ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 12 02 2020

-MPF PEDE INDENIZAÇÃO DE MAIS UM BILHÃO PARA FAMÍLIAS DAS VITIMAS DO ACIDENTE DA CHAPE

-APLICATIVO DE TRANSPORTE DO GOVERNO COMEÇA A SER USADO EM FASE DE TESTES

-VEREADORES PEDEM LIBERAÇÃO DE RECURSOS DO ESTADO PARA ASFALTO NO INTERIOR

-DEPUTADO DIZ QUE ALESC VAI DISCUTIR REFORMA DA PREVIDÊNCIA COM SERVIDORES

-SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA REATIVAÇÃO DE POSTO NA PEDREIRA

-OPERAÇÃO POLICIAL TERMINA COM APREENSÃO DE ARMAS E DUAS PRISÕES

-HOMEM SUSPEITO DE ESTUPRAR A PRÓPRIA FILHA É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O surto de coronavírus está chegando ao auge na China neste mês e pode ser debelado até abril. A afirmação é do conselheiro médico mais graduado do governo. Em uma entrevista à Reuters, ZHONG NANSHAN, epidemiologista de 83 anos que ficou famoso por combater uma epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2003, acredita que o novo surto diminuirá em breve porque o número de novos casos já começou a cair em alguns lugares. Mil 113 pessoas morreram em decorrência do coronavirus na China.

Em encontro na Organização das Nações Unidas nesta terça-feira, o presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS, voltou a rejeitar a proposta dos Estados Unidos para as fronteiras israelenses e palestinas. O projeto reconheceria o Estado Palestino, mas oficializaria os assentamentos de Israel na Cisjordânia, o que revoltou a população árabe. Ele disse que a proposta é como um queijo-suiço. Em resposta, o primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, rejeitou a declaração de ABBAS e afirmou que é o melhor plano que há para o Oriente Médio, para o Estado de Israel e para os palestinos.

BERNIE SANDERS venceu a primária do Partido Democrata de New Hampshire, que foi encerrada na noite de ontem, informa a imprensa dos Estados Unidos e as principais agências internacionais de notícias. A vitória, porém, foi apertada. New Hampshire foi o segundo a realizar prévias do partido. BERNIE SANDERS fez 26 por cento dos votos e conseguiu nove delegados. PETE BUTTIGIEG fez 24 vírgula nove por cento e garaniu nove delegados para a convenção nacional, de 13 a 16 de julho, na qual será decidido o nome do candidato democrata à presidência.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, um decreto para transferir o Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Ambiente para a vice-presidência. De acordo com o texto do decreto, divulgado pela Secretaria de Comunicação Social, o conselho será integrado pelo vice-presidente HAMILTON MOURÃO e por 14 ministros do governo federal. Os governadores, que faziam parte da estrutura, foram excluídos do conselho. MOURÃO afirmou que, mesmo sem compor o conselho, os governadores serão consultados para estabelecer as prioridades para a região. Integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

O governo federal exonerou o ex-ministro do Trabalho e ex-deputado federal RONALDO NOGUEIRA da função de presidente da Fundação Nacional de Saúde. A exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira do “Diário Oficial da União” e assinada pelo ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. Segundo a publicação, a demissão foi a “pedido” de NOGUEIRA. Filiado ao PTB e ministro do Trabalho no governo de MICHEL TEMER, NOGUEIRA foi alvo de busca e apreensão na Operação Gaveteiro, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada para investigar a suspeita de desvio de 50 milhões no antigo Ministério do Trabalho. As irregularidades, de acordo com a PF, ocorreram entre 2016 e 2018.

O Ministério Público Federal está solicitando uma condenação no valor de 300 milhões de dólares, cerca de um bilhão e 200 milhões de reais em indenização para as famílias das vítimas do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense e convidados. O acidente com o avião da LaMia ocorreu próximo ao aeroporto de Medellín, na Colômbia, em novembro de 2016, matando 71 pessoas. Três anos depois as famílias ainda não receberam as indenizações. O procurador da República CARLOS PROLA JÚNIOR revelou nesta terça-feira, em audiência da CPI do Acidente Aéreo da Chapecoense, no Senado, que entrou com uma ação para defender o interesse dos consumidores, protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. A ação do MPF quer responsabilizar as seguradoras e a corretora de seguros.

Os produtores de arroz irrigado devem colher mais de um milhão de toneladas do alimento nesta safra, cuja colheita começou oficialmente nesta terça-feira. A cultura é a mais importante para Santa Catarina nesta época do ano. Até maio, mais de cinco mil famílias que cultivam arroz em todo o estado terão a colheita como rotina. Em Turvo, no Sul do estado, um evento marcou a abertura oficial da atividade. A colheita deve ser maior na região. Em relação ao ano passado, a produção de arroz deve crescer cinco por cento em 2020, sem aumentar a área de plantio.

Santa Catarina arrecadou 91 milhões 760 mil dólares no mês de janeiro com exportação de carne suína. Foram 38 mil 560 toneladas enviadas para fora do país, entre carne e miudezas, conforme dados da Epagri. A receita representou aumento de 74 vírgula dois por cento comparado a janeiro de 2019 e um vírgula sete por cento em relação a dezembro do ano passado. Em termos de volume, o estado exportou 31 vírgula seis por cento a mais em comparação com o mesmo período do ano passado e registrou dois por cento de aumento em relação ao mês anterior. Em janeiro atingiu-se o maior volume de receitas decorrentes das exportações de carne suína de Santa Catarina já registradas num único mês.

Servidores da Secretaria da Administração de Santa Catarina começaram a usar, em fase de teste, o transporte por aplicativo do governo do estado. O serviço é fornecido por uma empresa vencedora de licitação e é usado para o deslocamento de funcionários para reuniões, despachos ou outras necessidades de serviço. A intenção é diminuir o custo das viagens pela metade. Neste primeiro mês o GovCar vai funcionar em fase de testes, só com servidores da Secretaria de Estado da Administração, e só depois o projeto vai ser ampliado para a Grande Florianópolis. Com a mudança, o governo espera economizar mais de cinco milhões em deslocamentos em um ano na região.

A BR 282 está bloqueada neste momento para um serviço de detonação de rochas na rodovia. O bloqueio começou ao meio-dia no quilômetro 585 em Pinhalzinho.De acordo com o Dnit, os trabalhos têm como objetivo o prosseguimento das frentes de serviço das obras de adequação para aumento de capacidade e restauração das BR-282. A projeção é de que o trânsito de veículos seja liberados por volta da uma hora da tarde.

As inscrições para o curso Básico de Atendimento a Emergências do Corpo de Bombeiros foram abertas nesta terça-feira. De acordo com o responsável pelo curso MAJOR MARCO ANTÔNIO EIDT, ao todo são 30 vagas que serão destinadas aos candidatos residentes ou que trabalhem nos municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Belmonte, Descanso e Paraíso. Ele explicou que o curso vai abordar temas como noções de primeiros socorros, combate ao incêndio, Sistemas preventivos, noções de percepção e gestão de risco e atuação inicial em acidentes. As inscrições estão abertas no site do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e vão até as seis horas da tarde de sexta-feira. O curso será realizado de 29 de fevereiro a 18 de abril de 2020.

O coronel MARCELO DE WALLAU vai deixar o comando do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar. Ele anunciou em uma rede social que vai encerrar o trabalho no batalhão para assumir o comando da nona região de Polícia Militar no lugar do coronel ALEXANDRE CABRAL que está indo para a reserva. WALLAU também confirmou que o décimo primeiro Batalhão será comandado pelo Tenente Coronel JAÍLSON FRANZEN. Ele disse que vai passar o comando “com a certeza de ter bem cumprido as atribuições recebidas. WALLAU estava à frente do décimo primeiro batalhão desde o dia nove de agosto de 2018.

A Secretaria de Urbanismo instalou novos abrigos de passageiros em diversos pontos da cidade e do interior de São Miguel do Oeste. De acordo com a secretária MARLI DA ROSA, os locais foram definidos com base nas solicitações encaminhadas por moradores. Outro critério usado pelo município para a instalação de novos abrigos de passageiros foi a necessidade dos estudantes que utilizam o transporte urbano para deslocamento de casa para a escola. MARLI explicou que as estruturas foram colocadas exatamente para dar mais segurança aos estudantes no início do ano letivo.

A secretaria de Urbanismo instalou 11 novos abrigos de passageiros em nove pontos da cidade. De acordo com a secretária MARLI DA ROSA, o investimento foi feito para a aumentar a segurança e o conforto da população que utiliza do transporte coletivo urbano. As estruturas foram instaladas nas proximidades do Instituto Federal de Santa Catarina no bairro Jardim Peperi, avenida Willy Barth, proximidades da Concrexap, rua Engenheiro Pereira Passos no bairro Santa Rita, Linha Aparecida, Linha 8 de Março, Linha Campo Salles, Linha Barra do Guamerim e Linha 26 de Outubro.

Foi assinada nesta quarta-feira a Ordem de Serviço para execução das obras de um sistema de tratamento de esgoto na Vila Maria, no bairro São Sebastião. O investimento será de 112 mil reais. De acordo com a secretária MARLI DA ROSA, o município já realizou obras de calçamento em uma parte do bairro, mas o problema da falta de um sistema de esgoto impediu a continuidade dos serviços na parte mais baixa da Vila. Ela citou a estação de tratamento irá trazer mais dignidade, saúde e qualidade de vida para as pessoas que residem neste local.

Os vereadores reforçaram, nesta terça-feira, o pedido para que o governo do estado libere recursos para obras de pavimentação asfáltica em acessos a comunidades rurais. A reivindicação, de autoria dos vereadores CLAUDIO BARP, CASSIO DA SILVA e ELIAS ARAÚJO, foi aprovada em plenário na sessão de ontem à noite. No final do ano passado, a administração municipal protocolou no governo do estado três projetos de pavimentação aos acessos para as comunidades de Linha Caxias, Linha Fátima e Linha Sete de Setembro. Em dezembro, a vice-governadora DANIELA REIHNER disse que o estado iria analisar os pedidos. Agora, os vereadores estão reforçando a reivindicação que será encaminhada ao governo.

O asfalto nos acessos as comunidades rurais do município irão proporcionar conforto à população além de uma série de benefícios para quem vive no campo. A afirmação está no pedido de recursos aprovado pela câmara de vereadores nesta terça-feira e que será enviado ao governador CARLOS MOISÉS DAS SILVA. Os vereadores estão pedindo agilidade na liberação dos recursos para o asfaltamento dos acessos no interior do município. Eles citam ainda que o investimento vai melhorar as condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública e proporcionar níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia no transporte de pessoas e mercadorias pelas estradas rurais. O município estima que o custo para pavimentar os acessos as linhas Caxias, Fátima e Sete de Setembro deve ser de cerca de seis milhões de reais.

Os vereadores também aprovaram na sessão desta terça-feira a alteração do orçamento municipal para a construção da Casa de Apoio para atender acompanhantes de pacientes em tratamento de saúde na cidade. O projeto trata da abertura de um crédito adicional especial de 886 mil 116 reais para a construção da estrutura. Segundo a justificativa d projeto, o município está com os recursos garantidos para a execução da obra, mas é necessário garantir uma rubrica no orçamento para fazer a licitação. O prefeito WILSON TREVISAN disse que só falta a aprovação da câmara para dar andamento so projeto. Outra proposta que foi aprovada na sessão de ontem é o Projeto de Lei Complementar que altera a quantidade e vencimentos de cargos em comissão do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Planejamento. Ambos os projetos foram aprovados em primeiro turno e passarão por segunda votação antes de serem encaminhados para sanção do prefeito.

A câmara de vereadores vai realizar, no mês que vem, mais uma sessão solene em homenagem ao dia da Mulher. Ontem à noite foi aprovado o requerimento de autoria de MARIA TEREZA CAPRA do PT e SILVIA KUHN do MDB solicitando a realização de sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Durante o evento solene também vai ocorrer a renovação da Galeria Lilás. O espaço é destinado para mulheres de diferentes segmentos que tiveram uma atuação destacada na sociedade. As homenageadas deste ano serão definidas nos próximos dias. A sessão será realizada em março.

O MDB está promovendo um rodízio entre os vereadores do partido na câmara de São Miguel do Oeste. O movimento tem o objetivo de valorizar e dar espaço aos suplentes que não se elegeram em 2016, mas que contribuíram com o votos para a legenda que garantiu quatro cadeiras para o partido nessa legislatura. Na sessão de ontem à noite foi empossado o suplente de vereador SERGIO PALUDO, conhecido como SERGINHO. Ele vai ocupar a cadeira do vereador GILBERTO BERTÉ, licenciado durante este mês. O suplente conquistou 297 votos em 2016.

O deputado do PL, MAURICIO ESKUDLARK defendeu, nesta terça-feira no Peperi Entrevista, a aprovação da reforma da previdência do governo do estado. Ele é o relator dos projetos que tratam do tema na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Ontem, a CCJ aprovou a admissibilidade da proposta que foi confirmada pelo plenário. Agora, a reforma volta para a comissão que vai analisar o conteúdo do projeto. Só depois de passar pelas comissões é que o assunto vai para o plenário. Segundo MAURICIO, os deputados devem votar a reforma até o dia 24 de março. Ele disse que o estado não tem outra saída a não ser promover alterações no sistema de previdência dos servidores. O parlamentar afirmou que o projeto deve seguir o que foi definido na reforma da previdência nacional com pequenas alterações e ajustes.

A previdência do estado deveria ser autossustentável, mas atualmente é deficitária. A afirmação é do deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que é preciso mexer em questões centrais, como por exemplo, a idade mínima de aposentadoria e o teto da contribuição. Na visão do parlamentar, não dá mais para permitir que servidores se aposentem com menos de 50 anos. Ele disse que a previdência tem um déficit de 300 milhões por mês. ESKUDLARK citou que são quase quatro bilhões de reais por ano que poderiam ser usados em estradas, saúde e educação. Se não houve a reforma, segundo o deputado, o estado vai quebrar. Ele comentou que também é preciso combater os privilégios que existem no serviço público.

As decisões envolvendo o projeto de reforma da previdência em Santa Catarina serão construídas em conjunto e com total transparência. A declaração é do deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que a reforma deve ser construída com diálogo. De acordo com o parlamentar, as entidades e todos os segmentos interessados serão ouvidos, seja através de audiências públicas ou de reuniões.

A secretaria de Saúde vai reativar o posto de saúde da comunidade da Pedreira. O anúncio foi feito pelo secretário LEONIR CARON durante o programa RPN segunda edição de hoje. Ele disse que a intenção do governo municipal é levar o serviço para mais perto do morador e, por isso, a unidade será reativada. Atualmente, a população da comunidade é atendida pelo posto do bairro Progresso. No ano passado, CARON disse que o município não tinha condições de reabrir o posto na Pedreira por uma série de razões, entre elas, a falta de procura de pacientes, os constantes furtos e os atos de depredação no local. Agora, a secretaria decidiu voltar a atender na comunidade

A unidade de saúde da Pedreira deve ser reaberta até o final do mês de março. A projeção é do secretário de saúde, LEONIR CARON. Ele explicou que o posto passará por uma reforma que prevê a instalação de portas de ferro e grades nas janelas. Segundo CARON, os móveis e equipamentos serão remanejados do bairro São Sebastião que está recebendo um novo posto de saúde.

A secretaria de saúde deve promover uma dedetização em toda a cidade. A afirmação é do secretário, LEONIR CARON. Ele disse que o município ainda tem uma quantidade muito grande de insetos nas bocas de lobo, como baratas, mosquitos e moscas. CARON citou que de nada adianta o morador dedetizar casa dele se os insetos permanecem pela cidade. Ele disse que o objetivo é fazer a dedetização de todas as 738 bocas de lobo espalhadas pela cidade. O serviço, no entanto, ainda não tem data para acontecer, mas a projeção de CARON é que a ação seja realizada em março.

Policiais Civis de Descanso, Belmonte, Santa Helena e São Miguel do Oeste cumpriram seis mandados de busca e apreensão domiciliar na comarca de Descanso nesta terça-feira. Ao todo, foram apreendidas duas espingardas calibre 22, uma calibre 28 e uma "garucha" calibre 36, além de diversas munições. Dois proprietários ou possuidores das armas foram presos em flagrante. Um deles encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste pois possuía acessório de uso restrito. Outros dois proprietários não estavam nas residências no momento das buscas, mas deverão responder pelo crime previsto no Estatuto do Desarmamento, cuja pena pode chegar a três anos de prisão. Uma das armas havia sido furtada no município em dezembro de 2019. A Polícia Civil identificou o suspeito e localizou a arma.

A equipe policial da DPCAMI de São Miguel do Oeste cumpriu um mandado de prisão temporária contra um homem investigado pelo crime de estupro contra a própria filha. A investigação iniciou há uma semana, a partir do relato da mãe. De acordo com ela, a criança contou que estava sofrendo investidas sexuais do pai há cerca de dois anos. O suspeito foi encaminhado à Unidade Prisional onde permanecerá a disposição da Justiça. A investigação será concluída na tarde de hoje pela DPCAMI e o autor responderá pela prática do crime de estupro de vulnerável, que prevê pena de oito a 15 anos de reclusão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.