sofreu ferimentos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A motoneta foi recolhida ao pátio conveniado. Os danos no carro Gol foram de pequena proporção.

Por volta das quatro horas da manhã deste domingo, a Polícia Militar atendeu ocorrência de lesão corporal na Rua das Flores, Bairro Capivara, em Mondaí. Uma mulher relatou que o ex-companheiro veio até casa dela, embriagado, e tentou agredi-la. Ele deu empurrões na mulher e a vítima usou uma faca de serrilha para se defender, e acabou acertando as costas do homem. A mulher relatou que o homem já vinha lhe perturbando e que houve agressões muitas vezes entre o casal. Na madrugada de domingo, o mesmo ligou várias vezes e mandou mensagem ofendendo a mulher, até ir na casa dela. Conforme a polícia, o homem estava desacordado, sem condições de relatar, e exalava um forte odor etílico. Ele foi conduzido ao hospital. Não foi possível colher o relato do homem. A faca que a mulher utilizou para se defender foi apreendida.

Dois incêndios atingiram área superior a seis quilômetros quadrados neste fim de semana, no interior de Cunha Porã. O primeiro ocorreu na Linha Salete e atingiu área de seis quilômetros quadrados de eucalipto, por volta das 14 horas de sábado. Quando a guarnição do Corpo de Bombeiros chegou ao local, o incêndio no reflorestamento já havia atingido cinco quilômetros quadrados e os bombeiros combateram o fogo. As causas seguem sendo apuradas. O outro incêndio ocorreu na Linha Olaria e queimou três e meio hectares de vegetação em roça, de três proprietários diferentes. As guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas ao meio dia deste domingo e ao chegarem ao local, a área já estava queimada. Os bombeiros ainda fizeram ações de combate ao incêndio, com auxílio de trator. Vizinhos informaram ter identificado o autor do incêndio e a informação foi repassada à Polícia Militar, que foi acionada para as providências.

Acidente envolvendo três veículos deixou um homem ferido, na BR 158, interior de Cunha Porã. Foi por volta das 19 horas de sábado e contou com atendimento de duas viaturas do Corpo de Bombeiros. Os três veículos estavam fora da pista. Em um Chevrolet Captiva, havia três pessoas, todas com sinais vitais estáveis, entre elas uma gestante de 34 semanas. O condutor do veículo, um homem de 32 anos, teve luxação no ombro, o qual foi imobilizado, e também foi atingido por estilhaços de vidro no pescoço. Os três ocupantes foram conduzidos ao Hospital de Cunha Porã. No segundo veículo, Fiat Palio, não houve feridos. Já no terceiro veículo envolvido, Chevrolet S10, o condutor não foi encontrado, nem eventuais ocupantes. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.