ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 10 02 2024

-STF CONVERTE PRISÃO DE VALDEMAR EM PREVENTIVA E MANTÉM ALIADOS DE BOLSONARO PRESOS

-COFEM PEDE APOIO DE SENADORES DE SC CONTRA REONERAÇÃO DA FOLHA

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE IMPORTÂNCIA DAS EXPOSIÇÕES-FEIRAS PARA A REGIÃO

-SECRETÁRIA DIZ QUE UNIDADE DO HEMOSC EM SMO SÓ SERÁ IMPLANTADA EM 2025

-MUNICÍPIO RECEBE EQUIPAMENTO PARA EXAMES DE APNEIA DO SONO PELO SUS

-COLISÃO ENTRE DUAS MOTOCICLETAS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA SC 163

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE FURTOS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

Quando você investe no SICOOB a rentabilidade vem junto com a segurança, que vem junto com todas as vantagens do cooperativismo financeiro e as melhores recomendações para seu perfil de investidor. Quer ganhar também? Vem com a gente, abra sua conta pelo épi Sicoob.

SICOOB, mais que uma escolha financeira!

Um ataque russo contra a cidade ucraniana de Kharkiv deixou ao menos sete pessoas mortas, incluindo três crianças. As informações foram divulgadas pelas autoridades da Ucrânia, neste sábado. Segundo o governador da região, o ataque aconteceu no fim da noite de sexta-feira. Ele afirmou que drones russos atingiram a cidade, que fica no leste do país. A guerra na Ucrânia completa dois anos no próximo dia 24 de fevereiro. Durante esse período, o país testemunhou centenas de ataques, inclusive contra áreas residenciais.

O governo da Colômbia e uma facção dissidente do antigo grupo rebelde Farc, conhecida como Segunda Marquetalia, anunciaram nesta sexta-feira que iniciaram um processo de paz. Em uma declaração conjunta, os dois lados fizeram planos para a criação de zonas de paz na fronteira, o que poderia ajudar a estimular a economia. O governo do presidente de esquerda GUSTAVO PETRO está buscando a "paz total" para pôr fim a seis décadas de conflito armado interno que já custou mais de 450 mil vidas.

O governo argentino alterou as regras sobre uso de armas de fogo por parte de suas forças de segurança, de acordo com artigos publicados nesta sexta-feira no Diário Oficial. Os agentes federais poderão atirar nas seguintes circunstâncias: evitar um crime grave; atirar em quem representa um “perigo iminente e oponha resistência à autoridade" e atirar "para impedir a fuga daquele que represente esse crime iminente até que seja detido". O protocolo será imediatamente aplicado pela Prefeitura Naval, a guarda-costeira do país, atribuída à segurança interna e autorizada a usar armas de fogo de longo alcance.

O ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES converteu em preventiva a prisão do presidente do PL, VALDEMAR COSTA NETO, nesta sexta-feira. Na quinta-feira, ele foi preso em flagrante durante operação da Polícia Federal. A prisão preventiva não tem prazo para acabar e mantém o presidente do PL preso por mais tempo. VALDEMAR foi um dos alvo de uma ação da PF que investiga uma tentativa de articulação de golpe de Estado durante no final do governo do ex-presidente JAIR BOLSONARO. Aliados do ex-presidente foram presos em função da tentativa de golpe. Eles também permanecerão na cadeia. VALDEMAR foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

O Supremo Tribunal Federal divulgou nesta sexta-feira um vídeo de reunião entre o ex-presidente JAIR BOLSONARO e seus ministros, que faz parte das investigações da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Segundo vídeo apreendido pela PF no computador do tenente-coronel MAURO CID, ele questiona o sistema eleitoral brasileiro, diz que vai perder a eleição e clama seus ministros e não se omitirem. Em vários trechos da gravação, BOLSONARO questiona a lisura das eleições e pede ações dos ministros, que respondem em tom de cooperação. Ele também afirma que ações devem ser tomadas para reverter a tendência de derrota nas eleições. BOLSONARO menciona acionar o "plano b" e agir antes do resultado do pleito.

Os serviços cresceram dois vírgula três por cento em 2023 no terceiro ano seguido de expansão do setor. Em dezembro passado, o volume de serviços no Brasil avançou zero virgula três por cento, sendo o segundo resultado positivo consecutivo. O acumulado nos dois últimos meses do ano representou avanço de um vírgula dois, o que permitiu a recuperação de parte da perda de anotada entre agosto e outubro. Em relação a dezembro de 2022 os serviços apresentaram recuo de dois por cento. No acumulado dos últimos 12 meses, os serviços diminuíram o ritmo. Eles apresentaram recuo na magnitude de crescimento de três virgula um por cento em novembro para dois vírgula três por cento em dezembro de 2023.

Santa Catarina tem 67 virgula dois por cento dos pontos próprios para banho neste Carnaval. O relatório de balneabilidade considerou as 238 localidades monitoradas pelo Instituto do Meio Ambiente ao longo de todo o litoral catarinense, entre os dias 5 e 8 de fevereiro. Em relação à semana passada, quando o número de praias próprias era de 59 virgula seis, houve uma melhora na balneabilidade. Em Balneário Camboriú, a quantidade de pontos próprios saltou de 26 por cento, no dia 2 de fevereiro, para 73 nesta sexta. Em Florianópolis, 72 vírgula 41 por cento das praias podem receber banhistas.

Florianópolis é o terceiro destino do Brasil mais procurado no carnaval, segundo a plataforma online de hospedagens Airbnb. A outra cidade de Santa Catarina é Balneário Camboriú, no Litoral Norte, que ficou em décimo lugar. A lista é baseada em buscas feitas na plataforma entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2023, para check-ins entre 9 e 14 de fevereiro deste ano. Florianópolis fica atrás apenas do Rio de Janeiro e de Salvador na Bahia. Santa Catarina também tem três dos cinco destinos mais procurados por viajantes do exterior para passar o carnaval no Brasil: Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camburiú.

As federações empresariais catarinenses solicitaram aos senadores representantes de Santa Catarina uma atuação proativa contra a Medida Provisória 1202, editada no fim de dezembro de 2023 e que prevê a reoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores produtivos. Em ofício enviado aos três senadores catarinenses, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina, COFEM, destaca os impactos tributários sobre o setor produtivo, principal e fundamental gerador de riquezas e empregos que levam ao desenvolvimento econômico e social sustentável. Entre os setores afetados com a retomada da alíquota de 20 por cento sobre a folha de pagamento a partir de abril estão segmentos intensivos em mão-de-obra, como construção civil, confecção e vestuário e calçados. O Cofem pede a retirada imediata da MP que representa “um desrespeito inconstitucional à decisão legítima do Congresso Nacional”.

Fortes ventos e chuva causaram estragos na cidade de Itapiranga na tarde desta sexta-feira. Na Avenida Uruguai, proximidades da Praça dos Pioneiros, carros que estavam estacionados foram atingidos por queda de árvores. Os bombeiros foram acionados para o corte. A guarnição ainda realizou a entrega de lona para um morador da Rua Santa Tereza D’Ávila, no Bairro Santa Tereza Baixo, que teve a residência parcialmente destelhada. Na Rua do Comércio, pelo menos quatro motocicletas que estavam estacionadas caíram em virtude dos fortes ventos. Na Escola São Vicente, no centro da cidade, as rajadas de ventos arrancaram folhas de acrílico na área do refeitório.

A Ameosc e município de São João do Oeste promoveram nesta sexta-feira uma capacitação de professores com foco na educação ambiental. O tema do curso foi "Pensar global, agir local”. A capacitação foi promovida na cidade de São João do Oeste e contou com a presença de aproximadamente 200 professores e profissionais da rede municipal de ensino. A capacitação dos profissionais promoveu a conscientização e a aplicação prática de conteúdos relacionados à educação ambiental, com ênfase na segregação e destinação adequada dos resíduos, no contexto das escolas catarinenses. A abertura do evento, foi marcada por uma apresentação musical com temática ambiental que estabeleceu o tom para uma tarde de aprendizado e reflexão. Além dos professores, prefeitos e secretários de educação e meio ambienta participaram do evento.

A primeira palestra da capacitação de professores municipais da região Ameosc com foco na educação ambiental começou com uma palestra destacando o programa "Penso Logo Destino" que visa promover a conscientização sobre a destinação correta de resíduos. O tema foi abordado pelo engenheiro agrônomo CÍCERO BRASIL, do Instituto do Meio Ambiente de Florianópolis. Em seguida, a bióloga ROSANA MARIANI trouxe uma perspectiva crucial ao abordar estratégias educativas para a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, reforçando a importância da saúde pública como parte integrante da educação ambiental. O ponto alto do evento foi a palestra do professor e biólogo SAMUEL CUNHA, representando o projeto "Reciclus Educa" de Curitiba.

O Peperi Debates deste sábado falou sobre a importância das exposições feiras para os municípios do extremo-oeste. Nos próximos 60 dias, a região terá três grandes feiras: a Faismo de São Miguel na semana que vem, a Efrait de Itapiranga e a Efacitus de Tunápolis no mês de abril. O programa hoje reuniu o coordenador geral da Faismo, CLEOMAR ZACCHI, do coordenador da Efrait, ALEXANDRE SIQUEIRA e o coordenador da Efacitus, SERGIO EIDT. As fotos e o audio do programa de hoje estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O modelo de exposição-feira é o mesmo que vem sendo adotado desde a primeira edição da Faismo e é a melhor forma de valorizar as empresas e movimentar a economia local. A afirmação é do coordenador geral da Faismo 2024, CLEOMAR ZACCHI. Ele disse que mesmo com o aumento do mercado digital, a exposiçao presencial ainda é a forma mais eficaz de atingir o público com resultados durante e depois do evento. CLEOMAR comentou que do ponto de vista economico, o impacto é grande em razão da prospecção de negócios. Ele destacou que a maior dificuldade para organizar um evento dessa envergadura é com o fechamento das contas porque tem sido cada vez mais dificil acessar recursos públicos. CLEOMAR destacou que o modelo de financiamento das feiras precisa ser revisto para as próximas edições.

Esse modelo exposição feira ainda tem uma importância muito grande para a economia das cidades do extremo-oeste. O comentário é do coordenador da Efrait de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA. Ele comentou que a feira é um espaço apropriado para atrair o público, fazer negócios e prospectar novos clientes. SIQUEIRA destacou que as feiras vem evoluindo e se modernizando e que o modelo deve ser mantido por mais algum tempo. Em Itapiranga, o município é o executor e metade do orçamento é bancado pelos cofres públicos municipais. Somente no setor agropecuário, o investimento na Efrait será de cerca de 500 mil reais. SIQUEIRA citou que o ideal seria que a feira fosse organizada pela iniciativa privada, mas em Itapiranga, a prefeitura é quem realiza a exposição.

O modelo de exposição feira ainda é sustentável e esses eventos são importantes porque levam as empresas para uma grande vitrine. A avaliação é do coordenador da Efacitus de Tunapolis, SÉRGIO EIDT. Ele comentou que todo a comunidade olha para a feira e isso tem impactos economicos positivos. SERGIO destacou que as empres levam inovação e o que há de melhor para os eventos. Na visão dele, as feiras evoluíram e melhoraram, mas aos poucos é preciso pensar em novas possiblidades, como a as digifeiras. Em Tunapolis, a feira também é organizada pela prefeitura. Neste ano, a administração vai colocar cerca de 350 mil reais para promover a exposição. SERGIO citou que a questão dos shows sempre é um desafio em razão do custo para trazer um grande artista, mas é preciso investir em atrações musicais para atrair o público.

A exigência de entrada e desembaraço de bens ou mercadorias pela aduana de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste do Estado, não será mais obrigatória para as importações terrestres com incentivos fiscais vindas do Paraguai ou de qualquer outro país do Mercosul. A mudança foi definida pelo Governo do Estado em atenção aos pleitos de empresários, importadores e da própria concessionária que opera o porto seco em razão do aumento excessivo do fluxo de cargas desde o início do ano. Desde primeiro de janeiro de 2024, a passagem por Dionísio Cerqueira tornou-se obrigatória em cumprimento à Lei Estadual aprovada pela Assembleia Legislativa em 2019. Com a mudança, o tempo de espera na liberação das importações passou a ser maior, podendo chegar em alguns casos a dez dias.

O Governo do Estado incluiu o Paraguai entre as exceções para importações terrestres com incentivos fiscais vindas de qualquer país do Mercosul, a exemplo do que já prevê a legislação estadual em relação ao Uruguai. A mudança está na Medida Provisória publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira. Com isso, importações do Paraguai não precisam mais passar obrigatoriamente por Dionísio Cerqueira. Na próxima semana também será publicado decreto regulamentando esta mesma MP, o qual permitirá que a entrada das mercadorias e dos produtos beneficiados ocorra por outros Estados, no período de três meses, entre 9 de fevereiro de 2024 e 9 de maio de 2024. Como o decreto terá efeito retroativo, as importações com incentivo fiscal vindas de qualquer país do Mercosul já não terão necessidade de entrar por Dionísio Cerqueira desde ontem.

A administração de São Miguel do Oeste realizou, na tarde desta sexta-feira, uma audiência pública para discutir o processo de licitação para a definição da empresa que vai executar os serviços de água e esgoto em São Miguel do Oeste. O evento ocorreu no salão nobre da prefeitura. Durante a Audiência Pública foram apresentados os Cadernos de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Jurídica, bem como as minutas do Edital e do Contrato de Concessão dos Serviços de Saneamento. Além da audiência pública para discutir os termos da licitação que vai definir a empresa que vai explorar os serviços de água e esgoto na cidade, está aberta no site oficial do Município de São Miguel do Oeste a Consulta Pública sobre a Concessão dos Serviços de Saneamento Básico. A população pode participar protocolando as suas sugestões até o dia 29 de fevereiro.

As sugestões apresentadas na audiência pública e na Consulta Pública que está aberta no site da prefeitura serão analisadas pela administração e podem ser incluídas no edital e no contrato de concessão dos serviços de água e esgoto. Durante a audiência de ontem foram feitos vários questionamentos em relação a possibilidade de impedimentos para que a Casan participe da licitação e sobre os riscos de uma eventual privatização dos serviços. De acordo com a secretária de Administração, THAIS COSTA, as redações finais dos dois documentos serão submetidas ao Tribunal de Contas do Estados no mês de março. Assim que o TCE autorizar, o município vai lançar a licitação. A previsão é de que a licitação ocorra no mês de maio.

Os municípios das gerências regionais de Saúde de Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste participaram na tarde desta sexta de um encontro em São Miguel do Oeste para discutir as ações de controle do mosquito aedes aegypit. O evento contou com a presença da secretária estadual de saúde, CARMEM ZANOTTO, do Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, FABIO GAUDENZI, além de secretários de saúde e servidores da saúde dos municípios do oeste e extremo-oeste de Santa Catarina. O encontro foi realizado na câmara de vereadores com o objetivo de analisar a situação atual e ações para enfrentar esse problema. De acordo com a Gerência regional de saúde de São Miguel do Oeste, no período de 31 de dezembro de 2023 a 27 de janeiro de 2024, foram identificados 846 focos do mosquito Aedes aegypti nos 30 municípios de abrangência da regional.

São Miguel do Oeste vai receber uma estrutura do Hemosc, mas não neste ano. A informação foi dada pela secretária estadual de Saúde, Carmem Zanotto em entrevista para rádio Peperi. Ela disse que a decisão do governo é pela implantação de um ponto de coleta e distribuição de sangue no extremo-oeste, mas que isso só deve ocorrer em 2025. CARMEM explicou que o Hemocentro tem outros projetos de expansão para este ano e que a demanda de São Miguel do Oeste vai ficar para o que vem. Ela explicou que, neste ano, a Secretaria de Saúde vai executar as obras de construção do Hemosc na região de Itajaí. Na sequência serão atendidos os pedidos de São Miguel do Oeste e Mafra. Ela disse que é preciso promover a ampliação do Hemosc de forma ordenada para garantir os pagamentos e os recursos para a manutenção dos serviços.

A unidade do Hemosc em São Miguel do Oeste será um ponto de coleta de sangue com funcionamento de seis horas diárias. De acordo com a secretária estadual de saúde, CARMEM ZANOTTO, o local também fará a distribuição de sangue para o Hospital Regional e demais hospitais do extremo-oeste. O processamento ainda será realizado pelo banco de sangue de Chapecó. Ela comentou que o Hemosc precisa se organizar e concluir o projeto em Itajaí e por isso não será possível implantar a unidade de São Miguel do Oeste em 2024.

A secretária de Saúde, CARMEM ZANOTTO, também confirmou que o Estado já tem o dinheiro garantido para começar a obra de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ela explicou que os projetos técnicos foram concluídos e estão sendo analisados pela Vigilância Sanitária. CARMEM assegurou que o governo só vai começar a obra quando os projetos forem aprovados. Ela disse que não adianta colocar nenhum tijolo sem a aprovação da Vigilância. A secretária não quis fixar nenhum prazo, mas garantiu que as obras de ampliação do Hospital Regional vão começar assim que os projetos forem aprovados. Ela reforçou a importância da unidade para a região e disse que é necessário ampliar a estrutura física para aumentar o serviços à população.

A secretária de Saúde também confirmou a entrega de 12 equipamentos de polissonografia para as gerencias regionais de saúde. O aparelho, entre outras questões, é indicado para quem tem apneia do sono. Atualmente, o exame de polissonografia pelo SUS é oferecido apenas em Florianópolis. CARMEM ZANOTTO explicou que dois desses equipamentos ficarão na regional de São Miguel, um deles na UPA 24 horas. Ela disse que o objetivo é oferecer os serviços mais próximos do cidadão, evitando o deslocamento para a capital do estado. Ela citou ainda que os exames podem ser feitos na UPA ou então na casa do paciente. Os detalhes do funcionamento do serviço de polissonografia em São Miguel serão acertados nas próximas semanas.

A Polícia Militar de Santa Catarina abriu, nesta sexta-feira, a Operação Alegria 2024 nas rodovias estaduais do extremo-oeste. O objetivo é proporcionar maior segurança e fluidez aos usuários das rodovias durante esse período específico da tradicional festa de Carnaval. Nesta operação, os policiais militares adotarão como prioridade uma política de conscientização dos usuários, no sentido de prevenir ao máximo a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como possíveis infrações. As principais preocupações são com as seguintes situações: embriagues ao volante, falta do uso do cinto de segurança, excesso de velocidade em locais proibidos. A operação Alegria vai até quarta da semana que vem.

Uma colisão traseira envolvendo duas motocicletas deixou duas pessoas feridas na SC 163 nesta sexta-feira. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite na Linha Aparecida, interior de Iporã do Oeste e envolveu uma moto YS 150 Fazer emplacada em Iporã do Oeste conduzida por um homem de 20 anos, e uma CG 125 Titan, emplacada em São João do Oeste, conduzida por um homem de 54 anos. O motociclista de 20 anos relatava dores na região da coluna lombar e quadril. Ele também teve escoriações generalizadas. O condutor da outra motocicleta apresentava corte no braço e escoriações. Os dois foram socorridos pelos bombeiros e levados para o Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.

A Polícia Civil de Descanso prendeu em flagrante, nesta sexta-feira, um homem de 19 anos suspeito de praticar diversos furtos em estabelecimentos comerciais da cidade. Ontem à tarde, um policial civil foi abastecer a viatura em posto de combustível quando foi informado pelos funcionários de que um homem havia acabado de cometer um furto no local. A Polícia Civil fez buscas e localizou o suspeito que foi preso em flagrante. Além do furto no posto de combustível, ele é suspeito de cometer outros crimes desse tipo em outras empresas nos últimos dias. Segundo a Polícia Civil, o homem assumiu a autoria dos furtos. Ele foi preso e levado para a unidade prisional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.