ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - segunda-feira - 12 02 2024

-BRASIL CHEGA A 62 MORTES E 408 MIL CASOS PROVÁVEIS DE DENGUE

-ESTUDO APONTA QUE SC É O ESTADO EM QUE MAIS FUNCIONÁRIOS PEDEM DEMISSÃO

-CASA MILITAR CONFIRMA PRESENÇA DE JORGINHO NA ABERTURA DA FAISMO 2024

-ADVOGADO PROTOCOLA PEDIDOS PARA RETIRAR MOTOCÃO DO CENTRO DA CIDADE

-MOTOGRUPO CÃES DO ASFALTO DIZ QUE EVENTO FORA DA PRAÇA É INVIÁVEL

-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-MULHER SUSPEITA DE CÁRCERE PRIVADO E TORTURA É PRESA PELA POLÍCIA MILITAR

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva isoladas.

O número de mortos após um deslizamento de terra nas Filipinas subiu para 54 neste domingo, segundo a agência France Presse. Neste domingo, 19 corpos foram resgatados dos destroços na cidade de Masara, localizada na ilha de Mindanao, no sul, a segunda maior do país. O deslizamento, ocorrido na noite de terça-feira passada, arrastou pedras, lama e árvores, soterrando trabalhadores de uma mina de ouro e 55 casas próximas, deixando mais de 30 pessoas feridas. As autoridades continuam as buscas por 63 pessoas desaparecidas, entre trabalhadores da mina e moradores da região. Na sexta-feira, uma criança de três anos foi resgatada viva dos escombros após quase 60 horas presa.

A presidente da Hungria renunciou ao cargo neste sábado, depois de sofrer pressão crescente por perdoar um homem condenado por ajudar a encobrir abuso sexual em um lar de crianças. KATALIN NOVAK, aliada próxima do primeiro-ministro conservador VIKTOR ORBAN, perdoou mais de 20 pessoas em abril de 2023. Entre elas estava o vice-diretor do lar de crianças, que ajudou o ex-diretor da instituição a esconder seus crimes. Em um discurso transmitido pela TV Estatal, a presidente afirmou que cometeu um erro e que seria o último dia em que dirige a palavra para a população como presidente da Hungria.

Mais de 100 pessoas foram mortas em ataques aéreos israelenses na cidade de Rafah, no sul de Gaza, informou a organização humanitária Sociedade do Crescente Vermelho Palestino na manhã desta segunda-feira. A cidade, perto da fronteira de Gaza com o Egito e onde mais de metade da população de Gaza procura refúgio, sofreu “intensos ataques” de aviões de guerra e ataques aéreos, disse a organização. Helicópteros também dispararam metralhadoras ao longo das regiões fronteiriças, ainda segundo a organização. As Forças de Defesa de Israel confirmaram nesta segunda-feira que conduziram “uma série de ataques” contra alvos na área de Shaboura, um distrito de Rafah, afirmando num comunicado que “os ataques foram concluídos”.

O número de mortos em acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2023 foi o maior dos últimos seis anos. Os dados são de um levantamento da Polícia Rodoviária Federal. A soma de vidas perdidas chegou a cinco mil 621, o que representa um aumento de três vírgula 34 por cento em relação ao registrado em 2022. O total de acidentes também subiu: foi de 64 mil 547 para 67 mil 658, uma alta de quatro vírgula 82 por cento em relação ao ano passado. A quantidade de feridos aumentou sete vírgula 33 por cento em comparação a 2022: passou de 72 mil 971 para 78 mil 322 no ano passado.

O presidente do PL VALDEMAR COSTA NETO deixou a carceragem da Polícia Federal, em Brasília, neste sábado. O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES, concedeu a liberdade provisória para o presidente do PL. COSTA NETO foi preso na quinta-feira após ser um dos alvos de busca e apreensão da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma tentativa de articulação de golpe de Estado no final do governo do ex-presidente JAIR BOLSONARO. O presidente do PL foi preso em flagrante na quinta-feira por porte ilegal de arma, encontrada durante a operação da PF. Na ação, também foi encontrada uma pepita de ouro na residência do político.

O número de casos prováveis de dengue no Brasil em 2024 chegou a 408 mil, segundo atualização de sexta-feira no Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Já o número de vítimas confirmadas da doença atingiu 62, enquanto outras 279 mortes suspeitas estão sendo investigadas. A média nacional aponta 201 casos de dengue por 100 mil habitantes. Mas, em alguns estados, esse coeficiente é bem maior. O Distrito Federal, por exemplo, registra mais de mil e 700 casos por 100 mil habitantes. Na sequência proporcional de casos, aparecem Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás. Em número absoluto, Minas Gerais lidera, com mais de 143 mil pessoas registradas com dengue, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Paraná.

No quarto trimestre de 2023, as cidades pesquisadas pela Fecomércio continuaram mostrando elevado nível de famílias endividadas, de inadimplentes e até mesmo de famílias que não teriam condições de pagar suas dívidas. De acordo com análise da federação do comércio catarinense, desde o ano de 2022 há um movimento de escalada dessas taxas tanto no cenário estadual quanto no nacional. No geral, a dinâmica do endivimento das famílias catarinenses vinha apresentando tendência de crescimento ao longo do ano, mas no último trimestre de 2023 houve arrefecimento. Em todas as cidades pesquisadas, o percentual de famílias endividadas recuou, sendo o mais expressivo o de Criciúma com queda de sete vírgula seis e o menor em Florianópolis: zero vírgula quatro por cento.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou um recurso apresentado pela Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela entidade para suspender o programa Universidade Gratuita. A nova decisão do relator do caso, desembargador RICARDO FONTES, foi acompanhada de forma unânime pelos demais componentes do Órgão Especial da Corte catarinense, e é a terceira no sentido de confirmar a ausência de irregularidades no programa lançado pelo Governo do Estado. O relator decidiu recusar o pedido da Ampesc apresentado por meio de embargos de declaração por entender que este tipo de recurso não foi utilizado da maneira adequada.

Santa Catarina liderou o ranking de demissões voluntárias no Brasil em 2023. Dos um milhão e 430 mil de desligamentos registrados no Estado no ano passado, 646 mil e 600 foram feitos a pedido, ou seja, quando o trabalhador decide sair por conta própria. Sem considerar números absolutos, a proporção chega a 45 virgula dois por cento, o maior índice entre as unidades da federação. O levantamento foi feito pela LCA Consultores a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Os números indicam que, quanto menor a taxa de desocupação de um estado, maior o volume de desligamentos a pedido. Dados mais recentes IBGE, referentes ao terceiro trimestre de 2023, mostram Santa Catarina com uma taxa de desemprego de três vírgula seis por cento.

O Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, realizou na última semana, um mutirão de cirurgias eletivas. Conforme o diretor do instituto hospitalar RENATO CELANTE, foram realizadas em torno de 80 cirurgias de ortopedia, e 400 procedimentos de oftalmologia, como consultas e cirurgias de catarata e pterígio. Durante essa semana, serão atendidos os pacientes que aguardam por procedimentos eletivos de urologia e ortopedia. CELANTE frisou que a equipe de oftalmologia é composta por cerca de quinze profissionais da cidade de Joinville. Os atendimentos de ortopedia são feitos por dois cirurgiões de Balneário Camboriú e São Miguel do Oeste.

A secretaria de Saúde de Romelândia vai realizar, no mês de março, um evento alusivo ao dia internacional da mulher. A terceira edição do “Viva Mais” está confirmada para o dia nove de março. O evento começa as oito horas da manhã e segue até as quatro horas da tarde na Unidade de Saúde. Nesse dia, serão realizados exames preventivos, auriculoterapia, ginástica laboral, avaliação odontológica, massagem relaxante, terapia com óleos essenciais e outros serviços. O evento é aberto a todas as mulheres do município de Romelândia.

Estão abertas as inscrições para o Programa Pelotão Mirim “Pequenos Lanceiros do Ponche Verde”. O prazo para confirmar participação na turma deste ano vai até o dia 23 de fevereiro. O programa, que é desenvolvido em uma parceria entre o Município e o décimo quarto RCMec é voltado a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único. As aulas são ofertadas no contraturno escolar. De acordo com a secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO, estão disponíveis 30 vagas, distribuídas entre o público masculino e feminino, sendo 15 para o turno matutino e 15 para o vespertino.

Entre os inscritos para o programa Pelotão Mirim serão priorizados aqueles que são atendidos pela Assistência Social e, em caso de desistências ou insuficiência de inscrições, serão chamados os demais que aguardam em fila de espera. A explicação é da secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO. As famílias interessadas devem se dirigir ao CRAS Um, no Caic do bairro São Luiz, ou ao CRAS Dois, no bairro São Gotardo, de acordo com o território de abrangência da família. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira em horário comercial. As aulas devem começar no mês de março.

O horário dos bancos em São Miguel durante a semana de carnaval de 2024 vai seguir a orientação da Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban. Desse modo, hoje e amanhã, as instituições financeiras estarão de portas fechadas. Na quarta-feira de cinzas, o início do expediente bancário será ao meio-dia, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. O comércio geral, as escolas e as repartições públicas municipais estão funcionando normalmente. Na quinta-feira, dia 15, feriado municipal, bancos e demais estabelecimentos comerciais estarão de portas fechadas.

O advogado JULIO BAGETTI protocolou um pedido para que a câmara de vereadores faça uma audiência pública para discutir o local de realização do Motocão. O encontro de motociclista promovido pelo motogrupo Cães do Asfalto está programado para o final de semana dos dias oito, nove e 10 de março. De acordo com BAGETTI, o evento provoca muitos transtornos para os moradores do centro da cidade e deveria ser realizado no parque de exposições Rineu Gransotto. O presidente da câmara de vereadores, PAULO DRUMM, disse que o pedido do advogado foi encaminhado para todos os vereadores da casa. Ele explicou que a audiência pública sobre o local do Motocão só vai acontecer de algum vereador apresentar um requerimento com esse pedido.

Além de solicitar uma audiência pública para debater o local do Motocão com a comunidade, o advogado JÚLIO BAGETTI fez uma notícia de fato para o Ministério Público citando a perturbação do sossego público provocada pelo evento. O advogado também fez mais dois protocolos em relação ao encontro de motociclistas. BAGETTI solicitou que o Departamento Municipal de Trânsito não permita o fechamento das ruas no entorno da praça para o evento. Ele fez ainda um pedido formal para que administração municipal não ceda a praça o Motocão. Na visão de BAGETTI, os grandes eventos da cidade acontecem no parque Rineu Gransotto e não há razão para que apenas o Motocão aconteça na praça central.

Os moradores do centro da cidade são prejudicados durante uma semana com a realização do Motocão. A afirmação é do advogado JULIO BAGETTI. Ele disse que o evento dura cerca de uma semana, entre a preparação e a desmontagem da estrutura, e, nesse período, os moradores sofrem transtornos com o barulho e a perturbação do sossego. BAGETTI disse que o evento traz uma série de aspectos negativos para a região central da cidade.

O Motogrupo Cães do Asfalto recebeu com uma certa surpresa o pedido de audiência pública e transferência do Motocão para o parque de exposições. A afirmação é do secretário do grupo, LUIZ CLAUDIO CARPES. De acordo com ele, ao mesmo, é natural que esses questionamentos ocorram porque todos os anos há uma certa polêmica em relação ao local do evento. LUIZ CLAUDIO ressaltou, no entanto, que é inviável realizar o Motocão no parque de exposições. Ele disse que já foram feitos estudos e a experiencia de uma edição do evento no parque não foi positiva. O secretário do motogrupo reforçou que não há nenhuma possibilidade de tirar o evento da praça. Segundo LUIZ CLAUDIO, não há plano B para o local do Motocão deste ano.

O município de São Miguel do Oeste ganha muito com a realização do Motocão no centro da cidade. A afirmação é do secretário do motogrupo Cães do Asfalto, LUIZ CLAUDIO CARPES. Ele disse que a cidade recebe visitantes de todo o país que injetam recursos novos na economia local. Além disso, o evento na praça facilita a participação da população dos bairros.

A organização do Motocão está direcionada para o centro da cidade e não há mais tempo para mudar o local do evento. O comentário é do secretário do Motogrupo Cães do Asfalto, LUIZ CLAUDIO CARPES. Ele disse que a venda de espaços para os expositores e a contratação dos shows estão sendo feitos para um evento na praça. LUIZ CLAUDIO comentou que o grupo está atento aos pedidos protocolados pelo advogado JULIO BAGETTI, mas a previsão é de que eles não sejam atendidos e que o Motocão seja confirmado para a praça. A previsão é de um público aproximado de 25 mil pessoas nos três dias do encontro programado para o segundo final de semana de março.

A secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste vai antecipar o retorno dos feirantes para o novo pavilhão da Feira Livre. A informação é do secretário de Agricultura, NILO BEDIN. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que não há como deixar o contêiner dos feirantes na praça em razão do Motocao. Por isso, antes do dia oito de março, os agricultores devem voltar para o pavilhão da feira livre que foi reformado. BEDIN disse que as obras estão praticamente concluídas e que o espaço foi muito melhor para os agricultores. O retorno dos feirantes para a feira livre deve ocorrer até o final deste mês.

A agricultura terá mais espaço e importância na Faismo deste ano. A afirmação é do coordenador do setor da agricultura na feira, NILO BEDIN. O pavilhão dos animais, por exemplo, terá cerca de 120 exemplares. Estarão em exposição 82 bovinos e 32 ovelhas, lhamas e cabras. O concurso leiteiro da Mercoleite terá mais de 10 animais disputando o título de melhor produtor. Além disso, o espaço da agricultura terá a tradicional exposição de pequenos animais com destaque para o desfile de cães programado para o domingo dia 18, as três horas da tarde. Outro espaço importante é a feira da agricultura famílias que neste ano contará com a participação de 44 produtores rurais.

O final de semana foi de intensa movimentação no parque de exposições Rineu Gransotto. A partir de agora, os expositores e as equipes da comissão central organizadora correm contra o tempo para deixar tudo pronto para a abertura oficial da Faismo 2024. A exposição será aberta depois de amanhã, as sete horas da noite. Neste ano, a feira terá 335 estandes e mais de 300 expositores. Durante o final de semana, houve muito trabalho, especialmente na preparação final dos estandes. As empresas estão levando móveis, equipamentos e os materiais para a feira. No setor da agricultura, os animais devem ser levados para o parque somente na tarde de quarta-feira, dia de abertura da exposição.

O estande da Peperi na Faismo 2024 começou a ganhar vida neste final de semana. Na manhã de ontem, a empresa Hawan Artes começou a “desenvelopar” o stand, dando vida ao espaço. Conforme o responsável pela obra, arquiteto LUIZ GUSTAVO SPAZZINI, os trabalhos serão concluídos no final da tarde de amanhã, terça-feira. O diretor da empresa, ADILSON BALDISSERA, está acompanhando os detalhes da montagem. Ele comentou que essa será a melhor feira dos últimos anos. O novo estande da Peperi fica no mesmo espaço das edições anteriores, mas agora com um novo layout para receber os visitantes e autoridades.

A cerimônia de abertura oficial da Faismo 2024 vai contar com a presença do governador JORGINHO MELLO. A Casa Militar do governo confirmou a viagem de JORGINHO para o extremo-oeste na próxima quarta-feira. As 10 e meia da manhã, ele vai participar da abertura do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho. As três da tarde, JORGINHO estará em Iraceminha para a cerimônia de inauguração de 10 quilômetros de pavimentação rural na linha Santa Fé. A agenda do dia será concluída com a participação de JORGINHO MELO na abertura oficial da Faismo as sete horas da noite.

A Polícia Militar prendeu três pessoas por tráfico de drogas neste final de semana no município de Guaraciaba. A PM recebeu uma denúncia de tráfico no bairro Santa Terezinha e, no sábado à noite, uma guarnição foi até o local. Durante as rondas, a guarnição flagrou uma mulher saindo de uma casa. Ao ser abordada, a mulher relatou que estava indo entregar a droga para um usuário. Ela estava com uma bucha de Cocaína no bolso. Em seguida, os policiais foram até a residência e, com o apoio do canil setorial de São Miguel do Oeste, foram encontradas porções de maconha e cerca de mil e 600 reais em dinheiro. Um casal que estava na residência também foi detido. O material foi apreendido e os três suspeitos presos em flagrante foram levados para a Delegacia de Polícia.

Uma colisão frontal envolvendo um Corsa e uma moto MT 09 deixou uma mulher ferida na tarde deste sábado no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta da uma hora da tarde na rua Sete de Setembro, próximo a um posto de combustível. De acordo com a Polícia Militar, a moto Yamaha estava saindo do estacionamento quando o Corsa que estava seguindo pela Sete de Setembro, colidiu frontalmente com a moto. A condutora da moto sofreu escoriações e foi levada ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar de Maravilha prendeu uma mulher suspeita de cárcere privado e tortura neste final de semana no município.A mulher, de 37 anos, detida no começo da manhã de domingo. De acordo com a Polícia Militar, ela manteve um homem preso em uma residência durante toda a madrugada. Segundo a PM, a mulher agrediu e torturou o homem durante toda a madrugada de domingo. A PM informou que a suspeita proferiu ameaças de morte e obrigou a vítima a realizar um vídeo admitindo culpa em um fato que posteriormente foi levantado que era inverídico. A mulher foi presa em flagrante e o caso agora será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.