ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 12 03 2019

-POLÍCIA PRENDE PMs SUSPEITOS DA MORTE DA VEREADORA MARIELLE

-MAIS DE 60 MIL JÁ DECLARARAM O IMPOSTO DE RENDA EM SC

-SINDICATO É CONTRA PROJETO DE EDUCAÇAO DOMICILIAR NO ESTADO

-PROCON FARÁ 60 AUDIENCIAS DE CONCILIAÇÃO COM A CELESC

-PROJETO DE LEI DO HORÁRIO LIVRE DO COMÉRCIO SERÁ VOTADO NESTA QUINTA

-CONDENADO POR INCENDIO E CORRUPÇÃO DE MENORES É PRESO NA REGIÃO

-OPERADOR SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM TOMBAMENTO DE MAQUINA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


As caixas-pretas do avião que caiu após decolar da capital da Etiópia foram encontradas. Os gravadores de dados de voo digital e de voz da cabine podem ajudar a apontar as causas da tragédia, que deixou 157 mortos. O Boeing 737 MAX 8 caiu no domingo seis minutos depois de decolar. A aeronave seguia na direção de Nairobi, no Quênia. Os oito tripulantes e os 149 passageiros que estavam a bordo morreram.


A opositora Aliança Cívica da Nicarágua anunciou neste domingo que não retornará à mesa de negociações até que o governo de DANIEL ORTEGA dê "mostras contundentes" de que deseja resolver a crise no país. Na última semana, o governo de ORTEGA e a oposição anunciaram que tinham rompido o impasse nas conversas em busca de uma solução para a crise política. Agora, a oposição diz que só volta a negociar se o governo libertar os presos políticos e encerrar a repressão.


A Assembleia Nacional, comandada pela oposição, aprovou nesta segunda-feira, um decreto do autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ, declarando estado de alarme na Venezuela. GUAIDÓ também preside a Assembleia. O decreto foi motivado pela “calamidade pública gerada pela interrupção sustentada do fornecimento de eletricidade que afetou a grande maioria dos venezuelanos". O país sofre com blecautes desde quinta-feira e, em alguns estados, a falta de energia já soma mais de 80 horas.



O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, afirmou que o programa que vai alterar as regras do Mais Médicos vai ter como foco a contratação de profissionais para municípios do Norte e do Nordeste. Para definir os locais, o governo vai usar critérios como IDH - Índice de Desenvolvimento Humano -, dificuldade para alocação de profissionais e tempo de permanência. O governo prometeu para o primeiro semestre deste ano o envio de um projeto ao Congresso alterando o programa. MANDETTA afirmou que a pasta também vai redefinir os critérios de contratação de médicos formados no exterior sem e revalidação do diploma no Brasil.


Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na madrugada desta terça-feira dois suspeitos de matar a vereadora MARIELLE FRANCO e o motorista ANDERSON GOMES. O crime aconteceu em 14 de março de 2018. Os suspeitos presos são RONIE LESSA que é policial militar reformado e ELCIO VIEIRA DE QUEIROZ que foi expulso da Polícia Militar. Segundo o Ministério Público, os dois foram denunciados depois da avaliação de diversas provas contra eles. LESSA teria sido o autor dos disparos de arma de fogo e ELCIO, o condutor do veículo usado na execução.


O primeiro dia de julgamento do assassinato de BERNARDO BOLDRINI foi marcado pelo depoimento das duas delegadas envolvidas na investigação: CAROLINE BAMBERG e CRISTIANE MOURA. Elas foram questionadas pela juíza, pelos promotores encarregados da acusação e pelos advogados de defesa. Outras 12 testemunhas ainda devem ser ouvidas no fórum de Três Passos. O julgamento foi retomado na manhã de hoje. O pai de BERNARDO, LEANDRO BOLDRINI, a madrasta, GRACIELE UGULINI e os irmãos EDEVALNIA e EVANDRO WIRGANOVICZ são acusados de homicídio quadruplamente qualificado.


A Polícia Civil de Santa Catarina cumpre desde o início da manhã desta terça-feira mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades do Sul catarinense e do Mato Grosso do Sul. A Operação Armagedon, como foi denominada, visa desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. De acordo com o delegado da Divisão de Investigação Criminal, LUCAS FERNANDES DA ROSA, 26 suspeitos foram presos, sendo dois em flagrante. Também foram apreendidos drogas, dinheiro, armas e carros, entre eles um veículo de luxo e blindado. A Polícia Civil informou que os trabalhos seguem e mais informações devem ser divulgadas ainda nesta terça.


A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta terça-feira a Operação Checkout, para desarticular um esquema envolvendo uma grande empresa de turismo brasileira que praticava sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As investigações apontam prejuízo aos cofres públicos que podem chegar a 145 milhões. Foram expedidos um mandado de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão, inclusive em Santa Catarina.


Um total de 62 mil 690 declarações do imposto de renda foram entregues em Santa Catarina até as dez horas da manhã desta segunda-feira,, quinto dia da arrecadação. Os contribuintes tem até o dia 30 de abril para prestar contas com o Leão. São esperados em torno de um milhão e 300 mil declarações no Estado de acordo com a Receita Federal. A entrega é feita pela internet, por meio de um programa disponível no site da Receita Federal ou do aplicativo disponibilizado para smartphones e tablets.




Está em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei que está gerando polêmica no Estado. A proposta quer legalizar o homeschooling ou educação domiciliar em Santa Catarina. O projeto permite que as crianças possam ser educadas em casa pelos próprios pais ou responsáveis, sem a obrigação de matrícula em uma escola. O deputado BRUNO SOUZA, autor do projeto, disse para o programa Boa Tarde Peperi que o objetivo é regulamentar uma prática que já existe. De acordo com ele, cerca de 750 famílias catarinenses atualmente optam por ensinar seus filhos em casa. Ele citou que é preciso garantir o direito de escolha para as famílias e que a educação em casa pode ter mais qualidade do que a oferecida pelas escolas.


A escolha pela educação familiar é a mais difícil e exige muito envolvimento e comprometimento dos pais. De acordo com o deputado BRUNO SOUZA, as famílias que escolhem a educação em casa o fazem porque entendem que os resultados podem ser melhores do que o ensino tradicional. Nesse modelo, o aprendizado ocorre em casa, sob orientação e supervisão dos pais ou de professores particulares, geralmente a partir de um currículo preestabelecido e semelhante ao adotado nas escolas. O deputado disse que não se trata de acabar com o ensino nas escolas, mas de permitir que a famílias possam escolher entre os dois sistemas.


A educação é um dever do estado e o processo de formação das crianças e adolescentes deve ocorrer na escola. A opinião é do coordenador do Sinte, ALDOIR KRAEMMER. Ele disse que a defesa da educação domiciliar é uma forma de desviar o foco para o questão central que é o fortalecimento das escolas e dos professores. KRAEMMER criticou a educação familiar e disse que é um modelo da idade média com a ideia de formação de um clã que não prepara a pessoa para vivência comunitária. Ele disse que a educação em casa não prepara as pessoas para os enfrentamentos da sociedade moderna e não contempla a convivência com o diferente.


A maioria dos internautas que participaram da enquete do Boa Tarde Peperi sobre educação familiar reprovam a ideia de regulamentar a prática em Santa Catarina. No Facebook, apenas 21 por cento concordam com o Homeschooling e 79 responderam negativamente a proposta. Na enquete do Instagram, o índice foi parecido. 77 por cento não e 23 por cento sim. ITAMARA BAGATINI é educadora e disse que a educação familiar é um delírio irresponsável, sem conhecimento de causa e de falta de comprometimento com a formação das crianças, adolescentes e jovens. Já LUIS FERNANDO OLSZERKI comentou que a decisão é dos pais e que o Estado não pode interferir. Ele citou que o modelo funciona em vários países com resultados positivos e que cada caso é diferente do outro.


Os vereadores da bancada de oposição do município de Bandeirante só votaram contra o requerimento de sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher pela forma que a proposta foi apresentada. A afirmação é dos vereadores, AMÉLIO DEMOSSI e VALDECIR FAGUNDES do PPS. Na última semana, a câmara rejeitou o pedido da vereadora LORICI DORNELES do PT para a realização da sessão solene. Os vereadores disseram que isso ocorreu em virtude das atitudes da própria vereadora. De acordo com eles, no ano passado, a vereadora acabou se homenageando e por isso eles foram contrários ao evento. Os vereadores disseram que os atos de LORICI são contraditórios e a população não se engana mais com falácias.


Os vereadores só não aprovaram o requerimento da vereadora porque ela não aceitou modificar o teor do texto. O comentário é dos vereadores, AMÉLIO DEMOSSI e VALDECIR FAGUNDES do PPS. Eles disseram que chegaram a propor que fosse realizado uma homenagem para todas as mulheres e não somente para algumas, porém não houve entendimento. Sobre a aprovação da sessão solene em homenagem aos profissionais da Saúde, eles destacaram que foram favoráveis, pois esse será um evento justo e de acordo com a verdade, diferente do que foi proposto pela vereadora LORICI DORNELES do PT.


Trinta e dois jovens começam amanhã um curso de qualificação rural com foco na produção de leite e gestão da propriedade. O lançamento da capacitação está marcado para as duas horas da tarde desta quarta-feira no Cetresmo.

O curso é resultado de uma parceria entre o poder público e diversas entidades e empresas, entre eles a Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, e cooperativas do município. De acordo com a técnica da Epagri, SIMONE BIANCHINI, serão nove encontros, na segunda terça-feira de cada mês. Pela parte da manhã, ocorre a parte teórica, no Cetresmo e à tarde, os jovens participam de aulas práticas em diferentes propriedades rurais.


O PP de São Miguel do Oeste elegeu nesta segunda feira a nova executiva do partido. O encontro foi realizado na residência da família PERASSOLI. Durante a convenção, os filiados reelegeram por aclamação o atual presidente GILMAR BALDISSERA. O ex-prefeito vai continuar comandando o partido por mais dois anos. O mandato vai até 2021. O vice-presidente é o vereador CARLOS GRASSI e o segundo vice é o secretário de saúde, LEONIR CARON. Completam a diretoria CLARINDA VON DENTZ e JEFERSON DIAS como secretários e ALFREDO SPIER e RONEI PERASSOLI como tesoureiros.


Um dos principais objetivos da direção do PP reeleita ontem é conduzir o partido para a eleição municipal do ano que vem. A afirmação é do presidente reeleito, GILMAR BALDISSERA. Ele disse que uma das preocupações é com a eleição para vereador, já que a lei mudou e não haverá coligação para o pleito de 2020. Dessa forma, o partido deverá ter chapa pura com seis mulheres e 14 homens ou o contrário. GICA disse que o partido é tradicional e tem uma história importante na política do município. Atualmente, o PP tem cerca de mil filiados.


O Procon de São Miguel de Oeste recebeu dezenas de reclamações formais de consumidores da região sobre o aumento abusivo das contas de energia elétrica do mês de dezembro. A informação é da diretora da unidade no município, ANALU VALANDRO. De acordo com ela, as queixas foram formalizadas e o Procon vai chamar a Celesc vai as audiências de conciliação. Ao todo, serão 60 audiências que serão realizadas no próximo mês. Os encontros vão acontecer nos primeiros dias do mês de abril. Cada audiência deve ter duração média de 40 minutos com o objetivo de buscar um entendimento entre os consumidores e a Celesc. A empresa já foi notificada e no primeiro momento não houve acordo.


As audiências marcadas pelo Procon para o mês de abril serão exclusivas para os consumidores que se sentiram lesados devido ao aumento no preço da energia elétrica e buscaram a ajuda do órgão. A explicação é da diretora do Procon, ANALU VALANDRO. Ela disse que essas pessoas formalizaram a reclamação e agora seguem para uma segunda etapa do processo. A profissional comentou que a única resposta da Celesc até agora é de que o aumento do valor das contas de energia ocorreu em virtude das altas temperaturas registradas no final do ano. A companhia alegou também a alta carga tributária dos impostos cobrados pelo governo Federal e Estadual como razão para o aumento do valor pago pelos consumidores.


A diferença no preço das faturas de energia elétrica dos últimos quatro meses é expressiva e nítida. O comentário é da diretora do Procon, ANALU VALANDRO. Ela disse que a maioria das reclamações contra os aumentos é de São Miguel do Oeste. De acordo com ANALU, em alguns casos o aumento chegou ser superior à 50 por cento do valor habitualmente pago pelo consumidor.


A Câmara de Vereadores promove nesta terça-feira uma sessão solene para homenagear destaques do esporte miguel-oestino. O evento será marcado pela entrega da distinção Mérito Desportivo. O reconhecimento é autoria dos vereadores CÁSSIO AUGUSTO DA SILVA e GILBERTO BERTÉ do MDB. A sessão está prevista para começar as sete horas da noite e terá transmissão pela rádio Peperi. Ao todo, 13 pessoas da comunidade com histórico de envolvimento com o esporte vão ser homenageadas hoje a noite.


O vereador do PSD, VAGNER PASSOS, anunciou nesta segunda-feira que vai se licenciar no cargo no mês que vem. Ele disse que a decisão foi tomada por motivos particulares. VAGNER comentou que a licença não vai afetar os trabalhos da CPI dos assessores. O vereador é o presidente da comissão. A CPI terá a primeira reunião nesta sexta-feira. A licença é de 30 dias, mas a data de início ainda não foi definida pelo vereador. Apesar do anúncio, o pedido ainda não foi entregue para a mesa diretora. Pela ordem, os suplentes são VILMAR BONORA, RENATO ROMANCINI e ARLINDO DECANDIDO. Como os dois primeiros são secretários, DECANDIDO deve assumir a vaga de VAGNER.


A câmara de vereadores deve votar nesta quinta-feira o projeto de lei que trata do horário livre para o comércio de São Miguel do Oeste. A confirmação foi feita pelo presidente da casa, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que a proposta é bastante polemica, mas muito importante para o município. DI BERTI citou que pretende reduzir a pauta do dia para que os vereadores tenham mais tempo para debater o projeto em plenário. O projeto institui o horário livre de funcionamento e acaba com a cobrança da taxa para abertura das empresas em horário especial. A matéria precisa ser aprovada em duas votações para ser enviada à sanção do prefeito WILSON TREVISAN.


Essa é a segunda vez, em dois anos, que a câmara de vereadores discute o horário do comércio de São Miguel do Oeste. Em 2017, o vereador EVERALDO DI BERTI protocolou um projeto de lei estabelecendo o livre horário de funcionamento das empresas. Na época, apesar de contar com a assinatura de oito vereadores, a matéria sequer foi para votação em plenário. Agora, o tema volta a discussão. O autor do projeto é o executivo e a principal alegação é de que o horário livre vai estimular a economia, aumentar as vendas, gerar renda e empregos. DI BERTI comentou que a matéria deve ter uma votação tranquila nesta quinta-feira.


O tema do horário de funcionamento do comércio será o tema do quadro Ponto e Contraponto do Boa Tarde Peperi desta terça-feira. O programa vai trazer uma enquete com a opinião dos moradores e entrevistas com vereadores, empresários e sindicalistas contra e a favor da ampliação do horário para as empresas. Além disso, duas enquetes nas redes sociais da Peperi estão perguntando se as pessoas concordam com o livre horário do comércio. Ainda é possível votar, tanto no facebook quanto no instagram. A repercussão e o placar das votações estarão em destaque no Boa Tarde Peperi de hoje.



As Policiais Militar e Civil de Guaraciaba prenderam na manhã desta segunda-feira um homem de 31 anos que estava com mandado de prisão em aberto. Ele foi condenado há mais de cinco anos pelos crimes de incêndio e corrupção de menores. De acordo com a polícia, os fatos ocorreram em 2013, na Linha Ouro Verde, interior do município. Na época, ele e mais três homens colocaram fogo na casa de uma mulher que se mudara para o local há poucos dias. Os demais envolvidos também foram condenados pelos mesmos crimes, porém um deles recorreu da decisão e permanece em liberdade até o final do julgamento. Já o terceiro autor está preso.


Um homem sofreu ferimentos graves ao tombar uma escavadeira no interior do município de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde de ontem na Linha Popi. O Corpo de Bombeiros foi acionado e, ao chegar no local, encontrou um homem de 27 anos embaixo da máquina na qual ele trabalhava. A guarnição trabalhou cerca de uma hora para remover o homem. Ele foi socorrido com suspeita de fratura na bacia e na perna. A vítima foiimobilizada e conduzida para o Hospital de Itapiranga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.