ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 12/03/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

As caixas-pretas do avião que caiu após decolar da capital da Etiópia foram encontradas. Os gravadores de dados de voo digital e de voz da cabine podem ajudar a apontar as causas da tragédia, que deixou 157 mortos. O Boeing 737 MAX 8 caiu no domingo seis minutos depois de decolar. A aeronave seguia na direção de Nairobi, no Quênia. Os oito tripulantes e os 149 passageiros que estavam a bordo morreram.

A opositora Aliança Cívica da Nicarágua anunciou neste domingo que não retornará à mesa de negociações até que o governo de DANIEL ORTEGA dê "mostras contundentes" de que deseja resolver a crise no país. Na última semana, o governo de ORTEGA e a oposição anunciaram que tinham rompido o impasse nas conversas em busca de uma solução para a crise política. Agora, a oposição diz que só volta a negociar se o governo libertar os presos políticos e encerrar a repressão.

A Assembleia Nacional, comandada pela oposição, aprovou nesta segunda-feira, um decreto do autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ, declarando estado de alarme na Venezuela. GUAIDÓ também preside a Assembleia. O decreto foi motivado pela “calamidade pública gerada pela interrupção sustentada do fornecimento de eletricidade que afetou a grande maioria dos venezuelanos". O país sofre com blecautes desde quinta-feira e, em alguns estados, a falta de energia já soma mais de 80 horas.

O ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, afirmou que o programa que vai alterar as regras do Mais Médicos vai ter como foco a contratação de profissionais para municípios do Norte e do Nordeste. Para definir os locais, o governo vai usar critérios como IDH - Índice de Desenvolvimento Humano -, dificuldade para alocação de profissionais e tempo de permanência. O governo prometeu para o primeiro semestre deste ano o envio de um projeto ao Congresso alterando o programa. MANDETTA afirmou que a pasta também vai redefinir os critérios de contratação de médicos formados no exterior sem e revalidação do diploma no Brasil.

Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na madrugada desta terça-feira dois suspeitos de matar a vereadora MARIELLE FRANCO e o motorista ANDERSON GOMES. O crime aconteceu em 14 de março de 2018. Os suspeitos presos são RONIE LESSA que é policial militar reformado e ELCIO VIEIRA DE QUEIROZ que foi expulso da Polícia Militar. Segundo o Ministério Público, os dois foram denunciados depois da avaliaçã de diversas provas contra eles. LESSA teria sido o autor dos disparos de arma de fogo e ELCIO, o condutor do veículo usado na execução.

O primeiro dia de julgamento do assassinato de BERNARDO BOLDRINI foi marcado pelo depoimento das duas delegadas envolvidas na investigação: CAROLINE BAMBERG e CRISTIANE MOURA. Elas foram questionadas pela juíza, pelos promotores encarregados da acusação e pelos advogados de defesa. Outras 12 testemunhas ainda devem ser ouvidas no fórum de Três Passos. O julgamento foi retomado na manhã de hoje. O pai de BERNARDO, LEANDRO BOLDRINI, a madrasta, GRACIELE UGULINI e os irmãos EDEVALNIA e EVANDRO WIRGANOVICZ são acusados de homicídio quadruplamente qualificado.

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpre desde o início da manhã desta terça-feira mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades do Sul catarinense e do Mato Grosso do Sul. A Operação Armagedon, como foi denominada, visa desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. De acordo com o delegado da Divisão de Investigação Criminal, LUCAS FERNANDES DA ROSA, 26 suspeitos foram presos, sendo dois em flagrante. Também foram apreendidos drogas, dinheiro, armas e carros, entre eles um veículo de luxo e blindado. A Polícia Civil informou que os trabalhos seguem e mais informações devem ser divulgadas ainda nesta terça.

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta terça-feira a Operação Checkout, para desarticular um esquema envolvendo uma grande empresa de turismo brasileira que praticava sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As investigações apontam prejuízo aos cofres públicos que podem chegar a 145 milhões. Foram expedidos um mandado de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão, inclusive em Santa Catarina.

Um total de 62 mil 690 declarações do imposto de renda foram entregues em Santa Catarina até as dez horas da manhã desta segunda-feira,, quinto dia da arrecadação. Os contribuintes tem até o dia 30 de abril para prestar contas com o Leão. São esperados em torno de um milhão e 300 mil declarações no Estado de acordo com a Receita Federal. A entrega é feita pela internet, por meio de um programa disponível no site da Receita Federal ou do aplicativo disponibilizado para smartphones e tablets.

Trabalhos da Secretaria de Educação seguem em ritmo acelerado. A observação é da responsável pela pasta em Campo Erê MARINÊS DEBIASI. De acordo com ela, neste ano a rede municipal conta com um diferencial, todas as turmas tem acompanhamento de coordenadores pedagógicos. Junto com o professor, os coordenadores são os responsáveis por reforçar todo conhecimento repassado aos alunos.

Avaliação do primeiro semestre do ano até aqui é muito positiva. MARINÊS, destaca que até agora todas as escolas municipais de Campo Erê, tem desempenhado as atividades de forma normal. Acrescenta que com relação ao transporte escolar, o setor está passando por algumas adequações para melhor atender os alunos. Porém, afirma que todos os estudantes tem direito e fazem uso do transporte.

Previsão de Safra com o IBGE está marcado para amanhã. Quem conta é CLAUDIR GILIOLI, extensionista da EPAGRI de Campo Erê. Coordenado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o evento de amanhã ás 9 horas, no escritório da EPAGRI é direcionado á todas as pessoas ligadas agricultura do município, como sindicatos, cooperativas e técnicos ligados aos vários segmentos do agronegócio.

Políticas públicas são baseadas em números da previsão de Safra. Quem lembra é o extensionista rural CLAUDIR GILIOLI. Por isso quanto mais participações, melhor o IBGE colherá informações da safra campoerense. Ele lembra que é muito importante os produtores estarem na reunião, mesmo que nos últimos anos não tem se registrado muitos problemas nas colheitas. A última grande frustração de safra foi na temporada 20112012, causado pela seca

Aumenta a procura do público na segunda edição da feira da agricultura familiar. ADEMIR CIMA- Secretário de Agricultura de São Bernardino afirma que avalia positivamente mais esta edição. Esse é um programa em parceria com a EPAGRI no município. CIMA destaca que foi surpreendente a quantidade dos produtos sendo comercializados. Ressalta que além do aumento da oferta, aumentou também o número de pessoas comprando. A próxima edição está sendo organizada para as próximas semanas.

Trabalhos com a silagem continuam na secretaria. De acordo com ADEMIR CIMA, eles devem seguir até maio. Além disso, a secretaria de infraestrutura continua com a recuperação de estradas. CIMA destaca que outros programas também estão sendo realizados, como, por exemplo, o de melhoramento da bezerra, onde em agosto será realizado a amostra. O secretário afirma que as atividades ocorrem para que os agricultores possam ser bem atendidos.

Seminário discute geração de energia através de energia solar e secagem e armazenamento de grãos nas propriedades rurais. VILMAR PIOVEZANI – vice-prefeito e responsável pela agricultura em Anchieta, frisa que a pasta através do programa aprendendo mais, está organizando seminário para os agricultores. Será na próxima segunda-feira, às 14 horas na Câmara de Vereadores. O seminário está dentro da programação dos 56 anos do município de Anchieta.

Objetivo é proporcionar capacitação sobre temas importantes relacionados a agricultura. A expectativa, segundo VILMAR é reunir agricultores de todas as comunidades do município, representantes de entidades parceiras e de setores do governo, lideranças comunitárias, políticas e sociais. A programação do seminário inicia às 14 horas com abertura e apresentação dos objetivos do evento. Logo em seguida, serão realizadas duas palestras, a primeira, sobre geração de energia elétrica nas propriedades rurais através da energia solar, com ELVYS TAFFAREL , Engenheiro Agrônomo, especialista em Gestão de Agronegócios. A segunda palestra tratará sobre secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, com SIMONE BIANCHINI, Engenheira Agrônoma, Mestre em Sistemas de Produção Agrícola Familiar.

Seminário conta com várias parcerias. Segundo VILMAR PIOVEZANI, atividade conta com a parceria na organização do escritório local da EPAGRI e apoio da Cooper Anchieta, grupo Raízes Ecológicas, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e Conselho Municipal de Agricultura.

Vários projetos tramitam na casa legislativa de Saltinho. Segundo o vereador VALDIR PEREIRA, só da Secretaria Social são oito matérias, mais de outras pastas. Assim como os demais projetos, são muito importantes. Tem propostas, afirma PEREIRA que ainda não foram colocados em pauta, e isso preocupa bastante porque são projetos importantes, um trata sobre licitação para aquisição de uma escavadeira hidráulica e outra para compra de uma ambulância para a saúde pública.

Regularização fundiária é discutida na Câmara de Vereadores. Segundoo vereador LINDOMAR LAMP de São Bernardino, ainda no ano passado foi aberto um novo programa para a regularização fundiária. Essa proposta prevê que as famílias de baixa renda possam ser contempladas com a regularização de forma gratuita. Os moradores que se encaixam no Reurb S - que é o social são os que recebem até cinco salários mínimos. Esses receberão a documentação sem nenhum custo. Já as famílias que ganham a cima de cinco salários mínimos precisam pagar um valor para regularizar.

São Bernardino possui mais de duzentas famílias com problemas na regularização fundiária. LINDOMAR LAMP, ressalta que agora com a implantação dessa nova ferramenta, o Reurb –S, será bem mais fácil regularizar a situação. Acrescenta que no passado quando era presidente da casa legislativa, no final do ano fez uma devolução de mais de 90 mil reais para administração municipal. Esse valor, segundo o vereador, fez pedido ao prefeito para que seja utilizado na regularização fundiária.

Campanha do corpo de bombeiros segue no município. Quem lembra é ELTON DA SILVA ALVES, soldado militar do quartel de Campo Erê e coordenador de atividades comunitárias. Em parceria com a CELESC e FECABOM - Federação catarinense de bombeiros comunitários e voluntários, a campanha visa arrecadar fundos, para os bombeiros comunitários que atuam na cidade. Com os recursos serão adquiridos materiais de trabalho.

Bombeiros estão fazendo visitas nas residências da cidade. ELTON DA SILVA ALVES, coordenador de atividades comunitárias, ressalta que os profissionais fazem as visitas devidamente fardados e com o veículo oficial dos Bombeiros. Nestas visitas é explicado como funciona a campanha e qual o objetivo. A população pode contribuir com a campanha, através da fatura de energia elétrica. A contribuição pode ser a partir de 2 reais.

Proerd 2019 inicia hoje em Campo Erê para alunos do quinto e sétimo ano. Segundo o sargento da Polícia Militar DIRCEU LUIZ SCHNEIDER, as aulas do Programa Educacional de Resistência ás Drogas vão abranger alunos dos quintos e sétimos anos das redes municipal e estadual de ensino. O primeiro semestre será trabalhado apenas em Campo Erê, com cerca de doze turmas e depois em outros municípios da comarca: Saltinho e São Bernardino. Neste primeiro semestre objetivo é envolver aproximadamente seiscentas pessoas, entre alunos e pais.

Homem furta betoneira e é preso pela Polícia Militar em Campo Erê. Por volta das 4 horas e 20 minutos da madrugada de hoje, foi furtado na Rua Antônio Mendes, Bairro Primavera, em Campo Erê, uma betoneira. A Polícia Militar foi acionada para deslocar-se ao endereço e durante a realização de rondas, nas proximidades de um mercado, abordou um homem que estava carregando uma betoneira. Ele estava em visível estado de embriaguez tendo um corte profundo em um dos dedos da mão direita. Ao ser indagado pelos policiais sobre a procedência da betoneira ele relatou ter subtraído nas dependências de um estabelecimento comercial. Confirmando o furto, de imediato, foi dada voz de prisão e em seguida acionado o Corpo de Bombeiros para fazer o atendimento devido ao ferimento.

Trabalhador fica ferido em queda. Um homem de 30 anos caiu de um telhado a uma altura de aproximadamente cinco metros ontem, no Centro de São Lourenço do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi encontrada sentada, consciente e com os sinais vitais estáveis, mas tinha ferimentos na região do tórax. O homem foi imobilizado em maca rígida e conduzido ao pronto-atendimento municipal.

Casal é preso com mais de 100 quilos de droga e com munições. Por volta das quatro e 40 desta madrugada, a Polícia Militar de Flor da Serra do Sul, durante “Operação Flor da Serra Segura”, abordou um veículo Corsa, placas de Porto AlegreRS, ocupado por um homem e uma mulher. Durante buscas no veículo foram localizados 106 kg de maconha, um revólver calibre 38, um simulacro de pistola, 48 munições calibre 38 e 26 munições calibre 12.

Eles informaram que pegaram a droga e munições em Foz do Iguaçu e levariam até a cidade de Santa Cruz do Sul por quatro mil reais pelo transporte. Os dois foram presos em flagrante por tráfico de droga, porte ilegal de arma e munições e encaminhados para a 19ª SDP de Francisco Beltrão.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.