ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 12/03/2019

-POLÍCIA PRENDE PMS SUSPEITOS DA MORTE DA VEREADORA MARIELLE
-MAIS DE 60 MIL JÁ DECLARARAM O IMPOSTO DE RENDA EM SC
-REDE MUNICIPAL INICIA REUNIÕES DE APRESENTAÇÃO DO CALENDÁRIO LETIVO
-AGENTES DA DENGUE INICIAM VARREDURA EM 240 IMÓVEIS
-HOSPITAL TRABALHA PARA ABATER DÍVIDA DE 380 MIL REAIS
-FAMÍLIA DE SJCEDRO APOSTA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA AUMENTAR A RENDA
-EPAGRI DE GUARUJÁ DO SUL REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO DE JOVENS
-PRINCESA RECEBE INDICAÇÃO DE 500 MIL PARA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO
-HOMEM É PRESO APÓS SE ENVOLVER EM BRIGA E TENTAR ATROPELAR POLICIAIS
-TRABALHADOR FICA FERIDO EM TOMBAMENTO DE MÁQUINA

O tempo é nublado. A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

As caixas-pretas do avião que caiu após decolar da capital da Etiópia foram encontradas. Os gravadores de dados de voo digital e de voz da cabine podem ajudar a apontar as causas da tragédia, que deixou 157 mortos. O Boeing 737 MAX 8 caiu no domingo seis minutos depois de decolar. A aeronave seguia na direção de Nairobi, no Quênia. Os oito tripulantes e os 149 passageiros que estavam a bordo morreram.

A opositora Aliança Cívica da Nicarágua anunciou neste domingo que não retornará à mesa de negociações até que o governo de DANIEL ORTEGA dê "mostras contundentes" de que deseja resolver a crise no país. Na última semana, o governo de ORTEGA e a oposição anunciaram que tinham rompido o impasse nas conversas em busca de uma solução para a crise política. Agora, a oposição diz que só volta a negociar se o governo libertar os presos políticos e encerrar a repressão.

A Assembleia Nacional, comandada pela oposição, aprovou nesta segunda-feira, um decreto do autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ, declarando estado de alarme na Venezuela. GUAIDÓ também preside a Assembleia. O decreto foi motivado pela “calamidade pública gerada pela interrupção sustentada do fornecimento de eletricidade que afetou a grande maioria dos venezuelanos". O país sofre com blecautes desde quinta-feira e, em alguns estados, a falta de energia já soma mais de 80 horas.

O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, afirmou que o programa que vai alterar as regras do Mais Médicos vai ter como foco a contratação de profissionais para municípios do Norte e do Nordeste. Para definir os locais, o governo vai usar critérios como IDH - Índice de Desenvolvimento Humano -, dificuldade para alocação de profissionais e tempo de permanência. O governo prometeu para o primeiro semestre deste ano o envio de um projeto ao Congresso alterando o programa. MANDETTA afirmou que a pasta também vai redefinir os critérios de contratação de médicos formados no exterior sem e revalidação do diploma no Brasil.

Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na madrugada desta terça-feira dois suspeitos de matar a vereadora MARIELLE FRANCO e o motorista ANDERSON GOMES. O crime aconteceu em 14 de março de 2018. Os suspeitos presos são RONIE LESSA que é policial militar reformado e ELCIO VIEIRA DE QUEIROZ que foi expulso da Polícia Militar. Segundo o Ministério Público, os dois foram denunciados depois da avaliaçã de diversas provas contra eles. LESSA teria sido o autor dos disparos de arma de fogo e ELCIO, o condutor do veículo usado na execução.

O primeiro dia de julgamento do assassinato de BERNARDO BOLDRINI foi marcado pelo depoimento das duas delegadas envolvidas na investigação: CAROLINE BAMBERG e CRISTIANE MOURA. Elas foram questionadas pela juíza, pelos promotores encarregados da acusação e pelos advogados de defesa. Outras 12 testemunhas ainda devem ser ouvidas no fórum de Três Passos. O julgamento foi retomado na manhã de hoje. O pai de BERNARDO, LEANDRO BOLDRINI, a madrasta, GRACIELE UGULINI e os irmãos EDEVALNIA e EVANDRO WIRGANOVICZ são acusados de homicídio quadruplamente qualificado.

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpre desde o início da manhã desta terça-feira mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades do Sul catarinense e do Mato Grosso do Sul. A Operação Armagedon, como foi denominada, visa desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. De acordo com o delegado da Divisão de Investigação Criminal, LUCAS FERNANDES DA ROSA, 26 suspeitos foram presos, sendo dois em flagrante. Também foram apreendidos drogas, dinheiro, armas e carros, entre eles um veículo de luxo e blindado. A Polícia Civil informou que os trabalhos seguem e mais informações devem ser divulgadas ainda nesta terça.

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta terça-feira a Operação Checkout, para desarticular um esquema envolvendo uma grande empresa de turismo brasileira que praticava sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As investigações apontam prejuízo aos cofres públicos que podem chegar a 145 milhões. Foram expedidos um mandado de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão, inclusive em Santa Catarina.

Um total de 62 mil 690 declarações do imposto de renda foram entregues em Santa Catarina até às dez horas da manhã desta segunda-feira, quinto dia da arrecadação. Os contribuintes tem até o dia 30 de abril para prestar contas com o Leão. São esperados em torno de um milhão e 300 mil declarações no Estado de acordo com a Receita Federal. A entrega é feita pela internet, por meio de um programa disponível no site da Receita Federal ou do aplicativo disponibilizado para smartphones e tablets.

Rede Municipal inicia reuniões de apresentação de trabalhos e calendário letivo aos pais. A secretária d educação de SJCedro, CELIA TOIGO destaca que todos os anos são feitos encontros com os pais, professores, diretores, assistente pedagógicos e funcionários das secretaria para apresentação dos projetos e propostas previstas para cada educandário.Ela afirma que o objetivo principal é aproximar as famílias do convívio escolar. As reuniões que iniciaram no distrito de Padre Réus envolvem as três creches, além das escolas da cidade de interior. A secretária lembra que nestes primeiros 30 dias de aulas já estão sendo realizados vários projetos, entre eles, o Heróis da Dengue que foi lançado nos últimos dias e terá sequência com outras atividades educativas.

Professores de Palma Sola aprendem a desenvolver plano de negócios e a disseminar comportamento empreendedor. O curso ministrado pela instrutora do Sebrae, NEUSA SCHUMACHER, reuniu professores da rede municipal de ensino. Os docentes que dão aulas para as turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental receberam informações sobre como trabalhar os eixos do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora, ao qual o município de Palma Sola aderiu. Nesta etapa de capacitação do JEEP, a instrutora coordenou a confecção de produtos e a comercialização. A próxima fase, segundo ela, é o desenvolvimento de atividades semelhantes, coordenadas pelos professores, em sala de aula. Cada turma trabalhará uma temática e em outubro deve ser realizada uma feira para a comercialização dos produtos elaborados pelos alunos de Palma Sola.

Agentes da Dengue de SJCedro iniciam varredura em 240 imóveis. O servidor do setor, MATHEUS ROMERA lembra que o objetivo do levantamento é avaliar o nível de infestação do mosquito Aedes Aegipty no Estado com base na coleta de larvas em determinados pontos. Ele lembra que a região possui centenas de focos, mas, sem registro da doença na última temporada. Porém, ele observa que a confirmação de pacientes com Dengue em Pinhalzinho, Palmitos e Saudades já cria um alerta para secretarias de saúde e principalmente dos moradores.Ele revela que neste anos são 13 focos confirmados, mas, a quantidade tende a crescer devido ao clima propício neste final de verão. O agente salienta que as campanhas são constantes, mas, nem sempre os moradores levam a sério as orientações. MATHEUS comentou que SJCedro teve dois pacientes com suspeita de Dengue no mês passado, mas, os casos não se confirmaram.

Secretaria de Saúde de Princesa promove Conferência Municipal de Saúde. Conforme a responsável pelo setor, ANDREIA DE LIMA, a sexta conferência municipal será realizada nesta tarde, a partir das 13 horas, na Câmara de Vereadores. Ela explica que todos os moradores de Princesa estão convidados a participar da conferência, que vai analisar as prioridades locais na área de Saúde e elencar as propostas para as etapas: estadual e nacional. ANDREIA salienta que todos os participantes terão direto de se manifestar e de votar na definição das prioridades. Depois da etapa municipal, segundo a secretária, entre 16 de abril e 15 de junho acontece a Conferência Estadual de Saúde e, de 4 a 8 de agosto, a Conferência Nacional.

Mês da Mulher contará com palestra e campanhas de preventivo. Conforme a Secretária DAIANE DORIGON além de uma Palestra serão realizadas Campanhas de Coleta do Preventivo. Ela explica que amanhã às 14 horas no Centro de Múltiplouso acontece uma Palestra Motivacional com o Palestrante ROSELEI ANGST com orientações, motivação e descontração. Ela mencionou ainda que as mulheres que participarem receberão uma lembrancinha. Sobre as Campanhas de Preventivo, com atenção à promoção da saúde, as datas serão no dia 21 acontece em horário normal de expediente, no Posto de Saúde Central e no mesmo dia na Linha Ouro Verde.

Hospital de SJCedro trabalha para abater dívida de 380 mil reais. A administradora, MONICA CANTON lembra que o valor foi muito mais alto e há cerca de dois anos existe um trabalho focado na quitação destas pendências. Ela explicou que o pagamento é feito com recursos doados pela comunidade, muitas vezes, por meio de eventos beneficentes. Já os recursos de emendas parlamentares costumam ter um direcionamento para compra de equipamentos ou obras, e, nem sempre podem ser gastos para essa finalidade. A administradora revela que os convênios com as prefeituras de SJCedro e Princesa permitem que algumas contas sejam priorizadas. Esclareceu que existe oscilação das receitas que variam de acordo com a produção mensal. São 35 funcionários fixos para serem pagos. Além das parcerias com os dois municípios há recursos do Sus, que apesar de defasados, ajudam em algumas despesas de internações e medicamentos. Atualmente existe equilíbrio entre os valores que entram e saem mensalmente.

As receitas do hospital de SJCedro provém de exames e serviços oferecidos para população regional. A administradora, MONICA CANTON cita o laboratório de exames clínicos, o raio x e a mamografia que atendem pacientes de forma particular, planos de saúde, e por convênios, a exemplo do Cis Ameosc. Existe ainda a sala inaugurada no mês passado que serve de clínica para locação de especialistas, psicólogos, fonoaudiólogos e demais interessados. Além do aluguel, o hospital espera que aumenta a procura por esses serviços que serão concentrados na entidade. MONICA lembra ainda que são feitos mutirões de cirurgias de otorrino e de ortopedia em parceria com prefeituras e com médicos de outros locais que usam a estrutura e equipe do próprio hospital. Ela afirma que existe busca para outras especialidades, mas, são poucos os médicos que tem disponibilidade. A entidade passou por melhorias nos últimos anos e conta com estrutura moderna, assim como moveis e equipamentos.

Fetaesc promove quarto encontro das Rodadas Microrregionais nesta terça e quarta-feira. O evento é realizado no Centro de Treinamento da Epagri em São Miguel do Oeste, abrangendo a Microrregião Três Fronteiras. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riqueza e presidente da Microrregião Três Fronteiras, VANDERLEY RUTKOSKI, os dirigentes sindicais, diretores e representantes do Oeste de Santa Catarina participam nos dois dias, de diversas atividades, dinâmicas motivacionais, trabalhos em grupo e discussões sobre o futuro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Santa Catarina. As atividades estão sendo ministradas por dois agrônomos, que têm a missão de fazer com que os dirigentes reflitam sobre o atual cenário e busquem soluções para as dificuldades e mudanças que estão ocorrendo de forma acelerada.

Com o tema “O futuro do Movimento Sindical está em nossas mãos, Desafios e estratégias de atuação junto às bases”, as ‘Rodadas Microrregionais’ têm o objetivo de avaliar e construir, junto com a base, ações que fortaleçam o movimento sindical, articulando as lutas contra as propostas que enfraquecem a categoria e reduzem os direitos já conquistados para a Agricultura Familiar do Estado. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, WALTER DRESCH, salienta que as medidas tomadas pelos governos Estadual e Federal que alteram os subsídios de impostos aos insumos agrícolas e energia elétrica rural são algumas das preocupações da Fetaesc por demonstrarem a falta de reconhecimento e valorização da agricultura. O próximo encontro das Rodadas Microrregionais ocorrerá na quinta e sexta-feira, em Xaxim, na Microrregião Centro-Oeste.

Família de SJCedro aposta na produção de alimentos para aumentar a renda. NELSON SEVALD trabalha com a esposa, três filhos e dois funcionários na produção e venda de hortaliças e legumes, com foco maior em alface e rúcula. Ele revela que são quatro estufas em funcionamento com 40 pés cultivados. A família trabalhava com gado de leite e com plantio de fumo, mas, devido às crises e incentivos para produção de alimentos, há cerca de quatro anos conseguir mudar e se fortalecer no ramo. NELSON comenta que a produção é vendida em quase todos os mercados de SJCedro, além de Guarujá do Sul, Princesa, Guaraciaba e SMOeste. A maioria deles mantém compras fixas para facilitar a organização dos produtores em relação a quantidade. Ele comenta que a família consegue bons rendimentos com o negócio, mas não sabe precisar valores, pois ainda não há contador. SEVALD também explicou que grande parte do cultivo é feito com a hidroponia, quando as plantas não crescem fixadas ao solo, e sim na água. Além disso, são feitas soluções naturais para evitar o uso de produtos químicos no controle de pragas.

Epagri de Guarujá do Sul realiza curso de formação de jovens. O extensionista, LEONIR DILLI afirma que houve encontros para avaliar as demandas locais e a exemplo de outras cidades da região, a ideia é capacitar os filhos de agricultores para que sigam na agricultura, mas, com novas perspectivas. Ele destaca que o curso conta com apoio da secretaria da agricultura, Sintraf, da Cresol, Sicoob e Banco do Brasil, além da Cooperalfa e Cooperflor. O profissional comenta que serão assuntos atuais e que já fazem parte do dia a dia destes agricultores, mas, com foco na organização e planejamentos das compras, dos investimentos, análises dos lucros e novas ideias. Lembrou que o curso que é promovido no Cetresmo é bastante completo, mas, nem sempre é possível ou fácil o acesso destes jovens que já atuam na propriedade. A capacitação vai contar com suporte dos especialistas da Epagri em cada segmento. A aula inaugural acontece no dia três de abril no centro dos idosos. Serão quatro dias com encontros técnicos e cinco com foco na gestão. Em cada dia ocorrem questões teóricas pela manhã e visitas a campo e empresas nas tardes.

Vereador de oposição pede melhorias na creche do bairro São Domingos. IRONI FEDRIZZI fez um requerimento pedindo que o município, por meio da Secretaria de Educação, providencie melhorias na entrada da creche. O vereador justificou dizendo que em dias de chuva, a entrada e saída de alunos na creche São Domingos é perigosa. FEDRIZZI pediu que a prefeitura providencie a colocação de piso antiderrapante e na área coberta. O pedido foi aprovado por unanimidade de votos.

Vereadores de oposição votam contra projetos de lei enviados pelo Executivo de Princesa. De acordo com o líder da banca de oposição ao governo, VALDIR MARKUS, um dos textos que não foi aprovado como o voto dele e do vereador VALDEMIRO GHIEL, diz respeito ao provimento dos cargos de agentes comunitários de saúde. Os vereadores se abstiveram de votar. Segundo MANO MARKUS, pela lei em vigor, toda vez que o município precisa contratar agentes de saúde, ao lançar o edital de inscrição é necessário prever que o candidato resida na área de atuação. Pelo novo texto, ele explica que isso não é mais necessário. Então, por exemplo, um candidato que reside na cidade poderá se inscrever e, se aprovado no processo de seleção, fazer as visitas nas casas de famílias do interior.

Outro projeto reprovado pelos vereadores de oposição trata sobre a criação de um cargo de cadastro reserva para enfermeiro. A matéria teve rejeição de VALDIR MARKUS, VALDEMIRO GHIEL e VILSON DALLO. O líder não concorda que seja extinto o cargo existente, a partir da aposentadoria da profissional que ocupa a função, para criação de um novo, com salário menor. A justificativa da matéria apresenta a necessidade de economia de recursos públicos. No entanto, MANO MARKUS entende que o valor de cerca de mil reais mensais, para apenas um cargo, não é tão significativo. Ele argumenta que a base salarial atual condiz com a realidade da região. Outra proposta desaprovada por ele, é a que foi apresentada pelo presidente LEANDRO SCHEIN, a fim de contratar assessoria jurídica como cargo de confiança e não mais por meio de processo licitatório. O vereador justificou que a concorrência gera economia. MARKUS entrou em licença por trinta dias.

Pessoa física já pode fazer a entrega da declaração do imposto de renda a partir desta semana. Conforme o contador em SJCedro EDEMIR RINALDI, o prazo da receita federal para o cadastramento no sistema já vigora a partir dessa quinta-feira. Ele explica que o escritório está com o programa baixado para agilizar a remessa de dados a partir dos primeiros dias. O profissional esclarece que neste ano deve declarar o imposto de renda quem recebeu rendimentos tributáveis com soma anual igual ou superior a 28 mil 559 reais durante 2018. A regra é praticamente a mesma do ano passado, com o mesmo cálculo base e valores fixados. Ele citou ainda a necessidade de declarar o imposto para outras situações. Percebe que as principais dúvidas são de agricultores que podem também buscar os dados com o setor de blocos da prefeitura. A previsão é de 5 por cento de aumentos nas declarações. RINALDI orienta as pessoas que tiverem dúvidas que procurem escritório para evitar a multa que é de cerca de 160 reais, no mínimo. A sugestão é levar o máximo de documentos e recibos, guias, carnês, números de Renavan do veículo e escritura de imóveis.

Princesa recebe confirmação de indicação de 500 mil reais no orçamento do Ministério dos Esportes. A confirmação é do prefeito EDILSON VOLKWEIS, que anunciou na tarde de sexta-feira, a indicação de emenda parlamentar do deputado federal, CELSO MALDANER. O prefeito explica que os valores garantirão o início da construção do Ginásio Municipal e destaca que são resultados de viagens empreendidas à capital federal. VOLKWEIS garante que a Administração Municipal tem recursos próprios, que igualmente serão destinados para a construção do ginásio. O ginásio será construído em um terreno do município, localizado no antigo campo municipal. Agora, a partir da confirmação da indicação da emenda parlamentar, as lideranças municipais fazem tratativas para a liberação efetiva dos recursos para o município de Princesa.

PM apreende mais de 100 quilos de maconha em Flor da Serra do Sul. Policiais Militares do Paraná e de Santa Catarina faziam rondas na madrugada desta terça-feira no trecho entre Flor da Serra e Barracão quando às quatro horas suspeitaram de um Corsa, com placas de Porto Alegre, e realizaram a abordagem. No carro estava uma mulher de 26 anos e um homem de 25 anos, o condutor. Com eles nada de ilícito foi encontrado pelos policiais. No entanto, ao verificar o automóvel foram localizados 106 quilos de maconha, distribuída em 56 pacotes, 48 munições calibre 38, 26 munições calibre 12, um revólver calibre 38 e um simulacro de pistola. Detidos, eles disseram para a polícia que haviam pego a droga e os demais materiais na cidade de Foz do Iguaçu e teriam a incumbência de levar até a cidade de Santa Cruz do Sul. Segundo eles, para isso, o transporte, receberiam a quantia de quatro mil reais.

Condenado por incêndio criminoso e corrupção de menores é preso em Guaraciaba. As Polícias Civil e Militar prenderam na manhã desta segunda-feira, um homem de 31 anos que estava com mandado de prisão em aberto. Ele foi condenado há mais de cinco anos pelos crimes de incêndio e corrupção de menores. Conforme a Polícia, os fatos teriam ocorrido em 2013, na Linha Ouro Verde, interior do município. Na época, ele e mais três homens, entre eles um adolescente, colocaram fogo na casa de uma mulher que havia se mudado do local poucos dias antes do incêndio. Os demais envolvidos também foram condenados pelos mesmos crimes, porém um deles recorreu da decisão e permanece em liberdade até o final do julgamento. Já o terceiro autor se encontra preso devido outros fatos.

Homem é preso após se envolver em briga e tentar atropelar policiais em Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada por volta das 19h30, em uma residência do Bairro União após denúncia de que estaria ocorrendo uma briga, sendo que um dos envolvidos estaria embriagado e dirigindo uma Hilux. Um homem relatou que seu ex-cunhado havia chegado em sua residência embriagado, tentando agredir a ex-esposa que é irmã dele. Ele relatou que ao tentar intervir na discussão e para se defender acabou desferindo um soco na face do seu ex-cunhado, que saiu do local dizendo que iria retornar e matar todo mundo. De posse dessas informações a equipe se preparava para sair em busca do autor, momento em que foi avistada a aproximação da camionete. Foi dada voz de parada, no entanto o condutor acelerou o veículo em direção aos policiais que estavam na via. Um agente efetuou um disparo de arma de fogo no pneu do veículo, vindo a parar.Durante a tentativa de abordagem o homem se mostrava resistente, sendo necessário o uso de algema para contê-lo. Foi constatado então que o homem apresentava visíveis sinais de embriaguez e muito alterado, sendo que por várias vezes desacatou e ameaçou os policiais, chamando-os de vagabundos e covardes. Ainda segundo a equipe o homem se debatia no solo e depois no compartimento de presos da viatura para provocar autolesões.Dentro do veículo os policiais encontraram um facão com 50 cm de lâmina.Foi oferecido o teste do bafômetro, que foi recusado pelo autor.Como ele apresentava muita resistência os bombeiros foram chamados e levaram o homem até o hospital. Após ser liberado pela equipe medica foi conduzido a Delegacia para a lavratura da prisão em flagrante. O veículo foi autuado e removido ao pátio.

Homem fica ferido em tombamento de máquina em Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das 14 horas e 40 minutos de ontem, na Linha Popi, em um britador. O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegando ao local encontrou um homem de 27 anos embaixo de uma escavadeira de oito toneladas, na qual ele trabalhava. Após a estabilização parcial da máquina, e como ainda havia riscos para a retirada da vítima, foram acionados recursos adicionais com a própria empresa que disponibilizou um caminhão "muk" e uma "escavadeira hidráulica". Combinados os equipamentos realizaram a estabilização e também o alívio, para que os socorristas efetuassem a extração. A guarnição trabalhou cerca de uma hora para remover o homem, com suspeita de fratura na bacia e perna. Ele se queixava de dores fortes no joelho, foi imobilizado e conduzido para o Hospital. O nome não foi divulgado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.